Vestibular para o 2º Semestre de 2018 PROVA B · que produzem o muco, um material complexo...

14
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA Vestibular para o 2º Semestre de 2018 PROVA B LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES 1. A Prova Objetiva contém 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha com 4 (quatro) alternativas de respostas para cada questão, sendo apenas 1(uma) alternativa correta. Ao receber o Caderno de Provas, o candidato deverá conferi-lo e, caso esteja incompleto ou apresente defeito, deverá solicitar ao fiscal de sala que o substitua, não cabendo reclamações posteriores nesse sentido. 2. Será proibida, durante a realização das provas, qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos ou entre estes e pessoas estranhas, oralmente ou por escrito, assim como não será permitido o uso de livros, códigos, manuais, impressos, anotações ou quaisquer outros meios. Quaisquer aparelhos eletrônicos, como telefone celular, smartphones, tablets, relógios (ainda que analógicos), enquanto na sala de prova, deverão permanecer desligados, tendo sua bateria retirada guardados em embalagem não reutilizável fornecida pelo fiscal de sala. Caso tais aparelhos emitam qualquer som, o fato será registrado na Ata de Ocorrências de Sala e o candidato será eliminado do certame. 3. Período de Sigilo – não será permitido ao candidato se ausentar em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 horas e 45 minutos do início das provas. 4. O candidato NÃO PODERÁ levar o seu Caderno de Questões da Prova e / ou rascunhos e / ou anotações. 5. As instruções constantes no Caderno de Questões e na Folha de Respostas da Prova Objetiva, bem como as orientações e instruções expedidas pela Fundep durante a realização das provas, complementam o Edital e deverão ser rigorosamente observadas e seguidas pelo candidato, sob pena de eliminação em caso de descumprimento. 6. ATENÇÃO: transcreva no espaço apropriado da Folha de Respostas, com sua caligrafia usual, mantendo as letras maiúsculas e minúsculas, desconsiderando aspas e autoria, a seguinte frase: “Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.” Pitágoras 7. Ao receber a Folha de Respostas: • confira seu nome e o número de inscrição; • assine, A TINTA, no espaço próprio indicado. ATENÇÃO: FOLHA DE RESPOSTAS SEM ASSINATURA NÃO TEM VALIDADE. 8. Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas: • use apenas caneta esferográfica azul ou preta; preencha, sem forçar o papel, toda a área reservada à letra correspondente à resposta solicitada em cada questão; assinale somente uma alternativa em cada questão. Sua resposta NÃO será computada se houver marcação de mais de uma alternativa; questões não assinaladas ou rasuras. NÃO DEIXE NENHUMA QUESTÃO SEM RESPOSTA. A Folha de Respostas da PROVA OBJETIVA não deve ser dobrada, amassada ou rasurada. Os gabaritos e as questões da Prova Objetiva serão divulgados no endereço eletrônico <www.gestaodeconcursos.com.br> a partir do dia 18 de junho de 2018. DURAÇÃO MÁXIMA DA PROVA: 3 (TRÊS) HORAS

Transcript of Vestibular para o 2º Semestre de 2018 PROVA B · que produzem o muco, um material complexo...

Page 1: Vestibular para o 2º Semestre de 2018 PROVA B · que produzem o muco, um material complexo constituído ... retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense. B) peroxissomos

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA

Vestibular para o 2º Semestre de 2018PROVA B

LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES

1. A Prova Objetiva contém 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha com 4 (quatro) alternativas de respostas para cada questão, sendo apenas 1(uma) alternativa correta. Ao receber o Caderno de Provas, o candidato deverá conferi-lo e, caso esteja incompleto ou apresente defeito, deverá solicitar ao fiscal de sala que o substitua, não cabendo reclamações posteriores nesse sentido.

2. Será proibida, durante a realização das provas, qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos ou entre estes e pessoas estranhas, oralmente ou por escrito, assim como não será permitido o uso de livros, códigos, manuais, impressos, anotações ou quaisquer outros meios. Quaisquer aparelhos eletrônicos, como telefone celular, smartphones, tablets, relógios (ainda que analógicos), enquanto na sala de prova, deverão permanecer desligados, tendo sua bateria retirada guardados em embalagem não reutilizável fornecida pelo fiscal de sala. Caso tais aparelhos emitam qualquer som, o fato será registrado na Ata de Ocorrências de Sala e o candidato será eliminado do certame.

3. Período de Sigilo – não será permitido ao candidato se ausentar em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 horas e 45 minutos do início das provas.

4. O candidato NÃO PODERÁ levar o seu Caderno de Questões da Prova e / ou rascunhos e / ou anotações.

5. As instruções constantes no Caderno de Questões e na Folha de Respostas da Prova Objetiva, bem como as orientações e instruções expedidas pela Fundep durante a realização das provas, complementam o Edital e deverão ser rigorosamente observadas e seguidas pelo candidato, sob pena de eliminação em caso de descumprimento.

6. ATENÇÃO: transcreva no espaço apropriado da Folha de Respostas, com sua caligrafia usual, mantendo as letras maiúsculas e minúsculas, desconsiderando aspas e autoria, a seguinte frase:“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.” Pitágoras

7. Ao receber a Folha de Respostas:• confira seu nome e o número de inscrição;• assine, A TINTA, no espaço próprio indicado.

