Universidades do mundo se unem em pesquisa para reduzir ... · Gabriel da Cachoeira”,...

11
Página 9 Página 10 ECOMOMIA CULTURA Novas tecnologias digitais aumentam produtividade de empresas “Retratos de Qorpo-Santo - Remontagem” - Edital Amazonas Cênico 2019 Página 2 POLÍTICA MEIO AMBIENTE Lei que altera regulamentação dos taxistas em Manaus é deliberado na Câmara Universidades do mundo se unem em pesquisa para reduzir emissões de CO2 Página 8 CNPJ 28.321.315/0001-50 MANAUS, 10 DE DEZEMRO DE 2019 * Ano 2 * Nº 542 Terça-feira /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

Transcript of Universidades do mundo se unem em pesquisa para reduzir ... · Gabriel da Cachoeira”,...

Page 1: Universidades do mundo se unem em pesquisa para reduzir ... · Gabriel da Cachoeira”, es-clareceu. Hamilton Mourão in-gressou no Exército em fevereiro de 1972, na Aca-demia Militar

Página 9

Página 10ECOMOMIA CULTURA

Novas tecnologias

digitais aumentam

produtividade de empresas

“Retratos de Qorpo-Santo - Remontagem”

- Edital Amazonas

Cênico 2019

Página 2

POLÍTICA

MEIO AMBIENTE

Lei que altera regulamentação dos

taxistas em Manaus é deliberado na Câmara

Universidades do mundo se unem em pesquisa para reduzir emissões de CO2

Página 8

CN

PJ 2

8.3

21.

315

/00

01-

50

MANAUS, 10 DE DEZEMRO DE 2019 * Ano 2 * Nº 542Terça-feira /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

Page 2: Universidades do mundo se unem em pesquisa para reduzir ... · Gabriel da Cachoeira”, es-clareceu. Hamilton Mourão in-gressou no Exército em fevereiro de 1972, na Aca-demia Militar

MANAUS, TERÇA-FEIRA 10 DE DEZEMBRO DE 2019PolíticaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 2

Lei que altera regulamentação dos taxistas em Manaus é deliberado na Câmara Começou a tramitar on-

tem (9/12) na Câmara Mu-nicipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei 397/2019 do Executivo Municipal que faz modificações na regulamentação dos Ser-viços de Transporte Indivi-dual de Passageiros, deno-minado táxi, em Manaus.

Entre as mudanças na regulamentação está o au-mento no prazo de valida-de do veículo que passa de cinco para dez anos, a per-missão para que o taxista exerça outra atividade re-munerada fora do sistema e a redução das taxas pa-gas pelos profissionais em mais de 50%.

Para o vereador Bessa (SD), membro da Comis-são de Transporte, Mobi-

lidade Urbana e Acessi-bilidade (COMTMUA) as mudanças são necessárias

para a categoria e trazem mais competitividade ao mercado de transporte

que tem crescido com a regulamentação dos apli-cativos.

Senado analisa se PMs e bombeiros podem ser presos

como medida disciplinar

Vice-Presidente Mourão recebe Título de Cidadão do

AmazonasO Plenário do Senado

pode aprovar hoje (10) o projeto de Jorginho Mello (PL-SC) que bane a pri-são disciplinar de PMs e bombeiros da legislação brasileira (PLC 148/2015). O texto acaba com os Re-gulamentos Disciplinares, estabelecidos no auge do regime militar (decreto-lei 667, de 1969), que deter-mina que o controle disci-plinar dos policiais milita-res e bombeiros devem se basear no Regulamento Disciplinar do Exército.

“Sabemos todos que o decreto-lei 667 foi editado num período não demo-crático da nossa história. O que há hoje é um esfor-ço do poder público para readequar as estruturas policiais e dos corpos de bombeiros ao que prevê a Constituição de 1988. É crucial que as próprias

corporações militares res-peitem todos os direitos e garantias fundamentais de seus membros, espe-cialmente o devido pro-cesso legal e o direito de liberdade de locomoção. A prisão, cada vez mais em nosso ordenamento legal e cultura jurídica, é concebida como medida repressiva à prática de cri-mes graves. Tanto é assim que diversos crimes já são punidos com pagamentos de multas ou a prestação de serviços à comunida-de.

A prisão como pena dis-ciplinar a PMs e bombeiros fere valores de uso mode-rado da força e respeito aos direitos fundamentais com os quais o cidadão entra em contato no seu dia a dia”, disse o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), relator do projeto.

O vice-presidente do Brasil, General Hamilton Mourão (PRTB), vai rece-ber o título de Cidadão do Amazonas hoje (10), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A pro-posta é do deputado Cabo Maciel (PL) e foi aprovada por unanimidade entre os 24 parlamentares. General Mourão é filho do general de divisão Antonio Hamil-ton Mourão e de Wanda Coronel Martins Mourão, ambos amazonenses.

De acordo com Cabo Ma-ciel, a concessão do título de cidadão do Amazonas vem coroar uma vida de-dicada ao Brasil, através do Exército Brasileiro. “O general Hamilton Mou-rão é merecedor do Título de Cidadão do Amazonas, por ter prestado relevan-tes serviços ao Estado no comando da 2ª Brigada de

Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira”, es-clareceu.

