Variável Discreta e Contínua

2
1.3 Variáveis (Dados) Quantitativas Contínuas e Discr A cada fenômeno corresponde um número de resultados possíveis. Exemplos: para o fenômeno “sexo” não dois os resultados possíveis: masculino e feminino; para o fenômeno “número de filhos” há um número de resultados possíveis, expresso atra números naturais: , !, ", #, $, %%%, n; para o fenômeno “estatura” temos uma situa&ão diferente, pois os resultados podem toma número infinito de valores numéricos dentro de um determinado intervalo% Variável é, convencionalmente, o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. Os exemplos acima nos dizem que as variáveis podem ser: a. quantitativa quando seus valores s!o expressos em números "salários dos operários, dos alunos de uma escola etc.#. $ma variável quantitativa que pode assumir, teorica qualquer valor entre dois limites rece%e o nome de variável contínua & uma variável que s' pode assumir valores pertencentes a um conjunto enumerável rece%e o nome de variável discreta . b. qualitativa quando seus valores s!o expressos por atri%utos: sexo "masculino femi cor da pele "%ranca, preta, amarela, vermel(a, parda# etc.& )efinimos os termos popula*!o e amostra. Os dois termos se+uintes s!o usados para distin+ casos nos quais temos dados para uma popula*!o inteira, e casos nos quais temos dados ape para uma amostra. Definições: $m !"#$%&"' é uma medida numérica que descreve al+uma característica de uma popula&ão $ma % &!& &*C! é uma medida numérica que descreve al+uma característica de uma amostra. Exemplos: Parâmetros: 'uando (ula foi eleito presidente em "), ele rece*eu ),+# dos -. / . votos no se-undo turno% .e encararmos a cole&ão de todos esses votos como a popula&ão a considerada, então ),+# é um parâmetro , não uma estatística% Estatística: /om *ase em uma amostra de +00 executivos pes1uisados, achou2se 1ue $3 de não contratariam al-uém 1ue cometesse um erro tipo-ráfico em sua solicita&ão de empre-o número de $3 é uma estatística por1ue se *aseia em uma amostra, não da popula&ão intei de todos os executivos% Al+uns conjuntos de dados consistem em números "tais como 22 um e 30 um#, enquanto outros n!o numéricos "tais como cor dos ol(os: verde e marrom#. Os termos dados quantitativos e qualitativos s!o em +eral usados para distin+uir entre esses dois tipos. Definições: Dados Quantitativos consistem em números que representam conta+ens ou medidas. Dados Qualitativos "ou cate+,ricos ou de atributos # podem ser separados em diferentes cate+orias que se distin+uem por al+uma característica n!o4numérica. Exemplos: Dados Quantitativos: 4s pesos de modelos% Dados Qualitativos: 4s sexos 5masculino6feminino7 de atletas profissionais%

description

Estatistica

Transcript of Variável Discreta e Contínua

1.3 Variveis (Dados) Quantitativas Contnuas e DiscretasA cada fenmeno corresponde um nmero de resultados possveis.Exemplos: para o fenmeno sexo no dois os resultados possveis: masculino e feminino; para o fenmeno nmero de filhos h um nmero de resultados possveis, expresso atravs dos nmeros naturais: 0, 1, 2, 3, 4, ..., n; para o fenmeno estatura temos uma situao diferente, pois os resultados podem tomar um nmero infinito de valores numricos dentro de um determinado intervalo.Varivel , convencionalmente, o conjunto de resultados possveis de um fenmeno.

Os exemplos acima nos dizem que as variveis podem ser:a. quantitativa quando seus valores so expressos em nmeros (salrios dos operrios, idade dos alunos de uma escola etc.). Uma varivel quantitativa que pode assumir, teoricamente, qualquer valor entre dois limites recebe o nome de varivel contnua; uma varivel que s pode assumir valores pertencentes a um conjunto enumervel recebe o nome de varivel discreta.b. qualitativa quando seus valores so expressos por atributos: sexo (masculino feminino), cor da pele (branca, preta, amarela, vermelha, parda) etc.;Definimos os termos populao e amostra. Os dois termos seguintes so usados para distinguir entre casos nos quais temos dados para uma populao inteira, e casos nos quais temos dados apenas para uma amostra.Definies:Um PARMETRO uma medida numrica que descreve alguma caracterstica de uma populao.Uma ESTATSTICA uma medida numrica que descreve alguma caracterstica de uma amostra.

Exemplos: Parmetros: Quando Lula foi eleito presidente em 2006, ele recebeu 60,83% dos 95.838.220 votos no segundo turno. Se encararmos a coleo de todos esses votos como a populao a ser considerada, ento 60,83% um parmetro, no uma estatstica. Estatstica: Com base em uma amostra de 877 executivos pesquisados, achou-se que 45% deles no contratariam algum que cometesse um erro tipogrfico em sua solicitao de emprego. Esse nmero de 45% uma estatstica porque se baseia em uma amostra, no da populao inteira de todos os executivos.Alguns conjuntos de dados consistem em nmeros (tais como 66 um e 72 um), enquanto outros so no numricos (tais como cor dos olhos: verde e marrom). Os termos dados quantitativos e dados qualitativos so em geral usados para distinguir entre esses dois tipos.Definies:Dados Quantitativos consistem em nmeros que representam contagens ou medidas.Dados Qualitativos (ou categricos ou de atributos) podem ser separados em diferentes categorias que se distinguem por alguma caracterstica no-numrica.

Exemplos: Dados Quantitativos: Os pesos de modelos. Dados Qualitativos: Os sexos (masculino/feminino) de atletas profissionais.Quando trabalhamos com dados quantitativos, importante usar as unidades de medida apropriadas, tais como dlares, horas, metros, e assim por diante. Devemos ter especial cuidado em observar referncias como todas as quantidades esto em milhares de dlares ou todos os tempos esto em centsimos de segundo ou as unidades so quilogramas. Ignorar tais unidades de medida pode levar a concluses muito erradas. A NASA perdeu seu Mars Climate Orbiter de $125 milhes de dlares quando ele bateu porque o programa de controle tinha dados de acelerao em unidades inglesas, que foram interpretadas incorretamente como unidades mtricas.Os dados quantitativos podem ainda ser descritos pela distino entre os tipos discretos e contnuos.Definies:Dados Discretos surgem quando o nmero de valores possveis ou um nmero finito ou uma quantidade enumervel. (Isto , o nmero de valores possveis 0, ou 1, ou 2 e assim por diante.)Dados (numricos) Contnuos resultam de infinitos valores possveis que correspondem a alguma escala contnua que cobre um intervalo de valores sem vazios, interrupes ou saltos.

Exemplos: Dados Discretos: Os nmeros de ovos que as galinhas botam so dados discretos porque representam contagens. Dados Contnuos: As quantidades de leite das vacas so dados contnuos porque so medidas que podem assumir qualquer valor em um intervalo contnuo. Durante um dado intervalo de tempo, uma vaca pode produzir uma quantidade de leite que pode ser qualquer valor entre 0 e 5 gales. Seria possvel obter-se 2,34315 gales, porque a vaca no restrita a quantidades discretas de 0, 1, 2, 3, 4 ou 5 gales.De modo geral, as medies do origem a variveis contnuas e as contagens ou enumeraes, a variveis discretas.