VOCABULARIO

7
DICIONÁRIO Axiologia [digno de ser dito]. Filos. 1. Estudo ou teoria de alguma espécie de valor, particularmente dos valores morais. 2. Teoria crítica dos conceitos de valor. Coercibilidade Coerção é o ato de induzir, pressionar ou compelir alguém a fazer algo pela força, intimidação ou ameaça. A coerção sexual existe em um contínuo de ações, desde o estupro forçado a outras formas não físicas de pressão que compelem meninas e mulheres. Corolários 1.proposição resultante de uma verdade 2.conseqüência direta de uma proposição demonstrada 3.conseqüência imediata de menor importância a partir de um teorema Um corolário é uma decorrência imediata de uma teoria ou lei. Deontologia "déon, déontos" que significa dever e "lógos" que se traduz por discurso ou tratado. Tratado do dever ou o conjunto de deveres, princípios e normas adoptadas por um determinado grupo profissional. "... o primado das éticas deontológicas preceituais limitam-se ao bem estar, passando longe do tema felicidade." LEOPARDI et al. O Processo de trabalho em saúde - 1999) Empirismo s. m., Em um modo filosófico, empirismo é uma doutrina que se baseia na experiência, exclusivamente, como única (ou principal) fonte de conhecimentos.. Na ciência, o empirismo é normalmente utilizado quando falamos no método científico tradicional (que é originário do empirismo filosófico), o qual defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo, em vez da intuição ou fé. Epistemológicas Epistemologia ou teoria do conhecimento (do grego"episteme" - ciência, conhecimento; "logos" - discurso), é um ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados à crença e ao conhecimento. A teoria de Platão abrange o conhecimento teórico, o saber que. Tal tipo de conhecimento é o conjunto de todas aquelas informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia. Este conhecimento consiste em descrever,

Transcript of VOCABULARIO

Page 1: VOCABULARIO

DICIONÁRIOAxiologia [digno de ser dito]. Filos. 1. Estudo ou teoria de alguma espécie de valor, particularmente dos

valores morais. 2. Teoria crítica dos conceitos de valor.

Coercibilidade

Coerção é o ato de induzir, pressionar ou compelir alguém a fazer algo pela força, intimidação ou ameaça.

 A coerção sexual existe em um contínuo de ações, desde o estupro forçado a outras formas não físicas de pressão que compelem meninas e mulheres.

Corolários 1.proposição resultante de uma verdade

2.conseqüência direta de uma proposição demonstrada3.conseqüência imediata de menor importância a partir de um teorema

Um corolário é uma decorrência imediata de uma teoria ou lei.

Deontologia

"déon, déontos" que significa dever e "lógos" que se traduz por discurso ou tratado. Tratado do dever ou o conjunto de deveres, princípios e normas adoptadas por um determinado grupo profissional.

 "... o primado das éticas deontológicas preceituais limitam-se ao bem estar, passando longe do tema felicidade." LEOPARDI et al. O Processo de trabalho em saúde - 1999)

Empirismo s. m.,

Em um modo filosófico, empirismo é uma doutrina que se baseia na experiência, exclusivamente, como única (ou principal) fonte de conhecimentos..

Na ciência, o empirismo é normalmente utilizado quando falamos no método científico tradicional (que é originário do empirismo filosófico), o qual defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo, em vez da intuição ou fé.

Epistemológicas

Epistemologia ou teoria do conhecimento (do grego"episteme" - ciência, conhecimento; "logos" - discurso), é um ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados à crença e ao conhecimento.A teoria de Platão abrange o conhecimento teórico, o saber que. Tal tipo de conhecimento é o conjunto de todas aquelas informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia. Este conhecimento consiste em descrever, explicar e predizer uma realidade, isto é, analisar o que ocorre, determinar por que ocorre dessa forma e utilizar estes conhecimentos para antecipar uma realidade futura.

Há outro tipo de conhecimento, não abrangido pela teoria de Platão. Trata-se do conhecimento prático, o saber como.

