Virou sacanagem e caso de polícia Tiro, porrada e bomba!

11
PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU . RJ . TERÇA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2019 . ANO XXVIII . Nº 9417 Hora H em Foco R$ 1 Dona Flor é a “fofa” do Pombal Chifre de Ouro, diz bichinha da Boca Maldita www.jornalhorah.com.br 2 FOTO: DIVULGAÇÃO 2 Virou sacanagem e caso de polícia ESPORTE 5 Atletas de Belford Roxo ganham mundial de karatê e o Open de Jiu-Jítsu Cantor Byafra faz show e lança livro no Teatro Rival Tiro, porrada e bomba! Reabertura de evento de samba realizado no estacionamento da Casa de Festas Pirulito, na região central de Nova Iguaçu, é marcado por violência e barulho que infernizam a vida de vizinhos há alguns meses. Tiroteio e brigas mancham ainda mais a imagem dos organizadores e população quer interdição imediata da PM. 3 7 4 Belford Roxo vai lançar ‘Castramóvel’ para cães e gatos Motorista de Uber e suspeito de tráfico são executados em emboscada no Rio Levou chumbo em Belford Roxo REPRODUÇÃO/WHATSAPP FOTOS: REPRODUÇÃO/WHATSAPP

Transcript of Virou sacanagem e caso de polícia Tiro, porrada e bomba!

Page 1: Virou sacanagem e caso de polícia Tiro, porrada e bomba!

PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU . RJ . TERÇA-fEIRA, 21 DE MAIO DE 2019 . ANO XXVIII . Nº 9417

Hora H em Foco

R$ 1

Dona Flor é a “fofa” do Pombal Chifre de Ouro, diz bichinha da

Boca Maldita

www.jornalhorah.com.br

2

Foto: DIVULGAÇÃo

2

Virou sacanagem e caso de polícia

ESPO

RTE

5

Atletas de Belford Roxo ganham mundial de karatê

e o Open de Jiu-Jítsu

Cantor Byafra faz show e lança livro no Teatro Rival

Tiro, porrada e bomba!Reabertura de evento de samba realizado no estacionamento da Casa de Festas Pirulito, na região central de Nova Iguaçu, é marcado por violência e barulho que infernizam a vida de vizinhos há alguns meses. Tiroteio e brigas mancham ainda mais a imagem dos organizadores e população quer interdição imediata da PM.

3

7

4

Belford Roxo vai lançar ‘Castramóvel’

para cães e gatos

Motorista de Uber e suspeito de tráfico são executados em emboscada no Rio

Levou chumboem Belford Roxo

RePRODUçãO/wHATsAPP

FOTOs: RePRODUçãO/wHATsAPP

Page 2: Virou sacanagem e caso de polícia Tiro, porrada e bomba!

Aprígio Bertholdo no Topshopping

2 TERça-fEiRa, 21 DE maiO DE 2019CULTURA

fALE COM A REDAÇÃO: 2695-5360 E WHATSAPP: 21 98037-1338

EXPEDIEN TE

PresidenteJosé de LemosDiretor PresidenteJosé Roberto Ornelas de Lemos(Im Memorian)EditoriaJota Carvalho - DRT/RJ 14798JurídicoGabriella Junqueira Garcez

BAIXADA: Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica, Itaguaí. SUL fLUMINENSE: Itatiaia, Resende, Penedo, Porto Real, Quatis, Barra do Piraí, Piraí, Barra Mansa, Volta Redonda, Vassouras, Mendes, Paulo de Frontin. COSTA VERDE: Parati, Angra dos Reis, Mangaratiba, Sepetiba. REGIÃO SERRA-NA: Teresópolis, Nova Friburgo. RIO DE JANEIRO: Centro e Áreas Metropolitanas.

Circulação:

SEM REPRESENTAÇÃO COMERCIAL

Rua Alexandre Gama Correia, 37 - Rancho Novo - RJ

CEP: 26013-190

[email protected]

jornalhorah

Por Jota Carvalho

HoraF coemH

[email protected]

Dona Flor e seus dois maridos, um oficial e outro emprestado, quando o titular viaja ao volante de sua carreta, está motivando a turma moradora do Pombal Chifre de Ouro a criar a Boca Maldita do local. “Ela é muito fofa. Não liga quando a zoamos”, contou Fernandinho, a bichinha simpática que quer ser “presidenta” da confraria.

Dona Flor é a ‘fofa’ do Pombal

“Na calada da noite, conta Fernandinho, o rapaz que pega Dona Flor, chega de mansinho, entra no bloco e só sai de manhã, antes do dia clarear”. Além desse caso, o futuro chefe da BM está atrás de uma mãe de santo que vem aprontando. “Se confirmar, vamos ter histórias interessantes por aqui”, garante.

O PCDO é um conjunto de apartamentos que não para de produzir ‘casos’. “Já tivemos aque-le pastor que corneava e virou corno da noite para o dia, agora temos o caminhoneiro que não trata bem a madame e é punido por isso, e, con-forme promete Fernadinho, deveremos ter uma macumbeira no centro da fofoca na Boca Mal-dita”, diz Vó Candinha, agente sênior da coluna.

Macumbeira pode ser motivo de fofoca na Boca

Ricardão chega quando todos dormem

Estilo discreto, elegante e talentoso de fazer músi-ca. São notas afinadíssi-mas na carreira do cantor e escritor, Edu Dias, de São João de Meriti. Ele, em shows solos ou com a banda ‘A Gira’. é sucesso por onde passa. Aquele Abraço, Edu Dias!!!

(21) 98037-1338 WhAtsApp

Aquele Abraço!

show de Byafra tem repertório de sucessos da carreira do cantor

****************************************

****************************************

Jota [email protected]

em Queimados, alunos de dança emocionam plateia

teatro rival

Otenir de sá

Jô FrEirE / DiVulGAçãO

Para alguns, um nome desconhecido no cenário artístico da Baixada Fluminense; para outros um talento da direção teatral em Austin, bairro de Nova iguaçu, desde 1959, quando fundou o gru-po de teatro na igreja de São Sebastião. Ote-nir de Sá Cortes teve seu ápice no sacro “Pilatos” (três horas de duração), encena-do no Clube Grau, em 1975, na Semana San-ta, de sexta a domin-go, com a casa cheia. Mais de trinta figuras entre atores e atrizes (amadores) e técnicos ensaiaram durante seis meses um dos melho-res espetáculos sacros de todos os tempos na região. Otenir se foi e deixou legado lem-brado por muitos. in-clusive este colunista. Valeu, diretor!!!

O cantor Aprígio Bertholdo se apre-senta novamente no TopShopping nesta terça (21). Aprígio participou do quadro “iluminados”, do pro-grama Domingão do Faustão, da TV Glo-bo, voltado à desco-berta de novos talen-tos musicais. Em seu show, Aprígio conta com um repertório que vai da MPB ao rock ’n’ roll, passan-do pelo Pop dos anos 1980, 1990 e 2000, com nomes como Mi-chael Jackson, Chris-tina Aguilera, Britney Spears etc. O show será às 19h praça de alimentação, 2º piso. O TopShopping fica na Av. Gov. roberto Silveira 540, Centro – Nova iguaçu. Tele-fone: (21) 2667-1787.

Sapatilhas nos pés, sorrisos nos rostos e emoções à flor da pele por um motivo para lá de especial: apresentar um grande espetácu-lo de dança para as fãs número um, as mães. Com muito ensaio e dedicação, os alunos da Vila Olímpica Barnabé dos Santos, em Queimados, mostraram que têm gingado e disposição de sobra. Onze apresentações de balé e jazz movimentaram a manhã da sexta-

-feira (17), na Quadra Poliesportiva do espaço. Mais de 300 pessoas fo-ram acompanhar de perto a apresen-tação dos dançarinos.

Encantada com a apresentação da pequena Manuela (6), Paloma Farias (30) afirmou que o balé tem sido muito importante para o de-senvolvimento da filha. “Ela ama vir participar das aulas, pois é um momento de aprendizagem e de la-zer com os amigos. Mesmo com a

chuva eu não poderia deixar de vir ver esse espetáculo, que ela ensaiou bastante e ficou lindo”, afirmou a professora, que mora no bairro São Miguel.

Para se inscrever nas vagas dis-poníveis é necessário comparecer na Secretaria de Esporte e lazer (Avenida Maracanã, s/nº, Vila Pa-caembu), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, portando declaração escolar (para menores de idade),

atestado médico, uma foto 3x4, cópias da certidão de nascimento, rG do responsável e comprovante de residência.

De acordo com o secretário de Esporte e lazer, Júlio Coimbra, ainda há vagas para handebol, basquete, vôlei e capoeira. “Esse espaço é da comunidade e fica-mos muito felizes de ver a família interagindo em nossas atividades”, disse.

ThiAGO lOurEirO/PMQ

“Voar, voar/Subir, su-bir/ir por onde for…” Quem não se lembra

desse famoso verso da mú-sica / “Sonho de Ícaro” do cantor Byafra. O clássico marcou a carreira do artista, que sobe ao palco do Teatro rival Petrobras (Cinelân-dia), neste 24 de Maio, às 19h30, com um repertório composto por trilhas de te-lenovelas, como “helena” (Marrom Glacê), “Vinho Antigo” (Jogo da Vida), “Seu Nome” (A Gata Co-meu), “Te amo” (Salomé) e “Fantasia real” (Mulheres de Areia). Músicas de ou-tros cantores e compositores como Guilherme Arantes, Dalto, lulu Santos e ritchie também fazem parte da lis-ta. O cantor aproveitará o show para autografar o livro “Vôo de Ícaro”, escrito em parceria com o jornalista e escritor Pinheiro Junior.

