VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural - ABECE | Associação … · 2008-06-20 · INFORMATIVO...

16
INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL Abertas as inscrições para o VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural 13 Projeto é indicado para congresso na China Ano 12 Nº 67 maio/ jun 2008 5a7 Acontece nas Regionais 4 NBR 6118 como norma internacional F oi lançada no dia 5 de maio de 2008, em coletiva de imprensa realizada no Hotel Emiliano, em São Paulo (SP), a sexta edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural. Diversos veículos de comunicação com- pareceram à solenidade de lançamen- to que contou com a presença do pre- sidente da ABECE, eng. José Roberto Braguim, do diretor de marketing de construção civil do Grupo Gerdau, Renato Bernardes, e do eng. Flávio Correia D´Alambert, vencedor da cate- goria obras de pequeno porte, em 2007, com a cobertura do estádio olímpico João Havelange no Rio de Janeiro (RJ). O presidente da ABECE enfatizou a importância do evento para o setor, uma vez que seu grande objetivo é a valorização da engenharia estrutu- ral. “A expectativa é que, neste ano, atinjamos o número de 150 partici- pantes, anunciou. O Prêmio Talento Engenharia Estrutu- ral é uma iniciativa da ABECE em par- ceria com o Grupo Gerdau com apoio da Revista Téchne (Editora Pini), CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). As inscrições para a sexta edição vão até o dia 31 de julho e podem ser feitas por intermédio do site www.premiotalento.com.br. Outras informações estão na página 14. ABECE 67.indd 1 ABECE 67 indd 1 05.06.08 10:08:00 05 06 08 10:08:00

Transcript of VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural - ABECE | Associação … · 2008-06-20 · INFORMATIVO...

Page 1: VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural - ABECE | Associação … · 2008-06-20 · INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL ... (Editora Pini),

INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL

Abertas as inscrições para oVI Prêmio Talento Engenharia Estrutural

13 Projeto éindicado para congresso na China

Ano 12 Nº 67 maio/ jun 2008

5a7 Acontecenas Regionais4 NBR 6118

comonormainternacional

Foi lançada no dia 5 de maio de2008, em coletiva de imprensa

realizada no Hotel Emiliano, em SãoPaulo (SP), a sexta edição do PrêmioTalento Engenharia Estrutural.

Diversos veículos de comunicação com-pareceram à solenidade de lançamen-to que contou com a presença do pre-sidente da ABECE, eng. José RobertoBraguim, do diretor de marketing deconstrução civil do Grupo Gerdau,Renato Bernardes, e do eng. FlávioCorreia D´Alambert, vencedor da cate-goria obras de pequeno porte, em 2007,com a cobertura do estádio olímpicoJoão Havelange no Rio de Janeiro (RJ).

O presidente da ABECE enfatizou aimportância do evento para o setor,

uma vez que seu grande objetivo éa valorização da engenharia estrutu-ral. “A expectativa é que, neste ano,atinjamos o número de 150 partici-pantes”, anunciou.

O Prêmio Talento Engenharia Estrutu-ral é uma iniciativa da ABECE em par-ceria com o Grupo Gerdau com apoioda Revista Téchne (Editora Pini),CBIC (Câmara Brasileira da Indústriada Construção) e Confea (ConselhoFederal de Engenharia, Arquitetura eAgronomia).

As inscrições para a sexta ediçãovão até o dia 31 de julho e podemser feitas por intermédio do sitewww.premiotalento.com.br. Outrasinformações estão na página 14.

ABECE 67.indd 1ABECE 67 indd 1 05.06.08 10:08:0005 06 08 10:08:00

Page 2: VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural - ABECE | Associação … · 2008-06-20 · INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL ... (Editora Pini),

2 ABECE INFORMA Ano 12 Nº 67

Há situações na vida de cada um em que o pró-prio andamento dos fatos mostra rotas alter-

nativas. São como caminhos bifurcados, nos quais o indivíduo é obrigado a escolher o que quer para o seu futuro. Quando opta com maturidade, as novas difi culdades são superadas, uma vez que as soluções vão se despontando quase que sozinhas.

Por mais que se queira fazer um paralelo, esse tipo de questão dentro de uma entidade como a ABECE não depende apenas da maturidade e vontade dos seus dirigentes, pois são muitos os fatores intervenien-tes no sucesso ou fracasso numa eventual mudança de rumo.

Desde a sua fundação, as diretorias que se sucederam na ABECE, sem exceção, puderam contar efetivamente com poucas pessoas que, de fato, tinham um com-promisso profi ssional em relação às demandas da entidade. Demanda essa que se tornou crescente em função da seriedade com que passou a representar no meio técnico. Com isso, muitos dos planos fi caram naturalmente pelo caminho; contudo, pode-se afi rmar, sem medo de errar, que foi feito todo o possível para o desenvolvimento bem fundamentado da nossa associação.

Muita água rolada sob a ponte, aparentemente, até onde possível, os contratan-tes começam a perceber o valor do projeto estrutural enquanto fator de ganho na competitividade dos seus produtos. Com o crescimento econômico se mostrando o mais sustentável das últimas décadas, proporcionando até a abertura de capital de construtoras, a sensação de que o projeto está passando por um período de valorização é cada vez maior. Ou seja: mudou o cenário e ele não se alterou sozi-nho. Nós fomos também agentes dessa mudança.

Será então que a simples alteração de cenário não sinaliza a necessidadede uma mudança de rumo na ABECE? Será que uma economia mais fortalecida,a forte demanda, o mercado internacional à vista e outros fatores não exigem uma engenharia mais organizada? Mas que tipo de ordem?

• Aperfeiçoamento de todas as ações já debatidas, desenvolvidas e realizadas até o momento;• Normalização e atualização de normalização dotada de um mínimo de planejamento;• Facilitação da relação entre as demandas tecnológicas do mercado e os respectivos centros de pesquisas com potencial para o seu desenvolvimento científi co e tecnológico;• Distribuição do conhecimento científi co e tecnológico gerado no Brasil e no exterior diretamente para os escritórios dos associados;• Captação de recursos fi nanceiros no mercado para subsidiar o desenvolvi mento tecnológico das demandas mais importantes e urgentes.