ATENÇÃO: FOLHA DE RESPOSTAS SEM ASSINATURA NÃO TEM VALIDADE.8. Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas:

• use apenas caneta esferográfica azul ou preta;

• preencha, sem forçar o papel, toda a área reservada à letra correspondente à resposta solicitada em cada questão;

• assinale somente uma alternativa em cada questão.

Sua resposta NÃO será computada se houver marcação de mais de uma alternativa; questões não assinaladas ou rasuras.

NÃO DEIXE NENHUMA QUESTÃO SEM RESPOSTA.A Folha de Respostas da PROVA OBJETIVA não deve ser dobrada, amassada ou rasurada.

Os gabaritos e as questões da Prova Objetiva serão divulgados no endereço eletrônico <www.gestaodeconcursos.com.br> a partir do dia 18 de junho de 2018.

DURAÇÃO MÁXIMA DA PROVA: 3 (TRÊS) HORAS

Page 2: Vestibular para o 2º Semestre de 2018 PROVA B · que produzem o muco, um material complexo constituído ... retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense. B) peroxissomos
Page 3: Vestibular para o 2º Semestre de 2018 PROVA B · que produzem o muco, um material complexo constituído ... retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense. B) peroxissomos

3

BIOLOGIA

INSTRUÇÃO: Analise a imagem a seguir de um equipamento laboratorial, utilizado em escolas de Ensino Médio, em aulas de Biologia, para a observação de estruturas que requerem grande magnificação visual e responda às questões de 1 a 3.

Disponível em: <https://www.nikoninstruments.com/ pr_BR/Produtos>. Acesso em: 10 maio 2018.

QUESTÃO 1

Nesse equipamento, ao se analisar uma célula vegetal, com devida preparação e coloração, é factível de se observar as seguintes estruturas celulares, exceto:

A) Grãos de amido.

B) Membrana celular.

C) Cloroplastos.

D) Parede celular.

QUESTÃO 2

O equipamento apresentado nessa imagem é o microscópio

A) óptico.

B) estereoscópico.

C) monocular.

D) eletrônico.

QUESTÃO 3

Assinale a alternativa que apresenta um material que pode ser analisado, em nível histológico, nesse equipamento.

A) Fio de cabelo para observação de fibras de queratina.

B) Dedo de uma pessoa para análises das digitais.

C) Saliva para análise de material genético.

D) Folha de capim para observação de estômatos.

QUESTÃO 4

A mucosa traqueal possui células ciliadas e caliciformes que produzem o muco, um material complexo constituído especialmente de glicoproteínas.

Nessas células, serão especialmente ativas as organelas celulares

A) retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense.

B) peroxissomos e vacúolos digestivos.

C) lisossomos e retículo endoplasmático liso.

D) vacúolos digestivos e complexo golgiense.

QUESTÃO 5

Além das clorofilas, os seres fotossintetizantes podem apresentar pigmentos acessórios, de cores que variam entre tonalidades de amarelo a vermelho.

Assinale a alternativa que apresenta um desses pigmentos.

A) Fotoquinase.

B) Beta caroteno.

C) NADP.

D) Amiloplasto.

QUESTÃO 6

Observe a equação simplificada de um processo de metabolismo energético a seguir.

ATP + H2O ⇋ ADP + Pi + energia

Essa equação representa uma reação de

A) síntese.

B) fotofosforilação.

C) hidrólise.

D) fosforilação.

QUESTÃO 7

Com a agricultura e a domesticação dos animais, o homem criou variedades, raças e, até, espécies de animais e plantas por meio de seleção artificial, intencional ou acidental.

São exemplos de seres criados por esse tipo de seleção, exceto:

A) Frango de granja com crescimento rápido.

B) Mulas e burros para uso como animais de carga.

C) Pastor alemão para uso em defesa e vigia.

D) Banana caturra para consumo in natura.

Page 4: Vestibular para o 2º Semestre de 2018 PROVA B · que produzem o muco, um material complexo constituído ... retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense. B) peroxissomos

4

QUESTÃO 8

Leia o caso a seguir.

Em um restaurante, um jovem fez um pedido de salada que continha alface, rúcula, ervilha, champignon, milho, queijo, iogurte natural e peito de peru desfiado.

Considerando a biodiversidade presente na salada, assinale a alternativa correta.

A) Há, nesse prato, apenas um ingrediente oriundo de seres heterotróficos.

B) Dos ingredientes da salada, todos apresentam células eucariotas com parede celular.

C) Dos cinco principais reinos de seres vivos, apenas um não está representado.

D) Não existem, na salada, células com dois tipos de organelas com DNA próprio.

QUESTÃO 9

As proteínas são o tipo de composto orgânico mais importante dos seres vivos. Sua síntese e degradação no ecossistema estão intimamente relacionadas aos ciclos biogeoquímicos.

São ciclos envolvidos nessa síntese e degradação no ecossistema, exceto:

A) Ciclo da água.

B) Ciclo do carbono.

C) Ciclo do nitrogênio.

D) Ciclo do enxofre.

