VOZdo Litoral  · Contato: 13 99643-3338 Diretora: Cláudia Dib / Contato: 13 99705-5059...

12
do Litoral do Litoral www.avozdolitoralsul.com.br VOZ V Sul Jornal A VOZ do Litoral Sul Ano V Número 42 • Peruíbe, agosto de 2017. Peruíbe • Itariri • Pedro de Toledo Um Jornal com Opinião e Atitude • Distribuição Gratuita PRB de Pedro de Toledo realiza reunião Partidária •Painel Político •Segurança Pública Delegacia do Caraguava é fechada Crise da Polícia Civil de SP fecha delegacia do Caraguava. Ausência de policiais no local gerou mais moradores de rua que incomodam os pedestres e comerciantes. Pág.3 •Alerta! CHUMBINHO: Usar é crime. E a vítima pode ser você! Apesar de ter a venda proibida, chumbinho pode ser comprado facilmente. Leia na Pág.4 O evento agregou municípios do Litoral Sul e Vale do Ribeira. Pág.8 O prefeito Dinamerico Gonçalves Peroni (PSDB) empossou na tarde de 01 de agosto de 2017, os novos membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Pág.8 Filhote de baleia é encontrado morto na praia dos Sonhos. Pág. 4 Perfil: Chef Felipe Kolling Foto: Lelo Pág.5 •Itariri •Itanhaém Prefeitura empossa novos Conselheiros Municipais Insegurança: Comerciantes, moradores e pedestres do bairro Caraguava, reclamam da insegurança nas ruas próximas a Delegacia fechada, a ausência de policiais no local gerou aumento da presença de moradores de rua que ficam abordando e importunando os pedestres. Segundo moradores e comerciantes, “eles” cometem pequenos delitos e mexem até com as crianças que passam por ali.

Transcript of VOZdo Litoral  · Contato: 13 99643-3338 Diretora: Cláudia Dib / Contato: 13 99705-5059...

do Litoraldo Litoralwww.avozdolitoralsul.com.br

VOZV

Sul

Jor na l A VOZ do L i t ora l Su l • Ano V • Númer o 42 • Per u íbe , agos to de 2017 .

P e r u í b e • I t a r i r i • P e d r o d e T o l e d oUm Jornal com Opinião e Atitude • Distribuição Gratuita

PRB de Pedro de Toledo realiza reunião Partidária

•Painel Político

•Segurança Pública

Delegacia do Caraguava é fechadaCrise da Polícia Civil de SP fecha delegacia do Caraguava. Ausência de policiais no local

gerou mais moradores de rua que incomodam os pedestres e comerciantes. Pág.3

•Alerta!CHUMBINHO: Usar é crime. E a vítima pode ser você!Apesar de ter a venda proibida, chumbinho pode ser comprado

facilmente. Leia na Pág.4

O evento agregou municípios do Litoral Sul e Vale do Ribeira. Pág.8

O prefeito Dinamerico Gonçalves Peroni (PSDB) empossou na tarde de 01 de agosto de 2017, os novos membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Pág.8

Filhote de baleia é encontrado morto na praia dos Sonhos. Pág. 4

Perfil: ChefFelipe Kolling

Foto

: Lel

o

Pág.5

•Itariri

•Itanhaém

Prefeitura empossa novos Conselheiros Municipais

Insegurança: Comerciantes, moradores e pedestres do bairro Caraguava, reclamam da insegurança nas ruas próximas a Delegacia fechada, a ausência de policiais no local gerou aumento da presença de moradores de rua que ficam abordando e importunando os pedestres. Segundo moradores e comerciantes, “eles” cometem pequenos delitos e mexem até com as crianças que passam por ali.

A VOZ • Opinião e Atitude - Ed. 42 - agosto de 2017.2 www.avozdolitoralsul.com.br

opiniãoNós precisamos de um tempo para montar a distribuição dos distritos no Brasil. E o ‘distritão’ caminha para esse novo sistema, quebrando com o

sistema proporcional que gerou um desgaste enorme até hoje”

• Artigo

• Artigo

Jornal A VOZ do Litoral SulÉ uma publicação da viaMaker Comunicações

CNPJ: 17.475.064/0001-41Registro JUCESP Nº 35806817061

Jornalista responsável: Sidney Cley - Mtb: 45.169Contato: 13 99643-3338

Diretora: Cláudia Dib / Contato: 13 [email protected] / www.avozdolitoralsul.com.br

Periodicidade: Mensal / Tiragem: 5.000 exemplaresDistribuição: Gratuita nas cidades de Peruíbe, Itariri e Pedrode Toledo. / Gráfica: Mar Mar

As opiniões expressas e assinadas são deinteira responsabilidade dos seus autores.