A criação ou complementação de Comitês Técnicos para cada uma das subespe-cialidades em conjunto com as respectivas entidades nos quais os assuntos sãojá tratados se constitui uma estratégia para abertura desses novos caminhos. Comitês esses (de pontes, estruturas metálicas, alvenaria estrutural, estruturas mistas, estruturas metálicas tubulares, estruturas de vidro, estruturas de madei-ra, reparo e reforço estrutural, etc.) que atuariam em três etapas, a saber:

• Diagnóstico do subsetor naquilo que se refere às questões acima citadas (prazo de três meses);• Elaboração de um Plano de Ação dotado de planejamento estratégico de implantação (prazo de três meses);• Implementação das respectivas ações.

Parece simples, mas não é, pois é necessário que se faça uma escolha entre aABECE que temos, hoje no seu limite de capacidade, e a que poderá se igualar, em cinco ou dez anos, às principais entidades da engenharia estrutural do mundo. Nós temos que escolher.

José Roberto BraguimPresidente

Crescer ou crescer

EDITORIAL

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993 - cj. 61CEP 01452-001 - São Paulo - SP

Tel.: (11) 3938-9400Fax: (11) [email protected]

PresidenteJosé Roberto Braguim

Vice-presidenteMarcos Monteiro

Diretor administrativo-fi nanceiroAlberto Naccache

DiretoresEduardo Barros Millen, Fernando deMoraes Mihalik, Jefferson Dias de SouzaJúnior, João Alberto de Abreu Vendramini, Roberto Dias Leme, Suely BaccheretiBueno e Thomas Garcia Carmona

Diretores adjuntosAAugusto Guimarães Pedreira de Freitas,EEduardo de Souza Queiroz Penteado, FlFlávio Correia D´Alambert, José LuizVaarela e Wanda Vaz

Connselho deliberativoAnttonio Carlos Reis Laranjeiras, AugustoPeddreira de Freitas, Celso Augusto Cortez,Franncisco Paulo Graziano, Gabriel OlivaFeitoosa, José Luiz Cavalheiro, JúlioTimeerman, Justino Artur Ferraz Vieira, Luiz Cholfe, Marcelo Rozenberg, Marcos de Cholfe, Marcelo Rozenberg, Marcos deMello Velletri, Natan Jaconsohn Levental,Velletri, Natan Jaconsohn Levental,Nelsonn Covas, Nelson Monteiro, PauloRafael Cadaval Bedê, Ricardo Leopoldo e Cadaval Bedê, Ricardo Leopoldo Silva Frrança, Sérgio Vieira da Silva(in memmoriam) e Valdir Silva da Cruz

ABECE Informa é uma publicação bimestralnforma é uma publicação bimda ABECE - Associação Brasileira deE - Associação Brasileira deEngenharia e Consultoria Estruturalia e Consultoria Estrutura

Conselho EEditorialDiretoria ExExecutiva da ABECE

Produção Editorial e Diagramaçãoditorial e DiagramaPrefi xo Comuunicação

Editora Rosana Córnea (MTb 17183)a (MTb 17183

Projeto Gráfi cooSticker Comuniicação

ABECE 67.indd 2ABECE 67 indd 2 05.06.08 10:08:1505 06 08 10:08:15

Page 3: VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural - ABECE | Associação … · 2008-06-20 · INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL ... (Editora Pini),

ABECE INFORMA Ano 12 Nº 67

Em reunião do Conselho Delibe-rativo, realizada no dia 27 de

maio de 2008, a diretoria da ABECEapresentou e colocou em discussãouma minuta de revisão do estatutoda Associação.

A reformulação proposta pela atu-al gestão visa preparar a ABECEpara o atendimento das diversasdemandas que estão surgindo emfunção de seu constante cresci-mento. “Atualmente, a Associaçãodesenvolve ações em várias frentesde trabalho, sendo necessária umanova estrutura organizacional quedê andamento adequado às mes-mas”, justifica o vice-presidenteeng. Marcos Monteiro.

Além de pequenos ajustes de reda-ção do estatuto anterior, elaboradoem 1994, estão sendo propostas,basicamente, três principais altera-ções:

• eleição de três vice-presidentes(ao invés de um) responsáveis pelasáreas de marketing, relacionamen-to e tecnologia e qualidade com oobjetivo de agilizar as decisões edar melhor acompanhamento a cadauma;

• instituição da fi gura do gerenteexecutivo, profi ssional indicado peladiretoria para desenvolvimento de

uma atividade específica em nomeda entidade, como, por exemplo, naparticipação de comitês de normas,visando facilitar a colaboração dosprofissionais com a ABECE;

• criação do sócio correspondente,profissional que atua a mais de 100km da Delegacia Regional mais pró-xima de sua área de trabalho, visan-do proporcionar condições especiaispara que passe a ter contato com asações e benefícios da ABECE.

Para o vice-presidente, as propos-tas contidas na revisão do estatutovêm atender à necessidade de reor-ganizar a estrutura da ABECE fren-te à nova realidade. “A Associaçãoestá consciente do papel que al-cançou dentro do setor da constru-ção civil nos seus 13 anos de exis-tência, se consolidando como umaentidade séria, ética e preocupadacom a valorização dos profissionaisque atuam nesta área, em espe-cial, ao engenheiro estrutural. Essarealidade tem trazido à ABECE umnúmero cada vez maior de ações aserem desenvolvidas e precisamosnos organizar para tal”, reforçaMonteiro.

O novo estatuto será apresentado aosassociados e aprovado em AssembléiaGeral a ser convocada no mês de ju-nho para esta fi nalidade.

Um novo estatuto para a ABECE

3

ABECE 67.indd 3ABECE 67 indd 3 05.06.08 10:08:1905 06 08 10:08:19

Page 4: VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural - ABECE | Associação … · 2008-06-20 · INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL ... (Editora Pini),

ABECE INFORMA Ano 12 Nº 67

Onovo espaço da sede da ABECE, em São Paulo (SP), está passando pelos

últimos ajustes na tentativa de melhor atender aos associados e parceiros.

A linha telefônica (11) 3938-9400 está à disposição para atendimento, assim como um novo número de fax: (11) 3938-9407.

A amplitude do espaço, com recepção, secretaria, auditório, biblioteca e sala de reuniões permite que o associado seja melhor atendido na Associação,proporcionando-lhe comodidade.

