Vida Abundante Maio 2015

117
IGREJA PRESBITERIANA UNIDA COREANA DE SÃO PAULO 연합교회 vida abundante 05/2015

description

Devocional Vida Abundante para o mês de Maio 2015.

Transcript of Vida Abundante Maio 2015

Page 1: Vida Abundante Maio 2015

1

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA COREANA DE SÃO PAULO 연합교회

vida abundante

05/2015

Page 2: Vida Abundante Maio 2015

2

Page 3: Vida Abundante Maio 2015

3

Colaboradores (em ordem alfabética):

Tradução:

Bong Yeon Nam Choi

Chang Ho Lee

Cristina Ra

Dahae Kwon

Duk Young Choi

Manuela Kim

Monica Lee

Priscila Chung

Renata Kim

Suk Min Soh

Sung Whan Hong

Tae Hoon Kim

Yoon Ji Kim

Yun Sun Choi (Elina) Este material foi selecionado do devocional "SEM-MUL"

do ano 2014.

Page 4: Vida Abundante Maio 2015

4

Aliança da salvação que certamente se concretizará

Romanos 7-11

Muitos que não têm conhecimento aprofundado sobre a Bíblia caem no erro de achar que o Deus do Velho Testamento é diferente do Novo. Deus do Velho Testamento é “de ira”, enquanto que do Novo é “de amor”. Entretanto, isso é um equívoco que surge devido ao desentendimento acerca da história da salvação de Deus. Deus, após o plano de que faria “muitos povos serem abençoados” por meio de Abraão (Gn 12:3), amou consistentemente o Seu povo e conduziu o plano de salvação. Paulo ensina, através da explicação sobre o evangelho aos cristãos romanos, que o plano de salvação de Deus está sendo conduzido consistentemente e, logo, a aliança de Deus certamente se concretizará.

O amor de Deus que não se anula (7-8)

Paulo continua com a demonstração de que os cristãos morreram e ressuscitaram junto com Cristo. Ele afirma que os cristãos não têm mais responsabilidade diante da Lei porque morreram para Lei, por meio do corpo de Cristo (7:1-6). Nesse momento, não podemos achar que a Lei se iguala ao pecado, ela é boa porque Deus nos deu.

Nós só devemos nos lembrar de que a Lei apenas é um instrumento para conscientizar do pecado, e ela não pode nos justificar (7:7-12). Como a Lei tem apenas a função de julgar os nossos atos sem nos justificar, ela não poderá nos libertar do “corpo sujeito à morte” (7:24) (7:13-25).

Os cristãos morreram junto a Cristo e foram libertos por meio da “lei do Espírito da vida” (8:2), por isso não pertencem mais ao corpo da morte, apesar de terem o corpo. A Lei está ligada à carne e regulamenta os nossos atos: “O que faremos”, mas a lei do Espírito da vida regulamenta a posição: “Quem nós somos”. Quem crê em Cristo e estiver sob o domínio da lei do Espírito da vida será herdeiro, ou seja, “filho de Deus” (8:14).

Ser filho de Deus significa ser seu herdeiro. Por esse motivo, Paulo explica que, assim como Cristo foi glorificado depois de passar por sofrimento, nós também devemos passar por sofrimento. Porém, esse sofrimento é muito pequeno em relação à glória que teremos posteriormente.

Assim como os crentes se tornaram filhos de Deus através de Jesus Cristo, toda a natureza criada será restaurada através dos filhos de Deus (8:18-22). Nessa recuperação está incluso o nosso corpo, que está contaminado pela influência do pecado (8:23). Apesar de não ser visível no momento, aguardar por esse dia em que toda a natureza criada será restaurada pelos filhos de Deus é a esperança dos cristãos (8:24-25). Embora estejamos vivendo o sofrimento no mundo e não estejamos livres do pecado, o Espírito Santo nos ajuda, e Deus, que nos chamou, nos justificou e nos glorificou através de Jesus Cristo, não cessará o Seu amor. Dessa forma, nós podemos vencer o mundo porque pertencemos a Cristo, participamos do seu sofrimento, recebemos o amor de

Page 5: Vida Abundante Maio 2015

5

Deus e temos esperança na restauração (8:24-39).

Israel foi rejeitado? (9)

Nesse ponto, surge uma pergunta: “Deus não fez a aliança com o povo de Israel antes de Cristo? Se agora Deus salva somente pela fé, Ele rompeu a aliança com Israel? E se Deus rompeu aliança com Israel por causa da desobediência e colocou Jesus como o único caminho para a salvação, qual é a garantia de que Deus não romperia a aliança de Cristo?”

A respeito desse problema, Paulo começa a explicação com a premissa de que deseja a salvação do seu povo, Israel (9:1-5). A salvação de Deus não parou entre os judeus e se espalhou para muitos povos, mas Israel a rejeitou. O evangelho chegou primeiro aos judeus e Jesus veio ao mundo como um judeu, portanto, eles têm a preferência, porém não a aceitaram (9:4-5).

Uma coisa certa é que Deus não decidiu a quem salvar pela descendência biológica, mas somente pela “aliança”. Abraão tinha Ismael, e Isaque, Esaú, todavia eles não eram filhos da promessa (9:7-13). Paulo volta a perguntar se Deus é injusto por Ismael e Esaú não serem filhos da promessa. Ele ensina que, assim como o oleiro tem direito de escolher o vaso, nós não podemos julgar o que Deus faz segundo a Sua vontade (9:14-23).

Paulo explica isso novamente pelo princípio dos “remanescentes” que os profetas Oséias e Isaías haviam anunciado. Segundo os dois profetas, a salvação chega aos que obedecem a Deus.Nos seus textos, são profetizados que seriam chamados aqueles que não são povo de Deus,

ou seja, os gentios. Assim, quando essa profecia se concretizou através de Jesus Cristo, os gentios que não buscavam justiça a obtiveram, mas Israel, que buscava a lei que trouxesse justiça, tropeçou, confiando em obras (9:24-33).

A salvação de Israel através do evangelho (10-11:1)

Paulo, indo mais adiante, afirma que o caminho da salvação de Israel é levar o evangelho aos gentios para que eles se tornem o povo de Deus. Os israelitas pensam que são o povo de Deus, porém, não seguem o conhecimento correto e não obedecem a Deus. Moisés não afirmou que seguir a Lei era o meio de conseguir a salvação. A Lei serve somente para mostrar o povo da aliança como se deve viver.

Paulo cita Deuteronômio 30:11-14 para lembrar que Deus não exige do homem algo impossível. Fazer a vontade de Deus “está em sua boca e em seu coração” (10:8; Dt 30:14), isto é, a palavra da fé que estamos proclamando.

Assim, a salvação consiste em “crer com coração e confessar com a boca” (10:10), por isso Paulo afirma que proclamou esse evangelho. Ele pregou o evangelho aos gentios porque o evangelho não faz distinção entre judeus e gentios, e esse ato não foi para a maldição de Israel, mas para a sua salvação (10:11-15).

Infelizmente, Israel (os judeus) não aceitou o evangelho. Israel não ouviu a mensagem de Isaías, no entanto, as suas palavras chegaram até os confins do mundo (10:16-18). Paulo afirma que Deus disciplinou o Seu povo desobediente levantando povos gentios, fazendo com que Israel tivesse ciúmes dos outros

Page 6: Vida Abundante Maio 2015

6

povos, e Ele o faz ainda hoje. Entretanto, não se pode afirmar que Israel foi rejeitado porque não aceitou evangelho. A prova disso é o próprio Paulo. Ele se questiona se não foi salvo por ser israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim (10:19-1:11).

Os gentios que não podem se orgulhar (11:2-36)

Deus chamou os israelitas, enviando insistentemente os profetas, porém, eles não o ouviram. Essa situação é como o lamento de Elias: todo Israel abandonou Deus e ele foi o único que sobrou, no entanto, Deus não rejeitou Israel e reservou sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal (11:2-4). Obviamente, nem todo judeu rejeitou o evangelho. Entre os cristãos da igreja de Roma, havia judeus convertidos. Eles são como esses sete mil que Deus reservou para Ele. Até hoje, os judeus que receberam a graça remanesceram para Deus. Paulo não esqueceu da disciplina aos gentios da igreja de Roma (11:13-24). Paulo enfatiza que os gentios não devem se gloriar da salvação. Assim como Israel se afastou da salvação de Deus pela desobediência, Paulo adverte os gentios a não cometerem o mesmo erro (11:21). Paulo termina a explicação dizendo

que, para a entrada de numerosos estrangeiros ao Reino de Deus, Israel experimentou um endurecimento em parte e, quando esse espaço for preenchido pelos gentios, eles se tornarão um Israel e todo Israel será salvo. Deus, quando o seu povo lhe desobedece, é misericordioso para com outros povos e completa o Seu reino com eles, por isso ninguém deve se gloriar disso.

Assim, Deus salva o Seu povo com a Sua graça, mas o povo salvo não pode se tornar presunçoso e deve servir-Lhe humildemente. Esse é o mistério da salvação de Deus. Paulo louva a sabedoria de Deus que levou a efeito o seu grande plano para a salvação de judeus bem como a dos gentios (11:33-36).

Os judeus julgavam ser o povo de Deus e queriam chegar à salvação através da Lei e, ainda, não queriam aceitar que a salvação de Deus tinha chegado aos gentios. Assim também os gentios, se ficarem orgulhosos por terem recebido a salvação e não obedecerem a Deus, terão o mesmo fim de Israel. Vendo essa advertência de Paulo, refletimos sobre a importância de instruir a verdadeira fé e a verdade aos nossos descendentes. Esperamos enraizar nas nossas famílias o ensinamento sobre a verdade através do Vida Abundante de maio.

Page 7: Vida Abundante Maio 2015

7

01 Legalmente libertos

sex Romanos 7:1-6

1 Meus irmãos, falo a vocês como a

pessoas que conhecem a lei. Acaso

vocês não sabem que a lei tem

autoridade sobre alguém apenas

enquanto ele vive?

2 Por exemplo, pela lei a mulher

casada está ligada a seu marido

enquanto ele estiver vivo; mas, se o

marido morrer, ela estará livre da lei

do casamento.

3 Por isso, se ela se casar com

outro homem enquanto seu marido

ainda estiver vivo, será considerada

adúltera. Mas se o marido morrer,

ela estará livre daquela lei, e

mesmo que venha a se casar com

outro homem, não será adúltera.

4 Assim, meus irmãos, vocês

também morreram para a Lei, por

meio do corpo de Cristo, para

pertencerem a outro, àquele que

ressuscitou dos mortos, a fim de que

venhamos a dar fruto para Deus.

5 Pois quando éramos controlados

pela carne, as paixões pecaminosas

despertadas pela Lei atuavam em

nosso corpo, de forma que dávamos

fruto para a morte.

6 Mas agora, morrendo para aquilo

que antes nos prendia, fomos

libertados da Lei, para que sirvamos

conforme o novo modo do Espírito, e

não segundo a velha forma da Lei

escrita.

Page 8: Vida Abundante Maio 2015

8

Análise do conteúdo

Percepção

1.A que Paulo compara a nossa

relação com a Lei de Deus? (vs.2-

3)

2. Com que fim nós morremos

para a Lei por meio do corpo de

Cristo? (v.4)

4. O que você sente ao

compreender que não está mais

sujeito à Lei?

Estudo e reflexão

3.Por que Paulo usa a palavra

“morte” para explicar nossa

relação com a Lei?

Decisão e aplicação

5. Como você está se preparando

para andar em Espírito e não

cumprir a concupiscência da carne?

Que decisão você tomará para que a

sua existência dê frutos ainda mais

abundantes? Anotação

Page 9: Vida Abundante Maio 2015

9

Paulo usa a relação conjugal para ilustrar a nossa relação com a lei de

Deus (vs.2-3). Assim como a lei restringe a ruptura de um casamento até a

morte de um dos cônjuges, nós estávamos presos às exigências da Lei.

Desta forma, Paulo afirma que fomos libertos da Lei por meio do corpo de

Cristo que morreu na cruz pelos nossos pecados, a fim de satisfazer as

exigências da Lei de Deus (v.4). A morte significa um fim sem volta para o

homem. Da mesma maneira, morrendo para aquilo que antes nos prendia,

fomos libertos da Lei. Assim como o laço do casamento é interrompido

pela morte de um dos cônjuges, por meio do corpo de Cristo, morremos

para a Lei que antes nos prendia. Agora o nosso dever é pertencermos a

Jesus Cristo, a fim de que venhamos a dar frutos para Deus. Nós, que

fomos libertos da Lei, não obedecemos para sermos salvos, mas para

darmos frutos. Você realmente demonstra que está legalmente liberto do

regime de escravidão da Lei?

ORAÇÃO Permita que eu viva uma existência que dê

frutos diários em gratidão ao Senhor por

libertar-me plenamente.

Anotação

Page 10: Vida Abundante Maio 2015

10

02 O pecado que se revelou debaixo da Lei

sáb Romanos 7:7-12

7 Que diremos então? A Lei é

pecado? De maneira nenhuma! De

fato, eu não saberia o que é

pecado, a não ser por meio da Lei.

Pois, na realidade, eu não saberia o

que é cobiça, se a Lei não dissesse:

“Não cobiçarás”.

8 Mas o pecado, aproveitando a

oportunidade dada pelo

mandamento, produziu em mim

todo tipo de desejo cobiçoso. Pois,

sem a Lei, o pecado está morto.

9 Antes eu vivia sem a Lei, mas

quando o mandamento veio, o

pecado reviveu, e eu morri.

10 Descobri que o próprio

mandamento, destinado a produzir

vida, na verdade produziu morte.

11 Pois o pecado, aproveitando a

oportunidade dada pelo

mandamento, enganou-me e por

meio do mandamento me matou.

12 De fato a Lei é santa, e o

mandamento é santo, justo e bom.

Page 11: Vida Abundante Maio 2015

11

Análise do conteúdo

Percepção

1.Do que a Lei nos conscientiza?

(v.7)

2. Qual era o princípio original da

Lei e do mandamento? No

entanto, o que ela acabou

produzindo na verdade? (v.10)

4. O que você sente ao ver que a

revelação da santa Lei de Deus

evidenciou a nossa

pecaminosidade?

Estudo e reflexão

3. Por que devemos conhecer a

Lei que nos traz a consciência do

pecado e nos leva à morte?

Decisão e aplicação

O que você deve decidir e colocar

em prática hoje para enfrentar o seu

pecado e apresentar-se diante do

Senhor?

Anotação

Page 12: Vida Abundante Maio 2015

12

“Cobiça” (v.7): mais do que o simples desejo pecaminoso da carne em todas as suas facetas. “Enganou-me” (v.11): significa que indicou o caminho errado, fazendo-lhe perder o rumo.

A Lei em si não é falha. Paulo afirma claramente que, de fato, a Lei é santa e o mandamento é santo, justo e bom (v.12). No entanto, o pecado, aproveitando-se da oportunidade, enganou e matou a todos nós. Apesar de Paulo relatar uma experiência pessoal, ela se destina de modo geral a todos que estão debaixo da Lei. A natureza rebelde de um incrédulo é despertada quando são feitas restrições a ele, fazendo com que ele queira fazer as próprias coisas que a lei proíbe. Antes vivíamos sem a Lei, livres de qualquer consciência do pecado, mas sobrevindo o mandamento, o pecado reviveu e compreendemos que somos pecadores destinados a morrer (v.9). O desejo de Paulo ao abordar essa questão não é nos desesperar, mas fazer com que reconheçamos o nosso pecado e guiar-nos para a única solução. Quando você se olha no espelho, que pecado você vê refletido nele? Que esforço você tem feito para reconhecer que é um pecador e buscar Jesus?

ORAÇÃO Faça com que eu proclame com convicção a

verdade de que Jesus Cristo é a única solução

de Deus para o homem pecador.

Anotação

Page 13: Vida Abundante Maio 2015

13

03 Confiemos no poder do sangue precioso

dom Culto no Lar -Romanos 7:13-20

Família à mesa. Reúna a sua família à mesa e compartilhe a comida e as percepções e aplicações do sermão do dia.

Leitura bíblica

13 E então, o que é bom se tornou

em morte para mim? De maneira

nenhuma! Mas, para que o pecado

se mostrasse como pecado, ele

produziu morte em mim por meio

do que era bom, de modo que por

meio do mandamento ele se

mostrasse extremamente

pecaminoso.

14 Sabemos que a Lei é espiritual;

eu, contudo, não o sou, pois fui

vendido como escravo ao pecado.

15 Não entendo o que faço. Pois

não faço o que desejo, mas o que

odeio.

