Vida Missionária - novosite.ssps.org.br · 2 _ Vida Missionária junho, julho e agosto De 2013...

4
Vida Missionária ANO XVIII – Nº. 70 – JUNHO, JULHO E AGOSTO DE 2013 Publicação Conjunta dos Missionários do Verbo Divino e das Missionárias Servas do Espírito Santo Fotos: Ana Elídia Neves, ssps O Cristo Redentor acolhe, de braços abertos, os jovens que vêm em peregrinação de todas as partes do mundo para a 13ª Jornada Mundial da Juventude, que será no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho. O lema da Jornada - “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19) - convida-nos a abrir nossos corações para a interculturalidade e a construir comunhão a partir de nossas diferenças. O respeito pela vida, pelos direitos das pessoas, por sua maneira de pensar, por seus sonhos e por suas lutas faz parte do processo de evangelização. A Jornada Mundial, na sua diversidade de línguas e povos, aponta-nos para a universalidade da fé e a abrangência do Reino de Deus, onde há lugar para todos.  MIX MISSIONÁRIO Como acolher faz a diferença BÍBLIA E VIDA Os Jovens e a Nova Evangelização Pág. 2 LEIA MAIS JORNADA MUNDIAL Parcipação da Família Arnaldina TRÁFICO HUMANO Jovens são as mais visadas Pág. 3 TESTEMUNHO Enfrentando a seca e a fome PELO BRASIL Presença verbita no Nordeste Pág. 4 JMJ aposta na força jovem

Transcript of Vida Missionária - novosite.ssps.org.br · 2 _ Vida Missionária junho, julho e agosto De 2013...

Page 1: Vida Missionária - novosite.ssps.org.br · 2 _ Vida Missionária junho, julho e agosto De 2013 Família arnalDina Família arnalDina junho, julho e agosto De 2013 Vida Missionária

1 _ Vida Missionária junho, julho e agosto De 2013 Família arnalDina Família arnalDina junho, julho e agosto De 2013 Vida Missionária _ 1

Vida MissionáriaANO XVIII – Nº. 70 – juNhO, julhO e AgOstO De 2013

Publicação Conjunta dos Missionários do Verbo Divino e das Missionárias servas do espírito santo

Foto

s: A

na E

lídia

Nev

es, s

sps

O Cristo Redentor acolhe, de braços abertos, os jovens que vêm em peregrinação de todas as partes do mundo para a 13ª jornada Mundial da juventude, que será no Rio de janeiro, de 23 a 28 de julho.

O lema da jornada - “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19) - convida-nos a abrir nossos corações para a interculturalidade e a construir comunhão a partir de nossas diferenças.

O respeito pela vida, pelos direitos das pessoas, por sua maneira de pensar, por seus sonhos e por suas lutas faz parte do processo de evangelização.

A jornada Mundial, na sua diversidade de línguas e povos, aponta-nos para a universalidade da fé e a abrangência do Reino de Deus, onde há lugar para todos.  

MIX MISSIONÁRIOComo acolher faz a diferença

BÍBLIA E VIDAOs Jovens e a Nova Evangelização Pág. 2

leIA MAIsJORNADA MUNDIALParticipação da Família Arnaldina

TRÁFICO HUMANOJovens são as mais visadas Pág. 3

TESTEMUNHOEnfrentando a seca e a fome

PELO BRASILPresença verbita no Nordeste Pág. 4

jMj aposta na força jovem

Page 2: Vida Missionária - novosite.ssps.org.br · 2 _ Vida Missionária junho, julho e agosto De 2013 Família arnalDina Família arnalDina junho, julho e agosto De 2013 Vida Missionária

2 _ Vida Missionária junho, julho e agosto De 2013 Família arnalDina

Dentro de pouco, será cele-brada em nosso País a Jor-nada Mundial da Juventude

(JMJ). Recordemos o XIII Sínodo dos Bispos, realizado em 2012, que teve como tema “A Nova Evangelização para a Transmissão da Fé Cristã”.

o sínodo afirma que a obra evangelizadora consiste em re-propor aos homens e às mulheres do nosso tempo, antes de tudo, a nós mesmos, a beleza e a novi-dade perene do encontro com Cristo. esse encontro tem como lugar privilegiado, entre outros, a leitura frequente das sagradas escrituras e, como um dos sinais de autenticidade, o rosto do pobre, já que se pôr ao lado de quem está ferido, comprometendo--se com a justiça, é um reflexo de como jesus se ligou a eles e conduz a ele.