O grande objetivo da reformulação da sede é fazer com que o associado faça uso deste espaço em suas reuni-ões e encontros em São Paulo. Basta agendar antecipadamente a sala de reunião e desfrutar da infra-estrutu-ra oferecida (telefone, computador, etc.).

Inauguração

O encontro mensal programado para o dia 24 de junho de 2008 marcará a inaugura-ção das novas dependências, especial-mente do auditório com capacidade para 50 pessoas.

O convidado para proferir a palestra A engenharia de estruturas e o risco sísmico é o eng. Sergio E. Stolovas, especialista em Dinâmica de Estruturas, engenheiro de estruturas e assessor de projetos de bases de maquinarias pesadas e efeitos dinâmicos em geral, sendo que, desde 1985, está envolvido em projetos de estruturas em regiões sísmicas, em comitês de normas e em programas de mitigação do dano sísmico no Médio Oriente, América do Sul, Europa e Estados Unidos.

Resposta das estruturas em eventos sísmicos, conceitos de desempenho dúctil

de elementos estruturais submetidos à carga cíclica, colapso estrutural devido a eventos sísmicos e confi gurações que propiciam o colapso, sistemas estruturais sismo-resistentes e alvos de desempenho estrutural, fi losofi a de projeto de acordo com normas sismo-resistentes, assim como as metodologias de análise e projeto de estruturas e de avaliação simplifi cada da vulnerabilidade das estruturas, envolvendo a compreensão do dano global como conseqüência de eventos sísmicos são alguns dos assuntos a serem abordados, que culminarão com debate sobre a atitude que deve ser tomada pela engenharia brasileira ante o risco sísmico.

Precedido de happy hour, o encontro acontece a partir das 18h30 e todos os associados e parceiros da ABECE estão convidados para prestigiar o evento e a nova sede, que fi ca na Av. Brig. Faria Lima, 1993 – cj. 61, em São Paulo (SP).

Palestra marcará inauguração da nova sede da ABECE

Mais uma grande vitória foi conquista-da pela engenharia brasileira: no dia

21 de abril de 2008, a ISO (InternationalOrganization of Standardization) aprovoua NBR 6118:2003 de acordo com a NormaInternacional ISO 19338 - Performanceand assessment requirements for designstandards on structural concrete.

A decisão ocorreu no âmbito do co-mitê ISO/TC 71 (Technical Committeeof Concrete, Reinforced Concrete naPré-stressed Concrete) que, em vota-ção realizada entre os 88 paises mem-bros, deliberou que a norma brasileira

de projetos de estruturas de concretoentrará na cláusula A2 da ISO 19338,documento que estabelece os parâ-metros mundialmente aceitos para asnormas de projeto de concreto estru-tural.

“O reconhecimento da NBR 6118 comonorma internacional confere aos proje-tos baseados em suas determinações aoportunidade de serem aceitos em todoo mundo”, comenta o presidente daABECE, eng. José Roberto Braguim.

Para a ABECE, que participou intensa-

mente do processo de revisão da Normae inclusive liderou um movimento intitu-lado Ação ABECE NBR 6118:2003 – Pró-revisão 2008 para coletar sugestões8para sua revisão, esta conquista tem umgrande signifi cado.

Por isso, a Associação pretende, emedição futura, publicar depoimentos deprofi ssionais que contribuíram sobrema-neira para que a Norma fosse reconhe-cida internacionalmente, como o Prof.José Zamarion F. Diniz, um dos coorde-nadores da NBR 6118 que participou dotrabalho de tradução.

NBR 6118 é reconhecida como norma internacional

4

ABECE 67.indd 4ABECE 67 indd 4 05.06.08 10:08:2605 06 08 10:08:26

Page 5: VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural - ABECE | Associação … · 2008-06-20 · INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL ... (Editora Pini),

ACONTECE NAS REGIONAIS Rio de Janeiro

Curso sobre cálculo de pilares chega ao Rio

A

ABECE INFORMA Ano 12 Nº 67

ABECE, por intermédio da De-legacia Regional do Rio de

Janeiro, promove, nos dias 20 e 21 de junho, o curso Cálculo de Pilares de Concreto Armado, ministrado pelo eng. Alio Ernesto Kimura, res-ponsável também pelo programa di-rigido aos profi ssionais de São Paulo e da capital mineira.

Ele trabalha há oito anos no desen-volvimento de sistemas computa-cionais para engenharia de estrutu-ras e é autor do livro Informática Aplicada em Estruturas de Concreto Armado, lançado no ano passado pela Editora Pini.

O conteúdo do curso, aliás, é o mesmo proposto para as duas loca-lidades em que já foi administrado e aborda os principais aspectos re-ferentes ao cálculo de pilares de concreto, principalmente no que se refere à análise das imperfeições geométricas e dos efeitos locais de 2ª ordem.

“O formato, apesar de mais com-

pacto do que o curso que o enge-nheiro aplicou em São Paulo no período de 27 de fevereiro a 26 de março, é uma excelente oportuni-dade para que os profi ssionais lo-cais enriqueçam seu conhecimento sobre o cálculo de pilares em proje-to de edifícios, conhecendo as no-vas tendências e metodologias para tal”, explica o delegado regional, eng. Justino Vieira.

Informações sobre horários e inscri-ções podem ser obtidas por inter-médio do telefone (21) 2252-3261 ou (11) 3938-9400.

Reunião mensal

No dia 7 de maio, ocorreu, na sede da SH Formas, mais uma reunião mensal dos associados e parcei-ros. O eng. César da Silva Pinto, da C.S.P. Projetos e Consultoria Ltda.,associado da ABECE, fez uma apre-sentação sobre as desconformidades mais comuns que tem encontrado no seu trabalho na área de conferência de projetos.

5

ABECE 67.indd 5ABECE 67 indd 5 05.06.08 10:08:4905 06 08 10:08:49

Page 6: VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural - ABECE | Associação … · 2008-06-20 · INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL ... (Editora Pini),

Palestra e curso são oferecidos aos profi ssionais

ACONTECE NAS REGIONAIS Belo Horizonte

Delegacia Regional de BeloHorizonte promoveu, no dia

29 de abril de 2008, no auditó-rio da sede da FIEMG (Federaçãodas Indústrias do Estado de MinasGerais), a palestra O Uso de Fibrasde Polipropileno para Reforço Se-cundário do Concreto, com o eng.Rubens Oswaldo Szezesniak.