16 E, se faço o que não desejo,

admito que a Lei é boa.

17 Neste caso, não sou mais eu

quem o faz, mas o pecado que

habita em mim.

18 Sei que nada de bom habita em

mim, isto é, em minha carne. Porque

tenho o desejo de fazer o que é

bom, mas não consigo realizá-lo.

19 Pois o que faço não é o bem que

desejo, mas o mal que não quero

fazer, esse eu continuo fazendo.

20 Ora, se faço o que não quero, já

não sou eu quem o faz, mas o

pecado que habita em mim.

Page 14: Vida Abundante Maio 2015

14

CULTO NO LAR

Desvendando a palavra

Paulo expõe explicitamente a angústia presente no seu interior através da palavra de hoje, mas o importante é o fato de que esse conflito espiritual não é apenas de Paulo. A Lei é santa e o mandamento é justo e bom (v.12). Os pecados sujos e maldosos que estão dentro de nós são expostos através dessa lei e desse mandamento (v.13). Afinal, Paulo nos desperta dizendo que a lei faz com que nós, humanos, entendamos nosso próprio pecado e percebamos que não temos como não ir diante de Jesus Cristo. Apesar disso, Paulo tem o dilema de não fazer o que deseja e de fazer o que odeia (o pecado), permanecendo ainda na posição do pecado. (vs.15,19)

Não podemos negar que esta

contradição habita dentro de nossos

corações também. Através de Jesus

Cristo, vivemos como filhos de Deus

salvos; porém, por causa do pecado

que habita em nós, não há como

escaparmos de uma vida em

constante conflito. Mas o mais

importante de tudo é que são

necessários da nossa parte uma

determinação e um esforço

extremamente deplorável.

Às vezes, nós podemos falhar e cair,

porém, desejamos sinceramente

que, nessas horas, confessemos ao

Senhor a nossa própria fraqueza e

sejamos uma família que caminha

para frente, confiando no poder do

sangue precioso na cruz.

Page 15: Vida Abundante Maio 2015

15

CULTO NO LAR

Compartilhando a graça 1. Cada membro da família deve tentar resumir em uma frase a palavra

de hoje.

2. O que você sente ao ver Paulo se debatendo em agonia para viver de

acordo com a vontade de Deus (vs.15,19)?

3.Vamos admitir que o problema do pecado que ainda habita em você

não pode ser resolvido com seu próprio esforço ou força de vontade, e

vamos ter um momento de confissão de todos nossos pecados e nossas

fraquezas diante do Senhor, confiando no poder do sangue precioso na

cruz.

Compartilhando agradecimentos 1. Relembrando a vida que teve durante a semana, vamos falar sobre o

que teve para agradecer, para confessar e pedir perdão diante de Deus e

da família.

2. Vamos fazer oferta como a expressão de gratidão, de arrependimento

e de amor pelos próximos.

Orando juntos Faça com que possamos viver confiando todos os dias no poder do

sangue precioso na Cruz que purifica todos os meus pecados.

Encerrem o culto no lar com a oração do Pai Nosso.

Page 16: Vida Abundante Maio 2015

16

04 Desejo, mas não consigo realizá-lo

seg Romanos 7:13-20

13 E então, o que é bom se tornou

em morte para mim? De maneira

nenhuma! Mas, para que o pecado

se mostrasse como pecado, ele

produziu morte em mim por meio do

que era bom, de modo que por

meio do mandamento ele se

mostrasse extremamente

pecaminoso.

14 Sabemos que a Lei é espiritual;

eu, contudo, não o sou, pois fui

vendido como escravo ao pecado.

15 Não entendo o que faço. Pois

não faço o que desejo, mas o que

odeio.

16 E, se faço o que não desejo,

admito que a Lei é boa.

17 Neste caso, não sou mais eu

quem o faz, mas o pecado que habita

em mim.

18 Sei que nada de bom habita em

mim, isto é, em minha carne. Porque

tenho o desejo de fazer o que é bom,

mas não consigo realizá-lo.

19 Pois o que faço não é o bem que

desejo, mas o mal que não quero

fazer, esse eu continuo fazendo.

20 Ora, se faço o que não quero, já

não sou eu quem o faz, mas o

pecado que habita em mim.

Page 17: Vida Abundante Maio 2015

17

Estudo e Reflexão Decisão e Aplicação

Análise do conteúdo

Percepção

Page 18: Vida Abundante Maio 2015

18

Orientações Crescimento para a maturidade espiritual

Romanos 7:13-20

Análise do conteúdo Paulo afirma que o que “produziu morte em mim não foi a Lei e sim o pecado”. Pois a Lei havia revelado o pecado que se utilizou até das boas leis de Deus para seus próprios fins perversos. O apóstolo faz, então, uma exposição mais extensa da experiência pessoal sobre a sua incapacidade de fazer o que é bom. Apesar da convicção de Paulo na justiça da Lei de Deus, confessa que devido à sua natureza pecaminosa, não conseguia obedecer a Deus. Estudo e Reflexão 1.Por que Paulo afirma no v.14 que foi “vendido como escravo ao pecado”? - Sem compreender a Lei de Deus, o povo judeu se esforçava no cumprimento da Lei, querendo estabelecer a sua própria justiça. Paulo era um fiel cumpridor da Lei, mas, ao conscientizar-se de que a Lei é espiritual (v.14), percebeu que ainda era um escravo do pecado. Por ser a Lei santa, justa e boa (v.12), não somente revelamos a natureza pecaminosa da carne, mas também criamos uma viva consciência do pecado. 2. Por qual motivo Paulo faz a seguinte afirmação no v.18: “Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.”? - Porque ele se avaliou com honestidade e se viu entre a lei do pecado e a lei do Espírito. Da mesma forma como havia dito em carta aos Gálatas 5:16-17 que o segredo de não cumprir os desejos da carne é andar no Espírito, o apóstolo também o diz em outras palavras aos crentes de Roma, guerreando agora contra a lei da

sua mente. No entanto, observando Paulo superar este sofrimento e angústia, compreendemos que não é pela submissão às Leis que nós crescemos na santidade, mas pela submissão ao Espírito Santo. Percepção Recentemente, durante o processo de escolha para uma nova capacitação, lembrei-me das orações sem respostas e isso me angustiou. Embora a escolha tenha sido feita buscando crescimento espiritual, analiso se não me deixei levar pelas circunstâncias. Além do mais, fui dominado por uma profunda mágoa pelas orações não atendidas. Enquanto o meu coração estava sendo invadido por estes três pensamentos, o desabafo de Paulo veio a mim como consolo. Ultimamente, anseio por respostas às minhas orações, não para superar dificuldades, mas para crescer espiritualmente e vencer a batalha contra meus próprios pensamentos. Para que, ao enfrentar conflitos mais adiante eu possa declarar como Paulo: “graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!” (v.25), devo apresentar um Espírito plenamente grato a Deus. Do mesmo modo, sinto necessidade de uma autoanálise baseada nos princípios do Evangelho. Irei reavaliar o nível da minha fé e o meu crescimento para atingir a maturidade espiritual, “retendo o que é bom” e “prosseguindo para o alvo”. Decisão e aplicação 1. Para que nesse período eu permaneça ainda mais focado na Palavra, farei um breve resumo do devocional noturno diário. 2. Neste domingo, anotarei tudo que tenho para agradecer a Deus, apresentando-me com coração agradecido em todas as orações.

Page 19: Vida Abundante Maio 2015

19

Análise do conteúdo

Percepção

1.O que Paulo afirma habitar em

nós? (vs.17, 20)

2.Apesar de querermos fazer o

que é bom, o que continuamos

praticando? (vs.15, 19)

4.O que você sente ao ver que,

assim como nós, Paulo também

relata angústias que experimentou

por causa da sua natureza

pecaminosa?

Estudo e reflexão

3. Por que caímos em pecados

que detestamos, mesmo

renovando constantemente nossa

entrega a Cristo?

Decisão e aplicação

5.Em que âmbito você

equivocadamente confia nas suas

próprias forças para alcançar a

vitória sobre o pecado?

Sendo incapaz de fazer o bem, o

que você deve reconhecer para que

Espírito Santo o ajude na sua

fraqueza?

Anotação

Page 20: Vida Abundante Maio 2015

20

“Fui vendido” (v.14): conjugado no pretérito perfeito simples, refere-se à condição

dos cristãos sujeitos ao pecado sob extrema opressão espiritual.

Embora nascido de novo, a imagem de Paulo, que permanece lutando

contra sua natureza pecaminosa, retrata a nossa própria imagem. Como

cristãos conscientes da espiritualidade da Lei, enquanto habitarmos na

carne, somos passíveis de pecar a qualquer momento. Paulo lamenta o

conflito que existe entre a natureza espiritual da Lei e sua própria natureza

carnal, dizendo: “Tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo

realizá-lo” (v.18). Até mesmo o grande apóstolo Paulo travava uma luta

constante contra o seu pecado e isso nos mostra que a luta é real e que

saber lidar com esta batalha será o nosso grande desafio. O rei Davi, que

rendeu incontáveis e belos poemas de louvor a Deus, caiu tragicamente

por causa do pecado. Ainda hoje, o pecado anda ao redor de nós como

um leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Porventura, você

confia na sua própria força para vencer o pecado, seja qual for a situação?

Ao reconhecer plenamente que o pecado é mais forte do que você, e que

é incapaz de fazer o que é bom pelas suas próprias forças, você pode

finalmente obter a ajuda do Espírito Santo. O que é necessário para você

viver sob a graça de Deus?

ORAÇÃO Faça com que eu confesse, através da minha

vida, a fraqueza da carne e a força do Espírito

que vive em mim.

Anotação

Page 21: Vida Abundante Maio 2015

21

05 Uma pessoa no cruzamento entre o bem e o mal

ter Romanos 7:21-25

21 Assim, encontro esta lei que

atua em mim: Quando quero fazer o

bem, o mal está junto a mim.

22 No íntimo do meu ser tenho

prazer na Lei de Deus;

23 mas vejo outra lei atuando nos

membros do meu corpo,

guerreando contra a lei da minha

mente,tornando-me prisioneiro da

lei do pecado que atua em meus

membros.

24 Miserável homem que eu sou!

Quem me libertará do corpo sujeito a

esta morte?

25 Graças a Deus por Jesus Cristo,

nosso Senhor! De modo que, com a

mente, eu próprio sou escravo da Lei

de Deus; mas, com a carne, da lei do

pecado.

Page 22: Vida Abundante Maio 2015

22

Análise do conteúdo

Percepção

1.Qual é a lei que o apóstolo

Paulo achou sobre o bem e o

mal? (vs.21-23,25)

2. Como foi a lamentação de

Paulo devido ao pecado que está

nos seus membros? (v.24)

4.O que você sente ao ver as

tentações do pecado se

aproximando incessantemente, até

mesmo a um grande apóstolo como

Paulo?

Estudo e reflexão

3.Qual é o motivo de

agradecimento a Deus por Jesus

Cristo mesmo nas batalhas entre

o bem e o mal?

Decisão e aplicação

5.Como está afetando a sua vida o

fato de que somente Jesus Cristo

pode salvá-lo da influência do

pecado? O que você pode fazer hoje

para seguir a lei de Deus na

bifurcação do caminho onde o bem e

o mal batalham? Anotação

Page 23: Vida Abundante Maio 2015

23

“Lei de Deus” (v.22): a lei mosaica.

Cristão significa uma pessoa que segue Jesus Cristo. Cristãos vivem

neste mundo, porém, pertencem ao Reino do céu e não a este mundo.

Portanto, cristãos têm prazer na lei de Deus e querem praticar o bem, mas

enfrentam constantemente as tentações da lei do pecado ao redor que

querem derrubá-los (vs.21-23). Por que será que há diferença entre o que

queremos no nosso interior e o que aparece em nossas vidas na prática?

Até Paulo lamenta, angustiando-se por causa desse problema (v.24).

Porém, Paulo não permaneceu no estado de frustração, decepcionado

com si próprio, que não é perfeito. Pelo contrário, ele é ciente de que não

há como salvar-se por suas ações ou bondade e agradece por ter sido

salvo pela fé através de Jesus Cristo (v.25). No final, só há um único

caminho para a vitória na luta contra o pecado nesse mundo, que é confiar

em Jesus Cristo, na graça daquela cruz. Desejamos que você lute com o

nome do senhor Jesus Cristo contra o pecado e que se torne vitorioso,

vivendo, assim, mais um dia de vitória.

ORAÇÃO Faça com que não nos submetamos ao

pecado, mas que possamos lutar contra ele e

conquistar a vitória.

Anotação

Page 24: Vida Abundante Maio 2015

24

06 A lei do Espírito de vida, Jesus Cristo

qua Romanos 8:1-4

1 Portanto, agora já não há

condenação para os que estão em

Cristo Jesus,

2 porque por meio de Cristo Jesus a

lei do Espírito de vida me libertou

da lei do pecado e da morte.

3 Porque, aquilo que a Lei fora

incapaz de fazer por estar

enfraquecida pela carne, Deus o fez,

enviando seu próprio Filho, à

semelhança do homem pecador,

como oferta pelo pecado. E assim

condenou o pecado na carne,

4 a fim de que as justas exigências

da Lei fossem plenamente satisfeitas

em nós, que não vivemos segundo a

carne, mas segundo o Espírito.

Page 25: Vida Abundante Maio 2015

25

Análise do conteúdo

Percepção

1.O que nos livra da lei do pecado

e da morte? (v.2)

2. O que Deus fez para realizar a

nossa salvação? (vs.3-4)

4. O que você sente ao ver o amor

de Deus, que enviou o seu filho

inocente para salvar os pecadores?

Estudo e reflexão

3.Por que a nossa salvação

acontece somente em Jesus

Cristo, e não na lei?

Decisão e aplicação

5.Que prova poderia mostrar que

você está confiando na fé em Jesus

e não nas práticas da lei? O que

você poderia fazer hoje para

solidificar a fé em Jesus? Anotação

Page 26: Vida Abundante Maio 2015

26

“Condenou o pecado na carne” (v.3): Deus condenou o pecado na carne de Cristo.

Gl 5:17: “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito. Eles estão em conflito

um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.”

No final do capítulo 7, Paulo confessou gratidão a Deus e agora ele

declara que não há nenhuma condenação para os que estão em Jesus

Cristo (v.1), porque a lei do Espírito de vida em Jesus já nos livrou da lei

do pecado e da morte. A Lei apenas nos torna conscientes do nosso

pecado (Rm 3:20). Baseando-se na obediência à Lei, haverá punições,

porém, por meio da graça e do amor da cruz de Jesus Cristo, podemos ser

livres. Por isso, nós devemos ser capazes de afirmar que não somos mais

os que seguem o espírito do pecado, mas que seguem o Espírito de

Jesus. Como você foi crucificado com Cristo, viveu com Ele, e agora está

com Ele (Gl 2:20). Além disso, não desejamos o que é da carne quando

agimos guiados pelo Espírito (vide Gl 5:17). Isso não significa que você se

tornou mais ético do que antes. Um verdadeiro cristão não confia no seu

próprio corpo, ele vive guiado pelo Espírito. O quanto você está seguindo

em obediência, o guiar do Espírito? Vamos refletir em quanto da nossa

vida no dia-a-dia estamos seguindo a condução do Espírito Santo.

ORAÇÃO Faça com que eu possa viver seguindo

somente Jesus Cristo, o Senhor da vida.

Anotação

Page 27: Vida Abundante Maio 2015

27

07 Para os que estão em Cristo

qui Romanos 8:5-8

5 Quem vive segundo a carne tem a

mente voltada para o que a carne

deseja; mas quem vive de acordo

com o Espírito, tem a mente voltada

para o que o Espírito deseja.

6 A mentalidade da carne é

morte,mas a mentalidade do

Espírito é vida e paz;

7 a mentalidade da carne é inimiga

de Deus porque não se submete à

Lei de Deus, nem pode fazê-lo.

8 Quem é dominado pela carne não

pode agradar a Deus.

Page 28: Vida Abundante Maio 2015

28

Análise do conteúdo

Percepção

1.Qual é a diferença entre aquele

que tem a mente voltada para a

carne e para o Espírito? (vs.5-6)

2.Por que aquele que é dominado

pela carne não pode agradar a

Deus? (v.7)

4.O que você percebe ao ver-se

caindo sempre no pecado?

Estudo e reflexão

3. Por que continuamos a viver

segundo a carne, mesmo que

tenhamos a mente voltada para o

que o Espírito deseja?

Decisão e aplicação

5.Que aspectos em você alegra a

Deus quando você vive como um

cristão em meio ao mundo?