Hamilton Mourão in-gressou no Exército em fevereiro de 1972, na Aca-demia Militar das Agulhas Negras (Aman) onde, em 12 de dezembro de 1975, foi declarado aspirante-a-oficial da Arma de Arti-lharia.

Foi Vice-Chefe do De-partamento de Educação e Cultura do Exército e, promovido ao último pos-to, Comandante Militar do Sul. Deixou o serviço ativo em 28 de fevereiro de 2018, após 46 anos de serviço, sendo transferi-do para a reserva remu-nerada. Filiou-se ao PRTB e ingressou na política, sendo candidato eleito à vice-presidência da Repú-blica na chapa de Jair Bol-sonaro (PSL).

Page 3: Universidades do mundo se unem em pesquisa para reduzir ... · Gabriel da Cachoeira”, es-clareceu. Hamilton Mourão in-gressou no Exército em fevereiro de 1972, na Aca-demia Militar

MANAUS, TERÇA-FEIRA 10 DE DEZEMBRO DE 2019PolíticaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 3

Deltan Dallagnol processa Gilmar Mendes por danos morais

O coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, entrou com um processo contra o minis-tro Gilmar Mendes, do STF, por danos morais. A ação, que foi protocolada na se-mana passada, pede inde-nização no valor de 59 mil reais.

Na ação, divulgada pelo jornal O Estado de S. Pau-lo, o procurador cita en-trevistas concedidas por Gilmar Mendes nas quais, segundo ele, é ofendido pelo ministro do Supremo. Gilmar chegou a chamar a Lava Jato de organização criminosa e deu declara-ções insinuando que os procuradores praticariam crimes.

As críticas do ministro do STF se deram depois do vazamento de conver-sas entre os procuradores e o ex-juiz da operação, Sergio Moro, nas quais os juristas trocavam in-

formações, combinavam estratégias e mantinham uma relação considerada ilegal.

As críticas de Gilmar Mendes à força-tarefa não ficaram restritas às entre-vistas. Na sessão de jul-gamento de agravo regi-mental 4435-DF, em 14 de

março de 2019, o ministro chamou os integrantes da operação de “cretinos”, “gentalhada”, “desquali-ficada”, “despreparada”, “covardes”, “gângster”, “or-ganização criminosa”, “vo-luptuosos”, “voluntaris-tas”, “espúrios”, “patifaria” e “vendilhões do templo”.

Lei em Manaus propõe exame de

mapeamento genético para

mulheresEstá tramitando na

Assembleia Legislati-va do Amazonas (Ale-am), o Projeto de Lei n° 680/2019 de autoria do deputado Felipe Souza (Patriota), que assegu-ra às mulheres com alto risco de desenvolvimen-to de câncer de mama, o acesso gratuito ao teste de mapeamento genéti-co.

Segundo Felipe Sou-za, o Projeto tem como objetivo assegurar, por meio do Sistema único de Saúde (SUS), o aces-so gratuito ao exame genético que identifica mutação do gene BRCA, a mulheres que tenham alto risco de desenvolver a doença de acordo com laudo médico, a fim de demonstrar as possibili-dades de aparecimento dessa neoplasia. Além disso, o projeto dispõe que as mulheres que apresentarem resultado positivo para o exame, poderão optar pelas ci-rurgias de mastectomia preventiva e reconstru-ção mamária por meio do SUS, nos termos da Lei Federal nº 9.797, de 1999.

O deputado disse ain-da, que o teste poderá ser feito a partir de amostras de sangue ou saliva, e a partir das informações contidas no DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é possível mapear possí-veis propensões a doen-ças e características he-reditárias.

Wilson Lima preside Força-Tarefa Mundial de Governadores para Climas e Florestas na COP-25 O governador do Ama-

zonas e atual presiden-te da Reunião Anual da Força-Tarefa Mundial de Governadores para Climas e Florestas (GCF Task Force – sigla em in-glês), Wilson Lima, che-gou à Madri, na Espanha, ontem (9/12), para parti-cipar das discussões da COP-25, a Cúpula Mun-dial do Clima, e também se reunir com financia-dores, pesquisadores, ambientalistas e autori-dades nacionais e inter-nacionais.

“Nós, enquanto gover-nadores da Amazônia,

estamos trabalhando em uma agenda conjun-ta com o Governo Fede-ral para tentar encontrar um entendimento e fazer uma moderação, para que a nossa mensagem seja cada vez mais forte. Há um interesse comum – e disso nós não abri-mos mão – de preservar os recursos naturais. É uma necessidade pre-mente que a gente pos-sa montar estratégias claras, para que a gente possa fazer essa prote-ção das nossas florestas”, ressaltou o governador do Amazonas.

Um dos principais compromissos de Wilson Lima, a reunião oficial do GCF Task Force na COP-25 foi realizada nesta segunda-feira. Como presidente da reunião anual, ele apresentou as estratégias do Amazonas para promover o desen-volvimento sustentável e convidou os participan-tes para evento que será realizado em maio de 2020, em Manaus, com a participação de 38 go-vernadores de estados e províncias de 10 países que possuem área flo-restal.