afirma ainda que a evangeliza-ção é tarefa de todos e encontra nos jovens e no mundo dos jovens não somente um campo para a evangeli-zação, mas também um agente ativo da obra evangelizadora. os jovens, com as suas aspirações profundas de autenticidade, de verdade, de liberda-de e de generosidade, são chamados a

MIX MIssIONÁRIO

Acolhimento: a arte de aceitar

BÍBlIA e VIDA

Nova evangelização e juventude

VIDA MIssIONÁ[email protected]ários do Verbo Divino eMissionárias servas do espírito santo

CONselhO eDItORIAlProvíncia ssps Brasil Norte:ir. ana elídia Caffer nevesRegião Amazônica sVD:arilson lima da silvaProvíncia sVD Brasil Centro:Pe. arnaldo alves de souzaProvíncia sVD Brasil Norte:Pe. anselmo ribeiro

eNCONtRO DA FAMÍlIA DO VeRBO

os provinciais e regional dos missionários do Verbo Divino e das servas do espírito santo no Brasil se reuniram em Curitiba, no dia 6 de maio. Participaram os padres an-selmo ribeiro (Brn), edson Castro (BrC), joaquim andrade (Brs), josé Boeing (Bra) e as irmãs Ágada Brand (Brs) e monika Kopf (Brn). o encon-tro foi mais uma oportunidade de partilha das experiências e planeja-

eXPeDIeNte

nossas comunidades reclamam da ausência da juventude. Quais as razões? Há muitas, po-

rém a forma de acolhimento da juven-tude pode ser o motivo mais forte.

assim como dar limites, saber acolher pode fazer toda a diferen-ça. se o limite é uma atitude mas-culina, o acolhimento é feminino. a fluidez entre os dois é uma questão mais de intuição e sensibilidade do que da razão.

• sua comunidade, pastoral ou igre-ja tem equipe de acolhida? • Quais têm sido as técnicas empre-gadas no acolhimento da juventude?Autoacolhimento significa con-

tinuar sendo seu melhor amigo mes-mo diante de todas as adversidades da vida, ou ficar quieto, pedir ajuda, aconchegar-se, dando a si mesmo mais do que se pensa merecer.

acolhimento é afago, expressão de amor-próprio e busca de bem-estar. É

ir. a

na

elí

Dia

neV

es

a equipe de animação missio-nária e Vocacional reuniu leigos e leigas das paróquias de Cajati, juquiá

AsseMBleIA ssPs De ADMINIstRAçãOFoi realizada em Posadas, na

argentina, de 13 a 18 de maio, a 3ª assembleia Panam ssps de admi-nistração, com a participação de oito províncias do continente. Com o lema “Dai vós mesmos de comer” (lc 9,13), o objetivo foi promover a formação permanente nas ques-tões administrativas para leigos, leigas e missionárias servas do es-pírito santo que partilham a mes-ma missão. todos tiveram oportu-nidade de aprofundar a prática e a mística na administração dos servi-ços missionários da Congregação.

Província sVD Brasil sul:Pe. leon grzyska

jornalista Responsávelir. ana elídia Caffer neves, mtB 20.383

Redação e ediçãoir. ana elídia Caffer neves

Revisãoalessandro Faleiro marques

Diagramação e Impressãográfica unisind (11) 3271-1137tiragem: 21.000 exemplares

aconchegar ao coração sua luz e sua sombra, permitindo-se relaxar e rece-ber o que você precisa no momento. É um espaço onde não há lugar para culpa ou cobranças.

Acolher o outro é permanecer ao seu lado, mesmo discordando. há mo-mentos em que é melhor suspender a razão e evitar dar conselhos. há horas em que não queremos saber de nada, só sentir um abraço, uma mão, seus ouvidos, olhar nos olhos, estar junto, o silêncio, a simples presença...

acalentar quem está lindo e agra-dável é quase imediato. estar junto numa crise, compreender sem ques-tionar, acolher as diferenças com abertura e carinho é o desafio. o sen-so de pertença é o melhor que pode-mos proporcionar a outro ser huma-no. saber acolher até o que parece estranho, com generosidade, matu-ridade e sabedoria pode ser o cami-nho para acabar com as exclusões e os preconceitos.

