Viver Toledo - edição 65

12
Toledo, de 08 a 14 de outubro de 2010 - Ano 2 - nº 65 VALDIR PAGLIARINI ALVIR PREISNER BRUNO RADUNZ MAYARA MARTAN DOM FRANCISCO WANDERLEY GRAEFF PÁGINA 02 PÁGINA 08 PÁGINA 03 PÁGINA 03 PÁGINA 05 PÁGINA 02 PÁGINA 11 PÁGINA 07 PÁGINA 02 PÁGINA 12 >> FEIRA | AGRONEGÓCIO EM ALTA COM EVENTO TOLEDANO As tais pesquisas foram um fiasco, agora envol- vendo também os princi- pais institutos brasileiros; o perde e ganha da polí- tica de Toledo e região; negociação deve levar o 1º suplente Duílio Genari para a Assembleia Legis- lativa. O perdão é uma das atitu- des morais mais nobres e emocionalmente com- plexas já criadas pela civi- lização. Jorge Luiz Borges escreveu: “Para as ofensas, a maior arma é o esqueci- mento. É no esquecimento que se igualam vingança e perdão”. Professor possui vasto ma- terial sobre a história das grandes guerras mundiais e acervo de réplicas de aviões militares; Colônia com aces- so mais bonito; segmento que mais possui credibili- dade junto à população é a dos bombeiros. Pode parecer estranho, mas é isso mesmo: bocejar ajuda a resfriar o cérebro e melho- ra a atenção; fi lhos com am- bos os pais obesos apresen- tam alto risco de obesidade, bem como determinadas mudanças sociais estimu- lam o aumento de peso em todo um grupo de pessoas. Em destaque, o rosário na vida do católico: carta apostólica do Papa João Paulo II afirma que na sua simplicidade e profundida- de, a oração do terço per- manece de grande signifi- cado e destinada a produzir frutos de santidade. ExpoToledo: evento reche- ado de atrativos; Lumiar Turismo vende os cruzeiros do maior navio a singrar o Atlântico no Brasil; Guaçu deu show na cobertura das eleições; Spaço Vitta abre formação profissional em Swásthya Yôga. Wanderley Graeff Divulgação Divulgação PÁGINA 03 ExpoToledo 2010 mostra o melhor da genética animal e muita diversão Shows para lotar a Arena de Rodeios, como nos anos anteriores, e animais de alta linhagem estarão em evidência no evento que começa nesta sexta-feira Colaboradores conhecem atuação da Entidade Dorcas Temporada de cruzeiros em destaque na Lumiar Turismo Colaboradores conhecem funcionamento de entidade que assiste crianças e adolescentes Miriam e Marcos Bortolotto e Matildes e Deoclécio Goettems em cruzeiro no navio Vision of the Seas CVC Viagens inaugura loja em Toledo Deputado Welter agradece os quase 42 mil votos recebidos Condicionadores de ar Pelanca recebe apoio por proposta para escolas Loja está localizada no Centro Comercial do Lago

description

Viver Toledo - edição 65

Transcript of Viver Toledo - edição 65

Toledo, de 08 a 14 de outubro de 2010 - Ano 2 - nº 65

VALDIR PAGLIARINI ALVIR PREISNER BRUNO RADUNZ MAYARA MARTAN DOM FRANCISCO WANDERLEY GRAEFF

PÁGINA 02

PÁGINA 08

PÁGINA 03

PÁGINA 03

PÁGINA 05

PÁGINA 02 PÁGINA 11 PÁGINA 07 PÁGINA 02 PÁGINA 12

>> FEIRA | AGRONEGÓCIO EM ALTA COM EVENTO TOLEDANO

As tais pesquisas foram um fi asco, agora envol-vendo também os princi-pais institutos brasileiros; o perde e ganha da polí-tica de Toledo e região; negociação deve levar o 1º suplente Duílio Genari para a Assembleia Legis-lativa.

O perdão é uma das atitu-des morais mais nobres e emocionalmente com-plexas já criadas pela civi-lização. Jorge Luiz Borges escreveu: “Para as ofensas, a maior arma é o esqueci-mento. É no esquecimento que se igualam vingança e perdão”.

Professor possui vasto ma-terial sobre a história das grandes guerras mundiais e acervo de réplicas de aviões militares; Colônia com aces-so mais bonito; segmento que mais possui credibili-dade junto à população é a dos bombeiros.

Pode parecer estranho, mas é isso mesmo: bocejar ajuda a resfriar o cérebro e melho-ra a atenção; fi lhos com am-bos os pais obesos apresen-tam alto risco de obesidade, bem como determinadas mudanças sociais estimu-lam o aumento de peso em todo um grupo de pessoas.

Em destaque, o rosário na vida do católico: carta apostólica do Papa João Paulo II afi rma que na sua simplicidade e profundida-de, a oração do terço per-manece de grande signifi -cado e destinada a produzir frutos de santidade.

ExpoToledo: evento reche-ado de atrativos; Lumiar Turismo vende os cruzeiros do maior navio a singrar o Atlântico no Brasil; Guaçu deu show na cobertura das eleições; Spaço Vitta abre formação profi ssional em Swásthya Yôga.

Wanderley Graeff

Divulgação

Divulgação

PÁGINA 03

ExpoToledo 2010 mostra o melhor da genética animal e muita diversão

Shows para lotar a Arena de Rodeios, como nos anos anteriores, e animais de alta linhagem estarão em evidência no evento que começa nesta sexta-feira

Colaboradores conhecem atuação da Entidade Dorcas

Temporada de cruzeiros em destaque na Lumiar Turismo

Colaboradores conhecem funcionamento de entidade que assiste crianças e adolescentes

Miriam e Marcos Bortolotto e Matildes e Deoclécio Goettems em cruzeiro no navio Vision of the Seas

CVC Viagens inaugura loja em Toledo

Deputado Welter agradece os quase 42 mil votos recebidos

Condicionadoresde ar

Pelanca recebe apoio por proposta para escolas

Loja está localizada no Centro Comercial do Lago

Lunitti que marchou com Elton Welter. Que realmente tinha maiores possibilidades e nesse gesto se notou principalmente a tentativa de união entre PT e PMDB para as próximas eleições. Mas Ademar se manteve fi rme a surpreendeu. E pode ser mais um picado pela mosca verde para próxima campanha a prefeito. Atrapalharam?Não sei. Mas os mais de 6 mil votos somados, do professor Luiz Car-los Camarão e Wanderlei, devem ter feito falta para Duílio e Welter. A não ser que os votos migrassem para Ademar. Fazer o que nesses casos? Impedir alguém, impedir um partido de tomar suas próprias decisões, não é democrático. Deixar rolar como está acontecendo, vai ser cada vez pior. Quem sabe com antecedência uma mesa de negociações possa ajudar. Isso, na hora certa. Foz e CascavelFoz do Iguaçu dos mais de 10 postulantes mais fortes reelegeu ape-nas Reni Pereira para a Assembleia do Estado. Perdeu Chico Noro-este, que tentava sua quinta legislatura. E a favorita Nanci Rafain Andreola, Samis da Silva e tantos outros, fi caram pelo caminho. Fe-deral, a mesma coisa. Apenas Giacobo, que na verdade é de Casca-vel mas que transferiu domicílio para Foz. No caminho, se perderam professor Sérgio, Budel, Neuso Rafain, Vitorassi, Chico Brasileiro (atual vice prefeito) e tantos outros. Se Foz elegeu um e um, Casca-vel fez quatro e quatro. Pela primeira vez na história, Cascavel vai ter tantos representantes. Milagre? Não, apenas voto útil, gente da cidade votando em gente da cidade.

RÁPIDAS Estamos preparando a XI edição do Troféu Feras do Esporte/// Vem aí também a 9ª meia Maratona, dia 24 de outubro///Começa nesta sexta a ExpoToledo/////Em Maringá, até dia 17, Jogos Aber-tos do Paraná e vamos estar lá, acompanhando tudo.Bom fi nal de semana pra você.

Perdeu ?O PT em Toledo perdeu, pois o deputado Elton Welter não se elegeu. Pior, perdeu também a eleição no Estado, com Osmar Dias. E ruim também fi cou a situação nacional, pois estava 4 x 0 e agora, está 4x3. E quem vem correndo animado, por fora, sempre tem boas chances. Resta saber se os candidatos que perderam as eleições em suas cidades, seus Estados, vão ter disposição e ânimo para pedir votos, recomeçar uma luta que nem sempre é deles. Aqui, seguidores de Osmar vão estar com vontade? A turma de Beto Richa com certeza sim, pois estão motivados. Vamos aguardar. Perdeu II ?O PP também perdeu, com Duílio Genari fi cando fora da relação dos eleitos. Duílio e Derli Donin abriram e o ex-prefeito apoiou Élio Rus-ch, de Marechal Cândido Rondon, que se elegeu. Para piorar, Beto Richa apoiado pelo PP em Toledo, perdeu aqui, com diferença pouco acima de 2 mil votos. Vitória comemorada mesmo, apenas a de Dil-ceu Sperafi co, já um nome consolidado na região Oeste do Paraná. Mesmo assim, diminuiu 10 mil votos em relação a disputa anterior. PDTPara o PDT me parece foi pior: Neudi Mosconi fez em torno de 15 mil votos para federal e Osmar mesmo vencendo aqui, perdeu o governo para seu opositor. Todo mundo viúvo, além das desavenças internas, já que os poucos líderes que o partido tem em Toledo não tocaram a mesma música, cada um seguiu carreira solo, cada um optou por candidatos diferentes, nem sempre da nossa cidade.

Sintetizando...... perdeu o PT sem o deputado que tinha: perdeu o PP, sem o de-putado que tinha: perdeu o PDT, que não emplacou ninguém. E se PT e PDT venceram para o governo aqui, perderam no geral, que é o que vale. ChateadoO prefeito Schiavinato estava no domingo a noite uma fera, revoltado mesmo e dizendo não à imprensa. Ele não entendia a derrota para o governo em To-ledo, mas perdeu. Todos perde-mos então? No momento sim. Mas resta agora a negociação do competente deputado fede-ral Dilceu Sperafi co (foto), que deve levar o 1º suplente Duí-lio Genari para a Assembleia, desde que Beto Richa convide algum deputado eleito para se-cretário. Não deve ser fácil, pois o governador eleito tem a seu lado 15 partidos e é preciso acomodar todos. Tirar um eleito e tomar o lugar de alguém pode ser complicado. Valerá a quebra de braço, a força do PP junto a Beto Richa.

