universidade federal do paraná 101 – medicina veterinária

14
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA – CAMPUS PALOTINA COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL – COREMU Edital n° 04/2014 – COREMU – Prova Específica – 23/11/2014 101 – MEDICINA VETERINÁRIA INSTRUÇÕES 1. Aguarde autorização para abrir o caderno da prova. 2. Confira, abaixo, seu número de protocolo e nome. Assine no local indicado. 3. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. 4. Nesta prova, as questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma, sempre na sequência a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. 5. Ao receber o cartão-resposta, examine-o e verifique se o nome nele impresso corresponde ao seu. Caso haja irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. 6. O cartão-resposta deverá ser preenchido com caneta esferográfica preta, tendo- se o cuidado de não ultrapassar o limite do espaço para cada marcação. 7. No cartão-resposta, a marcação de mais de uma alternativa em uma mesma questão, rasuras e o preenchimento além dos limites do círculo destinado para cada marcação poderão anular a questão. 8. Não haverá substituição do cartão-resposta por erro de preenchimento. 9. Não serão permitidas consultas, empréstimos e comunicação entre candidatos, bem como o uso de livros, apontamentos e equipamentos, eletrônicos ou não, inclusive relógio. O não cumprimento dessas exigências implicará a exclusão do candidato deste concurso. 10. Não será permitido ao candidato manter em seu poder relógios e aparelhos eletrônicos (BIP, telefone celular, tablet, calculadora, agenda eletrônica, MP3 etc.), devendo ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plástico. Caso essa exigência seja descumprida, o candidato será excluído do concurso. 11. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorização para devolver o caderno da prova e o cartão-resposta, devidamente assinados, e a ficha de identificação. 12. O tempo para o preenchimento do cartão-resposta está contido na duração desta prova. 13. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve- o consigo. DURAÇÃO DESTA PROVA: 4 HORAS Saúde Pública Conhecimentos Específicos INSCRIÇÃO TURMA NOME DO CANDIDATO ASSINATURA DO CANDIDATO ............................................................................................................................................................................................................................... RESPOSTAS 01 - 06 - 11 - 16 - 21 - 26 - 31 - 36 - 41 - 46 - 02 - 07 - 12 - 17 - 22 - 27 - 32 - 37 - 42 - 47 - 03 - 08 - 13 - 18 - 23 - 28 - 33 - 38 - 43 - 48 - 04 - 09 - 14 - 19 - 24 - 29 - 34 - 39 - 44 - 49 - 05 - 10 - 15 - 20 - 25 - 30 - 35 - 40 - 45 - 50 - Anos

Transcript of universidade federal do paraná 101 – medicina veterinária

Page 1: universidade federal do paraná 101 – medicina veterinária

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA – CAMPUS PALOTINA

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL – COREMU

Edital n° 04/2014 – COREMU – Prova Específica – 23/11/2014

101 – MEDICINA VETERINÁRIA

INSTRUÇÕES

1. Aguarde autorização para abrir o caderno da prova.

2. Confira, abaixo, seu número de protocolo e nome. Assine no local indicado.

3. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova.

4. Nesta prova, as questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma, sempre na sequência a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada.

5. Ao receber o cartão-resposta, examine-o e verifique se o nome nele impresso corresponde ao seu. Caso haja irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova.

6. O cartão-resposta deverá ser preenchido com caneta esferográfica preta, tendo-se o cuidado de não ultrapassar o limite do espaço para cada marcação.

7. No cartão-resposta, a marcação de mais de uma alternativa em uma mesma questão, rasuras e o preenchimento além dos limites do círculo destinado para cada marcação poderão anular a questão.

8. Não haverá substituição do cartão-resposta por erro de preenchimento.

9. Não serão permitidas consultas, empréstimos e comunicação entre candidatos, bem como o uso de livros, apontamentos e equipamentos, eletrônicos ou não, inclusive relógio. O não cumprimento dessas exigências implicará a exclusão do candidato deste concurso.

10. Não será permitido ao candidato manter em seu poder relógios e aparelhos eletrônicos (BIP, telefone celular, tablet, calculadora, agenda eletrônica, MP3 etc.), devendo ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plástico. Caso essa exigência seja descumprida, o candidato será excluído do concurso.

11. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorização para devolver o caderno da prova e o cartão-resposta, devidamente assinados, e a ficha de identificação.

12. O tempo para o preenchimento do cartão-resposta está contido na duração desta prova.

13. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

DURAÇÃO DESTA PROVA: 4 HORAS

Saúde Pública

Conhecimentos Específicos

INSCRIÇÃO

TURMA

NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

� ...............................................................................................................................................................................................................................

RESPOSTAS 01 - 06 - 11 - 16 - 21 - 26 - 31 - 36 - 41 - 46 - 02 - 07 - 12 - 17 - 22 - 27 - 32 - 37 - 42 - 47 - 03 - 08 - 13 - 18 - 23 - 28 - 33 - 38 - 43 - 48 - 04 - 09 - 14 - 19 - 24 - 29 - 34 - 39 - 44 - 49 - 05 - 10 - 15 - 20 - 25 - 30 - 35 - 40 - 45 - 50 -

Anos

Page 2: universidade federal do paraná 101 – medicina veterinária

2

Utilize os dados abaixo para ter acesso ao seu desempenho individual no site do NC (www.nc.ufpr.br). nº de inscrição: _____________________________ senha de acesso: ___________________________________

Page 3: universidade federal do paraná 101 – medicina veterinária

3

SAÚDE PÚBLICA

01 - A lei orgânica de saúde – Lei no 8.080 de 19 de setembro de 1990 – dispõe sobre as condições para a promoção,

proteção e recuperação da saúde e sobre a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Assinale a alternativa que explica corretamente uma execução de ações pelo Sistema Único de Saúde.

a) Saúde ambiental: ações voltadas ao Meio Ambiente para prevenir as doenças transmitidas por vetores. b) Vigilância epidemiológica: conjunto de ações promovidas para controlar os bens de consumo que direta ou indiretamente

interfiram na saúde pública. ►c) Vigilância sanitária: conjunto de ações que visam minimizar os riscos à saúde. d) Saúde do trabalhador: ações de promoção e proteção à saúde de trabalhadores rurais. e) Assistência terapêutica integral: fornecimento de medicamentos para as doenças crônicas dos idosos.