Acolher dúvidas: em vez de se debater, aceitar e, como os grandes sábios, transformá-las em perguntas. a resposta sempre vem quando faze-

mos uma boa pergunta. Deixe-a no ar. o seu inconsciente vai trabalhar nessa direção e, sem tensão, a res-posta virá num sonho, numa conver-sa, num filme, num insight, etc.

Acolher o momento presente: culturalmente temos dificuldade de viver o aqui e o agora. sem julgamen-tos, podemos tirar o melhor proveito da dádiva que é o presente. Podemos relaxar e confiar.

Acolher críticas que nos fazem pensar e nos acrescentam uma nova visão de nós mesmos. escutar sem de-fensivas é uma atitude madura e que traz evolução. Como temos reagido às críticas em nossos grupos?

Acolher elogios como estímulos positivos. eles são um alimento emo-cional, e você os merece. se alguém está falando é porque você conquis-tou esse lugar. “São seus olhos” e “não foi nada” são frases de desvalorização. receba um elogio com um sorriso de agradecimento. Como temos celebra-do as conquistas de nossos grupos?

arilson lima da silva é missionário verbita e membro do Conselho

editorial do Vida missionária

Reunião de provinciais

mento de atividades em conjunto nas áreas da espiritualidade, jupic-Vivat, jornal Vida missionária e da liderança em comunidades interculturais.

NOVOs IRMãOs VeRBItAs os irmãos missionários

verbitas sebastião tenório da silva e Cleber alexandre de oliveira professaram os vo-tos perpétuos e se preparam para a missão na área da saú-de. irmão sebastião concluiu sua formação nas Filipinas e professou dia 26 de maio em igaci-al, sua terra natal. irmão Cleber é de Baldim-mg, fez os votos dia 2 de junho e rece-beu destino para a Bolívia. no Brasil, atualmente há cerca de 30 irmãos verbitas, dos quais, 5 em formação.

e iguape, litoral sul de são Paulo, para aprofundar a espiritualidade e a mis-são da Família do Verbo. o encontro aconteceu em iguape, no dia 14 de abril. os padres arnaldo alves e ge-orges tete apresentaram o tema com dinâmicas participativas. tanto jo-vens como adultos ficaram entusias-mados para o próximo encontro que será em juquiá, em 20 de outubro. Depois do almoço, os participantes visitaram lugares turísticos de iguape.

arQ

uiV

o s

VD

arQ

uiV

o s

VD

arQ

uiV

o s

VD

comprometer-se com o nosso mundo.a jmj e a Campanha da Fraterni-

dade deste ano são oportunidades para recordar a chamada aos jovens a serem evangelizadores e para colocar a Bíblia em suas mãos, dotando-os de instrumentos para interpretar os textos bíblicos à luz de nossa realidade e para buscar a transformação de tantas rea-lidades que são contrárias ao plano de Deus. Que, iluminados pela Palavra de Deus e fortalecidos pelo encontro com jesus, empenhem-se na realização do sonho de Deus para o nosso mundo.

Padre Vagner apolinário, sVD, mestre em sagradas escrituras

e formador dos postulantes - Brn

Page 3: Vida Missionária - novosite.ssps.org.br · 2 _ Vida Missionária junho, julho e agosto De 2013 Família arnalDina Família arnalDina junho, julho e agosto De 2013 Vida Missionária

2 _ Vida Missionária junho, julho e agosto De 2013 Família arnalDina Família arnalDina junho, julho e agosto De 2013 Vida Missionária _ 3

uma nova missão. muito agradecidas, falam sobre suas experiências de vida.

Irmã Cecília Vier“Em tudo o

que realizamos, tí-nhamos em men-te, com a ação do Espírito Santo, a conscientização e o senso crítico. Temos esperança de que o povo vai continuar. Mesmo

partindo para outra realidade, teremos oportunidade de espalhar a esperança que podemos transformar as nossas vi-das e a vida das pessoas excluídas.”