O que você deve decidir em especial

para lutar contra o pecado,

agradando a Deus?

Anotação

Page 29: Vida Abundante Maio 2015

29

“A mentalidade” (v.6): ele domina o centro de todo o intelecto, ele decide o

direcionamento do intelecto e do caráter; significa também a definição dos atos

detalhados.

Vivendo como cristãos, podemos observar que vivemos em meio a uma

constante luta entre o domínio da carne e do Espirito. Assim como é certo,

aquele que vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne

deseja, e quem vive segundo o Espirito, tem a mente voltada para o que o

Espirito deseja (v.5). Mas dentro de nós existe o mal quando queremos

fazer o bem (Rm 7:21-23). Essas coisas vão contra a vontade de Deus e

não O alegram. Além de tudo, nós não podemos vencer com as nossas

forças essas vontades da carne (v.7). Portanto, nós devemos nos apoiar

somente na graça e na ajuda de Deus. Somente aqueles que foram salvos

pelo Espírito podem se alegrar na lei de Deus e viver obedecendo-as.

Você vive dominado pela carne ou pelo Espírito? Sendo pessoas

dominadas pelo espirito, vivamos vitoriosos na luta contra o pecado, tendo

uma vida que agrada a Deus.

ORAÇÃO Faça com que eu possa viver uma vida

vitoriosa contra o domínio do pecado.

Anotação

Page 30: Vida Abundante Maio 2015

30

08 O Espírito que salva

sex Romanos 8:9-11

9 Entretanto, vocês não estão sob o

domínio da carne, mas do Espírito,

se de fato o Espírito de Deus habita

em vocês. E, se alguém não tem o

Espírito de Cristo, não pertence a

Cristo.

10 Mas se Cristo está em vocês, o

corpo está morto por causa do

pecado, mas o espírito está vivo por

causa da justiça.

11 E, se o Espírito daquele que

ressuscitou Jesus dentre os mortos

habita em vocês, aquele que

ressuscitou a Cristo dentre os mortos

também dará vida a seus corpos

mortais, por meio do seu Espírito,

que habita em vocês.

Page 31: Vida Abundante Maio 2015

31

Análise do conteúdo

Percepção

1.O que vive quando estamos dominados pelo Espírito de Deus? (vs.9-10)

2. Assim como salvou o seu

espírito, o que o Espírito de Deus

irá salvar? (v.11)

4. O que você sente pelo fato de que

o Espírito dará vida aos nossos

corpos mortais?

Estudo e reflexão

3. Qual o motivo pelo qual o

Espírito pode salvar os nossos

corpos mortais?

Decisão e aplicação

5. Quando e em que situação você

pode ter certeza de que o Espírito

habita em você? O que você precisa

colocar em prática para mudar o seu

espírito, que continua a viver no

domínio da carne? Anotação

Page 32: Vida Abundante Maio 2015

32

Paulo comenta que a nossa salvação é possível quando o Espirito de

Deus habita em nós. O fato de estarmos dentro do Espirito significa

também que o Espírito habita em nós. E isso prova que pertencemos a

Cristo. O Espírito salva e isso remete a uma ideia de salvação. E essa

salvação não significa apenas uma salvação do espírito, mas a salvação

completa, que inclui até a carne. O pecado de Adão não chamou somente

a morte do Espírito, mas também a morte da carne. Portanto, para que a

salvação seja completa, deve acontecer não somente a salvação

espiritual, mas até o da carne. Quando o Espírito que ressuscitou Jesus

dentre os mortos habita em nós, nossos corpos são salvos. O que

devemos lembrar sempre é que no domínio da carne, o espírito e a carne

perecerão, mas no domínio do Espírito, o espírito e a carne viverão (vs.10-

11). Você está suscetível à vontade do Espírito que salva? Vamos orar

para que possamos realizar hoje a verdadeira salvação através do Espírito

de Deus.

ORAÇÃO Faz-me habitar não no domínio da carne, mas

do Espírito.

Anotação

Page 33: Vida Abundante Maio 2015

33

09 A gloriosa herança

sáb Romanos 8:12-17

12 Portanto, irmãos, estamos em

dívida, não para com a carne, para

vivermos sujeitos a ela.

13 Pois se vocês viverem de acordo

com a carne, morrerão; mas, se

pelo Espírito fizerem morrer os atos

do corpo, viverão,

14 porque todos os que são

guiados pelo Espírito de Deus são

filhos de Deus.

15 Pois vocês não receberam um

espírito que os escravize para

novamente temerem, mas receberam

o Espírito que os torna filhos por

adoção, por meio do qual clamamos:

“Aba, Pai”.

16 O próprio Espírito testemunha ao

nosso espírito que somos filhos de

Deus.

17 Se somos filhos, então somos

herdeiros; herdeiros de Deus e co-

herdeiros com Cristo, se de fato

participamos dos seus sofrimentos,

para que também participemos da

sua glória.

Page 34: Vida Abundante Maio 2015

34

Análise do conteúdo

Percepção

1. Quem pode provar que somos

filhos de Deus? (vs.14-16)

2.O que você deve receber como

herdeiro e co-herdeiro com

Cristo? (v.17)

4. O que você sente tendo em vista

o fato de que devemos participar do

sofrimento de Cristo?

Estudo e reflexão

3. Por que os filhos de Deus

devem ser guiados pelo Espírito

de Deus?

Decisão e aplicação

5.O que você está sofrendo por

causa da glória de Cristo?

Que postura você deve corrigir como

filho de Deus? O que você pode

colocar em prática como filho de

Deus, superando o sofrimento?

Anotação

Page 35: Vida Abundante Maio 2015

35

“Dívida” (v.12): significa a dívida que temos com o “Espírito de Deus” que habita

em nós.

“Clamamos” (v.15): expressa a grande emoção que sentimos ao nos tornarmos

filhos de Deus.

Paulo deseja que, como filhos de Deus, nós vivamos em desacordo com a

carne e de acordo com o Espírito, fazendo morrer os atos do corpo (vs.12-

13). Aqueles que vivem guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus

(v.14). Nós somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Qualquer

que não esteja com Jesus Cristo não pode tornar-se herdeiro de Deus,

portanto, nós que somos co-herdeiros com Cristo, participamos da sua

glória, mas participamos também dos seus sofrimentos (v.17). Isso pode

ser comparado com os filhos que são herdeiros da fortuna dos pais e que

podem herdar também até a dívida deles. O sofrimento de Cristo que

participamos é diferente da dívida que recebemos dos pais. Ela é gloriosa,

e um orgulho e alegria para o cristão. O sofrimento de Cristo não terminou:

Jesus continua sofrendo junto de nós através da igreja, que é o seu corpo.

Você é um verdadeiro herdeiro que participa não somente da glória, mas

do sofrimento de Cristo?

ORAÇÃO Faça com que eu possa viver no domínio do

Espírito e não do pecado.

Anotação

Page 36: Vida Abundante Maio 2015

36

10 Mentalidade da carne vs. mentalidade do Espírito

dom Culto no Lar – Romanos 8:1-8

Família à mesa. Reúna a sua família à mesa e compartilhe a comida e as percepções e aplicações do sermão do dia.

Leitura bíblica

1 Portanto, agora já não há

condenação para os que estão em

Cristo Jesus,

2 porque por meio de Cristo Jesus

a lei do Espírito de vida me libertou

da lei do pecado e da morte.

3 Porque, aquilo que a Lei fora

incapaz de fazer por estar

enfraquecida pela carne, Deus o

fez, enviando seu próprio Filho, à

semelhança do homem pecador,

como oferta pelo pecado. E assim

condenou o pecado na carne,

4 a fim de que as justas exigências

da Lei fossem plenamente

satisfeitas em nós, que não

vivemos segundo a carne, mas

segundo o Espírito.

5 Quem vive segundo a carne tem a

mente voltada para o que a carne

deseja; mas quem vive de acordo

com o Espírito, tem a mente voltada

para o que o Espírito deseja.

6 A mentalidade da carne é morte,

mas a mentalidade do Espírito é

vida e paz;

7 a mentalidade da carne é inimiga

de Deus porque não se submete à

Lei de Deus, nem pode fazê-lo.

8 Quem é dominado pela carne não

pode agradar a Deus.

Page 37: Vida Abundante Maio 2015

37

CULTO NO LAR

Desvendando a palavra

A palavra de hoje nos traz o

ensinamento claro sobre a vida

santificada que foi transformada por

meio de Jesus Cristo. Paulo diz que

nós, mesmo estando sob o domínio

da lei do pecado que nos traz

insegurança, afirma não haver mais

condenação para os que estão em

Jesus Cristo (v.1) porque, por meio

de Cristo Jesus, a lei do Espírito de

Vida nos liberta do pecado e da

morte (v.2). A força motriz que

possibilita isso, Deus, mandou

ninguém menos que seu filho

unigênito à Terra, Jesus Cristo,

para carregar os pecados, a fim de

que as justas exigências da Lei

fossem plenamente satisfeitas em

nós (v.4). Isso representa que todos

os nossos pecados foram expiados

pela morte de Cristo.

Dando continuidade, Paulo fala que,

para estarmos na graça da expiação,

é necessário que não vivamos

segundo a carne e sim, segundo o

Espírito. Viver segundo o Espírito

significa que devemos nos entregar

totalmente à condução do Espirito

Santo. A importância disso é que a

mentalidade da carne é morte e a

mentalidade do Espírito é vida e paz

(v.6). E também, a mentalidade da

carne é inimiga de Deus (v.7). Quem

é dominado pela carne não pode

agradar a Deus (v.8). Em sua vida,

você tem seguido a mentalidade da

carne ou tem dado frutos

perseguindo a mentalidade do

Espírito? Esperamos que, com base

na palavra de hoje, possamos refletir

e analisar mais uma vez sobre as

nossas vidas.

Page 38: Vida Abundante Maio 2015

38

CULTO NO LAR

Compartilhando a graça 1. Cada membro da família deve tentar resumir em uma frase a palavra

de hoje.

2.O que você sente diante da palavra dos versículos 6 e 7, que diz que a

mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e

paz?

3. Vamos procurar e ler Gálatas 5:19-23. Compartilhe como devemos

viver sob a condução do Espírito e quais as decisões necessárias a

serem tomadas.

Compartilhando agradecimentos 1. Relembrando a vida que teve durante a semana, vamos falar sobre o

que teve para agradecer, para confessar e pedir perdão diante de Deus e

da família.

2. Vamos fazer oferta como a expressão de gratidão, de arrependimento

e de amor pelos próximos.

Orando juntos

Faça com eu seja um verdadeiro discípulo de Jesus, que não vive

segundo a mentalidade da carne e, sim, sob a condução do Espírito.

Page 39: Vida Abundante Maio 2015

39

11 A glória dos santos

seg Romanos 8:18-25

18 Considero que os nossos

sofrimentos atuais não podem ser

comparados com a glória que em

nós será revelada.

19 A natureza criada aguarda, com

grande expectativa, que os filhos de

Deus sejam revelados.

20 Pois ela foi submetida à

inutilidade, não pela sua própria

escolha, mas por causa da vontade

daquele que a sujeitou, na

esperança

21 de que a própria natureza criada

será libertada da escravidão da

decadência em que se encontra,

recebendo a gloriosa liberdade dos

filhos de Deus.

22 Sabemos que toda a natureza

criada geme até agora, como em

dores de parto.

23 E não só isso, mas nós mesmos,

que temos os primeiros frutos do

Espírito, gememos interiormente,

esperando ansiosamente nossa

adoção como filhos, a redenção do

nosso corpo.

24 Pois nessa esperança fomos

salvos. Mas, esperança que se vê

não é esperança. Quem espera por

aquilo que está vendo?

25 Mas se esperamos o que ainda

não vemos, aguardamo-lo

pacientemente.

Page 40: Vida Abundante Maio 2015

40

Estudo e Reflexão

Decisão e Aplicação

Análise do conteúdo

Percepção

Page 41: Vida Abundante Maio 2015

41

Orientações A glória que os filhos de Deus verão em meio ao sofrimento Romanos 8:18-25

Análise do conteúdo Nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória vindoura. Toda a criação, juntamente conosco, aguarda, com expectativa, ser libertada da escravidão da decadência em que se encontra, desejando receber a gloriosa liberdade dos filhos de Deus e aguardando em meio a gemidos de dor. Ela espera o dia glorioso com a esperança daquilo que ainda não se vê. Estudo e Reflexão 1.Qual é o motivo pelo qual não podemos comparar o sofrimento atual com a glória vindoura? (v.18) -Uma vida unida a Jesus é uma vida que junta sofrimento e glória. Jesus passou por sofrimentos devido ao evangelho. Por essa razão, nós, para vivermos de acordo com a vontade do Senhor, participamos do sofrimento de Cristo, porém não temos como comparar o que Deus nos promete, que é algo perfeito e eterno, a esse sofrimento. 2. Por que devemos aguardar pacientemente quando esperamos por algo que não vemos? (v.25) - Como Paulo afirmou, esperança é quando aguardamos por algo que ainda não se vê. Mas, quando esperamos por algo, sempre nos é necessário suportar a espera. Se sofremos por causa de Cristo e perseveramos, com ele também reinaremos (2 Tm 2:11-12). É uma promessa de Deus que não se vê, mas é uma imensa promessa. O que se vê é transitório. O que não se vê, é eterno (2 Co 4:18). A criação geme como em dores de parto e essas dores são dores que

representam a espera por um novo reino. Percepção Durante o meu treinamento, tive que lidar com familiares que não o aceitavam, e isso me trouxe sofrimento. Como filhos de Deus e vivendo nesse mundo, muitas vezes temos que pagar o preço. E toda vez que pagamos esse preço, em meu coração, sempre há algo que quer repelir esse sofrimento, mesmo lembrando que somos herdeiros de Deus e receberemos a sua benção. Mais do que focar na glória vindoura, foco mais no meu atual sofrimento e na vontade de resolver rapidamente esses problemas, o que acaba escondendo a alegria de aguardar em esperança. Mesmo em meio ao meu sofrimento, se olhar com fé para a glória vindoura de Deus e a glória da ressureição, tenho como suportar o sofrimento e descobrir que posso ter alegria nessa esperança. Tenho fé de que Cristo, que me acompanha, me dará força e sabedoria para vencer e, por fim, ter frutos de vitória. Decisão e aplicação 1. Quando eu estiver em treinamento nesta semana, pode ser que familiares me olhem com reprovação, mas, em resposta, apresentarei otimismo, demonstrando meu amor. 2. Sempre que começa algo novo e enfrenta dificuldades, meu irmão caçula reclama bastante a Deus e ele sofre de hérnia de disco. Espero que passe bem durante seu tratamento e que suas reclamações se transformem em louvores. Anotarei os dias em que ele for ao hospital e estarei em oração.

Page 42: Vida Abundante Maio 2015

42

Análise do conteúdo

Percepção

1.O que sofre juntamente com os

filhos de Deus? (vs.19-22)

2.Até quando os santos deverão

gemer interiormente? (v.23)

4.O que você sente sabendo que a

criação aguarda a esperança da

liberdade?

Estudo e reflexão

3.Qual é o motivo pelo qual não

podemos comparar o sofrimento

atual com a glória vindoura?

Decisão e aplicação

5.O que você tem aguardado

pacientemente, esperando pela

glória vindoura? Quais são os

esforços que tem feito na prática

para realizar a esperança que não

se vê? Anotação

Page 43: Vida Abundante Maio 2015

43

“Considero” (v.18): não é um mero pensamento, mas representa algo que se

baseou em um julgamento profundo.

“Os primeiros frutos do Espírito” (v.23): é o primeiro presente do Espírito, significa

o batismo pelo Espírito Santo.

Sem a cruz, não há coroa. Paulo afirma que os nossos sofrimentos atuais,

que são temporários, não podem ser comparados com a glória da vida

eterna que os santos receberão (v.18). Não somente isso, mas até a

criação, no dia da salvação através da vinda de Jesus, aguarda ser

restaurada (vs.19-22). Assim, os santos que estão espiritualmente

acordados, lamentando a falta de completude espiritual, aguarda a plena

redenção de seus corpos. Paulo afirma que a esperança que se vê não é

esperança, que a esperança dos santos não está focada no mundo que

enxergamos, mas somente deverá estar alinhada com a glória divina (vs.

23-24). A glória de Deus não se satisfaz com o mundo atual, mas aponta

para o reino vindouro, que é dada aos santos que, juntamente com Jesus

e por causa do evangelho, superam todo o sofrimento. Posso suportar o

sofrimento juntamente com os santos, buscando a glória? Não se apoie

naquilo que se vê, mas deseje e prossiga em busca da esperança que não

se vê para gozar da glória.

