VegRibeirão - 7ª edição

20
Ribeirão Veg ANO 1 Ano II - Número 7 - Janeiro • Fevereiro - 2014 Distribuída gratuitamente e o que cada um tem de melhor para você. pág. 6 Vários tipos de feijão Como proteger suas células antes que seja tarde. pág. 14 Alimentos Antioxidantes shutterstock Ribeirão Veg ANO 1 Ano II - Número 7 - Janeiro • Fevereiro - 2014 Distribuída gratuitamente Uma delícia de Strogonoff Chubby Vegan usou palmito e ficou ótimo. pág. 18 e o que cada um tem de melhor para você. pág. 6 Vários tipos de feijão Como proteger suas células antes que seja tarde. pág. 14 Alimentos Antioxidantes shutterstock

description

A revista comemora um ano e traz os benefícios que a amora pode trazer para as mulheres que sofrem com a menopausa.

Transcript of VegRibeirão - 7ª edição

Page 1: VegRibeirão - 7ª edição

1

RibeirãoVegANO1

Ano II - Número 7 - Janeiro • Fevereiro - 2014Distribuída gratuitamente

Uma delícia de StrogonoffChubby Vegan usou palmito e fi cou ótimo. pág. 18

e o que cada um tem de melhor para você.

pág. 6

Vários tipos de feijão

Como proteger suas células antes que seja tarde.

pág. 14

AlimentosAntioxidantes

shut

ters

tock

1

RibeirãoVegANO1

Ano II - Número 7 - Janeiro • Fevereiro - 2014Distribuída gratuitamente

Uma delícia de StrogonoffChubby Vegan usou palmito e ficou ótimo. pág. 18

e o que cada um tem de melhor para você.

pág. 6

Vários tipos de feijão

Como proteger suas células antes que seja tarde.

pág. 14

AlimentosAntioxidantes

shut

ters

tock

Page 2: VegRibeirão - 7ª edição

2

Na banca do seu bairro não temVegRibeirão?

Envie o nome e endereço da banca para [email protected]

• Livraria Espírita USE - Rua General Osório, 641• Banca Camões - Rua Rui Barbosa c/ Visconde de Inhaúma• Banca Pinguim - Rua Alvares Cabral c/ General Osório• Banca São Lucas - Rua Amadeu Amaral c/ Bernardino de Campos• Banca 9 de Julho - Av. 9 de Julho, 378• Banca Spadoni - Av. 9 de Julho c/ Av. Independência• Banca Paulista - Av. Independência, 1730• Arte de Ler Revistaria - Av. Presidente Kennedy, 1500 (Walmart)• Loja Espírita - Novo Shopping - Av. Presidente Kennedy, 1500• Banca Nova Ribeirânia - Rua Alice Alem Saad, 1010• City Pão - Av. Áurea Ap. Braghetto Machado, 131• Banca 13 de Maio - Av. 13 de Maio, 575• Banca Jd. Paulista - Rua José da Silva c/ Rua Henrique Dumont• Banca A Japonesa - Av. Caramuru, 2181• Banca Cantinho da Amizade - Av. do Café, 835• Banca Shopping - Rua Couto Magalhães, 413• Lojinha CãoPaixão - Rua Rui Barbosa, 1605

poNToS dE dISTRIBUIção

Carta ao leitorEm janeiro de 2013 começávamos nossa jornada,

desbravando o mundo do vegetarianismo em Ribeirão Preto, um assunto pouco divulgado na

cidade e com uma demanda crescente de pessoas

interessadas em saber mais do que se tratava.

Sentimos muita difi culdade ao tentar encontrar

parceiros, mas ao mesmo tempo uma facilidade

incrível na aceitação do público leitor. Encaramos o desafi o e hoje, com muito orgulho, apresento a

vocês a nossa 7º edição, em que comemoramos 1

ano de lançamento da revista.

