Vol8 manual de segurança instituicões lazer

6
Vol. VIII Vol. VIII Instituições de Lazer Instituições de Lazer Manual de Segurança Tel. (11) 5592-5592 / www.fortknox.com.br

description

 

Transcript of Vol8 manual de segurança instituicões lazer

Page 1: Vol8 manual de segurança instituicões lazer

Vol. VIIIVol. VIII

Inst

ituiç

ões

de L

azer

Inst

ituiç

ões

de L

azer

Manual de Segurança

Tel. (11) 5592-5592 / www.fortknox.com.br

Page 2: Vol8 manual de segurança instituicões lazer

01

ApresentaçãoApresentação

O momento é de relaxamento. Quem procura um clubeou associação esportiva não quer se preocupar com

uma série de problemas da vida cotidiana, inclusive asegurança. E então, distraído em relação a sua proteção, oindivíduo estará mais suscetível a ser alvo de um atocriminoso. Como o usuário que está ali busca apenas olazer, a responsabilidade pela sua segurança será daempresa ou instituição.

Nesse caso, o planejamento de um sistema de segurançadeve estar direcionado para evitar situações de risco e paraa prevenção de acidentes. Uma das melhores formas paragarantir a segurança é implantar um sistema que permitacontrolar o acesso dos diversos grupos que convivem oufreqüentam o local, como associados, funcionários,fornecedores e prestadores de serviços. O controle deveser rígido, permitindo apenas a entrada de pessoasautorizadas e respeitando o horário de utilização dasinstalações, bem como suas restrições. Em situações eeventos especiais, que alteram o funcionamento e asnormas da instituição, é importante sempre elaborar umplano de ação específico para redobrar a segurança.

Na área de vigilância, o profissional da segurança deve serdiscreto para que as pessoas não tenham a sensação deque estão sendo vigiadas ou se sintam constrangidas. Paraisso, a seleção do vigilante deve ser criteriosa, assegurandoque a pessoa contratada tenha o perfil para aquela posiçãodeterminada e não seja, principalmente, fonte deinformação. Isso porque, nesses ambientes, o profissionalterá contato com a vida particular de muitas pessoas.

Esse Manual foi produzido para levar ao leitor os principaiscuidados com a segurança em uma instituição de lazer,como clubes e associações esportivas. Além disso,apresenta as tecnologias mais modernas disponíveis nomercado para garantir a integridade física de associados,funcionários e visitantes, bem como do patrimônio daprópria instituição.

Boa leitura!

Page 3: Vol8 manual de segurança instituicões lazer

02

A Estrutura IdealA Estrutura Ideal

O controle de acesso de pessoas é uma das principais ferramentaspara garantir a segurança de um clube ou associação esportiva.Todas as pessoas devem ser identificadas na recepção ou portaria,sejam as que chegam a pé ou em veículos. É imprescindível quetodos os sócios e dependentes estejam cadastrados no sistema. Osvisitantes só devem acessar as instalações mediante autorização deum sócio ou da secretaria, e devem apresentar documento deidentidade. O mesmo vale para fornecedores e prestadores deserviços. Nesse caso, a presença de um vigilante e a utilização decâmeras na entrada principal e em áreas estratégicas sãofundamentais.

Um sistema de segurança ideal para uma instituição de lazer deve aliar,basicamente, tecnologia de ponta e serviços de vigilância. Algumasmedidas, no entanto, podem facilitar o trabalho, como a utilização deuma única entrada, muros altos e pouca vegetação na área perimetral.

03

Uma das tecnologias maismodernas usadas no controle deacesso é a biometria, que faz aanálise das impressões digitais, írisou até mesmo da face. A utilizaçãode catracas e cartões também éuma boa opção e com custo menor.

Os muros também são uma boaestratégia de proteção e devem teraltura mínima de 2,50 metros. Emalguns casos, é possível utilizarproteção perimetral no alto dosmuros, como cerca elétrica ousensores de presença, mas sempretomando os cuidados necessários,principalmente em relação àpresença de crianças nessas áreas.Para tornar o local mais agradável,o uso de vegetação é bastantecomum em instituições de lazer.Entretanto, é recomendável quenão haja árvores grandes e galhoslongos próximos aos muros deproteção. As plantas devem serbaixas e esparsas, a fim de evitarque alguém possa utilizá-las comoesconderijos ou para acessar aárea interna das instituições.

Page 4: Vol8 manual de segurança instituicões lazer

Planejamento da SegurançaPlanejamento da Segurança

0504

A distribuição de câmeras pelo interior e exterior do clube é uma formaeficiente de monitorar todo o espaço. No entanto, é preciso que aelaboração do projeto e a instalação dos equipamentos sejam feitas porum profissional de segurança.

Um dos primeiros cuidados no planejamento de um sistema desegurança para uma instituição de lazer é o estacionamento, que, depreferência, deve estar na área interna. Quando isso, não for possível, érecomendável a contratação de um serviço de vallet com manobristas.Essa medida tem por objetivo evitar que os usuários tenham quecaminhar longas distâncias entre o local onde está o carro e a entradada instituição, diminuindo a possibilidade de ocorrer um assalto ou atéseqüestro.

Nos casos em que não há estacionamento interno ou serviço de vallet, énecessário que haja uma ronda constante de profissionais específicospelas ruas próximas. Eles devem também combater a ação de bandidose flanelinhas.

Segurança físicaOs clubes e associações que possuem piscina devem contar comserviço de salva-vidas e profissionais com conhecimento deprimeiros-socorros.

Deve haver também um espaço destinado para atendimentoambulatorial.

