· Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade....

48
COMISSAÕ DIOCESANA PARA LITURGIA MISSA DA QUARTA - FEIRA DE CINZAS (14/ 02/ 18) I. RITOS INICIAIS Refrão orante: (Durante o refrão orante entra a cruz. Todos os atos penitenciais durante a Quaresma serão feitos diante dela.) “Eis o meu servo! Eis o meu servo!” Ele carregou as nossas doenças! Eram nossas dores que levava em seus ombros! Anim: Iniciamos, por meio desta celebração de cinzas a nossa Quaresma , nossa caminhada de conversão para a Páscoa. A oração, o jejum, a esmola e a fraternidade, são os caminhos para quem quer viver com proveito este tempo quaresmal. Celebrar a quaresma é reconhecer a presença de Deus na caminhada, no trabalho, na luta, no sofrimento e na dor da vida do povo, por isso no Brasil é desenvolvido neste tempo a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema: “Fraternidade e superação da violência”, com o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). O compromisso com a paz e com a justiça nasce do reconhecimento da dignidade de toda a pessoa humana. Portanto, ninguém deveria viver na miséria, no abandono, na solidão. Diante disso vamos nos empenhar para a construção de uma sociedade mais digna e fraterna. Canto de Abertura (José Raimundo Galvão) Refrão: Senhor, eis aqui o teu povo, Que vem implorar teu perdão. É grande o nosso pecado, Porém é maior o teu coração. 1- Sabendo que acolheste Zaqueu, o cobrador, E assim lhe devolveste tua paz e teu amor, Também nos colocamos ao lado dos que vão Buscar no teu altar a graça do perdão. 2- Revendo em Madalena a nossa própria fé, Chorando nossas penas diante dos teus pés, Também nós desejamos o nosso amor te dar, Porque só muito amor nos pode libertar. 3- Motivos temos nós de sempre confiar, De erguer a nossa voz, de não desesperar, Olhando aquele gesto que o Bom ladrão salvou; Não foi, também por nós, teu sangue que jorrou?

Transcript of  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade....

Page 1:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

COMISSAÕ DIOCESANA PARA LITURGIA

MISSA DAQUARTA - FEIRA DE CINZAS

(14/ 02/ 18)

I. RITOS INICIAISRefrão orante: (Durante o refrão orante entra a cruz. Todos os atos penitenciais durante a Quaresma serão feitos diante dela.)

“Eis o meu servo! Eis o meu servo!”Ele carregou as nossas doenças!Eram nossas dores que levava em seus ombros!

Anim: Iniciamos, por meio desta celebração de cinzas a nossa Quaresma, nossa caminhada de conversão para a Páscoa. A oração, o jejum, a esmola e a fraternidade, são os caminhos para quem quer viver com proveito este tempo quaresmal. Celebrar a quaresma é reconhecer a presença de Deus na caminhada, no trabalho, na luta, no sofrimento e na dor da vida do povo, por isso no Brasil é desenvolvido neste tempo a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema: “Fraternidade e superação da violência”, com o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). O compromisso com a paz e com a justiça nasce do reconhecimento da dignidade de toda a pessoa humana. Portanto, ninguém deveria viver na miséria, no abandono, na solidão. Diante disso vamos nos empenhar para a construção de uma sociedade mais digna e fraterna.

Canto de Abertura(José Raimundo Galvão)Refrão:Senhor, eis aqui o teu povo,Que vem implorar teu perdão. É grande o nosso pecado,Porém é maior o teu coração.

1- Sabendo que acolheste Zaqueu, o cobrador,

E assim lhe devolveste tua paz e teu amor, Também nos colocamos ao lado dos que vãoBuscar no teu altar a graça do perdão.

2- Revendo em Madalena a nossa própria fé,Chorando nossas penas diante dos teus pés,Também nós desejamos o nosso amor te dar,Porque só muito amor nos pode libertar.

3- Motivos temos nós de sempre confiar,De erguer a nossa voz, de não desesperar,Olhando aquele gesto que o Bom ladrão salvou;Não foi, também por nós, teu sangue que jorrou?

Antífona de EntradaÓ Deus, vós tendes compaixão de todos,e nada do que criastes desprezais: perdoai nossos pecados pela penitência porque sois o Senhor nosso Deus.

Saudação do presidente(Acolhe a todos com carinho e com esperança na ressurreição e na conversão).

Oração do DiaAnim: Rezemos, para que Deus possa nos converter neste tempo da Quaresma livrando-nos de todo mal e ajudando-nos na construção de um mundo melhor.

Presid:Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Todos: Amém

II. LITURGIA DA PALAVRA

Page 2:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

Anim: Na Palavra está a fonte da vida e a certeza de que, quem viver o que nela está escrito terá uma vida feliz. Que nosso coração esteja aberto para acolhê-la.

Canto: (Ofício Divino das Comunidades)Inclinemos o ouvido do coraçãoPara acolher a Palavra.Atenção, atenção!

1ª Leitura: Jl 2, 12-18

Salmo responsorial: Sl 50Pequei, Senhor, misericórdia.

2ª Leitura: 2Cor 5, 20- 6,2

Aclamação ao EvangelhoLouvor e glória a Ti, Senhor, Cristo Palavra, Palavra de Deus! (bis)

Hoje não endureçais os vossos corações, mas ouvi a voz do Senhor!

Evangelho: Mt. 6, 1-6.16-18

Homilia

III. RITO PENITENCIALBênção e distribuição das cinzas

Entrada das cinzasAnim: As cinzas são sinais da nossa morte, que em Cristo ressuscitado adquirem a vitória. Vamos recebê-las com carinho.(As cinzas entram em silêncio)

Bênção das cinzasPresid: Caros irmãos e irmãs, roguemos instantemente a Deus Pai que abençoe com a riqueza da sua graça estas cinzas, que vamos colocar sobre as nossas cabeças em sinal de penitência.(Momento de silêncio)

Presid: Ó Deus, que não quereis a morte do pecador, mas a sua conversão, escutai com bondade as nossas preces e dignai-vos abençoar + estas cinzas, que vamos colocar sobre as nossas cabeças. E assim reconhecendo que somos pó e que ao pó voltaremos consigamos, pela observância da Quaresma, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova à semelhança do Cristo ressuscitado. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

Presid: (Em silêncio asperge as cinzas com água benta e impõe sobre cada um dizendo:)Convertei-vos e crede no Evangelho.

Canto (Sl 50)Refrão: Senhor Deus, misericórdia!(Pode ser lido ou cantado)1. Misericórdia de mim, Deus de bondade, Misericórdia por tua compaixão! Vem me lavar das sujeiras do pecado, Vem me livrar de tamanha perdição!

Reconheço toda a minha maldade, Diante de mim a vastidão de minha ofensa...Foi contra ti, meu Senhor, o meu pecado,E pratiquei o que é mal em tua presença!

2. Bem sei da retidão dos teus mandatos,E da verdade que teu falar propõe,Mas te lembras, eu nasci já na maldade,E no pecado concebe-me minha mãe!Que tu amas a verdade sei e sinto,E me ensinas o saber do coração; Vem me banhar com tua graça e serei limpo,Mais puro que um chumaço de algodão!

3. Faz-me escutar uma palavra de alegria,

Page 3:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

E assim contentes vão dançar os ossos meus;A minha culpa apagarás em pleno dia, e os meus pecados faz sumir dos olhos teus!

Cria em mim um coração imaculado,Não desprezes a poeira que criastes,Não me ponhas para fora do teu lado,E teu Espírito não se afaste deste traste!

4. Que teu perdão me inunde de alegria,E um espírito generoso me sustente; Ensinarei aos maus as tuas viasSerá imensa a procissão dos penitentes!

Vem me livrar de toda morte violenta, E tua justiça, ó meu Senhor, irei gritando;Abre meus lábios e esta boca bem atenta,O teu louvor alegremente irá cantando!

5. Pois tu não queres sacrifício nem oferta,Meu sacrifício é meu espírito contrito.Um coração que esmagado se converta.Tu não desprezas, nem te vai despercebido!

Derrama, enfim, tuas graças em Sião,Vem, reconstrói as ruínas do teu povo;Aceitarás as oferendas e oblações,Receberás em teu altar um culto novo!

6. Louvor a ti, o universo todo adora, Tu és a paz, a vida plena e o perdão.Do mundo inteiro vem a prece que te implora,Ó vem depressa dá-nos tua salvação.

Oração da assembléiaPresid: Peçamos a Deus que nos dê segurança e paz, rezando juntos a oração da Campanha da Fraternidade de 2018.

1. Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter enviado Jesus, o Filho amado, nosso irmão.

2. Ele veio trazer paz e fraternidade à terra e, cheio de ternura e compaixão, sempre viveu relações repletas de perdão e misericórdia.

1. Derrama sobre nós o Espírito Santo, para que, com o coração convertido, acolhamos o projeto de Jesus

2. e sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.

Todos: Amém

IV. LITURGIA EUCARÍSTICAPreparação dos donsAnim: A segurança está entre os primeiros anseios do povo brasileiro. Todos os dias, e em todos os lugares, a violência faz um número impressionante e escandaloso de vítimas. Vamos nos unir na construção da paz!Vamos colocar esse nosso propósito no altar do Senhor junto com o pão e o vinho.

Canto:1. Sê bendito, Senhor, para sempre Pelos frutos das nossas jornadas!Repartidos na mesa do Reino,Anunciam a paz almejada!

Refrão Senhor da vida,Tu és a nossa salvação!Ao prepararmos a tua mesa,Em ti buscamos ressurreição!

2. Sê bendito, Senhor para semprePelos mares, os rios e as fontes!Nos recordam a tua justiça,Que nos levam a um novo horizonte!

3. Sê bendito, Senhor, para semprePelas bênçãos qual chuva torrente!Tu fecundas o chão desta vidaQue abriga uma nova semente!

Oração sobre as oferendas.

