Vias de Sinalização Celular

4
Uma via de sinalização celular pode apresentar várias formas, porém todas devem seguir um mesmo padrão, que é desencadeado em resposta a um sinal do ambiente celular. Esse fenomeno pode acontecer em vários niveis de proximidade celular: contato direto, curta distância (células próximas, sem contato) ou longa distância (células distantes umas das outras). As moléculas sinalizadoras também podem ser de diversos tipos: gás, lipídios, peptídios, aminoácidos, proteínas e etc... No entanto, os receptores em sua maioria são proteínas (porém não exclusivamente), podendo estar na membrana, no citoplasma ou no nucleo da célula. Uma vez que recebe o sinal, ele irá transduzir o sinal que irá levar a uma série de respostas celulares. Essa resposta pode levar a um tipo particular de resposta, que depende do tipo de sinal recebido, da via de sinalização utilizada e a resposta célula-específica (cada tipo celular responde diferente aos sinais). Existem 3 tipos principais de resposta: 1- Alterações do metabolismo, que são de ação rápida e resposta imediata. 2- Alterações da expressão gênica, que podem ter ação rápida ou lenta, mas que alteram o padrão da célula. 3- Alterações do citoesqueleto, que afetam a forma como a célula interage com o ambiente a sua volta. Vias de sinalização: As principais vias de sinalização que são utilizadas pelas células são quatro: 1. Via endocrina: É a via de maior distância entre as células, sendo dependente do transporte do sinal pelo sistema circulatório. Nesse caso as células secretoras estão distantes de seus alvos, liberando os sinais (hormônios) na corrente sanguínea do organismo. O sinal irá viajar até atingir as células-alvo (que podem estar em outros tecidos). 2. Via local (ou paracrina): Essa resposta também ocorre em curtas distâncias, porém não depende do contato entre as células. Em geral, a célula emissora secreta sinais que se dispersam na matriz extra-celular que fica imediatamente ao redor (mediadores locais). As células alvo são as células vizinhas que possuem receptores para o sinal emitido. 3. Via sináptica: É um tipo de sinalização parácrina, onde a célula emissora é SEMPRE um neurônio e os sinais envolvidos são chamados de neurotransmissores. Esse sinal é produzido e liberado na região pré-sináptica no axônio do neurônio, sendo liberado na fenda sináptica onde irá interagir com os receptores das célula-alvo (o sinal NÃO se dispersa pela MEC). Vias de sinalização celular quinta-feira, 4 de setembro de 2014 14:14 BC680 - Biologia celular Page 1

Transcript of Vias de Sinalização Celular

Page 1: Vias de Sinalização Celular

Uma via de sinalização celular pode apresentar várias formas, porém todas devem seguir um mesmo padrão, que é desencadeado em resposta a um sinal do ambiente celular. Esse fenomeno pode acontecer em vários niveis de proximidade celular: contato direto, curta distância (células próximas, sem contato) ou longa distância (células distantes umas das outras). As moléculas sinalizadoras também podem ser de diversos tipos: gás, lipídios, peptídios, aminoácidos, proteínas e etc...

No entanto, os receptores em sua maioria são proteínas (porém não exclusivamente), podendo estar na membrana, no citoplasma ou no nucleo da célula. Uma vez que recebe o sinal, ele irá transduzir o sinal que irá levar a uma série de respostas celulares.

Essa resposta pode levar a um tipo particular de resposta, que depende do tipo de sinal recebido, da via de sinalização utilizada e a resposta célula-específica (cada tipo celular responde diferente aos sinais).

Existem 3 tipos principais de resposta:

1- Alterações do metabolismo, que são de ação rápida e resposta imediata.

2- Alterações da expressãogênica, que podem ter ação rápida ou lenta, mas que alteram o padrão da célula.

3- Alterações do citoesqueleto, que afetam a forma como a célula interage com o ambiente a sua volta.

Vias de sinalização:

As principais vias de sinalização que são utilizadas pelas células são quatro:

1. Via endocrina: É a via de maior distância entre as células, sendo dependente do transporte do sinal pelo sistema circulatório. Nesse caso as células secretoras estão distantes de seus alvos, liberando os sinais (hormônios) na corrente sanguínea do organismo. O sinal irá viajar até atingir as células-alvo (que podem estar em outros tecidos).

2. Via local (ou paracrina): Essa resposta também ocorre em curtas distâncias, porém não depende do contato entre as células. Em geral, a célula emissora secreta sinais que se dispersam na matriz extra-celular que fica imediatamente ao redor (mediadores locais). As células alvo são as células vizinhas que possuem receptores para o sinal emitido.

3. Via sináptica: É um tipo de sinalização parácrina, onde a célula emissora é SEMPRE um neurônio e os sinais envolvidos são chamados de neurotransmissores. Esse sinal é produzido e liberado na região pré-sináptica no axônio do neurônio, sendo liberado na fenda sináptica onde irá interagir com os receptores das célula-alvo (o sinal NÃO se dispersa pela MEC).

Vias de sinalização celularquinta-feira, 4 de setembro de 2014 14:14

BC680 - Biologia celular Page 1

Page 2: Vias de Sinalização Celular

com os receptores das célula-alvo (o sinal NÃO se dispersa pela MEC).

4. Via de contato: O sinal quimico está preso na célula emissora, dessa forma a via é dependente do contato direto entre a célula emissora (sinal) e a celula alvo (que possui o receptor). Essa sinalização ocorre principalmente por receptores de superfície contato-dependente.

As sinalizações também podem ser divididas em relação ao seu tempo de resposta, que pode ser rápida (segundos ou minutos) ou lenta (minutos a horas). Os processos rápidos em geral involvem processos de fosforilação ou desfosforilação de compostos, alterando sua forma de inativa para ativa (ou vice-versa), ou seja esses processos se concentram em alterar a FUNÇÃO de uma proteína já existente. Os processos lentos (ou respostas prolongadas) envolvem geralmente ação no DNA da célula, alterando a expressão e/ou síntese de proteinas na célula que, em sequência, alteram a atuação do maquinário celular.

BC680 - Biologia celular Page 2

Page 3: Vias de Sinalização Celular

Receptores intracelulares

Alguns tipos de sinais são capazes de atravessar a membrana celular (sinais hidrofóbicos) e entrar na célula. Esses sinais são percebidos por receptores especiais localizados no interior da célular (por exemplo, no nucleo) e são chamados de receptores intracelulares. Essas proteínas, ao encontrarem o sinal, irão desencadear uma resposta adequada alterando o maquinário celular.

Óxido Nitrico e sua ação

A história começa com a liberação de acetil-colina pelos neurônios que inervam os musculos lisos. Essa molécula é percebida pelo receptor de superfície celular que ativam a enzima NO sintase (NOS). Essa enzima converte moléculas de arginina em oxido nitro (NO). Esse composto é um gás, que se difunde rapidamente pelas membranas das células vizinhas e atua na conversão de GTP em cGMP. A consequência dessa atuação é o relaxamente e estiramente das células musculares, levando a um maior aporte de sangue para a região (ereção).

BC680 - Biologia celular Page 3

Page 4: Vias de Sinalização Celular

BC680 - Biologia celular Page 4