O show vai contar com a participação do poeta Jorge Ventura numa união entre a MPB e a poesia oriunda dos saraus que têm rouba-do a cena na noite carioca.

Será também dia do público conhecer a nova canção de Byafra “Machuca e faz feliz”, que é uma homenagem à mu-lher brasileira nesse tempo de feminicídio. A música fala dos prazeres e da imprevisibili-dade do amor, esse amor que machuca, mas também faz fe-liz. O cantor fará ainda home-nagem a outros compositores estrelados dos anos 1980. “A música ‘Sonho de Ícaro’ foi emblemática em minha vida”, lembra Byafra. E detalha: “re-solvi transformar o “Ícaro” da canção em um personagem. um homem pássaro mitológi-co, fantástico, que cairia sem explicação na terra e sofreria todos os tipos de preconceitos. Ao mesmo tempo em que se-ria idolatrado e viraria um su-perstar por suas diferenças”, conta Byafra, nome artístico de Maurício reis.

Com 40 anos de estrada, entre tantos microfones, es-túdios, rádios, TVs e palcos nacionais, Byafra já lançou 16 álbuns, cinco coletâneas e vendeu mais de três milhões de CDs.

“Não é sempre que se chega a quase 40 anos de estrada. Acredito que isso se

Artista fará noite de autógrafos do livro “VÔo DE ÍCARo” após o espetáculo

deve à perenidade da música chamada romântica, que per-tence aquele lado íntimo que todo mundo tem, mas muitas vezes não quer exibir para não demonstrar fragilidade. As pessoas em geral gostam de sorrir em público, mas se escondem para chorar uma paixão perdida. Gosto de

comover quando canto. E esse show é uma comemo-ração ao meu namoro com o meu público”, diz o can-tor.

O Teatro rival Petrobras fica na rua Álvaro Alvim, 33/37 - Centro/Cinelândia - rio de Janeiro. informa-ções: (21) 2240-9796.

Page 3: Virou sacanagem e caso de polícia Tiro, porrada e bomba!

geral

Porradaria e tiroteio em ‘casa de samba’ em Nova Iguaçu

GERAL

Alvo de denúncias de vizinhos por perturbar o sossego alheio, espaço de pagode volta a ser reaberto com bagunça e barulho. Tiroteio e brigas marcaram o domingo dos frequentadores

3TERça-fEiRa, 21 DE maiO DE 2019

António [email protected]

rEPrODuçãO/whATSAPP

putaria generalizada

Durante o dia, o estacionamento da Casa de Festas Pirulito é calmaria só. Mas, basta chegar o fim de semana para a bagunça tirar o sossego da vizinhança

um espaço usado por p romoto res

de eventos para rea-lização de pagode e samba virou caso de polícia. No último domingo, o imóvel, localizado na rua Coronel Bernardino de Melo, nº 2735, no Centro de Nova iguaçu, foi reaberto depois de permane-cer fechado por or-dem do setor de pos-tura da Prefeitura após reportagem do hora h, publicada no ano passado, de-nunciar diversas ir-regularidades como perturbação do sos-sego e bagunça.

As cenas de alga-zarra se repetiram, trazendo à tona o medo de bala perdi-da e o pesadelo que tirou o sono da vi-zinhança por conta, principalmente, do barulho. um vídeo que circula nas re-des sociais mostra cenas que deveriam ficar no passado. Nas imagens é pos-sível observar um tumulto na entrada do imóvel e muita gritaria e confusão, seguido de tiros e correria. “Foram pelo menos uns sete disparos. Da janela de casa deu pra ou-vir tudo: gente cor-rendo desesperada, após ouvir os tiros e muita briga. Não vi

uma viatura da Polí-cia Militar passar no local. infelizmente, voltamos a ter nosso sossego ameaçado”, desabafou um em-presário, que pediu para não ser iden-tificado e que mora nas imediações.

O evento ‘ Samba Aí, Patricinha’, re-alizado no estacio-namento da Casa de Festas Pirulito, reuniu um grande número de pessoas. Segundo um estu-dante, a casa estava lotada quando co-meçou um bate-bate que terminou com uma briga do lado de fora do terreno. Ele não soube dizer à reportagem se al-guém ficou ferido

durante a confusão, mas disse que o de-sespero foi geral. “Eu estava do lado de dentro quando tudo começou. Só vi muita gritaria e as pessoas tentando se abrigar para não levar tiro”, afirmou.

um outro evento, com o mesmo nome, já está agendado para o próximo do-mingo, às 16h.O cartaz de divulga-ção informa que é a quarta temporada da festa. Quem viu a bagunça do último final de semana já prevê uma tragédia anunciada caso as autoridades da área de segurança não adotem providên-cias. “O 20º BPM

(Batalhão de Mes-quita) deveria fazer uma varredura no local porque muita gente só vai mesmo é para arrumar con-fusão e os organiza-dores são totalmen-te desorganizados”, disse um frequenta-dor ouvido pela re-portagem.

tERRA DE nInGUém

O espaço que voltou a ser reaberto virou ‘terra de ninguém’, segundo pessoas ou-vidas pelo Hora H, já que o acesso de alguém portando ar-mas parece ser libe-rado. Essa permissão preocupa até mesmo quem vai para o local em busca de diver-

são. “Ninguém quer sair de casa para cur-tir a noite e ser víti-ma de bala perdida. A segurança é falha e permissiva, por isso tanta bagunça. Se já começou mal é por-que não vai prestar”, afirmou uma jovem que esteve no even-to pela primeira vez., “isso só acontece por culpa dos organiza-dores que não estão preocupado com o bem estar dos fre-quentadores. Os do-nos mudaram, mas a bugunça é a mesma”, criticou outra estu-dante, que pediu uma fiscalização mais in-tensa da Prefeitura, além de policiamento ostensivo para evitar violência.

Prisão e multa para os responsáveisO artigo 42 do

Decreto-lei Nº 3.688/41 prevê pri-são simples, de 15 dias a 3 meses, ou

multa para quem perturbar o sosse-go alheio (mediante gritaria, algazarra, abuso de instrumen-

tos musicais, sinais acústicos, dentre ou-tras situações).

Além disso, em zo-nas residenciais o li-

mite de ruído permi-tido é de 50 decibéis (o equivalente a um choro de bebê) entre 7h e 22h. Das 22h às

7h o limite cai para 45 decibéis. Em zo-nas mistas, são per-mitidos até 65 de-cibéis (compatíveis

com o latido forte de um cachorro) duran-te o dia e entre 45 e 55 decibéis das 22h às 7h.

Espaço precisa do alvará de funcionamentoDe acordo com o

que foi apurado, há indícios de que o es-paço onde é realizado os eventos de samba e pagode não pos-sui alvará do Corpo de Bombeiros para

funcionar. Pela lei, a exigência para ob-tenção do documento dependerá de vários fatores, como o tipo de evento, quantida-de de público, faixa etária, atrações en-

volvidas, entre ou-tros.

Para tanto, os pro-motores precisam apresentar os seguin-tes docunmentos: laudo técnico de se-gurança; cópia do co-

municado ao Corpo de Bombeiros e Polí-cia Militar; contrato de locação, no caso da realização do even-to em local privado; contrato da empresa de segurança contra-

tada para o evento, e termo de responsabi-lidade devidamente assinado. O alvará é um documento obri-gatório por lei, que fornece ao produtor a licença necessária

para a realização de qualquer evento. Sem ele, os responsáveis podem responder ju-dicialmente e serem multados por colocar em risco a vida dos frequentadores.

Page 4: Virou sacanagem e caso de polícia Tiro, porrada e bomba!

Confira a matéria completa no site elizeupires.com

4 TERça-fEiRa, 21 DE maiO DE 2019GERAL

valiosa iniciativa

Antonio [email protected]

Previsões para o crescimentoda economia com reduções

Belford Roxo quer implantar projetos para beneficiar os bichinhos de quatro pa-tas, como o castramóvel, que atenderá a cães e gatos de todos o município

Protetores debateram implantação de políticas públicas para os animais

Protetores dos animais em ação

A Secretaria de Meio Ambien-te de Belford

roxo e a Secetaria Es-pecial dos Animais re-alizaram, polo Cederj, em São Bernardo, um encontro com proteto-res de animais. um dos objetivos foi debater projetos que serão lan-çados em breve, como o castramóvel, que atenderá a cães e gatos de todos o município. Outro ponto destacado foi a elaboração do es-tatuto dos animais.

Durante o encontro foi apresentado tam-bém um esboço do estatuto dos animais,

que trará um grande avanço para a causa e irá garantir a seguran-ça aos pets. O estatuto ainda precisa ser apro-vado pela Câmara de Vereadores. No even-to, os participantes puderam tirar dúvidas, apresentar sugestões e opinar sobre as políti-ca públicas. “Estamos finalizando o estatu-to junto com os pro-tetores. Belford roxo está dando exemplo de respeito aos animais”, concluiu o secretário Especial de Proteção aos Animais, Tuninho Medeiros.

CARátER hUmAnItáRIo

O secretário mu-

nicipal de Meio Am-biente, Flávio Gon-çalves, acentuou o caráter humanitário das ações em pro-teção aos animais. “Estamos elaborando políticas públicas du-radouras para que os animais tenham mais segurança e bem-es-tar, evitando assim os maus-tratos”, resu-miu.