A epistemologia também estuda a evidência (entendida não como mero sentimento que temos da verdade do pensamento, mas sim no sentido forense de prova), isto é, os critérios de reconhecimento da verdade.

Ante a questão da possibilidade do conhecimento, o sujeito pode tomar diferentes atitudes:

Dogmatismo; atitude filosófica defendida por Descartes segundo a qual podemos adquirir conhecimentos seguros e universais, e ter absoluta certeza disso. Cepticismo; atitude filosófica oposta ao dogmatismo a qual duvida de que seja possível um conhecimento firme e

Page 2: VOCABULARIO

seguro, esta postura foi defendida por Pirro de Elis. Relativismo; atitude filosófica defendida pelos sofistas que nega a existência de uma verdade absoluta e defende a idéia de que cada indivíduo possui sua própria verdade. Esta verdade depende do espaço e o tempo. Perspectivismo; atitude filosófica que defende a existência de uma verdade absoluta, mas pensa que nenhum de nós pode chegar a ela senão que chegamos a uma pequena parte. Cada ser humano tem uma visão da verdade. Esta postura foi defendida por Nietzsche.

 

Segundo Lalande, trata-se de uma filosofia das ciências, mas de modo especial, enquanto "é essencialmente o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências, destinado a determinar sua origem lógica (não psicologica), seu valor e seu alcance objetivo". Para Lalande, ela se distingue, portanto, da teoria do conhecimento, da qual serve, contudo, como introdução e auxiliar indispensável.

Portanto, temos que epistemologia é o estudo sobre o conhecimento científico, ou seja, o estudo dos mecanismos que permitem o conhecimento de determinada ciência. Como diria Marilena Chauí, é o “conhecimento do conhecimento científico”.

Japiassu distingue três tipos de epistemologia:

a epistemologia global ou geral que trata do saber globalmente considerado, com a virtualidade e os problemas do conjunto de sua organização, quer sejam especulativos, quer científicos; a Epístemología particular que trata de levar em consideração um campo particular do saber, quer seja especulativo, quer científico; a epistemologia específica que trata de levar em conta uma disciplina intelectualmente constituída em unidade bem definida do saber e de estudá-la de modo próximo, detalhado e técnico, mostrando sua organização, seu funcionamento e as possíveis relações que ela mantém com as demais disciplinas.

Ética

Ciência que estuda os juízos morais referentesá conduta humana.Virtude caracterizada pela orientação dos atos pessoais segundo os valores do bem e da decência pública

  ética é a palavra que se refere a condulta humana seus atos pessoais e publicos

Ética vem do grego "ethos" que significa analogicamente "modo de ser" ou "caráter" enquanto forma de vida também adquirida ou conquistada pelo homem. Estatui princípios e valores que orientam pessoas e sociedades.

 uma pessoa é ética quando se orienta por pricípios e convicções. Dizemos que tem caráter e boa índole

A ética (palavra originada do grego ethos, através do latim ethica) é um campo de reflexões filosóficas que busca conhecer com profundidade as relações entre os seres humanos e seu modo de ser e pensar.

  Ética na política....

Exegese

Comentário para esclarecimento ou intepretação minuciosa de um texto ou de uma palavra. Aplica-se especialmente em relação a Gramática, à Bíblia, às leis!

  Manual de

Page 3: VOCABULARIO

exegese Bíblica.

Fenomenológica

É um método pelo qual,é usado principalmente pelos psicólogos, para entender a vivencia do paciente no mundo em que ele se encontra. e como o paciente se percebe nesse mundo.

 

ex. ao analizarmos um professor que muitas vezes tem dificuldades na profissao,mas gosta da mesma e nao quer deixa-la de forma alguma,usamos o método fenomenologico, para descobrirmos como esse profissional se ve diante de determinada situacao.

Gnoseologia

Trata-se do estudo do conhecimento, gnose = conhechimento, logia = estudo

  "...Porém não é mais do que um breve capítulo da gnoseologia." (Pontes de Mirand

Heteronomia

Condição de pessoa ou de grupo que receba de um elemento que lhe é exterior, ou de um princípio estranho à razão, a lei a que se deve submeter.