02 - De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas. As ações e os serviços públicos de saúde estão organizados de acordo com as seguintes diretrizes, EXCETO:

a) Participação da comunidade. ►b) Atendimento prioritário aos trabalhadores com carteira assinada. c) Descentralização. d) Atendimento integral. e) Prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.

03 - A Lei no 8.142 de 28 de Dezembro de 1990, que, juntamente com a lei 8.080/90, normatizou as atividades do SUS, dispõe

sobre

►a) a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde - SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.

b) a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde - SUS e sobre a descentralização político-administrativa, promovendo a autonomia aos gestores municipais.

c) a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde - SUS e sobre a comissão intergestores tripartide, que tem por finalidade a gestão compartilhada, evitando a duplicidade ou omissão na execução das ações.

d) a comissão intergestores tripartide, que tem por finalidade a gestão compartilhada, evitando a duplicidade ou omissão na execução das ações, e sobre a descentralização político-administrativo, promovendo a autonomia aos gestores municipais.

e) a descentralização político-administrativo, promovendo a autonomia aos gestores municipais e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.

04 - Tendo como referência o pacto pela saúde, criado em 2006 para a consolidação do SUS, assinale a alternativa correta.

a) As prioridades do pacto pela vida em 2006 foram: saúde do idoso, câncer de próstata, mortalidade infantil e materna, promoção da saúde.

b) As prioridades do pacto pela vida em 2006 foram: saúde do idoso, doenças emergentes e endemias, atenção básica de média e alta complexidade.

c) O pacto pela vida é constituído por um conjunto de compromissos sanitários obtidos pela análise da situação do país e das prioridades definidas pelos governos municipais.

►d) As prioridades do pacto em defesa do SUS são implementar um projeto permanente de mobilização social e também elaborar e divulgar a carta dos direitos dos usuários do SUS.

e) A prioridade do pacto pela gestão do SUS é definir claramente as competências da esfera municipal, uma vez em que há uma descentralização e autonomia para os gestores municipais.

05 - Sobre a evidenciação de animais positivos para brucelose em propriedades rurais, avalie as seguintes afirmativas:

1. Animais reagentes positivos para brucelose ou tuberculose deverão ser isolados de todo o rebanho e sacrificados

no prazo máximo de 30 (trinta) dias após o diagnóstico. 2. Animais reagentes para brucelose ou tuberculose serão obrigatoriamente destruídos no estabelecimento de

criação, sob fiscalização direta da unidade local do serviço de defesa oficial, respeitando procedimentos estabelecidos pelo Departamento de Defesa Animal, não sendo permitida a saída do estabelecimento de criação, a fim de evitar a disseminação dos agentes infecciosos.

3. Somente em caráter de exceção os animais positivos para brucelose ou tuberculose poderão ser sacrificados em estabelecimento sob serviço de inspeção oficial, indicado pelo serviço de defesa oficial federal ou estadual.

Assinale a alternativa correta.

►a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

Page 4: universidade federal do paraná 101 – medicina veterinária

4

06 - O capítulo II da lei 8.080/90 dispõe sobre os princípios e as diretrizes do SUS. Assinale a alternativa que NÃO explica corretamente esses princípios.

►a) Universalidade de acesso: acesso a qualquer nível hierárquico de atendimento. b) Integralidade de assistência: contempla promoção, proteção e recuperação da saúde. c) Participação da comunidade: controle social. d) Descentralização político-administrativa: direção única em cada esfera do governo. e) Vigilância epidemiológica: utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades.

07 - Um paciente canino, macho, Rottweiler, de 4 anos, foi atendido devido a histórico de incapacidade de caminhar com

membros pélvicos, de evolução progressiva há 30 dias. O paciente havia sido levado para reprodução e, ao retornar, apenas tropeçava esporadicamente no início, mas foi ficando cada vez mais incoordenado e apático. Atualmente apresenta disorexia, temperatura retal 39,5°C, dor à palpação de coluna em vértebras T11-T12, déficits proprioceptivos e de saltitar em membros pélvicos, com reflexos espinhais normais. Nocicepção preservada, assim como testes de nervos cranianos. O paciente foi medicado antes por colega e recebeu corticoides e sulfa com trimetoprim, sem melhora. O proprietário trouxe uma radiografia com sinais de diminuição de espaço do disco intervertebral associado com irregularidade e esclerose nas facetas e proliferação óssea adjacente às vértebras T11-T12. Com base nessas informações, assinale a alternativa com o diagnóstico mais provável e os cuidados de manejo que devem ser tomados.

a) Mielite por Toxoplasmose – evitar contato com as fezes e urina do animal, manipular apenas com luvas. b) Meningite por Neosporose – recomendar que o animal fique afastado de mulheres grávidas. c) Encefalite por Erliquiose – fazer manejo de ectoparasitas no paciente e ambiente. d) Encefalomielite por Amebíase – evitar contato com água parada. ►e) Discoespondilite por Brucelose – recomendar castração e evitar contato com secreções prepuciais.

08 - As alterações histopatológicas no cérebro em um caso de raiva (em qualquer espécie doméstica) caracterizam-se por

manguitos perivasculares constituídos por células mononucleares, gliose (focal ou difusa) e degeneração neuronal. Esse tipo de alteração é consistente com um diagnóstico morfológico de meningoencefalite

a) supurativa. ►b) não supurativa. c) necrosante. d) fibrinosa. e) granulomatosa.