“Redescobrir o melhor

de São Paulo

Do Federal ao Municipal,tudo igual, Nicolau...

A educação pode ser o primeiro passo para mudar o país

por José Renato Nalini*

•A VOZ do leitorAs cartas devem ser encaminhadas à seção A VOZ do leitor,

por e-mail [email protected] informando nome, RG, endereço e telefone para contato. Recomendamos apenas 350 toques e nos reservamos o direito de publicar apenas trechos.

* José Renato Nalini,é secretário da Educação do Estado de São Paulo.

Informações à imprensa: (11) 2075-4610www.educacao.sp.gov.br | www.facebook.com/educasp

www.twitter.com/educacaosp | www.flickr.com/photos/educacaosp

Disse o deputado Celso Pansera (PMDB-RJ) na comissão especial da Câmara que analisa a reforma política aprovou, entre a noite de quarta-feira (9) e a madrugada desta quinta (10), o chamado ‘distritão’ e um fundo público de R$ 3,6 bilhões para financiamento de campanha.

* Ana Regina Caminha Braga é escritora, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar.

Contato: [email protected]

* Tuca Fumagalli é Jornalista, RadialistaLocutor, Apresentador e

Presidente da API(Associação Peruibense de Imprensa)

Contato: [email protected]

• Artigo por Ana Regina*por Tuca Fumagalli*

No vendaval de más notícias que assola o país, há espaços para bonança. Uma delas é a iniciativa do Ins-tituto PROA, que promoverá algo oportuno e inovador em benefício do estudante da escola pública. A ideia é incentivar o alunado jovem a redescobrir São Paulo no aspecto cultural. A partir do intenso uso dos “mobiles”, um aplicativo indicará ao aluno qual a atração mais próxima a sua localização física. Ele será convidado a conhecer esse equipamento – seja museu, biblioteca, prédio histórico ou atração arquitetônica, por exemplo. Dentro do espaço indicado, será desafiado a resolver um pequeno “quis” e a responder uma das questões formuladas no formato de múltipla escolha.

Cada fase terá uma retribuição estabelecida em “proacoin” para se servir da moeda digital em cursa e já conhecida pelos frequentadores da web: o bitcoin. Esse “capital” será trocado por benefício de ordem cultural e, com isso, a juventude paulistana aprenderá a conhecer melhor a sua cidade.

Mais de 500 atrações já foram catalogadas. Muitas outras de certo existem e poderão ser acrescentadas. O importante é que o projeto levará exatamente a faixa adolescente a redescobrir o melhor de São Paulo e a se aproximar afetivamente desta metrópole desafiadora e apaixonante. São Paulo sempre esteve à procura de amor. E nunca esteve tão carente dele.

É alentador verificar que parcela diferenciada do empresariado oferece apoio à educação estatal assu-me o dever explicitamente descrito no artigo 205 da Constituição da República e faz sua parte. O protocolo de intenções assinado com o Instituto PROA, que tem como executivo o talentoso Rodrigo Dib e o como diretor Marcelo Barbará, foi um momento de reforçar a esperança em dias melhores para a escola pública.

Sem uma aproximação afetiva e efetiva da educação em todos os níveis, por parte de todos e não apenas do governo, o Brasil não alcançará os níveis civilizatório desejáveis. E sem eles, os prognósticos são aqueles plúmbeos que ninguém quer e nem gosta de pensar.

Não é de hoje que a sociedade vem enfrentando graves problemas e distorção de valores, se você ligar a televisão vai se deparar com inúmeras notícias negativas como o aumento da violência, da intolerância, do preconceito, da corrupção, mas o que tudo isso quer dizer? A meu ver, ações e valores distorcidos nada mais são do que reflexos de uma educação falha e precária.

Todos esses exemplos são reflexos de um país que não dá amparo suficiente a sua população, principalmen-te na educação. Por isso, o papel que nós, professores, exercemos, é ainda mais importante. É fundamental que voltemos nossa atenção para os conteúdos que estão sendo desenvolvidos tanto dentro, quanto fora do ambiente escolar, esse é o papel do educador sim.