 

"Dizemos, então, que o Direito é heterônomo, visto ser posto por terceiros aquilo que juridicamente somos obrigado a cumprir.""É inegável, porém, que, em princípio, o Direito obriga, sendo o característico da heteronomia bem mais profundo do que à primeira vista parece."REALE, Miguel - Licões Preliminares de Direito, cap.V

Metafísica

Metafísica É um ramo da filosofia que estuda a essência do mundo. Se ocupa em procurar responder perguntas tais como: O que é real? O que é natural? O que é sobre-natural? O ramo central da metafísica é a ontologia, que investiga em quais categorias as coisas estão no mundo e quais as relações dessas coisas entre si. A metafísica também tenta esclarecer as noções de como as pessoas entendem o mundo, incluindo a existência e a natureza do relacionamento entre objetos e suas propriedades, espaço, tempo, causalidade, e possibilidade.

  Estudos que vão além da natureza, além do físico, além daquilo que se possa ver ou tocar.

Conhecimento ou princípio liogado à religião, à razão, ao Criador; que não é revelado pelo empirismo ou pela experiência, mas sim por uma razão fundacional, fundamental.

 

"Para se completar a revolução intelectual da teoria política moderna só faltava desligar a sociedade de qualquer realidade metafísica, laicizando ateoria social e libertando o indivíduo de quaisquer limitações transcedentes."in Poder e Instituições no Antigo Regime autor: Antonio Manuel Espanha

Page 4: VOCABULARIO

Nomogênese Ciência auxiliar da Sociologia Jurídica, dedicada ao estudo das regras que

presidem o desenvolvimento dos fatos jurídicos.

Ontologia

Conforme Aurélio, "ontologia" é a "parte da filosofia que trata do ser enquanto ser, i. é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres (...)". Tendo-se em conta que "onto", do grego, vem a significar indivíduo ou ser, e "logia", que comumente significa estudo, tem-se que "ontologia" vem a ser o estudo investigativo e comparativo do indivíduo - aqui tido como exemplar da espécie humana - frente aos demais seres vivos, passando pela sua concepção, criação, evolução e extinção. Busca, portanto, o conhecimento profundo acerca da natureza do ser humano, levando em conta os aspectos fisiológicos e espirituais, confrontando-os com aqueles que caracterizam e distinguem os demais seres vivos.

 

"Mais grave ainda torna-se o apego excessivo à letra fria da lei, sem qualquer investigação ontológico-material, quando se observa a falta de uma legitimidade plena e concreta nos procedimentos para a sua criação". (Fernando Capez, Curso de Direito Penal, Vol. I)

Ontognoseologia

É a teoria do conhecimento.É o estudo de temas especiais da filosofia, quais sejam, Ontologia, Epistemologia , Deontologia, Culturologia e Lógica.São elementos que possibilitam a compreensão como um todo, quando são estudados em unidade e integrados.

 

Miguel Reale, ao apresentar sua Teoria Tridimensional, baseada no pressuposto de ser o Direito produto de fatos, valores e normas, embasa sua fundamentação na Ontologia, Deontologia e Lógica, a que denominou ontognoseologia. Assim, o fundamento do Direito passa a ser a ética, a história, os valores, a cultura, mas desde que devidamente normatizada, no qual aponta o aspecto lógico de sua teoria.

Paideia Inicialmente, a palavra paidéia (de paidos - criança) significava simplesmente "criação de meninos". Mas, como veremos, este significado inicial da palavra está muito longe do elevado sentido que mais tarde adquiriu O termo também significa a própria cultura construída a partir da educação. Era o ideal que os gregos cultivavam do mundo, para si e para sua juventude. Uma vez que o governo próprio era muito valorizado pelos gregos, a Paidéia combinava ethos (hábitos) que o fizessem ser digno e bom tanto como governado quanto como governante. O objetivo não era ensinar ofícios, mas sim treinar a liberdade e nobreza. Paidéia também pode ser encarada como o legado deixado de uma geração para outra na sociedade. Do significado original da palavra paidéia como criação de meninos, o conceito alarga-se para, no século IV a.C., adquirir a forma cristalizada e definitiva com que foi consagrado como ideal educativo da Grécia clássica.