Novato ?Falamos de quase tudo, mas não de Ademar Dorfschmidt, vereador do PMDB que concorreu à Assembleia. Sem dinheiro, apenas uns minguados que Micheletto lhe enviou e sola de sapato. Passou dos 10.200 votos, em torno de 7 mil em Toledo. Isso sem apoio de Beto

PesquisasAs tais pesquisas foram um fi asco, agora envolvendo também os principais institutos brasileiros, notadamente o Ibope. Não é de hoje que a gente vem alertando, mas fazer o quê? Passam anos e tudo se repete. Os espertinhos contratam as pesquisas, soltam números convenientes e no dia da votação, aí sim, no famoso “Boca de Urna,” procura-se dar conotação certa. Mas e os eleitores, aqueles muitos chamados de “Maria vai com as outras” e que não querem “perder o voto”? São engabelados por estas pesquisas maquiadas e os que agem de má fé saem no lucro. Pesquisas IIPor isso quando estavam cri-ticando Beto Richa (foto) e a coligação que bloqueava na justiça as tais pesquisas, muita gente fi cou revoltada, manipu-ladas principalmente pela Rede Globo, que supostamente havia contratado o instituto. Passadas as eleições, hoje todos aplau-dem a atitude de impedir ma-nipulação e mesmo assim, no sábado, estava tudo empatado. Estava mesmo? Mudou tanto na madrugada? Que conversa mole essa. Pesquisas IIIFoi assim para governador e assim para o Senado. Requião com 51, Gleisi (foto) com 47, os outros dois coitados com menos de 20 pontos no Ibope. Depois oscilou um pouco, Gleisi passou Requião, mas os outros dois, igualmente lá atrás. E nas urnas o que se viu? Números pa-relhos, que se não fora o exage-ro das pesquisas maldosamente publicadas, poderiam nos dar outro resultado. Mas como para senador ninguém estava ligan-do, deu no que deu. Mas para o governo, as coisas mudaram. Os-mar que havia perdido as eleições para Requião justamente nesse contexto tentou desta vez, tirar proveito, dar o troco. ExtinguirUsar a máquina do governo, no caso, dos governos, pois federal e estadual estavam juntos, tentando desestabilizar o lado contrário. Mas esse tipo de trapaça faz tempo que acontece e normalmente quem tem o poder na mão, fala mais alto. Nos municípios, a guerra é a mesma, quando das eleições para prefeito e vereadores. Quem sabe um dia venha embutido na reforma uma proibição de divulga-ção de pesquisas em campanhas eleitorais, pois só assim vamos ter um pouco mais de respeito com nossos eleitores. Na pior das hipóteses, que nas próximas a máquina não tenha a sua disposição esses institutos fajutos, que ganham muito dinheiro para mascarar números e prejudicar muitas vezes um trabalho de anos. Seja de que lado for, está na hora extinguir esse tipo de ação.

O perdão é considerado uma das atitudes morais mais nobres e emocionalmente complexas já criadas pela civilização ociden-tal. Sobre ele, o escritor argen-tino Jorge Luiz Borges escreveu: “Para as ofensas, a maior arma é o esquecimento. É no esqueci-mento que se igualam vingança e perdão.”A temática do perdão sempre foi alvo de profundas inquie-tações e preocupações, tanto dos fi lósofos, como sociólogos, antropólogos e, também, teólo-gos.Para o fi lósofo Frances Jacques Derrida, o ato de perdoar não pode estar associado à impu-nidade ou ao estímulo da irres-ponsabilidade. Desta forma, fi ca claro que são poucos assuntos que são tratados com tama-nha diversidade de linguagens, como o perdão. Ele salienta que perdoar não é esquecer, não é o apagamento ou sublimação da culpa. Perdão é condição imprescindível para a reconci-liação, para a continuidade da vida.Já o fi lósofo inglês David Kons-tan, em seu livro “As origens de uma Ideia Moral, diz que o con-junto de valores e atitudes que forma a moderna concepção de perdão, não era encontrada nas culturas orientais, nem na América pré-colombiana, ou nas tribos africanas. Até o Iluminis-mo, no século XVIII, o perdão só existia com a intervenção divina.Explica que no sistema moral da Grécia antiga, não havia admis-são de culpa. Os erros humanos eram frequentemente atribu-ídos ao capricho dos deuses. Desta forma, em todos os regis-tros da época em que era des-crito algum pedido de descul-pas, não há remorso verdadeiro por parte de quem cometeu o erro, apenas um desejo de se livrar da culpa.O sentido moderno de perdão, separado, portanto, da religio-sidade, surgiu com Kant. Ele insistia na autonomia moral do homem em relação a Deus,

possibilitando um entendimento secular de perdão entre as pes-soas, na qual o remorso e a mu-dança interior do agressor deve-riam ser julgados pela pessoa ofendida e não mais por Deus, vendo o agressor como merece-dor do perdão.Outro fi lósofo, o inglês Charles Griswold, estabelece três pas-sos básicos para obter perdão. Assumir a responsabilidade pelo erro, repudiar claramente o erro, mostrando que não se pretende repeti-lo e, por último, exprimir arrependimento pela dor causada ao próximo.Se olharmos ao nosso redor e observamos as pessoas mais in-felizes, mais angustiadas, que já não possuem mais a força vital da existência, a história de vida delas está associada a fatos do passado que lhes causa-ram mal e a não liberação de perdão. A psicóloga Ana Ma-ria Rossi disse que quem não perdoa não se liberta da raiva e revive o erro o tempo todo, o que acaba se tornando uma poderosa fonte de stress. Um estudo da Universidade Har-vard revelou que o risco de sofrer problemas cardíacos é duas vezes mais alto em pes-soas que guardam rancor de maneira prolongada.Há dois mil anos, Jesus ensina-va a importância do perdão e tudo o que o envolve, como o reconhecimento do erro, a hu-mildade, o amor ao próximo... ensinou que devemos perdoar sempre. Um pedido de desculpas, para grande parte das pessoas, pa-rece um conceito mais fácil do que o pedido de perdão. Uma desculpa é uma justifi cativa ra-zoável para um erro, uma boa razão para assumir um erro. Portanto, um pedido de descul-pas não é senão uma forma de pedido de perdão. Portanto, se para a maioria das pessoas é mais fácil fazer um pedido de desculpas, façamos isto, e livremo-nos de um fardo inútil, que só faz atrasar nossa caminhada.

02 Toledo/PR • 08 a 14 de outubro de 2010

OPINIÃO

EXPEDIENTEEditora Viver Toledo Ltda.CNPJ 10.995.596/0001-60Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila IndustrialCEP 85904-450 Toledo - PRFones: (45) 3054-0444 - [email protected] gráfi co: Grécia Comunicação - www.grecia.ppg.br

Diretor e EditorWanderley Graeff [email protected] ComercialAlex [email protected]

Gerência AdministrativaLuciane Graeff lucianegraeff @hotmail.com

DiagramaçãoLídio Ricardo

EquipeKarine Graeff Wanderley Graeff Jr.Mayara MartanBruno Marcos Radunz

por Alvir Preisner | [email protected]ÍTICA & GENTE

D. FRANCISCO BACHBispo da Diocese de Toledo

O rosário na vida do católico

... mesmo no terceiro milênio recém

iniciado, a oração do terço permanece de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade

VALDIR [email protected]

Sobre o perdão

Com muita alegria constato que se reza muito o terço em nossa diocese de Toledo. É uma oração preciosa que nos lembra a cen-tralidade de Jesus Cristo em nossa vida e nos aponta a fi gura de Maria, mãe de Jesus e nossa, como exemplo, sempre à luz dos principais mistérios da nossa fé. O Catecismo da Igreja Católica, ao tratar da religiosidade popular, assim se expressa: “Além da liturgia sacramental e dos sacramen-tais, a catequese tem de levar em conta as formas da piedade dos fi éis e da religiosidade popular. O senso religioso do povo cristão encontrou, em todas as épocas, suas expressões em formas diversas de piedade, presentes à vida sacramental... entre elas a oração do rosário” (n0 1674).Essa devoção tem sua origem na vitória dos cristãos contra o poderio turco, na batalha naval de Lepan-to, na Grécia, a 7 de outubro de 1571. No início, celebrava-se a festa de Santa Maria da Vitória. São Pio V atribuiu o êxito a “Maria, auxílio dos cristãos”. Em 1716, o Papa Clemente XI instituiu a festa do Rosário. Na história do rosário, tenho um particular apreço pela carta que o Papa João XXIII, em outubro de 1960, escreveu ao então Vigário de Roma, Car-deal Clemente Mícara, uma carta exortando os fi -éis a rezar o Rosário. Assim começa ele: “O mês de outubro, que se aproxima, recolhe o nosso espírito ao redor de pensamentos pacífi cos, de propósitos de sabedoria e de expectativas de confi ança”. E acrescenta no texto palavras de grande beleza: “Eis a chegada de outubro, um doce clarear no horizonte ( ... ) com a devoção do rosário, que reúne grandes e pequenos ( ... ) que traz luz, conforto e paz ( ... ) para o povo cristão a oração mais simples e acessível, já tendo merecido, por parte de nossos veneráveis antecessores, muitos encorajamentos e bênçãos... são inúmeros os estímulos à sua recitação durante todo o ano e, em particular, no mês que lhe é consagrado, outubro. Quantos lares têm sido abençoados pelo terço em família!”