*09 - Sobre as zoonoses com envolvimento de animais silvestres, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes

afirmativas:

( ) Salmonella spp pode ser encontrada no trato digestório de répteis clinicamente sadios. ( ) O principal reservatório natural de Cryptococcus neoformans var. neoformans são as excretas de pombos e o

solo contaminado por fezes de aves. ( ) Primatas do gênero Alouatta e Cebus são particularmente suscetíveis à febre amarela. ( ) Chlamydoplhila psittaci é um dos principais agentes zoonóticos de origem aviária e sua transmissão ocorre

principalmente por via aerógena.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – V – V – F b) F – V – V – V. c) V – V – F – V. d) V – F – F – V. e) V – F – V – F.

10 - Sobre a Listeria monocytogenes, é correto afirmar:

a) Devido ao seu caráter intracelular obrigatório não é possível realizar o isolamento de L. monocytogenes em meios de enriquecimentos artificiais.

b) Ao contrário do que ocorre em humanos, a transmissão transplacentária da L. monocytogenes em ruminantes não é comprovada.

c) A L. monocytogenes é uma bactéria ubiquitária, Gram positiva, intracelular obrigatória. d) Septicemia, encefalite e enterite são manifestações clínicas comuns da listeriose em ruminantes. ►e) A infecção por L. monocytogenes ocorre após a ingestão de alimento contaminado e pode resultar em septicemia,

encefalite ou aborto nos bovinos.

* – Questão anulada, portanto todos os candidatos serão pontuados.

Page 5: universidade federal do paraná 101 – medicina veterinária

5

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 11 - Um adolescente aficionado pelo seriado Crepúsculo tentou capturar e domesticar um morcego. Porém, durante a

tentativa o animal o mordeu no braço. Assinale a alternativa que indica o procedimento adequado no caso.

a) O morcego deverá permanecer em observação durante 10 dias para verificar a presença de sinais clínicos sugestivos da raiva; se houver a presença dos sinais, o adolescente deverá receber sorovacinação.

b) O adolescente deverá lavar bem o local com água e sabão e ser encaminhado para uma UBS para receber três doses de vacina, e o morcego deverá ser capturado por pessoas especializadas e enviado ao laboratório para verificar a presença do vírus.

►c) O adolescente deverá lavar bem o local com água e sabão e ser encaminhado para uma UBS para receber sorovacinação; se possível, o morcego poderá ser capturado por pessoas especializadas e enviado ao laboratório para verificar a presença do vírus.

d) O adolescente deverá lavar bem o local com água e sabão, e, se possível, o morcego poderá ser capturado por pessoas especializadas, para receber a pasta vampiricida no dorso, sendo solto em seguida.

e) O adolescente deverá lavar bem o local com água e sabão e o morcego poderá ser capturado por pessoas especializadas e enviado ao laboratório para verificar a presença do vírus; se for constatada a presença do vírus, o adolescente deverá receber sorovacinação.

12 - As infecções parasitárias podem interferir no comportamento e no desenvolvimento reprodutivo das aves em cativeiro,

em virtude de uma nutrição inadequada e estresse, que podem propiciar o aparecimento de infecções secundárias importantes. Tal afirmação é comprovada em diversos artigos sobre a casuística de amostras de fezes provenientes de aves exóticas e silvestres, examinadas em hospitais veterinários. Assinale a alternativa que reflete as possíveis prevalências encontradas nesses exames coproparasitológicos.

a) Argas miniatus, Ascaris galinarum, Enterobios vermicularis e Isospora galli. ►b) Ascaridia galli, Heterakis galinarum, Balantidium spp, e Eimeria spp. c) Blastocystis spp, Entamoeba spp, Anaplasma phagocytophilum e Parascaris galliformis. d) Eimeria spp, Cystoisospora máxima, Balantidium coli e Oesophagostomum papum. e) Trichuris vulpis, Habronema galiceticum, Eimeria tenella e Syngamus traqueae.

13 - Assinale a alternativa correta sobre as parasitoses de ruminantes.

a) A principal diarreia provocada por protozoários em bovinos é a infestação causada pela Eimeria zuernii, cuja forma larval L3 penetra pela mucosa nas vilosidades intestinais, promovendo intensa descamação das criptas, o que justifica a presença de sangue nas fezes.

b) O fungo Pilobollus, que cresce no ambiente, sobre o bolo fecal, é um importante mecanismo de disseminação dos ovos de Taenia saginata nas pastagens.

c) As vísceras de canídeos silvestres, principalmente o fígado e os pulmões, são um reservatório do Neospora caninum, na transmissão desta doença para os bovinos.

►d) Durante a migração da Fasciola hepatica, pelo parênquima hepático, os diversos espinhos do tegumento deste parasita podem provocar uma reação de hipersensibilidade tipo III, que, além das alterações hepáticas e renais, leva o animal afetado a apresentar lesões cutâneas e sintomatologia nervosa.

e) A enterite parasitária provocada pela Cooperia punctata tem como principal patogenia a penetração das larvas na mucosa abomasal para ingestão de sangue, levando a áreas de hemorragia e lesões das glândulas produtoras de HCl, à dificuldade de digestão e ao aparecimento de diarreia.

14 - Sobre a parvovirose canina, assinale a alternativa correta.

►a) Baixos níveis de anticorpos maternos não são protetores e podem interferir na eficácia da imunização ativa de filhotes. b) As vacinas inativadas são menos seguras para as cadelas prenhas devido ao efeito citotóxico dos adjuvantes imunológicos

constituintes nos imunógenos. c) Animais que sobrevivem à doença não desenvolvem imunidade duradoura, sendo necessária a revacinação anual. d) A detecção de inclusões intranucleares basofílicas nas células intestinais absortivas constitui diagnóstico confirmatório

para parvovirose. e) A miocardite é uma manifestação clínica atribuída à infecção de animais mais idosos.