Diretor da Orpec Engenharia Indústriae Comércio Ltda., o eng. Szezesniak

abordou desde a origem do reforçocom fibras em compósitos de concre-to até os aspectos técnicos, dados delaboratórios, etc. e apresentou, nofinal de sua exposição, fichas técni-cas de algumas obras realizadas.

O evento contou com o apoio daCâmara da Indústria da Construçãoda FIEMG, por intermédio do eng.Dênis Kleber, e da Atex do Brasil.

Sucesso do curso

Muito elogiado pelos 18 partici-pantes, o curso Cálculo de Pilaresde Concreto Armado, ministrado

pelo eng. Alio ErnestoKimura, foi promovido pelaABECE, por intermédio daDelegacia Regional de BeloHorizonte, nos dias 25 e 26de abril de 2008, na sededa Grupo ArcelorMittal.

A duração do curso e acapacitação e fluência doinstrutor com relação aoassunto foram os pontosmais destacados nas fichasde avaliação devolvidas àorganização.

“O conteúdo, que procu-rou abordar os principaisaspectos referentes ao cálculo de pilares de concreto arma-do, principalmente no que se refere à análise das imper-feições geométri-cas e dos efeitos locais de 2ª ordem, também foi alvo de elogio por parte dos participantes”, ressalta o delegado regional eng. Fausto M.C.Ribeiro.

A

A

ABECE INFORMA Ano 12 Nº 676

Eng. Rubens Oswaldo Szezesniak em palestrapromovida pela ABECE

Eng. Alio Ernesto Kimura foi o responsável pelo curso sobre cálculo de pilares de concreto armado

Participantes elogiaram a didática e o contéudo do curso

Eng. Kimura entre os participantes do curso

ABECE 67.indd 6ABECE 67 indd 6 05.06.08 10:08:5405 06 08 10:08:54

Page 7: VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural - ABECE | Associação … · 2008-06-20 · INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL ... (Editora Pini),

ACONTECE NAS REGIONAIS Fortaleza

Workshop discute novas tendências na engenharia

Cerca de 200 participantes, entreestudantes, professores e profi ssio-

nais de engenharia estrutural, acom-panharam, no auditório da bibliotecada Unifor (Universidade de Fortaleza),o II Workshop UNIFOR de EngenhariaEstrutural, ocorrido no período de 14 a16 de maio de 2008.

A palestra de abertura, proferida peloeng. Catão Francisco Ribeiro, da EnescilEngenharia de Projetos Ltda., de SãoPaulo (SP), apresentou o projeto daPonte Estaiada Octavio Frias de Oliveira,obra recentemente inaugurada na capi-tal paulista. O eng. Catão discorreu so-bre todas as etapas do projeto, suas di-fi culdades e peculiaridades, prendendo aatenção de todos.

“Projeto e obra magnífi cos que encheude orgulho todos os presentes”, comen-tou o delegado regional de Fortalezaeng. Sérgio Otoch, que participou da or-ganização do evento e foi um dos media-dores dos debates.

Ainda no dia 14, o engenheiro cearenseHugo Alcântara Mota, com 50 anos deprofi ssão e ainda atuando, foi merecida-mente agraciado com o Prêmio UNIFOR

de Engenharia Estrutural. Em um relatoemocionado, o Dr. Hugo, como é cari-nhosamente chamado, falou do início dasua carreira, seus estudos na Alemanha esuas principais obras, demonstrando ser um exemplo e inspiração a todos os en-genheiros estruturais.

Temas da atualidade

O segundo dia do workshop reservouas palestras do prof. Joaquim EduardoMota (UFC/CE) e do engenheiro José LuisCardoso (UFRJ/RJ). O primeiro convida-do abordou, de forma bastante didática,o tema “sismos”, mostrando aspectosgerais de geofísica e sismologia, os tiposde sismos, as teorias, as escalas de me-dição, os principais abalos já ocorridos ecomo afetam as estruturas, concentran-do-se nos pontos de maior interesse paraa engenharia estrutural.

Já o eng. Cardoso apresentou o projetoda ponte sobre o canal Itajuru, em CaboFrio (RJ) e, com muito entusiasmo, mos-trou detalhes construtivos e de projeto,com soluções somente possíveis pelo usodo método de bielas e tirantes.

No terceiro e último dia do evento, o

prof. Guilherme Sales (UnB/DF) falousobre projetos de lajes lisas de concretoarmado e protendido com destaque parapunção, demonstrando o mecanismo deruptura, as pesquisas realizadas, os de-talhes de armaduras e uma comparaçãoentre diversas normas.

Coube ao eng. Flávio CorreiaD’Alambert, diretor da ABECE e daProjeto Alpha Engenharia de Estruturas,de São Paulo (SP), encerrar o eventocom a palestra sobre o projeto da co-bertura do estádio João Havelange edo Parque Aquático Maria Lenk, no Riode Janeiro (RJ). “Muito rica em fotos edetalhes construtivos, a apresentaçãomostrou a grandiosidade dos projetos eda obra, com seus vão enormes e for-mas arrojadas”, destaca o eng. Otoch.

Para a comissão organizadora da Unifor o evento foi considerado um sucesso.“Brilhantes engenheiros apresentaramtemas da atualidade com expressiva par-ticipação de alunos, proporcionando aaproximação das realizações profi ssionaiscom o meio universitário e possibilitan-do que o estudante conheça mais sobrea atividade de engenharia estrutural”,conclui o delegado regional.

ABECE INFORMA Ano 12 Nº 67 7

Eng. Catão Francisco Ribeiro (no destaque) despertou grande interesse dos participantes no primeiro dia do workshop

ABECE 67.indd 7ABECE 67 indd 7 05.06.08 10:09:0205 06 08 10:09:02

Page 8: VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural - ABECE | Associação … · 2008-06-20 · INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL ... (Editora Pini),

Recentes conquistas e novas tecnologias são discutidas em evento promovido pela ABECE

Mais de 100 profi ssionais, entreengenheiros, projetistas estru-

turais, arquitetos, construtores eestudantes, estiveram reunidos, nosdias 6 e 7 de maio de 2008, na USP(Universidade de São Paulo), paraacompanhar as novidades sobre pon-tes e grandes estruturas no Brasil eno mundo em evento promovido pelaABECE.