O Papa Paulo VI, angustiado pela perspectiva de guerras durante seu pontifi cado, publicou, em 15 de setembro de 1966, a Carta Encíclica “Christi Matris Rosarii” em busca de uma verdadeira e duradoura paz. Nela o Papa afi rma que a oração do terço é efi ca-císsima para implorar os dons celestes. Em muitas outras oportu-nidades Paulo VI voltou a tratar deste assunto, o que mostra seu grau de importância.Pudemos acompanhar mais de perto a vida de João Paulo II e esta caracterizou-se por uma profunda devoção à Mãe de Jesus. Foram inúmeros os seus ensinamentos em prol da recitação do Santo Ro-

sário, como aconteceu no domingo 29 de setembro de 2002, ao se dirigir aos peregrinos em Castelgan-dolfo: “Quero sugerir a oração do Rosário às pessoas, às famílias e às comunidades cristãs”. E a seguir, para reforçar o convite, revelou que estava preparando um documento que ajudaria na descoberta da beleza e da profundidade do Rosário (ou terço). De fato, no dia 16 de outubro de 2002, nos brindou com a singela Carta Apostólica “O Rosário da Vir-gem Maria”. Logo na introdução, afi rma que na sua simplicidade e profundidade, mesmo no terceiro mi-lênio recém iniciado, a oração do terço permanece de grande signifi cado e destinada a produzir frutos de santidade. A oração do terço enquadra-se perfei-

tamente no caminho espiritual de um cristianismo que, passados dois mil anos, nada perdeu do seu frescor original, e sente-se im-pulsionado pelo Espírito de Deus a gritar ao mundo que Jesus Cris-to é o Senhor e Salvador, o caminho, a verdade e a vida (cf. no 1).Como me foi útil o exemplo de meus pais ao vê-los diariamente com o terço nas mãos. Quantas graças divinas devo ter recebido graças a eles. Pais, rezem pelas suas famílias. Incutam em seus fi lhos a im-portância da oração, rezem... Guardemos em nossa memória a bela conclusão do Papa João Paulo II em sua referida Carta Apostólica: “Rosário bendito de Maria, doce cadeia que nos prende a Deus”.

Ainda na noite do último do-mingo (03) logo após ter a con-firmação do resultado das elei-ções no Paraná e no país o deputado estadual Elton Welter (PT) conversou com a impren-sa. Welter fez questão de agra-decer os 41.918 votos recebidos em todo o Estado.

“Mesmo não tendo consegui-do a reeleição que era o meu primeiro objetivo estou feliz com o resultado. Em relação a

2006 tive um crescimento ex-pressivo de votação saltando de 28 mil para próximo de 42 mil votos. Conquistei votos em mui-tos municípios do Paraná e tive uma votação expressiva em To-ledo, que é a minha cidade. In-felizmente alguns fatores, como por exemplo, o grande número de votos exigidos pelo “chapão” me deixou de fora”, comentou.

O deputado afirmou que a sua campanha foi altamente

positiva e aproveitou a oportu-nidade também para agradecer a todos que se empenharam. “Muitas pessoas me ajudaram. Lideranças, cabos eleitorais, pre-feitos, vereadores, companheiros do PT e de outros partidos como o PMDB e o PDT. Só tenho a agra-decer a todos. Welter afirma que irá concluir o seu mandato com a mesma vontade e a mesma res-ponsabilidade que pautou a sua atuação política desde o início

03Toledo/PR • 08 a 14 de outubro de 2010

CIDADE>> ASSISTÊNCIA SOCIAL | ENTIDADE ASSISTE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Pastor Nelson detalha funcionamento da panificadora da entidade e anuncia que deseja implantar unidade de maior porte

Colaboradores conhecem em detalhes atuação da Dorcas e Casa Lar

Deputado Elton Welter: agradecimento pelos votos recebidos e empenho no segundo turno na campanha de Dilma Rousseff

Empresários destacam ações da entidade

Wanderley GraeffViver Toledo

A Entidade Dorcas promo-veu um café da manhã presti-giado por empresários e cola-boradores em sua unidade do Jardim Coopagro, quando os convidados conheceram alguns dos projetos desenvolvidos com crianças e adolescentes. Foram visitados a panificadora, o vi-veiro de mudas de hortaliças destinado a suprir as hortas das famílias das crianças e ado-lescentes atendidos pelo proje-to social e a Casa Lar, que abriga atualmente 15 crianças abando-nadas ou cuja guarda foi retirada dos pais por problemas com dro-gas, alcoolismo ou prostituição.

O líder do projeto social da Dorcas, pastor Nelson Kissler, fez uma exposição de toda a atuação da entidade e salientou

Divonsir “Zico” CardosoNishi/Toyota“É um trabalho maravilhoso

e é recompensador a gente dar apoio, pois o que a gente viu aqui é totalmente diferente do que vi-vemos no dia a dia. Eu recomen-do aos empresários e às pessoas de bem que façam uma visita e conheçam esse trabalho, que tira essas crianças da rua e as coloca num ambiente organizado, com muitos cuidados com a higiene e voltado à educação”.

Beto NiedermeyerAllmayer Supermercado“É um trabalho sensacional

da equipe do pastor Nelson, com essa grande quantidade de me-ninos e meninas. É um exem-plo para Toledo e a região. Acho que a comunidade tem que pres-tigiar, colaborando, como o All-mayer faz, sempre ajudando, pois é um trabalho fantástico”.

Alceo AlmeidaPres. Rotary Club Toledo Lago“Me impressionei bastante

com o que vi, um trabalho bem feito. A gente conhecia superfi-cialmente e hoje tem uma noção mais clara de um trabalho digno de louvor. A gente tem que agra-decer ao pastor Nelson por ter

aberto este espaço e vamos pro-curar ajudar essa entidade, atra-vés do clube de serviços. Afinal de contas, este é um dos motivos pelo qual temos uma cidade sem crianças nas ruas”.

Júlio César da Silva GuedesFial“É um trabalho de cunho social

muito importante, especialmente por se tratar de crianças. A gente como empresário tem que aju-dar a comunidade, essas enti-dades que se preocupam com as crianças, pois quem ganha é toda a sociedade”.

José Luiz dos SantosUnopar“Ficamos encantados com o

que vimos hoje na Dorcas, com tanto empenho, dedicação e amor, de uma pessoa que ini-ciou tudo isso e hoje se estende pelos colaboradores que vieram a conhecer a entidade. Eu mes-mo não conhecia a fundo como co-nheci hoje e não conhecia a Casa Lar. Esse contato dá mais estímu-lo para poder ajudar ainda mais. A Unopar é parceira de várias enti-dades e agora também da Dorcas. Em breve será divulgada uma ação que deverá resultar em mais par-ceiros ainda para a entidade”.

a luta permanente por recur-sos para manter em atividade as duas unidades e a Casa Lar – a outra unidade está localizada na Vila Pioneiro. No total, a En-tidade Dorcas assiste a cerca de 450 crianças e adolescentes em

situação de risco social com ati-vidades sócio-educacionais em contraturno escolar, contando com um quadro de 26 funcio-nários - educadores, psicólogos, assistentes sociais e pessoal ad-ministrativo, entre outros.

Alceo Almeida, Júlio César e Zico Cardoso

Deputado Welter agradece os quase 42 mil votos recebidos

Condicionadores de ar

Pelanca recebe apoio por proposta para escolas

O vereador Adelar “Pelan-ca” Holsbach (PDT) tem recebi-do inúmeras manifestações de apoio e agradecimento pela in-dicação que apresentou na Câ-mara Municipal em que pede ao Poder Executivo a instalação de condicionares de ar nas sa-las de aula da Rede Municipal de Ensino.

Os pares do legislativo en-tenderam que se trata de uma solicitação de extrema importância, uma vez que as temperaturas estão subindo a cada ano e fornecer uma estrutura adequada aos alu-

nos contribuiria significa-tivamente na qualidade da educação.

“Vários diretores e professo-res nos procuraram anterior-mente com essa solicitação e aguardamos agora a execução para que isso torne realidade”, frisou Pelanca.

A solicitação também levou em conta o valor elevado dos condicionares de ar e que as Associações de Pais e Alunos (APMs) têm encontrado difi-culdade para angariar fundos. Poucas escolas possuem os equipamentos.

Vereador Pelanca: proposta refletirá na melhoria do aprendizado pelos alunos

José Luiz dos Santos e Leonardo Campos

A Casa Lar foi constituída a cerca de três anos e promove, se possível, a reintegração das crianças às suas famílias. A maioria, no entanto, acaba en-caminhada para adoção. Famí-lias de Toledo e cidades da re-gião, do Rio de Janeiro e da Itália, entre outros locais, já realizaram adoções. As crian-ças atualmente abrigadas na Casa Lar possuem idades en-tre 1,9 e 10 anos. “Infelizmente, a maioria delas não retorna ao ambiente familiar, pois há ca-rência total de amor e afeto, em famílias degradadas por pro-blemas com drogas, alcoolismo e até prostituição”, comenta o pastor Nelson.

Além de convênio com a Pre-feitura de Toledo, a Dorcas ne-cessita buscar 30% dos recur-sos para a sua manutenção através de promoções e doações dos seus colaboradores.

da sua carreira. “Nada muda no meu trabalho. A princípio te-nho um prazo menor para de-sempenhar minhas funções na Assembleia Legislativa, mas farei o que for possível para honrar cada voto recebido em cada uma das eleições que disputei”, observou.

Segundo turnoApesar dos resultados negati-

vos no Estado Elton Welter ga-rantiu que a eleição ainda não terminou. “Agora temos que fa-zer um grande trabalho para elegermos a Dilma presiden-te. O Brasil, e principalmente o povo brasileiro, não pode per-der as conquistas do governo do presidente Lula”.

Segundo o deputado Wel-ter toda a militância do PT e dos partidos aliados devem fa-zer um grande esforço nesta fase decisiva da campanha. Na sua avaliação o segun-do turno será ainda melhor para que a candidata Dilma Rousseff possa mostrar o seu projeto com mais consistên-cia. Será uma comparação direta entre o governo pro-posto para o povo e o pro-jeto de retrocesso que Ser-ra representa. “O PT elegeu uma grande bancada estadu-al e federal e ainda ganha-mos uma senadora da com-petência da Gleisi Hoffmann. Sem dúvida vamos trabalhar muito e ajudar a Dilma a ser a sucessora do presidente Lula”, completou.

04 Toledo/PR • 08 a 14 de outubro de 2010

BOA MESA

AGORA ABERTO AOS DOMINGOSPromoção válida para M. C. Rondon e Toledo

O que é Odontopediatria?A odontopediatria é o ramo da

odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje sabe-mos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a ca-deira do dentista é devido às ex-periências negativas que tive-ram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontope-diatra é tão importante.

São eles os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Ali-ás, as mães devem procurar es-ses profi ssionais ainda durante a gravidez, enquanto ainda tem um tempinho sobrando, para se in-formar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.

O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visi-ta ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confi ante e descontraída. É importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o pro-fi ssional saiba ajuda-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível.

