Vestibular 2007/2 Respostas comentadas – Biologia · Função: Participa da síntese de...

5
Vestibular 2007/2 Respostas comentadas – Biologia 16) Resposta: C Comentário I. Essa informação é característica de Lamarck: o indivíduo, ao exigir de seu organismo, desenvolve- se adaptando-se a ele. II. Informação própria de Charles Darwin: os mais bem adaptados têm mais chance de se reproduzir e sobreviver. III. Essa informação é característica de Lamarck: o indivíduo, ao exigir de seu organismo, desenvolve- se se adaptando-se a ele. IV. Seleção natural, fundamento da teoria de Charles Darwin: o ambiente seleciona os mais bem adap- tados. 17) Resposta: A I. Relações sexuais é forma de transmissão da tricomoníase. II. Transmissão pelo barbeiro: doença de Chagas. III. Ingestão de cistos: giardíase ou amebíase. IV. Picada do mosquito-palha: leishmaniose. 18) Resposta: A Comentário Encontramos na natureza uma grande diversidade de interações ecológicas, classificadas como har- mônicas e desarmônicas. A protocooperação é uma relação harmônica interespecífica não obrigatória, que ocorre entre as aves citadas e os bovinos. Os carrapatos, como retiram nutrientes dos bois para sobreviver, realizam uma relação desarmônica chamada parasitismo 19) Resposta: B Comentário Um homem doador universal, isto significa do grupo sanguíneo O (ii), e uma mulher do grupo B com mãe O, ou seja, I B i. Analisando o cruzamento abaixo, podemos concluir que o casal pode ter filhos com sangue tipo B e O. I B i X ii i I B I B i i ii 20) Resposta: B Comentário O complexo de Golgi, aparelho de Golgi, dictiossoma, golgiossomo ou complexo golgiense são orga- nelas encontradas em quase todas as células eucarióticas. É formado por sacos achatados e vesícu- las. Suas funções principais são armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de se- creções célulares. O retículo endoplasmático liso é formado por sistemas de túbulos e sem ribossomos aderidos à mem- brana. Função: Participar da síntese de esteróides e outros lipídios O retículo endoplasmático rugoso é formado por sistemas de túbulos e ribossomos aderidos à mem- brana o que lhe confere aspecto granular. Função: Participa da síntese de proteínas, que serão envia- das para o exterior das células. É também chamado ergastoplasma. Os lisossomos são organelas citoplasmáticas que têm como função a degradação de materi- ais oriundos do meio extra-celular, digestão intracelular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos.

Transcript of Vestibular 2007/2 Respostas comentadas – Biologia · Função: Participa da síntese de...

Vestibular 2007/2 Respostas comentadas – Biologia 16) Resposta: C

Comentário I. Essa informação é característica de Lamarck: o indivíduo, ao exigir de seu organismo, desenvolve-

se adaptando-se a ele. II. Informação própria de Charles Darwin: os mais bem adaptados têm mais chance de se reproduzir

e sobreviver. III. Essa informação é característica de Lamarck: o indivíduo, ao exigir de seu organismo, desenvolve-

se se adaptando-se a ele. IV. Seleção natural, fundamento da teoria de Charles Darwin: o ambiente seleciona os mais bem adap-

tados. 17) Resposta: A

I. Relações sexuais é forma de transmissão da tricomoníase. II. Transmissão pelo barbeiro: doença de Chagas. III. Ingestão de cistos: giardíase ou amebíase. IV. Picada do mosquito-palha: leishmaniose.

18) Resposta: A

Comentário Encontramos na natureza uma grande diversidade de interações ecológicas, classificadas como har-mônicas e desarmônicas. A protocooperação é uma relação harmônica interespecífica não obrigatória, que ocorre entre as aves citadas e os bovinos. Os carrapatos, como retiram nutrientes dos bois para sobreviver, realizam uma relação desarmônica chamada parasitismo

19) Resposta: B

Comentário Um homem doador universal, isto significa do grupo sanguíneo O (ii), e uma mulher do grupo B com mãe O, ou seja, IBi. Analisando o cruzamento abaixo, podemos concluir que o casal pode ter filhos com sangue tipo B e O.