QUESTÃO 10

Além do transporte de íons e pequenas moléculas pela membrana celular, as células eucariotas são capazes de transferir para seu meio interno, em bloco, grandes quantidades de macromoléculas, partículas e, até, bactérias. Em geral, esse tipo de transporte é acompanhado por alterações morfológicas da membrana.

Com relação a esse englobamento de partículas, assinale a alternativa que apresenta uma alteração morfológica da membrana.

A) Formação de cílios e flagelos em protozoários.

B) Aparecimento das vesículas do complexo golgiense.

C) Aparecimento de vacúolos contráteis.

D) Formação de pseudópodes nas amebas.

QUESTÃO 11

Em árvores de regiões temperadas no Hemisfério Norte, é comum se estimar a idade dessas árvores pelo número de anéis presentes em cortes de troncos, como na figura a seguir.

Disponível em: <http://tehnologie.urmatorulpas.com>. Acesso em: 14 maio 2018.

São tecidos vegetais envolvidos no aparecimento desses anéis, exceto:

A) Xilema.

B) Floema.

C) Periderme.

D) Câmbio.

QUESTÃO 12

O sistema de transporte de sódio e potássio expulsa íons Na+ da célula enquanto força a entrada de íons K+ para o meio intracelular. Esses processos são simultâneos, e o sistema é conhecido como bomba de sódio e potássio.Sobre esse sistema, assinale a alternativa correta.

A) Tanto os íons potássio quanto os íons sódio são apolares e atravessam a membrana plasmática por meio da camada de fosfolipídios; sendo que essa passagem se faz sempre a favor de um gradiente de concentração.

B) O transporte do íon sódio se faz sempre a favor de um gradiente de concentração, e o de potássio se faz contra um gradiente de concentração, sendo um modelo misto de transporte ativo e passivo.

C) Esse mecanismo é fundamental para processos celulares, como transmissão do impulso nervoso nas células animais e abertura dos estômatos nas células do reino vegetal.

D) Nas hemácias, a presença do íon potássio no citoplasma é fundamental, mesmo que em concentrações mais altas do que no meio externo; assim, a célula usa esse mecanismo para obter mais potássio.

Page 5: Vestibular para o 2º Semestre de 2018 PROVA B · que produzem o muco, um material complexo constituído ... retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense. B) peroxissomos

5

QUESTÃO 13

A salga de peixes, como o bacalhau, é um processo milenar e, antes do uso do gelo e congelamento, era o processo mais eficiente para conservação de pescado por longos períodos.Qual é a explicação da conservação pela salga?

A) Os íons cloro provocam a alteração do pH do meio extracelular, alterando a constituição da carne dos peixes.

B) O sal penetra nas células da musculatura dos peixes interrompendo a degradação das fibras de actina e miosina.

C) O sal retira a água dos tecidos e dos microrganismos decompositores promovendo a morte destes últimos.

D) O cloreto de sódio tem ação antibiótica ao interromper o processo de reprodução das bactérias e fungos.

QUESTÃO 14

Nos peixes, a hematose ocorre pela superfície respiratória das brânquias. Esses órgãos, além da função de troca de gases, também participam de outro processo fisiológico importante.Qual é esse processo fisiológico?

A) Hormonal.

B) Excreção.

C) Imunológico.

D) Circulação.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder às questões de 15 a 18.

Pão integral x pão branco

Qual a principal diferença entre esses pães? O pão integral difere do branco no tipo de farinha utilizada para sua fabricação. O pão integral, atualmente comercializado, contém farinhas integrais que apresentam pedaços de grãos. Isto faz com que essas farinhas tenham um teor de vitaminas e minerais mais elevados, já que esses nutrientes se encontram no farelo e no gérmen do trigo, partes que são retiradas durante a moagem da farinha branca.

Qual é mais nutritivo? Como já dito, ambos apresentam vitaminas e outros compostos importantes para a dieta humana. Pode-se listar o amido, que funciona como “combustível” para o organismo. A vitamina B1, vitamina B2, vitamina E também são ricos em magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro. Encontra-se essas substâncias nos dois pães, entretanto, no pão integral as quantidades são mais significativas.

Um engorda menos que o outro?Em geral, o pão integral possui mais carboidratos. Ainda assim, há uma pequena diferença no valor energético, uma fatia de 100 gramas do pão branco tem aproximadamente 40 calorias a mais (230 integral x 270 branco). Caso você esteja de olho na balança, alguns fatores podem fazer você decidir comer pão integral: normalmente é mais consistente, implicando em maior esforço de mastigação, durante mais tempo, o que o torna mais saciante e leva a uma menor ingestão de alimentos, [...] nos permite passar mais tempo sem fome, além de contribuir para uma menor biodisponibilidade dos açúcares e gorduras consumidos simultaneamente, promovendo um menor ganho energético. Por conter grande quantidade de fibras, principalmente celulose, tem um importante efeito na regulação do trânsito intestinal.

Existe alguma contraindicação para o consumo de algum desses pães?O pão integral não é muito recomendado para crianças. Se ingerido em demasia, devido ao seu elevado teor de fibras, pode perturbar a absorção de cálcio presente em outros alimentos como, por exemplo, o leite.

Disponível em: <http://www.ufrgs.br/alimentus1/pao/curiosidades/integral_x_branco.htm>.