A Gestante no DentistaAs futuras mamães podem, e devem, cuidar dos seus dentes, in-

dependente do período de gestação. O dentista irá decidir quais pro-cedimentos podem ser realizados e em qual período. É importante que a gestante com necessidade de tratamento procure o dentista logo no começo da gestação, para que o dentista decida o momen-to e o procedimento mais oportuno. Normalmente, esse momento é no segundo trimestre da gestação, período de maior estabilidade da mamãe e do bebê.

O nível de saúde bucal da mãe tem relação com a saúde bucal da criança. Portanto, hábitos saudáveis de higiene bucal e uma boa ali-mentação devem ser adotados desde a gravidez. Para ter uma ali-mentação equilibrada, a gestante deve evitar a adição de açúcar, já que o açúcar natural dos alimentos é sufi ciente para a saúde da ges-tante e o do bebê.

Aquela história que durante a gravidez os dentes da mãe fi cam mais fracos e apresentam problemas não têm nenhum fundamen-to. O aparecimento de cárie nesse período está relacionado apenas

à mudança da dieta da gestante, mas de nenhuma forma à gravidez em si. Com uma dieta balanceada e uma boa higiene bucal, os den-tes da mãe e os do bebê não serão prejudicados.

Cuidando dos dentes do bebêA limpeza da boca dos bebês é um assun-

to que merece toda atenção. Os pais devem aprender como manter os dentes limpos des-de o momento que eles começam a aparecer.

Quando apenas os dentes da frente estive-rem presentes a mãe pode usar dedeiras, gaze embebida com água, mas preferencialmente, escovas apropriadas para essa faixa etária. As-sim que os dentes de trás nascem, a higieniza-ção com escova apropriada é imprescindível.

O uso da pasta de dente é importante. Atualmente a recomenda-ção é que o uso de creme dental convencional com fl úor a partir da erupção dos primeiros molares decíduos (em torno de 14 meses), na quantidade equivalente a um grão de arroz, sob supervisão dos pais, entre uma a três vezes por dia. Antes desta idade, com a pre-sença apenas dos dentes anteriores, a recomendação é que a limpe-za seja feita com fralda ou gaze umedecida em água pura.

Cuidando dos dentes das criançasConforme a criança vai cres-

cendo e mudando seus hábi-tos alimentares, a atenção com os dentes deve redobrar. Che-ga uma fase que eles não têm hora certa para comer, e que-rem balas na boca, doces, sal-gadinhos, etc.

O ideal é que a criança escove os dentes sempre após as refei-ções e após ingerir alimentos doces que contém açúcar, como cho-colate, bolo, pirulito, bolacha recheada, bala, brigadeiro e chiclete. Porém, como às vezes eles emendam uma guloseima atrás da outra, a melhor solução é estipular os horários, pelo menos três vezes ao dia: após o café da manhã, o almoço e o jantar.

De todas, a escovação antes de dormir é mais importante, pois a saliva protege os dentes contra cárie e quando dormimos a produ-ção de saliva cai, deixando os dentes mais suscetíveis à ação das bactérias. Tão importante quanto a freqüência de escovação é a uti-lização de uma técnica de escovação correta e adequada para a fai-xa etária da criança, que deve ser ensinada pelo odontopediatra. O uso do fi o dental após cada refeição também é tão essencial quan-to à escovação.

SAÚDE

Um roteiro diversificado na gastronomia ToledanaToledo se notabiliza pela sua diversificada gastronomia. São várias opções em restaurantes, pastelaria, panificadora e confeitaria, sorveteria e casa especializada em batatas recheadas, além de estabelecimentos que oferecem bons ambientes para um happy hour.

Emporio do PãoO melhor em panifi cação e con-feitaria. Atende das 7h às 20h20 de segunda a sexta-feira, aos sá-bados das 7h às 12h e das 16h às 20h20 e aos domingos das 8h às 12h e das 17h às 20h20, com lan-ches, salgados, tortas, bolos e café expresso. Encomendas pelo e-mail: [email protected]. Rua Dom Pedro II, nº 2099 – fone 3055-3355

Família Jhony’sUma das mais completas casas da gastronomia regional. Compreende vários ambientes, incluindo um acon-chegante restaurante a la carte com cardápio diversifi cado e pastelaria com um show de sabores, além de choperia, lanches e petiscos. Diaria-mente das 10h às 22h. No Shopping Panambi - fone 3055-3827.

Restaurante ChinatownParque Ecológico e Shopping Panambi. Delivery pelos fones 3277-2728 e 3378-1316. Comida chinesa, com mais de duas déca-das de tradição. Buff et no almo-ço e à la carte à noite com mais de cem variedades de pratos com peixes, carnes bovina, suína e frango, além de massas.

Água Doce CachaçariaRestaurante aconchegante, óti-mo atendimento, pratos fartos e deliciosos, integra uma rede com mais de 90 casas espalha-das pelo Brasil. Pratos típicos ir-resistíveis, como Escondidinho, Bolinho de carne-de-sol, Feijão Tropeiro e Arroz Carreteiro, entre outros. Serviço de bar, consagrado por preparar batidas e coquetéis deliciosos. Av. Parigot de Souza, 3377 – fone 3379-1034.

GigabomNo Shopping Panambi, um ambien-te com opções deliciosas com bu-ff et de sorvetes com irresistíveis complementos; e cardápio diversi-fi cado de batatas recheadas. Inú-meras opções numa incrível com-binação de sabores para qualquer hora do dia, que atrai clientela de toda a região. Entrega em domicílio – Disque-batata: 3055-2596.

FilezãoRua Santos Dumont, 1595. Ser-ve diariamente um farto Buff et de saladas, pratos quentes e carnes. É referência para even-tos – festas, aniversários, ca-samentos, confraternizações – contratados para qualquer dia da semana, à noite. Tem capacidade para até 400 pessoas con-fortavelmente acomodadas, em ambiente climatizado.

Café no BuleUma experiência irresistível com os sabores variados resultantes da combinação do melhor café com produtos de excelente quali-dade que compõem um cardápio rico e diversifi cado. Shopping Pa-nambi – Fone 3055-2277. Diaria-mente, a partir das 10h, cafés e várias sugestões de lanches.

Restaurante SalazarAtendimento diariamente pelo sistema buff et no almoço e no jantar. Também serve marmitex. Localizado à Avenida Senador Attílio Fontana, 4611, próximo à Sadia – fone (45) 9967-3850.

05Toledo/PR • 08 a 14 de outubro de 2010

EMPRESAS & NEGÓCIOS>> FEIRA | AGRONEGÓCIO EM ALTA COM EVENTO TOLEDANO

ExpoToledo mostra o melhor da genética animal e muita diversão

A ExpoToledo 2010 será aber-ta nesta sexta-feira (08), no Centro de Eventos Ismael Spe-rafico, mostrando o que há de mais apurado em genética ani-mal, diversão para adultos e crianças, shows de artistas con-sagrados, rodeio, máquinas agrícolas de última geração, além de veículos e outros atra-tivos. O evento é o décimo sob a organização da Sociedade Ru-ral de Toledo e quinta edição in-ternacional, adotando o slogan “Focado no agronegócio com consciência ambiental”, pre-conizando a necessidade de se cuidar dos resíduos como ação indissociável para a manuten-ção de uma boa qualidade de vida em todos os segmentos da sociedade. A feira Fará a reci-clagem total dos resíduos pro-duzidos pelos expositores e vi-sitantes.

Centrada no perfil da econo-mia regional, o agronegócio, a ExpoToledo 2010 contará com exposições de gado de corte e leite, pequenos animais, pei-xes, ovinos, caprinos, eqüinos e suínos, implementos agríco-las, além de orquídeas e cac-tus, Espaço Ambiental, Espaço da Mulher, gastronomia e par-que de diversões. O evento será desenvolvido de 8 a 12 de outu-bro, no Centro de Eventos Is-mael Sperafico, com acesso li-vre ao público e cobrança de ingresso apenas na Arena de Rodeios para os shows nacio-nais de Guilherme & Santiago

SERVIÇOExpoToledo 2010Centro de Eventos Ismael SperaficoDe 08 a 12 de outubroEntrada gratuita, exceto para os shows nacionaisMais informações: www.srtoledo.com.br/expotoledo

mais Nathália Siqueira no sá-bado (09); e Hugo Pena & Ga-briel na segunda-feira, véspe-ra de feriado.

Os leilões de animais puros de origem e corte serão um atrativo a parte para os cria-dores na ExpoToledo, que terá também julgamentos de ovi-nos e caprinos, de gado leitei-ro dos condomínios de inse-minação artificial de Toledo e

julgamentos do ranking para-naense e nacional da raça Ne-lore e estadual da raça Jersey.

Gado leiteiro de excelência genética poderá ser visto na ExpoToledo

Animais estão entre os principais destaque do evento que evidencia a força do agronegócio regional

06 Toledo/PR • 08 a 14 de outubro de 2010

SOCIALpor Marcos Padilha | [email protected]

“Os teus atos e, não os teus conhecimentos, é que determinam o teu valor.” (Johann Fichte)

CHAMA CRIOULA

Dança de salão Iniciam neste domingo às 19h, o novo curso de dança de sa-lão básico. Às 20h30, come-ça o curso de dança de salão com bolero, tango e samba de gafi eira. As inscrições pode-rão ser feitas pelos fones (45) 9924-9231 e 9924-9232 ou no CTG Chama Crioula, onde ocorrerão as aulas, a partir das 18h30.

Itinerante 2010O Itinerante é fruto de um traba-lho de formação descentraliza-da que começou em 2008 com o DEB Itinerante, onde os técni-cos do Departamento de Educa-ção Básica se deslocaram aos pólos regionais como docentes em ofi cinas das diversas disci-plinas. No ano seguinte foi a vez do NRE Itinerante, onde os téc-nicos dos Núcleos eram os do-centes. Agora foi a vez dos pró-prios professores e funcionários assumirem as ofi cinas, repas-sando seus conhecimentos e experiências profi ssionais no evento, que passa a ser chama-do apenas de Itinerante. Além de Marechal Cândido Ron-don, o NRE Toledo já realizou o itinerante no Pólo de Palotina, no início deste mês e o último pólo foi em Toledo, nos dias 29 e 30 de setembro e no dia 01 de outubro. A professora e nutricionista Cláudia Haas que trabalha nos cursos técnicos na área de Ali-mentação e Nutrição teve sua primeira experiência como par-ticipante do Itinerante: “Essa formação é de extrema valia para todos os professores e funcionários, é uma oportuni-dade de nos aprimorarmos, de trocar experiências com nos-sos colegas e conhecer um pouco mais sobre os assuntos relacionados à educação”, co-menta a professora.