Page 4: Universidades do mundo se unem em pesquisa para reduzir ... · Gabriel da Cachoeira”, es-clareceu. Hamilton Mourão in-gressou no Exército em fevereiro de 1972, na Aca-demia Militar

MANAUS, TERÇA-FEIRA 10 DE DEZEMBRO DE 2019JustiçaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 4

Juiz pode decretar prisão em segunda instância, diz ministro Fux

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, disse ontem (9), em Brasília, que alguns juízes e desembargadores interpretaram erronea-mente a decisão da Corte sobre a possibilidade de que réus condenados em segunda instância sejam presos. Para ele, os magis-trados podem, conforme o caso, decretar que os réus permaneçam presos, mesmo que já condena-dos por um colegiado de desembargadores.

“Juízes têm liberado réus aos borbotões, como um repúdio à decisão do Supremo Tribunal Fede-ral”, disse Fux, criticando o que classificou como uma reação de magistrados in-satisfeitos com a decisão da Corte. Em novembro, o STF decidiu - por 6 votos a 5 - que réus não podem ser presos enquanto tive-rem direito a recorrer aos tribunais superiores (STF,

STJ, TST, TSE e STM) das decisões judiciais de pri-meira e segunda instân-cia.

“Mas a maneira de rea-

gir não é esta. A maneira é através de uma estraté-gia judicial, até que seja aprovada a lei que altera-rá a regra do trânsito em

julgado”, acrescentou Fux, durante evento sobre o Dia Internacional contra a Corrupção, realizado pelo Ministério da Justiça.

Ministério da Justiça autoriza Força Nacional em Terra

Guajajara

Portaria do Ministé-rio da Justiça autori-za o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Fun-dação Nacional do Índio (Funai) na Terra Indíge-na de Cana Brava Gua-jajara, localizada no Ma-ranhão.

A medida tem por ob-jetivo “garantir a inte-gridade física e moral dos povos indígenas, dos servidores da Funai e dos não índios” na re-gião pelo prazo de 90 dias, contados a partir

do dia 10 de dezembro e podendo ser prorroga-do, se necessário.

De acordo com a por-taria, que deve ser pu-blicada no Diário Oficial da União de hoje (10), o contingente será de-finido pelo ministério, de acordo com planeja-mento a ser definido.

A medida é em respos-ta ao atentado contra lí-deres indígenas Guaja-jara, ocorrido no último sábado (7) na BR-226, entre as aldeias Boa Vis-ta e El Betel.

TCE-AM julga as contas de Arthur Virgílio Neto de 2018

Em sessão especial, o Pleno do Tribunal de Con-tas do Amazonas (TCE-AM) julgará na próxima terça-feira (10) a prestação de contas do prefeito de Ma-naus, Arthur Virgílio Neto, do exercício financeiro do ano de 2018. A sessão es-pecial será realizada a par-tir das 10h.

As contas de Arthur Vir-gílio Neto são de relatoria do conselheiro Ari Mouti-nho Júnior, com parecer do procurador de contas Carlos Alberto de Almeida.

Orçamento – Distribuí-dos em mais de 25 secre-tarias municipais e órgãos

da administração direta e indireta da capital, segun-do a Diretoria de Controle Externo da Administração do Município de Manaus (Dicamm), as contas do ano de 2018 são referentes a um orçamento de R$ 4,7 bilhões.

O colegiado do TCE-AM emitirá um parecer prévio das contas — que tem ca-ráter técnico e opinativo – sobre a execução do or-çamento que deve ser en-caminhado à Câmara Mu-nicipal de Manaus (CMM) para o julgamento político pelos parlamentares mu-nicipais.

Page 5: Universidades do mundo se unem em pesquisa para reduzir ... · Gabriel da Cachoeira”, es-clareceu. Hamilton Mourão in-gressou no Exército em fevereiro de 1972, na Aca-demia Militar

MANAUS, TERÇA-FEIRA 10 DE DEZEMBRO DE 2019EducaçãoOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 5

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS RESPONSÁVEIS

COMERCIAL

Ana Caroline MoraesMT 1164/AMÍtalo Ramos

PROJETO GRÁFICO:Luiz Alves - MT 1169/[email protected]

Enygleuce (92) 99231-3820Lina Castro (92) 99177-3821Erlan Silva (92) [email protected]

55 (92) 3020-7514 99231-3820 99810-9860www.onjornal.com

CNPJ 28.321.315/0001-50Rua H, nº 10 Cj Eldorado

Manaus - AM - Brasil

CNPJ 28.321.315/0001-50

Estudante de Parintins-AM é premiada em disputa nacional de desenho e redação

A estudante Andria Jhully Barroso Farias e a professora Mary Sônia Dutra de Alencar, ambas da 3ª série do Ensino Fundamental da Escola Esta-dual Nossa Senhora do Car-mo, localizada no município de Parintins (a 369 quilôme-tros de Manaus), foram pre-miadas na 11ª edição do Con-curso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU), que teve como tema “Faça o que é certo, mesmo que ninguém veja”. Na manhã desta sexta-feira (6/12), a dupla foi recebida pelo secretário de Estado de Educação e Desporto, Vicen-te Nogueira, para a entrega dos prêmios (um tablet e um certificado), no auditório do Centro de Formação Profis-sional Padre José Anchieta (Cepan).