Este ano passou muito rápido, mas, ao mesmo

tempo, foi recheado de conquistas. Comemorar

um ano de VegRibeirão é mais do que uma

simples data, é ver um sonho que se realiza. É

sentir orgulho ao ver um trabalho começar a dar frutos, ver a revista ganhar credibilidade e receber muitas mensagens dizendo que era exatamente isso que faltava em Ribeirão.

por anDrÉa BOmBOnaTO Editora-chefe da revista

Indiqueuma banca

Você também encontra a revista em nossos anunciantes. Peça seu exemplar!

Nossa satisfação é ver pessoas, que antes tinham

dúvidas se era possível tornarem-se vegetarianas,

encontrando diversas alternativas e opções tanto

para cozinhar em casa para os amigos, quanto

para encontrar lugares que oferecem opções para

este tipo de dieta. Foi possível mostrar que sim, é possível ser vegetariano em Ribeirão, existem

ótimas opções de restaurantes e lojas de produtos

naturais, além da publicação de matérias que nos

fazem ver que este é um modo de vida muito mais

saudável.

Nosso objetivo maior é fazer a informação chegar

até as pessoas e, felizmente, a VegRibeirão vem

cumprindo o seu papel. informação de qualidade

e gratuita, acessível a qualquer pessoa que queira

desvendar o mundo dos vegetarianos.

É com muito orgulho que entrego a você, leitor, a

nossa primeira grande conquista, a nossa edição comemorativa de 1 ano!

Page 3: VegRibeirão - 7ª edição

3

Índice

facebook.com/VegRibeirao

www.vegribeirao.com

Comemorando1 ano de VegRibeirão

ANO 2 • EdiÇÃO Nº 7 • jANEiRO / fEVEREiRO 2014

Tiragem: 3.000 exemplares

Edição: Andréa Bombonato

Projeto gráfi co: joão Mendonça

Colunistas: luciana CangemiNatali Magalhãesjully iguchi

Revisão:Nathalia Cury

As edições de 2013 estão disponíveispara download no nosso site

por anDrÉa BOmBOnaTO Editora-chefe da revista

ES T ILO DE V IDAES T ILO DE V IDA

FELIZ NoVo HoJE

AmoRA

STRoGoNoFFdE pALmITo

pág. 04

pág. 10

pág. 18

S AÚDE

RECEITA S

FEIJÕES

ANTI-oXIdANTES

pág. 06

pág. 14

NU T RIÇÃO

NU T RIÇÃO

Comemorando1 ano de VegRibeirão

dE pALmITopág. 14

Page 4: VegRibeirão - 7ª edição

44

À meia noite abraçaram-se e desejaram que o novo ano fosse melhor que o anterior. Todos vestidos de branco, pedindo paz, saúde e amor. fizeram, silenciosamente e, cada um em seu tempo, uma retrospectiva de como foram os 365 dias que se passaram. desejaram que os erros fi cassem no passado, que os acertos se multiplicassem e que todos os novos dias fossem marcantes e únicos.

desejaram que as pessoas amadas estivessem sempre por perto, que as alegrias fossem intensas, que a saúde nunca faltasse e que o sucesso ocorresse em todas as esferas da vida. Prometeram se esforçar no trabalho, começar a dieta, ir à academia, ajudar ao próximo, fazer um trabalho voluntário e ter força de vontade pra deixar de se alimentar do sofrimento dos animais. Pesaram os erros e os acertos e viram

que tudo resultou em crescimento pessoal. Pediram mais paciência, mais amor, mais viagens, mais pé na areia, mais banho de rio e mais sorrisos. Esqueceram-se que grande parte dos pedidos soavam como ecos das promessas de anos anteriores.

É ano novo, querem tudo novo! Querem menos problemas, menos estresses, menos brigas, menos discórdias, menos grosserias, menos egoísmo. Que tudo de negativo fi que no passado e abra espaço pro que vem de positivo no futuro.

Que o amanhã seja triunfante, que o ontem seja apenas uma lição. Que o futuro reserve a glória, que o passado, apenas passe. E o que querem pra hoje?

