Viu#18 web

76
A revista PREMIUM de Formosa e região. Verão Formosa/GO Dezembro - 2014 R$ 9,90 18ª Edição CARLOS CASAGRANDE ENTREVISTA SILVIA PFEIFER previsões astrológicas 2015 DOM FERNANDO ANDRADE NOSSO COMENDADOR ATOR GLOBAL ENTREGA PREMIAÇÃO DO CDL EM FORMOSA

description

Revista VIU? 18ª Edição - Verão - 2014

Transcript of Viu#18 web

Page 1: Viu#18 web

A revista PREMIUMde Formosa e região.

VerãoFormosa/GODezembro - 2014R$ 9,9018ª Edição

CARLOS CASAGRANDE

• ENTREVISTA

SILVIA PFEIFER

previsões astrológicas • 2015

DOM FERNANDO ANDRADE• NOSSO COMENDADOR

ATOR GLOBAL ENTREGA PREMIAÇÃODO CDL EM FORMOSA

Page 2: Viu#18 web
Page 3: Viu#18 web
Page 4: Viu#18 web
Page 5: Viu#18 web
Page 6: Viu#18 web
Page 7: Viu#18 web
Page 8: Viu#18 web
Page 9: Viu#18 web
Page 10: Viu#18 web

EDITORIAL

EXPEDIENTE

A revista VIU? finaliza 2014 com muitas vitórias. Um ano repleto de realizações que imprimiram a marca da Alquimia Comunicação, não só em Formosa e demais cidades de Goiás, mas também em outros estados. Foi um ano de premiações e reconhecimento ao trabalho realizado com amor e dedicação de uma equipe profissional e talentosa que sabe fazer e ama o que faz.

Nessa edição, em agradecimento aos leitores e parceiros, a VIU? desfila em suas páginas muita informação e destaca o Prêmio Qualidade Brasil realizado em São Paulo e o Prêmio Mérito Lojista Empresarial de Formosa, com cobertura completa e exclusiva. Em especial, entrevista com o ator Carlos Casagrande que falou sobre sua carreira, casamento e filhos e com a atriz Sílvia Pfeifer, que está na nova novela da Globo.

Alquimia Comunicação © - Av. Valeriano de Castro, nº 119, Sl. 1/3 (Galeria Santo Estevão)(61) 3631-0497 [email protected]

Capa: Carlos Casagrande

DIRETORA EXECUTIVA: Cássia de Oliveira - JORNALISTA: Dida Brasil

DEPARTAMENTO FINANCEIRO: Igor de Oliveira

DIREÇÃO DE ARTE, PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Emir Bocchino

DESIGNER GRÁFICO: Wellinton Ferreira, Bruno Bernardes e Luis Carlos Aragão

FOTOGRAFIA: acervo Alquimia Comunicação, Diego Rêgo Monteiro, Ítalo Vieira,

Dê Spindola Studio, Cleide Garritano, Mariana Ornelas e Helvio Araujo

REVISÃO: Maximiliano Müller - Assistente de Produção: Nathália Souza Aires Cerqueira

DEPARTAMENTO COMERCIAL: Cássia de Oliveira (61) 9676-3908 - Nasser Khalil (61) 9812-1525

COLABORADORES

Leonardo ShamahAtor e Diretor Teatral, estudioso de Astrologia e Tarologia. Escreveu a coluna Previsões para 2015.

Yasmin Fassbinder20 anos, ama ler, viajar, fotografar, escrever e estar sempre conectada. Design de moda e blogueira. Responsável pela matéria de moda.

Diretor de Arte da Alquimia Comunicação eInstrutor de Gastronomia pelo Senac. Colaborou nesta edição com a coluna de Gastronomia.

Emir Bocchino

Destaque também para o desenhista Nestablo Ramos, referência em quadrinhos no Brasil e em Brasília, e ao polo moveleiro de Fomosa, que gera emprego e renda para milhares de pessoas.

Reconhecimento ao comendador Dom Fernando que pautou sua trajetória pela dedicação à família e ao trabalho, sendo uma das personalidades mais respeitadas do ramo da Engenharia no Brasil.

Estes e vários outros assuntos estão nas próximas páginas da VIU?, que já se prepara para trazer em 2015 muitas novidades e lançamentos em outros estados. Tudo isso graças a você leitor e aos parceiros que confiam no trabalho da revista.

Nossos agradecimentos! Feliz Natal e ótimo Ano Novo!Boa Leitura!

Cássia de Oliveira - Editora

Mariana OrnelasEstudante de publicidade e marketing, está sempre ligada nas últimas novidades desse mercado. Pronta para sugerir o que há no mundo jovem. Escreveu a coluna Minha Viagem sobre a Costa do Descobrimento.

Jean Nunes CalvosoAuditor, Consultor e Contador do escritório ACC. Escreveu a matéria Atividade Contábil.

Page 11: Viu#18 web
Page 12: Viu#18 web

ÍNDICE

16

14

32

50

14 | MODA16 | ENTREVISTA CARLOS CASAGRANDE22 | BELEZA26 | POLO MOVELEIRO38 | mérito lojista40 | motocross42 | Coquetel da revista viu?44 | quem viu?46 | salão de eventos da loja maçonica48 | dom josé ronaldo50 | comendador dom fernando56 | atividade contábil58 | minha viagem60 | prêmio qualidade brasil66 | nestablo ramos68 | gastronomia70 | gatas vira latas74 | entretenimento

58

Page 13: Viu#18 web

facebook.com/direitoavesso.multimarcas

Andréa 61 9962 0077 / 9935 6192 / 3632 2202Rua Olímpio Jacinto nº938, Lj.02 - Centro - Formosa/[email protected]

Um universo de presentes para o seu Natal.

Page 14: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

14 | 76

lookfestasQue tal um pouco de cor?

Estamos cansadas de saber que branco é o clássico do Ano Novo, mas que tal adicionar um pouquinho de cor ao seu look de Réveillon dessa vez? Além de inovar você pode atrair boas energias para o seu novo ano.

Quer ver como?

Quer ter um ano tranquilo e com muita harmonia? Nada melhor que a combinação de azul e branco.

O amarelo simboliza riqueza e dinheiro. Fica lindo nas mulheres de pele mais morena!

Se no próximo ano você quer se jogar em um desafio ou aventura, laranja é a cor ideal pra você! Além disso, ela é a cor dessa estação. Então por que não unir o útil ao agradável e, além de estar na moda, atrair coragem e ousadia para o seu ano?

moda

Page 15: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

15 | 76

Para as mais discretas, vale apostar em detalhes como sapato, bolsa ou pedras coloridas nos acessórios.

O rosa significa amor pelos outros e por si mesmo. Então, se você quer amar, ser amada e se sentir bem com você mesma, aposte no rosa em alguma parte do seu look!

Todo mundo tem a ideia de que vermelho simboliza paixão, mas sabia que ele também significa força de

vontade e energia?

Uma peça estampada também é uma ideia super legal, assim você terá várias cores em um só look! Opte por peças com fundos branco ou off White, assim fica mais fácil de combinar.

moda

Page 16: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

16 | 76

Page 17: Viu#18 web

carlos casagrande

BELEZA E SIMPATIA SE MISTURAM EM

CARLOS CASAGRANDE

Ele é ator, modelo e empresário. Nascido em Itararé, interior de São Paulo, Carlos Casagrande é formado em Contabilidade. Iniciou a carreira de modelo em 1989 e estreou na Rede Globo, em Malhação, quase dez anos depois. Fez vários trabalhos no teatro, filmes e continuou emendando um trabalho no outro.

[email protected] Dida Brasil

Page 18: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

18 | 76

Page 19: Viu#18 web

Tento fazer e oferecer tudo

do bom e do melhor para os

meus filhos. Eu e a Marcelly,

minha esposa, somos ambos

rígidos, perfeccionistas e

muito cuidadosos com eles.

A família é o porto seguro

de qualquer pessoa, ou pelo

menos deveria ser.

"

"

Page 20: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

20 | 76

capa

Casagrande é embaixador da Jaguar no Brasil e para 2015 aceitou o desafio de participar do filme Dona Beja em que fará o papel de um morador de rua com problema mental, que terá a protagonista como anjo da guarda. O ator, capa desta edição, concedeu entrevista exclusiva à

equipe Viu?. Acompanhe alguns trechos:

V? - Casagrande, você iniciou sua carreira de modelo quase que por acaso e, de repente, já estava viajando a trabalho para vários países. Como foi essa experiência?

Foi ótima, pude conhecer outras culturas convivendo no dia-a-dia das pessoas, aprendi a falar outras línguas e também trabalhar e amadurecer profissionalmente. Não poderia ser melhor.

V? - Sabemos que você é de uma pequena cidade do interior, mas como foi a sua vida em família, pai, mãe, irmãos, até começar na carreira de modelo?

Família comum, do interior, Itararé-SP, cidade de 50 mil habitantes. Inclusive morei numa fazenda por cinco anos na adolescência. Foi muito bom, uma vida bem diferente das grandes cidades, mais tranquila, com menos medo, mais natureza, mais amigos sem interesses, com mais tempo para si comparado com minha vida agitada e corrida de agora.

V? - Como foi o desafio de começar a atuar como ator?

Foi um pouco assustador, nunca tive este sonho. O destino me apresentou a oportunidade, que prontamente abracei e investi. Eu estudei trabalhando, não tive tempo de estudar antes. Participei da Oficina de Atores da Globo e em seguida já fui chamado para Malhação, minissérie

Chiquinha Gonzaga e daí por diante, mas foi e ainda está sendo muito bom, adoro desafios.

V? - Você é bastante admirado, tem milhares de fãs e está sempre na mídia. O que os leitores perguntam é como consegue ser um pai de família e marido modelo?

Sendo sincero, honesto, fiel, correto, me portando sempre como eu gostaria que se portassem comigo. Não é difícil quando se é verdadeiro.

V? - Quando você menciona seus filhos e esposa, percebe-se que são seu maior patrimônio e foco de tudo que faz. Num mundo onde há tantas superficialidades, tem uma referência para seguir estável, priorizando aquilo que lhe é mais caro, a sua família?

Tento fazer e oferecer tudo do bom e do melhor para os meus filhos. Eu e a Marcelly, minha esposa, somos ambos rígidos, perfeccionistas e muito cuidadosos com eles. A família é o porto seguro de qualquer pessoa, ou pelo menos deveria ser.

V? - Além da arte você tramita também nos negócios. Como estão seus empreendimentos e a marca CG?

Tenho licenciamento de camisas e pólos, com parceria da camisaria Breda, que já tem mais de 50 anos de mercado. São produtos diferenciados, com tecidos mais elaborados, cortes modernos, muito bonitos. Eu participo da elaboração das coleções e tomo o cuidado de vender peças que eu mesmo usaria e compraria. Nesta semana tive uma nova surpresa de negócio: fui nomeado Embaixador da Jaguar no Brasil. Esse convite confirma

a credibilidade que tenho no mercado publicitário. Constatação que me deixa muito feliz e orgulhoso.

