Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo...

36
Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte.

Transcript of Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo...

Page 1: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

Vírus, um grupo a parte.

Vírus, um grupo a parte.

Page 2: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:
Page 3: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

Estrutura típica de um vírus:

Page 4: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:
Page 5: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:
Page 6: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

A maioria dos pesquisadores da área

biológica considera complexa a tarefa de

definir se os vírus são seres vivos ou seres não-

vivos.

Page 7: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

A Favor: 1. O fato dos vírus apresentarem

reprodução; embora necessitem da ajuda da célula hospedeira para se reproduzirem;

2. A presença de material genético (DNA ou RNA), e consequentemente a capacidade de sofrerem mutação;

3. Capacidade de adaptação.

Page 8: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

Contra : 1. O fato dos vírus serem

acelulares.

2. A ausência de metabolismo próprio,necessitando portanto, de constituintes celulares de outro organismo.

Page 9: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

Quais são as principais características dos vírus?

. São organismos acelulares;

. São parasitas intracelulares obrigatórios;

. Não possuem metabolismo próprio, portanto não fazem síntese protéica nem respiração celular;

Page 10: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

Quais são as principais características dos vírus?

. Seu material genético pode ser DNA ou RNA;

. Seu material genético possui apenas a informação para produzir o RNAm (mensageiro), os outros dois, RNAr (ribossômico) e RNAt (transportador) que participam da construção de proteínas virais, são da própria célula hospedeira.

Page 11: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

Em relação a reprodução dos vírus,

podemos dizer que eles podem realizar um ciclo

lítico ou um ciclo lisogênico.

Page 12: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

. Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira.

Page 13: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:
Page 14: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

Ciclo lisogênico: não provoca a morte da célula

hospedeira. Mas posteriormente

pode se transformar em um

ciclo lítico.

Page 15: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

O que é um retrovírus? É qualquer vírus que possui o RNA

como material genético e que, após a infecção da célula hospedeira precisa transformá-lo em DNA para conseguir se reproduzir. Estes microorganismos só conseguem fazer isso porque possuem uma enzima especial, a transcriptase reversa.

RNA(viral) --------------→ DNA(viral)

Page 16: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:
Page 17: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

Como o vírus HIV se reproduz no organismo humano?

• O vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana) é um retrovírus específico, ou seja, ele ataca apenas um tipo de célula humana, o linfócito T do tipo CD4 .

Page 18: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

•  Este linfócito é uma célula de defesa muito importante, pois ela é a principal responsável pelo aviso ou “alarme” do nosso sistema imunológico, sinalizando a outras células de defesa quando ocorre a entrada de um organismo estranho em nosso corpo.

Page 19: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

Ciclo reprodutivo do vírus HIV:

Page 20: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

Ciclo reprodutivo do

vírus HIV:

Page 21: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

Ciclo reprodutivo do vírus HIV:

Page 22: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

Ciclo reprodutivo do vírus HIV:

Page 23: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:
Page 24: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:
Page 25: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:
Page 26: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:
Page 27: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:
Page 28: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:
Page 29: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:
Page 30: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:
Page 31: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:
Page 32: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:
Page 33: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:
Page 34: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:
Page 35: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

Doenças causadas por vírus: Macete: HeHe, VAi EnSaCaR Pó De CaFé na RUa He= hepatite; He= herpes; V= varíola; Ai=aids; En= encefalite; Sa=sarampo; Ca= caxumba; R=raiva; Po= Poliomelite; De= dengue; Ca= catapora; Fe= febre amarela; Ru= rubéola.

Page 36: Vírus, um grupo a parte. Vírus, um grupo a parte. · podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. . Ciclo lítico: provoca a morte da célula hospedeira. Ciclo lisogênico:

Para saber mais: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/12/internacional/1460442308_079517.html http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/perguntas-e-respostas-zika https://www.youtube.com/watch?v=pm3do0nEuuM https://www.youtube.com/watch?v=XmvmtbOut6Q