15 - Considerando as definições que constam do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC),

assinale a alternativa correta.

a) O sistema APPCC foi desenvolvido para atender as indústrias de grande porte voltadas à exportação de alimentos. b) Define-se “risco” como uma contaminação inaceitável de natureza biológica, química ou física e/ou crescimento ou

sobrevivência inaceitável de micro-organismos de interesse para a segurança dos alimentos. ►c) “Ponto crítico de controle” (PCC) é definido como uma operação na qual uma medida preventiva ou de controle pode ser

tomada para eliminar, prevenir ou minimizar um perigo. d) “Verificar” significa conduzir um sequência de observações a fim de determinar se um PCC está de acordo com os critérios

previamente estabelecidos; os procedimentos de verificação devem permitir ações para correção de uma situação fora do controle.

e) “Ações corretivas” são ações definidas pela equipe responsável pela implementação do Sistema APPCC sempre que o produto final apresente uma contaminação inaceitável de natureza biológica, química ou física.

Page 6: universidade federal do paraná 101 – medicina veterinária

6

16 - Sobre o processo de inspeção tecnológica e higiênico-sanitária de carne de aves, conforme a Portaria 210 do Ministério da Agricultura, avalie as afirmativas abaixo:

1. O pré-resfriamento de aves pode ser realizado por meio de imersão em água em resfriadores contínuos, podendo-se utilizar água hiperclorada a 5 ppm, de modo que a temperatura das carcaças no final do processo de pré-resfriamento seja igual ou inferior a 7ºC ou 10ºC, dependendo do fim a que se destinem.

2. Dentre os objetivos da inspeção ante mortem estão: evitar o abate de aves com repleção do trato gastrointestinal, conhecer o histórico do lote, através do Boletim Sanitário, para evitar o abate em conjunto de aves que tenham sido acometidas de doenças que justifiquem o abate em separado, detectar doença que não possam ser identificadas no exame post mortem, especialmente alterações neurológicas.

3. Caracteriza-se como evisceração retardada a realizada a partir de 30 minutos da realização da sangria das aves, sendo os critérios de destino adotados tendo como referência os seguintes intervalos de tempo: entre 30-45 minutos, entre 45-60 minutos e após 60 minutos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. ►e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

17 - Considerando as normas técnicas de instalações e equipamentos para abate e industrialização de suínos, conforme a

Portaria 711 do Ministério da Agricultura, avalie as seguintes afirmativas:

1. Matança de emergência é o sacrifício dos animais que chegam ao estabelecimento em precárias condições de sanidade, impossibilitados de atingirem a sala de matança por seus próprios meios, bem como dos que forem retirados da pocilga de sequestro, após exame geral.

2. As pocilgas deverão estar afastadas 15 m da área de insensibilização e do bloco industrial. 3. A Inspeção ante mortem deve ser realizada no mínimo três vezes para cada lote: a primeira, no momento do

desembarque dos suínos nas pocilgas de chegada; a segunda 30 minutos após o desembarque e a terceira, momentos antes do abate.

4. No exame pós mortem realizado na papada, faz-se a inspeção visual e a incisão longitudinal dos nodos linfáticos cervicais, retro-faríngeos, mandibulares e traqueo-brônquicos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. ►b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

18 - Com relação à metodologia analítica para a detecção de Salmonella sp. em produtos de origem animal, conforme

Instrução Normativa 62 de 2003, considere as seguintes afirmativas:

1. São as seguintes as etapas para o isolamento de Salmonella spp. em produtos de origem animal: pré-enriquecimento, enriquecimento seletivo, isolamento e seleção e prova da soroaglutinação.

2. No enriquecimento seletivo, o caldo Rappaport Vassiliadis deve ser incubado à temperatura de 41 ± 0,5ºC por 24 a 30 horas utilizando-se uma alíquota de 1 mL (um mililitro) da amostra pré-enriquecida.

3. No caldo tetrationato, a seletividade é conferida pelos agentes verde brilhante e iodo-iodeto. 4. No TSI, a grande maioria das culturas de Salmonella sp. é capaz de fermentar a glicose e a lactose do meio.

Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. ►b) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

**19 - Com relação aos micro-organismos indicadores e patogênicos de importância em produtos de origem animal, é correto afirmar:

a) Listeria monocytogenes tem importância principalmente por sua sintomatologia relacionada à possibilidade de aborto, meningite e septicemia, podendo atingir elevados percentuais de mortalidade em grupos específicos da população, como idosos, imunossuprimidos e gestantes. Adicionalmente, os surtos de listeriose são acompanhados de índices de alta morbidade.

►b) A intoxicação alimentar provocada por Staphylococcus aureus caracteriza-se pela ingestão de toxina pré-formada no alimento, não sendo necessária a ingestão do agente para provocar a sintomatologia.

c) A salmonelose pode de caracterizar por diarreia, febre, dores abdominais e vômitos. Normalmente a doença necessita de antibioticoterapia a fim de se evitar o agravamento do quadro.

d) A presença do grupo dos coliformes totais em grandes quantidades no alimento indica que houve contaminação fecal recente ou que o alimento pode conter patógenos.

e) A presença de micro-organismos mesófilos em grande quantidade em alimentos perecíveis pode indicar um abuso durante o armazenamento em relação ao binômio tempo x temperatura como, por exemplo, em leite cru refrigerado, carnes e salames.