V? - Espiritualidade? Tem alguma religião? Como percebe a fé?

Sou Espírita. Eu vivo a fé.

V? - Qual novela que mais o marcou? Tem projetos para a televisão a curto prazo?

Acho que sempre foi a última, porque a última é a que estou mais amadurecido profissionalmente. Neste caso, Fina Estampa. Projetos para TV a curto prazo não, mas tenho o filme Dona Beja que filmaremos no primeiro semestre de 2015. Será outro desafio, viverei um doente mental, morador de rua, que Beja acolherá em casa para cuidar, e que se tornará o seu anjo da guarda.

V? - O que faz para manter corpo e mente saudáveis?

Me alimento bem, consumo comida saudável, não como carne vermelha, dou prioridade a peixes, grãos, verduras e folhas. Faço musculação e Kung Fu.

V? - Já esteve em Goiás antes?

Sim, muitas vezes.

V? - Para finalizar, como vê hoje a questão da homofobia? É menos acentuada do que na época em que você fez um homossexual em Paraíso Tropical?

A diferença que vejo hoje é que se publica mais sobre o assunto. É um assunto mais popular, mas na prática não acredito que tenha mudado muita coisa, não.

entrevista

Pai de Theo e Luca e esposo da apresentadora Marcelly Anselmé, Casagrande pratica a fé que vivencia e se destaca em cada trabalho que desenvolve. Ele se sobressai não apenas pela incrível beleza física, mas pelo carinho e

respeito com que trata as pessoas, a forma como conduz sua vida familiar e pela responsabilidade que demonstra em cada

projeto que se propõe a executar.

Page 21: Viu#18 web

Me alimento bem, consumo

comida saudável, não

como carne vermelha, dou

prioridade a peixes, grãos,

verduras e folhas.

Faço musculação e Kung Fu.

"

"

Page 22: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

22 | 76

MAQUIAGEM

BELEZA

Look da personagem Sandra (Isis de Oliveira) na novela Boogie Oogie, da Rede Globo de Televisão, gentilmente cedido pelo O Boticário - Formosa, com os produtos Make B.

Make B. Rosto

• Primer Facial

• Base Stick

• Corretivo Líquido 4 em 1

• Flash Iluminador

• Blush Mosaico Golden

• Pó Facial

Make B. Olhos

• Solução de sobrancelhas

• Primer para olhos

• Lápis para esfumar olhos preto

• Máscara para cílios efeito cílios

postiços

• Quarteto de Sombras Matte

Make B. Boca

• Batom Lilás Majestic

Prepare a pele com: Primer Facial, Base, Corretivo e Pó Facial.

*Primer Facial: Aplicar em todo o rosto em sentido unidirecional, com a ponta dos dedos ou pincel para base.

*Base Líquida: Com o auxilio do pincel , aplique a Make B. Base Líquida Alta Definição de sua tonalidade no rosto, iniciando pela testa descendo para nariz, queixo e o contorno facial. No maxilar deve-se espelhar bem a base, não deixando diferença de tom em relação ao pescoço.

*Corretivo: Aplicar com leves batidinhas, como se estivesse depositando o produto na região inferior dos olhos e em algumas pequenas imperfeições do rosto se necessário. Caso deseje aumentar o contorno dos lábios vale passar corretivo nos cantos externos.

*Pó Facial: Como a base já deixou a pele seca e uniforme, é necessário aplicar uma pequena quantidade de pó facial, de cima para baixo. Não coloque muito pó para não dar um ar de “pele carregada”.

Crie pontos de iluminação e sombra em algumas partes do rosto para realçar a sua beleza. Aplique o Flash Iluminador acima da maçã do rosto seguindo para as têmporas, no “v” dos lábios para ganhar mais volume e, se necessário, ilumine o centro do nariz para afinar e escureça as laterais com um tom mais escuro que o da pele.

Preencha sutilmente as falhas das sobrancelhas com a solução para sobrancelhas. Aplique primeiro o lado do creme, e em seguida utilize o lado da escovinha para pentear os fios e fixá-los.

Inicie o make dos olhos, aplicando uma pequena quantidade de primer em toda a pálpebra superior. Em seguida, aplique a tonalidade intermediária do quarteto de sombras Matte em toda a pálpebra móvel (sombra marrom clara). Com o Pincel Esfumador Pró, marque o canto externo dos olhos esfumando para fora e para cima. Ilumine o ponto alto das sobrancelhas com a sombra iluminadora do quarteto (sombra bege claro).

Faça um traço rente a raiz dos cílios superiores com o lápis para esfumar olhos pretos de Make B. Inicie no canto interno do olho levando em direção ao canto externo. Em seguida, esfume.

Na raiz dos cílios inferiores aplique o mesmo lápis para esfumar olhos Preto, apenas do meio dos olhos para fora.

Finalize o olhar aplicando várias camadas de máscara para cílios Efeito Cílios Postiços, foco desta maquiagem.

O blush Mosaico Gold deve ser aplicado em diagonal, do ponto alto da orelha esfumando em direção ao canto externo dos lábios para ganhar profundidade e afinar o rosto.

Finalize com o batom Lillás Majestic para dar um toque de personalidade e sensualidade no make.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

Page 23: Viu#18 web
Page 24: Viu#18 web
Page 25: Viu#18 web
Page 26: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

26 | 76

Formosa polo moveleiro do nordeste goiano

INDÚSTRIA

Com mais de 200 indústrias gerando cerca de três mil empregos, Formosa se destaca como um dos polos moveleiros de Goiás.

Localizada há 80 km de Brasília, seu principal comprador, Formosa alcançou posição de destaque no setor de móveis e algumas ações do empresariado local têm colaborado para que os artigos produzidos na cidade cheguem cada vez mais longe.

Para fomentar a indústria moveleira, alguns empresários se juntaram e reativaram a Cooperativa de Móveis de Formosa (Coopermóveis). “O objetivo é unir o setor e buscar mais subsídios para facilitar a produção, com acesso à matéria-prima, a preços mais baixos e implantação de cursos de gestão e reciclagem operacional”, informou o presidente da entidade, Raniere Paladini Lessa.

Ao todo, Formosa abriga mais de 200 empresas do ramo moveleiro, entre pequenas, médias e grandes. Todas produzem móveis de alto padrão, e juntas empregam cerca de três mil pessoas. A produção vai, principalmente, para o público do Distrito Federal. “Nosso trabalho na Coopermóveis iniciou há pouco mais de um ano, mas estamos confiantes na integração da classe”, ressalta o vice-presidente Decival Fernandes dos Santos, informando que uma das vantagens dessa união é a aquisição de material em grande quantidade para minimizar custos.

A Cooperativa tem plano de metas a serem atingidas em quatro anos e conta com a parceria do Sebrae, na formação

empresarial e da Prefeitura que faz a coleta de resíduos da indústria para reaproveitamento.

Outra preocupação da entidade, segundo Decival, é trazer para a formalidade pequenos fabricantes que também colaboram na geração de emprego e renda. “É simples e ajuda o estado na arrecadação, além de proporcionar garantias ao produtor formal”.

A Rede Formóveis foi criada após muitas reuniões e hoje é integrada com a participação efetiva de sete empresas e parceria de outras 12 de vários segmentos. Juntas, montaram o primeiro showroom, inaugurado em Formosa, em 25 de outubro de 2014.

O projeto é um sucesso, oferece novo conceito de atendimento ao cliente, apresentando em um só espaço várias empresas que dispõem de produtos com alto padrão de qualidade, diretos da fábrica, o que garante ao consumidor preços bem mais em conta. Além de vantagens como ter à disposição profissionais de todas as áreas no atendimento direto.

Segundo Raniere, o objetivo da Rede é criar, em três anos, mais nove showroons nas principais cidades, em um raio de 500 km de Formosa, abrangendo Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Bahia.

Info: redeformoveis.com.br

" Formosa realmente é um Polo Moveleiro e isso fortalece o comércio local, trazendo clientes de Brasília para consumir em nossa cidade. Isso tudo pela qualificação da mão-de-obra pela solidez das empresas cooperadas."

Jaime da Rocha,DR Móveis e Interiores

Raniere Paladini Lessa

REDE FORMÓVEIS – Junto à reativação da Cooperativa de Móveis, um grupo de empresários, também liderados por Raniere e outros representantes do setor, iniciaram um projeto diferenciado que visa atender por completo o cliente que necessita fazer acabamento e mobiliar sua residência.

Page 27: Viu#18 web

Édio e Elindeproprietarios

Com uma história de sucesso construída com muita seriedade e compromisso,a Presença Revestimentos inaugura no Sudoeste sua nova loja

com revestimentos exclusivos, modernos, que abusam das formas, texturas e relevosacompanhando as tendências e exigências do mercado.

61 3542 5951 - CLSW 105 Bl C Loja 106 - Sudoeste, Brasília61 3631 9992 / 8142 7660 - Av. Anhanguera nº233 Loja 01 - Centro, Formosa

Page 28: Viu#18 web
Page 29: Viu#18 web
Page 30: Viu#18 web

fotos: Guilherme Bays

Bruna Alvarenga Designer e fotógrafa - Home Store - Ivanet Gomes - papel de parede - Florart's - Vidro shoppingLíder Mármores - Viva elétrica - Pink interiores - Retalhos e Detalhes - Casa do encanador - Solução tintas - Mil Plantas

PARCEIROS:

Formosa já conta com a maior rede moveleira da região. A REDE FORMÓVEIS oferece produtos com alto padrão de qualidade,

aliando tecnologia e modernidade em um novo conceito de atendimen-to, onde o cliente encontra tudo em um só lugar.

Faç� �m� �i�it� a� no�s� �h��ro��!(61) 3631.6185Avenida Ângelo Chaves, n. 36, Centro - [email protected] / www.redeformoveis.com.br

Page 31: Viu#18 web

fotos: Guilherme Bays

Bruna Alvarenga Designer e fotógrafa - Home Store - Ivanet Gomes - papel de parede - Florart's - Vidro shoppingLíder Mármores - Viva elétrica - Pink interiores - Retalhos e Detalhes - Casa do encanador - Solução tintas - Mil Plantas

PARCEIROS:

Formosa já conta com a maior rede moveleira da região. A REDE FORMÓVEIS oferece produtos com alto padrão de qualidade,

aliando tecnologia e modernidade em um novo conceito de atendimen-to, onde o cliente encontra tudo em um só lugar.