No início do ano, a Secretaria de Meio Ambiente começou a cadastrar os prote-tores de animais que atuam no município. Trinta e cinco já es-tão inscritos. O ca-dastro pode ser feito pelo site www.meio-ambientedigital.com.

Audiência pública IA CPi da Assembleia le-

gislativa do Estado do rio de Janeiro (Alerj), que investi-ga as empresas de energia no estado, realizará, na próxima sexta-feira (24), audiência pública para discutir os ser-viços prestados pela liGhT no município de Nova igua-çu, na Baixada Fluminense.

O rJ apresentou em abril um aumento de 23% no número de mortes por intervenção policiais, em comparação com o mês de abril de 2018, se-gundo dados do instituto de Segurança Pública (iSP). Este ano o número de mortes em abril foi de 124. No ano passado, foram 101 vítimas.

O Ministério da Justiça e o Conselho Nacio-nal de Justiça (CNJ) assinaram termo de coo-peração para integrar a plataforma “consumidor.gov” e a ferramenta Processo Judicial Eletrôni-co. A ação “visa facilitar a mediação de acordos, sem que as partes ingressem com ações.

rEPrODuçãO/ElizEu PirES

Apagão em abril IIINo início deste mês, a CPi

protocolou requerimento cobrando explicações à li-GhT, entre os quais sobre o apagão em abril, que deixou o rio quase 48 horas sem energia. Caso não apresente as repostas dentro do prazo, a CPi pode recomendar a per-da da concessão do serviço.

um flagrante feitopor um leitor e postados nas redes sociais mostra imagem revoltante: dezenas de currícu-los e cópias de documentos jogados no lixo, próximo a rodoviária de itaguaí. As empresas instaladas na cidade receberam os documentos, aumentando a perspectiva de um emprego. Mas um sonho que virou lixo. imagina quantas não foram as pessoas que desembolsaram di-nheiro de suas economias para fazer currículo, tirar xe-rox, transporte e, no final, ver essa cena. O caso deve ser denunciado ao Ministério Público.

sonho de emprego no lixo Aumento abusivo IIEntre as principais recla-

mações contra a empresa, estão: frequentes queda de energia, aumento abusivo nas contas, falta de qualida-de no atendimento e ausên-cia de controle e transpa-rência nas informações. O evento acontece a partir das 10h, no auditório da Firjan.

Reclamações Presidente da Comissão

de Minas e Energia e rela-tor da CPi da energia elétri-ca, o deputado Max lemos (MDB), afirma que “há um nível alto de reclamações e de ações judiciais contra a empresa. São mais de 100 mil processos no Tribunal de Justiça nos últimos dois anos, um absurdo.

Em discurso na Firjan (Fe-deração das indústrias do rio de Janeiro), o presidente Jair Bolsonaro acusou corporações de boicotar seu governo. As declarações formadas às vés-peras de manifestação de seus apoiadores pela aprovação de

medidas no Congresso. Na vi-são dele, “o grande problema do Brasil é a classe política”. “O Brasil é um país maravi-lhoso, que tem tudo para dar certo. Mas o grande problema é a nossa classe política”, disse, ao pedir apoio do governador

e do prefeito do rio, wilson witzel (PSC) e Marcelo Cri-vell (PrB). E depois finalizou: “Nós temos que mudar isso “. Na sexta-feira passada, Bol-sonaro havia dito que o país é “ingovernável”, uma vez que o Congresso está a serviço de

corporações que se opõem a mudanças. “Cada vez que eu toco o dedo numa ferida, um exército de pessoas influen-tes vira contra mim”, afirmou, conclamando os presentes a pressionar seus parlamentares a votar propostas o governo.

Bolsonaro diz sofrer boicote de corporação

DiVulGAçãO

DiREto ao Ponto

A maior parte dos estu-dantes das universidades federais, 70,2%, é de baixa renda, de acordo com pes-quisa apresentada ontem (16) pela Associação Nacio-nal dos Dirigentes das insti-tuições Federais de Ensino Superior (Andifes). Esses estudantes são de famílias com renda mensal de até 1,5 salário mínimo per capita,

ou seja, r$ 1.431, no valor de 2018, quando a pesquisa foi realizada. Os dados são da quinta edição da Pesqui-sa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação, apresentada hoje (16) pela Andifes.O estudo mostra que o per-centual de estudantes nessa faixa de renda era, em 2003, 42,8%.

iGOr liMA/PMQ

há várias semanas, um vazamento de es-goto tem causado pro-blemas para morado-res da rua Gama, no bairro Cerâmica. Eles alegam que o local exala um odor insu-portável por causa da água fétida. Motoris-tas e pedestres tam-bém enfrentam o mes-mo problema. Para complicar, algunas pessoas têm o péssimo hábito de jogar lixo no

nos bairros

Vazamento de esgoto em Nova Iguaç[email protected]

trecho, o que piora o que já está ruim. De acordo com infor-mações, foram fei-tas diversas ligações para a Prefeitura para solicitar provi-dências. Entretanto, até o momento ne-nhuma equipe este-ve no bairro para re-solver o prolema. Os moradores temem que o terreno afunde provocado pelo acú-mulo de água.

BRASILCovas vai dar emprego

a ‘cracudos’sÃo pAULo - A se-

gunda fase do Programa redenção, que prevê 300 bolsas de trabalho de r$ 698 a usuários de drogas na Cracolândia, foi lança-da ontem pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB). De acordo com a Prefeitura, os inscritos receberão capacitação pro-fissional e deverão cumprir uma carga de quatro horas diárias e 20 horas sema-nais.

As bolsas já foram ofere-cidas no Programa Braços Abertos, criado pela gestão de Fernando haddad (PT).

rEPrODuçãO/JéSSiCA lEMOS

Page 5: Virou sacanagem e caso de polícia Tiro, porrada e bomba!

TERça-fEiRa, 21 DE maiO DE 2019 EspoRTE 5

Na semana da estreia, Jonathan Napu mostra confiança no Nova Cidade“Manter a base do ano passado foi a melhor opção do clube”, diz volante

SériE B1

Jota [email protected]

EMErSON PErEirA / NOVA CiDADE

Jovens de Belford Roxo ganham mundialde karatê e o Open de Jiu-Jítsu- Baixada

Técnico Mário Junior fala sobre estreia do Duque de Caxias

Napu trabalha duro e quer o time novamente na principal competição estadual

A cidade de Belford roxo é campeã e vice--campeã em Karatê pelo campeonato da world Karate-do Traditional Confederation, disputa-do com mais outros cin-co países, e campeã da Baixada Fluminense no Open de Jiu-Jítsu. Os responsáveis por isso são os jovens luiz Gabriel Souza Pires e Marcio Antony Correa, ambos com 13 anos e morado-res de Nova Aurora, que treinam no núcleo 28 do PElC (Programa Esporte e lazer da Cidade) sob o comando do professor Antônio Marcio Queiroz.

Toda às terças e quin-tas-feiras, luiz Gabriel treina karatê junto com Marcio e depois faz au-las de jiu-jítsu. Campeão mundial de 2018 em Ku-mitê, terceiro colocado em Katar e campeão da Baixada Fluminense em jiu-jítsu, luiz Gabriel disputou a categoria de 11 a 12 anos. Com a faixa verde em sua cintura na modalidade do Karatê e a amarela em jiu-jítsu, o garoto pretende seguir a carreira de lutador. “Co-mecei a treinar karatê aos sete anos. Depois me apaixonei pelo jiu-jítsu,

pois sempre via as aulas depois do karatê. Sempre tive o incentivo da minha família. Meu irmão mais velho chegou a treinar, mas parou. Ele que me inspirou a praticar as ar-tes marciais, pois sempre tinha que acompanhá-lo nas aulas para não ficar sozinho em casa. No fu-turo, me vejo lutando em campeonatos importan-tes e crescendo cada vez mais”, ressaltou.

Já Marcio Antony, treina desde pequeno. Filho do professor An-tônio Marcio, o menino disse que engatinhava pelo tatame. “Fui cres-cendo e comecei a imitar os movimentos de meu pai. Já cheguei a treinar taekwondo e jiu-jítsu, mas eu gosto mesmo é do karatê. Estou com a faixa roxa no momento. No futuro, me vejo gran-de no karatê. Eu gosto de treinar e quero ser igual ao meu pai, apesar dele sempre falar que eu pre-ciso ser melhor que ele”, disse Marcio, que é vice--campeão em Katar e Ku-mitê no mundial de 2018.

AjUDA Ao CoRpoFaixa preta e sexto dan

em karatê, faixa preta e

O Duque de Caxias entrou na fase final de preparação para o Cam-peonato Carioca Série B1. Na semana do jogo contra o Friburguen-se, comissão técnica, jogadores e torcida vi-vem a expectativa para a primeira apresenta-ção oficial em campo. Querendo estrear bem, o Tricolor usou a pré--temporada para treinos intensos e testes contra equipes como Barce-lona, Volta redonda e rio São Paulo. Em re-lação ao último teste, o técnico Mário Junior falou sobre aquilo que foi visto no gramado e ressaltou a importância do resultado visando a estreia.

– A partida foi válida pela competitividade do adversário, e a gen-te conseguiu executar aquilo que estamos fa-zendo nesses 25 dias de preparação. Têm coisas positivas e negativas, mas eu acredito que mostramos mais coisas

positivas porque conse-guimos trabalhar bem as variações ofensivas, re-composição defensiva e a compactação da equi-pe. O resultado também foi importante, por mais que tenha sido um jogo--treino. A gente estava preocupado nas baixas do time por lesões. O campo estava escorre-gadio e estreito, mas acredito que foi um tes-te válido. Agora temos essa semana para ajus-tar e estrear bem contra o Friburguense – disse ele.