** – Questão com resposta alterada

Page 7: universidade federal do paraná 101 – medicina veterinária

7

20 - Sobre o RTPIQ do leite tipo A, do leite cru refrigerado, do leite pasteurizado, da coleta de leite cru refrigerado e seu transporte a granel, considere as seguintes afirmativas:

1. A granja leiteira é o estabelecimento destinado à produção, pasteurização e envase de leite pasteurizado tipo A para o consumo humano. O transporte do leite cru até a granja leiteira deverá ser realizado em caminhões com tanques isotérmicos construídos de aço inoxidável.

2. A partir de 01/07/2014 e até 30/06/2016, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a contagem padrão em placa (CPP) do leite cru refrigerado deverá apresentar um valor médio de, no máximo, 3,0 x 105 UFC/mL.

3. A temperatura máxima de conservação do leite cru refrigerado deverá ser de 7ºC na propriedade rural/tanque comunitário e 10ºC no estabelecimento processador.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. ►c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

21 - Morfologicamente a inflamação crônica exibe os seguintes componentes:

a) infiltração eosinofílica, mastocitose sistêmica, vasos neoformados e tecido conjuntivo. b) intensa exsudação neutrofílica, tecido de granulação e infiltrado linfocítico. c) infiltração neutrofílica, granulomas, vasos neoformados e tecido conjuntivo. d) infiltração linfocítica, exsudação purulenta, microabcessos. ►e) infiltrado mononuclear, proliferação de fibroblastos e células endoteliais, e fibrose.

22 - Sobre melanoma e melanose, assinale a alternativa correta:

a) São sinônimos. ►b) O primeiro é neoplasia e o segundo uma ectopia de melanócitos. c) O primeiro é uma ectopia de melanócitos e o segundo uma neoplasia. d) Ambos são neoplasias de origem neuroectodérmica. e) Ambos são neoplasias de origem epitelial.

23 - A diferenciação de um tecido maduro para outro tecido maduro dentro da mesma linhagem celular é chamada de

►a) metaplasia. b) hiperplasia. c) hipertrofia. d) hipotrofia. e) anaplasia.

24 - A foliculite luminal se refere à inflamação que envolve a luz do folículo piloso e, geralmente, a parede folicular, sendo

uma causa importante de alopecia. Os leucócitos migram para o lúmen folicular como resultado de um estimulo na luz folicular. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma causa desse estimulo.

a) Estafilococos. b) Microsporum canis. ►c) Sarcoptes scabiei. d) Demodex canis. e) Tricophyton mentagrophytes.

25 - Na intoxicação por fumonisina B1 em equinos, qual a mais provável lesão do sistema nervoso central?

a) Necrose da substância cinzenta do telencéfalo. ►b) Necrose da substância branca do telencéfalo. c) Desmielinização. d) Hipoplasia do cerebelo. e) Porencefalia.

26 - Cervídeos são suscetíveis ao herpesvírus ovino-2, agente etiológico da

►a) Febre catarral maligna. b) Doença epizoótica hemorrágica. c) Doença da língua azul. d) Síndrome do emagrecimento debilitante (chronic wasting disease, CWD). e) Herpesvirose dos cervídeos.

Page 8: universidade federal do paraná 101 – medicina veterinária

8

27 - Avalie as seguintes afirmativas:

1. Os cães apresentam baixo limiar renal para bilirrubina. 2. A cetonúria em ruminantes também está associada ao metabolismo anormal dos carboidratos. 3. A glicosúria acontece apenas em animais diabéticos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. c) Somente a afirmativa 1 e 3 são verdadeiras. ►d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

28 - Os testes enzimáticos realizados para a avaliação hepática podem ser divididos entre os que refletem lesão

hepatocelular e os que refletem aumento na produção enzimática consequente à colestase ou indução por drogas, sendo exemplo dessas classes na espécie canina, respectivamente:

a) AST e ALT. b) Fosfatase alcalina e ALT, AST. ►c) ALT, AST e fosfatase alcalina. d) ALT, AST e fosfatase alcalina, CK, lipase. e) Todas estas enzimas avaliam lesões hepatocelulares e/ou colestase.

29 - Avalie as seguintes afirmativas:

1. Os corpúsculos de Howell-Jolly são resíduos de cromatina em hemácias policromáticas ou normocromáticas. 2. Normócitos são leucócitos normais no tamanho e forma. 3. Poiquilocitose é a variação no formato dos leucócitos num mesmo esfregaço sanguíneo.

Assinale a alternativa correta.

►a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

30 - Com relação ao manejo e rotina clínica de aves de rapina, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Na captura de rapinantes em recintos de zoológico, recomenda-se a condução da ave, com puçá, para o chão do recinto, de forma a permitir uma contenção mais rápida e evitar fraturas e lesões oculares decorrentes de colisões contra a parede da instalação.

b) A utilização de toalhas ou capuzes de falcoaria para cobrir os olhos devem ser utilizados com o objetivo de acalmar a ave e reduzir sua agitação durante o manejo.

c) A pododermatite (ou bumblefoot) é um problema frequente em rapinantes de cativeiro e pode exigir tratamento cirúrgico. ►d) O parasita interno de maior relevância na clínica em rapinantes é o protozoário do gênero Trichomonas, para o qual

recomenda-se o uso da Ivermectina como antiparasitário de escolha. e) Quadros de raquitismo são comuns em aves jovens alimentadas exclusivamente com dietas à base de carne.

31 - Com relação às técnicas de estudo de campo empregadas à fauna silvestre, considere as seguintes afirmativas:

1. Armadilhas do tipo pitfalls são úteis para a captura de pequenos mamíferos ou répteis, contudo sua utilização exige checagem periódica, para evitar óbito de animais capturados ou lesões decorrentes de tentativa de predação por outros animais.

2. Em estudos com capivaras de vida livre, podem ser utilizadas técnicas de radiotelemetria para avaliação da área de vida dos animais.