Faç� �m� �i�it� a� no�s� �h��ro��!(61) 3631.6185Avenida Ângelo Chaves, n. 36, Centro - [email protected] / www.redeformoveis.com.br

Page 32: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

32 | 76

SILVIA PFEIFER

ENTREVISTA

ATRIZ SÍLVIA PFEIFER FALA SOBRE TRABALHO E SUA VIDA PESSOAL

V? - Você ficou quatro anos longe da TV Globo, depois de sua participação na série “Casos e Acasos”, de 2008. Voltou a aparecer em “Malhação”, no ano de 2012. Agora, você vai interpretar Úrsula em Alto Astral. Como será esse retorno e seu papel na trama que também terá Christiane Torloni? É verdade, fiquei afastada alguns anos da Rede Globo e com o término de meu contrato fui para a Record. Voltei fazendo Malhação em dezembro de 2012 até julho de 2013.Depois fiz uma peça de teatro com Marília Pera e agora em Alto Astral um convite que me deixou imensamente feliz de poder voltar a trabalhar na Globo em uma novela das 19 horas com direção de Jorge Fernando e Fred Mayrink e Supervisão de Sílvio de Abreu por quem tenho maior carinho e admiração já que temos uma boa parceria, pois comecei na televisão com texto dele. Depois fiz Torre de Babel, também do Silvio de

Abreu, com a Torloni. Esta sendo ótimo fazer essa novela, um assunto bastante interessante, um papel maravilhoso que tem uma vasta possibilidade de exercício como atriz pelo que esta demandando a Úrsula, minha personagem, ela é má, mas, ao mesmo tempo, tem algo de família que é uma coisa boa.

V? – Na televisão, um de seus mais marcantes papéis foi na novela Torre de Babel (1998), quando compôs com Christiane Torloni um casal homossexual. Na época a repercussão foi negativa e a direção optou por tirá-las da trama. Depois de todos esses anos, você acredita que o preconceito diminuiu? Na época, o personagem da Torloni morreria mesmo em determinado momento da novela. Como ouve certa “censura”, embora não tenhamos visto

na rua nada contra. Foi difícil a aceitação e por isso resolveram me tirar também da novela. Acho que hoje o preconceito diminuiu e, graças a Deus, a prova esta aí com várias novelas tocando no assunto de formas diferentes, envolvendo personagens, mas sempre visando a aceitação das relações homossexuais. Ainda bem! Afinal, estamos no século 21 e é incrível que ainda hoje em dia haja esse tipo de preconceito onde a pessoa é julgada pela opção sexual e não pelo

caráter. Então, só tenho que aplaudir e que continuemos assim. Temos que diminuir o preconceito seja em relação ao que for. V? – Maria Callas, a mais famosa cantora lírica da história, tema da peça dirigida por Marília Pera e estrelada por você. Como foi o desafio de compor a Diva?

Foi um enorme desafio esse convite e ao mesmo tempo uma felicidade e alegria enorme ter tido a oportunidade de ser convidada e dirigida pela Marília. Trabalhei muito e estudei a vida da Callas, vi vários vídeos de entrevistas, óperas, li alguns livros, conversei com as pessoas e a própria Marília me ajudou muito, ela que além de ser uma excelente atriz que canta, dança e entende tudo de encenação, já tinha feito Callas, embora fosse um outro texto, me deu muitas

dicas, pérolas para compor essa personagem incrível e, ao longo do processo, fui valorizando cada vez mais estes “tesouros” com que Marília me presenteou.

V? – O que mais a surpreendeu fazendo Callas? O que mais me chamou a atenção foi o enorme sofrimento, a grande batalha para conquistar e se manter viva no sentido de que ela podia ir atrás do desejo dela

mesmo que fosse sozinha já que tinha pouco ou quase nenhum apoio da família. Teve uma vida muito dura , passou pela queda da bolsa em Nova York quando o pai perdeu tudo, pela Segunda Guerra Mundial. Passou por dificuldades para comer, estudar, vestir e foi com muita luta e perseverança que conquistou tudo que foi. Por amor a arte do canto, da música. Callas simboliza, no melhor sentido possível, uma guerreira.

[email protected] Dida Brasil

Sílvia Escobar Pfeifer começou sua carreira como modelo. Em 1990 ingressou na televisão na telenovela Boca do lixo e fez várias tramas da Globo, como Meu Bem, Meu Mal, Perigosas Peruas, Tropicaliente, Malhação, Celebridade entre outras. Passou pela Record e SBT. De volta à casa, fez Malhação em 2012 e agora como Úrsula, em Alto Astral. A atriz atendeu à solicitação da Viu e concedeu entrevista exclusiva detalhando fatos importantes de sua vida pessoal e profissional.

Page 33: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

33 | 76

"Foi um enorme desafio esse convite e ao mesmo tempo uma felicidade e alegria enorme ter tido a oportunidade de ser convidada e dirigida pela Marília Pêra."

ENTREVISTAFo

to: F

lávio

Col

ker

Page 34: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

34 | 76

V? – Em turnê pelo Brasil, o espetáculo passou por dezenas de cidades, entre elas Brasília e Goiânia. O que achou do público goiano?

Maravilhoso. Nos acolheram super bem, quem foi ficou extremante tocado, muito bem surpreendido. As pessoas vieram falar comigo e acho que esse é o grande barato do ator, é despertar nas pessoas que vão nos assistir a vontade de conhecer uma historia, a admiração de alguém que não se conhecia, alguém que nos deixou um legado tão grande, como Callas.

V? - Vai dar pra conciliar a novela e o teatro?

Já não deu. Tive de sair do projeto infelizmente. A Cláudia Ohana me substituiu em São Paulo porque estava com dificuldade de garantir o deslocamento de uma cidade a outra. Foi com muito pesar que eu deixei o projeto que me dava tanto retorno, tanto prazer. Que me deixava satisfeita a cada noite poder apresentar aquela mulher incrível ao público e também aprender com ela.

V? – Você ficou um período na Rede Record. Como foi trabalhar na emissora e por que optou por sair?

Foi maravilhoso trabalhar na Record, fiz grandes amigos. Trabalhei com pessoas que não tinha trabalhado antes e meu contrato foi de três anos mas só fiz uma novela. Achei interessante ficar sem vínculo para poder não só escolher outro projeto mas ter oportunidade de voltar à Globo como aconteceu e também estar totalmente aberta para o Teatro. Tentei

comprar duas peças de teatro e cheguei a pensar em produzir um espetáculo, mas não deu certo.

V? – Foi nesse período que você aperfeiçoou seu talento para fazer bolos? Tem pretensão de criar a marca “Silvia Pfeifer Brownies”?

Sim e não. Foi mais ou menos na época que uma amiga abriu um bistrô e me pediu para fazer os brownies, outra pessoa que trabalha com comida pediu e acabou indo para a imprensa dessa forma. Eu tenho o maior prazer e boa mão para fazer brownies e bolos, tenho outra receita de família que acho uma delicia e faço muito bem, também pego receitas na Internet e fica bom. Minha mãe é ótima cozinheira, conhece segredos da cozinha e se tivesse se dedicado teria sido ótima chefe, eu não chego a este ponto, mas faço bem bolos e brownies.

Estava com mais disponibilidade de tempo, quem sabe ainda poderei fazer isso profissionalmente...

V? – Casada há mais de 30 anos e mãe de dois filhos. Como é a vida familiar e o que é necessário para manter uma união duradoura como a sua?

Não existe receita a não ser coisas básicas que são fundamentais como respeito para com o outro, admiração, parceria, cumplicidade, companheirismo. Graças à Deus isso a gente soube manter e também uma vida discreta. Acho que a gente soube preservar a nossa vida, dar valor e não se expor tanto.

V? – Aos 56 anos, você esbanja beleza. Além da genética privilegiada, tem algum

ENTREVISTA

segredo para se manter sempre com essa aparência jovial?

Obrigada pelo elogio. Realmente tenho uma genética privilegiada, meus pais demoraram muito para aparentar a idade. Hoje têm mais de 80 anos e estão maravilhosos. Acho que acabei fazendo naturamente o que hoje chamam de alimentação saudável com muita fibra, fruta, verdura, se possível quase nenhuma fritura, pouco álcool, evitar fumo, acho que tudo isso eu fiz com atividade física e sempre dormi cedo.. Também tenho cuidado com a pele estético e clínico há uns 15 anos. Como modelo já tinha esses cuidados com orientação dermatológica, nunca dormi com maquiagem, sempre limpei muito bem a pele e sempre bebi muita água. Quando me tornei modelo passei a tomar pouco sol. Então estou colhendo frutos de um cuidado que sempre foi muito espontâneo.

Page 35: Viu#18 web

Rua Visconde de Porto Seguro, 444 Lj. 02Centro - Formosa - GO

(61) 3631-0182

Page 36: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

36 | 76

Page 37: Viu#18 web
Page 38: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

38 | 76

prêmio mérito lojistaCDL PREMIA OS MELHORES DO ANO DE 2014 COM MUITO GLAMOUR

E A PRESENÇA DO MODELO E ATOR CARLOS [email protected] Dida Brasil

Depois do Prêmio Qualidade Brasil, recebido em São Paulo, a equipe da revista Viu? foi agraciada, no dia 28 de novembro, em Formosa, com o Prêmio Mérito Lojista Empresarial 2014, concedido pela Câmara de Dirigentes Lojistas, aos destaques de Formosa.

A cerimônia de entrega de premiação contou com a presença do ator e modelo Carlos Casagrande que recepcionou os premiados. Na ocasião, ele conversou com a equipe Viu? e concedeu entrevista exclusiva com detalhes de sua vida profissional e pessoal.

Também estiveram presentes autoridades como o Prefeito Itamar Barreto que

parabenizou a organização do evento. “É importante premiar aqueles que tanto fazem pelo município, que geram emprego e renda, levando de forma muito positiva o nome da cidade. Todos estão de parabéns”, ressaltou.

Em seu discurso de abertura, o presidente da CDL, Ademar Cavalini ressaltou o reconhecimento do público e a importância dos homenageados se sentirem orgulhosos pela premiação. “Ao receberem seu certificado, não o deixem na gaveta, exiba-o em local de destaque e que seja motivo de orgulho. Sinta o prazer de servir a alguém e vamos fazer com que Formosa seja cada vez mais formosa”, destacou.

A organização do Prêmio ficou sob a responsabilidade da Mult Up, de Isaque Dantas. “As empresas que estão recebendo esta honraria são as melhores, passaram por uma avaliação criteriosa e justa e se destacaram pelo trabalho que garante a satisfação de seu público”, disse.

Além da revista Viu? várias outras empresas de diversos segmentos foram premiadas. “Ter reconhecimento pelo trabalho que fazemos com tanto carinho e dedicação é fantástico. Nossa equipe agradece aos leitores da Viu? e aos parceiros dos produtos da Alquimia Editora. Este prêmio é para todos vocês”, dedicou a diretora executiva, Cássia de Oliveira.

O Prêmio Mérito Lojista Empresarial deste ano teve estrutura inovadora, além de reconhecer os melhores, a pesquisa consultiva e abrangente devolveu aos empresários, impressões coletadas do público, que ajudarão nas ações futuras das organizações. Na pesquisa, foi avaliado o nível de atendimento, a qualidade dos serviços e produtos, além da estrutura física dos empreendimentos.

O Prêmio Mérito Lojista da CDL, instituído pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, é uma escolha popular e não possui nenhum vínculo com outros prêmios realizados na cidade.