A cerimônia de premiação contou ainda com a presen-

ça da secretária executiva ad-junta do Interior, Ana Maria de Araújo Freitas; do superin-tendente substituto da CGU no Estado, Ulisses Mendonça; e da representante da gestora da EE Nossa Senhora do Car-mo, Maria da Cruz Silva Con-ceição, além de alunos da EE

Nathalia Uchoa.No desenho premiado, An-

dria ilustrou três situações distintas do dia a dia, retra-tando alguns problemas na sociedade: uma estudante mexendo na bolsa de outra, sem permissão; uma jovem com problemas visuais so-

frendo bullying; e um ladrão assaltando a casa de uma mu-lher, enquanto esta dormia. “A ideia para o meu desenho veio pelo tema do concurso e com a ajuda da minha pro-fessora. Não teria conseguido sem ela”, afirmou a aluna.

UEA é tricampeã no Jaraqui Graúdo como melhor

universidade inovadora

Pesquisa revela crescimento de 74% dos alunos de

pós-graduação no paísDas quatro edições do Prêmio Jaraqui

Graúdo já realizadas em Manaus, três tiveram a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) como a vencedora da categoria ‘Universidade Inovadora’. Na última quinta-feira (5), a vota-ção popular consagrou mais uma vez a UEA como o melhor agente influente no cenário digital e inovador da região Norte.

O Jaraqui Graúdo é uma cerimônia anual de premiação organizada pela comunidade Jaraqui Valley que elege e premia projetos que contribuam para melhoria do universo empreendedor do Amazonas. Na edição de 2019, a UEA concorreu nas categorias ‘Uni-versidade Inovadora’, ‘Mentor do Ano’ e ‘Me-lhor Startup do Ano’. O prêmio da UEA nesta quarta edição foi recebido pelo assessor de empreendedorismo da Agência de Inovação (AGIN/UEA), Thiago Rodrigues de Souza.

Neste ano, a UEA apresentou trabalhos para concorrer à premiação como: Incuba-dora, Universidade Empreendedora, Mentor Empreendedor, indicando pessoas, projetos e empresas que estão com a universidade no ecossistema inovador e que entendam o mo-mento de transição da instituição no sentido de buscar cada vez mais a alto performance.

No Brasil, o número total de alunos que frequentam cursos de especializa-ção de nível superior vem aumentan-do desde 2016 e a sua grande maioria frequenta cursos em instituições pri-vadas (88%). Nos últimos quatro anos, houve um crescimento de 74% puxado pela rede privada, que aumentou 80% contra 41% na rede pública.

Os dados foram divulgados na ultima (6) pela pesquisa Cursos de Especiali-zação Lato Sensu no Brasil, um levan-tamento inédito elaborado pelo Insti-tuto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior) so-bre o cenário dos cursos de pós-gra-duação lato sensu nas instituições de ensino superior públicas e privadas e traz ainda um perfil dos alunos matri-culados nesses cursos.

Na opinião do diretor executivo do Semesp, Rodrigo Campelato, uma das razões que explica o crescimento da área é a crise econômica.

Page 6: Universidades do mundo se unem em pesquisa para reduzir ... · Gabriel da Cachoeira”, es-clareceu. Hamilton Mourão in-gressou no Exército em fevereiro de 1972, na Aca-demia Militar

MANAUS, TERÇA-FEIRA 10 DE DEZEMBRO DE 2019EsportesOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 6

Rússia é banida por doping e está fora

de Tóquio 2020 e de Mundiais

A Agência Mundial An-tidoping (Wada) excluiu a Rússia das principais competições esportivas mundiais nos próximos quatro anos por ter frau-dado exames antidoping. De acordo com decisão unânime do comitê exe-cutivo da agência, anun-ciada na manhã de ontem (9), em Lausanne (Suiça), a Rússia ficará fora da Olimpíada de Tóquio (Ja-pão), em 2020, e dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim (China), em 2022. Quanto à Copa do Mun-do de Futebol Masculino, no Catar, em 2022, a FIFA ainda não confirmou se o veto da Wada se estende-rá à participação da Rús-sia no Mundial.

De acordo com a Wada, a Rússia cometeu uma série de violações como manipulação de dados laboratoriais sem autori-zação, a inclusão de mos-tras falsas nos testes, e a destruição de arquivos conclusivos a possíveis casos de dopagem. A de-cisão da Wada também impede que o país orga-nize competições em seu território nos próximos quatro anos, com exce-ção da Eurocopa 2020: a cidade de São Petersbur-go está mantida com uma das 12 sedes.

A Rússia ainda pode re-correr da decisão no Tri-bunal Arbitral do Espor-te (TAS) nos próximos 21 dias. Os atletas do país que não estão envolvidos nos casos de doping po-derão competir sob ban-deira neutra.