3. O emprego de técnicas anestésicas pode favorecer a coleta de dados, por permitir maior tempo de manipulação dos animais capturados e para coleta de amostras.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. ►e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Page 9: universidade federal do paraná 101 – medicina veterinária

9

32 - Com base na imagem ao lado, numere a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda, relacionando as estruturas anatômicas com sua denominação e/ou característica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta na coluna da direita, de cima para baixo.

a) 1 – 2 – 4 – 3. b) 2 – 1 – 3 – 4. c) 1 – 2 – 4 – 5. ►d) 2 – 1 – 3 – 5. e) 1 – 2 – 5 – 4.

33 - Observe as imagens abaixo e avalie as asserções:

1. A figura A apresenta uma estrutura com conteúdo líquido. 2. A figura B apresenta uma estrutura com conteúdo com gás. 3. A figura A possui o artefato ultrassonográfico chamado sombreamento acústico. 4. A figura B apresenta o artefato chamado reverberação. 5. A figura B possui artefato de refração.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. ►d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

1. Ulna. 2. Rádio. 3. Tibiotarso. 4. Fêmur, osso não

pneumático. 5. Fêmur, osso

pneumático.

( ) A. ( ) B. ( ) C. ( ) D.

A B

Page 10: universidade federal do paraná 101 – medicina veterinária

10

34 - Observe as imagens abaixo e avalie as asserções:

1. A região radiografada é a articulação úmero-radio-ulnar. 2. A estrutura apontada com o número 7 na figura A é a mesma apontada com o número 5 da figura B e é chamada

de processo coronoide medial da Ulna. 3. A estrutura óssea apontada com o número 1 na figura A é a mesma apontada com o número 8 na figura B e é

chamada de processo ancôneo da Ulna.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. ►e) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

35 - Os padrões pulmonares ou aumentos de radiopacidade são alterações que ocorrem quando há alguma alteração no

parênquima pulmonar. Dentre os aumentos de radiopacidade pulmonar, um dos mais encontrados é o aumento de radiopacidade alveolar. Considere as seguintes características:

1. Há presença da alteração chamada Broncograma aéreo. 2. Apresenta opacidades pulmonares do tipo “em penugem” mal definidos, que desaparecem gradualmente no

tecido pulmonar. 3. Pode adotar a semelhança de um “chumaço de algodão”. 4. Há presença de alterações chamadas de “alveolograma aéreo”. 5. Pode estar presente no edema pulmonar, pneumonias e bronquites.

São caracteríticas do aumento de radiopacidade alveolar as indicadas nos itens:

►a) 1, 2, 3 e 4 apenas. b) 1, 2 e 5 apenas. c) 2, 3 e 4 apenas. d) 1, 4 e 5 apenas. e) 3 e 5 apenas.

36 - Para a avaliação radiográfica da extremidade distal em equinos, a falta de preparo adequado do casco é a principal

causa de estudos radiográficos inconclusivos. Assim, a correta preparação do casco é importante para eliminar artefatos e abrange:

1. a retirada da ferradura. 2. a limpeza da sola e remoção de tecido córneo excessivo. 3. o preenchimento do sulco da ranilha com material de densidade equivalente aos tecidos moles.

Está/estão correto(s) o(s) item(ns):

a) 1 apenas. b) 2 apenas. c) 1 e 3 apenas. d) 2 e 3 apenas. ►e) 1, 2 e 3.

A B

Page 11: universidade federal do paraná 101 – medicina veterinária

11

37 - Em relação aos termos direcionais utilizados para as projeções

radiográficas, os números 1, 2, 3 e 4 da figura correspondem, respectivamente, a:

a) Rostral/dorsal, proximal, distal, posterior. b) Rostral/dorsal, cranial, plantar, caudal. c) Cranial, cranial, caudal, caudal. ►d) Rostral/dorsal, cranial, caudal, plantar. e) Dorsal, dorsal, palmar, plantar.

38 - A laminite é definida como a inflamação das lâminas, sendo uma doença que causa degeneração, necrose e inflamação das lâminas dérmicas e epidérmicas da parede do casco de equinos e ruminantes.

Sobre laminite aguda em equinos, considere as seguintes afirmativas:

1. As lâminas epidérmicas sustentam a falange distal e, portanto, o peso do animal. A degeneração laminar destrói o mecanismo de sustentação, permitindo que as forças de sustentação do peso desloquem a falange distal ventralmente.

2. Os sinais clínicos da lamimite aguda incluem claudicação, depressão, anorexia e relutância em se mover. Ocorre aumento da pulsação das artérias digitais. O pinçamento do casco revela aumento de sensibilidade da sola e dor.

3. Em geral, os membros pélvicos são mais acometidos que os torácicos e isso leva o animal a adotar uma postura típica, caracterizada pela colocação dos membros pélvicos sob o corpo e posicionamento dos membros torácicos para a frente, a fim de projetar o peso para os membros torácicos.

4. O tratamento da laminite não é considerado emergencial, porém há mais sucesso quando seu início é mais precoce. Os princípios gerais visam eliminar a causa e promover a circulação digital, reduzir a tensão nas lâminas e administrar anti-inflamatórios para minimizar a inflamação, reduzir a necrose digital e aliviar a dor. Devido ao grande potencial anti-inflamatório, o uso de corticosteroides é indicado.

Assinale a alternativa correta.

►a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

39 - A indigestão em ruminantes é classificada como primária ou secundária. Sobre essa classificação, assinale a alternativa INCORRETA.

a) As indigestões primárias incluem doenças nas quais o retículo-rumem está diretamente acometido e é responsável pelos principais sinais clínicos.

b) As indigestões primárias podem ser de dois tipos: função motora anormal do retículo-rumem; conteúdo retículo-ruminal anormal.

►c) A reticuloperitonite traumática é exemplo de indigestão secundária. d) As indigestões secundárias são sequelas de problemas sistêmicos ou de afecções em outros sistemas orgânicos. e) A obstrução do orifício retículo-omasal é exemplo de indigestão primária.