ORAÇÃO Dê-me fé para suportar as dificuldades,

estando alerta espiritualmente.

Anotação

Page 44: Vida Abundante Maio 2015

44

12 Ajuda e condução do Espírito Santo

ter Romanos 8:26-30

26 Da mesma forma o Espírito nos

ajuda em nossa fraqueza, pois não

sabemos como orar, mas o próprio

Espírito intercede por nós com

gemidos inexprimíveis.

27 E aquele que sonda os corações

conhece a intenção do Espírito,

porque o Espírito intercede pelos

santos de acordo com a vontade de

Deus.

28 Sabemos que Deus age em

todas as coisas para o bem

daqueles que o amam, dos que

foram chamados de acordo com o

seu propósito.

29 Pois aqueles que de antemão

conheceu, também os predestinou

para serem conformes à imagem de

seu Filho, a fim de que ele seja o

primogênito entre muitos irmãos.

30 E aos que predestinou, também

chamou; aos que chamou, também

justificou; aos que justificou, também

glorificou.

Page 45: Vida Abundante Maio 2015

45

Análise do conteúdo

Percepção

1.O que Paulo fala sobre a ação

do Espírito? (v.26)

2. O que é que Deus, aquele que

sonda o nosso coração, sabe, e o

que nós sabemos? (vs.27-28)

4. O que você sente ao saber que

dentro do plano de salvação de

Deus, o Espírito intercede por nós?

Estudo e reflexão

3. Qual seria o motivo maior para

o Espírito nos ajudar? (vs.29-30)

Decisão e aplicação

5.Qual parte da sua vida em que

precisa, de forma urgente, da ajuda

do Espírito? O que, com fé, quer

colocar em prática hoje, confiando

no Espírito que o ajuda? Anotação

Page 46: Vida Abundante Maio 2015

46

Paulo não diz que as nossas fraquezas serão imediatamente apagadas

quando formos transformados pelo Espírito. Mesmo com a presença do

Espírito dentro de nós, Deus nos ajuda deixando as fraquezas do jeito que

estão (v.26). Através disso, Deus faz com que busquemos continuamente

a ajuda do Espírito. Primeiro, o Espírito nos ajuda nas orações. Quando

não sabemos sobre o que orar ou como orar, o Espírito, sabendo das

nossas fraquezas, nos ajuda (vs.26-27). Segundo, o Espírito nos ajuda

nas fraquezas de nossas vidas, por isso Deus age em todas as coisas

para o bem daqueles que o amam (v.28). Deus nos predestinou, nos

chamou e também nos justificou para que, em Cristo, pudesse nos

glorificar (v.30). Portanto, não somente devemos entender a vontade de

Deus, mas perceber as nossas fraquezas e buscar mais ainda o Espírito.

Quando isso acontecer, o plano de Deus se realizará com a ajuda do

Santo Espírito para fazer o bem.

ORAÇÃO Faça com que eu possa confiar no Espírito,

percebendo que nada posso fazer sem a Sua

ajuda.

Anotação

Page 47: Vida Abundante Maio 2015

47

13 O amor que nos faz mais que vencedores

qua Romanos 8:31-39

31 Que diremos, pois, diante

dessas coisas? Se Deus é por nós,

quem será contra nós?

32 Aquele que não poupou seu

próprio Filho, mas o entregou por

todos nós, como não nos dará

juntamente com ele, e de graça,

todas as coisas?

33 Quem fará alguma acusação

contra os escolhidos de Deus? É

Deus quem os justifica.

34 Quem os condenará? Foi Cristo

Jesus que morreu; e mais, que

ressuscitou e está à direita de

Deus, e também intercede por nós.

35 Quem nos separará do amor de

Cristo? Será tribulação, ou

angústia, ou perseguição, ou fome,

ou nudez, ou perigo, ou espada?

36 Como está escrito: “Por amor de ti

enfrentamos a morte todos os dias;

somos considerados como ovelhas

destinadas ao matadouro”.

37 Mas, em todas estas coisas

somos mais que vencedores, por

meio daquele que nos amou.

38 Pois estou convencido de que

nem morte nem vida, nem anjos nem

demônios, nem o presente nem o

futuro, nem quaisquer poderes,

39 nem altura nem profundidade,

nem qualquer outra coisa na criação

será capaz de nos separar do amor

de Deus que está em Cristo Jesus,

nosso Senhor.

Page 48: Vida Abundante Maio 2015

48

Análise do conteúdo

Percepção

1.Quais são as coisas que o

mundo não consegue fazer com

os cristãos? (vs.31, 33-35)

2.Por qual motivo ninguém

consegue ficar contra nós, acusar

ou vencer-nos? (vs.31, 33, 37, 39)

4.O que se sente sabendo que

apenas por meio do amor de Deus

podemos mais do que vencer o

mundo?

Estudo e reflexão

3. Por que Paulo nos enfatiza

repetidamente que ninguém pode

ir contra nós, nos acusar ou

separar-nos do amor de Cristo?

Decisão e aplicação

5. Quais são as coisas que fazem

você duvidar do amor de Deus ou

causam medo? O que pode ser feito

para mudar a sua atitude em relação

ao medo? Anotação

Page 49: Vida Abundante Maio 2015

49

“Separará” (v.35): mostra a estabilidade da união entre os santos e Deus.

Podemos interpretar de forma mais concreta as palavras de hoje se

separarmos os versículos que usam “nós” (v.31-32,3 7) e “quem” (v.33-

35). Os versículos que usam “quem” retrucam com as perguntas como

“será contra nós?”, “fará alguma acusação?”, “nos separará do amor de

Cristo”, enfatizando que nada pode acontecer conforme o desejo dessas

pessoas. Como Deus está conosco, nos escolheu, nos justificou e nos

amou, ninguém pode fazer algo de ruim contra nós. E “nós” não podemos

dizer algo a respeito dessa graça (v.31). Deus, que nos deu o seu próprio

Filho, ainda nos guia dentro do Espírito Santo junto ao seu Filho. Uma

graça indescritível (v.32). Além disso, aqueles que acreditam neste amor

podem mais do que vencer em todas as coisas por causa Dele (v.37).

Como nada pode nos separar do amor de Deus, ficamos emocionados.

Nós devemos viver declarando a vitória sobre o mundo, com o amor de

Deus e com a ajuda do Espírito Santo.

ORAÇÃO Faça com que eu tenha uma fé corajosa com a

gratidão sobre o seu amor e a confiança na

vitória.

Anotação

Page 50: Vida Abundante Maio 2015

50

14 Um desejo angustiante

qui Romanos 9:1-5

1 Digo a verdade em Cristo, não

minto; minha consciência o

confirma no Espírito Santo:

2 tenho grande tristeza e constante

angústia em meu coração.

3 Pois eu até desejaria ser

amaldiçoado e separado de Cristo

por amor de meus irmãos, os de

minha raça,

4 o povo de Israel. Deles é a adoção

de filhos; deles é a glória divina, as

alianças, a concessão da Lei, a

adoração no templo e as promessas.

5 Deles são os patriarcas, e a partir

deles se traça a linhagem humana de

Cristo, que é Deus acima de todos,

bendito para sempre! Amém.

Page 51: Vida Abundante Maio 2015

51

Análise do conteúdo

Percepção

1. Qual é o sentimento de Paulo

em relação ao seu povo? (vs.1-3)

2.Qual é o conteúdo da promessa

de Deus com o povo de Israel?

(v.4)

4. O que você sente vendo o

sentimento de Paulo em relação aos

seus irmãos e ao seu povo?

Estudo e reflexão

3. Por que Paulo sente angústia

em relação ao povo de Israel?

Decisão e aplicação

5. Qual é o sentimento e a sua

atitude em relação às pessoas a

serem evangelizadas? O que pode

ser feito para você tratá-los como

Paulo? Anotação

Page 52: Vida Abundante Maio 2015

52

“Desejaria” (v.3): significa orar eternamente com força.

Depois de mostrar que a salvação pode ser obtida apenas pela fé em

Cristo, Paulo começa a discutir o que acontecerá com os judeus, que se

consideravam o povo de Deus. Paulo foi perseguido pelos judeus, mas

não tinha ódio contra eles, nem os amaldiçoou. Muito pelo contrário, ele se

mostra preocupado com a hostilidade deles com Cristo. Essa preocupação

era tanta que ele estava disposto a trocar a sua própria vida para salvá-los

(v.3). Como ele sabia que Deus tinha escolhido o povo de Israel para fazer

a aliança e que por meio deles Jesus veio a esta terra, a preocupação dele

era realmente grande (vs.4-5). Mesmo Paulo, que foi um apóstolo que

focou na evangelização dos outros povos, desejava que o povo de Israel

também acreditasse em Jesus e esse desejo tinha se transformado numa

preocupação e sofrimento enorme. Esse sentimento não é apenas de

Paulo, porém de Deus (vs.1-2). Precisamos verificar se também temos

preocupação com os nossos familiares e os próximos que estão fora da

salvação.

ORAÇÃO Faça-me uma pessoa que transmite as boas

novas em qualquer situação.

Anotação

Page 53: Vida Abundante Maio 2015

53

15 Quem são os verdadeiros filhos de Abraão

sex Romanos 9:6-13

6 Não pensemos que a palavra de

Deus falhou. Pois nem todos os

descendentes de Israel são Israel.

7 Nem por serem descendentes de

Abraão passaram todos a ser filhos

de Abraão. Ao contrário: “Por meio

de Isaque a sua descendência será

considerada”.

8 Noutras palavras, não são os

filhos naturais que são filhos de

Deus, mas os filhos da promessa é

que são considerados

descendência de Abraão.

9 Pois foi assim que a promessa foi

feita: “No tempo devido virei

novamente, e Sara terá um filho”.

10 E esse não foi o único caso;

também os filhos de Rebeca tiveram

um mesmo pai, nosso pai Isaque.

11 Todavia, antes que os gêmeos

nascessem ou fizessem qualquer

coisa boa ou má — a fim de que o

propósito de Deus conforme a

eleição permanecesse,

12 não por obras, mas por aquele

que chama — foi dito a ela: “O mais

velho servirá ao mais novo”.

13 Como está escrito: “Amei Jacó,

mas rejeitei Esaú”.

Page 54: Vida Abundante Maio 2015

54

Análise do conteúdo

Percepção

1. Quem são os verdadeiros

descendentes de Abraão? (vs.7-8)

2. Qual é o acontecimento sobre

qual Deus disse e fez acontecer

antes de as pessoas nascerem?

(vs.10-13)

4. O que você sente com a

explicação de que não se pode ser

considerado verdadeiro descendente

de Abraão por ser da sua linhagem

ou por viver na cultura judaica?

Estudo e reflexão

3. Por que Paulo conta sobre os

descendentes de Abraão no meio

da explicação sobre a salvação?

Decisão e aplicação

5. Com base em quê você pode

afirmar que a sua fé é verdadeira, e

não aquela que vem da linhagem ou

da cultura? O que pode ser feito

para deixar essa afirmação mais

firme? Anotação

Page 55: Vida Abundante Maio 2015

55

Durante a explicação sobre o motivo pelo qual o povo de Israel não foi

salvo, Paulo diz que ser da linhagem de Abraão não é suficiente para ser

salvo. Ismael também era filho de Abraão, mas apenas os descendentes

de Isaque foram considerados o povo da aliança porque Ismael não era

um filho que nasceu sob a promessa de Deus. Portanto, a condição da

salvação não é a linhagem, mas sim a palavra da promessa, ou seja,

aliança. Como apenas Deus decide quem será salvo, a decisão de quem é

salvo não pode depender de ser filho de alguém. Aplica-se o mesmo

raciocínio quando Deus disse sobre Jacó, que nem havia nascido. Esaú

também era filho de Isaque, sendo descendente de Abraão e, mais do que

isso, era irmão gêmeo do Isaque, mas foi excluído da aliança de Deus.

Não é um fato estranho e nem único os judeus da época de Paulo terem

sido excluídos da linhagem do povo da aliança por não crerem em Jesus.

Deus não vê a origem ou cultura de uma pessoa, mas o coração dela.

ORAÇÃO

Faça com que eu abandone a tolice de se

orgulhar da minha fé, baseando-me nas

condições humanas, e que eu tenha a

verdadeira fé.

Anotação

Page 56: Vida Abundante Maio 2015

56

16 Deus é injusto?

sáb Romanos 9:14-18

14 E então, que diremos? Acaso

Deus é injusto? De maneira

nenhuma!

15 Pois ele diz a Moisés: “Terei

misericórdia de quem eu quiser ter

misericórdia e terei compaixão de

quem eu quiser ter compaixão”.

16 Portanto, isso não depende do

desejo ou do esforço humano, mas

da misericórdia de Deus.

17 Pois a Escritura diz ao faraó: “Eu

o levantei exatamente com este

propósito: mostrar em você o meu

poder, e para que o meu nome seja

proclamado em toda a terra”.

18 Portanto, Deus tem misericórdia

de quem ele quer, e endurece a

quem ele quer.

Page 57: Vida Abundante Maio 2015

57

Análise do conteúdo

Percepção

1. De que depende o homem

para receber a misericórdia de

Deus? (vs.15-16 e 18)

2. Com que propósito Deus

levantou Faraó? (vs.17)

4. O que você sente vendo que

Deus escolhe as pessoas de forma

incondicional?

Estudo e reflexão

3. Por que Deus, sendo

misericordioso com alguns e não

sendo com outros, não é injusto?

(vs.18; vide Gn 6:5; Rm 3:10-12,

23)

Decisão e aplicação

5. Você vive com essa gratidão de

ter sido salvo mesmo não sendo

merecedor da Sua graça?

Como você pode demonstrar essa

gratidão ao nosso Deus que nos

escolheu e salvou? Anotação

Page 58: Vida Abundante Maio 2015

58

Gn 6:5: “O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e

que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente

para o mal.”

Rm 3:10-12: “Como está escrito: „Não há nenhum justo, nem um sequer; não há

ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram,

tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um

sequer‟”

Rm 3:23: “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.”

Paulo faz o uso das perguntas e respostas para explicar sobre a escolha

soberana de Deus: “E então que diremos? Acaso Deus é injusto? De

maneira nenhuma!”. Paulo usa as palavras de Moisés para demonstrar

que Deus não é injusto e, sim, misericordioso para salvar de forma

incondicional o ser humano. No versículo 18, quando fala que Deus

endurece a quem ele quer, não quer dizer que Faraó estava com coração

bom e Deus endureceu-o para não salvá-lo, mas Faraó já tinha coração

endurecido e assim ficou para receber o julgamento de Deus. Se Deus

não nos derramar da Sua graça e misericórdia, não há como transformar o

coração endurecido para salvação. A nós, que éramos de coração duro e

mal, nosso Deus derramou da Sua maravilhosa graça. Estamos vivendo

com gratidão, reconhecendo-O como nosso Deus maravilhoso? Vamos

agradecer pela graça divina nas nossas vidas.

ORAÇÃO Faça com que a minha oração seja de

agradecimento pela graça derramada na

minha pessoa, que é tão pecadora.

Anotação

Page 59: Vida Abundante Maio 2015

59

17 Amor de Deus que enche o coração

dom Culto no Lar – Romanos 8:31-39

Família à mesa. Reúna a sua família à mesa e compartilhe a comida e as percepções e aplicações do sermão do dia.

Leitura bíblica

31 Que diremos, pois, diante

dessas coisas? Se Deus é por nós,

quem será contra nós?

32 Aquele que não poupou seu

próprio Filho, mas o entregou por

todos nós, como não nos dará

juntamente com ele, e de graça,

todas as coisas?

33 Quem fará alguma acusação

contra os escolhidos de Deus? É

Deus quem os justifica.

34 Quem os condenará? Foi Cristo

Jesus que morreu; e mais, que

ressuscitou e está à direita de

Deus, e também intercede por nós.

35 Quem nos separará do amor de

Cristo? Será tribulação, ou

angústia, ou perseguição, ou fome,

ou nudez, ou perigo, ou espada?

36 Como está escrito: “Por amor de

ti enfrentamos a morte todos os

dias; somos considerados como

ovelhas destinadas ao matadouro”.

37 Mas, em todas estas coisas

somos mais que vencedores, por

meio daquele que nos amou.

38 Pois estou convencido de que

nem morte nem vida, nem anjos

nem demônios, nem o presente nem

o futuro, nem quaisquer poderes,

39 nem altura nem profundidade,

nem qualquer outra coisa na criação

será capaz de nos separar do amor

de Deus que está em Cristo Jesus,

nosso Senhor.