Pesagem oficial do 12° Amazon Talent - Edição Premium será

nesta quarta-feira (11), no Versalles Eventos

Está chegando a hora do 12° Amazon Talent - Edi-ção Premium e os lutado-res já estão se preparando para enfrentar o primeiro desafio, a balança. A pesa-gem oficial da competição será realizada na amanha (11/12), às 10h, no Versal-les Eventos, localizado na Rua Raimundo Nonato de Castro, n° 1.193, bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus. O evento irá ocorrer na próxima quin-ta-feira (12/11), às 20h, no mesmo local da pesagem. Os ingressos já estão à venda.

Com 11 combates, sen-do duas disputas de cin-turão, uma luta feminina e dois duelos de muay thai, o evento promete agitar público presente, trazen-do um show de habilida-des e técnica dos lutado-res. Organizador do 12° Amazon Talent, o empre-sário Sammy Dias falou sobre as expectativas para está edição. “Tudo está sendo organizado para que esta seja uma das me-lhores edições do Amazon Talent. Serão lutas bem acirradas e em um espaço confortável para o públi-co. As expectativas são as melhores possíveis”, des-tacou.

Ingressos – Os ingressos para a 12ª edição do Ama-zon Talent MMA – Edição Premium já estão à venda, no valor de R$ 50 (cadei-ra) e R$ 300 (mesa para 4 pessoas). O pagamento pode ser feito à vista ou no cartão de débito/crédi-to. Mais informações pelo telefone (92) 98204-2820 – Sammy Dias.

Presença VIP - Entre os convidados VIPs do even-

to estará o atleta Matheus Gabriel, de 22 anos, atual campeão mundial de jiu-jítsu pela IBJJF na cate-goria Pena (até 70kg). O lutador garantiu o título este ano, já em sua es-treia como faixa preta na competição. Além disso, ele também tornou-se campeão pan-americano da modalidade pela IBJ-JF. Matheus, que é radi-calizado nos Estados Uni-dos e representa a equipe Checkmat, defendida em Manaus pelo professor Sammy Dias, é uma das promessas amazonenses do jiu-jítsu pelo mundo.

Confira o cardLuta 1 - CINTURÃO -

66kgFrancisco Chico (Cham-

pions Factory) VS Wilson Cirilo (Tefé - Am)

Luta 2 - CINTURÃO - 57kg

Tião Calixto (Deo Aca-demy) VS André Santos (Nova União)

Luta 3 - 70kgMax Douglas (SD Sys-

tem) VS Jackson Velasco (AJE Boxe/CT Brunocilla)

Luta 4 - 70kgAnderson Santos (SD

System) VS Thiago Litaif

(Naksuthay Gym)

Luta 5 - 61kgJúnior Santos (SD Sys-

tem) VS Yan Massarandu-ba (CT Vasconcelos)

Luta 6 - 84kgThiago de Melo (SD Sys-

tem) VS Luan Marinho (Leão de Judá)

Luta 7 - 57kgAlessandra Bernardes

(Deo Academy) VS Yngrid Silva (Boa Vista - Roraima)

Luta 8 - 65kg - Muay Thai

Júlio César (Bro-therhood) VS Pedro Felipe (CT Bad Boy)

Luta 9 - 60kg - Muay Thai

Victor Ferreira (Bro-therhood) VS Albert Mar-ques (Nock Down Team)

Luta 10 - 57kgRuan Carlos (CT Bruno-

cilla) VS Janderson Barre-to (RCT)

Luta 11 - 52kgCristian Toquinho (CT

Bad Boy) VS Paulo Borra-chinha (CT Daniel Freitas)

Page 7: Universidades do mundo se unem em pesquisa para reduzir ... · Gabriel da Cachoeira”, es-clareceu. Hamilton Mourão in-gressou no Exército em fevereiro de 1972, na Aca-demia Militar

MANAUS, TERÇA-FEIRA 10 DE DEZEMBRO DE 2019Ciência & TecnologiaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 7

Anatel defende redução de taxas para internet via satélite

Pouca gente nas grandes cidades tem um comuni-cador por satélite (o uso do 3G e do 4G é comum), mas quem mora no interior do Norte e do Nordeste não tem esse conforto. Por isso, a Agência Nacional de Te-lecomunicações (Anatel) quer reduzir as taxas que recaem sobre comunica-dores satelitais – sua dis-seminação depende, em larga medida, da redução do seu custo, incluindo de contratação e uso. Hoje, o uso desses aparelhos é proibitivo para as popula-ções de baixa renda prin-cipalmente por causa das taxas de Instalação (TFI), hoje de R$ 201,12, e de Fis-calização (TFF) de valor anual de R$ 100,56, que

compõem o Fundo de Fis-calização das Telecomuni-cações (Fistel). O presiden-te da Anatel, Leonardo de Morais, defendeu durante Audiência Pública na Co-missão de Defesa do Con-sumidor (CDC) na Câmara

dos Deputados, que esses valores sejam iguais aos pagos por quem tem celu-lar – e que são hoje muito menores.

Referindo-se também ao Fundo de Universalização dos Serviços de Teleco-

municações (Fust), Morais acredita que “é preciso uma revisão legislativa para al-terar a legislação do Fun-do para destravar seu uso”, acrescentando que o Fust tem hoje em caixa R$ 35 bilhões.