Fotos: Ítalo Vieira, Wellinton Silva e Diego Rego Monteiro

social

Page 39: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

39 | 76

social

Page 40: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

40 | 76

motocross

Esporte

FORMOSA SE DESTACA NO [email protected] Dida Brasil

O número de adeptos do Motocross em Formosa aumenta a cada dia. A cidade tem entre seus representantes a família Muller, detentora de vários títulos de campeonatos brasileiros, estaduais e competições históricas país a fora.

Visto como um meio para curtir a adrenalina e liberdade, o Motocross é um esporte que garante aos competidores muito mais que aventura. É uma forma de conquistar novos amigos, melhorar relacionamento entre as pessoas e manter a forma física. O esforço para segurar a moto enquanto os obstáculos são superados exige, além de atenção, bom condicionamento e são nos momentos dos saltos que o piloto aproveita para relaxar os músculos.

Muitas calorias são perdidas nesse esforço e a sensação de superar limites é o que move os adeptos que garantem ser este um esporte completo. Formosa está no circuito dos praticantes da modalidade e reúne, periodicamente, mais de 60 pilotos da cidade e municípios vizinhos para competições setoriais.

Um dos representantes da cidade que ganhou o Brasil em dois Títulos Brasileiros, e dois Vices, Leonardo Muller, com mais de 15 estaduais, dentre eles títulos Candangos, Goianos e Gaúchos. “A maioria dos campeonatos que participei no Brasil inteiro foi representando Formosa.

A cidade faz parte de minha história no Motocross e sempre a honrei, trazendo para casa muitos títulos. Contei com apoio de empresas e da Prefeitura. Todos esses resultados devo à família e minha equipe IMS Racing, Central Soja (Produtiva), Agroglobo, Coca-Cola, Tim Diesel e muitos outros de fora”, ressalta o campeão que atualmente reside em Brasília e no

momento da entrevista estava no Caribe.Para Leonardo Muller, como o Motocross é um esporte radical, necessita de muita concentração, preparo físico e psicologia. “Também recomendo uma boa moto para dar segurança, um preparador experiente para orientações e quando o praticante tiver nível mais avançado, deve fazer cursos com pilotos graduados. Aprender sozinho é muito difícil”, ressalta.

Entre os demais adeptos do esporte em Formosa está o sobrinho de Leonardo, o piloto Ricardo Muller, campeão brasiliense, filho de José Muller, Campeão Brasileiro Hollywood de Motocross, umas das principais competições da década de 80.

Com a família toda envolvida no esporte, Ricardo é um dos líderes da modalidade na região. Ele conta que em Formosa o Motocross vem sendo praticado em pista Veloterra e Trilhas, com obstáculos mais baixos para treinamento de novos participantes e reclama da falta de espaço apropriado para o esporte. “Tínhamos o local com rampas padronizadas, mas a Prefeitura utilizou o terreno para outro fim e agora, quando competimos temos sempre que buscar novos locais e arcar com os custos de montar pistas com obstáculos”, revela Ricardo.

Quanto aos equipamentos, Ricardo comenta que deve ser a principal preocupação do piloto e na hora de escolher a moto é importante ficar atento para os modelos que têm o melhor desempenho. “Antes o esporte era praticado com motos

importadas, hoje as nacionais estão muito boas”, ressaltou o piloto, explicando que o ideal é começar com uma mais leve e evoluir com a experiência.

Leonardo Muller completa que não precisa ser o melhor piloto ou ter a melhor moto, mas sim, o melhor conjunto. “Quando consegui ganhar o título do campeonato brasileiro, eu brigava para ter o melhor equipamento e o chefe da minha equipe IMS Racing sempre dizia que o importante era ter a moto que nos levaria até o final do campeonato e naquele ano consegui ganhar sete, das oito etapas. Éramos a melhor equipe, o melhor conjunto”, ressalta.

Formosa continua formando pilotos que se sobressaem nas competições e tem uma equipe muito forte no esporte. A solicitação de Ricardo Muller e da turma é de um local adequado às provas, mais infraestrutura da Prefeitura e empresas, divulgação e segurança para participantes e público que prestigia o esporte. “Formosa é vista lá fora como uma grande equipe de Motocross. Se tivéssemos este apoio somado aos profissionais poderíamos evoluir muito mais e marcar a história da cidade com o esporte e turismo”, observa Ricardo.

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA – Itens fundamentais à segurança do piloto são, além de moto adequada, capacete, camisas e calças especiais, óculos, botas, protetor de pescoço, colete, luvas, joelheiras e

cotoveleiras.

Page 41: Viu#18 web

Revista VIU? - outubro 2014

Referência Mundial no DesenvolvimentoEmocional e Social

escola da inteligênciaEducação da Emoção

O programa tem como objetivo inovar a

forma de pensar e fazer a educação.

A ser implantada na Educação Infantil

(Jardim II e III) e no

Ensino Fundamental (1º ao 6º ano)

a partir de 2015

- Conteúdos Formativos

- Práticas Pedagógicas

- Articulação Pedagógica

- Suporte para Alunos, Professores e Pais

- Metodologia Inovadora e Moderna

- Idealizador: Augusto Cury

www.colegiovisaofsa.com.br

Av. João Isper Gebrim, 2630, Formosinha - (61) 3642-3512 | 3642-3537

Page 42: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

42 | 76

Coquetel Revista viu?anunciantes e amigos prestigiam o lançamento DA

REVISTA NO RESTAURANTE PARAÍSO DOS PEIXES

SOCIAL

Page 43: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

43 | 76

SOCIAL

Page 44: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

44 | 76

QUEM VIU?

QUEM VIU?

Capa da Viu? na edição 13, a atriz Isabela Melo continua dando show pelo Brasil a fora. Hoje com quase 18 anos, é motivo de muito orgulho para sua família e amigos. Isa iniciou sua carreira aos seis anos, no Teatro do Sesc, em Brasília. Hoje morando no Rio de Janeiro, encanta plateias inteiras pela sensibilidade e talento nos palcos. Veja um depoimento direcionado à atriz:

as qualidades que de cara vejo nas atitudes de Isabela. Isabela começa sua caminhada já contendo características inertes aos amantes da arte: alegria em fazer e, principalmente, competência, comprovada pelas inúmeras gargalhadas que a jovem goiana despertou do início ao fim do espetáculo”, diretor Richard Maman.

“Como assistente de direção do renomado diretor inglês David Herman, durante a montagem da peça Tartufo, de Moliére, pude acompanhar a atriz Isabela Melo. Sua criatividade e aptidão que, aos

meus olhos, se mostraram logo quando a vi em seus primeiros exercícios, mesmo antes dos ensaios começarem. Bons adjetivos sobram em meu discurso ao tentar exprimir o prazer de ter compartilhado com ela a criação de uma das obras mais fascinantes e atuais da dramaturgia francesa. Falo em prazer pois, ver uma atriz de 17 anos em meio a outros treze atores mais velhos, com a carga nos ombros da personagem responsável por todo o desenrolar da história, certamente é algo que me atinge. É um prazer ver como alguém peita com coragem e segurança o desafio que tem em mãos. São essas as qualidades que creio pertencer a um grande artista, e sãos essas

ISABELA MELO FELIPE SAMPAIO CAMPEÃO DE NATAÇÃO PRECISA DE PATROCÍNIO

PARA CAMPEONATO NACIONAL

LOTUS PRIVATE

Sobradinho Shopping abriu as portas para receber a festa que já é um sucesso. A edição especial LOTUS PRIVATE trouxe os DJs Alan Viera, Telma & Selma , Igor Dias e Caíque Fagundes que comandaram a trilha sonora da balada, misturando House, Trap music e Rock Eletrônico.

Convidado especial da festa, o BBB Marcello Soares, conversou com a equipe Viu? em visita ao Shopping. "É a quarta vez que venho a Brasília e estou muito feliz com o convite". Na ocasião, falou sobre suas metas dentre as quais a carreira de apresentador e deu dicas para quem deseja participar do Reality Show. "Precisa ser original".

Dono de troféus e medalhas de primeiro lugar em competições de natação em Formosa, Goiânia, Brasília e Mato Grosso do Sul, Felipe Sampaio é exemplo de força de vontade. Ele iniciou na academia MN de Formosa, com o técnico Rodny e contou com apoio da professora Cris para conseguir um teste na Associação Aquática de Brasília, no Clube STJ com o técnico Fabiano Terra Feliciano.

Foi o técnico que conseguiu que sua equipe fosse contratada pelo SESI de Taguatinga e a partir daí os treinos se intensificaram e ele tem conquistado muitas vitórias desde então. Com o objetivo de continuar no SESI com sua equipe técnica, Felipe se prepara para o Campeonato Brasileiro 2015. “Temos de conseguir patrocínio para que eu possa ter tudo que é necessário a um atleta de alto rendimento”.

Atualmente, o Felipe conta com o apoio do nutricionista esportivo Doutor Felipe Bizzoto, da Farmácia Artesanal, da Doutora Julliane, do Superintendente da Administração da Rodoviária Henrique Vieira, do Colégio dos Sagrados Corações, da Agrosistemas, Bodyfit Suplementos e Shimizu Agro S Químico.

Pedro Albuquerque e Marcello Soares

Page 45: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

45 | 76

Chegou Ira Sagrada, o livro do poeta Antonio Victor anunciado pela revista VIU? na edição anterior.

São 21 contos construídos com muito esmero pelo autor da música "Alma Transparente", que revela ao público sua intimidade com a arte da literatura.

Capa do Livro

Os estilistas Miguel Habacuc & Rommy Reis, agora juntos, em novo atelier na Asa Norte, criando os mais luxuosos vestidos de festa!

Agende seu horário:61-8548-6816 / 8410-9426Whats App: 61 - 9398-5045

A Secretaria de Turismo realizou em 11/12/2014 no gabinete do prefeito Itamar Barreto a entrega de certificados de conclusão de cursos gratuitos oferecidos pelo Senac em parceria com esta Secretaria.

Foram ofertados os cursos de Auxiliar de Cozinha e Inglês aplicado aos Serviços Turísticos, neste ano de 2014.

Foram entregues também os certificados do CADASTUR (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) para os Guias de Turismo. Tal cadastro

é obrigatório para os profissionais desta área.

A Secretaria de Turismo entende a necessidade de qualificar a mão-de-obra que irá atender direta e indiretamente nossos turistas, trazendo assim melhorias na qualidade de vida do formosense e elevando a melhoria do grau de atendimento no município.

Esta é um das ações necessárias para que o turismo venha a ser um instrumento de desenvolvimento econômico para Formosa-GO.

Cerimônia de entrega dos certificados.

SECRETARIA DE TURISMO ENTREGA CERTIFICADOS

VESTIDOS DE FESTAS

LANÇAMENTO DE LIVRO

Page 46: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

46 | 76

Salão de eventos da maçonariasociedade participa da grande inauguração

[email protected] ACosta Produções

SOCIAL

"Um extraordinário baile produzido pela empresa, ACosta Produções, no dia 06 de dezembro de 2014, marcou a inauguração do salão de eventos do Complexo Maçônico União e Liberdade II, situado no bairro Jardim Califórnia, na cidade de Formosa-GO.