Page 60: Vida Abundante Maio 2015

60

CULTO NO LAR

Desvendando a palavra

Diante de situações desanimadoras

e tentações, o que pode nos

segurar é o amor de Deus. Na

passagem de hoje, Paulo louva,

com alegria e emoção esse amor

indescritível.

O amor de Deus foi demonstrado

quando Ele não poupou seu próprio

filho, que entregou a sua vida na

cruz (v.32). Deus pagou o preço do

nosso pecado através da cruz de

Jesus. Assim, Deus nos justificou

(v.33) e ninguém fará alguma

acusação contra nós (v.34).

Paulo fala com a certeza e com a

emoção: “Quem nos separará do

amor de Cristo? Será tribulação, ou

angústia, ou perseguição, ou fome,

ou nudez, ou perigo, ou espada?”

(v.35). Isso significa que nada mais

na nossa vida poderá nos separar do

Senhor. Mais adiante, Paulo afirma

que Deus garante a vitória sobre

qualquer dificuldade e sofrimento

(v.37). Como o nosso Senhor venceu

a morte, nós também podemos ter a

alegria dessa vitória.

Qual dificuldade ou problema está

fazendo você sofrer nesse

momento? Esperamos que sejamos

uma família que levanta novamente

com fé, segurando firmemente na

promessa que Paulo falou na

passagem de hoje.

Page 61: Vida Abundante Maio 2015

61

CULTO NO LAR

Compartilhando a graça 1. Cada membro da família deve tentar resumir em uma frase a palavra

de hoje.

2. O que sente ao meditar a palavra de que Cristo está à direita de Deus,

intercedendo por nós (v.34)?

3 Cada membro da família deve ler Romanos 8:38-39, e vamos dar as

mãos e orar pelos problemas e dificuldades da família.

Compartilhando agradecimentos 1. Relembrando a vida que teve durante a semana, vamos falar sobre o

que teve para agradecer, para confessar e pedir perdão diante de Deus e

da família.

2. Vamos fazer oferta como a expressão de gratidão, de arrependimento

e de amor pelos próximos.

Orando juntos Faça com que eu tenha certeza de que nada pode me separar do amor

de Deus, e que eu permaneça firme espiritualmente diante de qualquer

problema e dificuldade.

Page 62: Vida Abundante Maio 2015

62

18 A escolha do oleiro

seg Romanos 9:19-24

19 Mas algum de vocês me dirá:

“Então, por que Deus ainda nos

culpa? Pois, quem resiste à sua

vontade?”

20 Mas quem é você, ó homem,

para questionar a Deus? “Acaso

aquilo que é formado pode dizer ao

que o formou: „Por que me fizeste

assim?‟”

21 O oleiro não tem direito de fazer

do mesmo barro um vaso para fins

nobres e outro para uso desonroso?

22 E se Deus, querendo mostrar a

sua ira e tornar conhecido o seu

poder, suportou com grande

paciência os vasos de sua ira,

preparados para a destruição?

23 Que dizer, se ele fez isto para

tornar conhecidas as riquezas de sua

glória aos vasos de sua misericórdia,

que preparou de antemão para

glória,

24 ou seja, a nós, a quem também

chamou, não apenas dentre os

judeus, mas também dentre os

gentios?

Page 63: Vida Abundante Maio 2015

63

Estudo e Reflexão

Decisão e Aplicação

Análise do conteúdo

Percepção

Page 64: Vida Abundante Maio 2015

64

Orientações Toda soberania de Deus

Romanos 9:19-24

Análise do conteúdo

Paulo disserta sobre a ignorância

dos que se queixam da soberania

de Deus. Ele explica que o plano de

salvação de Deus acontece pela

Sua escolha soberana, fazendo

comparação à vontade do oleiro.

Deus deu oportunidade de

arrependimento e suportou com

paciência os vasos de Sua ira e

derramou a bênção da graça de

salvação aos vasos de Sua

misericórdia, que são os gentios.

Estudo e Reflexão

1. Por que Paulo usa a parábola do

oleiro?

- Paulo queria demonstrar que a

salvação ocorre somente pela

escolha soberana de Deus e o

destino dos homens (criatura) está

nas Suas mãos. A providência de

salvação de Deus estava planejado

desde gênesis para a toda

humanidade. Assim, o homem não

tem direito de discutir a justiça, a

liberdade e o direito do seu criador

(Ex 9:12). Paulo afirma que

devemos saber que a salvação vem

somente de Deus, que é nosso

oleiro, e que devemos servi-lo e

obedecer-lhe.

2. Por que Paulo usou a expressão

“vasos de sua misericórdia”?

- Paulo usou essa expressão para

se referir aos que receberam a

salvação, ao comparar Deus ao

oleiro. “Os vasos da sua ira”

referem-se aos que não se

arrependeram e “os vasos de sua

misericórdia” aos que Deus chamou,

porque isso independe de ser judeu

ou gentio.

Percepção

Choro de emoção quando penso na

graça da salvação e que fui aceito

como povo de Deus. Creio que Deus,

que é o oleiro, teve piedade de mim e

me fez vaso de sua misericórdia.

Depois do treinamento para o

ministério onde sirvo, fui chamado

para ser líder do grupo, mas tive

conflito entre o trabalho do meu

emprego e o trabalho da igreja. O

encontro do grupo da igreja, às

terças-feiras, coincidia com o

encontro regular do meu trabalho.

Tive medo e não tinha certeza,

porém, perguntei a mim mesmo: “Eu

não fui criado para servir e obedecer

ao soberano Deus?”. Assim, tive paz

ao obedecer como devedor do amor

infinito de Deus. Acredito que Deus

também se alegrou com a minha

decisão. Dou mais um passo para

frente, com fé de que Deus está no

controle de toda situação e

circunstância.

Decisão e aplicação

1. Devo orar antes de visitar as

pessoas do meu grupo durante a

semana, lembrando que Deus

confiou-as a mim.

2. Toda manhã, vou mandar

versículos bíblicos à minha irmã, que

confia a sorte da sua vida nas

cartomantes. Vou fazer com que ela

perceba que somente Deus tem

autoridade sobre nossas vidas.

Page 65: Vida Abundante Maio 2015

65

Análise do conteúdo

Percepção

1. Quais são as perguntas das

pessoas que não compreendem

as escolhas de Deus? Qual

resposta que Paulo dá a essas

perguntas? (vs.19-21)

2. Com qual objetivo Deus fez os

vasos de sua ira e os vasos de

sua misericórdia? E a quem Ele

se refere? (vs.22-24)

4. O que sente em relação a Deus,

que escolhe os que serão salvos

sem fazer distinção entre judeus e

gentios?

Estudo e reflexão

3. Por que as pessoas não

compreendem que Deus escolhe

soberanamente quem deve ser

salvo?

Decisão e aplicação

5. Como você reagiria a uma pessoa

que julga a fé dos outros pelos

elementos humanos, como linhagem

e cultura?

Quais são as áreas da sua vida que

deve mudar para viver e pensar

como aquele que recebeu a

misericórdia de Deus pela Sua

escolha soberana? Anotação

Page 66: Vida Abundante Maio 2015

66

Paulo responde com a parábola do oleiro (vs.20-21) às pessoas que

questionavam a escolha soberana de Deus, do porquê de Deus

repreender o erro dos homens e de quem poderia resistir à Sua vontade.

Essa parábola diz que o vaso jamais pode reclamar do direito do oleiro de

fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso

desonroso. Para Deus, tanto os judeus como os gentios podem ser vasos

de sua ira como vasos de sua misericórdia. É um fato bastante complicado

de entender do ponto de vista humano, porém, o importante é que não são

separados os salvos e os não salvos pelo padrão de julgamento dos

homens. Todas as coisas estão sob a soberania de Deus, e Ele não tem

obrigação de salvar os homens. Apesar disso, Deus foi misericordioso e

salvou os homens que só poderiam ser julgados devido ao pecado. As

pessoas pensam equivocadamente que Deus é injusto, entretanto, Ele é

Deus de misericórdia. Você é uma pessoa que recebeu essa misericórdia.

Como você poderá viver como o vaso de misericórdia escolhido pela

vontade soberana de Deus?

ORAÇÃO Ajude-me a ter a vida digna de quem recebeu

a misericórdia sob a soberania de Deus.

Anotação

Page 67: Vida Abundante Maio 2015

67

19 Mesmo com os ensinos dos profetas

ter Romanos 9:25-29

25 Como ele diz em Oséias:

“Chamarei „meu povo‟ a quem não

é meu povo; e chamarei „minha

amada‟ a quem não é minha

amada”,

26 e: “Acontecerá que, no mesmo

lugar em que se lhes declarou:

“Vocês não são meu povo”, eles

serão chamados „filhos do Deus

vivo‟”.

27 exclama com relação a Israel:

Embora o número dos israelitas

seja como a areia do mar, apenas o

remanescente será salvo.

28 Pois o Senhor executará na terra

a sua sentença, rápida e

definitivamente.

29 Como anteriormente disse Isaías:

“Se o Senhor dos Exércitos não nos

tivesse deixado descendentes, já

estaríamos como Sodoma, e

semelhantes a Gomorra”.

Page 68: Vida Abundante Maio 2015

68

Análise do conteúdo

Percepção

1. A quais palavras Paulo faz

referência na passagem de hoje?

(vs.25-27, 29)

2. Qual era o plano de Deus aos

gentios e aos remanescentes em

Israel? (vs.25-27)

4. O que você sente ao ler que você,

sendo gentio e separado de Deus,

foi escolhido e recebeu a Sua

misericórdia?

Estudo e reflexão

3. Por que Deus faz remanescer

descendentes tão pecadores

quanto os de Sodoma e

Gomorra? (vs.27-29)

Decisão e aplicação

5. O que mudou na sua vida por

receber a misericórdia e ser

escolhido por um Deus soberano? O

que você pode fazer para crer,

mostrar e agradecer a soberania e a

misericórdia que Deus tem por você

e seus próximos? Anotação

Page 69: Vida Abundante Maio 2015

69

Através das palavras escritas por Oséias e Isaías, Paulo explica sobre a

soberania e a misericórdia de Deus. Quando transcreve as palavras de

Oséias, Paulo está proclamando sobre um Deus soberano que torna „seu

povo‟ o que „não é‟ e toma como „amada‟ aquela que „não é amada‟

unicamente pela Sua escolha (vs.25, 26). E, através das palavras de

Isaías, apresenta um Deus misericordioso que „salva o remanescente‟ e

„deixa descendentes‟, mesmo Israel estando em condições condenáveis

como Sodoma e Gomorra. (vs.27, 29). Assim, Paulo, busca apresentar um

Deus que, pela sua soberania e misericórdia, escolhe e salva gentios e

pecadores, mesmo não sendo merecedores. Ao aceitarmos a verdade dita

na passagem por Paulo, que através da soberania e misericórdia de Deus

recebemos o amor, a salvação e o privilégio de nos tornarmos filhos,

certamente teremos uma vida totalmente transformada. Como podemos

viver uma vida de gratidão, confessando e demonstrando a soberania de

Deus em nossas vidas e na vida de nossos próximos?

ORAÇÃO Faça com que eu possa glorificar e agradecer

ao Deus de misericórdia que guia e escolhe

um pecador não merecedor.

Anotação

Page 70: Vida Abundante Maio 2015

70

20 Justiça que vem da fé

qua Romanos 9:30-33

30 Que diremos, então? Os gentios,

que não buscavam justiça, a

obtiveram, uma justiça que vem da

fé;

31 mas Israel, que buscava uma lei

que trouxesse justiça, não a

alcançou.

32 Por que não? Porque não a

buscava pela fé, mas como se fosse

por obras. Eles tropeçaram na “pedra

de tropeço”.

33 Como está escrito: “Eis que ponho

em Sião uma pedra de tropeço e

uma rocha que faz cair; e aquele que

nela confia jamais será

envergonhado”.

Page 71: Vida Abundante Maio 2015

71

Análise do conteúdo

Percepção

1. Quem obteve a justiça e que

justiça foi essa? (v.30)

2. O que aconteceu com Israel,

que buscou a justiça pela lei?

(v.31)

4. O que você sente ao ver pessoas

que resistem e não conseguem

aceitar a justiça obtida pela fé na

cruz de Cristo?

Estudo e reflexão

3. Por que Deus colocou a pedra

de tropeço e a rocha que faz cair?

(v.33; vide 1Co 1:18; 1Pe 2:9)

Decisão e aplicação

5. Em quais situações você se

esquece que somente a graça da

cruz de Cristo pode torná-lo justo? O

que você faz para eliminar o

pensamento de que deve fazer algo

para merecer a graça de Deus? Anotação

Page 72: Vida Abundante Maio 2015

72

1Co1:18:“Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.” 1Pe 2:9:“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”

Paulo expõe a diferença entre a fé dos gentios e a fé de Israel através das

passagens: “os gentios, que não buscavam a justiça, a obtiveram, uma

justiça que vem da fé” (v.30); “mas Israel, que buscava uma lei que

trouxesse justiça, não o alcançou” (v.31). Essa diferença existe porque os

gentios obtiveram a „justiça que vem da fé‟, já Israel, ao invés de „apoiar-se

na fé, tropeçaram na pedra, apoiando-se no praticar da lei‟. Para a

natureza humana, a verdade de que a justiça é somente obtida pela fé, é

algo bastante desconfortável, pois o pecador redime os próprios pecados,

através de ações, e se orgulha disso. Por isso Deus coloca Jesus: a pedra

de tropeço e a rocha que faz cair e os põe em prova. Assim, a mensagem

da cruz de Cristo é loucura para os que estão perecendo, mas para os que

estão sendo salvos, é o poder de Deus; propagando, assim, a maravilhosa

graça. E você? Obtém a sua fé apoiando-se na fé em Cristo ou busca a

justiça obtida pela Lei, não conseguindo verdadeiramente ter a justiça?

ORAÇÃO

Pai, permita que eu viva e desfrute da

maravilhosa graça de obter a justiça pela fé, e

que a mensagem da cruz não seja pedra de

tropeço para mim.

Anotação

Page 73: Vida Abundante Maio 2015

73

21 O fim da Lei

qui Romanos 10:1-8

1 Irmãos, o desejo do meu coração

e a minha oração a Deus pelos

israelitas é que eles sejam salvos.

2 Posso testemunhar que eles têm

zelo por Deus, mas o seu zelo não

se baseia no conhecimento.

3 Porquanto, ignorando a justiça

que vem de Deus e procurando

estabelecer a sua própria, não se

submeteram à justiça de Deus.

4 Porque o fim da Lei é Cristo, para

a justificação de todo o que crê.

5 Moisés descreve desta forma a

justiça que vem da Lei: “O homem

que fizer estas coisas viverá por meio

delas”.

6 Mas a justiça que vem da fé diz:

Não diga em seu coração: “Quem

subirá aos céus?” (isto é, para fazer

Cristo descer)

7 ou “Quem descerá ao abismo?”

(isto é, para fazer Cristo subir dentre

os mortos).

8 Mas o que ela diz? “A palavra está

perto de você; está em sua boca e

em seu coração”, isto é, a palavra da

fé que estamos proclamando:

Page 74: Vida Abundante Maio 2015

74

Análise do conteúdo

Percepção

1. Do ponto de vista de Paulo, em

que situação se encontra Israel?

(vs.1-3)

2. Quem Paulo está propagando?

Sobre o que Paulo está

propagando? (vs.4, 6, 8)

4. Como você se sente ao ver os

judeus, que tiveram o tamanho zelo

pela lei e religiosidade, porém não

alcançaram a salvação por não

seguirem o conhecimento correto da

justiça de Deus?

Estudo e reflexão

3. Por que Paulo diz que Cristo é

o fim da Lei? (vs.4-5)

Decisão e aplicação

5. Se existe em você e nos seus

próximos zelo, conhecimento e

justiça de Israel que devem ser

abandonados, o que seriam? O que

você pode fazer para se libertar da

religiosidade? Anotação

Page 75: Vida Abundante Maio 2015

75

“Fim da Lei” (v.4): significa o „alvo‟ ou „auge‟ que a Lei tem.

Gl 3:7-14:“Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são

filhos de Abraão. Prevendo a Escritura que Deus justificaria os gentios pela fé,

anunciou primeiro as boas novas a Abraão: „Por meio de você todas as nações

serão abençoadas‟.”

