Voz da São Charbel - scharbel.com.br · dia nos encontramos imersos, ... chegar ao clímax da...

4
Voz da São Charbel Informativo da Paróquia Maronita São Charbel Igreja Oriental Siríaco - Aramaica Antioquena Maronita Católica Apostólica Romana ANO XII - EDIÇÃO Nº 60 - ABRIL 2017 - DISTRIBUIÇÃO INTERNA E GRATUITA

Transcript of Voz da São Charbel - scharbel.com.br · dia nos encontramos imersos, ... chegar ao clímax da...

Voz da São CharbelInformativo da Paróquia Maronita São Charbel

Igreja Oriental Siríaco - Aramaica Antioquena Maronita Católica Apostólica Romana

A N O X II - E D I Ç Ã O N º 60 - ABRIL 2 0 1 7 - D I S T R I B U I Ç Ã O I N T E R N A E G R AT U I TA

Editorial

2 Abril 2017Voz da São Charbel

Vários nomes tem a semana que vai do Domingo de Ramosao Sábado Santo. Chamam-na Semana Maior, Grande Se-mana, Semana Dolorosa, Semana de Indulgência, ou Se-

mana Santa. Nas Igrejas siríacas, Semana da Paixão (Hasho), e cons-titui a culminância do Ano Litúrgico.

Há duas grandes semanas na História da Salvação do mundo:a primeira, segundo o livro do Gênesis, quando Deus criou o uni-verso, cujos dias foram assinalados pelos milagres da Sua onipo-tência; a segunda, em que Deus reparou e como que recriou a Suaobra, a purificou e a restaurou na sua primitiva santidade, pelosangue, morte e ressurreição do Seu Filho, e esta, com seus diasilustrados por milagres de amor, merece incomparavelmente maisque a primeira o nome de grande.

Nós a chamamos de grande, diz S. João Crisóstomo, não por-que tenha mais dias que as outras semanas, nem nos dias maishoras, mas pelos muitos e grandes mistérios que nela celebramos;nestes dias, com efeito, foi destruída a tirania do demônio, desar-mada a morte, apagados o pecado e a maldição, o Céu aberto.Nela também são mais intensas as orações, mais freqüentes osofícios religiosos.

Chama-se também Semana Dolorosa, por causa das penas esofrimentos do Salvador ; Semana de Indulgência, porque nelarecebiam os penitentes a absolvição e eram admitidos a comun-gar com os fiéis. Semana de Xerofagia, porque só comiam nessesdias alimentos secos, sem tempero algum. Era uso universal, ou-trora, comer só pão com água e algumas ervas nos últimos três dias.

Semana Santa nós a chamamos pelos santos mistérios nelacomemorados e pelas santas disposições com que a celebramos.Prevaleceu esta última qualificação: mostrem as nossas obras queo nome foi bem dado. Lembremo-nos dos exemplos dos nossospais.

Nesta semana a liturgia cria um cenário de tragédia, de magni-tude cósmica. Toda a natureza sofre e morre com seu Senhor. De-pois de um prelúdio de três dias, no qual são-nos oferecidos mo-delos bíblicos (Vinha de Nabot, penitência de Maria Madalena,etc), a Quinta-feira dos Mistérios nos convida a compartilhar inti-

A SEMANA SANTA MARONITA

08 de Abril17h - Missa Tridentina (em latim)18h30 - Oração da chegada ao Porto

09 de Abril 11h30 - Domingo de Hosana (Ramos)

10 de Abril15h - Missa da Semana Santa

11 de Abril15h - Missa da Semana Santa

12 de Abril15h - Celebração da Luz

(Com unção e comunhão)

mamente da vida de Cristo, imitando sua profunda humildade – olava-pés – e seu amor sem limites – a Eucaristia.

A Grande Sexta-feira da Crucificação (Sexta-feira Santa) come-ça com uma plácida manhã na qual se celebra a Liturgia dos Pré-santificados ou Assinalação do Cálice, cujo tema central é o San-gue de Cristo derramado para a nossa salvação. A partir do meiodia nos encontramos imersos, de repente, no grande mistério dacrucificação, agonia e morte do Senhor. O rito se reveste de umaatmosfera de catástrofe, acentuada no Oriente Médio com chuvastorrenciais, e se desenvolve com um realismo que contribui paradespertar profundas emoções: o Corpo é baixado da cruz e coloca-do num sudário e, daí, num caixão, e adornado com flores e ramosodorosos. Os ministros o levam em procissão, por entre cânticosfúnebres, o dobrar de sinos e as lágrimas sufocadas dos fiéis. Aochegar ao clímax da tragédia o povo adora profundamente o Cris-to morto (metania), cantando três vezes o Triságio com a invoca-ção “Oh Cristo, crucificado por nós, tende piedade de nós!”

No Sábado da Luz (Sábado Santo) o cristão desperta numapenumbra de dor e de esperança, enquanto alvorecem as primei-ras luzes da ressurreição. Um rito típico da Igreja Maronita – aOração de Perdão – convida insistentemente ao fiel a pedir per-dão a Deus, assim como a perdoar seu próximo. É um verdadeiro rito depenitência pública, preparando-nos para a grande manhã da Páscoa.