A sociedade prestigiou o novo espaço de eventos, que possui estrutura para receber 700 convidados sentados, amplo estacionamento interno, cozinha e bar equipados com materiais necessários e um ambiente climatizado e agradável.

E foi neste clima que os participantes dançaram e se divertiram embalados pela Banda do Cerrado até às 5h da manhã, com direito a bebidas finas e um delicioso buffet de frios e variados petiscos oferecidos pela empresa, Sofistic Eventos.

Page 47: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

47 | 76

SOCIAL

Ficha técnica:Local: Complexo Maçônico União e Liberdade II

Organização: ACosta Produções (61) 9995-0894

Cobertura: Revista Viu?

Saxofonista: Carlos Azevedo Pinto

Fotos: Hélvio Araújo

Serviço de Buffet: Sofistic Eventos (61) 9918-6883

Sonorização e Iluminação: Som & Luz

Atração musical: Banda do Cerrado

Patrocinadores: Posto Itiquira - Foco Fotografias - Loja Soul Centro Universitário Uninter Artesanal, Farmácia de Manipulação - Mil Plantas - Kom Açúkar e Afeto

Page 48: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

48 | 76

DOM JOSÉ RONALDOnovo Bispo Diocesano de Formosa.

No dia 22 de novembro, em Formosa, houve a cerimônia de Posse Canônica de Dom José

Ronaldo, como 4º Bispo da Diocese que abrange nossa cidade e todo o nordeste goiano. A

celebração aconteceu na Catedral Imaculada Conceição. Dom José Ronaldo é natural de

Uberaba (MG), foi Bispo de Janaúba (MG) desde 2007, e agora vem atender nossa Diocese,

nomeado pelo Papa Francisco em setembro. Após a cerimônia, em entrevista à Viu?, o Bispo

Dom José Ronaldo nos fala um pouco sobre esse momento.

V? – Bispo, nos fale de suas origens...

Bispo – Nasci em Uberaba, e vim para Brasília com 12 anos de idade. Saí em 2007 para ser bispo de Janaúba. Fiquei um tempo no Distrito Federal, voltamos para o norte de Minas e agora aqui.

V? – O que é a Diocese e qual é a função do bispo?

Bispo – A Diocese é uma porção do fogo de Deus que está sob o governo pastoral de um bispo. O bispo é um sucessor dos apóstolos. A Igreja é governada pelo Papa e pelos bispos.

V? – Qual território abrange nossa Diocese?

Bispo – 47 mil quilômetros quadrados, nesse território aqui do nordeste de Goiás.

V? – Como será o seu trabalho nas comunidades?

Bispo – Inicialmente nós vamos ouvir, acolher as pessoas, ver a realidade... Nós não chegamos com coisas prontas. Nós chegamos com a intenção de estabelecer uma relação com a terra e dar continuidade às coisas boas já iniciadas. Aquilo que puder acrescentar para o enriquecimento da vida pastoral certamente nós estaremos fazendo nessa posse.

V? – E ,para finalizar, qual é o sentimento de estar tomando posse hoje?

Bispo – Muita alegria! Me senti muito amado... Desde quando eu cheguei em 1969 em Brasília, no Guará; depois um pouco de Sobradinho, e seis meses em Taguatinga também. Aqui, encontrei muitos que eu conheci no Seminário, leigos que já são padres aqui. Encontrando tanta gente amiga assim, também parentes que vieram de fora, é só alegria. Um momento de muita gratificação e muita paz.

[email protected] Maximiliano Müller

Foto: Maximiliano Müller

SOCIAL

Page 49: Viu#18 web
Page 50: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

50 | 76

DOM FERNANDOComendador Dom Fernando reúne ao longo de sua vida extensa lista de

histórias que se misturam com a construção de Brasília

e desenvolvimento do país.

Dono de insígnia no grau de comendador, outorgada pelo Centro de Estudos de Ciências Jurídicas e Sociais do Brasil em 1983, Dom Fernando Monteiro Andrade é merecedor do reconhecimento.

De família tradicional de empresários do ramo da Engenharia, sempre adorou trabalhar. Empreendedor, desde criança se recusava a receber mesada do pai, preferia vender produtos de sua hortinha e ovos das galinhas que criava para ter seu dinheiro e hoje, aos 79 anos, continua

ativo e administrando vários negócios dentro de sua fazenda em Formosa (GO).Casado com dona Marlívia há 55 anos, é pai de Marlivinha, Fernandinho e Rogério, casados respectivamente com Jaime Cezar, Marcia e Karla, e avô de oito netos, alguns já formados, e uma bisneta, Luiza, de 11 anos. Com todos por perto, o comendador tem na família seu porto seguro e referencial de vida.

Nascido em Niterói, Rio de Janeiro, e criado em Belo Horizonte, Dom Fernando inicia sua história em Brasília a partir de uma viagem de negócios a Goiânia.

Após terminar trabalho para a empresa que representava nos idos de 1957, o jovem mineiro, à época estudante de Engenharia, resolveu que queria conhecer Brasília e fazia questão de fazer a viagem por terra. Como não havia estradas ou transporte regular que ligassem a capital goiana à nova capital federal, fez a viagem em uma jardineira, espécie de ônibus, que levou mais de 12 horas para fazer o trajeto até a Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante. “Foi uma aventura. Passamos por estradas utilizadas apenas por carros de boi, atravessamos rios e fazendas, onde éramos recebidos muito bem pelos fazendeiros”.

Ele conta que ficou impressionado com imenso acampamento que era a Cidade Livre. Não havia nada, tudo ainda estava sendo construído. “Fiquei alojado em um barracão e precisei comprar um tamanco com salto alto para conseguir ir ao banheiro que os trabalhadores chamavam de “casinha” e ficava do outro lado do alojamento”, conta sorrindo, lembrando que naquele dia alugou uma Kombi para conhecer o local. “Era tudo empolgante, estavam abrindo estradas, construindo prédios. Algo fantástico”. Com esta impressão, o jovem retorna a Belo Horizonte.

Em 1959, Fernando vem novamente a Brasília, a trabalho, pensando em passar apenas um mês, mas com tudo que estava ocorrendo, acabou ficando de vez e não retornou a capital mineira para terminar o curso de Engenharia, que já estava quase no final. “O ritmo da construção era alucinante. A epopeia da construção de Brasília é inenarrável. Só quem teve o privilégio de viver aqueles dias, sabe”. Ele conta que não havia hora para nada, a animação era total. Quando o presidente Juscelino chegava, se misturava com todos os trabalhadores. “Não havia fim de semana, feriado, o que importava era entregar a obra no prazo e bem feita”, ressalta.

Dom Fernando lembra que naquela época, o senhor absoluto da construção era Dr. Israel Pinheiro, presidente da

[email protected] Dida Brasil

Fotos: Emir Bocchino / Alquimia Comunicação

personalidade

Page 51: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

51 | 76Novacap, que contratava as empresas ao preço que achava correto com projetos e prazo para entrega. “Se a empresa questionava, ele arranjava outra. Não havia a corrupção que existe hoje, os preços eram lá embaixo e a qualidade tinha que ser alta e o prazo de entrega rígido”.

Nesse ritmo alucinante, tendo de ir à capital mineira a cada 15 dias e já noivo de dona Marlívia resolveu casar-se. O matrimônio foi realizado em dezembro de 1959. Como Brasília ainda não tinha residências, sua esposa ainda passou um tempo morando em Minas. “No ano seguinte, nascia minha filha. Não acompanhei sua chegada, estava em Brasília ocupado com as obras”.

Ele conta que depois de muita dificuldade, uma empresa começou a construir residências e foi possível comprar uma casa na W3 Sul, onde acomodou sua família. Anos depois, comprou terreno no Lago Sul, setor nobre da capital, porque sua esposa gostou do lugar. “Havia poucas casas e as ruas eram de terra. Mandei fazer o projeto, mas ficou maior que o terreno e fui atrás do proprietário do lado, descobri que era de um amigo e por isso, ele me cobrou o dobro na venda”, conta bem humorado, relatando os detalhes da linda casa que construiu.

Em razão do alto padrão da moradia, o presidente do Banco Central à época, fez

proposta e comprou a casa para ser a residência oficial do presidente do banco. Assim, a família morou de aluguel até construir outra mansão em uma chácara perto do Gilberto Salomão que também foi visitada, desta vez, pela esposa do então ministro da Fazenda, Mário Simonsen que a comprou pelo preço solicitado pelo proprietário.

Nesta época, vice-presidente executivo da empresa, Dom Fernando precisava se desdobrar com viagens a negócio por todo o Brasil e residindo em São Paulo,

Fiquei alojado em um barracão e precisei comprar um tamanco com salto alto para conseguir ir ao banheiro que os trabalhadores chamavam de casinha.

"

"

personalidade

Page 52: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

52 | 76

com a sede da empresa em Belo Horizonte e sua família morando em Brasília. “Vivia em São Paulo porque tínhamos grandes obras como a do metrô Sabesp e Telesp. Também pela facilidade de voo para o resto do país, já que em quase todos os estados tínhamos obras”.

O ritmo frenético de trabalho, a distância da esposa e filhos já o incomodava e foi neste período que o pai lhe enviou uma carta pedindo para que parasse. Emocionado Dom Fernando lembra a íntegra do pedido de seu pai e relata alguns trechos: “Meu pai dizia na carta que o trabalho é uma pena que se utiliza para alcançar um objetivo. No momento em que é alcançado não tem mais razão de ser e me pedia para vender as ações para viver minha vida, encontrar minha mulher e filhos”. Com lágrimas nos olhos, o construtor continua: “ele dizia: vá matar a saudades dos amigos, ler seu autor predileto tomando aquele seu conhaque. Para que tanto, meu filho? Você não veste dois ternos nem dirige dois carros ao mesmo tempo. Aquilo me marcou muito, eu lia e relia a carta”, conta emocionado. E assim, resolveu parar, aos 46 anos de idade.

Com consentimento da esposa, foram morar na fazenda de Formosa que já estava toda estruturada com uma bela casa, projetada, construída e decorada com mais de mil metros quadrados, dotada de todo o conforto necessário à família. Contudo, quatro anos depois, retornou a Brasília para abrir nova empresa de Engenharia para o filho Rogério. Quando alcançou o objetivo de tornar o empreendimento seguro e rentável, retornou de vez para Formosa. “Sou muito feliz e realizado, mas não tenho mérito nenhum. Meus ancestrais foram cada um mais fantástico que o outro. Sempre fiz o que vi meu Avô, pai, tio e irmãos fazendo”, ressalta com a simplicidade que lhe é peculiar.

Mas Dom Fernando não parou de trabalhar. Administra a fazenda com a mesma energia que comandava as empresas de Engenharia. No local, atividades diversificadas são realizadas, a exemplo da granja, onde cria 100 mil galinhas poedeiras de ovos férteis, das quais são coletados, em média, 70 mil ovos por dia, que passam por processo delicado até chegar à empresa de Brasília que faz distribuição no Brasil e exterior. Só na granja são 30 funcionários que trabalham diuturnamente. Todos moram na fazenda.