Além de vencer o rio São Paulo, o Tricolor superou os outros dois adversários em jogos--treinos: Volta redonda por 1 a 0, e o Barcelona por 2 a 1. Agora, com a fase de testes encerrada, e sabendo que faltam apenas 5 dias de pre-paração para a estreia, o técnico Mário Junior fala sobre a importância do conceito de jogo e a dificuldade que o time terá pela frente jogando

em Nova Friburgo.– Essa semana a gente

vai trabalhar da mesma maneira, fazendo eles entenderem o conceito de que precisamos ter a bola no pé e agredir o adversário. A expec-tativa para a estreia é a melhor possível. Sabe-mos que o jogo será di-fícil, pois sabemos que é contra uma equipe que figurou por muitos anos na primeira divisão. é um adversário difícil e que tem bons jogadores, mas acreditamos num bom resultado. O im-portante é somar pontos porque sabemos que a próxima partida joga-mos em casa – finalizou.

Na manhã de ontem (20), o Duque de Caxias iniciou a preparação para a última semana de treinos. No próximo sábado (25), o Trico-lor estreia fora de casa, às 15h, contra o Fri-burguense, no Estádio Eduardo Guinle. (Fon-te: Sidney Araujo / Site Oficial)

Com a ajuda do professor Antônio marcio, os meninos querem levar a arte marcial para toda vida confiante

Comandante ressalta importância da última semana de preparação

rAFAEl BArrETO/PMBr DiVulGAçãO

O Nova Cidade se reforçou bastan-te para disputar

a Série B1 do Campeo-nato Carioca, principal-mente com a chegaram de jogadores com ex-periência, que encorpa-ram ainda mais o elen-co. Contudo, um grande passo dado pela direto-ria foi a permanência de campeões da Série B2 de 2018. responsável por levantar o caneco do título do Quero-Quero da Baixada, o volante Jonathan Napu acredita que continuidade do tra-balho é um ponto positi-vo para os nilopolitanos.

- Manter a base do ano passado, de fato, foi a melhor opção que clube pôde ter porque a adap-tação dos novos jogado-res está sendo mais fácil.

O time já tem uma cara e os atletas que chegaram estão se enquadrando ao estilo de jogo que a gen-te tem há algum tempo - afirma.

Além de Napu, o téc-nico Junior Gomes terá a sua disposição outros dez atletas que per-maneceram no clube. São eles, léo Fortuna-to, léo Junior, lucas, Allan Souza, Jonatas, Alan Silva, Jean, ruan e Deivisson. Confiante, o volante rubro promete força e determinação no retorno do Nova Cidade ao segundo escalão do futebol fluminense.

- Acho que todos po-dem esperar um time forte e muito dedicado em buscar de bons re-sultados. Os torcedores também já me conhe-cem, sabem que sou um jogador determinado e que vai lutar até o últi-

mo minuto para ajudar o grupo. Estamos confian-tes e vamos em busca de

uma grande competição - projeta Napu.

O Nova Cidade estre-

ará na Série B1 no pró-ximo sábado, dia 25, às 15h, contra o America,

no Estádio Joaquim de Almeida Flores, em Ni-lópolis.

segundo dan em taekwon-do e faixa marrom em jiu--jítsu. Toda essa bagagem foi construída em 32 anos de muito treino do pro-fessor Antônio Marcio, que começou aos oito anos de idade. “Como eu não sabia jogar futebol, precisava praticar outro esporte. Tentei capoei-ra, mas não sabia gingar. Depois passei pelo ki-ckboxing e foi quando eu conheci o karatê e vi a necessidade de apren-der outras artes marciais, como o Taekwondo, judô e jiu-jítsu”, informou. O professor nota um certo desinteresse da juventu-de em praticar ativida-des físicas. “Deveriam procurar, principalmente porque ajuda fisicamente o corpo evitando proble-mas de saúde”.

Antônio Marcio ainda afirmou que seus alunos alcançaram coisas que ele não teve oportunidade, como o mundial. “Quero ajudar muito mais crian-ças que vivem em situa-ção carente. Quando eu era mais jovem, precisei catar papelão e vender la-tinha para pagar a acade-mia. Fico feliz que meus alunos estejam superando minhas expectativas”, fi-nalizou.

A Vila Olímpica, si-tuado na rua lecílio, s/n, bairro Nova Piam, oferece aulas de karatê e jiu-jítsu, às segundas, terças, quartas e quintas--feiras. Para se inscrever é necessário comparecer à vila das 7h às 21h, mu-nidos de identidade, com-provante de residência e atestado médico. Caso o interessado seja menor de idade, são necessários também os documentos do responsável.

Page 6: Virou sacanagem e caso de polícia Tiro, porrada e bomba!

Política TERça-fEiRa, 21 DE maiO DE 2019

Belford Roxo empossa novoConselho de Assistência social

6

Os novos membros do CMAS tomaram posse durante a cerimôniaAssessoria de Imprensa/

PMBR

32 consElhEiRos

rAFAEl BArrETO / PMBr

o secretário Diogo Bastos apresentou as duas cartilhas informativas sobre o Conselho

A socióloga Rosângela silva, a ‘janja’, é a nova namorada do ex-presidente preso

O Conselho Mu-nicipal de As-sistência Social

(CMAS) de Belford roxo elegeu seus novos conselheiros para o biê-nio 2019/2021. A posse da nova diretoria acon-teceu no Centro de Es-pecialidades Odonto-lógica (CEO) da Prata. O CMAS é composto por 16 membros titula-res e seus respectivos suplentes, totalizando 32 conselheiros, sen-do 50% composto pela sociedade civil e a ou-tra metade pelo poder público. Cada membro recebeu duas cartilhas com informações do CMAS, baseado no Conselho Nacional de Assistência Social.

A nova diretoria ficou composta da seguinte forma: Manuel Martins Guedes (presidente); Carla Cristina Fernan-des (vice-presidente); Sheila Macedo da Crus (1ª secretária) e Brenda Silva Gonçalves Car-neiro (2ª secretária).

O CMAS é um órgão

de controle do municí-pio e tem o objetivo de avaliar e deliberar so-bre a política de Assis-tência Social, através de debates, estabele-cimento de normas e a fiscalização da presta-ção dos serviços sociais do município, com base nos princípios e dire-trizes da lei Orgânica da Assistência Social (lOAS), lei Federal n 8742 de dezembro de 1993.

pRIoRIDADEsO secretário de As-

sistência Social e Ci-dadania, Diogo Bastos, destacou a importân-cia do órgão para toda execução que venha a ser feita na Assis-tência Social. “Esse é um colegiado onde a sociedade civil e ges-tão se reúnem para de-baterem quais são as prioridades, quais pro-gramas serão executa-dos, quais os recursos e onde serão empregados e a prestação de contas do gestor. Quanto mais esse órgão estiver for-talecido, a gestão fica também, pois só con-

Lula está apaixonado e pretendese casar de novo, diz ex-ministro

o presidente participou da cerimônia de entrega da medalha do mérito Industrial do Estado do Rio de janeiro, na Firjan

O ex-presidente luiz inácio lula da Silva, preso desde abril do ano passado em Curitiba, está apai-xonado e pretende se casar. A revelação foi feita pelo ex-ministro da Fazenda luiz Car-los Bresser-Pereira em um texto publicado em seu perfil no Face-book.

lula está namoran-do a socióloga rosân-gela Silva, de 40 anos. Ela trabalha no escri-tório da estatal itaipu Binacional em Curiti-ba e visita o ex-presi-dente frequentemente

na superintendência da Polícia Federal. Se-gundo dirigentes do partido, Janja, como é chamada a namorada de lula, conhece lula há mais de dez anos, e se aproximou do pe-tista durante caravana pela região Sul.

O nome da namo-rada de lula foi re-velado pelo jornalista Guilherme Amado em sua coluna na revista época. Ele e Janja já namoravam mesmo antes do ex-presidente ser preso no ano pas-sado.

Segundo amigos

próximos, a família de lula conhece e aprova o relacionamento do ex-presidente com a socióloga.

Na última quinta--feira (16), após vi-sitar lula na prisão em companhia do ex--ministro das rela-ções Exteriores Cel-so Amorim, Bresser afirmou que a “maior demanda (de lula) é a de ter reconhecida sua inocência”. Segundo ele, o ex-presidente está apaixonado e “seu primeiro projeto ao sair da prisão é se ca-sar”.

“Agora sou homemfóbico”, diz Bolsonaro ao escolher a primeira reitora da UFRJ

AlAN SANTOS/Pr rEPrODuçãO / FACEBOOK

seguimos executar uma política pública de As-sistência com eficiência quando se tem transpa-rência e a confiabilida-de do conselho. Posso afirmar que o conselho está bem preparado, en-tende o seu papel e vem fazendo um trabalho

de excelência para que tudo aquilo que a gen-te conseguiu construir juntos, seja mantido e ampliar o que for ne-cessário”, finalizou.