Acesso em: 15 maio 2018 (Adaptação).

QUESTÃO 15

Além de mastigação prolongada, a ingestão de fibras do pão integral reduz a sensação de fome e a absorção de carboidratos e lipídeos. Por isso, são muito utilizados em dietas para perda de peso.

Assinale a alternativa que apresenta o mecanismo fisiológico que ajuda a explicar essas reduções.

A) As fibras não digeríveis formam uma camada de gel no trato digestório, tanto no estômago quanto no intestino.

B) As vitaminas presentes no pão integral atuam junto às vilosidades intestinais, ativando a absorção de proteínas e sais minerais.

C) Quanto mais tempo mastigando, maior a produção de saliva, que, ao ser ingerida, ocupa espaço no lúmen do tubo digestivo.

D) Os sais minerais constituintes do pão integral promovem a maior absorção da água, aliviando a sensação de fome.

QUESTÃO 16

Considerando as características do pão integral, não deveria ingeri-lo um portador de

A) hipertensão.

B) doença celíaca.

C) Diabetes insipidus.

D) obesidade mórbida.

Page 6: Vestibular para o 2º Semestre de 2018 PROVA B · que produzem o muco, um material complexo constituído ... retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense. B) peroxissomos

6

QUESTÃO 17

Considerando as informações desse texto, o consumo do pão integral não é recomendado para

A) pessoas que apresentam constipação.

B) indivíduos que desejam retardar o envelhecimento celular precoce.

C) lactentes durante as primeiras fases do desenvolvimento.

D) pessoas com altas taxas de triglicérides em seus exames.

QUESTÃO 18

Considerando as informações desse texto sobre a composição dos pães, esses alimentos não são uma boa fonte de

A) cofatores enzimáticos.

B) monossacarídeos.

C) coenzimas.

D) aminoácidos.

QUESTÃO 19

Observe a seguir o esquema do ciclo reprodutivo do HIV.

Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/especial/1357_biologia_aids/page2.shtml>.

Acesso em: 15 maio 2018.

A infecção desses vírus aos linfócitos T do tipo CD4 depende de seu acoplamento à membrana celular e domínio do maquinário de síntese de material genético.

Para tanto, o vírus se utiliza dos seguintes tipos de enzimas, exceto:

A) Integrases.B) Transcriptases.C) Proteases.D) Lípases.

QUESTÃO 20

Um casal, após ter o primeiro bebê, tenta, sem sucesso, ter um segundo filho. Depois de três abortos espontâneos, buscaram ajuda médica e, após exames, o diagnóstico foi que o tipo sanguíneo dos pais e dos bebês que não sobreviveram é a causa dos abortos.

Com base nesse relato, os genótipos prováveis do pai, da mãe e do primeiro filho são

A) pai A positivo, mãe O positivo, filho A negativo.

B) pai AB negativo, mãe O negativo, filho B negativo.

C) pai A positivo, mãe O negativo, filho A positivo.

D) pai AB negativo, mãe O positivo, filho B positivo.

QUESTÃO 21

Uma população humana com um total de 6.000 indivíduos foi analisada para os grupos sanguíneos do sistema MN, que apresenta codominância com os genótipos MM (sangue tipo M), MN (sangue tipo M) e NN (sangue tipo N). O resultado da amostragem mostrou 1.800 indivíduos com sangue M, 3.000 indivíduos MN e 1.200 indivíduos com NN.

Nessa população, a frequência gênica dos alelos M e N é

A) 0,25 e 0,75.

B) 0,55 e 0,45.

C) 0,50 e 0,50.

D) 0,30 e 0,70.

QUESTÃO 22

Considere a tabela de código genético universal a seguir.

Uma sequência gênica TAC AGT GGT ACT é traduzida nos aminoácidos metionina–serina–prolina.

Uma mutação de guanina para citosina no segundo códon produzirá qual sequência peptídica?

A) metionina–tirosina–prolina.

B) metionina–prolina.

C) metionina–serina–prolina.

D) metionina.

Page 7: Vestibular para o 2º Semestre de 2018 PROVA B · que produzem o muco, um material complexo constituído ... retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense. B) peroxissomos

7

QUESTÃO 23

A utilização de marcadores moleculares em Biologia Molecular auxilia desde estudos médicos a estudos avançados em ecologia, evolução e produção animal e vegetal.

Os marcadores moleculares de DNA são

A) unidades ribossômicas não expressas distribuídas no genoma de eucariotos e procariotos.

B) unidades peptídicas de baixo peso molecular presentes em células de eucariotos e procariotos.

C) sequências gênicas com expressão gênica monomórficas presentes nas células de procariotos, somente.

D) sequências gênicas, expressas ou não, polimórficas, distribuídas do genoma de eucariotos.

QUESTÃO 24

Os pesquisadores e conservacionistas demonstram grande preocupação com a taxa e a velocidade do desparecimento das espécies. Essa taxa está intimamente relacionada às ações antrópicas que alteram os ambientes naturais.

Assinale a alternativa que apresenta a explicação para esses desaparecimentos com base nas forças evolutivas.

A) A redução da taxa de especiação pela fragmentação dos ambientes tem levado ao desaparecimento das espécies autóctones.