40 - A cólica é definida como a manifestação de dor visceral abdominal, geralmente de origem gastrintestinal. Considere

as afirmativas abaixo sobre cólica em equinos:

1. O equino portador de cólica pode apresentar intranquilidade ou depressão, anorexia, gemidos, grunhidos, sudorese; o animal frequentemente se deita e levanta, pode rolar no solo e exibir coices; verifica-se aumento da frequência cardíaca.

2. A maioria das cólicas de grau leve a moderado respondem favoravelmente ao tratamento sintomático com analgésicos e laxantes.

3. A palpação externa e a pressão sobre o abdômen não promovem dor, a menos que a víscera inflamada seja atingida. Todavia, a dor parietal associada à peritonite geralmente é responsiva à palpação externa.

4. No caso de garanhões com cólica, o exame físico deve incluir a palpação testicular.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. ►e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Page 12: universidade federal do paraná 101 – medicina veterinária

12

41 - A fisiologia dos felinos tem diversas particularidades, como diferenças no metabolismo de certos medicamentos, a

resistência a corticosteroides ou a resposta a estresse metabólico. Com relação à lipidose hepática felina, é correto afirmar:

a) A lipidose hepática ocorre com maior frequência em felinos obesos e pode ocorrer de forma primária ou secundária, sendo a primária a mais comum.

b) Na lipidose hepática, os exames complementares são característicos e muito bem correlacionados à doença, pois sempre apresentam aumento na ALT, geralmente FA normal ou baixa e GGT muito alta.

c) O tratamento inicial, depois de identificada a doença, consiste na correção dos distúrbios hidroeletrolíticos e de privação de energia, sendo então indicada somente a solução de Ringer com lactato acrescido com glicose a 5%.

►d) O tratamento da lipidose hepática consiste na alimentação precoce, com alto teor de proteína e com aumento gradual na quantidade.

e) O prognóstico dessa doença é muito desfavorável, mas, uma vez que o paciente sai da crise, ele se torna imune e não há mais a possibilidade de recidiva.

42 - Um canino poodle, macho, 7 anos, é trazido para consulta com queixa de dificuldade respiratória há 2 dias; o dono

relata que há aproximadamente 4 meses o animal vem diminuindo as atividades físicas, já não brinca como antigamente, e nesse mesmo período iniciou tosse, que vem se tornando cada vez mais frequente. Na última semana também observou um aumento da frequência respiratória mesmo em repouso. Não recebe qualquer medicação.

Ao exame físico, o paciente apresenta as seguintes alterações: ortopneia, mucosa oral levemente pálida, frequência cardíaca de 170 bpm, sopro holossistólico em mitral, grau V/VI (grau 5 de uma escala até 6), reflexo da tosse positivo. Auscultação pulmonar: presença de crepitação. Temperatura retal, linfonodos, hidratação e palpação abdominal sem alterações.

Com base nas informações acima, assinale a alternativa que contém a suspeita clínica e o exame complementar necessário para o diagnóstico definitivo.

a) Pneumonia bacteriana; lavado bronco-alveolar + cultura e antibiograma. ►b) Endocardiose de mitral + edema pulmonar cardiogênico; RX de tórax. c) Endocardiose de mitral + edema pulmonar cardiogênico; eletrocardiograma. d) Efusão pleural; toracocentese. e) Endocardiose de mitral + efusão pleural; RX de tórax.

43 - Ascite é o acúmulo de líquido de baixo a moderado conteúdo de proteína e baixa a moderada contagem de células

(transudato ou transudato modificado), na cavidade abdominal. Diversos mecanismos podem levar a essa alteração clínica: diminuição da pressão oncótica intravascular, permeabilidade vascular alterada, aumento da pressão hidrostática venosa e reabsorção insuficiente. Assim, a alteração pode resultar de diversas afecções. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a ascite.

a) Glomerulonefrite: a proteinúria que ocorre nos pacientes com glomerulonefrite pode causar hipoalbuminemia e consequentemente ascite.

b) Cirrose hepática: a hipertensão portal e a hipoalbuminemia, devido à insuficiência hepática, causam aumento da pressão hidrostática e diminuição da pressão oncótica, podendo levar à ascite.

c) Endocardiose de tricúspide com Insuficiência cardíaca congestiva direita pode levar à ascite, devido ao aumento da pressão hidrostática.

d) Enterite linfocítica plasmocítica (um tipo de doença inflamatória intestinal) pode cursar com enteropatia com perda de proteína, levando à diminuição da pressão oncótica.

►e) Hipotireoidismo canino: a deficiência dos hormônios da tireoide causa diminuição do metabolismo hepático, e consequentemente a hipoproteinemia.

44 - A displasia coxofemoral é uma doença ortopédica do desenvolvimento comum em cães. Geralmente é bilateral e um

fator importante no aparecimento da afecção é a frouxidão articular que leva à subluxação coxofemoral e doença articular degenerativa. Com base nas características da doença, assinale a alternativa correta.

a) Cães jovens sofrem primariamente de frouxidão articular e o exame revela dor relacionada com essa instabilidade. A avaliação quantitativa do grau de frouxidão pode ser realizada com testes de Bardens, Barlow, Ortolani e Dimple.

►b) O método radiográfico do Penn Hip Improvement Program é uma técnica que permite uma avaliação mais objetiva do grau de frouxidão articular em pacientes com displasia coxofemoral.

c) Os objetivos da terapia conservadora são aliviar os sinais clínicos de dor, melhorar a função, restaurar a qualidade de vida e reverter o processo de osteoartrose.

d) A osteotomia pélvica tripla e sinfisiodese púbica juvenil são técnicas recomendadas para casos mais graves, nos quais a osteaortrose já encontra-se instalada.

e) A artroplastia total da articulação coxofemoral foi testada experimentalmente em cães com displasia coxofemoral grave, mas clinicamente sua indicação é restrita, devido às altas taxas de complicações, alívio incompleto da dor e pobre restabelecimento da função do membro.