Após tomar posse no CMAS, Francisco Car-los dos Santos Silva, da Associação Beneficente

resgatando Vidas, afir-mou que a Assistência Social no município tem que melhorar a cada dia. “Foi uma surpresa a mi-nha eleição. Trabalha-mos com crianças e ado-lescentes carentes e irei ajudar nas políticas de Assistência Social”, dis-

se Francisco. represen-tando o instituto luz e Vida, a conselheira, Sil-va Barbosa Moura, esta-va empolgada. “é uma honra estar participan-do do conselho. iremos ajudar com as políticas sociais voltadas para a população”, afirmou.

O presidente Jair Bol-sonaro anunciou ontem (20) que escolheu a bio-física Denise Pires de Carvalho para ser reitora da uFrJ (universidade Federal do rio de Janei-ro). Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo na instituição.

“hoje devo assinar aqui o nome da nova reitora da uFrJ. Tomei conhecimento dela atra-vés da lista tríplice, bem como de amigos mais chegados. é a pessoa adequada para estar a frente da uFrJ. Já falei que é reitora, dei a dica de quem é, os outros dois são homens, agora sou homemfóbico”, disse, brincando.

O anúncio foi feito du-rante discurso em evento na Firjan (Federação das indústrias do Estado do rio de Janeiro), após re-ceber Medalha do Mérito industrial do Estado do rio de Janeiro.

Na lista mencionada por Bolsonaro, Denise

Pires de Carvalho está em primeiro lugar da esco-lha feita pela comunida-de acadêmica da uFrJ, composta por alunos, professores e servidores. Em seguida, ficaram os professores Oscar rosa Matos e roberto dos Santos Bartholo Junior, respectivamente, em 2º e 3º lugar.

Denise Pires é profes-sora do iBCCF (instituto de Biofísica) da uFrJ. Dá aulas nos cursos de graduação da área da saúde e nos programas de pós-graduação em Medi-cina e Ciências Biológi-cas-Fisiologia da uFrJ.

Ela foi orientadora na turma fora de sede da uece (universidade Es-tadual do Ceará) e no mestrado profissional da uFrJ para formação científica de professo-res de Biologia. Médica formada pela uFrJ com diploma cum laude (co-eficiente de rendimento acumulado acima de 8), possui mestrado e douto-

rado em Ciências Bioló-gicas (Biofísica), ambos pelo iBCCF/uFrJ.

Tem pós-doutorado pelo hôpital de Bicêtre (França) e pelo univer-sitá Degli Studi di Napoli (itália). Já foi diretora e vice-diretora do iBCCF/uFrJ, coordenadora aca-dêmica da Pró-reitoria de Graduação, além de diretora adjunta de gra-duação e pós-graduação.

CRÍtICA A pRotEstos

Antes de falar da es-colha da reitora, o pre-sidente criticou os pro-testos pela educação que aconteceram no dia 15 de maio.

“O nosso contigen-ciamento [do Ministério da Defesa] foi 40%. Na Educação foi mais ou me-nos 3,5% e tem gente na rua protestando. Quando digo que o Brasil não tem nenhuma universidade entre as 250 melhores do mundo, algo está errado”, afirmou.

Page 7: Virou sacanagem e caso de polícia Tiro, porrada e bomba!

Cerol fino

TERça-fEiRa, 21 DE maiO DE 2019

Dupla execução na Zona Oeste do Rio7Polícia

Antonio [email protected]

Antonio [email protected]

Diego Costa, o motorista, era morador da Vila Kennedy. Alex seria o alvo

rEPrODuçãO

Motorista de aplicativo e passageiro são mortos na Vila Kennedy por homens armados que atiraram contra o carro após uma das vítimas embarcar

rEPrODuçãO/FACEBOOK

Assassinado a tiros em Belford Roxo

Vítima foi atingido por vários disparos na cabeça

.

A Delegacia de ho-micídios da Capital (Dh-Capital) tenta

identificar os assassinos de um motorista de apli-cativo e de um passagei-ro executados com vários tiros na Vila Kennedy, bairro da zona Oeste do rio. O crime aconteceu no último sábado. De acordo com informações, Diego Costa era nascido e criado na comunidade e aceitou uma corrida perto de um supermercado na região.

Testemunhas conta-ram que após o passagei-ro embarcar no veículo, os assassinos fortemente armados teriam aborda-do e atirado. Os disparos atingiram Diego e o pas-sageiro identificado ape-nas como Alex, conhecido

como Pepa, foram assassi-nados na tarde de sábado assim que a corrida foi ini-ciada. As vítimas morre-ram na hora.

motIVAÇÃo Do CRImE

De acordo com infor-mações da Polícia Militar, agentes do 14º batalhão (Bangu) foram acionados para a ocorrência perto da Praça Dolomitas, mas encontraram os corpos de Diego e do passagei-ro dentro do carro. A es-pecializada investiga a motivação do crime e trabalha para identificar e prender os assassinos. O velório de Diego Cos-ta será realizado às 9h de ontem no Cemitério de ricardo de Albuquerque, na zona Norte. O corpo do motorista será enterra-do às 13h30.

RJ apresenta aumento no número de morte por intervenção da PM

Em abril deste ano, o Estado do rio de Janeiro apresentou um aumento de 23% no número de mortes por intervenção de agentes do Estado, causadas por policiais, em comparação com o mês de abril de 2018, se-gundo dados do institu-to de Segurança Pública (iSP). Em comparação a março deste ano, houve uma redução de 4% em abril no índice, já chama-do de “auto de resistên-cia”.

De acordo com o ór-gão, foram 160 mortes em janeiro, 145 em fe-vereiro, 129 em março e 124 em abril, totalizando 558 mortes, em uma mé-dia de quase cinco por dia.

De acordo com levan-tamento feito pelo portal G1, a Polícia Militar do rJ matou 434 pessoas em confronto nos três primeiros meses do ano. é o maior número regis-trado desde 1998. Por outro lado, o rJ apresen-tou redução de 25% nos

Operação da PM em comunidade do Rio

rEPrODuçãO/uOl

Jovem desaparecida é encontrada em são PaulorEPrODuçãO

casos de homicídios do-losos, quando há intenção de matar, no mês de abril. Em números absolutos, fo-ram 356 vítimas, de acordo com o instituto de Seguran-ça Pública (iSP). Segundo o órgão, esse foi o menor número para o mês nos úl-timos quatro anos.

mAIs DE 2 mIL ARmAs

ApREEnDIDos

Nos quatro primeiros meses do ano, as polícias Civil e Militar apreende-ram 2.904 armas no rJ. Entre elas, 241 eram fuzis.

usando como referência o mesmo período, são as maiores apreensões dos úl-timos 12 anos. O iSP des-taca também que os crimes contra o patrimônio, como roubos de cargas e de veí-culos, sofreram uma redu-ção em abril de 25% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Especificamente os rou-bos de veículos apresen-taram uma diminuição de 19% em relação a abril de 2018. Os números de rou-bos de rua seguem estáveis em relação ao ano passado de acordo com a estatística oficial.

um homem foi morto na noite do último sábado em Belford roxo. O crime aconteceu nas imediações da igreja São Judas Tadeu. A vítima, que não teve a identidade divulgada, foi executado com vários dis-paros. A maioria dos tiros atingiu a cabeça.

De acordo com a Divisão de homicídios da Baixada Fluminense (DhBF), o ho-mem foi surpeendido pelo assassino e não teve tempo de fugir. os investigadores estão em busca de informa-çõe que possam identificar e prender o autor.

o bar onde ocorreu a cha-cina no último domingo

policiais da Upp da Formiga, na tijuca, pren-deram três suspeitos de integrar o tráfico

DiVulGAçãO/POlÍCiA MiliTAr

PM asfixia suspeitos de integrartráfico da Zona Norte do Rio

Ttrês suspeitos de inte-grar o tráfico do Morro da Formiga, na Tijuca, zona Norte do rio, foram presos por policiais militares na manhã de ontem. Os sus-peitos foram identificdos como Cássio de Souza lu-cas, conhecido como ‘Mú-mia’, de 23 anos, luiz Feli-pe rodrigues de Souza, 24, e João Paulo Batista Nas-cimento, conhecido como ‘Nego Drama’, 20.

A PM informou que, além de ser suspeito de in-tegrar o tráfico, luiz Feli-pe é apontado por roubos a pedestres na Grande Ti-juca. Contra luiz Felipe já havia um mandado de prisão e contra João Paulo constava um mandado de busca e apreensão.

A ‘Operação Asfixia’,

thalita silva de Lima teria tido um surto nervoso e quis fugir

Thalita Silva de lima, de 27 anos, que desapa-receu na quarta-feira da semana passada, depois que saiu do trabalho, por volta das 19 horas, foi encontrada no sábado, na rodoviária de São Paulo. A jovem é recepcionista do Tribunal de Justiça do rio.

A família informou que Thalita teve um sur-to nervoso e seguiu para a rodoviária Novo rio, em Santo Cristo, onde pegou um ônibus para a capital paulista. O hora h chegou a publicar re-portagem sobre o caso na edição do último sábado.

Ainda de acordo com

que contou com PMs e agentes da unidade de Po-lícia Pacificadora (uPP) da Formiga, na Tijuca, busca desarticular a organização criminosa que atua na co-munidade. Cássio e luiz foram encaminhados ao

sistema prisional. João Paulo foi levado para a Delegacia de Proteção à Criança e do Adolescen-te, já que seu mandado de prisão foi determinado quando ainda era menor de idade.

informações, Thalita se re-cuperou do surto e ligou para uma amiga. Esta por sua convenceu a recep-cionista a voltar para casa. Segundo a família, a jovem sofre de depressão e será submetida a tratamento psi-

quíatrico. Thalita pegou um carro

por aplicativo, na quarta--feira à noite, em direção à sua casa, em ramos, na zona Norte. Ela chegou na residência, mas desapare-ceu pouco tempo depois.