B) Como as alterações ambientais são muito rápidas, a pressão seletiva sobre as populações é grande e não há variabilidade genética para adaptação ao novo ambiente.

C) As mudanças ambientais alteram a composição do ar, da água e do solo; isto tem provocado mutações nas espécies.

D) O aumento da geração de resíduos domésticos e industriais que alteram o ambiente tem levado à redução das taxas reprodutivas de todas as espécies.

QUESTÃO 25

Observe a imagem do vegetal a seguir.

Disponível em: <https://www.mubo.com.br/gravura-samambaia-nativa-409/p>. Acesso em: 15 maio 2018.

Com relação ao ciclo reprodutivo desse vegetal, essa imagem representa

A) apenas a fase assexuada, por apresentar esporos diploides nas folhas.

B) as fases sexuada e assexuada, por apresentar estruturas haploides.

C) apenas a fase sexuada, já que apresenta uma estrutura diploide.

D) somente a fase assexuada, por apresentar uma estrutura haploide.

QUÍMICA

QUESTÃO 26

Em um estudo de reações químicas de compostos inorgânicos, um técnico fez os seguintes procedimentos experimentais com uma amostra X:

• aqueceu a amostra na mufla por 800 ºC durante uma hora;

• após resfriamento do resíduo, adicionou água e, em seguida, algumas gotas de solução alcoólica de fenolftaleína.

Ao observar que a solução do resíduo apresentou uma coloração rosa, o técnico concluiu que a amostra X é do composto

A) Pb(NO3)2.

B) Cu(OH)2.

C) CaCO3.

D) NaCl.

QUESTÃO 27

Um químico preparou uma solução de um ácido X, fazendo dez diluições a partir de uma solução de estoque concentrada. A solução-estoque tinha especificações no rótulo de densidade igual a 1,5 g/mL e porcentagem em massa igual a 60%.Sabendo que a solução preparada pelo químico tinha a concentração de aproximados 1,42 mol/L, o reagente X utilizado no preparo foi o ácido

A) nítrico.

B) clorídrico.

C) fosfórico.

D) bromídrico.

Page 8: Vestibular para o 2º Semestre de 2018 PROVA B · que produzem o muco, um material complexo constituído ... retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense. B) peroxissomos

8

QUESTÃO 28

A vancomicina é um antibiótico utilizado no tratamento das infecções bacterianas em casos graves, como infecções nos ossos, pulmões e coração. A figura a seguir mostra a estrutura química da vancomicina.

Sobre a estrutura da vancomicina, é incorreto afirmar que ela possui

A) uma amina secundária.

B) ciclos alifáticos.

C) a mesma quantidade de grupos álcool e éter.

D) a mesma quantidade de grupos amida e éter.

QUESTÃO 29

Sabe-se que certa molécula orgânica X é um álcool primário que contém cinco carbonos, sendo um deles terciário, e possuindo, ainda, uma ligação do tipo σ sp2 / sp2.

A partir dessas informações, essa possível molécula X pode ser representada pela estrutura

A)

B)

C)

D)

QUESTÃO 30

A obtenção da cetona e do carbonato de cálcio pode ser feita pela decomposição térmica do etanoato de cálcio. Considere, hipoteticamente, que 100 g do etanoato de cálcio foram queimados e produziu-se cetona com um rendimento de 80%.

Nessas condições, é correto afirmar que a massa, em gramas, mais próxima de cetona produzida é igual a

A) 29.B) 59.C) 47.D) 37.

QUESTÃO 31

Uma solução-tampão foi preparada por uma estudante que utilizou uma solução de ácido fraco com uma solução de seu sal, que, no equilíbrio, é definida como sua base conjugada. Ao ser arguida pelo professor sobre o porquê dessas escolhas, a estudante fez as seguintes afirmativas:

I. Quando se mistura X mols do ácido fraco com Y mols de sua base conjugada, a quantidade de matéria do ácido permanecerá, no equilíbrio, próximo de X, e a quantidade de matéria da base conjugada, próximo de Y.

II. Uma mistura de ácido fraco e seu sal agem como um tampão em pH menor que sete, e, para que o valor preciso do pH seja compreendido, tem-se que ter como ferramenta matemática o valor numérico da constante de equilíbrio.

III. Os tampões precisam ser geralmente preparados com valores bem diferentes de ácido e base conjugada para se manter o pH controlado e abaixo de sete.

Estão corretas as afirmativas:

A) I, II e III.

B) I e II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

QUESTÃO 32

Algumas espécies iônicas são diatômicas, isto é, são formadas por dois átomos ligados; outros íons, chamados poliatômicos, são formados por três ou mais átomos ligados.

Sobre os íons CN– e NH4+, assinale a afirmativa correta.

A) O CN– tem a mesma quantidade de elétrons totais que os elétrons de valência do NH4

+.

B) O CN– tem mesma quantidade de elétrons de valência que elétrons totais do íon NH4

+.

C) O íon CN– tem mesma quantidade de prótons que o íon NH4

+.

D) O íon CN– tem a mesma quantidade de elétrons totais que o íon NH4

+.