A presença do eng. Jacques Combault,atual presidente do IABSE (International

Association Bridge and StructuralEngineering) e diretor técnico do FinleyEngineering Group, abrilhantou o 1ºSimpósio Internacional sobre Pontes eGrandes Estruturas.

Ao reconhecido engenheiro francêscoube proferir a conferência de aber-tura – O Estado da Arte das Estruturasno Mundo – e a palestra sobre o proje-to da Ponte Rion-Antirion (na Grécia),considerada a maior ponte suspensa domundo.

O evento contou com palestras edebates de renomados engenheirosestruturais e especialistas neste tipode estrutura, como o eng. BernardoGolebiowski que apresentou, naabertura do segundo dia, o projeto ea construção da Ponte Estaiada sobreo Rio Paranaíba, na divisa dos esta-dos de Minas Gerais e Mato Grosso doSul.

Aliás, a evolução das pontes estaia-das, especialmente das brasileiras, foi

amplamente abor-dada na apresenta-ção do eng. MinoruOnishi, assim comoforam apresentadosdetalhes de gran-des obras-de-artecomo a Ponte so-bre o Rio Orinoco(na Venezuela) empalestra do eng.Roberto Alves, o via-duto estaiado sobre

ABECE INFORMA Ano 12 Nº 678

Solenidade de abertura reuniu participantes e contou com conferência do convidado internacional Jacques Combault. No destaque (da esq. p/dir.) os engenheiros Júlio Timer-man (coordenador do evento) e José Roberto Braguim (presidente da ABECE)

Eng. Jacques Combault - convidadointernacional

Eng. Bernardo Golebiowski - O Projeto e a Construção da Pontes Estaiada sobre o Rio Paranaíba

Eng. Rui N. Oyamada - Viaduto Estaiado sobre a Rodovia Presidente Dutra

ABECE 67.indd 8ABECE 67 indd 8 05.06.08 10:09:1105 06 08 10:09:11

Page 9: VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural - ABECE | Associação … · 2008-06-20 · INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL ... (Editora Pini),

a Rodovia Presidente Dutra (em Gua-rulhos - SP) – eng. Rui Nobhiro Oyamada e a Ponte Rio-Niterói (no Rio de Janeiro – RJ) – eng. Benjamin Ernani Diaz.

Os detalhes do projeto e os números im-pressionantes da Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, construída sobre o Rio Pinheiros, em São Paulo (SP), - única pon-

te estaiada do mundo com duas pistas em curva conectadas ao mesmo mastro, tam-bém foram apontados em palestra reali-zada pelo eng. Catão Francisco Ribeiro.

Os downloads das palestras apre-sentadas estão disponibilizadospara consulta no site da ABECE - www.abece.com.br - seção Eventos/

Simpósio Internacional sobre Pontes eGrandes Estruturas. Também é possívelacessar, neste espaço, um texto com-plementar da Construtora NorbertoOdebrecht intitulado Tecnologia doConcreto, estudos térmicos paraconcretagem dos blocos de grandesdimensões da 2ª ponte sobre o RioOrinoco.

ABECE INFORMA Ano 12 Nº 67 9

Eng. Roberto Alves - II Ponto do Rio Orinoco

Eng. Minoru Onishi - A Evolução das Pontes Estaiadas e Pontes Estaiadas Brasileiras

Eng. Benjamin Ernani Diaz - A Ponte Rio-Niterói

Eng. Catão Francisco Ribeiro - A Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira

Debate 1 - (da esq. p/dir.) engenheiros Minoru Onishi, Roberto Alves, Thomas G. Car-mona (mediador), Bernardo Golebiowsi e Jacques Combault

Debate 2 - (da esq. p/dir.) - engenheiros Catão Francisco Ribeiro, Rui N. Oyamada, Júlio Timerman (mediador), Benjamin Ernani Diaz e Bruno Contarini

O evento contou com jantar de confraternização, almoço e coffee breaks e foi patrocinado pela ABCP, ABESC, Camargo Correa, Engemix, Gerdau, Jacot Holding, OAS,Protende, SCAC e TQS Informática com apoio da ABPE, IABSE, IAB, Ibracon, IE-SP e Sinduscon-SP

ABECE 67.indd 9ABECE 67 indd 9 05.06.08 10:09:4305 06 08 10:09:43

Page 10: VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural - ABECE | Associação … · 2008-06-20 · INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL ... (Editora Pini),

ABECE vem acompanhando deperto a tramitação, na Câmara

Municipal de São Paulo, do PL 556/07,de autoria do vereador DomingosDissei, que propõe a vistoria periódi-ca de marquises e sacadas na cidadede São Paulo.

Este projeto de lei foi sugerido pelaABECE mediante envio de minuta aovereador em 28 de junho de 2007.Lido na seção ordinária de 29 deagosto de 2007, foi aprovado em 1ªdiscussão e votação na seção ordi-nária de 26 de setembro de 2007 eagora aguarda sua inclusão em pautapara 2ª discussão e aprovação.

A ABECE sempre esteve atenta àsocorrências de desabamentos demarquises e sacadas, algumas comvítimas fatais e feridos, e tem ressal-tado, nos últimos oito anos, a neces-sidade de inspeção periódica dessetipo de estrutura.

A elaboração da minuta do projeto delei, coordenada atualmente pelo di-retor Eduardo B. Millen, propõe quea vistoria técnica de marquises e sa-cadas seja realizada por profi ssionalautônomo ou pessoa jurídica regular-mente inscrita no Crea-SP (ConselhoRegional de Engenharia, Agronomia eArquitetura do Estado de São Paulo)com habilitação civil e especializaçãocomprovada em estruturas.

Ela terá como resultado um laudo técnico com histórico da marquise ou sacada (com dimensões, espes-sura dos revestimentos e carrega-mentos atuantes), descrições sobre o estado geral da impermeabiliza-ção e situação do sistema de coleta de águas pluviais, e a caracteriza-ção do eventual quadro patológico encontrado. Indicará, em confor-midade com as normas nacionais vigentes, a eventual necessidade da execução de serviços de recu-peração e do prazo para início dos mesmos.