O hoje é o presente, é apenas o dia de planejar o futuro e esquecer o passado. hoje é dia de viver a rotina,

NoVo HoJEpor JUllY IGUCHI Bióloga e Mestre em zoologia [email protected]

FelizES T ILO DE V IDA

Page 5: VegRibeirão - 7ª edição

55

de adiar a dieta, de adiar a viagem. hoje é dia de prometer que amanhã tudo será diferente. E assim, passam uma infi nidade de “hojes”. Vão-se os dias, semanas, meses e anos, todos recheados de “hojes” que nunca se tornam “amanhãs”. São “hojes” recheados de passado, de promessas adiadas, de planos não concretizados, de vida não vivida.

Vão esperar uma doença, a morte de um ente ou uma catástrofe pessoal para pensar em tudo que queriam ser e fazer, mas nunca foram ou fi zeram. Vão se lembrar das palavras não ditas, dos amigos e familiares que não visitaram, dos lugares que nunca conheceram. Vão achar que é tarde demais pra recomeçar, esquecendo-se que ainda tem o hoje. E todos os outros “hojes” dali para frente.

Que essa virada de ano, que esse novo ciclo, sirva para projetarmos tudo que faremos em nossos “hojes” e não em nossos amanhãs. O novo ano acontece todos os dias, vive dentro de nós e basta que nos movamos para que as coisas comecem a mudar.

Que hoje seja o dia de mudar a dieta, de pensar no outro, de começar um trabalho voluntário, de adotar o veganismo, de defender uma causa, de transformar-se e assim transformar as pessoas ao seu redor. Não vamos esperar que os outros sejam mais carinhosos para lhes dar amor, não vamos cobrar dos outros aquilo que não fazemos. Sejamos agentes de mudança. Que nosso passado seja motivo de orgulho, de alegria e de aprendizado. Que nosso

hoje seja o momento de ação. E que nosso amanhã seja cheio de sonhos que almejamos e que se tornem reais pela construção de nossos “hojes”. Nunca é tarde pra começar algo novo, basta pararmos de adiar as ações pra próxima segunda-feira ou para o próximo ano.Desejo que este novo ano seja um refl exo de seus atos, que tenha sabedoria pra encarar os desafi os, bom humor pra compreender as diferenças e que tudo aconteça na medida, pra que você nunca desanime, mas também não se acomode. E que busque a coerência entre o que diz e o que faz, sem se esquecer de não causar aos outros (lembrando-se dos animais não-humanos!) aquilo que não gostaríamos que fi zessem conosco.

Um feliz ano novo a todos nós!

Page 6: VegRibeirão - 7ª edição

6

A dieta brasileira tem como característica cultural a dupla arroz-feijão, mas nos últimos 30 anos o consumo per capita de feijão caiu de 22 para 13 kg anuais, o que é preocupante.

O Brasil é um grande produtor de feijão, um alimento que apresenta ótima fonte de proteínas, fibras, amido, ferro e compostos antioxidantes. Este grão é tão rico, que o seu consumo é recomendado na prescrição de dietas auxiliares de várias doenças, como, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer.

FEIJÕESAqueles grãos mágicos

por Perla menezes Nutricionista Vegetariana • CRN 28565 www.nutricionistanatali.com

NU T RIÇÃO

Os componentes do grão que influenciam a ação funcional no organismo estão relacionados às fibras solúveis e insolúveis e também aos taninos, compostos fenólicos, fitosteróis, saponinas e fitatos presentes no grão. Confira na tabela os benefícios e as funções de cada um destes componentes no nosso organismo.

Motivos não faltam para incluir o consumo de feijões na dieta vegetariana, além de diversas opções na hora de escolher qual é o seu preferido: roxo, vermelho, preto, carioca, fradinho, jalo, azuki, rosinha, rajado ou branco, cada um com uma propriedade nutricional diferente, mas todos ricos em proteínas. Confira ao lado, o que cada um tem de bom.