Há ainda a criação de cavalos de raça Mangalarga Marchador, uma paixão de Dom Fernando que um de seus netos, Gustavo e seu pai Fernandinho, herdaram e já começam a promover eventos para divulgação da atividade na fazenda. Além do gado de leite e de corte que dão muito trabalho e são extremamente bem cuidados para garantir a qualidade do produto. São empregados na fazenda mais de 50 trabalhadores, todos

registrados. Alguns tem até 25 anos de carteira assinada. “É um trabalho intenso, mas prazeroso e aqui todos são tratados com dignidade e respeito”, afirma.

Outro empreendimento é o Restaurante Dom Fernando, destino turístico no caminho que leva ao Salto do Itiquira. O local atrai visitantes de todo o Brasil e é comandado pela filha Marlivinha, que foi a idealizadora, e que, assim como o irmão Fernandinho, reside na fazenda.

Todos os dias Dom Fernando percorre suas terras e, mesmo usando uma bengala, caminha por todos os lugares, dirige trator e caminhão. Ele coordena todas as ações e administra pessoalmente, junto com os filhos, todas as contas da fazenda. “Para viver, a gente tem que ter atividade física e mental. Farei 80 anos no início de 2015, estou vivo, ativo e não tenho pressa de ir embora”, ressalta dando risadas.

Para viver, a gente tem que ter atividade física e mental. Farei 80 anos no início de 2015, estou vivo, ativo e não tenho pressa de ir embora.

""

"

Dom Fernando

Monteiro Andrade

e a esposa,

Dona Marlívia

personalidade

Page 53: Viu#18 web

Revista VIU? - outubro 2014

Artista

53 | 72

Page 54: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

54 | 76

Page 55: Viu#18 web
Page 56: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

56 | 76

ATIVIDADE CONTÁBIL

Pode não parecer, mas a atividade contábil é tão antiga quanto à própria história da civilização.

Inicialmente foi criada pela necessidade social de proteção à posse e de interpretação de fatos com o propósito de dispor ao homem informações para o alcance dos fins propostos. Já nos dias atuais, além das atividades já prestadas, com diversos movimentos relacionados à globalização e internacionalização da economia, tornou-se também uma ferramenta avançada de consultoria empresarial, além de prover resultados em diversas outras áreas, tais como: auditoria, perícia, dentre outras.

Diversos empresários nos questionam quanto a real necessidade de se ter um contabilista responsável pelo seu controle patrimonial, bem como se o honorário cobrado não é excessivo.

Bom, em síntese, temos informação quanto à legislação brasileira que dispensa a escrituração contábil para os Microempreendedores Individuais e torna a escrituração contábil simplificada para as microempresas e empresas de pequeno porte, no entanto, não dispensa as mesmas de suas prestações de contas, nem de

procedimentos formais necessários ao seu correto funcionamento.

Na realidade da gestão empresarial, é sabido que seu sócio/titular reserva quase de forma integral seu tempo com sua atividade operacional, principalmente os pequenos empresários, o que impossibilita, na maioria das vezes o correto controle patrimonial, documental e fiscal.

O auxílio de um contabilista, na visão de nossa empresa (ACC - Auditoria, Consultoria e Contabilidade Eireli), deve ser essencial em qualquer atividade e para empresas de qualquer porte, o que traz conforto ao sócio/titular, principalmente quanto às suas questões fiscais.

E em relação aos honorários contábeis? Será que são expressivos? E o custo benefício? São questionamentos que nos são impostos.

Temos sempre que ter em mente a responsabilidade atribuída ao contabilista, quando se firma um contrato. Sua responsabilidade não se enquadra somente com prestações de contas e demais formalidades governamentais, mas também ainda com sua solidariedade em relação ao que está sendo divulgado.

Uma informação incoerente traria responsabilização não somente o sócio/titular da empresa, mas também ao seu contabilista. Ainda com relação a multas, caso informações de prestações de contas aos órgãos públicos não sejam entregues

nos prazos ou com informações divergentes à realidade operacional, podemos citar alguns exemplos:

[email protected] Jean Nunes Calvoso

Ilustração: Nestablo Ramos

negócios

• Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais entregue em atraso (multa de 2% ao mês-calendário ou fração, incidente sobre o valor dos impostos e contribuições informados na declaração, limitada a 20%);

• Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica entregue em atraso (I - de 2% ao mês-calendário ou fração, incidente sobre o montante do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica informado na DIPJ, ainda que integralmente pago, no caso de falta de entrega desta declaração ou entrega após o prazo, limitada a 20%; II - de R$ 20,00 para cada grupo de 10 informações incorretas ou omitidas);

• Informações à Previdência Social GFIP entregues em atraso (2% ao mês-calendário ou fração, incidente sobre o montante das contribuições informadas, ainda que integralmente pagas, respeitado o percentual máximo de 20% e os valores mínimos de R$ 200,00, no caso de declaração sem fato gerador, ou de R$ 500,00, nos demais casos);

• Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física entregue em atraso (Multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto sobre a renda devida);

- Ainda diversas outras poderiam ser citadas.

Em conclusão, é coerente ao empresário procurar um profissional qualificado, evitando desta forma problemas fiscais e formais, por falta tão somente de conhecimento, lembrando sempre de manter em boa guarda sua documentação e com vistas a focar em sua atividade e no desenvolvimento de sua empresa.

Page 57: Viu#18 web
Page 58: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

58 | 76

COSTA DOdESCOBRIMENTOPorto Seguro, Arraial D´Ajuda, Trancoso e Cabrália

no litoral sul da Bahia estão entre os pontos turísticos mais belos do Brasil

Conhecida por suas praias de enorme beleza natural, a Costa do Descobrimento foi o roteiro escolhido para indicar aos leitores, nesta edição. Diversão, descanso e sol os esperam nas primordiais cidades brasileiras.

Com águas cristalinas e mornas, as praias da Bahia conquistam brasileiros e estrangeiros que procuram associar conforto, bom preço e qualidade. O passeio pode começar por Arraial D'Ajuda, que apresenta o mar mais calmo permitindo desde a prática de stand up paddle (o famoso sup) até o mergulho. Arraial ainda oferece diversos pontos turísticos como o parque aquático e a rua Mucugê, conhecida como um dos locais mais charmosos do Brasil.

Outra dica é Trancoso, a vila construída ao redor de um quadrado é um charme e encanta a todos que a conhecem. A praça do quadrado é um dos pontos turísticos marcantes. Lá encontram-se diversos bistrôs e pousadas prontos para receber o visitante com uma bela vista da praia dos coqueiros.

Entre as praias mais famosas de Trancoso está a do espelho, onde mar e falésias se unem em um espetáculo de beleza que atraiu pessoas do mundo todo, como a diva Beyoncé, Luciano Huck e Angélica, a blogueira Thássia Naves, e recentemente, Solange Knowles, cantora e irmã de Beyoncé que levaram um pouco da beleza de Trancoso.

Perto de Arraial e Trancoso está Porto Seguro. A cidade que é símbolo de lazer e badalação conta com diversos atrativos, além das praias maravilhosas; Lá o turista conhece a cultura local andando pela Passarela do Álcool, uma rua cheia de restaurantes, lojas e barraquinhas de drinks diversos (um melhor que o outro, por sinal).

Porto Seguro se destaca também pelos complexos de lazer à beira mar com imensas barracas dotadas de toda infraestrutura que garantem a diversão dos visitantes, a maioria situada na praia de Taperapuã. Pertinho dali está Santa Cruz de Cabrália que oferece, além das belas praias, as reservas indígenas.

Na praia de Coroa Vermelha é possível tomar um maravilhoso banho de mar em águas calmas e ainda conhecer um pouco mais da cultura dos índios pataxós, além de fazer compras de artesanato e saborear vários pratos típicos. Em Coroa foi realizada a primeira missa do Brasil e está pertinho do mar o monumento que marca a data com uma imensa cruz que simboliza o ato.

O distrito de Santo André, em Cabrália, foi sede da Seleção da Alemanha na Copa do Mundo. O local encantou a equipe técnica e jogadores. Com tantas coisas boas pra fazer nesse paraíso, todo tempo do mundo ainda é pouco. Venha conhecer esse pedacinho do Brasil, o primeiro a ser reconhecido como terras brasileiras.

Praia dos Coqueiros - Trancoso

minha viagem

[email protected] Mariana Ornelas

Fotos: BR Mapas

Page 59: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

59 | 76

Trancoso

minha viagem

Champagne em Trancoso

Almoço no Terravista - Porto Seguro

Banho no Beira rio em Santo André

Quadrado - Trancoso Praia do Espelho

Guaiú Santa Cruz de Cabrália Praia de Arakakaí - Santa Cruz de Cabrália

Para maiores informações consulte nossas publicações do sul da Bahia.

Page 60: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

60 | 76

PRêMIO QUALIDADE brasil

SOCIAL

REVISTA VIU? RECEBE PRÊMIO QUALIDADE BRASIL 2014

Empresários e personalidades do Teatro e Televisão foram

premiados em cerimônia de gala no Clube Sírio Libanês,

em São Paulo. A Revista VIU? recebeu a

estatueta e fez a cobertura do evento.

A 37ª cerimônia solene de entrega do Prêmio Qualidade Brasil foi realizada no Clube Sírio Libanês, em São Paulo, reunindo empresários de todos os segmentos de negócios do país, além de artistas do teatro e televisão.

O presidente da Associação Prêmio Qualidade Brasil, o italiano Vitor Milano recebeu a equipe Viu? para uma conversa descontraída antes do início da cerimônia. “Chegamos ao Brasil em 1977 trazendo as primeiras ISOs (Certificação Internacional de Padronização) com o objetivo de distinguir aqueles que tinham certificação, pois na época não era considerada necessária a qualidade, já que apenas os produtos brasileiros eram conhecidos”. Milano lembra que nestes quase 40 anos houve grande evolução no mercado. “Quando começamos a premiar

pela qualidade de produtos e serviços houve um avanço. Há empresas que até hoje utilizam o selo Qualidade Brasil. O Prêmio, um dos mais antigos está em outros 27 países”, observa.

A cerimônia de gala teve início com a apresentadora Mylenna Ciribelli na condução dos indicados. Da Revista Viu? receberam a estatueta a jornalista Dida Brasil e o diretor de arte Emir Bocchino, representando a presidente da Alquimia Comunicação, Cássia de Oliveira.

Na ocasião, a Equipe Viu? fez a cobertura do evento, que contou também com a presença de empresários de Formosa premiados pelas empresas que entendem a qualidade como fator necessário para o desenvolvimento do país.

Marcos Alves de Oliveira, da Casa do Construtor, ressaltou a importância de ter sua empresa na lista das agraciadas: “É uma conquista importante receber mais um prêmio é uma forma de destacar o nosso empreendimento que se dedica com carinho ao cliente e é regido pelo respeito aos colaboradores e funcionários”.