Entre amigosJussara e Jaime Gatto receberam em sua residência amigos para uma confraternização, seguida de um belo jantar. Fechando a noite com boa música, embalos de tan-gos, boleros e muita dança.

O aperto de mãoO aperto de mão surgiu na Anti-guidade para mostrar a alguém que não se portava arma. No seu signifi cado mais antigo e lendário, um aperto de mão era a forma pela qual um deus con-cedia seu poder a um dirigente terrestre. Isso está gravado em diversos hieróglifos egípcios. “Em que o verbo quot: dar” é repre-sentado por uma mão estendida.

Boa vontadeOs historiadores e folcloristas acreditam que o aperto de mão seria um gesto de boa vontade: o homem primitivo, que andava sempre armado, estendia a mão, vazia, para mostrar a alguém que não por-tava armas e desejava a paz. Por essa razão, as mulheres, que não carregavam armas, tampouco tinham o hábito de apertar as mãos.

Airton Ferreira, Renato Tratch, Orandi Gayardo e Ernani Magnabosco em evento no CTG Chama Crioula

Professora Marina Martins, de Farroupilha-RS, com as meninas do Chama Crioula em curso de Sarandeios

Ulisses Fernando e Carmem dos Santos em jantar dançante do CTG

Denise Krueger, Ana Balsan, Jussara Gatto, Luciana Tonin, Lelita Pasa e Claudia Haas em jantar

Joelma e Beto Lunitti no jantar dançante do Chama Crioula

Marcos Padilha, Ricardo Balsan, Valdir Pasa, Jaime Gatto, João Tonin e José Krueger em jantar na residência de Gatto

Sub-20 e AmadorJogos AbertosNesta sexta (8), será realizada a abertura dos Jogos Abertos do Pa-

raná, em Maringá. Esta será a 53ª edição, e Toledo estará represen-

tado em 7 modalidades: basquetebol (feminino e masculino), bolão

(feminino), ciclismo (masculino), futsal (masculino e feminino), GR,

judô (masculino e feminino) e natação (masculino).

Basquete nos Jap´sA equipe de basquetebol masculino de Toledo estará nos Jap´s na

briga pelo título. “Vamos para os Jap´s sabendo que não será fácil,

pois atuaremos com uma equipe formada por jovens que treinam na

cidade. Jovens que em sua maioria trabalham durante o dia e se de-

dicam aos treinos no período da noite, enquanto outros municípios

contratam atletas. Além disso, também poderemos ter problemas

com atletas que podem ter difi culdades de liberação em seus em-

pregos”, explicou a técnica Marli Costa.

Basquete nos Jap´s IIOs favoritos ao título, segundo a técnica Marli, “são os times de Pon-

ta Grossa, Londrina e Goioerê, mas mesmo assim vamos a Maringá

com garra e força de vontade para fi carmos entre os quatro fi nalis-

tas”, falou Marli Costa. Na primeira fase dos Jap´s, Toledo vai estar

na chave “B”, junto com as equipes de União da Vitória, Sarandi e

Goioerê. Na chave “A” estarão as equipes de Ponta Grossa, Ivaiporã,

Londrina e Cantagalo.

GR vencedoraA equipe de Toledo fi cou novamente com os primeiros lugares nas

categorias que disputou na quarta e última etapa da 5ª Copa Oeste

de GR, realizada no último sábado, 2, em Palotina. A equipe partici-

pou no individual pré-infantil, infantil e juvenil federadas e também

no conjunto nas categorias pré-infantil, juvenil e adulto, visando me-

lhorar a preparação das ginastas para as disputas que as atletas

tem pela frente nos próximos meses em competições estaduais e

nacionais. No conjunto, somente a equipe de Toledo participou e

por conta disso não houve premiação, mas apenas apresentação

das ginastas.

Benefícios do bocejoPode parecer estranho, mas é isso mesmo: bocejar ajuda a resfriar o cérebro e melhora a atenção. Segundo um grupo de psicólogos americanos, essa pode ser exatamente a função do ato de bocejar: resfriar o cé-rebro para melhorar a concen-tração. Assim sendo, em vez de preparar o corpo para dormir, o bocejo seria, na verdade, uma maneira de evitar o sono. A notícia foi divulgada no site da revista americana “New Scientist”. Você já percebeu que o bocejo é contagioso? Mas talvez o que você não saiba é que agora cien-tistas descobriram que as pessoas gentis são mais suscetíveis à transmissão. O psicólogo Steven Platek, da Universidade Drexel, na Filadélfi a (EUA), e seus colegas da Universidade do Estado de Nova York mostraram um vídeo com uma pessoa bocejando a um grupo de 65 estudantes. Os que abriram a boca diante da tela apresentaram maior pontuação num teste psicológico medindo a empatia. Os estu-dantes imunes ao contágio eram, por outro lado, menos predispostos a reconhecer que um insulto pode ofender outra pessoa. Falando nisso, é bom comentar que a falta de sono afeta o combate a doenças.

Obesidade: um caso clínico IObesidade é uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo exces-sivo de gordura corporal que traz prejuízos à saúde do indivíduo. Ela é o resultado de diversas dessas interações, nas quais chamam a atenção os aspectos genéticos, ambientais e comportamentais. Assim, fi lhos com ambos os pais obesos apresentam alto risco de obesidade, bem como determinadas mudanças sociais estimulam o aumento de peso em todo um grupo de pessoas. Recentemente, vem se acrescentando uma série de conhecimentos científi cos re-ferentes aos diversos mecanismos pelos quais se ganha peso, de-monstrando cada vez mais que essa situação se associa, na maioria das vezes, com diversos fatores. Importante notar que a obesidade sempre está associada a um aumento de ingestão alimentar e um e a uma redução do gasto energético correspondente a essa ingestão. O gasto energético, por sua vez, pode estar associado a característi-cas genéticas ou ser dependente de uma série de fatores clínicos e endócrinos, incluindo doenças nas quais a obesidade é decorrente de distúrbios hormonais.

Obesidade: um caso clínico IIPacientes obesos apresentam limitações de movimento, ten-dem a ser contaminados com fungos e outras infecções de pele em suas dobras de gordu-ra, com diversas complicações, podendo ser algumas vezes gra-ves. Além disso, sobrecarregam sua coluna e membros inferio-res, apresentando em longo prazo degenerações (artroses) de ar-ticulações da coluna, quadril, joelhos e tornozelos, além de doença

07Toledo/PR • 08 a 14 de outubro de 2010

SAÚDE

ESPORTE

por Mayara Martan

por Wanderley Graeff Jr.

“Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.” Friedrich Nietzsche

VIVER BEM

12

varicosa superfi cial e profunda (varizes) com úlceras de repetição e erisipela. O tratamento consiste necessariamente a reeducação alimentar, o aumento da atividade física e, eventualmente, o uso de algumas medicações auxiliares. Independente do tratamento pro-posto, a reeducação alimentar é fundamental, uma vez que, através dela, reduziremos a ingestão calórica total e o ganho calórico decor-rente. Esse procedimento pode necessitar de suporte emocional ou social, através de tratamentos específi cos (psicoterapia individual, em grupo ou familiar). Nessa situação, são amplamente conhecidos grupos de reforço emocional que auxiliam as pessoas na perda de peso. É importante considerar que atividade física é qualquer mo-vimento corporal produzido por músculos esqueléticos que resulta em gasto energético e que exercício é uma atividade física planejada e estruturada com o propósito de melhorar ou manter o condiciona-mento físico. O exercício apresenta uma série de benefícios para o paciente obeso, melhorando o rendimento do tratamento com dieta.

O caminho para uma velhice saudávelO ideal é que a busca por uma velhice saudável comece an-tes e não depois que os anos começam a pesar. Ou seja, a pessoa deve programar-se para envelhecer e não ser tomado de surpresa pela aposentadoria. Para manter-se independente durante a velhice, o ideal é ten-tar preservar aspectos como locomoção, visão, audição e cognição. Tudo isso está relaciona-do a uma postura a ser assumida sobre o próprio bem-estar, o que implica cuidados com a alimentação (menos calorias e mais vitaminas, proteínas e minerais) e prática de atividades físicas. Sedentarismo e “fast-food” são meio caminho andado para pro-blemas de saúde futuros. Mesmo na terceira idade, a pessoa tem de ter controle sobre as próprias atividades. Isso engloba desde independência para caminhar até controle da conta ban-cária, passando por gerenciamento da própria casa. No sentido de preservar a memória e o raciocínio, realizar atividades que demandem esforço psicológico e cognitivo, como leitura, jogos, resolução de problemas. A pessoa deve exercitar a mente e não fi car em atitudes unicamente passivas, como ver TV, que não provoca refl exão nenhuma. Durante toda a vida, além de investir na vida profi ssional, a pessoa também tem de se envolver numa rede social, que inclui família, amigos ou mesmo a vizinhança. A pessoa que está rodeada por outras que têm estima por ela sente-se muito melhor à medida que os anos passam. Não adian-ta investir na saúde perfeita e terminar seus anos só.

Maior risco de morteJá reparou que nos últimos anos estamos fi cando cada vez mais tempo parados em frente ao computador? Todos nós sabemos que o sedentarismo é um fator que contribui para doenças, mas segundo pesquisa da Sociedade Americana de Câncer, o fato de a pessoa passar parte do dia sentada, mesmo que ela faça exer-cícios regularmente, não diminui o risco de morte. A pesquisa acompanhou 123 mil homens e mulheres ao longo de 13 anos, e chegou a uma conclusão alarmante. Segundo a pesquisa, fi car

seis horas diárias sentado pode provocar efeitos permanentes no organismo, aumentando um risco de morte em 18% para os homens e 37% para as mulheres. Ficar sentado, independente do nível de atividade física praticada, provoca consequências meta-bólicas importantes. Isso quer dizer que não adianta você passar o dia todo sentado no escritório e no fi nal do dia correr para a academia praticar exercícios. Segundo os autores do estudo, ao praticar atividade física, o organismo interrompe a produção da lípase, que é uma enzima utilizada pelos músculos na queima da gordura. A gordura permanece no organismo, aumentando o número de triglicérides e LDL, conhecido como mau colesterol. Em testes feitos em laboratórios, com ratos, a lípase só voltou ao normal após quatro horas de caminhada. Apesar do metabolismo dos roedores não ser igual ao dos humanos, fi ca claro que, além de praticar exercícios após o expediente, vale a pena se movi-mentar um pouco mais no horário comercial.