Page 4:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

Oferecendo-vos este sacrifício no começo da Quaresma, nós vos suplicamos, ó Deus, a graça de dominar nossos maus desejos pelas obras de penitência e caridade, para que, purificados de nossas faltas, celebremos com fervor a paixão do vosso Filho. Que vive e reina para sempre.Todos: Amém

Oração Eucarística II(Missal, p., 478)

Prefácio(Missal, p., 416)

Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso.

Vós acolheis nossa penitência como oferenda à vossa glória. O jejum e a abstinência que praticamos, quebrando nosso orgulho, nos convidam a imitar vossa misericórdia, repartindo o pão com os necessitados.

Unidos à multidão dos anjos e dos santos, nós vos aclamamos, cantando a uma só voz:

V. RITO DA COMUNHÃO Pai nosso

Fração do pão

ComunhãoCanto(Pe. José Weber)Eu vim para que todos tenham vida,Que todos tenham vida plenamente.

1. Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor,

Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão.Onde está o teu irmão, Eu estou presente nele.

2. Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males.Hoje és minha presença junto a todo sofredor.Onde sofre o teu irmão, Eu estou sofrendo nele.

3. Entreguei a minha vida pela salvação de todos.Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes.Onde morre o teu irmão, Eu estou morrendo nele.

4. Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido.Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda esperança.Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.

Momento de interiorizaçãoPresid: Depois desta celebração qual o gesto concreto que podemos assumir nesta semana?

Leitor 1: Criar um ambiente de paz.

Leitor 2: Onde você estiver, seja alguém que promove a paz e que esvazia o confronto. Há pessoas que, estejam onde estiverem, irradiam paz; mas há outras que, onde estão, há confusão. Para ser um gerador de paz é necessário tê-la no coração e na mente. A harmonia interna leva à práticas que evitam a violência.

Leitor 1: Não fazer aos outros aquilo que não gostaria que fizessem a você.

Leitor 2: É a chamada “regra de ouro”. É não permitir que a violência nasça; é prevenir para não precisar remediar!

Leitor 1: Converter-se.

Page 5:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

Leitor 2: Mudar o estilo de viver, trocar o modo de agir, abandonar o caminho do “olho por olho, dente por dente”. Ao olhar para Jesus, somos chamados a “oferecer a outra face”, isto é, a não dar continuidade à violência. Sendo cristãos, somos pessoas de paz.

Oração depois da comunhão Ó Deus, fazei que sejamos ajudados pelo sacramento que acabamos de receber, para que o jejum de hoje vos seja agradável e nos sirva de remédio. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

VI. RITOS FINAISAvisos

Bênção finalPresid: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vocês como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa.Todos: Amém

Presid: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, os guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.Todos: Amém

Presid: O Espírito de sabedoria e fortaleza os sustente na luta contra o mal para poderem com Cristo celebrar a vitória da Páscoa.Todos: Amém

Presid: (Dá a bênção e despede a assembléia com carinho.)

Canto FinalHino da Campanha da Fraternidade 2018(L: Frei Zilmar Augusto, OFM; M: Pe. Wallison Rodrigues)

1. Neste tempo quaresmal, ó Deus da vida,A tua Igreja se propõe a superarA violência que está nas mãos do mundo,E sai do íntimo de quem não sabe amar (Mc 7,21)

RefrãoFraternidade é superar a violência! (Mt 14, 1-12)É derramar, em vez de sangue, mais perdão! (Jo 20, 21-23)É fermentar na humanidade o amor fraterno! (Mt 13,3)Pois Jesus disse que “somos todos irmãos” (Mt 23,8)Pois Jesus disse que “somos todos irmãos” (Mt 23,8)

2. Quem plantar a paz e o bem pelo caminho,E cultivá-los com carinho e proteção,Não mais verá a violência em sua terra (Is 59,6).Levar a paz é compromisso do cristão! (Ef 6,15)

3. A exclusão, que leva à morte tanta gente, (EG, n. 59)Corrompe vidas e destrói a criação (LS, n. 70).“Basta de guerra e violência, ó Deus clemente!” (Mq 2,2)É o clamor dos filhos teus em oração.

Page 6:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

COMISSAÕ DIOCESANA PARA LITURGIA

MISSA DO 1º DOMINGODA QUARESMA

(18/02/18)

(Onde não houve a missa de 4ª Feira de Cinzas e por isso não entrou a Cruz, sua entrada poderá ser feita hoje, durante o refrão orante, e ser colocada ao lado da Mesa da Palavra.)

I. RITOS INICIAISRefrão orante: “Eis o meu servo! Eis o meu servo!”Ele carregou as nossas doenças!Eram nossas dores que levava em seus ombros!

Anim: Celebramos hoje o primeiro Domingo do Tempo da Quaresma. Quaresma que é um tempo forte de conversão, jejum e oração. Neste tempo propício para voltar o coração ao Senhor recordemos que a fim de cumprir a vontade divina Jesus supera as tentações conduzindo-nos a Deus.É neste tempo também que a Igreja do Brasil vive a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema: Fraternidade e superação da violência, com o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

Que possamos viver intensamente esse tempo, renovando nosso desejo de sermos construtores da paz.

Canto de Abertura(José Raimundo Galvão)Refrão:Senhor, eis aqui o teu povo,Que vem implorar teu perdão. É grande o nosso pecado,Porém é maior o teu coração.

1- Sabendo que acolheste Zaqueu, o cobrador,E assim lhe devolveste tua paz e teu amor, Também nos colocamos ao lado dos que vãoBuscar no teu altar a graça do perdão.

2- Revendo em Madalena a nossa própria fé,Chorando nossas penas diante dos teus pés,Também nós desejamos o nosso amor te dar,Porque só muito amor nos pode libertar.

3- Motivos temos nós de sempre confiar,De erguer a nossa voz, de não desesperar,Olhando aquele gesto que o Bom ladrão salvou;Não foi, também por nós, teu sangue que jorrou?

Antífona de EntradaQuando meu servo chamar, hei de atendê-lo,estarei com ele na tribulação.Hei de livrá-lo e glorificá-loe lhe darei longos dias.

Saudação do Presidente(Alegre na esperança pascal)

Ato PenitencialPresid: Que a graça da Quaresma nos aumente a nossa fé na Verdade do Evangelho e faça crescer nossa esperança, pela nossa união vital com

Page 7:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

Cristo e com nossos irmãos e irmãs em todos os momentos e provações da vida.(Toda a comunidade fica de joelhos. O presidente ajoelha-se diante da cruz)

Leitor 1: A violência letal no país é um tema que deveria ser prioritário para as políticas públicas.

Leitor 2: Apenas em 2014, segundo os registros do Ministério da Saúde, 59. 627 pessoas sofreram homicídio no Brasil.

Leitor 1: A compreensão do fenômeno e de suas causas, bem como o acompanhamento das dinâmicas em suas diversas faces e a mobilização para a mitigação do problema são tarefas contínuas, que devem envolver não apenas as autoridades, mas toda a sociedade civil.

Leitor 2: Pelas informações disponíveis, a partir de 2008, parece que se alcançou um novo patamar de mortes, que tem evoluído de maneira bastante desigual, atingindo crescentemente os moradores e cidades menores no interior do país, sendo as principais vítimas jovens e negros.

Leitor 1: Já dizia o Papa Paulo VI: “A violência não é cristã nem evangélica” (Evangelii nuntiandi, 27).

Leitor 2: Qual tem sido a minha contribuição para a paz?(Momento de silêncio)

CantoKyrie eleison, Kyrie eleison,Christe eleison, Christe eleison.

1. Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai,Tende piedade de nós!Kyrie eleison! (bis)

2. Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos,Tende piedade de nós!

Christe eleison! (bis)

3. Senhor, que sois a vida que renova o mundo,Tende piedade de nós! Kyrie eleison! (bis)

Presid: (Só o presidente se levanta e impondo as mãos sobre a comunidade, diz:) Senhor, perdoe os nossos pecados. Faça com que possamos zelar mais e melhor pela segurança pessoal e a dos outros. Converta-nos e nos conduza à vida eterna.Todos: Amém

Oração do diaAnim: Rezemos, para que conhecendo melhor Jesus Cristo, possamos levar vida, dignidade e esperança para criar um mundo de paz, que vem da justiça.

Presid: Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Todos: Amém.

II. LITURGIA DA PALAVRAAnim: Para vivermos o tempo da Quaresma e nos preparar melhor para a festa da Páscoa, é preciso ouvir atentos a Palavra de Deus, pois ela anuncia o seu reino, que é luz para todos os povos.

Canto: Inclinemos o ouvido do coraçãoPara acolher a Palavra.Atenção, atenção!

1ª Leitura: Gn 9, 8-15

Salmo Responsorial: Sl 24

Page 8:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

Verdade e amor, são os caminhos do Senhor.

2ª Leitura: 1 Pd 3, 18-22

Aclamação ao EvangelhoLouvor e glória a Ti, Senhor, Cristo Palavra, Palavra de Deus! (bis)

O homem não vive somente de pão,mas de toda palavra da boca de Deus.

Evangelho: Mc 1, 12-15

Homilia

Profissão de fé

Oração da AssembléiaPresid: Vivemos num mundo onde somos tentados a achar que a falta de segurança é só um problema social, porém a segurança deve ser primeiro pessoal. Devemos ter Deus em nosso coração e praticar sempre a justiça e a paz. Por isso elevemos ao Pai nossa prece rezando entre homens e mulheres a Oração da Campanha da Fraternidade 2018.

1. Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter enviado Jesus, o Filho amado, nosso irmão.

2. Ele veio trazer paz e fraternidade à terra e, cheio de ternura e compaixão, sempre viveu relações repletas de perdão e misericórdia.

1. Derrama sobre nós o Espírito Santo, para que, com o coração convertido, acolhamos o projeto de Jesus

2. e sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.

Todos: Amém

III. LITURGIA EUCARÍSTICAApresentação dos donsAnim: Vivemos num mundo onde muitas coisas giram em torno da injustiça, e quantas vezes somos tentados a cair neste sistema corrupto. Porém Deus nos liberta de toda provação, por mais tenebrosa ou difícil que possa parecer. Junto com o pão e o vinho apresentamos ao Pai nosso propósito a partir de nossas atitudes de criar um mundo e mais paz.