O PL propõe que o laudo tenha valida-de de cinco anos, sendo que até cinco anos depois de emitido o “habite-se” em favor do imóvel a responsabilida-de pela vistoria deve ser do constru-tor. São impostas, ainda, penalidades aos infratores da lei pela inexistên-cia do relatório técnico e pela exibi-ção do mesmo em desacordo com as exigências. As edifi cações existentes terão prazo de 180 dias para atendi-mento aos dispositivos impostos por esta lei.

A minuta do projeto de lei entregue pela ABECE à Câmara Municipal, as-sim como a íntegra do PL que se encontra em tramitação neste ór-gão, podem ser conferidas no sitewww.abece.com.br – seção Serviços/rPL Marquises.

O andamento do PL das marquises e sacadas

Várias são as ocorrências registradas de desabamen-tos de marquises e sacadas em todo o país

Com o apoio da ABECE e do Ibracon(Instituto Brasileiro do Concreto),

o IE-SP (Instituto de Engenharia de SãoPaulo) promoveu, no dia 8 de maio de2008, a palestra Aprendendo com osacidentes estruturais. Corrosão sobTensão, com o Prof. Dr. Paulo Robertodo Lago Helene, professor titularda EPUSP responsável por cursos de

patologia e reabilitação de estruturas,consultor de concreto, ex-presidentedo Ibracon, representante do Brasilno ACI Internacional e membro da FIB(Fédération Internationale du Béton).

Os colapsos da Ponte do Socorro,de marquises, de silos, de tirantese o colapso parcial da Ponte dos

Remédios, assim como os riscosprofi ssionais na vistoria e inspeçãode obras com fi ssuras dissimuladase a desmistifi cação da velocidadeda corrosão eletroquímica foramabordados em sua palestra, quediscutiu, ainda, se a NBR 6118:2003está sendo muito ousada na aberturade fi ssuras.

Palestra sobre acidentes estruturais conta com apoio da ABECE

A

ABECE INFORMA Ano 12 Nº 6710

ABECE 67.indd 10ABECE 67 indd 10 05.06.08 10:10:2805 06 08 10:10:28

Page 11: VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural - ABECE | Associação … · 2008-06-20 · INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL ... (Editora Pini),

ABECE INFORMA Ano 12 Nº 67 11

ABECE 67.indd Sec1:11ABECE 67 indd Sec1:11 05.06.08 10:10:3905 06 08 10:10:39

Page 12: VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural - ABECE | Associação … · 2008-06-20 · INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL ... (Editora Pini),

Sob a coordenação do diretor ad-junto para especialidade de estru-turas metálicas, eng. Flávio Cor-reia D´Alambert, aconteceu, no dia 24 de abril de 2008, a reunião do Comitê Técnico de Estruturas Metálicas constituído pela ABECE para discutir as alterações da NBR 8800:2008.

A ABECE, por intermédio do di-retor João Alberto de Abreu Vendramini, marcou presença na cerimônia de posse da nova direto-ria da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), ocorrida em 28 de abril.

O diretor da ABECE eng. Fernando M. Mihalik participou, como re-presentante da Associação, no dia 6 de maio, da reunião ple-nária do Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor realizada na sede da OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional São Paulo).

No dia 9 de maio, o diretor da ABECE eng. Eduardo B. Millen, acompanhou o Workshop Reação Álcali Agregado: Normalização e Estudos de Caso, reali-zado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), na USP (Universidade de São Paulo).

Por intermédio da diretora SuelyB. Bueno, a ABECE se fez repre-sentada e participante nas reuni-ões do CT-301, realizadas em 13de maio e 10 de junho, na sededa ABCP (Associação Brasileira deCimento Portland), em São Paulo(SP), para dar prosseguimento aoestudo das sugestões de revisãopara a NBR 6118:2003.

Representando a ABECE, o diretorEduardo B. Millen esteve presentena 3ª Reunião da ABNT/CEE 00:001-94 - Comissão de Estudo Especial deLaje Pré-fabricada e de ArmadurasTreliçadas Eletrossoldadas, queaconteceu no dia 28 de maio, nasede da FIESP (Federação dasIndústrias do Estado de São Paulo),em São Paulo (SP).

Em 3 de junho, o diretor EduardoB. Millen participou da 4ª ReuniãoPlenária do DECONCIC, da CadeiaProdutiva da Construção Civil,também na sede da FIESP, em SãoPaulo (SP).

Como resultado do convênio fi r-mado recentemente com a FIB(Fédération Internationale du Bé-ton), a ABECE recebeu o primeiroboletim FIB que encontra-se à dis-posição dos associados para con-sulta na biblioteca da nova sede,em São Paulo (SP).

EM TEMPO AGENDAConstruir Minas 2008Data: 18 a 21 de junho de 2008Local: Pavilhão de Eventos daTambasa Atacadista(Contagem - MG)Tel.: (31) 3542-9637www.construirminas.com.brconstruirminas@escaleventos.com.br

Encontro Internacional de Sustentabilidade na ConstruçãoData: 19 de junho de 2008Local: Renaissance São PauloHotel (São Paulo - SP)Tel.: (11) 2149-0300www.cte.com.br/eventos/eventos2008/sustentabilidade

Construfair 2008Data: 19 a 22 de junho de 2008Local: Pavilhões da Festa da Uva (Caixas do Sul - RS)www.construfair.com.br

Soluções para Empresas de Projeto 2 - Uma nova visão sobre gestão - casos reaisData: 20 de junho de 2008Local: Ed. Adm. EPUSP (São Paulo -SP)Tel.: (11) 3091-5577http://empresasdeprojeto.pcc.usp.br

2º Congresso Brasileiro de Túneis e EstruturasSubterrâneasData: 23 a 25 de junho de 2008Local: Centro Fecomércio de Eventos (São Paulo - SP)Tel.: (11) 3871-3626www.acquacon.com.br/2cbt

63º Congresso Anual da ABMData: 28 de julho a 1º de agostode 2008Local: Mendes Convention Center (Santos - SP)www.abmbrasil.com.br/congresso/2008

Seminário da Construção em AçoData: 30 de julho de 2008Local: Mendes Convention Center (Santos - SP)[email protected]

Foi lançado no último mês de abril,pela Eduel (Editora da Universi-dade Estadual de Londrina), o li-vro Concreto Protendido - traçãoaxial, fl exão simples e força cor-tante, de autoria do eng. RobertoBuchaim.