Irmã Ilma Canal“Foi um tempo

de entrega total ao serviço e de gratidão ao Deus Uno e Trino que sempre conduziu a minha vocação, mesmo com toda fragilidade huma-na. Aprendi muito

junto às pessoas na realização do Proje-to de Jesus Cristo. Creio que a missão terá continuidade pelo serviço das pessoas que atuam nas diversas pastorais.”

membros da associa-ção amigos de Palmó-polis (assoap) para que assumam seus deveres e direitos como asso-ciados e valorizem as terras da associação, para que estas “não se tornem alvo da ambição dos políticos”.

Foi graças ao traba-lho das missionárias que a associação foi fundada e comprou terras para que a po-

pulação mais empobrecida pudesse plantar e colher o seu sustento. atu-almente são 350 famílias beneficia-das dos aproximadamente 12 mil ha-bitantes do município.

“Muita miséria e fome aqui se pas-sou. Mas, há quase quatro décadas, aqui lutam as irmãs servas do Espíri-to Santo. Para onde foi a fome? Onde passam as irmãs, só se gera fartura, luta, amor, trabalho e dignidade.” as-sim se expressa a coordenadora da Pastoral social, Claudeth Batista de souza, agradecendo às missionárias.

DesPeDIDA DAs IRMãsas irmãs ilma Canal e Cecília Vier,

depois de muitos anos de dedicação em Palmópolis, preparam-se para

Presença Arnaldina na jMj

DDepois de 37 anos de presen-ça em Palmópolis, Diocese de almenara, no Vale do jequiti-

nhonha - mg, as missionárias servas do espírito santo se preparam para partir. Vão com a consciência tran-quila da missão cumprida, pois dei-xam profundas marcas de transfor-mação, especialmente na vida dos mais pobres.

Para a coordenadora do Conselho da igreja imaculada Conceição, Érica Barbosa rocha, com a Pastoral da so-briedade, as irmãs “resgataram várias pessoas dos vícios”, além de promove-rem a participação nas celebrações, grupos bíblicos, Pastoral da Crian-ça e Pastoral Familiar, entre outros. ela também destaca a formação dos

jORNADA MuNDIAl DA juVeNtuDe

o tráfico de seres humanos é um fenômeno mundial vi-venciado por mais de 2,4 mi-

lhões de pessoas (dados de 2009), especialmente adolescentes e jo-vens em situação de grande vulnera-bilidade. estes são levados engana-dos a outros países e são explorados por redes internacionais de explora-ção sexual (79% dos casos), ou como mão de obra escrava (18%) e, ainda, para comércio de órgãos.

Por causa do medo que as vítimas sentem em fugir ou denunciar, há poucos dados estatísticos a respeito, mas sabe-se que, no Brasil, o tráfico de pessoas é a terceira maior fon-te de renda ilícita, superada apenas pelo tráfico de armas e de drogas. a organização das nações unidas (onu) calculou que cerca de 140 mil mulheres traficadas em condições de servidão para a europa dão um lucro anual de 2,5 bilhões de euros só em programas sexuais.

De acordo com o relatório global sobre tráfico de Pessoas (unoDC, 2009), o alvo dos traficantes são, em sua maioria, mulheres (66%) e meni-nas (13%). os homens traficados são 12% e os meninos 9%. no Brasil, as mais visadas pelo tráfico são mulhe-res jovens, negras, solteiras, de baixa renda e com pouca escolaridade. em geral, são aliciadas e seduzidas pela possibilidade de melhorar suas con-dições de vida.

De acordo com dados da orga-nização internacional do trabalho (oit), o perfil atual do trabalhador escravo também é jovem, com idade entre 16 e 34 anos, do sexo masculi-no, com baixa escolaridade e prove-niente do meio rural.

Fé e POlÍtICA

jovens são alvo do tráfico de pessoas

VAle DO jequItINhONhA

Missão cumprida em Palmópolis

COMO COMBAteR

em qualquer caso de violação dos direitos humanos, disque

100 ou 180. O Disque Denúncia garante o anonimato de

quem faz a denúncia. Mais informações:

www.disquedenunciape.com.br.

as Congregações do Verbo Di-vino e das missionárias servas do espírito santo marcarão

presença durante a jornada mundial da juventude, de 23 a 28 de julho, no

rio de janeiro, acolhendo e acompa-nhando jovens peregrinos, partici-pando da Feira Vocacional e da pro-gramação da jmj.