Equipe do Santos, de Dois Irmãos

Após folga na semana passada em virtude das eleições, a bola volta-

rá a rolar no Campeonato Amador e no Campeonato Sub-20, neste

domingo (10). Será a segunda rodada do returno destas competi-

ções. No campo do Jardim Coopagro, o Coopagro receberá o Co-

mercial. Em Novo Sobradinho, o Penharol terá como adversário o

Socedema. Náutico e Panorama se enfrentarão no Recanto Munici-

pal. O time do São Paulo vai a Vila Ipiranga enfrentar o time da casa,

e em Dois Irmãos, o Santos enfrentará o São Luiz. As partidas terão

início às 14h na categoria Sub-20, e as 15h30 para os amadores.

GR IINo individual, categoria pré-infantil, aparelho bola, Rafaela Silva fi -

cou em primeiro lugar, Geovana Wentz, em segundo e Jéssica Kunz-

ler, em terceiro; no infantil, aparelho arco, Mayra Cruz fi cou em pri-

meiro lugar, Manoella Sorrentino, em segundo e Kaoanna Teixeira,

em terceiro. No juvenil, aparelho arco, Vanessa Francisco fi cou em

primeiro lugar e Aline Soares, em segundo. No conjunto, apenas as

atletas de Toledo se apresentaram e foram avaliadas pelos árbitros.

A competição em Palotina reuniu um total de 50 atletas, represen-

tantes dos municípios de Toledo, Palotina, Marechal Cândido Ron-

don e Céu Azul. Esta foi a última etapa da Copa deste ano, reunindo

várias ginastas da região.

08 Toledo/PR • 08 a 14 de outubro de 2010

SOCIAL“A experiência é uma coisa que você não consegue adquirir através do nada.” (Oscar Wilde)

[email protected] DONEGACVC ToledoO empresário Antonio Marcos da Silva e equipe receberam clien-tes e amigos para dois dias de coquetel inaugural da loja própria da CVC em Toledo, localizada de frente para o maior cartão postal da cidade, o lago do Parque Ecológico Diva Paim Barth. O crescimento do turismo no país e o fato de a CVC ser a maior empresa do setor na América Latina foram fatores determinantes para a abertura da loja em Toledo. “Vamos trabalhar em todo o segmento, propiciando às pessoas as mais diferentes opções de viagens, como o Nordes-te, Aruba e outros destinos internacionais que por conta da baixa do câmbio estão vendendo muito bem. Alem disso, temos os cruzeiros, que estão em alta no país, no caso da CVC com vários navios, todos com o sistema all inclusive”, disse Antonio Marcos.

IngressosO 1º lote de ingressos da balada eletrônica Groove Society já está disponível. Em Toledo foi montado um quiosque exclusivo no Shop-ping Panambi para facilitar a compra. Os ingressos estão disponíveis também no Azul Banana e na Triton Eye Wear (Alm. Barroso, 2018). A festa acontece dia 1º de novembro no Olinda Park Hotel.

ChileSegunda-feira (11), o Teatro Municipal terá show com um grupo mu-sical do Chile. Ingresso a R$ 6,00, mais um quilo de alimento não pe-recível, que será repassado para a Entidade Dorcas.

RotaractO Rotaract Club Toledo promoveu a Noite do Peixe, em parceria com o Restaurante Paiol. Aproximadamente duzentas pessoas prestigia-ram o jantar na Casa da Amizade e devido ao grande sucesso e elo-gios, o evento entrou para o calendário anual Rotaract Club Toledo.

Rose Grosso, Antonio Marcos da Silva e Patrícia Coser, da equipe da CVC Toledo

Ju Negrisolli, Ciça Dallagnol e Suellen Johann

Antonio Marcos da Silva e o promotor de Justiça Giovani Ferri

Vitor Ficagna e Wolmir Ficagna

Carla Dallagnol e Davi Dal Bosco

José Carlos Quilici e Antonio Marcos

Vendendo sonhosTambém prestigiou o evento da CVC, o representante da empresa José Carlos Quilici. Segundo ele, hoje é muito cômodo para se viajar e o turismo não é mais um produto supérfl uo: “Os três sonhos do brasileiro são: ter a casa própria, um carro e viajar. E hoje qualquer pessoa pode viajar, pois você vai para Porto Seguro pagando 60 re-ais por mês em dez vezes, com passagem aérea, hospedagem e café da manhã. É muito barato e a CVC tem um histórico de vender muito e barato, com o que chegamos ao status de maior empresa da Amé-rica Latina e a quinta maior do planeta”.

09Toledo/PR • 08 a 14 de outubro de 2010

Promoção:Batata nº 12, nº15, nº

24 + Kuat lata por R$ 9,90

CINEMACine

Panambi(45) 3378-4774

PROGRAMAÇÃO DE 08/10 a 14/10

SALA 1TROPA DE ELITE 2 (Estréia nacional)

Com: Wagner Moura, João Miguel, André Ramiro, Fernanda

Machado, Seu Jorge, Selton Mello.

Policial. Classifi cação indicativa: 16 anos.

Sessões: Diariamente: 16h00, 19h15 e 21h30

SALA 2MEU MALVADO

FAVORITOAnimação.Dublado.

Classifi cação indicativa: livre.

Sessões: diariamente 16h30

KARATE KIDAção. DubladoClassifi cação

indicativa: livreSessões: diariamente

19h00

O ÚLTIMO MESTRE DO AR

Aventura. Dublado.Classifi cação

indicativa: livreSessões: diariamente

21h20

A direção do Shopping Panam-bi já encaminhou todos os de-talhes para a ornamentação para o Natal 2010. Este ano, os artistas plásticos Neimar Proença e Tuka Rocha serão os responsáveis pela decora-

O Cine Panambi acompanha nes-ta sexta-feira (08), a estreia nacio-nal de Tropa de Elite 2, um dos fi l-mes mais esperados do ano.Wagner Moura retoma o personagem mais marcan-te de sua carreira, o capi- tão Nascimento, na seqüência de Tro-pa de Elite.Nascimento, dez anos mais velho, cresce na carreira: passa a ser co-mandante do BOPE e, depois, Sub Secretário de Inteligência. Em suas novas funções, Nasci-mento faz o BOPE crescer e colo-ca o tráfi co de drogas de joelhos, mas não percebe que ao fazê-lo, está ajudando seus verdadeiros inimigos: policiais e políticos cor-ruptos, com interesses eleitorei-ros. Agora, os inimigos de Nasci-mento são bem mais perigosos.Ao bater de frente com o siste-

ma que domina o Rio de Janei-ro, ele descobre que o problema

é muito maior do que imagi-nava. E não é só. Ele preci-sa equilibrar o desafi o de pacifi car uma cidade ocu-

pada pelo crime com as cons-tantes preocupações com o fi lho adolescente. Quando o universo pessoal e o profi ssional de Nasci-mento se encontram, o resultado é explosivo.

Shopping prepara decoração de Natal

Tuka e Neimar já estão trabalhando na confecção das peças que vão decorar o Natal do Shopping Panambi

A Sagrada Família e os duendes, em tamanhos reais, fazem parte da decoração

Cine Panambi na estreia nacional de Tropa de Elite 2

ção natalina do shopping.Os dois artistas já iniciaram a confecção dos materiais, que consiste em dez duendes de 90 cm, dois papais noéis e uma mamãe noel, a Sagra-da Família, uma esteira e um saco de presente no tamanho de 1.50m x 2m. “Todas as obras estão sendo confeccionadas em E.V.A., com estrutura de ferro e em tama-nhos reais”, diz Tuka Rocha. As peças para o espaço de-nominado “Fábrica de Brin-quedos” serão expostas no hall central e também na en-trada principal, a partir do dia 25 de novembro. Naquela data será aberta a campanha de Natal do Shopping Panam-bi, que este ano sorteará entre os consumidores duas motos zero quilômetro.

Marcelo Ragnini, Juliana Schneider, Márcio Boes e Dimair Marçal, proprietários da Yogo Way, novo empreendimento do Shopping Panambi

INTERIOR10 Toledo/PR • 08 a 14 de outubro de 2010

>> BANCO 24HORAS | COOPERATIVA AMPLIA SERVIÇOS FINANCEIROS

Sicredi Oeste adere ao serviço de compartilhamento da rede

* Luiz Alberto M. da CostaProsperidade, paz e bem-estar

são conquistas para serem vividas com toda a intensidade possível e não explicadas. Mas se há interes-se em sua preservação e extensão, uma boa estratégia é valorizá-las e procurar entendê-las.

Que Toledo é hoje um dos municí-pios mais desenvolvidos do Paraná e do interior do Brasil, não há dúvi-das. Afinal, não se vê em nenhuma outra cidade conhecida, avanços e inovações semelhantes em infra--estrutura urbana e rural, qualida-de de vida e eficiência dos serviços públicos.

Prova disso é que temos um dos mais elevados índices de aceita-ção ou aprovação popular do País. Pesquisas mostram que mais de 95% dos toledanos estão satisfeitos onde vivem e não desejam mudar de cidade.

Não por acaso, portanto, o prefei-to José Carlos Schiavinato foi eleito o melhor do Paraná e um dos me-lhores do Brasil, depois de duas vi-tórias consecutivas em pleitos elei-torais.

A população se orgulha do pro-gresso da cidade e do interior. Aprecia e elogia as avenidas e ruas dotadas de pavimentação de quali-dade, com ciclovias, pistas para pe-destres, bem sinalizadas e ilumi-nadas.

O mesmo acontece com áreas de lazer e preservação ambiental, como o Parque Ecológico, o Parque das Águas, o novo Parque da Peri-metral Norte, os pesque-pagues e o comércio que cresce e se diversifi-ca a cada dia, entre tantas outras áreas nas quais nos destacamos.

Os toledanos falam com satisfa-ção do centro universitário, com 5 instituições de ensino superior, das quais 2 públicas, dezenas de cursos de graduação e milhares de acadêmicos, de toda a região.