Canto 1. Sê bendito, Senhor, para sempre Pelos frutos das nossas jornadas!Repartidos na mesa do Reino,Anunciam a paz almejada!

Refrão Senhor da vida,Tu és a nossa salvação!Ao prepararmos a tua mesa,Em ti buscamos ressurreição!

2. Sê bendito, Senhor para semprePelos mares, os rios e as fontes!Nos recordam a tua justiça,Que nos levam a um novo horizonte!

3. Sê bendito, Senhor, para semprePelas bênçãos qual chuva torrente!Tu fecundas o chão desta vidaQue abriga uma nova semente!

Oração sobre as oferendasFazei, ó Deus, que o nosso coração corresponda as estas oferendas com as quais iniciamosnossa caminhada para a Páscoa.Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

Oração Eucarística III(Missal, p., 482)

Prefácio(Missal, p., 181)

Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação

Page 9:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso.

Jejuando quarenta dias no deserto, Jesus consagrou a observância quaresmal. Desarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade.

Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a Páscoa definitiva.

Enquanto esperamos a plenitude eterna, com os anjos e todos os santos, nós vos aclamamos, cantando a uma só voz:

IV. RITO DA COMUNHÃOPai nosso

Fração do Pão

ComunhãoCanto(Hinário Litúrgico)RefrãoAgora o tempo se cumpriu, O Reino já chegou,Irmãos, convertam-se e creiam,Firmes no Evangelho!

1. Feliz aquele homem que não andaConforme os conselhos dos perversos;

2. Que não entra no caminho dos malvadosNem junto aos zombadores vai sentar-se;

3. Mas encontra seu prazer na lei de DeusE a medita, dia e noite, sem cessar.

4. Eis que ele é semelhante a uma árvore

Que à beira da torre está plantada;

5. Ela sempre dá seus frutos a seu tempoE jamais as suas folhas vão murchar; 6. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos,Mas a estrada dos malvados leva à morte.

Momento de interiorizaçãoPresid: Depois desta celebração quais os compromissos concretos que podemos assumir nesta semana?

Leitor 1: Buscar a justiça, jamais a vingança.

Leitor 2: Todos temos o direito de termos restaurado o que nos foi tirado, seja o bom nome, seja um bem material. Para isso existem as várias instâncias judiciais. A vingança, contudo é retaliação; é violência que gera mais violência a partir da violência. A vingança não tem justificativa, nunca.

Leitor 1: Acolher o diferente.

Leitor 2: Permitir que o outro seja quem é, sem discriminá-lo ou excluí-lo. Posso não concordar com ele, mas jamais o condenarei por quem ele é. Respeito-o porque, como gente, ele é merecedor de respeito, independemente de suas opções.

Leitor 1: Ser flexível.

Leitor 2: Quem não verga, quebra. A rigidez de quem é inflexível leva à violência até por situações sem importância. Se sou flexível, me ajusto ao momento e às pessoas, sem, é claro, repudiar ou renunciar a quem sou.

Oração depois da comunhãoÓ Deus, que nos alimentastes com este pão que nutre a fé, incentiva a esperança e fortalece a caridade,

Page 10:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

dai-nos desejar o Cristo, pão vivo e verdadeiro, e viver de toda a palavra que sai de vossa boca. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

V. RITOS FINAISAvisos

Bênção FinalPresid: Ó Deus, faça que nesta Quaresma, o seu povo se volte para Ti de todo coração. Pois se o protege mesmo quando erra, com maior amor o guarda quando lhe serve.Todos: Amém

Presid: (Dá a bênção e despede a assembléia com carinho).

Canto FinalHino da Campanha da Fraternidade 2018(L: Frei Zilmar Augusto, OFM; M: Pe. Wallison Rodrigues)

1. Neste tempo quaresmal, ó Deus da vida,A tua Igreja se propõe a superarA violência que está nas mãos do mundo,E sai do íntimo de quem não sabe amar (Mc 7,21)

RefrãoFraternidade é superar a violência! (Mt 14, 1-12)É derramar, em vez de sangue, mais perdão! (Jo 20, 21-23)É fermentar na humanidade o amor fraterno! (Mt 13,3)Pois Jesus disse que “somos todos irmãos” (Mt 23,8)Pois Jesus disse que “somos todos irmãos” (Mt 23,8)

2. Quem plantar a paz e o bem pelo caminho,E cultivá-los com carinho e proteção,

Não mais verá a violência em sua terra (Is 59,6).Levar a paz é compromisso do cristão! (Ef 6,15)

3. A exclusão, que leva à morte tanta gente, (EG, n. 59)Corrompe vidas e destrói a criação (LS, n. 70).“Basta de guerra e violência, ó Deus clemente!” (Mq 2,2)É o clamor dos filhos teus em oração.

Page 11:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

COMISSAÕ DIOCESANA PARA LITURGIA

MISSA DO 2º DOMINGODA QUARESMA

(25/02/18)

(Que uma cruz esteja ao lado da Mesa da Palavra)

I. RITOS INICIAIS Refrão orante: “Eis o meu servo! Eis o meu servo!”Ele carregou as nossas doenças!Eram nossas dores que levava em seus ombros!

Anim: Nesta celebração somos convidados a subir a montanha com

Jesus e fazermos a experiência da amizade e da intimidade com Ele. As dificuldades e sofrimentos da caminhada não podem nos abater ou desanimar. No meio dos conflitos da vida, o Pai nos permite vislumbrar desde já, sinais de ressurreição e nos dá o mandamento de escutar a Palavra de Jesus, “o Filho Amado”.Que Deus abençoe cada dizimista por seu gesto generoso que presta a nossa comunidade.

Canto de Abertura(José Raimundo Galvão)Refrão:Senhor, eis aqui o teu povo,Que vem implorar teu perdão. É grande o nosso pecado,Porém é maior o teu coração.

1- Sabendo que acolheste Zaqueu, o cobrador,E assim lhe devolveste tua paz e teu amor, Também nos colocamos ao lado dos que vãoBuscar no teu altar a graça do perdão.

2- Revendo em Madalena a nossa própria fé,Chorando nossas penas diante dos teus pés,Também nós desejamos o nosso amor te dar,Porque só muito amor nos pode libertar.

3- Motivos temos nós de sempre confiar,De erguer a nossa voz, de não desesperar,Olhando aquele gesto que o Bom ladrão salvou;Não foi, também por nós, teu sangue que jorrou?

Antífona de EntradaLembrai-vos, Senhor, de vossa misericórdiae de vosso amor, pois são eternos.Nossos inimigos não triunfem sobre nós:libertai-nos, ó Deus, de toda angústia!

Page 12:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

Saudação do Presidente(Alegre e fraterna na esperança da conversão e da páscoa)

Ato PenitencialPresid: Contemplando vossa transfiguração, Senhor, pedimos perdão porque nosso coração vive longe de vós. Buscando luzes que se apagam e ouvindo palavras que voam de nós com o tempo. (Toda a comunidade fica de joelhos. O presidente ajoelha-se diante da cruz).

Leitor 1: Fraternidade e superação da violência, é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, com o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

Leitor 2: Vamos analisar as faces cruéis da violência: A VIOLÊNCIA CONTRA SI MESMO!

Leitor 1: Toda vez que diminuímos, enfraquecemos ou prejudicamos a nossa vida, violentamos quem somos: imagem e semelhança de Deus.

Leitor 2: Ser violento consigo mesmo é pecar contra o quinto mandamento de Deus, que proíbe matar.

Leitor 1: Alguns exemplos desta violência: vícios, apegos extremados, vaidades, excessos diversos, autoimposição de muitas horas de trabalho, falta de descanso e lazer...

Leitor 2: Diz o Papa Francisco: “Quando o homem pensa só em si mesmo, nos seus próprios interesses e se coloca no centro, quando se deixa fascinar pelos ídolos do domínio e do poder, quando se coloca no lugar de Deus, então prejudica as relações, arruína tudo, e abre a porta para a violência, à indiferença, ao conflito” (L’Osservatore Romano n. 2280, p.8).

Leitor 1: A VIOLÊNCIA CONTRA A NATUREZA!

Leitor 2: O planeta Terra é a casa da humanidade. Nós moramos em parte dele, no Continente Americano.

Leitor 1: Violentamos a Terra quando a poluímos, quando extinguimos animais e plantas, quando envenenamos o ar, quando destruímos os biomas, quando não tratamos o lixo, quando arrasamos a terra com o objetivo de enriquecer a qualquer custo.

Leitor 2: A violência a nossa casa comum é violência contra o ser humano e contra Deus.

Leitor 1: Os Bispos do Brasil nos alertam: “Nestes tempos de crescente consciência ecológica, a Igreja no Brasil alerta que, assim como os filhos e filhas de Deus sofreram desrespeitos e ameaças, o planeta inteiro se depara, como nunca, com o risco de degradação talvez irreversível” (CNBB – Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: 2015-2019, 121).

Leitor 2: Qual tem sido a minha contribuição para a paz?(Momento de silêncio)

Canto Kyrie eleison, Kyrie eleison,Christe eleison, Christe eleison.

1. Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai,Tende piedade de nós!Kyrie eleison! (bis)

2. Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos,Tende piedade de nós! Christe eleison! (bis)

3. Senhor, que sois a vida que renova o mundo,Tende piedade de nós!

Page 13:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

Kyrie eleison! (bis)

Presid: (Só o presidente se levanta e impondo as mãos sobre a comunidade diz:) Perdão, Senhor, porque muitas vezes quando acaba o diálogo e os argumentos partimos para a violência. Perdoa nossos pecados e nos conduza à vida eterna.Todos: Amém

Oração do diaAnim: Rezemos, para que Deus alimente nosso espírito, e de modo particular os nossos dizimistas, para que buscando a justiça vivamos na paz.

Presid: Ó Deus, que nos mandastes ouvir vosso Filho amado, alimentai nosso espírito com a vossa palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Todos: Amém.