Page 7: VegRibeirão - 7ª edição

7

C o m p o S I ç ão d o F E I J ão :

possui teor balanceado de aminoácidos essenciais;

antioxidantes presentes na casca do grão e relacionados à prevenção de doenças cardiovasculares, cânceres e diabetes;

é associada ao controle de peso, melhora da glicemia e prevenção de doenças cardiovasculares;

quando metabolizados pelas bactérias intestinais, estimulam os movimentos peristálticos e previnem a prisão de ventre.

estrutura similar ao colesterol e que interferem na absorção intestinal de colesterol dietético;

remoção de radicais livres e atividade anticancerígena;

altera a digestibilidade e absorção de amidos e proteínas, se liga a minerais como ferro, cálcio e zinco (reduzindo a absorção intestinal deles), sendo relacionado à redução da glicemia sanguínea, à prevenção de cânceres e ao controle do colesterol e lipídeos sanguíneos;

Os principais institutos de nutrição recomendam a ingestão de ao menos uma porção de feijão ao dia, o que corresponde a 1 concha.

PROTEÍNAS

POlifENóiS:

fiBRA AliMENTAR

OligOSSACARÍdEOS:

fiTOSTERóiS:

SAPONiNAS

fiTATOS

uMA CONChA

Page 8: VegRibeirão - 7ª edição

8

Boa fonte de proteínas e minerais, contendo teor de nutrientes intermediário quando comparado aos outros feijões.

Contém elevado teor de cálcio e é importante no controle da glicemia sanguínea (prevenção do diabetes Melitus), pois é rico em faseolamina, substância responsável pela redução da absorção intestinal dos carboidratos.

Contém mais zinco que as outras variedades do grão, que é um mineral importante para o sistema imunológico e crescimento muscular, porém contém menos fibra alimentar que os outros feijões.

É a variedade que possui mais fibra alimentar.

Apresenta maior digestibilidade e menor propensão para a formação de gases (flatulência).

Contém antocianinas, substâncias que combatem os radicais livres. O alto teor do mineral de manganês colabora com a propriedade antioxidante do grão. Além disso, contém ótimo teor de ferro seguido pelo feijão roxo e carioca.

Possui um tipo de proteína que reduz mais o colesterol sanguíneo que as outras variedades de feijão. denominada vicilina, esta proteína também colabora com a redução dos depósitos de gordura no fígado.

Contém mais fósforo em comparação com os outros tipos, que é importante para a saúde óssea e formação dos músculos.

Em comparação com os outros grãos, é o que contém mais proteínas.

CARiOCA

BRANCO

ROSiNhA

ROxO

Azuki

PRETO

fRAdiNhO

RAjAdO

jalo

pesq

uisa

livr

e no

Goo

gle

Imag

es

Page 9: VegRibeirão - 7ª edição

9

Page 10: VegRibeirão - 7ª edição

10

AmoRAA fruta que ajuda na menopausa

Essa frutinha negra ou vermelha brilhante de sabor agridoce é muito mais do que suculenta e refrescante, ela contém em sua

composição vários princípios ativos com ação t erapêutica, inclusive para aliviar os principais sintomas da menopausa.

A amoreira é mundialmente conhecida não somente pelos valores nutricionais e sabor característico de seus frutos, como também pelos diversos princípios ativos com ação terapêutica que ela apresenta. E não são apenas os frutos os responsáveis por esta fama, as raízes e as folhas são muito utilizados na medicina popular para o tratamento de doenças e manutenção da saúde.

por lUCIana CanGemI farmaceutica e proprietária da Vida Viva farmácia de Manipulação

S AÚDE

Page 11: VegRibeirão - 7ª edição

11

fruto dessa formosa árvore, a amora é ulilizada como preventiva de doenças do coração, além de diminuir os riscos de infecções e prevenir o envelhecimento precoce. Esses frutos possuem alta concentração de pigmentos arroxeados denominados antocianinas, que são conhecidas como os antioxidantes mais poderosos da natureza. Além disso, possuem também cálcio, potássio, magnésio, vitaminas A, B1, B2, C, fósforo e ferro.

já a folha da amoreira é a verdadeira amiga da mulher, pois é conhecida como um fi tohormônio, ou seja, um hormônio vegetal que possui efeito

semelhante ao estrógeno (hormônio feminino).

As folhas são utilizadas na medicina popular para aliviar os principais sintomas da menopausa, como ondas de calor,

suores noturnos, fogachos, distúrbios do sono, nervosismo, dores de cabeça, palpitações cardíacas e como preventivo da osteosporose.