A publicação traz conceitos sobreprincípios básicos do concreto pro-tendido, sendo uma importantecontribuição na formação de estu-dantes de engenharia e na atua-

lização e especialização de profi s-sionais.

O preço dlivro é R45,00, mahá descontode 20% nacompra di-reta pelaeditora, com fre-te incluso.

PUBLICAÇÕES

ABECE INFORMA Ano 12 Nº 6712

ABECE 67.indd Sec1:12ABECE 67 indd Sec1:12 05.06.08 10:11:0005 06 08 10:11:00

Page 13: VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural - ABECE | Associação … · 2008-06-20 · INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL ... (Editora Pini),

Diante do ocorrido no dia 23 de abrilde 2008, em que foi registrado

um abalo sísmico de 5,2 pontos comrefl exos nos estados de São Paulo, Riode Janeiro, Paraná, Santa Catarina eMinas Gerais, o presidente da ABECE,eng. José Roberto Braguim, concedeuvárias entrevistas sobre o assunto adiferentes veículos de comunicação.Algumas podem ser conferidas no sitewww.abece.com.br - seção Área daImprensa – ABECE na Mídia.

O delegado regional do Rio de Janeiro, eng. Justino Vieira, participou, no dia 24 de abril, como convidado do Programa Espaço Público, da TV Brasil, para falar sobre o assunto, enquanto o eng. Fausto M.C. Ribeiro concedeu entrevista ao jornal Estado de Minas em 1º de maio de 2008, reforçando não haver motivo para alarde com relação à segurança dos edifícios, uma vez que resistiram bem ao abalo registrado.

Oprojeto estrutural da cobertura do Parque Aquático Municipal

Maria Lenk, localizado no Rio de Janeiro (RJ), de autoria do eng. Flávio Correia D´Alambert, diretor adjunto da ABECE para especialida-de de estruturas metálicas e dire-tor da Projeto Alpha Engenharia de Estruturas, de São Paulo (SP), foi o único trabalho de obra executada de toda a América Latina escolhido pela comissão organizadora do ISTS (International Symposium on Tubular Structures) para ser apresentado na 12ª edição do evento.

O arrojo estrutural e a precisão dos detalhes construtivos foram os ele-mentos determinantes para a escolha deste projeto encaminhado à comis-são de acordo com a Riourbe (Empresa Municipal de Urbanização) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, gerencia-dora e empreendedora das obras do Pan Rio 2007.

O ISTS 12 - 12th International Symposium on Tubular Structures acontecerá no período de 8 a 10 de outubro de 2008, na Universidade de Tongi, na cidade de Xangai, na China. É considerado o mais importante evento técnico-científi co

do setor e principal fórum de discussãosobre pesquisa, desenvolvimento e im-plantação de projetos estruturais emandamento tendo como objetivo apre-sentar projetos e obras de vanguardano mundo, bem como inovações tec-nológicas para construção de estrutu-ras metálicas tubulares, projetos dearquitetura, produtos, fabricantes epesquisas acadêmicas.

Esta é a segunda vez que um projetodesenvolvido pelo eng. D´Alambert éescolhido para representar o Brasil e a América Latina no ISTS. A primeira foi na edição passada do evento, realiza-da em Quebec, no Canadá, em 2006, com o projeto da estrutura da cobertura do Estádio Olímpico Municipal João Havelange, também no Rio de Janeiro (RJ).

“Esta escolha é motivo demuito orgulho, não só paraa ABECE, que o tem comoum importante e ativoprofi ssional na diretoria da entidade,como para toda a engenharia estru-tural nacional”, destaca o vice-presi-dente Marcos Monteiro.

Tese de associado da ABECE concorre ao Prêmio Ibracon 2008 A tese de doutorado Estudo teóri-co experimental da interação deparedes em edifícios de alvenariaestrutural do eng. Rodrigo PiernasAndolfato, associado da ABECE, éuma das 12 concorrentes na áreade estruturas ao Prêmio de Teses eDissertações de Destaque de 2008,concedido pelo Ibracon (InstitutoBrasileiro do Concreto).

A premiação será feita na abertu-ra do 50º Congresso Brasileiro doConcreto, a ser realizado no perí-odo de 4 a 9 de setembro de 2008,em Salvador (BA).

Projeto de diretor da ABECE é escolhido para ser apresentado em evento internacional

ABECE se pronuncia sobreabalo sísmico

Eng. Flávio Correia D´Alambert é responsável pelo projeto estrutu-ral da cobertura do Parque Aquático Municipal Maria Lenk,Rio de Janeiro (RJ)

ABECE INFORMA Ano 12 Nº 67 13

ABECE 67.indd Sec1:13ABECE 67 indd Sec1:13 05.06.08 10:11:0605 06 08 10:11:06

Page 14: VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural - ABECE | Associação … · 2008-06-20 · INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL ... (Editora Pini),

Este tema, assim como o objetivo do Prêmio Talento Engenharia Estrutural,

já está se tornando uma referência na-cional na área ao valorizar o profi ssional da engenharia estrutural e estimular o aperfeiçoamento da construção civil bra-sileira.

No lançamento do VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural, realizado no dia 5 de maio de 2008, na presença de jornalis-tas de diversos veículos de comunicação, foram anunciadas as quatro categorias em que os profi ssionais interessados em participar poderão inscrever seus traba-lhos: edifi cações, infra-estrutura, obras especiais e obras de pequeno porte.

Uma das ferramentas disponibilizadas para esta edição aos participantes será uma pesquisa on-line. Seu objetivo é fa-zer com que a ABECE e a Gerdau, rea-lizadoras do concurso, conheçam como o profi ssional da área escolhe a solução que vai utilizar em seu projeto, o que mais valoriza no fornecedor de material, quais os critérios de escolha do material/marca, qual sua relação com o engenhei-ro de obras e qual o tema que gostaria de se aprofundar.

O preenchimento desta pesquisa pelo participante será atrelado a um “gift-serviço” e ele terá acesso a um widget, um pequeno box de conteúdo dinâmico que pode ser baixado para o seu compu-tador de forma simples e personalizada. Bastará responder à pesquisa e receberá o acesso ao widget para se manter cons-tantemente atualizado com informações da ABECE, da Gerdau e do setor, além de avisos sobre o andamento das inscrições do Prêmio Talento Engenharia Estrutural.