II. LITURGIA DA PALAVRAAnim: Obediente a Deus, Abraão não lhe recusa o próprio filho. A fim de nos salvar, Deus também não poupou seu Filho amado, a quem Ele nos pede que escutemos.

Canto: Inclinemos o ouvido do coraçãoPara acolher a Palavra.Atenção, atenção!

1ª Leitura: Gn 22, 1-2.9a.10-13.15-18

Salmo Responsorial: Sl 115Andarei na presença de Deus,junto a ele na terra dos vivos.

2ª Leitura: Rm 8, 31b-34

Aclamação ao EvangelhoLouvor e glória a Ti, Senhor,

Cristo Palavra, Palavra de Deus! (bis)

Numa nuvem resplendente, fez-se ouvir a voz do Pai:Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós.

Evangelho: Mc 9, 2-10

Homilia

Profissão de fé

Oração da AssembléiaPresid: Coloquemo-nos diante do Pai, que envolveu seu Filho em vestes de luz, na transfiguração, para que também sejamos transfigurados e possamos vencer todas as injustiças, para criar um mundo de paz. Vamos rezar entre lado 1 e lado 2 a Oração da Campanha da Fraternidade deste ano de 2018.

1. Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter enviado Jesus, o Filho amado, nosso irmão.

2. Ele veio trazer paz e fraternidade à terra e, cheio de ternura e compaixão, sempre viveu relações repletas de perdão e misericórdia.

1. Derrama sobre nós o Espírito Santo, para que, com o coração convertido, acolhamos o projeto de Jesus

2. e sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.

Todos: Amém

III. LITURGIA EUCARÍSTICAApresentação dos donsAnim: Deus nos chamou para o amor e para a plena realização humana. A violência é fruto do egoísmo e do nosso pecado. Com o coração de quem se

Page 14:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

deixar transfigurar pela Palavra do Senhor, louvemos nosso Deus e Senhor.

Canto 1. Sê bendito, Senhor, para sempre Pelos frutos das nossas jornadas!Repartidos na mesa do Reino,Anunciam a paz almejada!

Refrão Senhor da vida,Tu és a nossa salvação!Ao prepararmos a tua mesa,Em ti buscamos ressurreição!

2. Sê bendito, Senhor para semprePelos mares, os rios e as fontes!Nos recordam a tua justiça,Que nos levam a um novo horizonte!

3. Sê bendito, Senhor, para semprePelas bênçãos qual chuva torrente!Tu fecundas o chão desta vidaQue abriga uma nova semente!

Oração sobre as oferendasÓ Deus, que estas oferendas lavem os nossos pecados e nos santifiquem inteiramente para celebrarmos a Páscoa. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

Oração Eucarística II (Missal, p., 478)

Prefácio(Missal, p., 188)

Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso.

Tendo predito aos discípulos a própria morte, Jesus lhes mostra, na montanha sagrada,

todo o seu esplendor.

E com o testemunho da Lei e dos Profetas, simbolizados em Moisés e Elias, nos ensina que, pela Paixão e Cruz, chegará à glória da ressurreição.

E, enquanto esperamos a realização plena de vossas promessas, com os anjos e com todos os santos, nós vos aclamamos, cantando a uma só voz:

IV. RITO DA COMUNHÃOPai nosso

Fração do Pão

ComunhãoCanto(Hinário Litúrgico)RefrãoEntão, da nuvem luminosa,Dizia uma voz:"Este é meu Filho amado,Escutem sempre o que Ele diz"

1. Transborda um poema do meu coração:Vou cantar-vos, ó Rei, esta minha canção:

2. Sois tão belo, o mais belo entre os filhos dos homens!Porque Deus, para sempre, vos deu sua bênção.

3. Levai vossa espada de glória no flanco,Herói valoroso, no vosso esplendor;

4. Saí para a luta no carro de guerraEm defesa da fé, da justiça e verdade!

5. Vosso trono, ó Deus, é eterno, sem fim;Vosso cetro real é sinal de justiça:

6. Vós amais a justiça e odiais a maldade,

Page 15:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

É por isso que Deus vos ungiu com seu óleo.

7. Cantarei vosso nome de idade em idade,Para sempre haverão de louvar-vos os povos!

Momento de interiorizaçãoPresid: Depois desta celebração quais os compromissos concretos que podemos assumir nesta semana?

Leitor 1: Ter paciência.

Leitor 2: Cada pessoa tem o seu ritmo de pensar e de agir. É necessário aprender a conviver para não forçar o outro a andar mais depressa do que consegue. Ao ser paciente, eu dou ao outro a possibilidade de viver a vida segundo quem ele é.

Leitor 1: Não corrigir para humilhar.

Leitor 2: A correção só tem sentido quando tem como objetivo o bem do outro. Mas é improdutiva, e pode levar à violência, quando feita para diminuir ou “provar” ao outro que ele é culpado, ou que é menos capacitado do que imagina. Sem amor a correção pode ser não apenas inútil, mas também agressiva.

Leitor 2: Aceitar que o outro também erra.

Leitor 2: Por sermos todos limitados e pecadores, temos que aprender que neste mundo não há pessoas perfeitas. Se eu não sou, como posso exigir que o outro seja? A coerência nos faz conscientes de que só há convivência quando acolho o outro como um ser imperfeito, com direito de ser limitado e de errar.

Oração depois da comunhãoNós comungamos, Senhor Deus, no mistério da vossa glória,

e nos empenhamos em render-vos graças, porque nos concedeis, ainda na terra, participar das coisas do céu. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

VI. RITOS FINAISAvisos

Bênção final

Presid: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vocês como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa.Todos: Amém

Presid: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, os guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversãoTodos: Amém

Presid: O Espírito de sabedoria e fortaleza os sustente na luta contra o mal para poderem com Cristo celebrar a vitória da Páscoa.Todos: Amém

Presid: (Dá a bênção e despede a assembléia com carinho.)

Canto FinalHino da Campanha da Fraternidade 2018(L: Frei Zilmar Augusto, OFM; M: Pe. Wallison Rodrigues)

1. Neste tempo quaresmal, ó Deus da vida,A tua Igreja se propõe a superarA violência que está nas mãos do mundo,E sai do íntimo de quem não sabe amar (Mc 7,21)

RefrãoFraternidade é superar a violência! (Mt 14, 1-12)

Page 16:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

É derramar, em vez de sangue, mais perdão! (Jo 20, 21-23)É fermentar na humanidade o amor fraterno! (Mt 13,3)Pois Jesus disse que “somos todos irmãos” (Mt 23,8)Pois Jesus disse que “somos todos irmãos” (Mt 23,8)

2. Quem plantar a paz e o bem pelo caminho,E cultivá-los com carinho e proteção,Não mais verá a violência em sua terra (Is 59,6).Levar a paz é compromisso do cristão! (Ef 6,15)

3. A exclusão, que leva à morte tanta gente, (EG, n. 59)Corrompe vidas e destrói a criação (LS, n. 70).“Basta de guerra e violência, ó Deus clemente!” (Mq 2,2)É o clamor dos filhos teus em oração.

COMISSAÕ DIOCESANA PARA LITURGIA

MISSA DO 3º DOMINGO

DA QUARESMA(04/03/18)

(Que uma cruz esteja ao lado da Mesa da Palavra)

I. RITOS INICIAISRefrão orante: “Eis o meu servo! Eis o meu servo!”Ele carregou as nossas doenças!Eram nossas dores que levava em seus ombros!

Anim: O Tempo da Quaresma é uma experiência que, como cristãos, vivemos a cada ano, entre sombrios e quase momentos de uma paixão precedida de sofrimentos. Estas sombras nos convidam à luz que nos espera na manhã da ressurreição. É tempo de purificação e de mudança de postura. Assim como Jesus purificou o Templo expulsando dele os vendilhões, somos convidados a purificar nossa vida para viver o amor, a justiça e a paz.

Canto de Abertura(José Raimundo Galvão)Refrão:Senhor, eis aqui o teu povo,Que vem implorar teu perdão. É grande o nosso pecado,Porém é maior o teu coração.

1- Sabendo que acolheste Zaqueu, o cobrador,E assim lhe devolveste tua paz e teu amor, Também nos colocamos ao lado dos que vãoBuscar no teu altar a graça do perdão.

2- Revendo em Madalena a nossa própria fé,Chorando nossas penas diante dos teus pés,Também nós desejamos o nosso amor te dar,Porque só muito amor nos pode libertar.

3- Motivos temos nós de sempre confiar,

Page 17:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

De erguer a nossa voz, de não desesperar,Olhando aquele gesto que o Bom ladrão salvou;Não foi, também por nós, teu sangue que jorrou?

Antífona de EntradaTenho os olhos sempre fitos no Senhor,porque livra os meus pés da armadilha.Olhai para mim, tende piedade,pois vivo sozinho e infeliz.

Saudação do Presidente(Alegre e fraterna na esperança pascal)

Ato PenitencialPresid: Peçamos perdão a Deus e aos irmãos e irmãs quando fomos causadores do conflito e da violência(Toda a comunidade fica de joelhos. O presidente ajoelha-se diante da cruz).

Leitor 1: Vamos continuar analisando as faces cruéis da violência: A VIOLÊNCIA CONTRA O OUTRO!

Leitor 2: Aqui a violência atinge o seu grau mais cruel. Todos, sem exceção, temos uma dignidade que deve ser reconhecida e respeitada. Violentamos o outro quando o matamos intencionalmente, quando o marginalizamos, quando o excluímos, quando o caluniamos, quando o enganamos, quando o prostituímos, quando o exploramos, quando o “coisificamos”, isto é, o tratamos como se fosse coisa e não gente.

Leitor 1: “A fé opõe-se à ofensa contra a dignidade da pessoa que causa a dilaceração do tecido social” (Pietro Parolin, L”Osservatore Romano n. 2433, p. 18).

Leitor 2: A VIOLÊNCIA CONTRA DEUS!