A Engepra Engenharia, representada por Douglas Oliveira e Camila, recebeu a estatueta. “É o quarto ano consecutivo que recebemos o prêmio e reconhecimento é sempre bem vindo. Estamos muito felizes e agradecidos”, ressaltou Douglas.

Os empresários Beth e Tarley Cury receberam o prêmio pelas boas práticas do Colégio Visão de Formosa, e o Café Itiquira solicitou à equipe Viu? que recebesse a homenagem em nome da

empresa.

Dida Brasil entrevista Vitor Milano

Dida Brasil, Milena Ciribely e Emir Bocchino

Douglas Oliveira e Camila

Beth, Juliane e Tarley Cury

Marcos Oliveira e esposa

[email protected] Dida Brasil

Fotos: Emir Bocchino

Page 61: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

61 | 76

PRÊMIO ARTE QUALIDADE BRASIL

O ponto alto da cerimônia foi a premiação de atores e atrizes do teatro. A maioria dos vencedores é conhecida do grande público pelas atuações também na televisão e cinema. Os eleitos foram apontados pelo público via Internet. Entre os mais aplaudidos, Laura Cardoso que, emocionada, relatou à equipe Viu? a importância do Prêmio Arte: “Estou feliz e muito comovida. É sempre maravilhoso ter reconhecimento do público pelo trabalho que desempenhamos”, observou.

A talentosa Mel Lisboa ganhou o prêmio de melhor atriz de musical pelo “Rita Lee mora ao lado”. “Estou muito feliz com a premiação. Aproveito para informar que estarei em Brasília com este espetáculo no primeiro fim de semana de dezembro (6 e 7/12)”. Mel também relatou que fará uma parada no musical para gravar a novela “Os 10 Mandamentos”, da TV Record, e retorna no próximo ano com Rita Lee e Luz Negra.

Também conversou com a Viu? Marcelo Médici, ganhador do prêmio de melhor ator teatral de comédia. “Estou muito feliz. É a quarta vez que sou indicado e terceira vez que ganho. Tenho muito carinho por este prêmio e o espetáculo "Cada dois com seus pobrema" é muito especial e uma continuação do "Cada um com seus pobrema" que ficou em cartaz por dez anos. Vou parar agora para gravar a novela Alto Astral e volto em julho do ano que vem”, informou Médici à Viu?.

Para a Revista Viu? o Prêmio Qualidade Brasil sintetiza o trabalho de anos, o carinho e a dedicação com todos os produtos da Alquimia. “Dedico esse prêmio a toda equipe que sempre trabalha para oferecer o melhor aos nossos leitores e sabemos que o mais importante na empresa é o material humano”, ressaltou a editora chefe da Viu?, Cássia de Oliveria.Veja os momentos da entrega do Prêmio Qualidade Brasil

SOCIAL

Dida Brasil entrevista a atriz Laura Cardoso

Marcelo Médice

Lu Grimaldi com sua estatueta

Dida Brasil com Mel Lisboa

Emílio Dantas Otávio Martins e Rachel Ripani

Page 62: Viu#18 web
Page 63: Viu#18 web

Nasceu em Itapuranga-GO. Mãe apaixonada de dois filhos, Ana Luiza e Lucas. Formada em Administração Pública pela UEG (Universidade Estadual de Goiás) e com MBA em Gestão Empresarial pela ESAD (Escola de Administração e Negócios). Começou sua vida profissional em Posse-GO (cidade em que morou por vários anos e tem um profundo carinho) como diretora administrativa de um importante centro clínico, o qual ajudou a fundar. Logo depois se mudou para Brasília, onde começou a fazer faculdade de design de interiores, uma de suas paixões, mas também queria investir em um negócio que fizesse parte do universo da beleza... Foi quando conheceu a franquia SPA DAS SOBRANCELHAS, e apaixonou-se. ”Definitivamente nasci para fazer sobrancelhas”, ressalta.

QUEM É

Nome:Tatiana Chaves Siqueira - 38 anosEmpresa:Spa das Sobrancelhas - Formosa

Perfil pessoal

Perfil PROFISSIONAL

Fez vários cursos pelo Brasil e hoje é uma micropigmentadora e designer de sobrancelhas. Está brilhando em sua profissão, deixando as mulheres com um “novo olhar”. A empresa vem conquistando seu espaço devido ao tratamento exclusivo que cada cliente recebe. Tatiana é uma empresária dedicada a seu negócio e dona de uma personalidade forte. ”Não é fácil conciliar vida profissional, pessoal e ainda administrar uma casa. Sou fã das mulheres; fazem tudo isso, e ainda são lindas e usam salto alto. Agradeço aos meus pais, Otoniel Lopes Siqueira e Maria Luiza Chaves, por ser quem eu sou hoje. Me ensinaram a ter caráter e responsabilidade. E a Deus, por sua infinita bondade e por cuidar tanto de mim”, diz Tatiana.

Agradeço aos meus pais, Otoniel Lopes Siqueira e Maria Luiza Chaves, por ser quem eu sou hoje. Me ensinaram a ter caráter e responsabilidade. E a Deus, por sua infinita bondade e por cuidar tanto de mim. "

"

empreendedores

Page 64: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

64 | 76

PREVISÕES

O que os astros sinalizam para 2015

Que tenhamos consciência do investimento

emocional ao qual nos disporemos para não desperdiçarmos esse

poder coletivo de amor e companheirismo com sentimentos de posse

ou ciúme.

Este é um ano onde o ato de escolher estará no centro base da ideia que temos sobre o que é uma nação ou uma pátria. O foco estará em analisar as escolhas, refazê-las se necessário, e até mesmo desistir ou mudar de opções.

Tudo que se relaciona com o escolher, seja passiva ou ativamente, em 2015 faz-se importante.

O Brasil estará numa busca desesperada pelo resgate do que já atingimos anteriormente. Se munidos de intuição, sabedoria e relações diplomáticas o clima de prosperidade começa a surgir. É tempo de fazer acordos e alianças sem perder a certeza de que somos nós que teremos de sanar dívidas e cobrir nossos gastos.

FINANÇAS

COMÉRCIO E NEGÓCIOS

É hora de reconhecer nossos recursos, de fazer valer o que temos para realizar planos. É imprescindível utilizar o que existe concretamente. Nada de depender de terceiros, de empréstimos ou da boa vontade dos outros. Mostrar ideias, propor movimentações e ser criativo é chave para o novo ano. Atenção com a pressa e com a disponibilidade de oferecer algo que ainda possui.

FAMÍLIANos últimos anos o Brasil vem desejando ampliar suas possibilidades de estruturas familiares e em 2015 algumas dessas possibilidades podem mudar ou nascer, contudo, somente esforço e dedicação dos interessados é que marcarão presença. As famílias tradicionais poderão ser o padrão de estrutura familiar, mas as novas chegam junto e se estabelecem na medida em que se expõem para serem reconhecidas socialmente. É um ano para se investir no que queremos ser como povo, e saber quais mecanismos precisaremos utilizar para a manutenção dessa outra identidade.

MODO DE VIDAO brasileiro tende a desenvolver um comportamento mais amoroso e acolhedor para com o outro. Nada melhor do que o abandono da brutalidade de agir em troca de um mergulho nas ações com amor. O povo se apaixona pelo Brasil.

PARCERIAS E SOCIEDADESÉ possível que o Brasil se veja numa situação desconfortável com outros países com quem tem parcerias. Este é um período de resguardo para repensar ações e apoios. Isso não significa um período obscuro, e sim de alinhamento do pensamento individual para a formação de novas alianças. Paira sobre as parceiras e sociedades o medo, uma desconfiança. Agora é hora de se organizar internamente e fazer grandes alianças, para somente então dar maiores e harmoniosos passos.

ECONOMIAEconomicamente nem precisamos de previsões esotéricas para saber que passaremos por uma queda absurda. 2015 será um ano de olhar para os erros do passado e encarar as questões com outros pontos vista. A economia brasileira desmorona muito mais no plano psicológico do brasileiro do que no plano material, o que também não será fraco.

PODER

As mulheres ganham mais força e projeção pública durante esse período em diversos campos. Os homens públicos que assumirem posturas mais apaziguadoras e acolhedoras em suas ações políticas e ideológicas acompanharão esse fluxo feminino de ascensão perante a sociedade. 2015 é um ano para “arrumar a casa”, “lavar a roupa suja”, “jogar coisas velhas fora”, “tirar os esqueletos de dentro dos armários”. Ou seja, chegou a hora de começar a faxina política e ideológica tão esperada.

ESPIRITUALIDADE E FRATERNIDADE

A tendência do Brasil, de um modo geral, é harmonizar, estabelecer laços e construir afetos. O brasileiro, individualmente, desejará um ambiente e um clima favorável para atravessar o próximo ano e isso implica em cuidar, acolher e aceitar o outro.

REVOLUÇÕES SOCIAISA fúria das manifestações ganha outra cara. As conquistas reivindicadas anteriormente começam a despontar no horizonte como a possibilidade de realização. E o foco é realizar sem a necessidade de ações nas ruas. As multidões se desfazem, não por falta de fé coletiva, mas em virtude das lideranças se erguerem diante dos novos obstáculos, que exigem um pensamento social mais organizado com o foco de criar um canal de acesso real entre o povo e o poder público. A população precisa dedicar um pouco mais de atenção e cuidado com escolas, hospitais, presídios e outras instituições que representam o amparo fraterno da sociedade. Precisamos ir além de cobranças ao governo e estabelecer ações de voluntariado. Além disso, há o desejo de fazer o bem. Não temos uma ideia evidente e precisa sobre como seria uma comoção nacional de amor, mas isso com certeza é algo muito instigante.

Um bom 2015 pra gente!

Leonardo Shamah(61) 8177-6218

[email protected] Leonardo Shamah

Page 65: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

empreendedores

Casada com Igor Facco Ravanello (dentista especializado em implantodontia), mãe de 2 meninos, paulista, formada em turismo e hotelaria (Unoeste – Universidade do Oeste Paulista). Residente em formosa desde 2007.

Perfil profissional

Depois de se formar e trabalhar no setor de turismo desde o ano 2000, resolveu em 2009 fundar a Fatur Viagens em Formosa, visando um atendimento personalizado e diferenciado para seus clientes, familiares e amigos. Uma consultoria de viagens na busca de idealizar um sonho.

A comprovação da eficácia e perfeição do trabalho da empreendedora já se evidenciou com os prêmios que conquistou nos últimos anos. Entre eles a Fatur Viagens ficou entre as 10 melhores agências de Brasília e região em 2013 e entre as 5 melhores neste ano de 2014. Sem falar que ficou entre as 400 melhores do país no início deste ano, onde o prêmio foi uma viagem para Cancún. Recebeu também o Prêmio Mérito Lojista 2014 em Formosa.

Como concorrentes de um setor cada vez mais exigente, a empresa busca sempre se atualizar sobre novas tendências e dos novos desafios do mercado de turismo, mas sem perder a essência do atendimento a qual prima sempre por atender as necessidades do cliente de modo familiar e receptivo.