O Domingo da Festa Maior – Al-‘id Al-Cabir – enquanto ilus-tra o retorno triunfante da vida e da esperança que traz consigoCristo ressuscitado, celebra de maneira especial a reconciliação,realizada mediante a cruz de Cristo, entre a criatura e seu Criador.O Rito da Paz termina com a procissão triunfal da imagem doSenhor Ressuscitado e com a bênção solene dos quatro pontoscardeais do orbe: Cristo, restaurando o cosmos, de um estado deinimizade, à sua original condição de inocência e de amizade com Deus!

O Domingo de Ramos, com as homenagens reais prestadas aoSenhor, é o portão monumental de entrada para o santo MistérioPascal, na solene e triunfal entrada de Jesus em Jerusalém. A Quin-ta-feira Santa, com a bênção dos Santos óleos e a celebração soleneda Ceia – a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio – e o Lava-Pésnos apresentam o Cristo Sacerdote que se faz nosso servidor; aSexta-feira Santa, com a paixão e morte do Salvador, traz a eleva-ção da Cruz como sinal de vitória; o Sábado Santo, que é o começoda solenidade pascal, nos introduz no descanso do Senhor na se-pultura e no raiar da Sua Ressurreição gloriosa.

13 de Abril18h30 – Missa da Quinta-feira dos Mistérios,

Transladação do Santíssimo Sacramento Vígilia

14 de AbrilA GRANDE SEXTA-FEIRA

10h - Marca do Cálice (comunhão)16h – Via-Sacra17h – Celebração do Sepultamento do Senhor

15 de AbrilSÁBADO DA GRANDE LUZ

11h – Celebração do Perdão18h – Missa da Ressurreição

16 de Abril11h30 – Missa da Ressurreição (abertura do

sepulcro e procissão) – Bênção dos Ovos

Programação - Semana Santa 2017

3Abril 2017 Voz da São Charbel

Divina Misericórdia

No primeiro domingo após o da Páscoa, a Igreja celebraa Festa da Divina Misericórdia, instituída pelo saudo-

so papa, São João Paulo II, seguindo o pedido que Jesusinsistentemente fez a Santa Faustina Kowalska, polo-nesa, cujo processo de beatificação foi conduzido pelomesmo Papa.

Por que neste do-mingo é celebrada aFesta da Divina Mi-sericórdia?

É neste domingoque a Igreja celebra aInstituição da Sagra-da Confissão (= Peni-tência), que Jesus ins-tituiu no mesmo diade sua Ressurreição.Aparecendo aos Apóstolos reunidos no Cenáculo – no do-mingo da Ressurreição – Jesus disse: “Recebei o EspíritoSanto, aqueles a quem perdoardes os pecados, os pecadoslhes serão perdoados; aqueles a quem não perdoardes ospecados, os pecados não serão perdoados” (Jo 20,22).

No Plano da salvação, o Pai enviou o Filho para o per-dão dos pecados; e o Filho enviou a Igreja. Ele quis que operdão dos pecados fosse dado não de maneira vaga e abs-trata, mas de maneira concreta, pelos ministros da Igreja, ossacerdotes do Senhor. Por isso, o sacerdote ao perdoar nos-sos pecados diz: “Pelo ministério da Igreja… eu te absolvode todos os teus pecados”. Que consolo! Que alegria, saberque o Sangue precioso do Senhor derramado na Paixão lavaa nossa alma de todos os pecados. Não há misericórdiamaior; não há amor mais profundo; não há certeza maisfirme de perdão.

Quem não se confessa com o sacerdote do Deus Altíssimodeixa de lado a graça, o perdão e a paz; ofende o coração deJesus que foi até o extremo da Cruz para nos garantir esseperdão, a reconciliação com Deus e a vida nova. Desprezaro sacramento da Confissão é desprezar o Sangue, o sofri-mento, a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus.

São João Paulo II, seguindo o que diz o Catecismo daIgreja, de que a Penitência é um sacramento de cura, disse:“Os consultórios de psiquiatras e psicólogos estão cheiosporque os confessionários estão vazios”.

Jesus veio “para tirar o pecado do mundo” (Jo 1, 29); Eleé o Cordeiro de Deus imolado para nos arrancar das garrasdo demônio e nos levar para liberdade dos filhos de Deus. Eisso Ele faz nos libertando do pecado e da morte eterna. SãoPaulo disse que “o salário do pecado é a morte” (Rom 6,23).

Não há libertação maior do que do pecado que nos es-craviza sob o jugo da morte. Neste domingo Jesus nos dá agrande graça do perdão pelo ministério da Igreja e dos seussacerdotes. Corramos a fonte da graça e da salvação, com ocoração bem disposto. Pobre e infeliz daquele que desprezatão grande dom!

Jesus ensinou a Santa Faustina o Terço da Misericórdiae pediu que o espalhasse pelo mundo; graças a Deus seespalhou; é uma fonte de graça e de misericórdia, especial-mente para os moribundos.