Talvez nós não possamos mudar o mundo, mas cabe a nós orientar e motivar nossas crianças e adolescentes na construção de um mundo melhor, com caráter, respeito e honestidade. Toda essa orientação começa na base, nos primeiros anos de vida de uma pessoa, se trabalharmos os valores corretos desde a educação infantil, formaremos adultos que terão maior capacidade dos seus atos.

É papel do professor, ajudar a entender e visualizar o mundo e seus desafios. Mas é papel da família também cooperar e participar de perto dessa educação. Temos que ter muita cautela ao expor nossas crianças a todas as informações de hoje, brinquedos, filmes, programas de televisão que trazem distorção da realidade podem confundir a cabecinha deles.

Quando expomos uma criança a esse tipo de realidade distorcida, ou que motivam atitudes inadequadas, sem o devido cuidado e reflexão, damos a ela a chance de achar que tudo aquilo é certo, ou parte do real, o que acaba prejudicando seu modo de pensar e ver o mundo.

A mudança em nosso país só vai acontecer com a educação, uma educação adequada as nossas crianças e adolescentes, isso é papel não só dos pais, mas também dos educadores, que tem como obrigação orientar e fazer com que seus alunos entendam suas atitudes e reflitam sobre elas. Para que no futuro, o que vemos acontecer hoje, seja algo raro.

Um conhecido ponta esquerda da política Regional mostrou-se extremamente indignado com a atitude do presidente Michel Temer, que teria negociado apoios na Câmara Federal para escapar de ação judicial no Superior Tribunal Federal.

Ele se referiu à recusa pelos deputados do pedido de autorização para abertura de processo penal contra Temer feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com base na delação premiada do milionário em-presário, às custas do dinheiro público, Joesley Batista.

Não quero defender a ninguém, e muito menos justificar qualquer tipo de imoralidade que tenha sido cometida, mas o amigo salvacionista deve saber muito bem que neste sistema cleptocrático tupiniquim insta-lado após a saída dos militares do poder, o vale tudo é escancarado no jogo pela sobrevivência política, e os apoios mercenários são claramente negociados em troca de favores pessoais inconfessáveis, verbas, cargos, e até mesmo perdão de dívidas.

Não entendi o porquê de tanta indignação do admira-dor dos Castro e de Maduro, quando sabemos que Dilma e Lula agiram exatamente igual junto a deputados e senadores, quando da tentativa de livrar a ex-presidente do vergonhoso impeachment. Apesar do esforço todo, não conseguiram o intento principal, porém, na base do “é dando que se recebe”, a dupla pelo menos garantiu que a consequente inelegibilidade da “guerreira” fosse barrada no senado.

E, trazendo o assunto mais para perto, nas barrancas das terras de Abarebebê parece que a coisa também não é muito diferente.

Ao pé do ouvido, alguns confessam que certos prefeitos quando precisaram aprovar suas contas da prefeitura, que nem sempre estão muito corretas, esca-par de inquéritos no Legislativo e/ou sair pela tangente de uma cassação do mandato pela Câmara, distribuíram polpudas gentilezas a seus opositores políticos, em encontros e jantares quase à luz de velas.

Foto

: Div

ulga

ção

A VOZ • Opinião e Atitude - Ed. 42 - agosto de 2017. 3www.avozdolitoralsul.com.br

• Peruíbe • Segurança

Cotidiano Oportunidade Secretaria Municipal de Educação está realizando inscrições para estágio remunerado

A Secretaria Municipal de Educação está realizando inscri-ções para estágio remunerado nas Unidades Escolares de Pe-ruíbe. Requisitos: Estar cursando Pedagogia, Educação Física, Letras, Matemática ou demais Licenciaturas. Os interessados

devem comparecer na Secretaria de Educação, localizada na Rua Francisco Moratori, 146-Centro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h, trazendo: Declaração de Matrícula, Xerox do RG, CPF e Comprovante de Residência.

Iluminação Pública, Rafael comemora menutenção

Fotos: Sidney Cley

Durante um longo período as principais Ruas e Avenidas de nossa cidade sofreram com o problema da Iluminação Pública, inclusive, com algumas totalmente apagadas.

O anúncio da retomada do serviço de manutenção da iluminação pública foi comemorada pela população, e, tam-bém pelo Vereador Rafael Vitor de Souza (PMDB). Rafael explica que desde seu mandato anterior, vinha cobrando a Prefeitura para que desse maior atenção e resolvesse com brevidade o problema do verdadeiro “apagão” que se encontrava Peruíbe: “Na gestão passada, ainda em meu primeiro mandato, cobrei de forma exaustiva e constante, a execução de medidas que visassem sanar o problema, como forma de trazer maior segurança aos Munícipes de Peruíbe, que tanto clamavam pela execução do serviço, mas, infelizmente, não obtive sucesso.”