Paulo define o zelo do povo de Israel da seguinte forma: „não se baseia no

conhecimento‟ e „ignorando a justiça que vem de Deus e procurando

estabelecer a sua própria‟ (vide Gl 3:7-14). Por isso, Paulo proclama a

justiça obtida em Cristo e na fé depositada Nele. Ou seja, Paulo está

dizendo que Cristo é o fim da Lei. Pois Cristo é o único que teve uma vida

perfeita e, com a morte na cruz, cumpriu a justiça da Lei, alcançando

assim o „alvo‟, o „auge‟ da Lei. Dessa forma, assim como Moisés havia

dito, não é necessário alguém subir aos céus para ter a verdade ou descer

ao abismo para ter a salvação (vs.6,7). Quais tipos de religiosidade e zelo

você tem tomado? Você está se submetendo à justiça de Deus? Ou, até

mesmo, está esperando por alguma outra verdade ou outra forma para ter

a salvação? Observe se há em você alguma religiosidade que deve ser

deixada ou ser aceita.

ORAÇÃO

Deus, permita que eu tenha fé e discernimento

para que o meu zelo e as minhas ações

estejam baseadas no conhecimento da tua

Palavra.

Anotação

Page 76: Vida Abundante Maio 2015

76

22 Você está invocando o nome do Senhor?

sex Romanos 10:9-15

9 Se você confessar com a sua

boca que Jesus é Senhor e crer em

seu coração que Deus o

ressuscitou dentre os mortos, será

salvo.

10 Pois com o coração se crê para

justiça, e com a boca se confessa

para salvação.

11 Como diz a Escritura: “Todo o

que nele confia jamais será

envergonhado”.

12 Não há diferença entre judeus e

gentios, pois o mesmo Senhor é

Senhor de todos e abençoa

ricamente todos os que o invocam,

13 porque “todo aquele que invocar o

nome do Senhor será salvo”.

14 Como, pois, invocarão aquele em

quem não creram? E como crerão

naquele de quem não ouviram falar?

E como ouvirão, se não houver quem

pregue?

15 E como pregarão, se não forem

enviados? Como está escrito: “Como

são belos os pés dos que anunciam

boas novas!”

Page 77: Vida Abundante Maio 2015

77

Análise do conteúdo

Percepção

1. Como Paulo apresenta as duas

condições para receber a

salvação? (vs.9-10)

2. Como ele apresenta o

processo, desde ouvir sobre o

evangelho até receber a

salvação? (vs.14-15)

4. O que você sente através dos

cristãos que, naquela época,

declaravam sua fé abertamente?

Estudo e reflexão

3. Por que Paulo diz que qualquer

um que clama pelo nome do

Senhor recebe a salvação? (v.13)

Decisão e aplicação

5. Em que lugar você tem receio de

demonstrar sua fé?

Qual é o ato de fé que você deve

praticar nesse lugar? Anotação

Page 78: Vida Abundante Maio 2015

78

“Se crê, se confessa” (v.10): da versão original, modificado para a versão atual e

usado na voz passiva, indica que é algo contínuo que depende de Deus, e não do

homem.

Jl2:32: “E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (...)”

O apóstolo Paulo apresenta a fé e a confissão da fé como as condições

para receber a salvação (vs.9-10). Segundo a ordem, é correta a

afirmação do v.10 de que há primeiro a fé e depois a confissão, mas, na

realidade, essas duas coisas são inseparáveis. Isso ocorre porque „para a

justiça‟ e „para a salvação‟ indicam uma coisa só. Especialmente, Paulo

cita o profeta Joel e diz que “todo aquele que invocar o nome do Senhor

será salvo” (vide Jl2:32). No entanto, isso não quer dizer que apenas

chamando o nome de Jesus receberemos a salvação sem nenhuma

condição. Aqui, a palavra „invocar‟ indica „suplicar‟, com o sentido de

abertamente aceitar Jesus como dono e o adorar. Os cristãos daquela

época de Roma estavam em perigo devido à perseguição dos judeus.

Principalmente depois do ano 74 d.C., na época do imperador Nero, era

preso todo aquele suspeito de ser cristão e, dependendo da confissão da

fé, matavam ou deixavam viver. Em meio a essa situação, invocar

abertamente o nome do Senhor era possível somente para as pessoas

que tinham a certeza da salvação. Hoje, em seu viver, você está

invocando o nome do Senhor?

ORAÇÃO Senhor, faça com que eu me orgulhe do

Senhor em minha vida, e louve engrandecendo

essa glória.

Anotação

Page 79: Vida Abundante Maio 2015

79

23 Por quem Ele estende as mãos o dia inteiro?

sáb Romanos 10:16-21

16 No entanto, nem todos os

israelitas aceitaram as boas novas.

Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu

em nossa mensagem?”

17 Consequentemente, a fé vem

por se ouvir a mensagem, e a

mensagem é ouvida mediante a

palavra de Cristo.

18 Mas eu pergunto: Eles não a

ouviram? Claro que sim: “A sua voz

ressoou por toda a terra, e as suas

palavras, até os confins do mundo”.

19 Novamente pergunto: Será que

Israel não entendeu? Em primeiro

lugar, Moisés disse: “Farei que

tenham ciúmes de quem não é meu

povo; eu os provocarei à ira por meio

de um povo sem entendimento”.

20 E Isaías diz ousadamente: “Fui

achado por aqueles que não me

procuravam; revelei-me àqueles que

não perguntavam por mim”.

21 Mas a respeito de Israel, ele diz:

“O tempo todo estendi as mãos a um

povo desobediente e rebelde”.

Page 80: Vida Abundante Maio 2015

80

Análise do conteúdo

Percepção

1. Como Paulo fala sobre o

processo de obter a fé? (v.17)

2. Ele diz que o povo de Israel irá

apresentar que reação quando os

estrangeiros receberem a graça

de Deus? (v.19)

4. O que você sente ao ver Deus

estendendo as mãos aos judeus,

que acabam rejeitando?

Estudo e reflexão

3. Por que Deus diz que o tempo

todo estendeu as mãos ao seu

povo? (v.21)

Decisão e aplicação

5. Em seu redor, quem é a pessoa

que está rejeitando a fé?

Qual é o sentimento de Deus que

você deve transmitir para essa

pessoa hoje? Anotação

Page 81: Vida Abundante Maio 2015

81

“Não a ouviram” (v.18): usado no modo negativo, deixando claro que Israel já havia ouvido. “Aqueles que não me procuravam, aqueles que não perguntavam por mim” (v.20): indica os gentios.

Paulo declara que a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é

ouvida mediante a palavra. No entanto, o povo de Israel não teve fé, e

Paulo denuncia esse fato fazendo citações de cinco passagens do Velho

Testamento. Assim como a pergunta: “Eles não a ouviram?” (v.18),

enquanto a palavra de Deus era transmitida até os confins da terra, o povo

de Israel teve oportunidades consecutivas de ouvir a mensagem. Além

disso, Paulo pergunta novamente: “Será que Israel não entendeu?” (v.19),

eliminando o pretexto de que eles não conseguiam entender a palavra de

Deus. Isso porque, em Israel, havia muitos mestres da lei e profetas. Em

relação aos gentios, que não tinham nenhum conhecimento espiritual, os

judeus estavam em uma posição mais favorável para obter a fé. No

entanto, diante do amor de „Deus que o tempo todo estende as mãos e

convida para a salvação‟, eles [os judeus] mantiveram uma atitude

egocêntrica em relação aos gentios. No fim, não foi que os judeus não

conseguiram obter a salvação, mas eles mesmos a rejeitaram. Há alguma

pessoa em seu redor para quem Deus está o tempo todo estendendo as

mãos?

ORAÇÃO

Faça com que hoje seja um dia em que eu

transmita ao mundo o amor de Deus, que

estende as mãos o tempo todo para nos

salvar.

Anotação

Page 82: Vida Abundante Maio 2015

82

24 Marcha para pregar o evangelho

dom Culto no Lar - Romanos 10:9-15

Família à mesa. Reúna a sua família à mesa e compartilhe a comida e as percepções e aplicações do sermão do dia.

Leitura bíblica

9 Se você confessar com a sua

boca que Jesus é Senhor e crer

em seu coração que Deus o

ressuscitou dentre os mortos, será

salvo.

10 Pois com o coração se crê para

justiça, e com a boca se confessa

para salvação.

11 Como diz a Escritura: “Todo o

que nele confia jamais será

envergonhado”.

12 Não há diferença entre judeus e

gentios, pois o mesmo Senhor é

Senhor de todos e abençoa

ricamente todos os que o invocam,

13 porque “todo aquele que invocar

o nome do Senhor será salvo”.

14 Como, pois, invocarão aquele em

quem não creram? E como crerão

naquele de quem não ouviram falar?

E como ouvirão, se não houver

quem pregue?

15 E como pregarão, se não forem

enviados? Como está escrito:

“Como são belos os pés dos que

anunciam boas novas!”

Page 83: Vida Abundante Maio 2015

83

CULTO NO LAR

Desvendando a palavra

Crer em Jesus Cristo é o único

caminho para a salvação, porém,

os judeus tentaram alcançá-

laatravés da própria justiça e a Lei

(vs.3, 5).

Na passagem de hoje, Paulo

explica sobre o único meio

ordenado por Deus para obter a

salvação: "Se você confessar com

a sua boca que Jesus é Senhor e

crer em seu coração que Deus o

ressuscitou dentre os mortos, será

salvo" (v.9). Significa que seremos

salvos se acreditarmos que Cristo

Jesus é Senhor e que morreu na

cruz e ressuscitou para nossa

salvação. E quando acreditamos de

coração nessa verdade,

confessamos o fato naturalmente

através da boca (v.10). A fé é o único

meio para obter a salvação, e é

aplicável a todos sem discriminação.

"Não há diferença entre judeus e

gentios"(v.12); e "todo aquele que

invocar o nome do Senhor será

salvo" (v.13). Nós devemos propagar

para todos essa verdade, pois se

não houver quem pregue, não

poderão ouvir o evangelho e nem

crer na Palavra (v.14).

Como cristãos, vivemos na graça do

Senhor e devemos refletir sobre esse

assunto e continuar pregando o

evangelho aos que ainda não

conhecem Jesus ao nosso redor.

Page 84: Vida Abundante Maio 2015

84

CULTO NO LAR

Compartilhando a graça 1. Cada membro da família deve tentar resumir em uma frase a palavra

de hoje.

2. Como se sente ao refletir que "todo aquele que invocar o nome do

Senhor será salvo" (v.13)?

3 Quem são as pessoas com quem você sente que deve compartilhar o

evangelho? Ore por cada uma delas e planeje um tempo dessa semana

para compartilhar o evangelho com elas.

Compartilhando agradecimentos 1. Relembrando a vida que teve durante a semana, vamos falar sobre o

que teve para agradecer, para confessar e pedir perdão diante de Deus e

da família.

2. Vamos fazer oferta como a expressão de gratidão, de arrependimento

e de amor pelos próximos.

Orando juntos Senhor, faça com que nós, que já concebemos o evangelho, sejamos

testemunhas que anunciam ousadamente Cristo Jesus ao nosso redor.

Page 85: Vida Abundante Maio 2015

85

25 A prova mais exata

seg Romanos 11:1-6

1 Pergunto, pois: Acaso Deus

rejeitou o seu povo? De maneira

nenhuma! Eu mesmo sou israelita,

descendente de Abraão, da tribo de

Benjamim.

2 Deus não rejeitou o seu povo, o

qual de antemão conheceu. Ou

vocês não sabem como Elias

clamou a Deus contra Israel,

conforme diz a Escritura?

3 “Senhor, mataram os teus

profetas e derrubaram os teus

altares; sou o único que sobrou, e

agora estão procurando matar-me.”

4 E qual foi a resposta divina?

“Reservei para mim sete mil homens

que não dobraram os joelhos diante

de Baal.”

5 Assim, hoje também há um

remanescente escolhido pela graça.

6 E, se é pela graça, já não é mais

pelas obras; se fosse, a graça já não

seria graça.

Page 86: Vida Abundante Maio 2015

86

Estudo e Reflexão

Decisão e Aplicação

Análise do conteúdo

Percepção

Page 87: Vida Abundante Maio 2015

87

Orientações Seguindo a escolha pela graça

Romanos 11:1-6

Análise do conteúdo

Deus não abre mão do povo que

escolheu. Paulo diz que é judeu e

faz citação da passagem em que

Elias diz para Deus que está

sozinho e amedrontado e Deus

responde que reservou sete mil

homens que não dobraram os

joelhos diante de Baal. Isso indica

que agora, também, há homens

remanescentes escolhidos pela

graça; não é algo procedente de

atos; e se acaso for escolhido por

atos, não pode se tornar graça.

Estudo e Reflexão

1. Por que será que Deus não abre

mão e guarda o seu povo? (vs.4-5)

- Mesmo escolhendo seu povo e

amando as suas pessoas que estão

no mundo, aquele que dá amor até

o final é Deus. Deus é quem salvou

Paulo, nascido judeu que perseguia

os cristãos. Também na era do rei

Acabe, quando parecia que apenas

Elias estava servindo a Deus, Ele

reservou sete mil homens que não

dobraram os joelhos diante de Baal.

Em nenhuma situação o Deus de

amor rejeita o seu povo.

2. Paulo diz que, até agora, há

homens remanescentes que foram

escolhidos pela graça. A graça de

Deus é a vida eterna por meio da

salvação, e a salvação é um

presente de Deus que recebemos a

mais pela fé. Presente é algo que

não tem preço. Se Deus reservasse

escolhendo pelos atos do homem,

isso não passaria de um preço pago

pelo mérito ou capacidade dos atos. É impossível haver gratidão por algo óbvio. Por isso não se pode experimentar a graça em algo óbvio sem gratidão.

Percepção A escolha e salvação vêm de Deus. Desde a salvação na época de Elias e Paulo até a sua salvação, a salvação da sua família e nação hoje, tudo é resultado da graça de Deus. Qualquer ação que você fizer não pode influenciar na escolha de Deus. Se suas boas ações influenciassem a escolha de Deus, essa escolha também poderia ser anulada por consequência das más ações. No entanto, até quando estou refletindo, tento me aproximar da palavra de Deus pela minha força, minha vontade e meu conhecimento e, muitas vezes, a palavra de Deus não se torna graça. Quando tiro as minhas forças e dependo do Espírito Santo que vive em mim, emocionado com a graça do Senhor, agradeço ao Senhor. Decisão e aplicação 1. Olho para trás para ver se, ao invés de ansiar pela graça, a reflexão não está se endurecendo como uma figura religiosa. Vou revisar todas as anotações sobre minhas reflexões e avaliar o quanto isso transformou a minha vida. 2. Vou pedir oração ao meu pequeno grupo para que eu não fique amedrontado com a montanha de problemas como carreira e criação dos filhos. Também vou perguntar o quanto aparento estar amedrontado.

Page 88: Vida Abundante Maio 2015

88

Análise do conteúdo

Percepção

1 Qual é o apelo de Elias e a

resposta de Deus? (vs.3-4)

2. De que forma Deus descreve

os homens remanescentes na

geração de Elias? (v.5)

4. O que você sente diante do fato

de que você é uma prova que revela

a graça de Deus?

Estudo e reflexão

3. Por que Paulo se apresenta

como prova de que Deus não

desistiu de Israel? (v.1)

Decisão e aplicação

5. Qual é o testemunho que

demonstra que você foi salvo não

por um ato, mas sim pela graça?

Com quem você deve dividir esse

testemunho hoje? Anotação

Page 89: Vida Abundante Maio 2015

89

“Rejeitou” (v.1): também com o sentido de „eliminar‟, „expulsar‟. Seguido da

expressão que nega, revela que Deus não desistiu de Israel.

“Resposta” (v.4): não se trata de uma resposta simples do dia a dia, mas expressa

palavra usada especialmente para quando Deus revela sua vontade.

Ainda que os judeus tenham rejeitado o evangelho, Deus não desistiu

deles totalmente. Em relação a isso, Paulo apresenta duas provas: ele

mesmo e o Velho Testamento. Na geração de Elias, o rei Acabe matou

profetas do Senhor e exerceu opressão sobre o povo, e Elias suplicou

dizendo que não havia sobrado mais ninguém. Nesse momento, Deus

reservou sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal, e

essa é a prova de que Deus não havia desistido de Israel (vs.2-4). Mas

antes disso, Paulo apresenta uma prova ainda mais clara. Trata-se dele

mesmo. Ele deixa claro que também é judeu, repetindo que é israelita,

descendente de Abraão, da tribo de Benjamim (v.1). No passado, Paulo

até perseguia a Igreja e colocava os cristãos na prisão. Tal pessoa não

somente recebeu a salvação de Deus, como também se tornou um

instrumento que traz salvação a outras pessoas. Isso porque foi escolhido

pela graça, e não por atos (v.5). Dessa forma, Paulo se tornou uma forte

evidência que revela a graça de Deus.