Page 9: Vestibular para o 2º Semestre de 2018 PROVA B · que produzem o muco, um material complexo constituído ... retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense. B) peroxissomos

9

QUESTÃO 33

A tabela periódica pode ser usada na previsão de um grande número de propriedades, muitas das quais são cruciais para a compreensão das características químicas dos compostos. A formação de uma ligação química está relacionada com a energia de ionização.

Um químico fez um estudo considerando a primeira, a segunda e a terceira energia de ionização de vários elementos químicos. O quadro a seguir, construído com base nos dados desse estudo, mostra a segunda e a terceira energia de ionização de três elementos.

Segunda Ei (kJ/mol) Terceira Ei (kJ/mol)I 4.562 6.912II 1.577 3.231III 1.451 7.733

Com base nesse quadro e considerando que foram estudados os elementos Na, Mg e Si, é correto afirmar que os elementos do quadro são, respectivamente,

A) I. Mg / II. Si / III. Na.

B) I. Si / II. Mg / III. Na.

C) I. Mg / II. Na / III. Si.

D) I. Na / II. Si / III. Mg

QUESTÃO 34

Muitos processos usados para reduzir minerais metálicos ou metais refinados são baseados na eletrólise. Coletivamente, esses processos são chamados eletrometalurgia. Os procedimentos eletrolúrgicos podem ser muito diferenciados de acordo com o fato de se envolver eletrólise de sal fundido ou de solução aquosa.

Na eletrólise aquosa do cloreto de sódio,

A) o hidrogênio sofre oxidação.

B) o sódio metálico é obtido no eletrodo do catodo.

C) o processo permite obter uma solução com pH neutro.

D) o gás cloro é produzido no eletrodo do anodo.

QUESTÃO 35

Um químico ambiental deseja preparar uma amostra padrão que contém benzeno (C6H6) em água. O benzeno puro tem densidade de 0,8 g/mL à certa temperatura. Sob a mesma temperatura, a solubilidade do benzeno em água é de 1,8 g/L.

Nessas condições, se uma solução aquosa de benzeno completamente estável for 10 vezes diluída em água, qual é a concentração aproximada de benzeno em mol/L?

A) 18 x 10–3.

B) 2,3 x 10–3.

C) 23 x 10–3.

D) 1,8 x 10–3.

QUESTÃO 36

A figura a seguir mostra o perfil de energia para a transformação da isonitrila de metila (CH3NC) em acetonitrila (CH3CN).

BROWN, T. L.; LEMAY JR., H. E.; BURDGE, J. R. Química: a ciência central. 9ª edição. Editora Pearson: São Paulo, 2005.

Sobre o processo reacional de transformação, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A variação de energia (∆E) para a transformação da isonitrila de metila em acetonitrila é um processo que tem efeito na velocidade da reação.

( ) A partir do átomo central, a geometria molecular da isonitrila de metila e da acetonitrila é linear.

( ) A partir da projeção do gráfico é perceptível que a reação inversa é mais lenta que a reação direta.

( ) O desenho da molécula no complexo ativado mostra que a perda de energia da molécula proporciona o giro do grupo NC para formar a acetonitrila.

Assinale a sequência correta.

A) V F F V

B) V V F F

C) F V V F

D) F F V V

QUESTÃO 37

Em um recipiente de 10 litros, 5 mols de CS2 (g) foram misturados com 5 mol de H2 (g). Após certo tempo de repouso, o sistema reacional entrou em equilíbrio quando se produziu 1 mol de CH4 (g).

Considerando que foi produzido também H2S (g) em quantidades estequiométricas apropriadas, qual é a constante de equilíbrio do sistema em termos de concentração?

A) 100.

B) 0,1.

C) 1,0.

D) 10.

Page 10: Vestibular para o 2º Semestre de 2018 PROVA B · que produzem o muco, um material complexo constituído ... retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense. B) peroxissomos

10

QUESTÃO 38

Um eletrodo-padrão de hidrogênio é utilizado em uma célula eletroquímica de um eletrodo hipotético X.

Dado o potencial do eletrodo X: E0 (X3+/X0) = –0,8 V.

Nessas condições, um estudante fez as seguintes considerações:

I. O eletrodo-padrão de hidrogênio atuará no eletrodo do catodo.

II. A soma dos menores números inteiros dos coeficientes estequiométricos da equação redox balanceada é igual a 13.

III. O eletrodo X sofrerá oxidação.

Estão corretas as considerações

A) I, II e III.B) I e II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

QUESTÃO 39

Uma amostra de água do mar contém diversos cátions e ânions dissolvidos. Para fazer uma análise qualitativa e quantitativa de dois íons da solução salobra, precipitados na forma de hidróxidos, um analista recebeu algumas informações prévias acerca dos hidróxidos dos elementos A e B registrados a certa temperatura.

Fórmula Constante do produto de solubilidade (Kps)

Cátion A (OH)x 10–12

Cátion B (OH)y 10–4

Dados: X e Y são as cargas dos cátions A e B, respectivamente.

A partir dessas informações, assinale a conclusão correta do analista.

A) A solubilidade do íon Ax+ será menor que do íon By+ porque o Kps do hidróxido B(OH)y é maior.

B) A previsão de quem precipitará primeiro dependerá do Kps e independe da fórmula do composto.