Já no ano de 2017, com a reeleição e início de uma nova gestão na Prefeitura, mas, com o problema ainda existindo, Rafael manteve sua cobrança através de inúme-ros pedidos feitos ao Executivo, indicando a necessidade e requerendo brevidade na execução dos trabalhos.

“Particularmente comemoro muito a retomada das obras, fui muito cobrado pela população durante meu mandato anterior e nos primeiros meses deste, para que buscasse resolver esse grave problema de nossa cidade. Cabe ressaltar que este pleito não era só do vereador Rafael, mas, que teve união da Casa de Leis, com a co-brança em uma só voz por parte de todos os vereadores, união esta que surtiu o tão esperado efeito e finalmente a retomada dos serviços pelo Prefeito”. Finalizou o vereador.

Após cobranças, conseguimosa Retomada da Manutenção

Foto: Divulgação/PMP

Crise da Polícia Civil de SPfecha delegacia do Caraguava

A Primi Piatti Pizzaria & Cia está em novo espa-ço, amplo, confortável, muito agradável e com o principal, produtos de qualidades, insumos de primeira linha os quais são transformados em pizzas, esfihas, beirutes e calzones sob direção do Chef Paulo Mello e Luciana Brito.

A Pizzaria está em Peruíbe desde julho de 2012 e veio pra fazer a diferença, “uma pizzaria da nossa família pra sua família.” Comenta Lucia-na Brito.

Primi Piatti é uma casa especializada em massas especiais, vocês devem provar a massa integral, massa de Tutti-Frutti e as bordas gourmet. Para melhor atendimento ao cliente, a casa tem apli-cativo próprio e você pode pedir a pizza pelo APP. O funcionamento é de segunda a segunda, das 18:30 as 00:00 de segunda a quinta. Já de sexta a domingo, é até as 01:00hs.

A casa é ótima e vale a pena sua visita, Av. Pa-dre Anchieta 3410, Arpo-ador - Peruíbe. Contato: 13 3455-7992, 3453-3649 e 99660-9710.

O previsto aconteceu! Em meados de julho, um e-mail interno mostra que a cúpula da Polícia Civil de São Paulo fazia planos para encarar a crise financeira na instituição e já admitia a possibilidade de delegacias fecharem as por-tas temporariamente devido à falta de recursos. O e-mail em questão é assinado pelo Delegado Geral de Polícia Adjunto, Waldir Antonio Covino Junior, e destinado aos departamentos da po-lícia judiciária.

• A Crise - A Polícia Civil de São Paulo passa por uma crise que afeta até mesmo a verba destinada para o abastecimento de carros da corporação, o que reduziria a frota policial

temporariamente.• Peruíbe - O 1º Dis-

trito Policial de Peruíbe-SP, localizado na Rua Tancredo Almeida Neves, 2683, no Bairro Caraguava, foi fecha-do devido a crise financeira na Polícia Civil de São Paulo. Enquanto isso o foi feito uma fusão entre o 1º Distrito e o DP Sede de Peruíbe, e o atendimento será feito no DP Sede de Peruíbe, na Avenida Rubens Ferreira Martins, 462, no Centro. Telefones: (13) 3455-20-20 - (13) 3455-21-21.

• A Secretaria de Se-gurança Pública (SSP) garante que “não há falta de recursos para a Polícia Civil”. “A mensagem foi precipitada, uma vez que

o secretário Mágino Alves já havia solicitado suple-mentação orçamentária à Secretaria da Fazenda, com aval da Secretaria de Planejamento e Gestão, e o crédito de R$ 4,1 milhões já foi aprovado”, afirmou pasta em nota.

• Sindicato reage - Em nota, o Sindicato dos De-legados de Polícia de São Paulo criticou a medida. Também questionou os motivos do ato, pois, ao mesmo tempo em que a Polícia Civil sofre com cortes de gastos, a Polícia Militar paulista vai receber 72 viaturas e foi autorizada a abrir concurso para car-gos de 221 alunos oficiais e de 2,2 mil soldados.

•Anote aí!