ORAÇÃO Faça com que minha vida seja uma forte

evidência que revela a graça de Deus.

Anotação

Page 90: Vida Abundante Maio 2015

90

26 A ilusão que bloqueia a verdade

ter Romanos 11:7-10

7 Que dizer então? Israel não

conseguiu aquilo que tanto

buscava, mas os eleitos o

obtiveram. Os demais foram

endurecidos,

8 como está escrito: “Deus lhes deu

um espírito de atordoamento, olhos

para não ver e ouvidos para não

ouvir, até o dia de hoje”.

9 E Davi diz: Que a mesa deles se

transforme em laço e armadilha,

pedra de tropeço e retribuição para

eles.

10 Escureçam-se os seus olhos, para

que não consigam ver, e suas costas

fiquem encurvadas para sempre.

Page 91: Vida Abundante Maio 2015

91

Análise do conteúdo

Percepção

1. Quem obteve aquilo que Israel

tanto buscava e o que aconteceu

com os demais? (v.7)

2. Por que Paulo diz que Israel

endureceu sem entender a

verdade de Deus? (vs.8, 10)

4. Como você se sente ao ver Israel,

que até então estava confiante da

salvação, ser ignorante com a

verdade do evangelho?

Estudo e reflexão

3. Por que Israel, o povo escolhido

de Deus e que recebeu a Lei, não

via, não ouvia e endureceram?

Decisão e aplicação

5. Com que conduta você ouve e medita sobre a Palavra de Deus?

O que é necessário para fazer isso

de forma mais séria e com

sinceridade? E como pretende

praticá-lo? Anotação

Page 92: Vida Abundante Maio 2015

92

Israel tentou ser escolhido através da obediência à Lei e prática de boas

obras. A comunidade judaica, que havia rejeitado Jesus, estava obstinada

em obedecer a Lei e, consequentemente, buscou a justiça

desesperançosa. Eles leram e ouviram a Palavra de Deus através dos

profetas, mas a teimosia deles enfraqueceu a capacidade de

compreensão do evangelho e da chamada de Deus. Os reconhecidos por

Deus não eram os israelitas, mas, sim, os que Deus havia escolhido. E

estes não foram escolhidos somente pelo fato de serem israelitas. Paulo

explica citando Isaías e Salmos (vs.8-10), como Israel era teimoso e

inflexível para ouvir o evangelho. Essa teimosia de insistir somente no que

ele sabia causou-lhe a incompreensão do verdadeiro significado da

salvação. A Palavra de Deus é o único padrão da verdade. Será que você

não está negligenciando a Palavra de Deus pelo fato de você ter sido um

cristão por longo tempo? Devemos sempre comparar, humildemente, a

nossa vida com a Palavra de Deus. Desejamos que você tenha um dia

renovado pela Palavra de hoje.

ORAÇÃO Faça com que eu seja renovado todos os dias,

conhecendo e compreendendo a verdade.

Anotação

Page 93: Vida Abundante Maio 2015

93

27 Provocando a inveja no meu próprio povo

qua Romanos 11:11-15

11 Novamente pergunto: Acaso

tropeçaram para que ficassem

caídos? De maneira nenhuma! Ao

contrário, por causa da

transgressão deles, veio salvação

para os gentios, para provocar

ciúme em Israel.

12 Mas se a transgressão deles

significa riqueza para o mundo, e o

seu fracasso, riqueza para os

gentios, quanto mais significará a

sua plenitude!

13 Estou falando a vocês, gentios.

Visto que sou apóstolo para os

gentios, exalto o meu ministério,

14 na esperança de que de alguma

forma possa provocar ciúme em meu

próprio povo e salvar alguns deles.

15 Pois se a rejeição deles é a

reconciliação do mundo, o que será a

sua aceitação, senão vida dentre os

mortos?

Page 94: Vida Abundante Maio 2015

94

Análise do conteúdo

Percepção

1. Quais são os dois motivos que

fizeram com que Israel ficasse

caído? (v.11)

2. O que acontece quando Israel

retorna? (vs.12, 15)

4. Como você se sente ao ver a

providência de Deus em salvar Israel

através da evangelização dos

gentios?

Estudo e reflexão

3. Por que Paulo orgulha-se de ter

se tornado o apóstolo para os

gentios?

Decisão e aplicação

5. Será que você não está

guardando o evangelho somente

dentro de você?

O que você pode fazer para

compartilhar o evangelho com os

outros?

Anotação

Page 95: Vida Abundante Maio 2015

95

A ignorância de Israel que rejeitou o evangelho ainda não chegou a

tropeçar ou perder a visão a ponto de nunca mais poder se recuperar. De

fato, nas cidades por onde Paulo passava, ele visitava primeiro as

sinagogas para pregar o evangelho aos judeus, mas a descrença dos

judeus em relação a Paulo que pregava o evangelho de Cristo

transformou-se em inimizade. Sendo assim, Paulo mudou a direção dos

seus passos para os gentios. Paulo descreveu esse fato como "por causa

da transgressão deles, veio salvação para os gentios" (v.11). Entretanto, a

salvação dos gentios era uma parte do plano maior de Deus para salvar

Israel. A salvação dos gentios provocou inveja a Israel, o escolhido por

Deus e, como resultado, fez com que Israel retornasse a Deus. Dessa

forma, o evangelho não pertence somente a Israel ou somente aos

gentios, pertence a toda humanidade, e unificou os judeus e os gentios,

derrubando a barreira existente entre eles. Mesmo agora, Deus,

chamando-nos para o Seu plano, restaura todas as coisas estragadas do

mundo através do evangelho. Você está participando desse plano?

ORAÇÃO Faça com que, hoje, eu e a minha igreja

participemos do plano de salvação de Deus.

Anotação

Page 96: Vida Abundante Maio 2015

96

28 O ramo enxertado que não pode se gloriar

qui Romanos 11:16-21

16 Se é santa a parte da massa que

é oferecida como primeiros frutos,

toda a massa também o é; se a raiz

é santa, os ramos também o serão.

17 Se alguns ramos foram cortados,

e você, sendo oliveira brava, foi

enxertado entre os outros e agora

participa da seiva que vem da raiz

da oliveira cultivada,

18 não se glorie contra esses

ramos. Se o fizer, saiba que não é

você quem sustenta a raiz, mas a

raiz a você.

19 Então você dirá: “Os ramos foram

cortados, para que eu fosse

enxertado”.

20 Está certo. Eles, porém, foram

cortados devido à incredulidade, e

você permanece pela fé. Não se

orgulhe, mas tema.

21 Pois, se Deus não poupou os

ramos naturais, também não poupará

você.

Page 97: Vida Abundante Maio 2015

97

Análise do conteúdo

Percepção

1. Por que os ramos da oliveira

estavam vivos, independentes de

serem ramos da oliveira brava ou

cultivada? (v.17)

2. Qual foi a reação dos homens

do vilarejo ao verem a

recuperação do homem

endemoninhado? (vs.14-15)

4. O que você sente ao saber que

não pode se gloriar ou orgulhar por

ser ramo enxertado?

Estudo e reflexão

3. Por que Paulo diz para que os

ramos enxertados não se

gloriem?

Decisão e aplicação

5. Quais são os motivos para que

você se orgulhe ou julgue outros

irmãos da fé? O que deve praticar

hoje para eliminar tais motivos e ser

humilde? Anotação

Page 98: Vida Abundante Maio 2015

98

Paulo acreditava que Israel tinha abandonado Cristo momentaneamente e

que, um dia, retornaria a Ele. Ele explicou este fato usando exemplos dos

primeiros frutos e ramo de oliveira. O exemplo de primeiros frutos é a

explicação sobre a palavra de Números 15:20, isto é, se for separado e

oferecido a Deus um bolo feito das primícias da farinha, o restante da

colheita também tornar-se-á sagrado (v.16). O segundo exemplo é da

oliveira (vs.17-18). A raiz é certamente a primeira parte da árvore e a

característica do ramo é definida pela raiz, isto é, independente da origem

do ramo, a característica do ramo é decidida pela raiz que o nutre.

Consequentemente, o ramo não deve gloriar a si mesmo. Como a raiz

define o estado do ramo, independente de ser da oliveira brava ou

cultivada, todos são pecadores que receberam a misericórdia de Deus e

não podem viver sem Deus, independente de ser judeu ou nobre. Não

importa a sua origem ou quão obediente foi a Deus. Importa somente

Cristo, que é a raiz.

ORAÇÃO Faça-me ser um ramo ligado à raiz, isto é,

Jesus, para obter abundância.

Anotação

Page 99: Vida Abundante Maio 2015

99

29 Permaneça na oliveira da salvação

sex Romanos 11:22-24

22 Portanto, considere a bondade e

a severidade de Deus: severidade

para com aqueles que caíram, mas

bondade para com você, desde que

permaneça na bondade dele. De

outra forma, você também será

cortado.

23 E quanto a eles, se não

continuarem na incredulidade,

serão enxertados, pois Deus é capaz

de enxertá-los outra vez.

24 Afinal de contas, se você foi

cortado de uma oliveira brava por

natureza e, de maneira antinatural,

foi enxertado numa oliveira cultivada,

quanto mais serão enxertados os

ramos naturais em sua própria

oliveira?

Page 100: Vida Abundante Maio 2015

100

Análise do conteúdo

Percepção

1. Qual personalidade Deus

demonstra aos que caem? (v.22)

2. A quem se refere oliveira brava

e oliveira cultivada? (vs.23-24)

4. O que você sente ao ver

advertências severas dadas aos

enxertados por amor de Cristo?

Estudo e reflexão

3. Por que Paulo que,

anteriormente dizia: “Quem nos

separará do amor de Cristo?”,

adverte severamente aos que

caem?

Decisão e aplicação

5. O que deve praticar hoje para que

você, que foi enxertado na oliveira

da salvação, frutifique em

abundância? Como praticará isso?

Anotação

Page 101: Vida Abundante Maio 2015

101

Deus é severo o bastante para abandonar mesmo os judeus descrentes e

é misericordioso o bastante para salvar os gentios que têm fé. Entretanto,

mesmo os judeus abandonados ainda podem ser salvos. Os gentios,

simbolizados como ramos da oliveira brava, não eram objetos da

salvação, mas, pela misericórdia de Deus, foram enxertados na oliveira

cultivada, isto é, foram salvos por aceitar Jesus Cristo. Se é necessário

enxertar um ramo em uma árvore, certamente é mais fácil fazê-lo no

mesmo tipo de árvore. Os judeus, simbolizados como oliveira cultivada,

também serão salvos se aceitarem Jesus Cristo. Isto significa que, como

os judeus (oliveira cultivada) podem ser cortados, os gentios (ramo

enxertado) não podem ter preguiça na vida de fé. Paulo falou sobre o

amor de Cristo inseparável, porém esclarece que este amor não aceita

preguiça espiritual. O que você (ramo enxertado na oliveira da salvação)

deve praticar para permanecer com mais firmeza nela?

ORAÇÃO Faça-me adorar a misericórdia de Deus

diariamente e viver uma vida santa digna da

Sua misericórdia.

Anotação

Page 102: Vida Abundante Maio 2015

102

30 A desobediência e a misericórdia

sáb Romanos 11:25-32

25 Irmãos, não quero que ignorem

este mistério, para que não se

tornem presunçosos: Israel

experimentou um endurecimento

em parte, até que chegue a

plenitude dos gentios.

26 E assim todo o Israel será salvo,

como está escrito: Virá de Sião o

redentor que desviará de Jacó a

impiedade.

27 E esta é a minha aliança com

eles quando eu remover os seus

pecados.

28 Quanto ao evangelho, eles são

inimigos por causa de vocês; mas

quanto à eleição, são amados por

causa dos patriarcas,

29 pois os dons e o chamado de

Deus são irrevogáveis.

30 Assim como vocês, que antes

eram desobedientes a Deus mas

agora receberam misericórdia,

graças à desobediência deles,

31 assim também agora eles se

tornaram desobedientes, a fim de

que também recebam agora

misericórdia, graças à misericórdia

de Deus para com vocês.

32 Pois Deus colocou todos sob a

desobediência, para exercer

misericórdia para com todos.

Page 103: Vida Abundante Maio 2015

103

Análise do conteúdo

Percepção

1. Qual foi o mistério que Paulo

propagou? (vs.25-26a, 30-31)

2. Qual é a posição dos judeus do

ponto de vista do evangelho e da

eleição? (v.28)

4. O que sente sobre a palavra que

pede misericórdia aos judeus

desobedientes como a que Deus

demonstrou misericórdia aos gentios

desobedientes?

Estudo e reflexão

3. Por que Paulo relaciona a

desobediência a Deus com o fato

de receber a misericórdia de

Deus?

Decisão e aplicação

5. Como você aceita as pessoas que

precisam da misericórdia de Deus?

O que você deve praticar hoje por

eles? Anotação

Page 104: Vida Abundante Maio 2015

104

“Salvador” (v.26): significa Goel, aquele que redime, redentor e refere-se a Cristo.

Paulo disse que, no futuro, todo o Israel será salvo (vs.26-27). Neste

momento, devido à sua estupidez, os israelitas não aceitam a Jesus Cristo

e, por isso, muito gentios terão fé e serão salvos. No entanto, se o número

de gentios salvos aumentar suficientemente, os israelitas desviar-se-ão do

pecado e completará a promessa de Deus com Israel. A desobediência de

uma parte das pessoas provoca o despertar de fé da outra parte. Este é o

mistério que Paulo fala. Do ponto de vista do evangelho, os judeus

tornaram-se inimigos de Deus, porém, do ponto de vista da eleição, eles

são povo amado de Deus (v.28). Deus, que não se arrepende da graça e

do chamado, oferecerá a misericórdia a Israel através da desobediência

dos outros (vs.29-30). Deus espera o retorno dos desobedientes e deseja

mostrar sua misericórdia (vs.31-32). Paulo, mesmo sendo perseguido

pelos judeus, colocou-os no seu coração por ser seu povo e espera a

chegada da misericórdia de Deus. Você também tem tal sentimento?

ORAÇÃO Faça-me tornar obediente e viver na

misericórdia de Deus, abandonando a

desobediência.

Anotação

Page 105: Vida Abundante Maio 2015

105

31 Família que agradece a graça da salvação

dom Culto no Lar - Romanos 11:33-36

Família à mesa. Reúna a sua família à mesa e compartilhe a comida e as percepções e aplicações do sermão do dia.

Leitura bíblica

33 Ó profundidade da riqueza da

sabedoria e do conhecimento de

Deus! Quão insondáveis são os

seus juízos e inescrutáveis os seus

caminhos!

34 “Quem conheceu a mente do

Senhor? Ou quem foi seu

conselheiro?”

35 “Quem primeiro lhe deu, para

que ele o recompense?”

36 Pois dele, por ele e para ele são

todas as coisas. A ele seja a glória

para sempre! Amém.

Page 106: Vida Abundante Maio 2015

106

CULTO NO LAR

Desvendando a palavra

Do capítulo 9 a 11 do livro de

Romanos, Paulo faz um registro

minucioso do plano de Deus para a

salvação. Além disso, ao finalizar o

texto da palavra de hoje, louva a

Deus por sua provisão divina da

redenção: “Ó profundidade da

riqueza da sabedoria e do

conhecimento de Deus! Quão

insondáveis são os seus juízos e

inescrutáveis os seus caminhos!”

(v.33).

As palavras de louvor de Paulo

culminam em um grito de alegria

pelo espantoso plano e história de

salvação de Deus. Uma vez que

todos os aspectos do homem foram

corrompidos pelo pecado, não

somos dignos de salvação, mas

sim de destruição. Entretanto Deus não nos abandonou no leito da morte eterna, pois chamou Abraão e restaurou o povo de Israel do qual nasceu o Cristo, abrindo, assim, o caminho para a nossa salvação. Diante dessa grande obra providencial de Deus, brota em nós a adoração verdadeira e louvor a Deus. O motivo de agradecermos e louvarmos ao Senhor pela graça da salvação é porque todas as coisas são dele, por ele e para ele (v.36). Ou seja, Deus é aquele que governa todas as coisas e é o soberano Senhor da nossa existência. Assim sendo, devemos cantar louvores e render graças ao Senhor diariamente pela graça da salvação.

Page 107: Vida Abundante Maio 2015

107

CULTO NO LAR

Compartilhando a graça 1. Cada membro da família deve tentar resumir em uma frase a palavra

de hoje.