IBi X ii i IB IBi i ii

20) Resposta: B

Comentário O complexo de Golgi, aparelho de Golgi, dictiossoma, golgiossomo ou complexo golgiense são orga-nelas encontradas em quase todas as células eucarióticas. É formado por sacos achatados e vesícu-las. Suas funções principais são armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de se-creções célulares. O retículo endoplasmático liso é formado por sistemas de túbulos e sem ribossomos aderidos à mem-brana. Função: Participar da síntese de esteróides e outros lipídios O retículo endoplasmático rugoso é formado por sistemas de túbulos e ribossomos aderidos à mem-brana o que lhe confere aspecto granular. Função: Participa da síntese de proteínas, que serão envia-das para o exterior das células. É também chamado ergastoplasma. Os lisossomos são organelas citoplasmáticas que têm como função a degradação de materi-ais oriundos do meio extra-celular, digestão intracelular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos.

Peroxissomo é uma vesícula presente no citoplasma, sobretudo em células vegetais. Essa organela tem uma grande importância por sua capacidade de degradar compostos tóxicos para a célula, trans-formando-os em compostos menos tóxicos. No metabolismo celular encontra-se o peróxido de hidrogênio (H2O2 – água oxigenada), substância tó-xica ao organismo. No peroxissomo está presente uma enzima chamada catalase que transforma o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio molecular.

21) Resposta: D

Comentário O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de automultiplicação, utilizando para isso sua estrutura celular. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais. É formado por uma cápsula (capsídeo) de proteínas a qual envolve o ácido nucléico, que pode ser RNA ou DNA. Um vírus sempre precisa de uma célula hospedeira para poder replicar seu material genético. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura desta para seu pro-cesso de reprodução. Por ser incapaz de realizar todas as funções vitais, é sempre um parasita celular, ou seja, necessita de um animal, planta ou bactéria para multiplicar-se e desenvolver-se. Na reprodu-ção, qualquer modificação no DNA ou no RNA provoca uma mutação, gerando novos tipos de vírus. Bactérias são seres vivos procariontes, células sem organização, enquanto os fungos são seres euca-riontes.

22) Resposta: D

Comentário

Observe que as costelas indicadas em vermelho estão ligadas diretamente ao esterno; as mostra-das em verde se fundem em uma; e as duas indicadas em azul são flutuantes.

23) Resposta: A

Comentário A alternativa A está incorreta, segundo o gabarito, pois a cápsula do glomérulo renal, cápsula de Bow-man, não tem relação com a alça de Henle. Porém, não consta na publicação da nômina anatômica, listada a seguir, o termo junta como articula-ção.

Observação: A Udesc novamente cobrou termos antigos que foram mudados.

24) Resposta: E

Comentário Questão sem nenhuma dificuldade para quem já viu o assunto: classificação dos anelídeos em oligo-quetos (minhoca), poliquetos (Nereis sp.) e aquetos ou hirudíneos (sanguessugas).

26) Resposta: C

Comentário I . Incorreta. Os animais que possuem sacos aéreos são as aves. II . Incorreta. Ver trechos com informações abaixo. III . Correta. IV. Correta. Segundo o gabarito, essa afirmação está correta. Porém, os peixes ósseos apresentam

quatro pares de brânquias e uma fenda branquial de cada lado. V. Correta.

(...) A linha lateral, um fino sulco ao longo de cada lado do tronco e da cauda , contém um delgado canal (...).

(Storer). (...) A linha lateral, já observada na figura (...) presente nos dois lados de peixes ósseos e cartilaginosos (...)

(Wilson Roberto Paulino)

(…) The lateral line, together with the ampullae of Lorenzini comprise the electrosensory component of the sharks sensory system. The lateral line allows the shark to orient to particle movement or sound. It consists of structures called neuromasts which are located in canals that lie just below the surface of the skin or the scales. Similar to the ampullae of Lorenzini there are pores that open to the outside and movement caused by prey can be detcted by the neuromasts.

The tiny pores of the lateral line system of a porbeagle shark run the length of the body from head to tail.

(Disponível em: <http://www.marinebiodiversity.ca/shark/english/lateral%20line.htm>.)