Acordo vai desenvolver Política Nacional de Cidades

Inteligentes

Reconhecimento facial via DNA; China estaria aplicando

técnica forçadamente

O Ministério da Ciên-cia, Tecnologia, Inova-ções e Comunicações (MCTIC) e o Ministério do Desenvolvimento Re-gional (MDR) assinaram na semana passada, em Brasília, um acordo de cooperação técnica para Cidades Inteligentes. O trabalho conjunto das pastas será focado em definir conceitos e estra-tégias para formulação e implantação do Progra-ma Brasileiro de Cidades Inteligentes Sustentá-veis.

A iniciativa alia esfor-ços dos ministérios para que a implantação das cidades inteligentes no país esteja alinhada às

políticas de desenvolvi-mento regional e urba-no. Pelo MCTIC, está em desenvolvimento pelo CTI Renato Archer e a Rede Nacional de Ensi-no e Pesquisa (RNP) um sistema que avaliará o nível de maturidade das cidades inteligentes em todo o Brasil. Baseado em critérios definidos pela União Internacio-nal de Telecomunica-ções (UIT), a ideia é ter um modelo padronizado para o país.

Os ministérios tam-bém lançaram a Câma-ra Brasileira de Cidades 4.0, que faz parte do Pla-no Nacional de Internet das Coisas.

Segundo o New York Times, cientistas chine-ses estão reconstruindo rostos a partir de mate-rial genético por meio de uma técnica chama-da de fenotipagem de DNA.

A China, líder mundial em tecnologias para re-conhecimento facial, e país com o maior núme-ro de câmeras de vigi-lância instaladas, estaria realizando a coleta de sangue, de maneira for-çada, da população da região de Xinjiang, no extremo oeste do país. Xinjiang é uma área au-tônoma, formada pela minoria étnica uigur.

A técnica permite que o código genético seja

analisado, pelo qual é possível extrair informa-ções como a cor da pele, dos olhos, ascendência, entre outras. Dessa for-ma, os pesquisadores conseguem reconstruir o rosto de determinada pessoa.

Apesar dos benefícios da fenotipagem de DNA, o uso da tecnologia pode preocupar, princi-palmente quando em-pregada em países com governos ditatoriais, ou mesmo por empresas privadas em países de-mocráticos.

Como no caso da Chi-na, outros países pode-riam usar a técnica para ampliar programas de segregação.

Page 8: Universidades do mundo se unem em pesquisa para reduzir ... · Gabriel da Cachoeira”, es-clareceu. Hamilton Mourão in-gressou no Exército em fevereiro de 1972, na Aca-demia Militar

Meio AmbienteOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 8

Universidades do mundo se unem em pesquisa para reduzir emissões de CO2

Treze universidades de diversos países, incluin-do o Brasil, participam, nesta semana, da reunião da Aliança Global de Uni-versidades sobre o Clima (GAUC, do nome em in-glês), em Madri, dentro da 25º Conferência da Orga-nização das Nações Uni-das (ONU) sobre as Mu-danças Climáticas (COP 25).

O objetivo do encon-tro é conhecer as tecno-logias que cada país tem disponíveis e que podem contribuir para reduzir as emissões de gás carbôni-co na atmosfera, disse à Agência Brasil a professo-ra Suzana Kahn,vice-dire-

tora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Gra-duação e Pesquisa de En-genharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Segundo a professora, com isso, po-de-se ver como a tecnolo-gia pode limitar o aqueci-mento global a 1,5°C, nos próximos anos.

A UFRJ é a única insti-tuição latino-americana que integra a GAUC. A as-sociação é liderada, atu-almente, pela Universida-de de Tsinghua, situada na China, que é parceira da Coppe no Centro Chi-na-Brasil de Mudança Cli-mática e Tecnologias Ino-vadoras para Energia.

Empresas que produzirem com recicláveis poderão ter redução

na carga tributária

Governo japonês apresenta no Brasil sistema de alerta de

desastreAs empresas que utili-

zarem sucatas e outros resíduos sólidos reciclá-veis em seus processos produtivos terão direito à redução no valor do pa-gamento da Contribuição para os Programas de In-tegração Social e de For-mação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PA-SEP), da Contribuição para o Financiamento da Segu-ridade Social (Cofins) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

É o que estabelece pro-jeto de lei de autoria do senador Luis Carlos Hein-ze (PP-RS) aprovado, na quarta-feira (04/12), pela Comissão de Meio Am-biente (CMA). O texto (PL 3.592/2019) concede cré-dito presumido relativo a esses tributos nas aquisi-ções de desperdícios, re-síduos ou aparas de plás-tico, papel, vidro, ferro ou aço, e cobre, entre outros materiais.

Na justificativa da pro-posição, Heinze lembra que a ampliação da logís-tica reversa de resíduos sólidos produz importan-tes efeitos benéficos para a economia nacional. Ele destaca a redução da dis-posição inadequada de contaminantes ambien-tais; a redução do volume de resíduos destinados a aterros sanitários; e a re-dução do uso de matérias-primas virgens.