Leitor 1: Não tem como ferir a Deus fisicamente, mas o fazemos indiretamente quando violentamos a nós

mesmos, à natureza, e ao outro. Deus sofre conosco e em nós. Tudo o que atenta contra a vida é afronta e pecado contra Deus. Porque nos quer realizados como seus filhos e filhas amados, Deus é violentado quando toda e qualquer forma de vida o é.

Leitor 2: “É uma decisão gratuita de Deus deixar-se afetar e comover pelo mal e pelo sofrimento do ser humano” (Walter Kasper, A misericórdia, p. 153).

Leitor 1: O Papa Fracisco nos diz: “O mal tem um limite, e não tem a última palavra. (L”Osservatore Romano n. 2433, p. 17).

Leitor 2: Qual tem sido a minha colaboração para a paz?(Momento de silêncio)

CantoKyrie eleison, Kyrie eleison,Christe eleison, Christe eleison.

1. Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai,Tende piedade de nós!Kyrie eleison! (bis)

2. Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos,Tende piedade de nós! Christe eleison! (bis)

3. Senhor, que sois a vida que renova o mundo,Tende piedade de nós! Kyrie eleison! (bis)

Presid: (Só o presidente se levanta e impondo as mãos sobre a comunidade , diz:))Senhor, ajude-nos na conversão da mente e do coração para que possamos ver as coisas de uma forma diferente e reconhecer nos irmãos e irmãs a dignidade de cada um neste mundo, perdoa nosso pecado e nos conduza à vida eterna.

Page 18:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

Todos: Amém

Oração do diaAnim: Rezemos para que Deus, por meio de seu Filho Jesus Cristo, traga ao mundo a paz e a justiça, que são frutos do seu verdadeiro amor. Presid: Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão da nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas sejamos confortados pela vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Todos: Amém.

II. LITURGIA DA PALAVRAAnim: Quaresma nos convida à conversão, à mudança. Só a partir da escuta da Palavra de Deus, podermos nos preparar para esta conversão.

Canto: Inclinemos o ouvido do coraçãoPara acolher a Palavra.Atenção, atenção!

1ª Leitura: Ex 20, 1-3.7-8.12-17

Salmo Responsorial: Sl 18Senhor, tens palavras de vida eterna

2ª Leitura: 1Cor 1, 22-25

Aclamação ao EvangelhoLouvor e glória a Ti, Senhor, Cristo Palavra, Palavra de Deus! (bis)

Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único;todo aquele que crer nele há de ter a vida eterna.

Evangelho: Jo 2, 13-25

Homilia

Profissão de Fé

Oração da AssembléiaPresid: Confiantes na misericórdia divina, elevemos ao Pai nossa prece rezando todos juntos a Oração da Campanha da fraternidade de 2018.

1. Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter enviado Jesus, o Filho amado, nosso irmão.

2. Ele veio trazer paz e fraternidade à terra e, cheio de ternura e compaixão, sempre viveu relações repletas de perdão e misericórdia.

1. Derrama sobre nós o Espírito Santo, para que, com o coração convertido, acolhamos o projeto de Jesus

2. e sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.

Todos: Amém

III. LITURGIA EUCARÍSTICAApresentação dos donsAnim: Cristo se faz sacrifício, se faz oferta. Nós O recebemos no pão e no vinho consagrados, acolhendo sua vida e permitindo que Ele floresça em nós. Vamos nos comprometer nesta celebração a lutar pela justiça, pois só assim teremos a verdadeira paz.

Canto 1. Sê bendito, Senhor, para sempre Pelos frutos das nossas jornadas!Repartidos na mesa do Reino,Anunciam a paz almejada!

Refrão Senhor da vida,

Page 19:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

Tu és a nossa salvação!Ao prepararmos a tua mesa,Em ti buscamos ressurreição!

2. Sê bendito, Senhor para semprePelos mares, os rios e as fontes!Nos recordam a tua justiça,Que nos levam a um novo horizonte!

3. Sê bendito, Senhor, para semprePelas bênçãos qual chuva torrente!Tu fecundas o chão desta vidaQue abriga uma nova semente!

Oração sobre as oferendasÓ Deus de bondade, concedei-nos por este sacrifício que, pedindo perdão de nossos pecados, saibamos perdoar a nossos semelhantes. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

Oração Eucarística III(Missal, p., 478)

Prefácio(Missal, p., 415)

Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso.

Para renovar, na santidade o coração dos vossos filhos e filhas, instituístes este tempo de graça e salvação. Libertando-nos do egoísmo e das outras paixões desordenadas, superamos o apego às coisas da terra.

E, enquanto esperamos a plenitude eterna, proclamamos a vossa glória, cantando a uma só voz:

IV. RITO DA COMUNHÃO

Pai nosso

Fração do pão

ComunhãoCanto(Hinário Litúrgico)RefrãoDestruí este templo, disse Cristo,E em três dias haverei de reerguê-lo. Ele falava do templo do seu corpo.Ele falava do seu corpo.

1. Ó Senhor de coração eu vos dou graças,Porque ouvistes as palavras de meus lábios!Perante vossos anjos vou cantar-vosE ante vosso templo vou prostrar-me.

2. Eu agradeço vosso amor, vossa verdade,Porque fizestes muito mais que prometestes; Naquele dia eu gritei, vós me escutastesE aumentastes o vigor de minha alma.

3. Os reis de toda a terra hão de louvar-vosQuando ouvirem, ó Senhor vossa promessa.Hão de cantar vossos caminhos e dirão:"Como a glória do Senhor é grandiosa!"

4. Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres,E de longe reconhece os orgulhosos.Se no meio da desgraça eu caminhar,Vós me fazeis tornar à vida novamente.

5. Completai em mim a obra começada;Ó Senhor, vossa bondade é para sempreEu vos peço: Não deixeis inacabadaEsta obra que fizeram vossas mãos!

Momento de interiorizaçãoPresid: Depois desta celebração quais os compromissos concretos que podemos assumir nesta semana?

Leitor 1: Aprender a pedir perdão.

Page 20:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

Leitor 2: Tantas mortes e agressões acontecem porque não somos capazes de abrir mão do nosso orgulho, por não darmos o primeiro passo em busca da reconciliação. Essa dureza de coração leva a confrontos que poderiam ser evitados com um pedido e/ou aceitação do perdão. Não perdoar é falta de sabedoria, já que com o perdão todos saem ganhando.

Leitor 1: Evitar discutir assuntos que incitam à agressão.

Leitor 2: Que vantagem há em discutir religião, futebol, política, por exemplo? Dialogar e trocar idéias, sim; discutir, não. Esses confrontos não aproximam as pessoas, antes as afastam e podem levar à inimizades.

Leitor 1: Dirigir defensivamente.

Leitor 2: É impressionante que a violência no trânsito leve a tantas brigas, acidentes e crimes. Dirigir com responsabilidade e atenção evita muitas situações de agressão e morte. O motorista “ofensivo” é um criminoso com uma arma mortal em suas mãos.

Oração depois da comunhãoÓ Deus, tendo recebido o penhor do vosso mistério celeste, e já saciados na terra com o pão do céu, nós vos pedimos a graça de manifestar em nossa vida o que o sacramento realizou em nós. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém.

V. RITOS FINAISAvisos

Bênção finalPresid: Deus que manifestais tua misericórdia oferecendo teus preceitos como luz para a vida, concedei ao teu povo, a graça de acolher a Salvação da Cruz redentora de teu Filho, cultivando a

vida interior, fortalecendo a Aliança convosco e vivendo de modo coerente o Evangelho. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

Presid: (Dá a bênção e despede a assembléia com carinho)

Canto FinalHino da Campanha da Fraternidade 2018(L: Frei Zilmar Augusto, OFM; M: Pe. Wallison Rodrigues)

1. Neste tempo quaresmal, ó Deus da vida,A tua Igreja se propõe a superarA violência que está nas mãos do mundo,E sai do íntimo de quem não sabe amar (Mc 7,21)

RefrãoFraternidade é superar a violência! (Mt 14, 1-12)É derramar, em vez de sangue, mais perdão! (Jo 20, 21-23)É fermentar na humanidade o amor fraterno! (Mt 13,3)Pois Jesus disse que “somos todos irmãos” (Mt 23,8)Pois Jesus disse que “somos todos irmãos” (Mt 23,8)

2. Quem plantar a paz e o bem pelo caminho,E cultivá-los com carinho e proteção,Não mais verá a violência em sua terra (Is 59,6).Levar a paz é compromisso do cristão! (Ef 6,15)

3. A exclusão, que leva à morte tanta gente, (EG, n. 59)Corrompe vidas e destrói a criação (LS, n. 70).“Basta de guerra e violência, ó Deus clemente!” (Mq 2,2)É o clamor dos filhos teus em oração.

Page 21:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

COMISSAÕ DIOCESANA PARA LITURGIA

MISSA DO 4º DOMINGODA QUARESMA

(11/03/18)

(Que uma cruz esteja ao lado da Mesa da Palavra)

I. RITOS INICIAISRefrão orante: “Eis o meu servo! Eis o meu servo!”Ele carregou as nossas doenças!Eram nossas dores que levava em seus ombros!

Anim: O Tempo da Quaresma é momento favorável para experimentarmos a misericórdia do Senhor que acolhe nossas atitudes de conversão. A liturgia de hoje nos leva a viver a alegria de compreender que Deus amou de tal forma a humanidade que enviou seu Filho único ao nosso encontro para oferecer a vida eterna, pois é exatamente na cruz que Jesus manifesta o seu amor. A cruz é o último ato de uma vida vivida no amor, na doação e na entrega total. É a cruz que indica o caminho necessário à humanidade para que aconteça a justiça geradora da paz.

Canto de Abertura(Ir. Mítia T. Koling)RefrãoAlegres vamos à casa do Pai; E na alegria cantar seu louvor.Em sua casa, somos felizes: Participamos da ceia do amor.

1. A alegria nos vem do Senhor. Seu amor nos conduz pela mão.Ele é luz que ilumina o seu povo.

Page 22:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

Com segurança lhe dá a salvação.