2. O que você sente ao meditar a palavra “Pois dele, por ele e para ele

são todas as coisas”? (v.36)

3. Leiam juntos Romanos 11:36 e, então, cada membro da família deve

compartilhar uma confissão de agradecimento pela graça da salvação.

Compartilhando agradecimentos 1. Relembrando a vida que teve durante a semana, vamos falar sobre o

que teve para agradecer, para confessar e pedir perdão diante de Deus e

da família.

2. Vamos fazer oferta como a expressão de gratidão, de arrependimento

e de amor pelos próximos.

Orando juntos Faça com que vivamos em gratidão, rendendo louvor e graças ao Deus

soberano, Senhor das nossas vidas.

Page 108: Vida Abundante Maio 2015

108

Estudo Bíblico da Fazenda

1 semana

O que quero e o que pratico

7:14-20

Abrindo o coração

Apesar de ter havido um dano significativo da imagem de Deus no

homem após a sua queda, o sentimento de culpa ainda existe porque

ainda há resquícios de consciência. Em especial, nós, os cristãos, que

inegavelmente estamos sob o julgo do poder do pecado, buscamos fazer

as coisas que alegram a Deus, mas isso acaba se tornando um fardo

quando descobrimos que não somos capazes. Entretanto, apesar de

culparmos a nós mesmos e tomarmos também novas decisões, não são

raros os momentos nos quais nos encontramos presos em situações de

desespero extremo. Hoje, vamos compartilhar a questão desta nova

atitude a ser tomada e despertada em nossos corações, tanto com

relação ao “conhecer” como ao “querer”, para podermos nos tornar cada

vez mais semelhantes a Deus.

Semeando a palavra

1. Por não sermos capazes de guardar a lei e, com base nesta lei, somos

julgados como pecadores. Como Paulo descreve esta nossa situação?

(v.14)

2. Qual o significado do termo “vendido sob o pecado”? (v.14)

3. A principal razão para o homem pecar é o desejo de se tornar “livre” de

Deus. A independência humana de querer, por si só, escolher e controlar

o seu próprio caminho faz com que o homem trilhe o caminho do pecado,

sem depender de Deus. Porém, quando pecamos, não nos tornamos

livres, mas cada vez mais somos escravos do pecado. O que você pensa

em relação a isso?

Page 109: Vida Abundante Maio 2015

109

4. Paulo retrata de forma nua e crua a existência de conflitos internos,

mesmo após nos tornarmos cristãos. Quais tipos de conflitos internos

temos enfrentado? (vs.15-20)

5. Podemos lutar contra o pecado apenas com as nossas próprias

forças? Se for impossível lutarmos sozinhos, o que podemos fazer para

termos a vitória? Vamos compartilhar a experiência em relação à batalha

contra o pecado.

6. Porventura, você não está buscando uma liberdade fora do controle de

Deus? Embora deseje se aproximar de Deus, não dá frutos que quer e dá

frutos maus que não quer? Então, como está resolvendo este problema

que sempre existe em nossas vidas?

Colhendo os frutos da vida

Na parte inicial do livro de Romanos, Paulo cita o Salmo “Não há nenhum

justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que

busque a Deus. Todos se desviaram, tornando-se juntamente inúteis; não

há ninguém que faça o bem, não há um sequer.” (3:10-12). É impossível,

com certeza para os gentios que não conhecem a lei de Deus como

também para os cristãos e judeus que a conhecem, cumprir a lei de Deus

totalmente. Nascemos de novo pela fé, no entanto mesmo depois de nos

tornarmos cristãos, o processo de assemelhar-se a Cristo só é possível

para o peregrino que segue o Senhor, recebendo o poder e as bênçãos

de Deus durante a sua vida. Vamos orar de todo o coração e confiar que

seremos armados com as bênçãos do Espírito Santo, que excede todo o

limite humano.

Page 110: Vida Abundante Maio 2015

110

Estudo Bíblico da Fazenda

2 semana

Uma vida sem condenação alguma Romanos 8:1-4

Abrindo o coração

Após Adão cometer o pecado, todo homem está correndo em direção à

morte. Após ser expulso para o lado Oeste do Jardim do Éden e tendo o

caminho à árvore da vida bloqueado, todo homem, sem exceção,

experimentou a morte por causa do pecado. A única maneira de sair do

caminho da morte é resolver o problema do pecado. Inúmeras pessoas se

martirizaram e fizeram atos de bondade para resolver o problema do

pecado, mas ninguém foi capaz de limpar totalmente o pecado. Queremos

dizer, exceto Jesus, o único caminho. O homem que teve seus problemas

do pecado resolvidos em Jesus Cristo vive uma nova vida, corre para um

novo alvo. Hoje vamos compartilhar da graça da certeza de sermos livres

do pecado e de que da maneira que somos livres da culpa do pecado.

Semeando a palavra

1. O texto de hoje fala em “já não há condenação” para alguns. Quem

poderá estar livre da condenação? (v.1)

2. Qual é o motivo de não haver condenação para os que estão em Cristo

Jesus? (v.2)

3. O texto de hoje está comparando basicamente a incapacidade da Lei e o

poder do Espírito Santo. Qual é o motivo da lei em Cristo Jesus ser “a lei do

Espírito de vida” e a Lei ser “a lei do pecado e da morte”? (vs.3-4a)

Page 111: Vida Abundante Maio 2015

111

4. Qual é a exigência da Lei que Jesus cumpriu? (v.4b, vide 6:23)

5. Qual é a nossa reação diante da verdade, que Jesus deu sua preciosa

vida para cumprir as exigências da Lei em nosso lugar, já não temos

capacidade para cumprir por completo as exigências da Lei?

6. Jesus cumpriu todas as exigências da Lei, mas não para vivermos

descumprindo a Lei e sim para vivermos demonstrando por completo um

amor que está acima da Lei. Estamos vivendo com alegria pela graça

concedida por Jesus Cristo, que está acima da Lei?

Colhendo os frutos da vida

Sem Jesus nossa vida seria totalmente sem esperança. Nós mesmos

não conseguimos resolver o problema do pecado e, se não

conseguirmos resolver o problema do pecado, é inevitável que nosso

destino seja a morte eterna. Jesus cumpriu completamente todas as

exigências da Lei em nosso lugar, por isso recebemos o veredicto de

“sem pecado”, “justo” no julgamento. Deus nos enviou o Espírito Santo,

não para vivermos presos na limitação da carne e não conseguir sequer

chegar perto de cumprir a Lei, mas vivermos como seus instrumentos, e

supre nossa vida com força e poder para cumprir inteiramente a vontade

de Deus. Nossas vidas não serão mais controladas pelo pecado original,

mas serão vidas que confiam e são guiadas pelo Espírito Santo. Vamos

orar para que possamos nos revestir do poder do Espírito Santo para

ultrapassar as limitações da carne e vivermos tocados pela graça

concedida por Cristo.

Page 112: Vida Abundante Maio 2015

112

Estudo Bíblico da Fazenda

3 semana

A igreja que batalha Romanos 8:31-39

Abrindo o coração

“Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia” (1Jo 3:13). Os

cristãos passaram pelas tribulações constantes na história. Geralmente,

eles eram considerados fracos e imponentes. No entanto, a igreja não foi

destruída, pelo contrário, continuou a brilhar a luz do evangelho cada vez

mais forte ao passar pelas tribulações. Ainda hoje, a igreja se encontra em

meio à tribulação, pois os cristãos acabam sofrendo angústia ao tentar

viver segundo a palavra de Deus. De onde, então, vem a força para

vencer estas angústias? Paulo está clamando para que os cristãos

possam enxergar o amor e o socorro que vêm de Deus. Vejamos e

meditemos como Deus nos ajudou e como Ele nos amou através da

passagem de hoje.

Semeando a palavra

1. Paulo está explicando como o cristão que obteve a salvação pode

perseverar diante dos sofrimentos e fraquezas enfrentados (vs.8:18,26). O

cristão que participa de batalhas ferozes no mundo está permanentemente

exposto aos inúmeros ataques. Quem é o nosso aliado nesta batalha?

(v.31)

2. Como poder ter a certeza de que Deus proverá o que o cristão

necessita? (v.32)

3. Em que se baseia a razão pela qual não se pode acusar os cristãos

pelos seus pecados cometidos no dia do juízo final, diante do tribunal de

Deus? (vs.33-34)

Page 113: Vida Abundante Maio 2015

113

4. O cristão é o alvo incessável de ataques e ameaças no mundo. Quais

sofrimentos são citados? (v.35) Paulo é um dos cristãos que mais sofreu.

Qual foi a certeza que ele tinha apesar de passar pela tribulação? (v.37;

vide 2 Co 4:7-10)

5. Paulo explica os sofrimentos do cristão usando versículos de Salmos.

Leia salmos 44:22 que está referenciado no versículo 36. Compartilhe o

que você sente ao imaginar a situação em que o cristão é exposto à

ameaça, como está descrita no texto.

6. Leia os versículos 38 e 39 e decore-as. Estes versículos não se aplicam

apenas aos que estão expostos a tribulações extremas, mas também a

nós, que experimentamos os sofrimentos do dia a dia, e incentivam aqueles

que experimentaram o Seu amor, para que possam enfrentar a tribulação

com coragem. Compartilhe quais sofrimentos você está enfrentando

atualmente e encoraje uns aos outros com a palavra.

Colhendo os frutos da vida

Paulo está clamando com certeza e vigor: “Quem nos separará do amor de

Deus que está em Cristo Jesus!”. O conteúdo do texto de hoje está repleto

de sofrimentos que o cristão enfrenta na sua jornada neste mundo, e esses

sofrimentos nos atacam persistentemente a fim de nos separar do amor de

Cristo. Paulo está debatendo item por item; se Deus é por nós e se Ele nos

dá todas as coisas da mesma forma que deu Seu Filho, e se Ele nos

justificou, e se Jesus carregou todo o pecado, então o cristão está

conectado ao grande amor de Deus. Quem experimentou desse amor

jamais poderá se separar dele. Você tem certeza disso? Se afirmativo,

então você já é um vencedor.

Page 114: Vida Abundante Maio 2015

114

Estudo Bíblico da Fazenda

4 semana

Belos pés Romanos 10:9-15

Abrindo o coração

Você já apresentou o evangelho ao seu próximo? Evangelizar alguém

requer muito mais esforço do que se imagina. É exigido o processo de

auto avaliação sobre o que está tentando apresentar e o porquê de querer

apresentar tal evangelho. Provavelmente, os cristãos suportaram este

peso durante mais de dois mil anos para se tornarem mensageiros do

evangelho. O que devemos apresentar ao nosso próximo a fim de levá-lo

à salvação? Por que devemos usar nossos lábios e pés imperfeitos a fim

de evangelizar? Paulo descreve o processo de entrega do evangelho e o

processo da obtenção da salvação pela pessoa evangelizada. Através da

passagem de hoje, podemos recapitular o conteúdo do evangelho. E,

ainda, podemos redescobrir a missão de propagar o evangelho.

Semeando a palavra

1. Paulo está descrevendo, de uma forma bastante clara e objetiva, o

processo de salvação de uma pessoa, isto é, como ela pode atingir a

justiça de Deus. Qual é o conteúdo que o cristão recém-convertido precisa

crer e confessar com sua boca? (v.9)

2. A transformação interna e a confissão expressa pela palavra que sai da

boca estão intimamente ligadas na fé cristã. Como Paulo explica a seu

respeito? (v.10)

3. O caminho da salvação desmoronou com a exclusividade local até

então contida no povo judeu. Procure, na passagem de hoje, a expressão

que descreve a abertura do caminho da salvação a todos. (vs.11-13)

Page 115: Vida Abundante Maio 2015

115

4. O evangelho, que estava limitado à localidade e à raça no

passado, ficou livre e universal pelo ministério de Cristo e a vinda do

Espírito Santo. Vejamos com que processo esta boa nova foi propagada

ao mundo. (vs.14-15)

5. Os cristãos, que obtiveram a salvação crendo em Cristo, foram

aqueles que receberam o evangelho sem discriminação. Quando foi que

você ouviu esse evangelho, creu no coração e confessou pela sua boca?

Compartilhe a grande emoção daquele momento.

6. No processo de propagação do evangelho, há obrigatoriamente a

função dos “pés que levam as boas novas”. Nós nos tornamos aqueles

que creêm em Cristo e confessam a fé pela boca graças à propagação

do evangelho. Por outro lado, somos todos, sem exceção, enviados para

a salvação alheia. Compartilhe quem são os próximos que precisam ser

alcançados por meus “pés que anunciam boas-novas”. (vide Jo 20:21)

Colhendo os frutos da vida

“E como pregarão, se não forem enviados? (v.15)”. Através desta

curtíssima frase, Paulo está demonstrando de uma forma simples e clara

como o conteúdo da salvação universal pôde alcançar os crentes

daquela época e os destinatários desta carta. Da mesma forma, nós

pudemos alcançar a salvação crendo no coração e confessando pela

boca o mesmo conteúdo do evangelho que recebemos. Para que o

evangelho anunciado na terra de Judá em tempos longínquos pudesse

chegar até nós, houve muito esforço e suor daqueles que foram

“enviados”. Em casos extremos, tiveram que sacrificar até a própria vida

para que nós pudéssemos receber este evangelho. Agora, esta missão

tornou-se nossa. Para quem você foi enviado? Seus belos pés estão

cumprindo a função devida? O que devemos suportar para o

cumprimento desta grande missão? Pense a respeito e orem juntos.

Page 116: Vida Abundante Maio 2015

116

Estudo Bíblico da Fazenda

5 semana

A profundidade da sabedoria de Deus Romanos 11: 30-36

Abrindo o coração

Vivemos com conhecimento e capacidades limitadas. No entanto, não

reconhecemos imediatamente essa nossa ignorância e incompetência.

Como se fôssemos viver eternamente, vivemos planejando de modo que

somos capazes de fazer tudo. A Bíblia nos ensina que as pessoas nestas

condições são “orgulhosas”. Como podemos encontrar o devido lugar do

homem? Quando descobrimos a Deus. Não há como não sermos

humildes quando as providências e as riquezas da sabedoria e

conhecimento de Deus são conhecidas em todas as áreas, e também não

há como não louvarmos a Deus. A verdadeira humildade e o devido lugar

do homem podem ser encontrados diante de Deus. Através do texto de

hoje, podemos aprender o coração de Paulo.

Semeando a palavra

1. Por que Paulo chega a uma conclusão paradoxal ao explicar o motivo

porque Israel não aceitava o evangelho? Que conclusão é essa? (v.32)

2. Por qual razão Paulo louva a profunda e rica sabedoria e conhecimento

de Deus? (vs.30-33)

3. Quais os aspectos de Deus que Paulo exalta ao admirar a rica

sabedoria e conhecimento de Deus? (vs. 34-35)

Page 117: Vida Abundante Maio 2015

117

4. Consequentemente, Paulo glorifica a Deus e, ao examinarmos a

oração de Paulo, notamos que a existência do mundo e o princípio da

criação estão contidos nestas curtas frases. Qual é o centro da

existência de todas as coisas? (v.36)

5. Podemos ver a maravilhosa providência de Deus no fato de Deus ter

usado a desobediência dos judeus em favor da salvação dos gentios. A

providência é o trabalho de Deus para conservar a criação e o Seu

governo sobre ela. Naquele exato momento, não era possível

compreender totalmente, no entanto, posteriormente, quando você olha

para trás, já teve alguma experiência de ter descoberto a maravilhosa

providência de Deus? Se houve, compartilhe com os outros.

6. Paulo proclama firmemente que toda a criação vem de Deus, foi feita

por Ele e existe para Ele. Se pudermos confessar estas palavras com a

nossa própria boca, que mudança e determinação deve haver em nosso

modo de viver e atitudes? Vamos meditar nisso e compartilhar.

Colhendo os frutos da vida

Paulo explicou como o plano de salvação de Deus se aperfeiçoa. O

plano de salvação que fora instituído sobre os judeus, pela teimosia e

insensatez deles, foi direcionado para os gentios que, como resultado,

receberam a plenitude da salvação. Mas também, pela mesma

misericórdia, Deus revela a sua providência, derramando sua

misericórdia aos judeus. Paulo descreve esta grande verdade

exclamando com alegria: “Quão profundo é a sabedoria e conhecimento

de Deus!”. É difícil compreender totalmente a maravilhosa providência de

Deus através da sabedoria limitada do homem. Ao lermos o texto e ao

observarmos nossas próprias vidas, a providência de Deus, que conduz

e governa todas as coisas, é revelada. Essa providência nos faz ficar de

joelhos e nos faz entregar todo o nosso ser com alegria e graças.

Entregando-nos, glorifiquemos a Deus.