Prof. Felipe AquinoFonte: http://cleofas.com.br/

o-domingo-da-divina-misericordia/

O Domingo da Divina Misericórdia23 de abril, 11h30, Missa

Diretor Responsável: Pe. Antonio Bosco da SilvaColaboração: Subdiácono Thiago C. Regini

Diagramação:TSS (97963-6521) - [email protected]ão: Central Cópias

DISTRIBUIÇÃO INTERNA e GRATUITA

Voz da São Charbel

INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Pela Evangelização: Pelos jovens, para quesaibam responder com generosidade à pró-pria vocação, considerando seriamente tam-bém a possibilidade de se consagrarem aoSenhor no sacerdócio ou na vida consagrada.

07 – São João B. de la Salle11 – S. Estanislau23 – Domingo da Divina Misericórdia25 – São Marcos, evangelista29 – Santa Catarina de Sena

Santos do Mês - ABRIL

PROGRAMAÇÃO PAROQUIALMissa: Quarta-feira, 15h - (Novena de N. S. Desatadora)

Missa: Domingo, 11h30 - Missa: Sexta-feira, 15hGrupo de Oração: Quinta-feira, 15h

Cenáculo: Sexta-feira, 16hNovena de São Charbel: Domingo, 11h10

Rua Francisco Foot, 13 – GopoúvaGuarulhos – SP - CEP 07051-090 - Tel. 2440-7374

(ao lado do Teatro Padre Bento)www.scharbel.com.br - www.igrejamaronita.org.br

www.facebook.com/paroquiasaocharbelguarulhos

Anuncie Aqui!Colabore para continuarmos

com essa obra!Tel. 2440-7374

4 Abril 2017Voz da São Charbel

Glorioso padre Charbel,que lograstes sublime santidadePor ter seguido o Cristo,o caminho, a vida e verdade.Vos pedimos: rogai por nós.

Glorioso padre Charbel,que subistes ao cume da ascesePor ter sempre vividocasto, pobre, humilde, obedienteVos pedimos: rogai por nós.

Glorioso padre Charbel,que na vida passastes como mortoE tendo vós morrido vosso corpoperdura incorrupto.Vos pedimos rogai por nós.

Glorioso padre Charbel,que morrestes ao mundo para DeusE Deus vos conserva para o mundoexcelso taumaturgo.Vos pedimos: rogai por nós.

HINO DE SÃO CHARBEL

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES03/04 ......... MAURICIO STEIN E MARINA04/04 ......... MARIA ENI RAMOS06/04 ......... TAÍS DIAS CAMPOS10/04 ......... LAURA CATARINA BERNINI10/04 ......... ANTONIA ILEDA MELLO DOS SANTOS11/04 ......... MARGARETH VIANNA11/04 ......... ROSA MANOCHIO GARCIA12/04 ......... LUCIENE DA SILVA18/04 ......... LEONILDA DOS ANJOS MARTINS MINHOTO18/04 ......... OSVANIR NOVAES ANIVERSARIO20/04 ......... MOUNA RACHID RIZK BRASIL29/04 ......... FÁTIMA DE JESUS M.M. QUEIROZ

Parabéns a todos os dizimistasaniversariantes e que Deus os abençoe

Dízimo - Abril

Você que sente o chamado para ser dizimista de nossaparóquia, nos procure e ajude-nos a continuar a levar aPalavra de Deus para aqueles que ainda não conhecem.

09/04 Domingo dos RamosFl 1,1-13 - Jo 12,12-22

10/04 Segunda-feira SantaHb 6,1-9 - Mt 21,17-27

11/04 Terça-feira Santa1Ts 2,13-17 - Lc 13,22-30

12/04 Quarta-feira SantaHb 2,5-12 - Jo 11,47-54

13/04 Quinta-feira SantaQuinta-feira dos Sacramentos1Cor 11,23-32 - Lc 22,1-23

14/04 Sexta-feira Santa - A marca do CáliceHb 12,12-21 - Jo 19,31-37

15/04 Sábado Santo - Sábado da grande luzRm 5,1-11 - Mt 27,62-66

16/04 Domingo da Páscoa1Cor 15,12-26 - Mc 16,1-8

19/04 Quarta-feira In AlbisCl 3,1-11 - Jo 21,15-25

21/04 Sexta-feira In AlbisRm 10,4-12 - Lc 24,36-45

23/04 O Domingo NovoA aparição de Jesus aos discípulos e a Tomé2Cor 5,11-21 - Jo 20,26-31

26/04 Quarta-feira (II da Páscoa)1Pd 1,17-21 - Mt 28,11-15

28/04 Sexta-feira (II da Páscoa)1Pd 2,1-10 - Jo 2,13-25

30/04 Domingo da aparição de Jesus aos discípulos de Emaús2Tm 2,8-13 - Lc 24,13-35

Liturgia

Campanha para restauro daimagem de São Charbel

( com pedestal em mármore)Total R$ 10.000 - Colabore!

Retire seus envelopes na secretaria ou no final das missas