QUEM É

Nome:Fabíola Dias Ravanello, 34 anosEmpresa:Fatur Viagens

Perfil pessoal

Page 66: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

66 | 76

ARTISTA

NESTABLO ramosuniverso das HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM DESTAQUE

[email protected] Dida Brasil

Ilustração: Nestablo Ramos

Ele é designer, roteirista, apresentador de programa de

rádio e desenhista de histórias em quadrinhos. Sua mais nova obra

será lançada com o título “Marcus, o menino vermelho de Marte”.

Nestablo Ramos é referência no Distrito Federal pelas publicações que somam mais de 10 livros, alguns produzidos em parceria com amigos. Carioca, morador de Brasília desde criança, o autor tem um carinho especial pela cidade, tanto que fez uma série de tirinhas para a Revista Tablado com histórias interessantes passadas na fictícia quadra 317 Norte.

Amante dos quadrinhos, sempre teve incentivo dos pais e desenha desde os três anos. Sua carreira como ilustrador e animador começou em 1993 no mercado publicitário. A primeira publicação autoral veio, de forma independente, em 1998.

Admirado por fãs aficionados por quadrinhos, Nestablo é ganhador de vários prêmios que ressaltam a qualidade e criatividade de seu trabalho. Com humor diferenciado que imprime em suas histórias a importância da preservação do meio ambiente e o amor pelos animais, o autor tem o privilégio de ter várias editoras que confiam e publicam suas obras.

Entre seus livros estão a série "Zona Zen", publicada em 2005, o primeiro volume da trilogia ZOO publicado pela editora HQM, em 2009, ganhador do Prêmio Bigorna de Melhor Publicação de Aventura de 2010 e selecionado pelo Ministério da Educação para o Programa Nacional de Biblioteca nas Escolas (PNBE).

Em 2010 publica as aventuras de Zen (Prismarte), que lhe rendeu cinco troféus em quatro categorias “Melhores da PADA 2011". E lança neste mesmo ano o segundo álbum de ZOO. No ano seguinte, "PET contra a ameaça biológica" (Editora LER), projeto que recebeu adaptação para o jogo de cartas: "PET – o desafio" (Biolúdica) e teve continuidade com

versões infantis. Ainda em 2012, também pela Editora HQM, "Natureza Humana" em parceria com o jornalista Gonçalo Júnior.

Sua mais recente obra, com lançamento previsto para breve é “Marcus, o menino vermelho de Marte”. O autor conta que para este livro, primeiro veio nome, depois a história. “Foi engraçado porque estava dirigindo e me veio esse título na cabeça, gostei e comecei a desenvolver a ideia”. Para Nestablo o processo de criação ocorre de forma diferente, a partir de um projeto que leva em torno de oito meses para ficar pronto.

Nestablo também é apresentador do programa de webrádio, Enerdizando, com o objetivo de divulgar a Cultura Pop Mundial. “Prolífico criador de personagens, sou acima de tudo apaixonado pela vida animal e crítico da violência, temas sempre abordados em minhas obras, em meio a muita

aventura e humor”, resume o autor que também usa a Internet para divulgar seus trabalhos e promover campanhas para publicação e disseminação de suas obras.

"Marcus, o Menino Vermelho de Marte" - Será publicado pela Thesaurus Editora. Com 80 páginas, narra as aventuras do jovem cosmonauta ao lado de seu fiel amigo e parceiro, o robô Kwiloo. O menino marciano teve sua nave avariada ao ser atingida por detritos espaciais enquanto observava a Terra. Após um pouso de emergência, foi resgatado pelo astrônomo Kelvin Reis e sua filha Keyla. Agora, ele precisa encontrar uma forma de voltar para casa, mas descobre que o planeta azul é governado com mãos de ferro pelo tirano Aycef. Deve Marcus se envolver e ajudar a raça humana? Este é um livro ilustrado para leitores de qualquer idade e defende a igualdade social e racial, a preservação da vida e da natureza.

Page 67: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

67 | 76

ZOO – É uma cidade, um mundo onde os animais são dominantes e o ser humano é matéria prima para tudo o que move essa sociedade animal. Servem de bichinhos de estimação, comida, combustível e até roupas. Com um tremendo apelo ambiental, a trilogia mostra como seria o mundo dominado pelos animais, um simulacro que não difere tanto da forma como nós os tratamos. As aventuras abordam questões como assassinato e tráfico de animais, vivissecção, rinhas e muito mais.

PET Amigos - História em quadrinhos com temas ligados à sustentabilidade ambiental, social e cultural - Nessa história, o quartel-general dos PET Amigos é comandando por Pan, um urso panda vegetariano que, com seus amigos, vigiam e monitoram os perigos no planeta. Pan, Sabrinho (o tigre siberiano), Blindado (o tatu-canastra), Olga (a onça-pintada), Leo (o mico-leão-dourado), Sauro (o jacaré-açu) e Lupo (o lobo-guará) precisarão desvendar um trote passado ao Corpo de Bombeiros, apagar um incêndio iniciado por uma ponta de cigarro jogada no chão e combater um monstro de fogo gigante.

Zona Zen - Histórias produzidas com o objetivo de retratar aspectos do relacionamento humano por meio das aventuras do protagonista Zen, um cara normal que tenta desesperadamente descobrir uma fórmula que o ajude a se adaptar a este planeta. Sempre com bom humor diante das situações do dia- a-dia, Zen e seus amigos liberam a imaginação para fugir do stress cotidiano.

Visite: www.nestabloramos.com.br e saiba tudo sobre o autor e suas obras.

Page 68: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

68 | 76

gastronomia

GASTRONOMIASABOR E TRADIÇÃO DA COZINHA MEDITERRÂNEA PARA A CEIA DE ANO NOVO

Em alta nos meios gastronômicos por ser saborosa e saudável, a cozinha mediterrânea é uma ótima escolha para sua ceia de ano novo. Essa receita de bacalhau, além de ser leve, tem preço médio e é de fácil execução. Confira abaixo a receita a seguir, execute, impressione, e bom apetite!

INGREDIENTES: para 2 pessoas.

500 g. de lombo de bacalhau dessalgado.1 Litro de azeite extra virgem de boa qualidade.2 batatas grandes.2 cebolas grandes.1 cabeça de alho.1 abobrinha.1 beringela.6 tomates cereja.2 bananas da terra.Ervas frescas ou secas (tomilho, alecrim, manjericão, sementes de coentro) a gosto.Sal grosso a gosto.

PREPARO:

Corte o lombo do bacalhau em duas partes iguais. Corte a parte de cima da cabeça de alho mantendo a casca de modo que possa cozinhar na água sem desmanchar.

Ferva água em uma panela média para cozinhar o bacalhau e o alho juntos. Ao ferver a água, mergulhe o bacalhau e a cabeça de alho juntos e deixe cozinhar por aproximadamente 30 segundos, ou até que as lascas do lombo do bacalhau comecem a se separar. É preciso prestar atenção, pois é muito rápido.

Depois de cozidos, mergulhe o bacalhau e o alho em uma vasilha cheia de azeite cobrindo sem dó de gastar. Deixe descansar enquanto prepara os demais ingredientes.

Corte os legumes em rodelas ou em tiras conforme o seu gosto.

Grelhe os legumes temperando com sal grosso, azeite e ervas, em temperatura média para que fiquem ao ponto e com marcas da grelha. Monte o prato e arrase!

[email protected] Emir Bocchino

Fotos: Emir Bocchino

Page 69: Viu#18 web
Page 70: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

70 | 76

GATAS VIRA LATASExposição fotográfica marca lançamento de projeto que vem

mudando a realidade dos animais abandonados de Formosa

-

Em janeiro o Amigo Cão FSA lança em um evento alto astral a exposição Gatas Vira-Latas. Treze jovens, lindas, engajadas e apoiadoras da causa animal em um gesto de amor e solidariedade aos animais abandonados de nossa cidade.

Em um ensaio inédito registrado pelas lentes dos jovens e talentosos fotógrafos Helvio Araujo e Ítalo Vieira, as fotos irão apresentar gatos e cães sem raça definida resgatados e adotados pelo projeto, conhecidos como vira-latas, estimulando a adoção responsável, castração e as denúncias sobre maus tratos a animais que sofrem preconceito (gato preto, pit bull, cães com alguma deficiência ou simplesmente por serem vira-latas.)

Em parceria com empresas e pessoas socialmente responsáveis, a Exposição Gatas Vira-Latas marcará a apresentação oficial do projeto à comunidade e terá como principal objetivo a captação de recursos para manutenção e castrações em 2015.

A exposição acontecerá no Barbauêh, domingo, dia 18 de Janeiro, a partir das 17:00.

Para saber mais acesse as redes sociais:fb.com/institutoitiquira fb.com/amigocaofsa

instagram: @amigocaofsa

Realização: Instituto Itiquira, Amigo Cão Parceria: Consulvet

Apoio: Helvio Araujo, Italo Vieira, Barbauêh, Comer Leve

Walmir, Impacto, Pâmella Miranda

CIDADANIA

[email protected] Amanda Lima

Fotos: Hélvio Araújo e Ítalo Vieira

Page 71: Viu#18 web
Page 72: Viu#18 web

Revista VIU? - dezembro 2014

72 | 76

CAMPEONATO

Page 73: Viu#18 web

Revista VIU? - outubro 2014

Page 74: Viu#18 web

Inaugurado em 1984, o Restaurante Casarão está completando 30 anos de boa gastronomia, atendimento e expressões artísticas em geral.

Situado em localização privilegiada, na Praça Nossa Senhora da Conceição, onde se localiza a belíssima Catedral em estilo Gótico, o Restaurante Casarão preserva sua fachada original tombada pelo Departamento do Patrimônio Histórico do Município, e mantém aberto em seu interior galeria de artes com exposição de vários artistas (todas as obras estão a venda), sala vip, camarotes, espaço de eventos com capacidade para 600

30 ANOS DO CASARÃO

pessoas e varanda frontal onde se apresentam inúmeros músicos, dos veteranos aos mais novos artistas (locais e de outras regiões).

Sob a supervisão geral de Benício Ribeiro Azevedo, além de sua tradicional picanha na chapa, o Restaurante Casarão oferece aos clientes e visitantes um delicioso bufett self service, aberto de segunda a segunda para almoço, entrega de marmitas, pizzas entre outras delícias, tudo a preço justo.

Confira reservas e promoções através do telefone 61 36312279

Deliciosa opção para o dia-a-dia com cardápio executivo variado, sanduíches, sucos e açaí, o restaurante Comer Leve funciona 7 dias por semana, das 11:30 as 23:00 horas.

COMER LEVE CLUBE DO BLUES

Para os amantes da boa música o Saint Peter Restaurante oferece todas as segundas a partir das 20:00 h. os clássicos do Rock"n Roll e do Blues sob o comando do guitarrista Tyty Moreno e convidados.

entretenimento

Page 75: Viu#18 web
Page 76: Viu#18 web