2. O Senhor nos concede os seus bens.Nos convida à sua mesa sentar.E partilha conosco o seu Pão.Somos irmãos ao redor deste altar.

3. Voltarei sempre à casa do Pai.De meu Deus cantarei o louvor.Só será bem feliz uma vidaQue busca em Deus sua fonte de amor

Antífona de EntradaAlegra-te, Jerusalém!Reuni-vos, vós todos que a amais;vós que estais tristes, exultai de alegria!Saciai-vos com a abundância de suas consolações.

Saudação do Presidente(Alegre e festiva na esperança pascal)

Ato PenitencialPresid: Jesus veio para salvar o mundo. Veio para ser luz para quem anda nas trevas do erro, do pecado e da morte, para nos conduzir para a verdade, a graça, a santidade e a vida em plenitude. (Toda a comunidade fica de joelhos. O presidente ajoelha-se diante da cruz.)

Leitor 1: Surgem práticas preocupantes de banalização da vida, tais como: a manipulação de embriões, práticas abortivas e tantas outras mortes absurdas; ausência de políticas públicas para uma vida digna com educação, saúde, segurança, trabalho, lazer, moradia; de efetiva proteção à vida e à família, às crianças e aos adolescentes, aos jovens e aos idosos e às pessoas com deficiência.

Leitor 2: A banalização da vida traz consigo a violência.

Leitor 1: Verdadeiro “câncer social”, a corrupção agrava a situação e gera, em muitos, atitudes de desconfiança e descrédito nas possibilidades de mudança.

Leitor 2: É preciso transformar a sociedade, repensar a função do Estado e redescobrir os valores éticos, para a superação da corrupção, da violência, do narcotráfico, bem como do tráfico de pessoas e de armamentos. (CNBB- Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 20015-2019, nn. 23-24).

Leitor 1: Falar sobre a violência causa tanto mal estar que é comum escolhermos o silêncio e a omissão.

Leitor 2: Essa indiferença disfarçada de várias formas nada mais é do que a nossa escolha em não participar da superação das causas que a originam.

Leitor 1: Não é fazendo de conta que a violência não existe, ou é pouca, que nós vamos melhorar a convivência e fazer crescer a fraternidade. Ou olhamos para a violência com coragem, ou vamos nos esconder dela e permitir que ela aumente.

Leitor 2: Qual tem sido a minha contribuição para a paz?(Momento de silêncio)

CantoKyrie eleison, Kyrie eleison,Christe eleison, Christe eleison.

1. Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai,Tende piedade de nós!Kyrie eleison! (bis)

2. Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos,Tende piedade de nós! Christe eleison! (bis)

3. Senhor, que sois a vida que renova o mundo,Tende piedade de nós! Kyrie eleison! (bis)

Page 23:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

Presid: (Só o presidente se levanta e impondo as mãos sobre a comunidade, diz) Ó Deus, que jamais descuida daquilo que criou, escute nosso pedido de perdão, renove nossos pensamentos, para que possamos ser dignos da vida eterna.Todos: Amém

Oração do diaAnim: Rezemos, para que crendo no Senhor, possamos, na alegria, ir ao encontro das festas pascais, na justiça e na paz.

Presid: Ó Deus, que por vosso Filhorealizais de modo admirável a reconciliação do gênero humano, concedei ao povo cristão correr ao encontro das festas que se aproximam, cheio de fervor e exultando de fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Todos: Amém

II. LITURGIA DA PALAVRAAnim: A palavra demonstra o grande amor que Deus tem por nós e nos convida a transformar nossos passos.

Canto: Inclinemos o ouvido do coraçãoPara acolher a Palavra.Atenção, atenção!

1ª Leitura: 2 Cr 36, 14-16.19-23

Salmo Responsorial: 136Que se prenda minha língua ao céu da boca, se de ti, Jerusalém, eu me esquecer!

2ª Leitura: Ef 2, 4-10

Aclamação ao EvangelhoLouvor e glória a Ti, Senhor, Cristo Palavra, Palavra de Deus! (bis)

Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único; todo aquele que crer nele, há de ter a vida eterna.

Evangelho: Jo 3, 14-21

Homilia

Profissão de fé

Oração da AssembléiaPresid: Contemplando o grande amor de Deus pela humanidade é que humildemente vamos elevar a Ele a nossa prece repartindo entre homens e mulheres a Oração da Campanha da Fraternidade deste ano de 2018.

1. Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter enviado Jesus, o Filho amado, nosso irmão.

2. Ele veio trazer paz e fraternidade à terra e, cheio de ternura e compaixão, sempre viveu relações repletas de perdão e misericórdia.

1. Derrama sobre nós o Espírito Santo, para que, com o coração convertido, acolhamos o projeto de Jesus

2. e sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.

Todos: Amém

III. LITURGIA EUCARÍSTICAApresentação dos donsAnim: O cristão não é aquele que vive com medo, mas sim o que vive a alegria em saber que Deus garante a cada um a vida eterna. Apresentando o pão e o vinho, vivamos a alegria de ter Cristo como nosso salvador e redentor.

Canto1. Sê bendito, Senhor, para sempre

Page 24:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

Pelos frutos das nossas jornadas!Repartidos na mesa do Reino,Anunciam a paz almejada!

Refrão Senhor da vida,Tu és a nossa salvação!Ao prepararmos a tua mesa,Em ti buscamos ressurreição!

2. Sê bendito, Senhor para semprePelos mares, os rios e as fontes!Nos recordam a tua justiça,Que nos levam a um novo horizonte!

3. Sê bendito, Senhor, para semprePelas bênçãos qual chuva torrente!Tu fecundas o chão desta vidaQue abriga uma nova semente!

Oração sobre as oferendasÓ Deus, concedei-nos venerar com fé e oferecer pela redenção do mundo os dons que nos salvam e que vos apresentamos com alegria. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

Oração Eucarística II(Missal, p., 478)

Prefácio(Missal, p. 414)

Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai, santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso.

Vós concedeis aos cristãos esperar com alegria, cada ano, a festa da Páscoa. De coração purificado, entregues à oração e à prática do amor fraterno, preparamo-nos para celebrar os mistérios pascais, que nos deram vida nova

e nos tornaram filhas e filhos vossos.

Por essa razão, agora e sempre, nós nos unimos aos anjos e a todos os santos, cantando a uma só voz.

IV. RITO DA COMUNHÃOPai nosso

ComunhãoCanto(Hinário Litúrgico)RefrãoTanto Deus amou o mundo Que lhe deu seu Filho único.Quem crê nele não perece, Mas terá a luz da vida. Quem crê nele não perece,Mas terá a luz da vida. (Jo 3,16)

1. Eu amo, ó Senhor, minha força, Minha rocha, meu refúgio e salvador!Minha força e poderosa salvação,Sois meu escudo e proteção: em vós espero!

2. Ao Senhor eu invoquei na minha angústiaE elevei o meu clamor para o meu Deus;De seu templo ele escutou a minha vozE chegou aos seus ouvidos o meu grito.

3. Do alto ele estendeu a sua mãoE das águas mais profundas retirou-me;Libertou-me do inimigo poderosoE de rivais muito mais fortes do que eu.

4. Assaltaram-me no dia da afliçãoMas o Senhor foi para mim um protetor;Colocou-me num lugar bem espaçoso:O Senhor me libertou porque me ama.

5. Ó Senhor, fazei brilhar a minha lâmpada;Ó meu Deus, iluminai as minhas trevas!Junto convosco eu enfrento os inimigos,Com vossa ajuda eu transponho altas montanhas.

Page 25:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

Momento de interiorizaçãoPresid: Depois desta celebração quais os compromissos concretos que podemos assumir nesta semana?

Leitor 1: Ser capaz de perder para não brigar.

Leitor 2: Às vezes ganhar é perder! Ceder pelo bem do outro é uma atitude inteligente e não tem nada a ver com covardia. Sempre que há violência, todos perdem. Então, porque não ceder para que ambos ganhem? As nossas “valentias” do dia-a-dia prejudicam a todos, a começar por quem as pratica.

Leitor 1: Controlar o próprio temperamento.

Leitor 2: Quem é explosivo com certeza não o é por maldade, mas precisa tomar consciência de que suas ações são desproporcionais às diversas situações que vivencia.

Leitor 1: Aceitar o conflito, nunca o confronto.

Leitor 2: Sendo diferente, não escapamos do conflito, mas não temos porque optar pelo confronto; este leva incondicionalmente à violência.

Oração depois da comunhãoÓ Deus, luz de todo ser humano que vem a este mundo, iluminai nossos corações com o esplendor da vossa graça, para pensarmos sempre o que vos agrada e amar-vos de todo o coração. Por Cristo, nosso SenhorTodos: Amém

V. RITOS FINAISAvisosBênção FinalPresid: Que o Deus da vida, os abençoe, derramando sobre vocês a sua graça, fazendo-os pessoas novas,

construtores do seu Reino e alegres testemunhas da páscoa de seu filho Jesus Cristo.Todos: Amém

Presid: (Dá a bênção e despede a assembléia com carinho)

Canto FinalHino da Campanha da Fraternidade 2018(L: Frei Zilmar Augusto, OFM; M: Pe. Wallison Rodrigues)

1. Neste tempo quaresmal, ó Deus da vida,A tua Igreja se propõe a superarA violência que está nas mãos do mundo,E sai do íntimo de quem não sabe amar (Mc 7,21)

RefrãoFraternidade é superar a violência! (Mt 14, 1-12)É derramar, em vez de sangue, mais perdão! (Jo 20, 21-23)É fermentar na humanidade o amor fraterno! (Mt 13,3)Pois Jesus disse que “somos todos irmãos” (Mt 23,8)Pois Jesus disse que “somos todos irmãos” (Mt 23,8)

2. Quem plantar a paz e o bem pelo caminho,E cultivá-los com carinho e proteção,Não mais verá a violência em sua terra (Is 59,6).Levar a paz é compromisso do cristão! (Ef 6,15)

3. A exclusão, que leva à morte tanta gente, (EG, n. 59)Corrompe vidas e destrói a criação (LS, n. 70).“Basta de guerra e violência, ó Deus clemente!” (Mq 2,2)É o clamor dos filhos teus em oração.