Chacina deixa 11 mortos em Belém pARá - Ao menos 11

pessoas foram assassinadas em um bar do bairro Guamá, em Belém, Pará, na tarde do último domingo. A Delega-cia de homicídios da capital paraense buscas informações com testemunhas para aju-dar na eluciudação do caso. De acordo com as primeiras informações são de que ho-mens armados chegaram em carros e motos e efetuaram os disparos, atingindo as pesso-as que estavam dentro do bar.

Esta é a segunda chacina que ocorre no País em me-nos de 24 horas. Na noite do sábado, seis pessoas foram mortas na cidade de lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, na Bahia. Duas das vítimas eram adolescen-tes. Eles estavam conver-sando na frente de uma casa quando foram alvejadas por ocupantes de um Fiat Siena. uma sétima pessoa, também atingida pelos disparos, so-breviveu.

Page 8: Virou sacanagem e caso de polícia Tiro, porrada e bomba!

Atendimento de qualidade

SÁBADO, 16 DE JuLhO DE 2016 geral

EVEnto no FInAL DE sEmAnA

GERAL8 TERça-fEiRa, 21 DE maiO DE 2019

‘Do luto à Luta’ em Queimados ThiAGO lOurEirO/PMQ

seCReTARIA De COMUNICAçãO sOCIAL DAs PReFeITURAs

DO RIO De JANeIRO

RPPNs vão proteger mais de 50 hectares de Mata Atlântica

DiVulGAçãO/GOVErNO DO ESTADO

Ao todo, o estado já conta com 87 RPPNs reconhecidas pelo órgão ambiental estadual

Em Queimados, esses serviços foram implan-tados para garantir um atendimento de qualida-de para todos. “O gover-no tem abraçado o traba-

lho com pacientes com transtornos mentais. Só aqui no município temos quatro residências Tera-pêuticas, Ambulatório de Saúde Mental, Núcleo de

Álcool e Outras Drogas, um Centro de Atenção Psicossocial e um Centro de Atenção Psicossocial infanto-Juvenil. Juntos, realizam aproximada-

mente 5 mil atendimen-tos ao mês”, destacou a Subsecretária de Saúde, ruth Costa.

Para atendimentos em um desses serviços,

basta ir até o Centro de Atenção Psicosso-cial (Travessa Marques, 195, Centro), de segun-da a sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade,

CPF, comprovante de residência e Cartão do SuS e agendar a con-sulta no setor desejado. Outras informações 21 2665-1799.

O prefeito Carlos Vilela participou do evento auditório do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI)

Município celebra ‘Dia Nacional da Luta Antimanicomial’ com fórum realizado pela Secretaria Muni-cipal de Saúde focado no objetivo de combater a ideia de isolar pessoas com transtornos mentais

saúde promove vacinação contra a gripe e febre amarela

Depois de abrir a cam-panha de bloqueio contra a febre amarela no dia 18 de fevereiro deste ano, a Central do Brasil recebe novamente amanhã e na quinta-feira o posto vo-lante da Secretaria de Es-tado de Saúde, em even-to realizado em parceria com a SuperVia. Agora, serão aplicadas as vaci-nas contra a febre amare-la e a gripe.

A imunização acontece-rá das 7h às 11h, na ten-da que será montada na

entrada “C” da Central. A iniciativa faz parte da estratégia de levar va-cinas a locais de grande concentrações de pesso-as. Para receber as doses, basta comparecer ao lo-cal e apresentar um docu-mento de identificação.

“A secretaria tem pro-movido vários eventos de vacinação no estado com o objetivo de estimular a imunização de febre amarela e, agora, con-tra a gripe. Ao receber a vacina da gripe em nos-

sa tenda, a pessoa já fica imunizada contra três vírus da doença, inclusi-ve o h1N1”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

Até o momento, o rio vacinou 1,8 milhão de pessoa contra a gripe nos 92 municípios do Estado, o que representa cerca de 40% do público--alvo. Com relação à fe-bre amarela, foram cerca de 12 milhões de imuni-zados, com cobertura de 80%.

Em alusão ao “Dia Nacional da luta Antimanicomial”,

celebrado no último sába-do, a Prefeitura de Quei-mados, por meio da Secre-taria Municipal de Saúde, promoveu um Fórum in-tersetorial de Saúde Men-tal. Sob o tema ‘Do luto à luta – Cenário Atua da reforma Psiquiátrica’, o evento realizado na manhã de ontem, no auditório do Centro de Esporte e lazer da Terceira idade (CElTi), teve como principal obje-tivo combater a ideia de isolar pessoas com trans-tornos mentais.

A abertura do evento fi-cou por conta dos morado-res de uma das residências Terapêuticas do município.

recuperados após ficarem anos abandonados por suas famílias nos manicômios, eles emocionaram todos que estavam presentes ao declamar o poema de le-andrinho dos Santos. Com o nome “Pensando a Saúde Mental”, a obra fala que o melhor tratamento para uma pessoa com transtor-nos mentais é o amor, ca-rinho e atenção de todos à sua volta.

ExpERIênCIA Como mILItAntE

Acreditando nessa teoria, a psicóloga Beatriz Adura, contou sobre sua experi-ência como militante pelo fim dos manicômios. “Es-tou há 21 anos nessa luta por acreditar que trancar não é tratar. Já conquista-mos muitas coisas nesse período, mas só consegui-

Light promove Feirão de Negociação em Nilópolis

DiVulGAçãO

Atendimento móvel será na Praça Paulo de Frontin

A Praça Paulo de Fron-tin, no Centro de Nilópo-lis, irá receber, entre hoje e a próxima quinta-feira, um Feirão de Negocia-ção de dívidas da light. A Agência móvel de atendimento da compa-nhia funcionará das 10h às 16h. Esta é uma boa oportunidade dos clien-tes parcelarem as suas dívidas com a concessio-nária.

Com atendimento per-sonalizado e condições especiais, a light oferece aos consumidores opções de parcelamento em até 60 vezes. Para isso, basta levar documentação e o código do cliente dispo-nível na conta de energia (número com oito dígi-tos).

Com esta ação, o cliente em débito pode se regu-larizar junto aos órgãos de proteção ao crédito e a light contribui para

As reservas Particu-lares do Patrimônio Na-tural (rPPNs) avançam pelo estado do rio de Janeiro graças ao incen-tivo do instituto Estadual do Ambiente (inea), por meio do Projeto rPPN rJ. Como resultado des-te trabalho, duas novas reservas acabam de ser criadas: Bugios da Espe-rança, com 5,65 hectares, situada em Miracema; e ilan, com 50,75 hectares, localizada em Angra dos reis.

Ao todo, o estado já conta com 87 rPPNs reconhecidas pelo órgão ambiental estadual, que totalizam mais de oito mil hectares de área de Mata Atlântica protegi-da. As rPPNs são estra-tégicas para a conserva-ção deste bioma, uma vez que, aproximadamente,

80% dele encontram-se em terras privadas.

“As rPPNs são im-portantes instrumentos de preservação da Mata Atlântica. Esta certifi-cação perpétua para a propriedade também contribui para a gera-ção de emprego e renda, pois valoriza o empre-endimento, incentivando o turismo, a educação ambiental e a pesquisa científica. Essas reservas particulares ainda geram mais iCMS Ecológico para o município onde estão, ou seja, um benefí-cio que retorna para toda a população da cidade. é mais uma iniciativa sustentável que alinha a preservação do meio am-biente com o crescimen-to econômico do nosso estado”, afirma o presi-dente do inea, Claudio

Dutra, destacando os be-nefícios destas reservas para proprietários e loca-lidades que as recebem.

Para a criação de uma rPPN, o inea faz o re-conhecimento da reser-va por meio de portaria definitiva publicada no Diário Oficial do estado. Além disso, o órgão am-biental oferece suporte técnico, com apoio ao georreferenciamento da propriedade.

Essas reservas são uni-dades de conservação de proteção integral de pro-priedade privada, cujas atividades permitidas são educação ambiental, turismo, pesquisa cientí-fica e proteção da Mata Atlântica. As rPPNs são criadas voluntariamen-te pelos proprietários e averbadas nas matrículas dos imóveis.

remos avançar quando as pessoas deixarem seus pre-conceitos de lado, de achar que pessoas com proble-mas mentais são perigosas e passarem a ter mais amor e empatia por quem só pre-cisa de um pouco de aten-ção”, declarou.

Defensor da saúde hu-manizada no município,

o Prefeito Carlos Vilela, acredita que incluir e res-socilizar essas pessoas é a melhor forma de tratar. “lu-tamos não só pelo fim do manicômio, mas, também, em prol da restauração da dignidade desses indivíduos. A gestão municipal tem feito esse lindo trabalho através das residências Terapêuti-

cas, onde os moradores têm sido integrados na sociedade novamente. Eles vão à praia, ao teatro, ao mercado e em diversos outros locais para curtir sua liberdade e viver como um cidadão comum”, explicou o gestor.

Durante o evento foi fala-do sobre a conquista da lei 10.216/2001, que determi-

nou o fechamento dos ma-nicômios e a implantação de novos serviços como os CAPS, residências Terapêu-ticas, entre outros, que ga-rantem o acompanhamento dos indivíduos com trans-tornos mentais, fortalecen-do o vínculo familiar e co-munitário e fortalecendo a autonomia dessas pessoas.

que seja reduzida, ainda mais, a inadimplência, nesta época de crise eco-nômica.