Os clubes esportivos geralmente são construídos em grandes espaços econtam com uma entrada principal, onde normalmente há um rígidocontrole de acesso de pessoas. Por conta disso, as invasões ocorremcom freqüência nas áreas limítrofes da instituição. Uma boa maneira deevitar isso é a utilização de rondas constantes de vigilantes com motosou automóveis.

Para evitar furtos, os vestuários devem disponibilizar armários comcadeados ou travas para armazenar roupas e/ou objetos de valores. Apresença de funcionários para atender os associados e visitantestambém é uma boa forma de prevenir furtos.

Page 5: Vol8 manual de segurança instituicões lazer

Normas de SegurançaNormas de segurança

06

O acesso em uma instituição de lazer é normalmente restrito aassociados, que devem estar de posse de documentos deidentificação e com a mensalidade em dia. Há sistemas maissofisticados que podem fazer esse tipo de controle na entrada;O associado que não estiver portando documentos oucom a mensalidade atrasada deve serencaminhado educadamente àsecretaria do local;Na portaria, emnenhuma hipótesedeve ser mencionadoo motivo pelo qual aentrada de umassociado foidesautorizada. Alémde evitar uma reaçãoagressiva da pessoa, amedida evitaconstrangimentos;É recomendável queos funcionários darecepção possamacessar um cadastrode todos os associadoscom fotos;A entrada de umvisitante só deve serautorizada com apresença de umassociado e com os devidosdocumentos de identificação;Um associado que queira autorizar a entrada de um visitante devesolicitar a liberação na secretaria. Nesse caso, o visitante deveaguardar a liberação em local restrito. Essa medida diminui o riscode um bandido seqüestrar um associado para ter acesso ao clube.

Normas para a recepção

Nesses pontos, o vigilante deve:Estar atento para evitar brigas e vandalismo de associados oufuncionários;Evitar estabelecer intimidade com associados ou colegas de trabalho;Não vestir uniforme característico da vigilância quando estivertrabalhando no interior do clube. O ideal é um traje social;Não comentar sobre a vida dos associados com terceiros;

O ProfissionalO Profissional

07

Feiras e EventosO local deve ser utilizado apenas por pessoas que estão cadastradas nosistema e a entrada dever ser autorizada apenas para quem possuicrachá específico para o evento. Deve haver restrições nos horários defuncionamento. A partir de determinada hora, todos os expositores evisitantes devem se retirar do local,permanecendo apenas as pessoas ligadasà manutenção, limpeza e segurança.

Cinemas e teatrosA regra básica para esses locais é quehaja uma brigada de incêndio treinada. Aindicação para os usuários das saídas deemergência, com placas de sinalização,deve ser facilmente visualizada. As saídasdevem estar desobstruídas. Caso hajaprofissionais de segurança no local, estesdevem estar instruídos para orientar aspessoas.

Um vigilante de clube deve ser treinado para atender às pessoasde forma educada e discreta e estar sempre atento àmovimentação do local.

Casos TípicosAlém de clubes, há outras entidades de lazer que devem se preocuparcom o planejamento da segurança. Veja alguns exemplos e os pontosque merecem destaque para cada um desses locais.

Page 6: Vol8 manual de segurança instituicões lazer

O Manual de Segurança desenvolvido pelaFort Knox está dividido em 10 fascículos, deacordo com os segmentos de mercadoatendidos pela empresa.

Condomínios Residenciais – Vol. ICondomínios Residenciais – Vol. IICondomínios ComerciaisInstituições FinanceirasIndústriasInstituições de EnsinoInstituições de SaúdeInstituições de LazerTransporte de CargasSegurança no dia-a-dia

Manual de Segurança é uma publicação da Fort KnoxProdução e Diagramação: WN&P ComunicaçãoFotografia: Felipe LampeIlustrações: José Eduardo Silva Ramos (Zé Edu)Rua Teresa Toedtli, 215 - Vila Guarani – CEP: 04311-030 - São Paulo - SPTel: (11) 5592-5592 - www.fortknox.com.brE

xped

ien

te

No momento de contratar uma empresa de segurança, é imprescindível averiguar seesta cumpre com todas as exigências legais do órgão regulador, no caso a PolíciaFederal, e está em dia com as obrigações fiscais e trabalhistas. O CRS (Certificado deRegularidade em Segurança), certificação criada pelo sindicato do setor (SESVESP), éuma boa forma de comprovar a idoneidade da empresa contratada.

Situações mais comunsSituações mais comuns

08

Contratação de uma empresa idônea, uso de novastecnologias e monitoramento de alarmes e imagens sãoessenciais para garantir a segurança dos visitantes, sócios,funcionários e do patrimônio de uma instituição de lazer.

ShowsEm grandes eventos, é recomendável a instalação de câmeras de vídeoem locais estratégicos, bem como o monitoramento e registro dasimagens. A utilização de rádios para comunicação entre os profissionaisda segurança também é importante, uma vez que torna mais ágil eeficiente o atendimento nas situações de risco. Revistar as pessoas éuma boa forma de impedir a entrada de armas no local.

Danceterias e casas de espetáculosNesses locais, osvigilantes não devemportar arma de fogo. Éimportante que oprofissional sejainstruído para evitarconfusões ou brigas esempre agir integradocom a polícia. Asabordagens devem serbem planejadas paraevitarconstrangimentos. Éaconselhável tambémque a entrada sejaequipada com umsistema rigoroso decontrole de acesso depessoas, inclusive com ouso de detector de

metais. As rotas de fuga também devem ser bem sinalizadas e permitira fácil evasão das pessoas em casos de emergência;