ótimo, não é mesmo? Mas os benefícios não param por aqui. As folhas também possuem atividade antioxidante, hipoglicemiante, antiinfl amatória e antimicrobiana. É muita coisa

para uma planta só!

As frutas são fáceis de encontrare consumir, e embora o extrato das folhas e raízes seja mais difícil de preparar, é facilmente encontrado em farmácias de manipulação na forma de cápsulas, tinturas e chás. A dose varia de pessoa pra pessoa, mas costuma-se recomendara ingestão de cápsulas de 500mg duas vezes ao dia.

shutterstock

Page 12: VegRibeirão - 7ª edição

12

Em uma panela de ferro coloque um litro de água e desligue o fogo assim que começar a ferver.

Coloque a água em um recipiente e acrescente uma colher de sopa de folhas de amoreira secas.

Quando estiver morno coe e beba sem adoçar.

1.

2.

3.

O chá pode ser guardado na geladeira ou em uma garrafa térmica, por no máximo 24h para não perder as propriedades.

Dica:

Também é possível tirar proveito dos benefícios das folhas da amoreira através do preparo de chás.

Veja como é fácil fazer.

- Redução dos sintomas da menopausa, principalmente os calores;

- Antioxidante, protege o organismo dos radicais livres;

- Hipoglicemiante, podendo auxiliar no tratamento do diabetes tipo 2;

- Diurético;

- Auxilia na redução da pressão arterial (Hipertensão);

- Aumento da taxa do colesterol bom no sangue,

reduzindo os riscos de doenças do coração;

- Ajuda no processo antiinflamatório, principalmente

nos casos de inflamação da boca e garganta;

- Expectorante;

Benefícios da amoreira

S AÚDE

[email protected]

16. 3635-7279

Você encontra

este produto em

Page 13: VegRibeirão - 7ª edição

13

Page 14: VegRibeirão - 7ª edição

1414

ANTIoXIdANTESALIMENTOS

Você já ouviu falar em alimentos antioxidantes? A Nutrição funcional, novo ramo da área de Alimentação, tem evidenciado em estudos que alguns nutrientes e minerais têm função antioxidativa.

E o que isso quer dizer?

antes de saber quem são eles e como agem precisamos saber o que são radicais livres. Os radicais livres são gerados através de reações químicas dentro do nosso corpo, formando uma série de subprodutos que contém oxigênio, e que estão o tempo todo “roubando” elétrons de onde puderem (Dna, proteínas, membranas celulares e LDL-colesterol). Isso signifi ca que agem “enfraquecendo” essas células

e substâncias. além disso, estão também presentes no meio ambiente: no ar que respiramos, na comida que comemos, na água que bebemos e nos raios solares. não existe nenhum momento em nossas vidas no qual estamos livres do ataque de substâncias oxidantes.

em contrapartida temos a sorte de existirem os antioxidantes já que eles fazem exatamente o oposto dos radicais livres, “doando” generosamente elétrons e inibindo a oxidação celular, o que previne o aparecimento de doenças cardíacas, câncer, catarata, artrite, perda de memória e o envelhecimento precoce. Dentre as vitaminas antioxidantes temos a Vitamina C, Vitamina e,o Betacaroteno e a Vitamina De os minerais como selênio, Cobre, zinco e magnésio.

NU T RIÇÃO

por

naTalI mOraes maGalHÃesNutricionista Vegetariana • CRN 28565www.nutricionistanatali.com

ANTIoXIdANTESALIMENTOSALIMENTOSANTIoXIdANTESANTIoXIdANTESALIMENTOSANTIoXIdANTESANTIoXIdANTESALIMENTOSANTIoXIdANTESALIMENTOSALIMENTOSANTIoXIdANTESANTIoXIdANTESALIMENTOSALIMENTOSALIMENTOSALIMENTOSALIMENTOSANTIoXIdANTESANTIoXIdANTES