as paróquias verbitas estão se

preparando para receber jovens de vários países para a semana missio-nária e para enviar cerca de 200 jo-vens para participar da jmj. em são Paulo, por exemplo, já está prevista a chegada de grupos da américa Central, Zâmbia e indonésia. tam-bém há planos para a realização de um encontro dos jovens ligados aos missionários do Verbo Divino por ocasião da jornada.

a equipe da Pastoral Vocacional das missionárias servas do espírito santo está organizando um estande com materiais vocacionais de diver-sos países onde a Congregação está presente e distribuirá o jornal Vida missionária, que expressa a missão da Família arnaldina no Brasil. a Fei-ra Vocacional será na Quinta da Boa Vista, durante a jmj, e contará com a visita do Papa Francisco.

Para facilitar a comunicação com jovens de outros idiomas, par-ticiparão irmãs de diversas nacio-nalidades. também os colégios do rio de janeiro (nossa senhora da Piedade e imaculado Coração de maria) abrigarão um grupo nume-roso de jovens, em articulação com a organização da jornada na arqui-diocese do rio.É difícil prever a quantidade de participantes, mas, com a vinda do Papa Francisco, já se fala na pos-sibilidade de mais de 2,5 milhões de pessoas. Para mais informações sobre a JMJ, visite o site oficial: www.rio2013.com.a

rQu

iVo

sVD

ir. a

na

elí

Dia

neV

es

Page 4: Vida Missionária - novosite.ssps.org.br · 2 _ Vida Missionária junho, julho e agosto De 2013 Família arnalDina Família arnalDina junho, julho e agosto De 2013 Vida Missionária

4 _ Vida Missionária junho, julho e agosto De 2013 Família arnalDina

enfrentando a seca e a misériamais de 10 milhões de nor-

destinos estão sofrendo por causa da pior seca dos

últimos 40 anos. são 1326 municí-pios diretamente atingidos pela falta de água. Com a morte do gado e a perda das plantações, a fome e a ex-trema miséria estão forçando a po-pulação sertaneja a migrar, e muitos se tornam vítimas do tráfico huma-no e do trabalho escravo.

É nesse cenário de seca que o missionário verbita Pe. Wilson Feitosa rodrigues, 35 anos e or-denado sacerdote há um ano e meio, está realizando seu sonho de missão, que, segundo ele, é “Conhecer as terras nordestinas, rica em histórias e preciosa em re-lação à cultura, à arte, e de grande solidariedade”. a fé em nossa se-nhora e no padrinho Cícero é o que consegue dar forças para o povo não desanimar.

a Paróquia nossa senhora da Conceição, em Cruzes, município de Panelas, no agreste nordestino, existe há pouco mais de dois anos e é a primeira missão verbita em Pernambuco. segundo Pe. Wilson, nela “os desafios são muitos, princi-palmente o crescimento das igrejas pentecostais que tentam ‘extermi-nar’ o berço cultural e artístico do povo nordestino, que é tipicamente mariano e devocional”.

Como se trata de uma igreja

arQ

uiV

o s

VD/B

rn

Presença verbita no Nordesteos missionários do Verbo Divi-

no estão na região nordeste desde 1987, quando assumi-

ram a missão em mairi-Ba. atualmen-te estão em mais quatro paróquias nas cidades de Feira de santana-Ba, aracaju-se, Porto real do Colégio-al e Cruzes/Panelas-Pe. são aproximada-mente 120 comunidades atendidas, a maioria na zona rural, com exceção das comunidades de Feira de santana e aracaju, que estão na periferia de grandes cidades.

o nordeste é uma região de forte

apelo missionário. além da seca e da pobreza, os 11 missionários verbitas que atuam na área enfrentam desafios, como as estruturas políticas locais, a falta de um maior conhecimento da cultura popular e ainda as grandes dis-tâncias que os separam do centro da Província, que fica em Belo horizonte.

Para o futuro, segundo o provin-cial, Pe. anselmo ribeiro, “É preciso consolidar a presença missionária no Nordeste com um projeto missionário específico, a partir do carisma SVD”. Para isso, será importante a presença

de missionários da própria região para ajudar no processo de inculturação.