Lembram a con-dição de 1º PIB Agropecuário do Sul do Brasil, com maior rebanho su-íno, maior plantel de aves de corte, maior piscicultura comercial, maior abatedouro-frigo-rífico de frangos e suínos e uma das maiores bacias lei-teiras do Estado. A pavimentação ru-ral e o desenvolvi-mento de comuni-dades do interior.

Os eventos gas-tronômicos, como Festa Nacional do Porco no Rolete, Festa Nacional do Frango, do Leitão na Estufa, do Lei-tão a Sarandi, do Milho, do Costelão e da Ovelha, en-tre tantos outros, são conhecidos em todo o Brasil.

A capacidade e visão de adminis-tradores municipais nos permiti-ram estabilidade financeira e aces-so a recursos diferenciados, como repasses a fundo perdido do gover-no federal e financiamentos de ór-gãos internacionais, como o Banco Interamericano do Desenvolvimen-to (BID), que muitas cidades bus-cam e poucas conseguem.

Nossas realizações, festas e con-quistas são produtos e marcas de Toledo sem similares na região e não aconteceram por acaso ou sor-te de antigas e atuais autoridades e lideranças do município.

São resultados do crescimento urbano e rural, nas áreas humana, econômica, social, estrutural e cul-tural, consolidado ao longo de dé-cadas, em processo que envolveu o poder público e a iniciativa pri-vada.

Desse esforço coletivo ou comu-nitário, participaram instituições, entidades de classe, administra-dores, legisladores, empresários, agricultores, trabalhadores, cida-dãos, donas-de-casa e estudantes, que deram sua contribuição, de uma ou outra forma, para que To-ledo alcançasse qualidade de vida para todos seus moradores.

Muitos colaboraram com trabalho anônimo e independência de auxí-lio do serviço público, mas houve também os autores de façanhas singulares, que destacaram Toledo no processo de desenvolvimento regional, estadual e nacional.

Entre essas realizações e ações realmente diferenciadas, podemos lembrar algumas, todas pioneiras e únicas na região:

- Abatedouro-frigorífico da Sadia;- 1ª Diocese da Igreja Católica do

Oeste do Paraná;- 1ª Casa da Cultura do interior

do Estado;- Regularização de loteamentos

urbanos a partir dos anos 70 e 80, até a atual legislação que exige as-

falto, redes de água, esgoto e tele-fone, galerias pluviais, calçadas e arborização, de novos empreendi-mentos imobiliários;

- Pavimentação urbana iniciada nos anos 70 e 80, com recursos do Projeto Cura, permitindo o estágio atual de mais de 98% das vias urba-nas asfaltadas;

- Conjuntos residenciais implan-tados com recursos do BNH;

- Centro Social Urbano (CSU);- Centro de Piscicultura;- Colégio Estadual Castelo Branco

(Premem);- Criação da Fundação Municipal

de Ensino Superior (Fumest) e im-plantação do campus da Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Bu-sato (Facitol);

- Parque Ecológico Diva Paim Barth;

- Teatro Municipal;- Centro de Eventos e Convenções

Ismael Sperafico;- Restaurantes Populares, Cozi-

nha Social e Programa Compra Di-reta;

- Campus da Pontifícia Universi-dade Católica do Paraná (PUCPR);

- Aquário Municipal;- Centro Integrado de Tecnologia

(Cit), da Funet;- Centros de Revitalização da Ter-

ceira Idade (Certis);- Academias da Terceira Idade; - Pavimentação asfáltica de 150

km de estradas rurais;- Construção de 1,1 mil casas po-

pulares;- Campus da Universidade Tecno-

lógica Federal do Paraná (UTFPR);- Hospital Regional. Foram todas obras executadas

com recursos públicos, sejam mu-nicipais, estaduais e federais, oriundos dos impostos pagos por todos os cidadãos, poderão dizer algumas pessoas. A elas eu indaga-ria: mas por que só em Toledo?

Realmente nenhuma grande con-quista de Toledo foi financiada com dinheiro particu-lar, mas todas fo-ram implantadas com investimen-tos à disposição de todos os de-mais municípios do País, que não souberam ou não tiveram condições de buscá-los.

Outras cidades da região e do Es-tado, como Cas-cavel e Foz do Iguaçu, com mui-to maior visibili-dade nos meios de comunicação, maior população e maior eleitorado, não escondem sua frustração com a perda de muitas

dessas nossas conquistas, como a unidade da Sadia, Teatro Munici-pal e campi da PUCPR e UTFPR.

Se não há dúvidas sobre a im-portância dessas realizações para toda a sociedade, nos cabe bus-car, examinar e refletir sobre as razões de seu direcionamen-to para Toledo, por parte de ins-tituições públicas e privadas, de abrangência nacional.

Mesmo que analisando rápida e superficialmente a questão, nos parece que entre os fatores decisi-vos para nossos avanços acima da média regional e estadual, está a representação ou força política.

Não simplesmente a representa-ção parlamentar, porque Cascavel e Foz do Iguaçu também têm de-putados e até em maior número do que Toledo, como é o caso da ban-cada no Congresso Nacional.

O diferencial está na qualidade da representação política e é isso sobre isso que os toledanos devem refletir com tranqüilidade e hones-tidade, antes e depois do exercício do sagrado direito do voto.

Na prática, ele significa a esco-lha entre o progresso de Toledo e a continuidade do atual processo de desenvolvimento, reconhecendo e fazendo justiça aos seus constru-tores, ou as ideologias, interesses partidários e as ambições de gru-pos e indivíduos.

Devemos fazer isso com a cons-ciência de que o voto tem sempre conseqüências, que se refletem di-retamente na vida dos próprios vo-tantes, seus familiares, amigos, vi-zinhos, filhos, netos e colegas de trabalho ou profissão, no curto, médio e longo prazos.

Por essas e demais motivações de cidadão toledano, com o sentimen-to do dever cumprido, no dia 3 de outubro, votei novamente n os de-putados Dilceu Sperafico e Duílio Genari.

*O autor é jornalista, poeta e

escritor toledano. E-mail: [email protected]

Desde o dia 20 de setembro, as Unidades de Atendimen-to do Sicredi em Toledo estão com um caixa eletrônico inter-ligado à Rede Banco24Horas.

A novidade, lançada a partir de uma parceria com a TecBan – Tecnologia Bancária S.A. , permitirá que clientes de ou-tras instituições financeiras, que também participam do serviço de compartilhamento do Banco24Horas, utilizem as opções de saque, saldo e ex-trato, ampliando o atendimen-to do Sicredi aos consumido-res em geral. Segundo Círio

Kunzler, presidente da coope-rativa, a iniciativa irá otimi-zar o parque de máquinas de autoatendimento e divulgar a marca Sicredi.

Atualmente, o Sicredi pos-sui uma ampla rede de canais de conveniência para o asso-ciado. Sob o conceito Sicredi Total, além dos caixas eletrô-nicos, conta com o Internet Banking, atendimento por te-lefone, Débito Direto Autoriza-do (DDA) e diversos Agentes Credenciados para pagamen-tos de contas de luz, água e te-lefone entre outros.

Governador exibe decreto de instalação do Campus da Unioeste em Santa Helena, ao lado da prefeita de Santa Helena Rita Maria Schimitt e do secretário Nildo Lubke

Caixa eletrônico interligado à rede Banco24Horas facilita a vida dos cooperados

10/10 – Domingo - 15h303º RAP EM MOVIMENTOGrupos de canto e dança de rua da regiãoLocal: Teatro MunicipalIngressos: R$ 5,00 ou 1k de ali-mentoInformações: 3055-8741 / 9979-9062

11/10 – Segunda-feira - 20hGRUPO CHILENO “SIKURIS”Show de música Latino-AmericanaLocal: Teatro MunicipalIngressos: R$ 6,00 + 1k de ali-mentoInformações: 3055-8712 / 3055-8741

12/10 – Terça-feira – 19h30ORQUESTRA SINFÔNICA DE CAS-CAVELDia das Crianças – “Animação”Concerto com temas de desenhos, jogos e fi lmes de animaçãoLocal: Teatro MunicipalIngressos: R$ 2,00 (antecipado), R$ 4,00 (bilheteria)Informações: 3055-8712/3055-8741

15/10 – Sexta-feira - 20hLUCAS & BLOEMER - Revelações de ToledoShow de lançamento da duplaLocal: Teatro MunicipalIngressos: R$ 3,00 (antecipado), R$ 6,00 (bilheteria)Informações – 3055-8741/9904-3233

Falando em

CulturaMarcio Franz “Formiga”

17/10 – Domingo – 20hSHOW RAÍZESOrquestra de Viola Caipira de To-ledoLocal: Teatro MunicipalIngressos: R$ 5,00 (meia e antecipa-do), R$ 7,00 (bilheteria) Informações: 3054-5712/3055-8712/9962-6304

21/10 – Quinta-feira – 9h, 15h e 20hAUTO DA BARCA DO FISCOEspetáculo teatralLocal: Teatro MunicipalInformações: 3055-8712/3055-8741

23 e 24/10 – 20h1º FESTINHO – Festival infantil de músicaFestival da Criança de ToledoLocal: Teatro MunicipalEntrada FrancaInformações: 3055-8712/3055-8713

25/10 – Segunda-feiraManhã e NoiteCÁRCERE - Espetáculo teatral com Vinícius PiedadeLocal: Teatro MunicipalInformações: 3055-8712/3055-8741

29/10 – Sexta-feira - 19h30SERVIDOR É SHOWApresentações artísticas e culturais dos Servidores Públicos MunicipaisLocal: Teatro MunicipalInformações: 3055-8834/3055-8741

Agenda Cultural - Outubro

Artigo do presidente da Ferroeste tem repercussão nacional

Recente artigo “Democratizar a matriz de transporte é a saída para a logística brasileira”, do presidente da Ferroeste (Estra-da de Ferro Paraná Oeste S/A), o economista toledano Neuro-ci Antonio Frizzo, teve reper-cussão nacional nas páginas de economia e logística. No artigo, Frizzo comenta a disfunção en-tre as necessidades de ferrovias do país e a cultura rodoviária.

Segundo o presidente da Fer-roeste, a sociedade brasileira está reavaliando a matriz de transporte e já se chegou a um consenso que a multimodalida-de é a única solução para um país com dimensões continen-tais como o Brasil inserir-se com vantagem competitiva no mercado internacional.