Os feirões de negocia-ção da empresa têm sido realizados, semanalmen-te, em toda a área de con-cessão da companhia de energia. Nas últimas duas semanas, por exemplo, o feirão passou por Botafo-go e rocha Miranda, nas zonas Sul e Norte do rio de Janeiro, respectiva-mente.

CAnAIs DE AtEnDImEnto

Além do Feirão de Ne-gociação, a light está disponível por meio dos seguintes canais de aten-dimento: redes sociais (www.facebook.com/lightclientes ou http://twitter.com/lightclien-tes); Agência Virtual (http://www.light.com.br/para-residencias); ou Disque-light Comercial: 0800 282 0120.

Page 9: Virou sacanagem e caso de polícia Tiro, porrada e bomba!

TERça-fEiRa, 21 DE maiO DE 2019

Volta Redonda registra 105mm de chuva em apenas 24 horasSecretaria de Infraestrutura e Defesa Civil atuam na prevenção

Luis Eduardo(Luisinho)

Máquina retira o excesso de água acumulada pelas últimas chuvas que cairam na região

As chuvas que atingiram Vol-ta redonda no

sábado, dia 18, e em toda madrugada de do-mingo, 19, chegaram a 105mm no acumulado, segundo dados da Defe-sa Civil do município. Diversos pontos de ala-gamento foram regis-trados na cidade, como na Vila Santa Cecília, Açude, Centro e embai-xo da Ponte Pequetito Amorim.

Desde sábado a tarde, toda estrutura da Prefei-tura de Volta redonda está de prontidão para atuar. O prefeito Samu-ca Silva percorreu a ci-dade na noite de sábado, ao lado do secretário de infraestrutura, Toninho Oreste, e o coordenador da Defesa Civil, lean-dro rezende.

Segundo Samuca Sil-va, as atuações de pre-

venção da prefeitura - como retirada de fa-mílias de áreas de risco - evitaram ocorrências graves. “Tivemos di-versos problemas com a chuva, porém não temos desabrigados e desalojados, principal-mente pela atuação na prevenção. Visitamos diversos bairros na noi-te de ontem. Choveu muito mais do que o es-perado e em um período curto de tempo”, disse Samuca.

Entre os bairros visita-dos por Samuca, esteve o Siderlândia, retiro, Açude e 209. Na 209, o prefeito foi verificar a obra de recuperação do Córrego Secades, que respondeu bem a forte chuva. Samuca ainda destacou que a cida-de inscreveu, através de projetos na Defesa Civil Nacional, r$ 20 milhões para obras de contenção de encostas e

escoamento de água de chuva. O Governo Fe-deral ainda não liberou os recursos.

A Defesa Civil perma-nece de plantão por 24 horas e pode ser aciona-da pela população pelo telefone 199 em caso de qualquer emergência. No período de 1 hora, a chuva chegou a 30mm acumulado, mas depois foi se prolongando com pancadas até atingir o nível mais alto,de 105 mm.

“Nós registramos quatro ocorrências du-rante as chuvas, no final da tarde e noite de on-tem, sábado. Nenhum imóvel foi interditado. Mas por precaução, in-terditamos a passagem para o trânsito debai-xo da ponte Pequeti-to Amorim, devido ao transbordamento do rio Paraíba do Sul, que vai ficar interditado até o nível baixar. Pedimos

DiVulGAçãO/PMVr

LDO: audiência pública vai debater metas da prefeitura para 2020

SUl-FlUMiNENSE 9

Evento vai discutir com a população Lei das Diretreizes Orçamentarias

quatis

a população para que, em qualquer emergên-cia, entre em contato com a Defesa Civil “, disse leandro rezende, coordenador da Defesa Civil.

O secretário munici-pal de infraestrutura, Toninho Oreste, colo-cou as equipes nas ruas durante as chuvas, fa-

zendo trabalhos pontu-ais em localidades que poderiam ter problemas devido a chuva. “Nós fizemos a desobstrução da saída de água do cór-rego Bugio no Sider-lândia, que deságua no rio Paraíba do Sul, onde retiramos galhos de ár-vores e terra. Na Aveni-da Santa rita, próximo

a Fundação Beatriz Gama, houve interdi-ção da via, mas fizemos a limpeza e liberamos. Em algumas ruas que estavam com pequenas retenções por causa do barro, fizemos um trabalho preliminar de limpeza com máquinas e caminhões”, expli-cou Oreste.

A Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Mu-nicipal de Finanças, e com o apoio da CGM (Contro-ladoria Geral do Municí-pio), realiza na próxima quinta-feira, dia 23, às 19 horas, uma audiência pú-blica para debater com a população o projeto de lei da lDO (lei das Diretrizes Orçamentárias). O encon-tro acontecerá no auditório do Centro Administrativo do Município, sendo aber-to à participação de todo e qualquer cidadão.

A lDO é uma das três peças da legislação orça-mentária da cidade, e es-tabelece as metas sobre os investimentos planejados pela prefeitura para o exer-cício financeiro do ano se-guinte, no caso, o exercício de 2020. As outras duas peças orçamentárias são o PPA (Plano Plurianual) e a lOA (lei Orçamentária Anual). Na foto, uma audi-ência pública da Prefeitura

de Quatis sobre legislação orçamentária ocorrida no ano passado.

Com relação à lDO, esta legislação também serve como parâmetro para a ela-boração do orçamento, cuja mensagem precisa ser enca-minhada à Câmara Munici-pal até o dia 30 de setembro e ser votada pelos vereado-res entre este mês (setem-bro) e o mês de dezembro do mesmo ano para que possa entrar em vigor no exercício seguinte. Já o PPA é elaborado de quatro em quatro anos, prevendo as prioridades da gestão para o mandato todo do prefeito.

De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, as três leis preci-sam estar em sintonia. isso significa que as metas esta-belecidas na lDO precisam estar relacionadas no PPA, assim como as prioridades da lOA devem fazer parte da lDO. O prefeito Bruno de Souza (MDB), que par-

ticipará da audiência públi-ca da próxima quinta-feira, 23, destaca a importância da participação popular neste encontro:

- inicialmente, o as-sunto pode parecer muito técnico. Porém, na verdade, a lDO apresenta o que a prefeitura pretende fazer no ano seguinte no que diz res-peito à realização de obras, serviços e investimentos, além de destacar os gastos planejados. Ou seja: na prá-tica, as metas listadas na lei das Diretrizes Orçamentá-rias têm influência direta no dia a dia da população, com relação aos serviços públi-cos que vão ser prestados aos moradores, daí o nosso chamado no sentido de que a comunidade não deixe de comparecer para conhecer as prioridades do poder pú-blico, apresentar sugestões e propor os seus anseios – declarou Bruno.

Na audiência pública promovida pela prefeitura

DiVulGAçãO/PMQ

no ano passado, a respeito da lDO que está em vigor no atual exercício, o pre-feito de Quatis anunciou algumas das propostas de obras do Município para o ano de 2019, entre elas o as-faltamento das ruas do lo-teamento Céu Azul e a re-cuperação de vias públicas de outros bairros, através de novas fases da operação tapa-buracos. As duas obras

foram iniciadas e se encon-tram em andamento. Bruno frisa que muitas priorida-des inseridas nas três leis orçamentárias da prefeitu-ra (PPA, lDO e lOA) são provenientes de demandas da própria população:

- Nesta semana, du-rante a formatura da Guarda Municipal no curso sobre atuação no trânsito, tive a oportunidade de ressaltar o

meu entendimento sobre o qual uma das características principais de um gestor pú-blico é saber ouvir as pes-soas. A população conhece mais de perto as suas ca-rências mais urgentes, e por isso tem muito a contribuir com a prefeitura na defini-ção das metas de investi-mentos a serem realizados no Município – concluiu o prefeito.

baRRa mansa

Somente no município mais de 400 crianças e jovens en-tre quatro e 17 anos não estão matriculados nas unidades escolares; esse quantitativo representa 2% dos estudantes

secretaria de educação de Barra Mansa implanta projeto Busca Ativa escolar de combate a evasão

Com o objetivo de combater a evasão escolar, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Edu-cação, aderiu ao Programa Federal, Busca Ativa Escolar, de iniciativa do Fundo inter-nacional para a infância das Nações unidas (unicef). hoje 409 pessoas, entre quatro e 17 anos, não renovaram a matrí-cula no ano de 2018 e 2019. uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Saú-

de, Assistência Social e Direitos humanos com a sociedade civil representada pelo Conselho de Educação, Conselho dos Direi-tos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar, formaram em março deste ano, um comitê gestor, composto por nove pes-soas, que realizam mensalmente reuniões para alinhar como o programa será desenvolvido no município.

De acordo com o secretário de Educação de Barra Mansa, Van-

toil Souza, a formação escolar é fundamental para consolidar cidadãos preparados para o mer-cado de trabalho e para desenvol-ver o conhecimento básico. “im-plantar esse projeto, que é uma iniciativa a nível nacional, foi uma possibilidade para que pos-samos sempre avançar no direito a educação de cada cidadão. Esta-mos alinhando com as escolas do município e a Secretaria de Saúde como será realizada a abordagem. Esperamos o melhor resultado

DiVulGAçãO/PMBr

positivo”, ressaltou Vantoil.O secretário ainda completou.