Page 26:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

COMISSAÕ DIOCESANA PARA LITURGIA

MISSA DO 5º DOMINGODA QUARESMA

(18/03/18)

(Que uma cruz esteja ao lado da Mesa da Palavra)

I. RITOS INICIAISRefrão orante: “Eis o meu servo! Eis o meu servo!”Ele carregou as nossas doenças!Eram nossas dores que levava em seus ombros!

Anim: Nesta celebração, vamos ao encontro do Senhor e recebemos dele o anúncio de que sua glória passa pela experiência do grão que cai na terra para produzir frutos. É vida e renovação. Renovação que reconcilia pessoas e expulsa a divisão.Fazemos memória de todos os que se empenham para que a justiça possa dar um grande fruto que é a paz.

Canto de Abertura(José Raimundo Galvão)Refrão:Senhor, eis aqui o teu povo,Que vem implorar teu perdão. É grande o nosso pecado,Porém é maior o teu coração.

Page 27:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

1- Sabendo que acolheste Zaqueu, o cobrador,E assim lhe devolveste tua paz e teu amor, Também nos colocamos ao lado dos que vãoBuscar no teu altar a graça do perdão.

2- Revendo em Madalena a nossa própria fé,Chorando nossas penas diante dos teus pés,Também nós desejamos o nosso amor te dar,Porque só muito amor nos pode libertar.

3- Motivos temos nós de sempre confiar,De erguer a nossa voz, de não desesperar,Olhando aquele gesto que o Bom ladrão salvou;Não foi, também por nós, teu sangue que jorrou?

Antífona de EntradaA mim, ó Deus, fazei justiça,defendei a minha causacontra a gente sem piedade;do homem perverso e traidor, libertai-me,porque sois, ó Deus, o meu socorro.

Saudação do Presidente(Alegre e festiva na esperança pascal)

Ato PenitencialPresid: Nossa caminhada quaresmal já nos acena a proximidade do grande acontecimento da Páscoa. Será que estamos preparados para este acontecimento?(Toda a comunidade fica de joelhos. O presidente ajoelha-se diante da cruz.)

Leitor 1: É em casa, na escola e na comunidade que se aprende a respeitar o outro, a não agredi-lo, a acolhê-lo de todo o coração. Se é necessário agir de imediato para superar a violência, também é verdade que temos que aprender a conviver com a paz.

Leitor 2: Pais violentos formam famílias violentas; educadores autoritários formam discípulos inescrupulosos; cidadãos violentos formam comunidades que optam pela força e não pelo diálogo.

Leitor 1: Onde não há educação para a paz, há guerras de palavras, de atitudes, de comportamentos. Onde não há respeito e amor, floresce a violência com todas as suas consequências,

Leitor 2: Somos uma única família humana, brasileiros e brasileiras que querem a paz. A superação da violência só será uma realidade se formos cidadãos conscientes, conhecedores de nossos direitos e de nossos deveres.

Leitor 1: Se uma pessoa sofre violência, todos nós a sofremos com ela. Não é possível que o egoísmo impere em nós a ponto de não nos preocuparmos com o outro, especialmente com aquele que é tido como “resto” e “sobra” na sociedade.

Leitor 2: Lembremos da importância do nosso voto e de suas consequências.

Leitor 1: Se escolhermos para nos representar pessoas violentas, que defendem o porte de armas e a pena de morte, que direito teremos depois de reclamar!

Leitor 2: Qual tem sido a minha colaboração para a paz?(Momento de silêncio)

CantoKyrie eleison, Kyrie eleison,Christe eleison, Christe eleison.

1. Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai,Tende piedade de nós!Kyrie eleison! (bis)

2. Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos,Tende piedade de nós!

Page 28:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

Christe eleison! (bis)

3. Senhor, que sois a vida que renova o mundo,Tende piedade de nós! Kyrie eleison! (bis)

Presid: (Só o presidente se levanta e impondo as mãos sobre a comunidade, diz:) Senhor, perdoe os nossos pecados, nos ensine a amar, mesmo quando nos perseguem e nos odeiam, e assim nos conduza à vida eterna.Todos: Amém.

Oração do diaAnim: Rezemos, para que a vida divina que existe em nós, nos faça crescer na caridade para com os mais necessitados. E que nossos dizimistas possam experimentar a justiça e a paz.

Presid: Senhor nosso Deus, dai-nos por vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Todos: Amém.

II. LITURGIA DA PALAVRAAnim: A Palavra de Deus é a semente que foi lançada em nosso coração. Precisamos deixá-la germinar em nós.

Canto:Inclinemos o ouvido do coraçãoPara acolher a Palavra.Atenção, atenção!

1ª Leitura: Jr 31, 31-34

Salmo Responsorial: Sl 50Criai em mim um coração que seja puro.

2ª Leitura: Hb 5, 7-9

Aclamação do EvangelhoLouvor e glória a Ti, Senhor, Cristo Palavra, Palavra de Deus! (bis)

Se alguém me quer servir, que venha atrás de mim;e onde eu estiver, ali estará meu servo.

Evangelho: Jo 12, 20-33

Homilia

Profissão de fé

Oração da AssembléiaPresid: Elevemos nossa prece ao Pai e lhe peçamos a graça de ter o seu Espírito em nossos corações, para que possamos criar uma sociedade de justiça onde reine o amor e a paz. Vamos todos juntos rezar a Oração da Campanha da Fraternidade de 2018.

1. Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter enviado Jesus, o Filho amado, nosso irmão.

2. Ele veio trazer paz e fraternidade à terra e, cheio de ternura e compaixão, sempre viveu relações repletas de perdão e misericórdia.

1. Derrama sobre nós o Espírito Santo, para que, com o coração convertido, acolhamos o projeto de Jesus

2. e sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.

Todos: Amém

III. LITURGIA EUCARÍSTICAApresentação dos donsAnim: Vemos com carinho o exemplo de Jesus que assumiu radicalmente o

Page 29:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

projeto de Deus, em vista de nossa salvação. Que o seu Corpo e Sangue nos ajudem a lutar por uma sociedade sem violência, preservando a dignidade da pessoa humana.

Canto 1. Sê bendito, Senhor, para sempre Pelos frutos das nossas jornadas!Repartidos na mesa do Reino,Anunciam a paz almejada!

Refrão Senhor da vida,Tu és a nossa salvação!Ao prepararmos a tua mesa,Em ti buscamos ressurreição!

2. Sê bendito, Senhor para semprePelos mares, os rios e as fontes!Nos recordam a tua justiça,Que nos levam a um novo horizonte!

3. Sê bendito, Senhor, para semprePelas bênçãos qual chuva torrente!Tu fecundas o chão desta vidaQue abriga uma nova semente!

Oração sobre as oferendasDeus todo-poderoso, concedei a vossos filhos e filhas que, formados pelos ensinamentos da fé cristã, sejam purificados por este sacrifício. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

Oração Eucarística III(Missal, p., 482)

Prefácio(Missal, p., 415)

Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso.

Para renovar, na santidade, o coração dos vossos filhos e filhas, instituístes este tempo de graça e salvação. Libertando-nos do egoísmo e das outras paixões desordenadas, superando o apego às coisas da terra.

E, enquanto esperamos a plenitude eterna, proclamamos a vossa glória, cantando a uma só voz:

IV. RITO DE COMUNHÃOPai nosso Fração do pão

ComunhãoCanto(Hinário Litúrgico)RefrãoSe o grão de trigo não morrer, Sozinho vai ficar,Mas se morrer no chão,Dará, com tempo, muito fruto.

1. Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força,Minha rocha, meu refúgio e Salvador.

2. Ondas da morte me envolveram totalmenteE as torrentes da maldade me aterraram.

3. Ao Senhor eu invoquei na minha angústiaE elevei o meu clamor para o meu Deus;

4. De seu Templo ele escutou a minha vozE chegou a seus ouvidos o meu grito.

5. O Senhor recompensou minha justiçaE a pureza que encontrou em minhas mãos.

6. Pois salvais, ó Senhor Deus, o povo humilde,Mas os olhos dos soberbos humilhais.

Page 30:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

7. Ó Senhor, fazeis brilhar a minha lâmpada;Ó meu Deus, iluminais as minhas trevas.

8. Concedeis ao vosso rei grandes vitóriasE mostrais misericórdia ao vosso Ungido.

Momento de interiorizaçãoPresid: Depois desta celebração quais os compromissos concretos que podemos assumir nesta semana?

Leitor 1: Discordar com respeito e caridade.

Leitor 2: O problema não esta em discordar, mas no como se discorda. Também nesse contexto, é necessário perceber o quanto é mentiroso o ditado popular que diz: “perguntar não ofende”. Há quem pergunte não porque quer uma resposta, mas para fazer da pergunta uma agressão que machuca. As palavras podem ferir mais que punhais; e o tom mais que as palavras (Frederico II).

Leitor 1: Evitar a maledicência.

Leitor 2: Que vantagem existe em sair por aí espalhando o mal que os outros fazem? A desvantagem é visível: afundá-los ainda mais no mal, sem dar a eles a possibilidade da mudança. Vale também se lembrar da violência gerada pela calúnia, quando se afirma, conscientemente, que o outro fez o que não fez. Da maledicência e da calúnia proveem muitos desentendimentos, alguns graves.

Leitor 1: Não alimentar a ira.

Leitor 2: Irritar-se é um ato humano instintivo, uma reação ao mal. Sentir ira não é o problema; este só se concretiza quando eu o alimento, permitindo que se torne raiva e depois ódio. Quem controla a ira evita na fonte o nascimento de atitudes violentas.