Para Frizzo, a Ferroeste tem muito a contribuir com o Paraná e região Centro-Sul. O dirigente lembra que a empresa tem autori-zação para expandir sua via até Dourados (MS), atendendo pro-dutores daquela região e tam-bém do Paraguai. Segundo ele, também a construção de uma nova linha ligando Guarapuava e o Porto de Paranaguá é funda-mental para solucionar o gargalo logístico existente atualmente na antiga linha em operação.

O texto divulgado por Neuro-ci Frizzo teve destaque no blog do jornalista Luis Nassif e foi publicado nos sites da Abifer (Associação Brasileira da In-dústria Ferroviária), Panorama Rural, Intelog/Newslog e Logís-tica em Foco, entre outros.

O toledano Neuroci Frizzo preside a Ferroeste: repercussão nacional a artigo

O desenvolvimento de Toledo, suas singularidades, seus benefícios, seus construtores e suas responsabilidades!

Muitos colaboraram com trabalho

anônimo e independência de auxílio do serviço

público, mas houve também os

autores de façanhas singulares, que

destacaram Toledo no processo de

desenvolvimento regional, estadual e

nacional.

[email protected]

LEITURAS DA MADRUGADA“Há dois mundos: o mundo que podemos medir com a linha e a régua e o mundo que

podemos sentir com o coração e a coragem.” (Harto Witteck)

BRUNO RADUNZ

11Toledo/PR • 08 a 14 de outubro de 2010

BR-467 Km-81www.bigpeixe.com.br - [email protected]. Fone (45) 3252-2517

Toda sexta, jantar com música ao vivoAos sábados, rodízio no almoço e jantar

Em visita a Toledo, Claudecir Larte Gallo com Nelci e Mariana, ele atuando na Caixa em Chopinzinho, conferiram o ótimo jantar de peixes do Restaurante Paiol, em Nova Videira

Edi Schneider, Bob e Jussara Hickson, Alice e Luiz Carlos Grizza no Restaurante Paiol

Carlos Dulaba, da Colônia, e Bruno Radunz, no Allmayer Supermercado

Décio Holzbach recebeu amigos da Sicredi para jantar em sua residência, entre eles Jonas, Paulo e Narciso Feiten, Adeloi Diering´s, Adolfo Freitag e Círio Kunzler

Oni Barbieri e Guilherme Duarte da Silva também conferirem o buffet de peixes do Paiol

Izaldir Wermuth e Mauro Bernhardt no café da manhã promovido pela Entidade Dorcas

SucessoEm tempos difíceis de conseguir bons profi ssionais, destaco o trabalho desenvolvido por Jean Carlos Mirinho. Ele é encarre-gado do setor de faturamento do Allmayer Supermercado, em-presa onde atua já faz seis anos. Ingressou como empacotador e hoje se constitui num dos balu-artes da empresa.

Euclides FreeseQuem tem desempenhado óti-mo papel à frente do Colégio Es-tadual Dario Vellozo é Euclides Freese. Na direção do educandá-rio, o professor tem conseguido elevar sobremaneira o nível de ensino. Conta entre seus colabo-radores com o professor Edélcio Pelisson, mestre em matemática e profundo conhecedor das his-tórias das guerras mundiais.

PelissonO professor Edélcio Pelisson, além de possuir vasto material sobre a história das grandes guerras mundiais, possui em seu acervo de-zenas de réplicas de aviões militares utilizados nos confrontos. As aeronaves foram montadas peça por peça, num trabalho de muita paciência e perseverança.

Adelar HolsbachAlém de empresário do ramo de óticas, o vereador Adelar Holzbach é o que podemos chamar de fi lantropo. Não conheço pessoa, den-tro do meu humilde conhecimento, que colabore com tantos even-tos e projetos individuais, demonstrando seu espírito fraterno, seu espírito de colaborador. Não é a toa que obtêm sucesso em todas as suas empreitadas.

ColôniaQuem circula nas imediações

da Cervejaria Colônia pode

observar as mudanças visuais

ocorridas principalmente no

acesso da empresa, com as-

falto e ajardinamento. Digno

de uma das maiores empre-

sas do Paraná. Fruto do espí-

rito empreendedor da família

Gatto, que há muitos anos la-

buta no ramo de bebidas e re-

frigerantes e dos jovens Bran-

dalise.

ValorizaçãoO correr da vida embrulha

tudo. A vida é assim: esquen-

ta e esfria, aperta e daí afrou-

xa, sossega e depois desinquie-

ta. O que ela quer da gente é

coragem. E como precisamos

ter coragem, não acham?

CredibilidadeNuma pesquisa mundial, o Jor-nal The New York Times apurou que o segmento que mais pos-sui credibilidade junto à popu-lação é a dos bombeiros. Em último lugar estão os políti-cos. Pontos para nossos bravos bombeiros que tantos bons ser-viços tem prestado à nossa co-munidade.

Cine PanambiExpectativa para a programação do Cine Panambi para o fi nal de ano, já que nesta época acon-tecem os grandes lançamentos mundiais.O Cine Panambi tem no coman-do os empreendedores Geraldo Clivati e Eduardo Dalla Costa.

Um milhãoO link do Galpão de Estân-

cia no youtube - www.youtube.com/jandor160 – ultrapassou a casa de um milhão de acessos. Os vídeos postados pelo apre-sentador Jandir Deon estão sen-do vistos, segundo o Google, em 84 países de todos os conti-nentes. São clips gravados por Deon ao longo de 16 anos de seu programa de TV, alem de vários outros de artistas de vá-rias partes do mundo.

12 Toledo/PR • 08 a 14 de outubro de 2010

[email protected]

“Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. (Clarice Lispector)

WANDERLEY GRAEFF

Marcos e Miriam Bortolotto em escala do cruzeiro na última temporada com o Vision of the Seas ao fundo

De evento recente no Toledão, Roberto Borges, Eduardo Paludo e o presidente Claudir “Titi” Picinini

Wanderson Lacerda, Valdir Henz, José Roberto Ignácio e Renate Schütz, da equipe da Auto Escola Toledo

CruzeirosJá é destaque na Lumiar Turismo a temporada brasileira de cru-zeiros Royal Caribbean 2010/2011, em que os navios Splendour of the Seas e Vision of the Seas realizarão 39 viagens pelo Brasil e Mercosul (Argentina e Uruguai) entre dezembro e março.A grande novidade da temporada é o navio da classe Voyager, o Mariner of the Seas, de 140 mil toneladas, que chegará ao Brasil em 13 de fevereiro e fi cará 30 dias, incluindo o carnaval.O navio fará cinco saídas de Santos (quatro de seis noites e uma de duas noites após o carnaval), com pernoite em Salvador. Pos-sui 1.557 cabines e capacidade para 3.835 passageiros e apenas Rio, Santos e Salvador têm estrutura para recebê-lo. Programe-se e faça parte dos tradicionais grupos Lumiar.

GuaçuA Rádio Guaçu deu um show espetacular, na maior cobertura das eleições já realizada pelo rádio toledano.Da abertura das urnas ao fechamento da apuração, a emissora mo-bilizou a maior equipe de jornalismo do rádio regional. O trabalho foi reproduzido pela Cristalina FM 103,7, de Nova Santa Rosa, nova emissora dos empreendimentos Dr. Avelino Campagnolo.

De confraternização da equipe de jornalismo da Rádio Guaçu, Edilson José Homa, Wanderley Graeff, JB de Oliveira, Batista Franco, Luiz Carlos Silva, Dr. Avelino Campagnolo e Édio Rosseto

OlímpicoO Clube Olímpico leva ao pal-co neste sábado (09), a Banda América do Sul e na segunda (11), véspera de feriado, a Ban-da Expresso.

YôgaO Spaço Vitta abriu espaço para a formação profi ssional. Um instrutor de Swásthya Yôga atua como autônomo e profi ssional liberal. Poderá escolher, além do seu horário de trabalho, os vários campos de atua-ção abrangidos pela profi ssão, tais como empresas, condomínios, ho-téis, academias de ginástica, além dos diversos espaços culturais fi lia-dos à Uni-yôga. Para agendar uma aula experimental gratuita e ser um instrutor de yôga, informações no Spaço Vitta – fone (045) 3054-0080 ou através do site www.yogacascavel.com / www.metododerose.org

ExpoToledoAs atenções da região convergem nestes dias 8 a 12 de outubro para o Centro de Eventos Ismael Sperafi co.É onde acontece a ExpoToledo 2010, recheada de atrativos, com ên-fase para o agronegócio.Exposição, julgamento e leilões de animais, rodeio, parque de diver-sões, gastronomia e shows com Guilherme & Santiago e Nathália Siqueira, no sábado (09); e Hugo Pena & Gabriel na segunda (11).

ToledãoNeste sábado, 09, das 13h30 as 18h, o Toledão realizará a 3ª Tarde Recreativa em comemo-ração ao Dia da Criança. Serão desenvolvidas várias atividades para fi lhos de associados, com distribuição de brindes, picolés, algodão e pipoca doce. Em caso de chuva as atividades serão re-alizadas na quadra de esportes.

38 anosO Toledão viverá mais um mo-mento importante de sua histó-ria. Será no dia 06 de outubro, com o Baile de Aniversário de 38 anos, a serem completados no dia 10.A animação será da Banda Hora Nacional e atendendo a muitos pedidos o horário de início será às 22h30. O clube fará a inauguração pe-rante os associados e visitantes da climatização do salão e das 800 novas cadeiras, todas esto-fadas. Mesas para 4 pessoas com ca-deiras confortáveis: sócio R$ 90,00 e não sócio R$ 100,00.

Mensagem A seguinte mensagem chegou até nós:“Amigo Wanderley Graeff . Obri-gado por fazer chegar até nós essa obra de arte chamado “Vi-ver Toledo”. Você é inspirado, mas antes disso me atrevo dizer que você foi um polarizador de talentos, atraindo para este pro-jeto pessoas do calibre de Bru-no Radunz, Alvir Preisner, Dom Francisco, Alex Donega, Marcos Padilha e Mayara Martan, entre outros. Continue com teu proje-to, preze pela simplicidade e au-tenticidade! Persiga a verdade! Lute pelas nossas famílias! Mos-tre a vida desta cidade que ama-mos: Toledo! Um Abraço frater-no, Cézar de Césaro”.