Page 15: VegRibeirão - 7ª edição

1515

ULTRAVIOLETAS PROTEÇÃOANTIOXIDANTE

CÉLULADESTRUIDA

CÉLULANORMAL

POLUIÇÃO

O2STRESS

ALIMENTAÇÃODEFICIENTE

AÇÃO ANTIOXIDANTE NA CÉLULAComo os antioxidantes agem protegendo as células

nenhum antioxidante sozinho consegue bons resultados, mas consumindo vários tipos diferentes desses alimentos conseguimos melhorias signifi cativas para a saúde. além de incluí-los na sua rotina combine-os com bons hábitos de vida como não fumar, evitar os raios solares em períodos intensos e beber muita água.

a boa notícia é que a alimentação vegetariana é riquíssima nesses alimentos já que os vegetarianos geralmente os consomem em quantidades maiores.ainda não existe nada mais prático que uma alimentação variada e bem colorida. Consumir muito de poucos nutrientes não resolve, mas comendo um pouco de cada vegetal você com certeza estará fazendo o melhor para o seu corpo.

Page 16: VegRibeirão - 7ª edição

16

Antioxidante

Flavonóides

Carotenóides

Vitamina E(alfa-tocoferol)

Vitamina C(ácido ascórbico)

Fonte alimentar

Óleos de sementes, nozes, abacate, grãos, cereais, ovos vegetais verdes e grão de soja.

Frutas cítricas e vegetais, principalmente brócolis, repolho e tomate

Verduras, frutas, grãos, sementes, condimentos e ervas, chás verdes e vinho

Frutas, tomate, cenoura, brócolis, pimentão, espinafre e outros legumes

VITAMINA C

CAROTENÓIDES MATERIAIS OXIDANTES VITAMINA E

FLAVONÓIDES

NU T RIÇÃO

Page 17: VegRibeirão - 7ª edição

17

Page 18: VegRibeirão - 7ª edição

18

RECEITA S

shutterstock

18

Page 19: VegRibeirão - 7ª edição

19

StrogonoffD E P A L M I T O

INGREDIENTES

INGREDIENTES

- 1 vidro de palmito picado

(300g)

- 1 lata de tomate pelatti pic-

ado

- 4 tomates sem pele

e sem semente

- 100g de champignon

em fatias

- ½ cebola em cubinhos

- ½ cenoura média sem casca

- 2 dentes de alho amassado

- sal a gosto

- Óleo ou azeite de oliva

- manjericão fresco picado

- 1 caixinha de creme de soja

(ou a mesma quantidade de

leite de aveia, 200ml)

1. em uma panela coloque um

pouco de óleo ou azeite de oli-

va. refogue a metade da cebola

e o alho, adicione o tomate

pelatti picado e cozinhe-o, até

que comece a desmanchar.

2. enquanto isso, bata os to-

mates com um pouco de água

no liquidifi cador para fazer

suco de tomate. adicione na

panela o suco de tomate e a

cenoura (a cenoura irá ajustar

a acidez do molho).

3. Tempere com sal. Deixe

apurar por 10~15 minutos em

fogo baixo. Desligue o fogo,

retire a cenoura e adicione o

manjericão picado. reserve.

4. em outra panela, esquente

um pouco de óleo ou azeite

de oliva e refogue a cebola

restante.

5. adicione o champignon e o

palmito. Coloque o molho de

tomate reservado, verifi que o

tempero.

6. adicioine a caixinha de

creme de soja ou leite de aveia,

mexa até fi car homogêneo e

mais espesso.

7. Verifi que o tempero e sirva

em seguida.

http://chubbyvegan.net/receitas/estrogonofe-de-palmito/

Page 20: VegRibeirão - 7ª edição

20

Cure sua vida com atitude mental positiva

A CIÊNCIA DO SUCESSO

Aprenda como aAtitude Mental PositivaPode mudar sua vida...Para melhor.

Aperfeiçoamento Pessoal,Superação Mental e Valorização Humana.

Organizador e Facilitador:Felício Bombonato

Duração do cursoUm anoInício:06 de fevereiro de 2014

Horário:Todas as quintas-feirasÁs 18h30 e às 20h15

Para informações sobre o curso, inscrições e investimento mensal,tratar com Daniela pelo e-mail: [email protected] ou 16. 98801.0607

Realização: AMP Cursos