vida

2
1. RELEMBRE-SE: NUNCA É TARDE PARA MUDAR A SUA VIDA Talvez possa parecer-lhe como se tivesse estado no mesmo tipo de vida e preso nos mesmos hábitos por tanto tempo, que você ficou preso permanentemente no seu caminho. Mas não tem que continuar a ser dessa maneira. O que mais pode estar a travar a sua mudança pode ser a comparação. Provavelmente você olha para onde gostaria de estar ou ter, e comparativamente ao momento em que se encontra ou relativamente ao que tem, existir uma grande discrepância. Esta perceção pode conduzi-lo à paralisação. Você acha que o caminho é muito longo ou impossível de ser feito. Digo-lhe, você pode não ser capaz de mudar a sua vida para melhor agora. Mas se trabalhar com o que você tem, e aceitar onde você se encontra agora, pouco a pouco, com pequenos passos é possível percorrer o caminho da mudança. Faça apenas uma pequena mudança, se isso é o que é possível no momento. Essa pequena mudança e o sucesso desse pequeno avanço irá dar-lhe confiança e otimismo, e você pode continuar a conquistar pequenas vitórias que podem conduzi-lo à grande mudança. “Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas qualquer um pode começar hoje e fazer um novo fim.” - Maria Robinson 2. NÃO FAÇA UMA TEMPESTADE NUM COPO DE ÁGUA É fácil deixar que os pensamentos negativos tomem controle da nossa mente e possamos criar cenários catastróficos a partir de um acontecimento menos agradável. Quando esse acontecimento incómodo faz disparar um gatilho emocional, em consequência a pessoa pode ter tendência para entrar numa espiral de negatividade, e com isso ver problemas em todo o lado. Então, o

description

finitude

Transcript of vida

1. RELEMBRE-SE: NUNCA TARDE PARA MUDAR A SUA VIDA

Talvez possa parecer-lhe como se tivesse estado no mesmo tipo de vida e preso nos mesmos hbitos por tanto tempo, que voc ficou preso permanentemente no seu caminho. Mas no tem que continuar a ser dessa maneira. O que mais pode estar a travar a sua mudana pode ser a comparao. Provavelmente voc olha para onde gostaria de estar ou ter, e comparativamente ao momento em que se encontra ou relativamente ao que tem, existir uma grande discrepncia. Esta perceo pode conduzi-lo paralisao. Voc acha que o caminho muito longo ou impossvel de ser feito. Digo-lhe, voc pode no ser capaz de mudar a sua vida para melhor agora. Mas se trabalhar com o que voc tem, e aceitar onde voc se encontra agora, pouco a pouco, com pequenos passos possvel percorrer o caminho da mudana.

Faa apenas uma pequena mudana, se isso o que possvel no momento. Essa pequena mudana e o sucesso desse pequeno avano ir dar-lhe confiana e otimismo, e voc pode continuar a conquistar pequenas vitrias que podem conduzi-lo grande mudana.

Ningum pode voltar atrs e fazer um novo comeo, mas qualquer um pode comear hoje e fazer um novo fim. - Maria Robinson

2. NO FAA UMA TEMPESTADE NUM COPO DE GUA

fcil deixar que os pensamentos negativos tomem controle da nossa mente e possamos criar cenrios catastrficos a partir de um acontecimento menos agradvel. Quando esse acontecimento incmodo faz disparar um gatilho emocional, em consequncia a pessoa pode ter tendncia para entrar numa espiral de negatividade, e com isso ver problemas em todo o lado. Ento, o que voc pode fazer sobre isso? Uma tcnica muito til e de fcil aplicao pode ser implementada em dois passos:

Passo 1: Quando voc detetar que est a ficar fora de controle, diga para si mesmo, Para! Esta palavra funciona como uma voz de comando. Funciona como um gatilho de interrupo da escalada de pensamentos negativos que voc estaria a iniciar. Esta uma das tcnicas que explico na minha palestra: Como Melhorar a Autoestima e Autoconfiana. Neste caso, isso simplesmente significa que assim que voc se torna consciente de que est comeando a fazer uma tempestade num copo de gua, voc deve usar o gatilho de interrupo: PARA! Ou algo semelhante, como por exemplo: No, no, no, no vou por este caminho novamente.

Passo 2: Ampliar a perspectiva. Depois de voc ter travado a avalanche de cenrios catastrficos, faa uma questo de perspectiva futura. Qual a importncia deste assunto daqui a seis meses ou um ano? Ou at duas ou trs semanas? A resposta quase sempre, nenhuma importncia. Estou certo que nesse momento a sua mente comear a ficar calma, e voc retomar o controle da situao, sem sair prejudicado.