C) Se X for igual a Y, como o Kps de A(OH)x é muito menor que o de B(OH)y, deve-se prever que o íon Ax+ precipitará primeiro.

D) Se X for igual a 2 e Y, igual a 1, o hidróxido do cátion By+ precipitará primeiro.

QUESTÃO 40

As moléculas têm formas espaciais e tamanhos definidos pelos seus ângulos e pelas distâncias entre os núcleos de seus átomos constituintes. As disposições espaciais dos átomos e polaridade das ligações fornecem informações relevantes sobre algumas propriedades importantes dos materiais, como solubilidade e temperaturas de fusão e ebulição. Considere que três compostos moleculares hipotéticos são formados pelos átomos A e B, cujas ligações são polares. Suas fórmulas moleculares são AB2, AB3 e AB4.

As condições geométricas que devem ser satisfeitas para que as três moléculas (AB2, AB3 e AB4) sejam apolares são, respectivamente,

A) linear, piramidal e quadrático plano.

B) angular, trigonal plano e quadrático plano.

C) linear, trigonal plano e tetraédrico.

D) angular, piramidal e tetraédrico.

QUESTÃO 41

A solubilidade é um dos temas mais relevantes da área da Química, tanto pela sua importância intrínseca quanto pela variedade de fenômenos e propriedades químicas envolvidas no seu entendimento. Os processos de solubilização das substâncias estão relacionados com a interação entre a espécie que se deseja solubilizar, que é o soluto, e a espécie que a dissolve (solvente). Em um estudo prático de solubilidade, um estudante fez um desenho esquemático (apresentado a seguir), baseado nas propostas de Dalton, de como seria um composto X em interação com um solvente.

Com base nas informações apresentadas no desenho e considerando o modelo atômico proposto por Dalton, o processo representa a dissolução do(a)

A) amônia em água.

B) cloreto de sódio em água.

C) metanol em água.

D) HCl em metanol.

Page 11: Vestibular para o 2º Semestre de 2018 PROVA B · que produzem o muco, um material complexo constituído ... retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense. B) peroxissomos

11

QUESTÃO 42

O cálcio elementar é produzido pela eletrólise do cloreto de cálcio (CaCl2) fundido. Considere que uma célula eletrolítica tem um rendimento de 70%.

Se, em condições ideais, for aplicada uma corrente elétrica de 5,0 A durante dois dias ininterruptamente, qual é a massa aproximada de cálcio, em gramas, produzida nesse processo? Dado: Constante de Faraday (F) = 96.500C

A) 125.B) 360.C) 250.D) 180.

QUESTÃO 43

A estrutura química a seguir é da gasolina, um hidrocarboneto de cadeia saturada e ramificada.

A adição de etanol (CH3CH2OH) na gasolina (C8H18), além de aumentar o índice de octanagem, viabilizando a resistência do motor, contribui ambientalmente, liberando menos monóxido de carbono para a atmosfera. Sabe-se que a porcentagem de etanol na gasolina pode variar conforme a demanda ou o mercado econômico. O quadro a seguir mostra alguns valores arredondados das entalpias médias de ligação.

Ligações Entalpia média de ligação (kJ/mol)C – C 350C – H 410C – O 360C = O 800O = O 500O – H 460

Sabe-se que a densidade do álcool e da gasolina são 0,8 g/mL e 0,7 g/mL, respectivamente, e o que percentual de álcool na gasolina é de 25% em volume.

Nessas condições, considerando que o litro da gasolina custa 4 reais, em condições ideais, qual é a energia máxima aproximada produzida quando um veículo queima gasolina comercial equivalente a um consumo de 80 reais?

A) 760.000 kJ.B) 250.000 kJ.C) 350.000 kJ.D) 560.000 kJ

QUESTÃO 44

A Química dos Materiais criou os polímeros grandes, que são exemplos da evolução tecnológica e da aplicação dos conhecimentos da Química Orgânica. A síntese de polímeros pode ser feita por meio de processos industriais adequadamente controlados, de modo a fornecer materiais cujas moléculas só apresentem pequena variação de tamanho. As propriedades físicas dos polímeros, como solubilidade e temperaturas de fusão e ebulição, estão relacionadas com suas estruturas químicas.

Considerando as estruturas dos compostos poliméricos, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o polímero às suas respectivas interações intermoleculares predominantes.

COLUNA I1. Polietileno2. Poliacetato de vinila3. Poliacrilato de sódio4. Poliamida

COLUNA II( ) Interações do tipo ligação de hidrogênio.( ) Interações do tipo dipolo-dipolo.( ) Interações do tipo dipolo induzido-dipolo induzido.( ) Interações do tipo íon-dipolo.

Assinale a sequência correta.

A) 4 1 3 2B) 4 2 1 3C) 2 3 1 4D) 1 2 4 3

QUESTÃO 45

O barbitúrico é um composto molecular que tem dois grupos amida na sua constituição química. Eles têm sido empregados, de forma abusiva, visto que, quando utilizados por via endovenosa, ou oral, produzem sintomas semelhantes aos do álcool, ou seja, desinibição, comportamento violento, perda da coordenação motora e alteração da fala. O uso de doses maiores causa sedação e, inclusive, estados próximos do coma, overdose, depressão respiratória, colapso circulatório e morte.