DOMINgO MIssIONÁRIO VeRBItAeste ano, a Campanha do Domin-

go missionário Verbita será para a Co-munidade de Cruzes/Panelas-Pe, para ajudar a população que está sofrendo as consequências da seca.

as doações poderão ser encaminha-das para a paróquia verbita mais próxi-ma de sua casa. Para mais informações e orientação como doar, envie seu e-mail para: [email protected] .

testeMuNhO MIssIONÁRIO ANIMAçãO VOCACIONAl

PelO BRAsIl

Pe. Wilson adquiriu em sua família e na Congregação lhe ajuda a en-frentar e superar os desafios. ele nasceu em gama-DF e é o oitavo entre seus dez irmãos. em 2000, ini-ciou seu discernimento vocacional com os missionários do Verbo Divi-no e, no ano seguinte, começou a formação missionária desde o pro-pedêutico, que fez em Barbacena--mg; a Filosofia, em Belo horizon-te-mg; o noviciado, em juquiá-sP; e a teologia, em são Paulo-sP.

De 2008 a 2009, ainda como seminarista, Wilson foi enviado para a nicarágua para uma expe-riência transcultural, que marcou profundamente sua vida missio-nária. ele lembra que lá, além de trabalhar com catequese, juven-tude e infância missionária, pre-cisou aprender a montar a cavalo para ir às comunidades, enfren-tando as chuvas e a lama, que, às vezes, ia até a cintura.

mesmo saindo da lama para enfrentar a seca, Pe. Wilson não perde oportunidade de afirmar que “o Nordeste é um grande cam-po de evangelização e precisa de uma atenção maior da própria Igreja”. Preocupado, ele aponta para o risco de esta se tornar mui-to clerical ou, como ele mesmo diz, de “muita missa e pouca reza”, e deixar de lado o espírito cultural e devocional do povo.

ainda muito nova, Pe. Wilson salien-ta a necessidade de intensificar a catequese, as pastorais e a atenção à juventude que, muitas vezes, se vê sem sonhos e sem perspectivas. em consequência disso, vão buscar tra-balho nas grandes metrópoles.

apesar da vida difícil do povo e das dificuldades da missão, Pe. Wil-son tem um olhar otimista e inves-te na conscientização dos fiéis para que sejam “verdadeiros protagonis-tas de sua própria história”, incenti-vando-os em seu sentido de perten-ça à terra, para que possam plantar e colher seus próprios frutos sem ne-cessidade de ir para outros lugares.

PRePARO PARA A MIssãOa bagagem de experiências que

Missionários do Verbo DivinoO anúncio do evangelho e o diálogo com pessoas de diversas culturas e nações fazem parte da nossa vocação missionária.

PROVÍNCIA BRAsIl NORterua halfeld, 1179 – Cx. Postal, 668CeP: 36001-970 – juiz de Fora-mgtel.: (32) 3229-9820 e (32) 3221-3656e-mail: [email protected]

PROVÍNCIA BRAsIl CeNtROrua Paraopeba, 551CeP: 09932-080 – Diadema-sPtel.: (11) 4091-5297e-mail: [email protected]

PROVÍNCIA BRAsIl sulrua Prof. Brandão, 155CeP: 80040-010 – Curitiba-Prtel.: (41) 3023-2893e-mail: [email protected]

RegIãO AMAzôNICACx. Postal, 229CeP: 68100-970 – santarém-Patel.: (93) 3523-2059e-mail: [email protected]

Missionárias servas do espírito santoDamos testemunho do amor de Deus pelo serviço e cuidado com a vida, especialmente onde ela se encontra mais ameaçada.

PROVÍNCIA BRAsIl NORterua são Benedito, 2146CeP: 04735-004 – são Paulo-sPtel.: (11) 5687-7229e-mail: [email protected]

PROVÍNCIA BRAsIl sulrua arnaldo janssen, 320 – Cx. Postal, 41 CeP: 84001-970 – Ponta grossa-Prtel.: (42) 3226-4091e-mail: [email protected]

servas do espírito santo da Adoração Perpétuaservimos à Igreja pela consagração total de nossas vidas, rezando dia e noite por todos os que estão nas frentes de missão.

CONVeNtO N. sR.ª DO CeNÁCulOrua nunes machado, 150 – Cx. Postal 405 CeP: 84001-970 – Ponta grossa-Prtel.: (42) 3229-1629

IMAgeNs DA seCA eM CRuzes-Pe

Pe. h

ÉlCi

o g

resP

an