O governo japonês apresentou, um sistema de alerta para a popula-ção em casos de desastre. A apresentação foi feita pelo diretor de sistemas de engenharia da NHK, Yasuji Sakaguchi, no au-ditório da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A NHK é a televisão pública do Japão. O sistema apre-sentado emite um alarme, que é disparado nas tele-visões, alertando as pes-soas sobre algum desastre iminente ou já em curso.

“Este sistema trabalha com sistema de radiodi-

fusão, que tem uma co-bertura ampla e confiável. Então você pode mandar mensagens de emergên-cia de maneira muito sim-ples e eficiente. Mesmo no momento do desaste a informação pode ser en-tregue para as pessoas de forma segura e confiável”, disse Sakaguchi.

De acordo com Saka-guchi, o sistema utiliza o sinal de TV digital e pode ser instalado também em locais de grande concen-tração de pessoas, como no metrô ou em shoppin-gs.

MANAUS, TERÇA-FEIRA 10 DE DEZEMBRO DE 2019

Page 9: Universidades do mundo se unem em pesquisa para reduzir ... · Gabriel da Cachoeira”, es-clareceu. Hamilton Mourão in-gressou no Exército em fevereiro de 1972, na Aca-demia Militar

MANAUS, TERÇA-FEIRA 10 DE DEZEMBRO DE 2019EconomiaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 9

Novas tecnologias digitais aumentam produtividade de empresas

Um programa piloto realizado pelo Serviço Nacional de Aprendiza-gem Industrial (Senai), com 43 empresas de 24 estados, mostrou que as novas tecnologias di-gitais da Indústria 4.0 aumentam em cerca de 22% a produtividade de micro, pequenas e mé-dias empresas. Deno-minado Indústria Mais Avançada, o projeto é o

primeiro a testar o im-pacto na produção do uso de ferramentas de baixo custo como senso-riamento, computação em nuvem e internet das coisas (IoT). Indústria 4.0 é um termo recente que explica a aplicação das novas tecnologias nos principais processos in-dustriais. Entre as carac-terísticas mais marcan-tes estão a automação

de tarefas e o controle de dados e informações. O surgimento e utiliza-ção dessas ferramentas está sendo classificado como a quarta revolução industrial, devido à pos-sibilidade de um impac-to mais profundo e por se caracterizar por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico.

Empresa inicia investimentos de R$ 4,4 bi em

bioindústrias de etanol na ZFM

No último sábado (7), foi realizado o lança-mento da pedra funda-mental dos empreen-dimentos da Millenium BioEnergia que produ-zirão etanol de milho na área incentivada da Zona Franca de Manaus (ZFM). O marco inicial dos trabalho da mul-tinacional ocorreu em Bonfim, no estado de Roraima, município no qual a Superintendên-cia da Zona Franca de Manaus atua na admi-nistração dos incenti-vos federais do modelo de desenvolvimento re-gional. Os investimen-tos da empresa ocor-rerão não apenas no estado, mas também no Amazonas, Acre, Ron-dônia e no Amapá.

O anúncio dos inves-timentos na ZFM ocor-reu no início do mês de novembro, quando, em reunião na sede da Suframa, os dirigentes da Millenium BioEner-gia confirmaram que R$ 4,4 bilhões seriam utilizados para a cons-trução de usinas para produção de biocom-bustíveis.

Segundo represen-tantes da empresa, se-rão investidos em Bon-fim mais de R$ 1 bilhão na construção do com-plexo industrial local, com oferta de 1.500 vagas de trabalho para atender à obra, que terá um total de 270 mil me-tros quadrados.

Page 10: Universidades do mundo se unem em pesquisa para reduzir ... · Gabriel da Cachoeira”, es-clareceu. Hamilton Mourão in-gressou no Exército em fevereiro de 1972, na Aca-demia Militar

MANAUS, TERÇA-FEIRA 10 DE DEZEMBRO DE 2019CulturaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 10

“Retratos de Qorpo-Santo - Remontagem” - Edital Amazonas Cênico 2019

CENTRO CULTURAL USI-NA CHAMINÉ - SALA GERUSA MUSTAFA

Data:12/12, às 19h00.Edital Amazonas Cênico

2019. Com direção e adap-tação de Nereide Santiago, o espetáculo reúne cenas do cotidiano de uma família cujas preocupações e ações são levadas ao absurdo. O texto é cheio de ironias e tra-ta das relações das persona-gens com o governo, com as instituições, inclusive com a própria família.

“Asperger” - Edital Amazonas Cênico

2019

CINETEATRO GUARANY

Data:13/12, às 19h00.O espetáculo, contem-

plado no Edital Amazo-nas Cênico 2019, mostra o conflito interno que os in-divíduos com grau eleva-do de Autismo vivem em seu cotidiano, tais como isolamento social, falta de percepção e atenção, uso inadequado de objetos e as crises, que passam pelo processamento desorde-nado em seu cérebro. To-das essas características são representadas por mo-vimentos marcantes, en-tremeados por sequências coreográficas que comple-mentam o trabalho

“Jamais Fomos Modernos” - Edital Amazonas Cênico 2019

CENTRO CULTURAL USINA CHAMINÉ

Data:13/12, às 19h00.O passado não está

morto. Pelo menos foi isso que ouvimos uma senhora dizer na parada de ônibus, e com certe-za ela não é a única que pensa assim.Existe uma

corrente de sociólogos modernos que apontam como as relações huma-nas estão passando por um ponto de decadência, como se os novos tem-pos estivessem mudan-do a forma com que nos relacionamos. Elementos da nossa temporalidade repensam as formas de

compartilhamentos, e com a mesma força que nos aproximam de acon-tecimentos já superados, nos trazem a certeza de que esses mesmos fatos retornarão em uma sim-biose atemporal. Espe-táculo contemplado no edital Amazonas Cênico.