Disponível em: <https://www.infoescola.com/medicina/barbituricos>. Acesso em: 15 maio 2018 (Adaptação).

Considere que os barbitúricos puros contêm, em um mol de molécula, porcentagens em massa de 62,3% de C, 4,8% de H e 12,1% de nitrogênio.

Com base nessas informações, a fórmula mínima do barbitúrico é

A) C6H12N2O3.

B) C6H6NO2.

C) C12H12N2O3.

D) C12H12N2.

Page 12: Vestibular para o 2º Semestre de 2018 PROVA B · que produzem o muco, um material complexo constituído ... retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense. B) peroxissomos

12

QUESTÃO 46

Uma das etapas da produção do ácido sulfúrico é a formação do trióxido de enxofre pela reação de SO2 com O2 na presença do catalisador óxido de vanádio (V). A equação química não balanceada a seguir descreve o processo.

SO2 (g) + O2 (g) ⇋ SO3 (g)

Considerando um sistema fechado em equilíbrio, são fatores que favorecem o deslocamento do equilíbrio no sentido de produzir trióxido de enxofre, exceto:

A) Remoção do gás trióxido de enxofre.

B) Adição do gás oxigênio.

C) Compressão da mistura.

D) Aumento da temperatura.

QUESTÃO 47

Os oxoácidos e oxoânions de fósforo estão entre os produtos químicos mais fabricados. A produção do fertilizante fosfato consome dois terços de todo ácido sulfúrico produzido nos Estados Unidos. As estruturas dos óxidos de fósforo baseiam-se na unidade tetraédrica PO4, que é semelhante à unidade estrutural dos óxidos do seu vizinho na tabela periódica, o silício. As nomenclaturas de alguns ácidos do mesmo elemento vêm antecedidas de prefixos atribuídos conforme o seu grau de hidratação. Um exemplo mais importante desse caso é o ácido fosfórico.

Sobre os ácidos fosfóricos, os compostos ortofosfórico, pirofosfórico e metafosfórico têm, respectivamente, as fórmulas

A) H3PO4, HPO3 e H4P2O7.

B) HPO3, H3PO4 e H4P2O7.

C) H3PO4, H4P2O7 e HPO3.

D) H4P2O7, HPO3 e H3PO4.

QUESTÃO 48

Os alcanos, sob condições adequadas de pressão e temperatura, podem produzir nitrocompostos. O nitrometano é um desses produtos, úteis do ponto de vista tecnológico como aditivo para combustíveis de automóveis e como combustíveis de aeromodelos.

Sobre as reações de produção de nitrocompostos a partir de um alcano, o substrato utilizado e o tipo de reação para esse processo são, respectivamente,

A) ácido nítrico e substituição nos alcanos.

B) nitrito e substituição no alcanos.

C) ácido nítrico e adição nos alcanos.

D) nitrito e adição nos alcanos.

QUESTÃO 49

Um assunto muito importante no campo da Química é o estudo dos compostos orgânicos halogenados. O interesse em saber como determinado haleto atua nos processos industriais passa pela estrutura química desses compostos. Os haletos são altamente reativos e, por isso, são empregados como matéria-prima no preparo de compostos orgânicos. A modificação tridimensional de um ou mais átomos em uma molécula pode alterar completamente o comportamento físico-químico desses compostos. A parte da Química Orgânica que trata da estrutura em três dimensões é chamada de estereoquímica.

Partindo do estudo da estereoquímica, sobre a molécula C4H7Cl, é correto afirmar que a estrutura opticamente ativa é o haleto

A) clorociclobutano.

B) 3-clorobut-1-eno.

C) 1-clorobut-2-eno.

D) 2-clorobut-2-eno.

QUESTÃO 50

Um técnico de laboratório recebeu um frasco de 100 mL de uma solução diluída de ácido clorídrico (HCl), cuja concentração era desconhecida. Na titulação dessa solução com hidróxido de sódio (NaOH) padronizado, após gotejar 20 mL da base, o pH da mistura aferido foi igual a 5. Em uma segunda aferição, ao gotejar mais 20 mL, o pH aferido na mistura foi igual a 6.

Com base nessas informações, é correto afirmar que a concentração da solução diluída do ácido clorídrico, em mol/L, é próxima de

A) 0,008.

B) 0,1.

C) 0,04.

D) 0,001.

Page 13: Vestibular para o 2º Semestre de 2018 PROVA B · que produzem o muco, um material complexo constituído ... retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense. B) peroxissomos

FOLHA DE RESPOSTAS(VERSÃO DO CANDIDATO)

PROVA TIPO B

AO TRANSFERIR ESSAS MARCAÇÕES PARA FOLHA DE RESPOSTAS, OBSERVE AS INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS DADAS NA CAPA DA PROVA.

USE CANETA ESFEROGRÁFICA AZUL OU PRETA.

Page 14: Vestibular para o 2º Semestre de 2018 PROVA B · que produzem o muco, um material complexo constituído ... retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense. B) peroxissomos

ATEN

ÇÃ

O:

AG

UA

RD

E A

UTO

RIZ

ÃO

PAR

A VI

RA

R O

CA

DER

NO

DE

PRO

VA.