Oração depois da comunhãoConcedei, ó Deus todo-poderoso, que sejamos sempre contados entre os membros de Cristo cujo Corpo e Sangue comungamos. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

V. RITOS FINAISAvisos

Bênção FinalPresid: Que a graça de Deus esteja sobre vocês, para dar muitos frutos na vida e os sustentem na luta contra o mal, para poderem, com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.Todos: Amém

Presid: (Dá a bênção e despede a assembléia com carinho).

Canto FinalHino da Campanha da Fraternidade 2018(L: Frei Zilmar Augusto, OFM; M: Pe. Wallison Rodrigues)

1. Neste tempo quaresmal, ó Deus da vida,A tua Igreja se propõe a superarA violência que está nas mãos do mundo,E sai do íntimo de quem não sabe amar (Mc 7,21)

RefrãoFraternidade é superar a violência! (Mt 14, 1-12)É derramar, em vez de sangue, mais perdão! (Jo 20, 21-23)É fermentar na humanidade o amor fraterno! (Mt 13,3)Pois Jesus disse que “somos todos irmãos” (Mt 23,8)Pois Jesus disse que “somos todos irmãos” (Mt 23,8)

2. Quem plantar a paz e o bem pelo caminho,

Page 31:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

E cultivá-los com carinho e proteção,Não mais verá a violência em sua terra (Is 59,6).Levar a paz é compromisso do cristão! (Ef 6,15)

3. A exclusão, que leva à morte tanta gente, (EG, n. 59)Corrompe vidas e destrói a criação (LS, n. 70).“Basta de guerra e violência, ó Deus clemente!” (Mq 2,2)É o clamor dos filhos teus em oração.

COMISSAÕ DIOCESANA PARA LITURGIA

CELEBRAÇÃO DAMISERICÓRDIA

I. ACOLHIDA Refrão orante:Pequei Senhor, Misericórdia!

Anim: A Quaresma é tempo de oração, de reflexão e principalmente de conversão de vida e oração. Durante este tempo a Campanha da Fraternidade ajudou em nossa reflexão como o tema: Fraternidade e superação da violência, com o lema: “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8).Vamos acolher no coração o convite de Deus para que haja transformação em nossa vida: De espada, façamos arados, para que da justiça frutifique a paz.

Canto de Abertura(Pe. José Weber)Eis o tempo de conversão, Eis o dia da salvação.

Page 32:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

Ao Pai voltemos, juntos andemos.Eis o tempo de conversão!

1. Os caminhos do Senhor são verdade, são amor.Dirigi os passos meus; em Vós espero, ó Senhor!Ele guia ao bom caminho quem errou e quer voltar.Ele é bom, fiel e justo; Ele busca e vem salvar.

2. Viverei com o Senhor. Ele é meu sustento.Eu confio mesmo quando minha dor não mais aguento. Tem valor aos olhos seus meu sofrer e meu morrer.Libertai o vosso servo e fazei-o reviver!

Acolhida do PresidentePresid: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.Todos: Amém

Presid: Ó Pai de misericórdia, nós vos louvamos e agradecemos porque, pela morte e ressurreição de vosso Filho e pela ação do Espírito Santo, nos reconciliais conosco e entre nós.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

OraçãoAnim: Rezemos para que possamos ter um coração arrependido.

Presid: Ó Deus, Pai de ternura e compaixão, que pela morte e ressurreição de teu Filho Jesus trouxeste a vida em abundância para todos, olhai teu povo aqui reunido, aberto à conversão e necessitado de misericórdia e perdão, preparando-se para celebrar a santa Páscoa. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

II. LITURGIA DA PALAVRAAnim: Deixemos que a Palavra de Deus possa fecundar nosso coração.

CantoPurificai, Senhor, meus ouvidos,Purificai, Senhor, meu coração,Para ouvir e guardar vossa Palavra!

Efésios 2, 13-18

Salmo responsorial: Sl 130(Pode ser recitado ou cantado)Refrão: É ele quem resgata IsraelDe todas as suas faltas!

Das profundezas eu te chamo, Senhor:Senhor, ouve a minha voz;Que teus ouvidos estejam atentosÀ minha voz suplicante!

Se retiveres as faltas, Senhor!Senhor, quem subsistirá?Mas tu dispões do perdãoE eles te hão de temer

Aguardo o Senhor,Aguardo com toda a minha' alma E espero na sua palavra.

Minha' alma deseja o Senhor,Mais do que o vigia o amanhecer,Mais do que o vigia o amanhecer.

Israel, põe tua esperança no Senhor,Pois o Senhor dispõe da graçaE, com largueza, do resgate.

Aclamação ao EvangelhoCantoLouvor e glória a Ti, Senhor, Cristo, Palavra de Deus, Cristo, Palavra de Deus!

Evangelho: Mt 5, 1 - 12

Exame de consciência(Feito à luz da Palavra e da C.F. 2018)

III. RITO PENITENCIALPresid: Irmãos e irmãs, confiantes na misericórdia de Deus que se derrama sobre nós, ajoelhemo-nos e

Page 33:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

confessemos humildemente nossos pecados.(Momento de silêncio)

SALMO 51 (Pode ser lido ou cantado)Senhor Deus, misericórdia.

1. Misericórdia de mim, Deus de bondade, Misericórdia por sua compaixão! Vem me lavar das sujeiras do pecado, Vem me livrar de tamanha perdição!

Reconheço toda a minha maldade, Diante de mim a vastidão de minha ofensa...Foi contra ti, meu Senhor, o meu pecado, E pratiquei o que é mal em tua presença!

2. Bem sei da retidão dos teus mandatos, E da verdade que teu falar propõe, Mas te lembras, eu nasci já na maldade, E no pecado concebe-me minha mãe!

Que tu amas a verdade sei e sinto, E me ensinas o saber do coração; Vem me banhar com tua graça e serei limpo, Mais que um chumaço de algodão!

3. Faze-me escutar uma palavra de alegria, E assim contentes vão dançar os ossos meus; A Minha culpa apagarás em pleno dia, E os meus pecados faz sumir dos olhos teus!

Cria em mim um coração imaculado, Não desprezes a poeira que criastes, Não me ponhas para fora do teu lado, E teu Espírito não se afaste deste traste!

Presid: (Só o presidente fica em pé e impondo as mãos sobre a assembléia diz:)Ó Deus de ternura e misericórdia que não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva, receba com bondade esta confissão de nossas culpas e manifeste para conosco toda a sua compaixão, conduzindo-nos sempre

pelos caminhos de tua aliança, agora e sempre.Todos: Amém

(As confissões podem ser feitas agora ou no final da celebração)

Salmo de louvor e de agradecimento (Sl. 100)

Sim, é bom o Senhor e nosso Deus. Sua bondade perdura para sempre.

Aclamai o Senhor, ó terra inteira, Servi ao Senhor com alegria, Ide a Ele cantando jubilosos!

Sabei que o Senhor, só Ele é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, Nós somos o seu povo e o seu rebanho.

Entrai por suas portas dando graças, E em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!

Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, Sua bondade perdura para sempre, Seu amor é fiel eternamente!

(Poderá ser escolhido outro salmo de louvor ou hino de agradecimento)

IV. RITO DA COMUNHÃO(Onde houver comunhão, poderá ser feita neste momento)

Pai nosso

ComunhãoCanto(Pe. José Weber)Eu vim para que todos tenham vida,Que todos tenham vida plenamente.

1. Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor,Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão.Onde está o teu irmão, Eu estou presente nele.

Page 34:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

2. Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males.Hoje és minha presença junto a todo sofredor.Onde sofre o teu irmão, Eu estou sofrendo nele.

3. Entreguei a minha vida pela salvação de todos.Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes.Onde morre o teu irmão, Eu estou morrendo nele.

4. Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido.Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda esperança.Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.

Momento de InteriorizaçãoPresid: Sem conversão não há vida nova. O individualismo faz com que cada pessoa se ocupe apenas de si mesma, vivendo de forma egoísta.Peçamos a Deus que nos conceda a solidariedade para que busquemos um mundo de mais paz.Rezemo juntos a Oração da Campanha da Fraternidade deste ano de 2018.

1. Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter enviado Jesus, o Filho amado, nosso irmão.

2. Ele veio trazer paz e fraternidade à terra e, cheio de ternura e compaixão, sempre viveu relações repletas de perdão e misericórdia.

1. Derrama sobre nós o Espírito Santo, para que, com o coração convertido, acolhamos o projeto de Jesus

2. e sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.

Todos: Amém

OraçãoÓ Deus, abençoai a vossa Igreja e o vosso povo,para que a Campanha da Fraternidadeseja um forte instrumento de conversão.Sejam criadas as condições necessáriaspara que todos vivamos em segurança, na paz e na justiça que desejais. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

V. RITO FINALPresid: O Senhor os conduza segundo o amor de Deus e paciência de Cristo.

Todos: Amém

Presid: Para que possais caminhar na vida nova e agradar a Deus em todas as coisas.

Todos: Amém!

Presid: (Dá a bênção e despede a todos com carinho)

Canto FinalHino da Campanha da Fraternidade 2018(L: Frei Zilmar Augusto, OFM; M: Pe. Wallison Rodrigues)

1. Neste tempo quaresmal, ó Deus da vida,A tua Igreja se propõe a superarA violência que está nas mãos do mundo,E sai do íntimo de quem não sabe amar (Mc 7,21)

RefrãoFraternidade é superar a violência! (Mt 14, 1-12)É derramar, em vez de sangue, mais perdão! (Jo 20, 21-23)É fermentar na humanidade o amor fraterno! (Mt 13,3)Pois Jesus disse que “somos todos irmãos” (Mt 23,8)

Page 35:  · Web viewDesarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a …

Pois Jesus disse que “somos todos irmãos” (Mt 23,8)

2. Quem plantar a paz e o bem pelo caminho,E cultivá-los com carinho e proteção,Não mais verá a violência em sua terra (Is 59,6).Levar a paz é compromisso do cristão! (Ef 6,15)

3. A exclusão, que leva à morte tanta gente, (EG, n. 59)Corrompe vidas e destrói a criação (LS, n. 70).“Basta de guerra e violência, ó Deus clemente!” (Mq 2,2)É o clamor dos filhos teus em oração.