Para envolver o participante de forma diferenciada e inovadora, serão rea-lizados videochats com debate, entre profissionais do setor, de temas per-tinentes à engenharia estrutural. Já está previsto um videochat com o pre-sidente da ABECE, eng. José Roberto

Braguim, e um dos vencedores do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, eng. Mario Franco.

As inscrições para o VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural vão até do dia 31 de julho de 2008 e informações

podem ser obtidas no endereço www.premiotalento.com.br.

A criatividade sustentada por uma boa estrutura

PRÊMIO TALENTO ENGENHARIA ESTRUTURAL

À dir. eng. José Roberto Braguim, presidente da ABECE, conversa com jornalistas presentes à coletiva, ao lado de Renato Bernardes, diretor de marketing de construção civil do Grupo Gerdau

Jornalistas de diversos veículos de comunicação acompanharam a coletiva de imprensa e o almoço oferecido pela ABECE e Gerdau

O eng. Flávio D´Alambert externou sua grande motivação para participar do Prêmio e sua satisfação em ver seu projeto vencedor. No lançamento da sexta edição, ele expôs detalhes do projeto estrutural da cobertura do estádio olímpico João Havelange, obra vencedora do V Prêmio Talento Engenharia Estrutural na categoria Obras Especiais de Pequeno Porte e Estruturas Especiais

ABECE INFORMA Ano 12 Nº 6714

ABECE 67.indd Sec1:14ABECE 67 indd Sec1:14 05.06.08 10:11:1505 06 08 10:11:15

Page 15: VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural - ABECE | Associação … · 2008-06-20 · INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL ... (Editora Pini),

ABECE 67.indd Sec1:15ABECE 67 indd Sec1:15 05.06.08 10:11:4705 06 08 10:11:47

Page 16: VI Prêmio Talento Engenharia Estrutural - ABECE | Associação … · 2008-06-20 · INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL ... (Editora Pini),

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

As pernas da Gisele Bündchen

Diz a Sociologia que estamos vi-vendo a terceira fase da ativida-

de de consumo. Na primeira, aindano pós-guerra, o Ocidente descobriunos mercados as marcas de expressãomundial. A ela se seguiu a fase emque o consumo era exercido de formacompetitiva para, agora das pratelei-ras dos supermercados, tirar-se umdiferencial de superioridade em rela-ção ao vizinho.

E assim chegamos à terceira fase, aatual, na qual, nos hipermercados,luta-se pela satisfação plena e inin-terrupta de todos os sentidos, numepicurismo radical e incessante. Tudodeve dar prazer o tempo todo, ser sempre lúdico, divertido e sensual.Uma geladeira com TV na porta é umexemplo menor, porém muito ilustra-tivo desses tempos. Da mesma forma,o carro, as roupas e a casa (por quenão?) passaram a ter esse compromis-so. Não é mais surpresa para ninguémum lançamento imobiliário exibir emdetalhe todos os equipamentos dispo-nibilizados para diversão dos morado-res, às vezes alinhando quase 30 itens(!) e, freqüentemente, nem mostrar aplanta do apartamento propriamentedito, tal a prevalência das possibilida-des de prazer sobre o mero e singeloabrigo que uma moradia possa signifi -car. “Venha morar no Clube” é o lemade um lançamento recente.

Essa ordem de idéias leva a uma con-clusão óbvia: o arcabouço represen-

tado pela estrutura, visto meramen-te como elemento de sustentação da edifi cação, nunca teve tão pouca importância! É verdade que aparecer, se fazer notar, ter relevância visual e estética, nunca foi nossa grande voca-ção.

A estrutura, geralmente fadada a se esconder sob os planos da alvena-ria, só “deu as caras” e contribuiu ativamente para a proposta estética da edifi cação na nossa era, em algu-mas arquiteturas muito específi cas, entre as quais se destaca o trabalho de Niemeyer em que as formas es-truturais sempre foram convidadas a representar papel relevante. Afi nal, não foi por outra razão que alguns membros da ABECE produziram a longa entrevista com este famoso arquiteto exibida no último ENECE. Calatrava, certamente pela forma-ção mista de arquiteto e engenheiro, é outra referência importante, bem como as treliças do John Hancock Center, o Beaubourg, e, glória supre-ma, o vôo solo na estrutura da Torre Eiffel, ícone máximo da Cidade-Luz. Mas são arquiteturas de exceção, não voltadas para o consumo imediato e privado do cidadão comum.

Coloquemos o Museu de Bilbao como uma grande, talvez a maior, referên-cia de arquitetura do século XXI. É ób-vio o desafi o estrutural que comporta, mas a estrutura se dilui ao longo das superfícies curvas sem dar qualquer

sinal de expressão própria, perdida naperformance caótica e mutante comque a edifi cação busca representar nosso tempo complexo.

O risco inerente a este fato é ir acriança junto com a água do banho:a desimportância estética leva à dis-plicência em relação ao signifi cativocomponente de custo que a estruturarepresenta, sua complexa interfacecom todos os demais subsistemas doque está sendo construído e, por fi m,mas principalmente, seu compromis-so com a segurança e durabilidade dobrinquedo, digo, da Edifi cação. Somoscomo a ossatura da Gisele Bündchen.Ninguém está interessado em seu fê-mur, tíbia ou perônio, mas, se issofor o preço para assegurar aquelaspernas, que diabo, não custa provi-denciar um pouco de cálcio para amoça...

Outro dia Monica Aguiar, minha sócia,foi à reunião de projeto de um em-preendimento e a decoradora, vindade São Paulo especialmente para ex-plicar “a pegada mediterrânea, assimmeio Costa Amalfi tana, entende? quese pretendia para o empreendimentoperguntou se seria possível deslocar um pilar cerca de um metro porquejusto naquele ponto estava previstoum fouton... O pilar fi cou, mas haviauma indisfarçável má vontade contraele.

Justino VieiraDelegado Regional do Rio de Janeiro

ABECE INFORMA Ano 12 Nº 6716

ABECE 67.indd Sec1:16ABECE 67 indd Sec1:16 05.06.08 10:12:0905 06 08 10:12:09