Como diz Jaeger (1995), os gregos deram o nome de paidéia a "todas as formas e criações espirituais e ao tesouro completo da sua tradição, tal como nós o designamos por Bildung ou pela palavra latina, cultura." Daí que, para traduzir o termo paidéia "não se possa evitar o emprego de expressões modernas como civilização, tradição, literatura, ou educação; nenhuma delas coincidindo, porém, com o que os gregos entendiam por paidéia. Cada um daqueles termos se limita a exprimir um aspecto daquele conceito global. Para abranger o campo total do conceito grego, teríamos de empregá-los todos de uma só vez." (Jaeger, 1995: 1).

Na sua abrangência, o conceito de paideia não designa unicamente a técnica própria para, desde cedo, preparar a criança para a vida adulta. A ampliação do conceito fez com que ele passasse também a

Page 5: VOCABULARIO

designar o resultado do processo educativo que se prolonga por toda vida, muito para além dos anos escolares.

A paidéia, vem por isso a significar "cultura entendida no sentido perfectivo que a palavra tem hoje entre nós: o estado de um espírito plenamente desenvolvido, tendo desabrochado todas as suas virtualidades, o do homem tornado verdadeiramente homem" (Marrou, 1966: 158).

Positivismo

O Positivismo é uma corrente sociológica cujo precursor foi o francês Auguste Comte (1789-1857). Surgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo e das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial. Propõe à existência humana valores completamente humanos, afastando radicalmente teologia ou metafísica.

 

Assim, o positivismo - na versão conteporânea, pelo menos - associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética humana, desenvolvida na segunda fase da carreira de Comte.

Propedêutica

Ciência preliminar; introduçâo; rudimentos de uma ciência.

  Que prepara para receber ensino mais completo. que serve de introdução

é o que devemos conhecer antes de iniciar uma investigação científica ou filosófica, pois somente ela pode indicar os procedimentos (métodos, raciocínios, demonstrações) que devemos empregar para cada modalidade de conhecimento;

  Teleológico

EstudoTeleologia. Refere-se ao estudo das finalidades do universo.

 A teleologia é inseparável da teologia (a afirmação de que um ser superior, Deus, realiza seus propósitos no universo).

Tricotomia

A teleologia é uma doutrina que estuda os fins últimos da sociedade, humanidade e natureza.

Suas origens remontam a Aristóteles com a sua noção de que as coisas servem a um propósito.

A teleologia contempla também o onde pára tudo isto? A questão que busca responder o para-quê de todas as coisas.Aristóteles situa a ciência da praxis em uma perspectiva de estrutura teleológica para a investigação e determinação de seu fim, seu objetivo, o aspecto formal como fim em si mesmo. O Bem em si mesmo é o fim a que todo ser aspira, resultando na perfeição, na excelência, na arte ou na virtude. Todo ser dotado de razão aspira o Bem como fim que possa ser justificado pela razão.

Page 6: VOCABULARIO

 

A crença de que os processos naturais são deliberadamente dirigidos para algum fim ou objetivo. Em psicologia, o termo é particularmente usado com referência a Jung e Adler. Adler, por exemplo, considera a atividade atual da pessoa como uma preparação para o seu estado final, para o que ela vai ser. A psicologia analítica de Jung também é teleológica. Jung considera a mente como algo muito mais do que o resultado de experiências passadas: "[a mente] é tanto Devir como Foi, e, portanto, qualquer análise dela tem que incluir a referência a seus objetivos e ao que está tentando realizar dentro de si. Nesse sentido, o sonho deve ser considerado, portanto, como parcialmente determinado pelo futuro". (Nicole, J. Psychotherapy 1948)

Voluntas voluntas legis = Vontade da lei.

volunta legislatoris = A intenção do legislador.