“Nosso trabalho é localizar esses jovens e reinseri-los nas unida-des. Esse é um apelo que pode contar com a participação de toda sociedade. As pessoas que conhecerem outras nesta situa-ção podem identificar na unida-de escolar mais próxima de sua residência ou na Secretaria de Educação de Barra Mansa, que fica no terceiro andar da prefei-tura”, concluiu.

Page 10: Virou sacanagem e caso de polícia Tiro, porrada e bomba!

RECEITAS

10 ENtREtENiMENto

Maiô grifado de R$ 2 mil e bota jeans: o look de Anitta na Virada Cultural em sP

Com produção montada pelo stylist André Philipe, a po-derosa se apresentou no evento, que contou com outros artistas, como lucas lucco, Pitty, o duo AnaVitó-ria e mais na noite do último domingo (19). ‘Que show! Obrigada São Paulo. Mais um show inesquecível’, declarou a intérprete do hit ‘Onda Diferen-te’. A bordo de look Versace, Anitta trocou calçado e investiu em bota metalizada de r$614

Anitta foi uma das principais atrações do “Virada Cultural” em São Paulo, no úl-timo domingo (19). Para performance em frente a uma multidão de fãs, a intérprete do

hit “Onda Diferente” apostou em um body repleto de borboletas da grife Versace por cima de uma meia arrastão branca. Para acompanhar a peça de $ 600, aproxima-damente r$ 2461,38, a poderosa completou a produção com um cinto grosso com five-la de conchas, mood sereia, de $725, r$ 2,9 mil. A bordo de uma bota jeans cano superalto, a funkeira trocou o calçado e es-colheu para continuar o show com um mo-delo em cano médio metalizado da mar-ca luiza Barcelos, de r$614,99. “Que show! Obrigada São Paulo. Mais um show inesquecível”, decla-rou a carioca.

Maisa lamenta veto de Marquezine e mais globais em seu programa: ‘Dificultando’Maisa Silva está

tendo dificul-dades para con-

tar com a participação de alguns amigos em seu programa de televisão. Em entrevista, a artista contou que recebeu veto da TV Globo ao cha-mar atores como Bru-na Marquezine e Bruno Gagliasso, assim como o jornalista Pedro Bial. De acordo com ela, isto está atrapalhando o anda-mento de seu talk show. ‘Nada foi autorizado’, contou

Maisa Silva está tendo dificuldades de levar al-guns atores para o “Pro-grama da Maisa”. Con-fessando verdades em seu show, a apresenta-dora, que chama atenção

DiVulGAçãO/iNSTAGrAM

TERça-fEiRa, 21 DE maiO DE 2019

3 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 ce-bola pequena pica-da 100 gramas de bacon picado em tiras 1/2 xícara (chá) de salsa (ou salsinha) picada 1/2 xícara (chá) de manjericão picado 100 caldo de legumes 400 gramas de macarrão talha-rim • sal a gosto • pimenta-do-reino a gosto • queijo rala-do a gosto

moDo DE PREPaRo

Em uma frigideira, aqueça o azeite, doure a cebola e o bacon.Junte as ervas e o caldo de legumes.tempere com sal e pimenta e deixe co-zinhar por 4 minutos no fogo brando (160 ºc).cozinhe o macarrão em água com sal abundante e ferven-te.Escorra, sirva com o molho e com o quei-jo ralado.Dica: os caldos pron-tos já possuem sal. só salgue mais se achar necessário.

ingREDiEntEs

1,2 kg de maminha (1 peça) 1 colher (sopa) de óleo 2 co-lheres (sopa) de mo-lho de soja (shoyu) 1 colher (chá) de orégano 3 folhas de manjericão picadas 1/2 unidade de pi-menta-dedo-de-mo-ça picada 3 colhe-res (sopa) de azeite de oliva 2 dentes de alho picados • sal a gosto

moDo DE PREPaRo

Retire o excesso de gordura da carne.misture o óleo, o shoyu (molho de soja), o orégano, o sal, o manjericão e a pimenta.cubra a carne com a mistura, tampe com papel-alumínio e leve ao forno, pre-aquecido a 220 ºc, durante 1 hora.Retire o papel-alumí-nio e asse por mais 30 minutos ou até a carne ficar macia.Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho.Retire a carne do forno e, por cima, distribua o alho.sirva com batatas douradas na man-teiga.Dica: se preferir, sirva com uma massa ou arroz.

MACARRãOAROMáTICO

MAMINHA AssADA COM MANJeRICãO

ingREDiEntEs

em looks fashionistas, revelou alguns impasses que está encarando em entrevista ao Blog do leo Dias. De acordo com ela, vários amigos que gosta-ria de chamar não foram liberados para participar do quadro por conta da emissora concorrente ao SBT. “A Globo está di-ficultando demais o meu programa. Tenho muito respeito por eles. Tentei o Bruno Gagliasso e a Bruna Marquezine -que é minha amiga. Até a Gloria Maria pediu para ir ao meu programa, mas nada foi autorizado ain-da”, lamentou a artista. Bruna Marquezine, in-clusive, já pediu para ser convidada pela atriz mi-rim.

DiVulGAçãO/iNSTAGrAM

Luan santana tira camisa, exibe corpo sarado e leva fãs à loucura em show

Em seu 6º DVD, ba-tizado de ‘Viva’, o ser-tanejo optou por uma produção toda voltada para a tecnologia: ‘Va-mos fazer uma analo-gia à época da nave-gação: eles usaram as suas ferramentas para conquistar o mundo e contribuir para a convivência de todos os povos. Queremos este alerta: naveguem, convivam e, depois, compartilhem para contagiar a todos’. A gravação aconteceu em Salvador, no últi-mo domingo (19)

luan Santana tirou a camisa, mostrou o corpo sarado e levou

os fãs à loucura na gravação do seu sex-to DVD, batizado de “Viva”, no Parque de Exposições, em Sal-vador, na noite do úl-timo domingo (19). “Perdi oito quilos de gordura fechando a boca e comendo certo, com ajuda de nutricio-nista. Malhei e, agora na reta final, cortei os carboidratos. Sou muito disciplinado”, contou o intérprete do hit “Juntos”, nova versão de “Shallow”. Nesta semana, o can-tor recebeu a irmã e a namorada, Jade Ma-galhães, em um show pré-DVD.

DiVulGAçãO/iNSTAGrAM

Page 11: Virou sacanagem e caso de polícia Tiro, porrada e bomba!

TERça-fEiRa, 21 DE maiO DE 201911 EspoRTE

Arqueiro do Papão defendeu pênalti aos 25 do segundo tempo

TeRCeIRONA NACIONAL

jOTa caRValhO

[email protected]

série C: goleiro Mota garante e Voltaço empata com o Paysandu em casa

No domingo (19), o Volta redon-da pressionou,

finalizou mais de 20 vezes, porém parou na grande atuação do go-leiro Mota e ficou no 0 a 0 com o Paysandu-PA, no raulino de Oliveira. Aos 25 minutos da eta-pa complementar, João Carlos, que entrou no decorrer da partida, co-brou penalidade máxi-ma e o goleiro do Papão defendeu.

Com o resultado, o Esquadrão de Aço che-ga aos oito pontos, man-tendo a liderança e a in-vencibilidade na Série C. O time paraense está na quarta colocação, com sete,

Na próxima rodada, o Voltaço visita o lu-verdense-MT. A partida será no domingo, dia 26, às 17h, no estádio Passo das Emas. Já o Papão jogará contra o Boa Esporte, também no domingo.

o jogo - Os primeiros 45 minutos foram de am-plo domínio tricolor. Aos dez minutos, luiz Paulo bateu falta da entrada da área e Mota fez grande defesa, evitando o gol tri-color.

O Volta redonda seguiu pressionando e conseguiu criar outra chance aos 25 minutos. Douglas lima driblou o defensor e tocou para Bruno Barra, que, de primeira, bateu para o gol e a bola saiu à direita, ti-rando o “uhhh” da torcida presente.

Aos 35 minutos, após cobrança de escanteio, Daniel Felipe cabeceou, a bola desviou na defesa e, por muito pouco, não surpreendeu Mota, que se esticou todo e conseguiu espalmar para escanteio.

O início da segunda etapa foi um verdadeiro bombardeio do Voltaço para cima do Paysandu. O Esquadrão de Aço fina-lizou dez vezes antes dos 25 minutos, quando, na melhor chance do jogo, em uma cobrança de pê-nalti, João Carlos bateu no canto esquerdo e Mota

ANDré MOrEirA / DiVulGAçãO

Tricolor de Aço pressionou muito, mas na meta adversária havia um paredão que pegou tudo

defendeu.Por sua vez, o Paysan-

du só conseguiu dar o seu primeiro chute aos 35 mi-nutos, com Pimentinha, que arriscou da entrada da área e a bola saiu por cima da meta defendida por Douglas Borges.

Nos minutos finais, o Voltaço ainda conseguiu criar a última oportunida-de para marcar, mas Ge-deílson parou em Mota, após chute da entrada da área.

Volta Redonda: Dou-glas; Gedeilson, heitor,

Daniel Felipe e Gustavo; Bruno Barra, Gelson,

luiz Paulo e luciano (wandinho); Douglas lima

(Marcos Vinícius indio) e Saulo Mineiro (João Carlos). Técnico: Toninho Andrade.

paysandu: Mota; Tony, Victor Oliveira, Micael e Bruno Collaço; Jhony Douglas, willyam (Tiago luis) e Thia-go Primão; Diego rosa (Pimentinha), Nicolas e Jheimy (Vinicius leite).

Técnico: léo Condé.