“Fina” - Edital Amazonas Cênico

2019

CENTRO CULTURAL USI-NA CHAMINÉ

Data:14/12, às 19h00.Espetáculo contemplado

no edital Amazonas Cêni-co 2019, “Fina” é a história de uma menina pareci-da com você. Na verdade, nem tão parecida assim, mas é a história de uma parte de dentro de você, de mim, de cada um de nós. Fina por ela mesma. Legal, querida, fofa, alto astral, super inteligente, às vezes solitária demais, boa na poesia, e melhor ainda em dançar salsa, antena-da, estilosa, e em alguns momentos um pouquinho mais triste do que gostaria de ser, mas sobretudo, e além de tudo, uma menina muito, muito criativa.

Page 11: Universidades do mundo se unem em pesquisa para reduzir ... · Gabriel da Cachoeira”, es-clareceu. Hamilton Mourão in-gressou no Exército em fevereiro de 1972, na Aca-demia Militar

MANAUS, TERÇA-FEIRA 10 DE DEZEMBRO DE 2019TurismoOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 11

Dicas para alugar um carro em viagem ao exterior

Alugar um carro no ex-terior tem se tornado uma prática cada vez mais co-mum entre brasileiros que viajam em busca de lazer, descanso, estudo ou até mesmo trabalho fora do país. Para facilitar a vida dessas pessoas e garantir total tranquilidade na hora de alugar o carro, a Rent-cars.com separou 10 dicas para facilitar a sua experi-ência de alugar um carro.

Fique atento à idade mínima para alugar um carro

Para viagens para os Es-tados Unidos e a Europa, o padrão é que a pessoa te-nha, no mínimo, 25 anos, mas pode haver variação dependendo do país es-colhido. Algumas locado-ras oferecem uma opção de pagamento da taxa un-derage (menor de idade), que permite ao viajan-

te locar um carro mesmo abaixo da idade mínima exigida, por meio de uma taxa adicional na reserva. Para algumas categorias de carro, consideradas su-periores e de luxo, as loca-doras podem exigir uma idade maior. É importante ressaltar a importância de verificar com antecedên-cia quais são as condições específicas de idade míni-ma para o país de destino.

Verifique qual é a car-teira de habilitação ne-cessária

É essencial que a habili-tação seja condizente com o veículo que deseja locar. No Mercosul, por exemplo, o viajante deve ter a cartei-ra nacional de habilitação (CNH) permanente e den-tro do prazo de validade. Se for viajar entre os países do Mercosul, é preciso ter a Carta Verde – um docu-

mento que habilita o trân-sito entre Argentina, Bra-sil, Chile, Uruguai e Peru. Mesmo assim é importan-te ficar atento às normas e regras para trafegar além da fronteira brasileira. Boa parte das locadoras não permite locação por mais de 50 km além da frontei-ra com o país onde o carro foi retirado.

Na Europa recomenda-se que tenha a Permissão Internacional para Dirigir (PID), além do passapor-te. Já nos EUA, o estado da Geórgia solicita obrigato-riamente a PID; para outros estados a recomendação é consultar diretamente a locadora escolhida para saber mais informações e assim verificar se será exi-gida ou não a apresenta-ção da permissão.

Solicite uma habilita-ção internacional

Por incrível que pareça é simples de se obter a PID. Uma vez que o condutor tenha a sua carteira de ha-bilitação nacional, basta solicitar ao Detran a emis-são da carteira internacio-nal, mediante o pagamen-to de uma taxa. Após esse processo, a habilitação in-ternacional será enviada para o endereço do moto-rista sem maiores compli-cações.

Tenha seu cartão de crédito, com limite dis-ponível, em mãos

O cartão de crédito é um requisito para a locação e é usado pela locadora na caução de garantia – que nada mais é do que o blo-queio de um valor (pré-de-terminado) no cartão do responsável pela reserva. Após a devolução do car-ro o valor é devolvido ao locatário integralmente. Essa garantia serve para cobrir eventuais custos com o pagamento de taxas não inclusas em compras com vouchers pré-pagos, como combustível, prote-ções adicionais, itens op-cionais, serviços especiais e qualquer taxa adicional que possa surgir no de-correr do uso do veículo.

Consulte a possibilida-de de alugar o carro em uma cidade e devolver em outra

Na maioria dos casos é possível alugar em uma cidade ou país e devol-ver em outro, mas é reco-mendado consultar a dis-ponibilidade dessa opção no momento da locação, pois cada locadora tem sua própria regra sobre esse serviço. Além disso, o serviço pode implicar no pagamento de taxas adi-cionais, mais conhecidas como “taxa de retorno” ou “taxa de trajeto único”.