Nômina Anatômica

NOME ANTIGO NOME ATUAL NOME OFICIAL EM LATIM alça de Henle alça néfrica ansa nephoni amígdala tonsila tonsilla bainha de mielina estrato mielínico stratum myelini bulbo olfativo bulbo olfatório bulbus olfactorius canal de Havers canal central canalis centralis canal de Volkmann canal perfurante canalis perforans canal de epêndimo canal central canalis centralis canal pancreático duto pancreático ductus pancreaticus célula de Scwann Oligodendrócito Oligadendrocytus célula de Sertoli epiteliócito sustentador epitheliocytus sustentans chalaza calaza chalaza circunvoluções cerebrais sulcos e giros cerebrais sulci et gyri cerebri complexo de Golgi complexo golgiense conplexus golgiensis dictiossomo ou golgiossomo sáculo lameliforme sacculus lamelliformis feixe de His fascículo atrioventricular fasciculus atrioventricularis fibra de Purkinje miócito condutor cardíaco myocytus conducens cardiacus fibra muscular miócito myocytus fibras nervosas neurofibras neusofibrae fossa nasal cavidade nasal cavum nasi gânglio linfático linfonodo limphonodus goteira neural sulco neural sulcus neuralis hipoderme tela subcutânea tela cubcutanea ilhotas de Langerhans ilhas pencreáticas insulae pancreaticae líquido cefalorraquidiano líquido cérebro-espinhal líquor cerebrospinalis lóbulo olfativo bulbo olfatório bulbus olfactorius nervos raquidianos nervos espinhais nervi spinales neuroglia gliócito gliocytus nódulo atrioventricular nó atrioventricular nodus atrioventricularis nódulo de Ranvier nó neurofibroso nodus neurofibrae nódulo sinoatrial nó sinoatrial nods sinuatrialis órgão de Corti órgão espiral organum spirale ouvido orelha auris papo onglúvio ingluvies paratireóide glândula paratireóidea gladula parathyreoideae ponte de Varolio ponte pons retículo endoplasmático liso retículo endoplasmático não-

granuloso reticulum endoplasmaticum nongranulosum

retículo endoplasmático ru-goso ou granular

retículo endoplasmático granu-loso

rericulum endoplasmaticum granulosum

sarcômero miômero myomerum sistema circulatório sistema cardiovascular systema cardiovasculare sistema digestivo sistema digestório systema difestorium sistema excretor sistema urinário systema urinaria sistema nervoso cefalorra-quidiano

sistema nervoso ou neural systema nervosum

sistema reprodutor sistema genital systema genitalis tecido muscular cardíaco tecido muscular estriado car-

díaco textus muscularis striatus cardiacus

tecido muscular estriado tecido muscular estriado es-quelético

textus muscularis striatus skeletalis

tecido muscular liso tecido muscular não-estriado textus muscularis nonstriatus tireóide / tiróide glândula tireóidea glandula thyreoidea trompa de Eustáquio tuba auditiva tuba auditiva tubérculo quadrigêmeo colículo superior e inferior colliculus superior et inferior

Professor Liberato Di Dio anatomista.

27) Resposta: D

Comentário

São tecidos vegetais responsáveis pela sustentação o colênquima, com células vivas, e o esclerênqui-ma, formado por células mortas. Já o tecido responsável pelo preenchimento é o parênquima. A epi-derme é um tecido de revestimento assim como o súber.

28) Resposta: A

Comentário

O transporte da seiva bruta ocorre nos elementos traqueais do xilema, ou vaso lenhoso da raiz, para o pólo fotossintetizador.

29) Resposta: C

Comentário a) Incorreto. O grão de pólen não forma os falsos frutos. b) Incorreto. As pétalas e as sépalas compõem o verticilo de proteção ou perianto e não as partes fér-

teis da vegetal. c) Correto. d) Incorreto. O óvulo não é fertilizado no saco polínico, e sim no saco embrionário, que corresponde

ao gametófito feminino das angiospermas. e) Incorreto. A antera não faz parte do gineceu (aparelho reprodutor feminino), e sim do androceu (a-

parelho reprodutor masculino).