Page 13: universidade federal do paraná 101 – medicina veterinária

13

45 - Sobre oncologia veterinária, assinale a alternativa correta.

a) O oligodendroglioma é uma rara neoplasia da cavidade oral de cães. É mais comum em braquicefálicos e o tratamento exige mandibulectomia ou maxilectomia.

b) Os tumores dos anexos oculares em cães são invariavelmente malignos, agressivos e invasivos. Os adenomas e adenocarcinomas são os mais comuns e geralmente exigem procedimentos de blefaropoiese ou enucleação. Recomenda-se quimioterapia para evitar recidivas e metástases.

c) O principal tratamento para neoplasias mamárias em cadelas e gatas é a quimioterapia. Recomenda-se cirurgia e quimioterapia adjuvante quando há indicadores de prognóstico ruim.

►d) Os carcinomas das células transicionais são os tumores de bexiga primários mais comuns em cães e gatos. Com frequência essas neoplasias originam-se na região do trígono.

e) Os tumores ósseos secundários são os mais prevalentes em cães. O osteossarcoma representa o tumor ósseo secundário mais comum e o condrossarcoma o tumor primário mais comum.

46 - Sobre os procedimentos cirúrgicos do aparelho digestório, é correto afirmar:

a) A gastrectomia parcial é indicada em casos de necrose, ulceração, perfuração e neoplasia. No que tange à necrose, a avaliação da viabilidade gástrica é imprescindível para determinar a quantidade de tecido a ser removida. Recomenda-se a técnica da fluoresceína intravenosa como o método mais eficaz para avaliar a viabilidade do tecido gástrico.

b) A piloromiotomia e a piloroplastia são técnicas que aumentam o diâmetro do piloro e podem ser usadas para corrigir estenose de piloro. A piloromiotomia de Fredet-Ramstedt, além de aumentar o lúmen do piloro, também permite a inspeção ou biópsia da mucosa.

►c) A gastropexia refere-se à aderência cirúrgica do estômago ao peritônio da parede abdominal com principais objetivos de prevenir torção gástrica e herniação hiatal. Existem várias técnicas, dentre elas a gastropexia com sonda. Entre as vantagens dessa técnica, cita-se a descompressão gástrica pós-cirúrgica e alimentação do paciente através da sonda.

d) A intussuscepção é a invaginação de um segmento intestinal no interior do lúmen de um segmento adjacente. Pode ocorrer em qualquer parte do trato gastrointestinal, porém as mais frequentes são as ileocólicas e jejuno-jejunais. A colopexia é um procedimento rotineiro que se recomenda pra prevenir as recorrências de intussuscepções.

e) O pregueamento intestinal ou enteroenteropexia é realizado para evitar recidivas de prolapsos retais. A técnica prevê a aderência cirúrgica entre as serosas dos segmentos intestinais adjacentes.

47 - Assinale a alternativa que representa uma forma não-invasiva confiável de determinar pressão arterial durante um

procedimento anestésico.

►a) Cuff de pressão e monitor oscilométrico. b) Cateter arterial e transdutor. c) Doppler sobre choque cardíaco. d) Palpação digital de pulso arterial. e) Coloração das mucosas.

48 - Um gato com fratura de pelve precisa ser anestesiado, mas ninguém da equipe conseguiu realizar o acesso venoso e,

portanto, optou-se por utilizar câmara de indução anestésica. Sobre indução anestésica em câmara com isoflurano em felinos, avalie as seguintes afirmativas:

1. As vias aéreas desprotegidas oferecem riscos ao paciente. 2. Existe maior risco de contaminação do ambiente por gases anestésicos. 3. A indução anestésica pode causar excitação. 4. A técnica exige maior gasto de oxigênio e anestésico.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. ►e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

49 - Sobre ventilação, assinale a alternativa correta:

a) Durante a ventilação controlada, a pressão intrapleural e a pressão intrapulmonar diminuem. b) Durante a ventilação espontânea, os músculos respiratórios aumentam a capacidade da cavidade torácica e a pressão

intrapulmonar aumenta, levando ao movimento do ar para os alvéolos. c) Ventilação controlada pode ser feita unicamente utilizando-se um ventilador mecânico. ►d) Para produzir mínimas alterações cardiovasculares durante a ventilação controlada, a fase inspiratória deve ser mais curta

que a expiratória. e) Apesar de poder causar a supressão dos esforços ventilatórios, a hiperventilação não deve ser utilizada com essa

finalidade pelo risco de causar hipercapnia.

Page 14: universidade federal do paraná 101 – medicina veterinária

14

50 - Você precisa anestesiar um cavalo Campolina de 2 anos e 400 kg, hígido, que será submetido à orquiectomia eletiva. Sobre essa situação clínica, assinale a alternativa correta:

a) A associação de acepromazina e xilazina não é uma opção interessante para medicação pré-anestésica, devido ao risco de causar hipotensão, bradicardia e hipomotilidade intestinal.

►b) Cetamina não deve ser utilizada como fármaco único para indução anestésica em equinos, mas sempre em associação com um relaxante muscular, como xilazina, diazepam ou éter-gliceril-guaiacol.

c) Tiopental não deve ser associado com éter-gliceril-guaiacol para indução anestésica pelo risco de potencialização excessiva do relaxamento muscular.

d) Éter-gliceril-guaiacol pode ser administrado como fármaco único, porque produz relaxamento muscular e analgesia suficientes para a cirurgia.

e) A recuperação anestésica é uma fase crítica da anestesia equina, portanto quanto antes iniciarem as tentativas de se levantar, melhor para o paciente.