A Primi Piatti Pizzaria está em novo endereço

A VOZ • Opinião e Atitude - Ed. 42 - agosto de 2017.4 www.avozdolitoralsul.com.br

•Alerta!

•Trabalho informal

•Capacitação profissional

•Itanhamém

Cultura Peruíbe faz cadastrode Artistas e Artesãos

O Departamento Municipal de Cultura está cadastrando moradores da cidade que desenvolvem, atividades na área da cultura em segmentos os mais variados como Literatura, música, teatro, artes plásticas, artesanato, plastimodelismo,

mini ambiente, patrimônio e fotografia, entre outros. Os produ-tores de cultura e os presidentes de Ong´s que atuam no setor também estão convidados. O cadastro vai até 30 de agosto no Departamento de Cultura, Informações no telefone 3454-1215.

Cotidiano

Curso para encanadoresprofissionais ou iniciantes

Filhote de baleia é encontrado morto na praia

Os Perigos do Chumbinho!

Peruíbe tem “Ambulante Legal” e regularmente cadastrado

Vai até o dia 31 de outubroperíodo de solicitações iniciais

ou reativação de licenças

O chumbinho é um produto vendido ilegalmente e que não deve ser utilizado sob nenhuma circunstância. É um produto clandestino e o seu uso pode ser fatal.

Conheça os perigos do chumbinho:É um produto irregular embalado e comercializado

de forma criminosa como veneno de rato;É composto por substâncias altamente tóxicas e

que pode matar o ser humano e animais domésticos;Não existe antídoto - “Comeu morreu”.

Fonte: Folheto informativo sobre chumbinho - APRAG / FEPRAG

ANVISA: [email protected] - www.anvisa.gov.br APRAG: (11) 3876-4015 - www.aprag.org.br

DISQUE-INTOXICAÇÃO: 0800-722-6001

CHUMBINHO: Usar é crime. E a vítima pode ser você!

Outros produtos criminososTodo veneno líquido para rato é PROIBIDO!

NÃO COMPRE, NÃO USE - Mão branca / - Era Rato / - Mil gatosCOMPRAR OU VENDER CHUMBINHO

É CRIME! DENUNCIE!

NÃO! O chumbinho é usado criminosamente para matar ratos, colocando em risco sua família e seus animais domésticos. O chumbinho é altamente tóxico, dando a falsa impressão de ser eficiente. Nas colônias de ratos, um animal é enviado para “provar” o novo alimento, como ele morre em seguida, os demais ra-tos observam e fogem. Depois de um tempo a colônia retorna ao local, que continua infestado. Ou seja, o problema não foi resolvido!

Resolve o problema de ratos?

Apesar de ter a venda proibida, chumbinho pode ser comprado facilmente

Foto: Reprodução

Dentro de um processo que transcorreu com orga-nização elogiada pelos interessados, foi concluída no último dia 31 de julho, a entrega das licenças renovadas aos ambulantes que trabalham na cidade.

A finalidade desse processo que envolve a Fiscaliza-ção da Secretaria de Defesa Social, Vigilância Sanitária e Cadastro Mobiliário é a de apoiar e fortalecer os Ambulantes que desenvolvem seu trabalho durante o ano inteiro dentro da lei, facilitando a ação de fiscaliza-ção àqueles que teimam em contrariar as normas, de maneira oportunista, prejudicando os que contribuem com o Município.

Prossegue até o próximo dia 31 de outubro o período de solicitações iniciais ou reativação de licenças junto a Secretaria Municipal de Defesa Social.

Informações pelos telefones 3455-2232 e 3453-3448.

A Secretaria Municipal de Comércio, Indústria e Em-pregos, em parceria com uma empresa multinacional, fabricante de materiais hidráulicos, realizará o curso “Técnicas de Uso e Manuseio de Encanamentos”, a ser ministrado por engenheiro especializado.

O Curso é grátis, voltado a profissionais e a qualquer pessoa, iniciante ou não. Será nas dependências do Tiro de Guerra, na Rua José Veneza Monteiro, nº 605, ao lado do Ginásio de Esportes, na quinta-feira, dia 10 de agosto, às 19 horas. Para participar é necessário fazer a inscrição no PAT/SINE, na Rua da Estação, nº 50.

Aproveite a oportunidade de se capacitar e aprender novas técnicas com materiais hidráulicos e sua aplicação.

O curso será no Tiro de Guerra, quinta-feira, dia 10 de agosto, às 19 horas.

Um filhote macho de baleia jubarte foi encontrado sem vida na faixa de areia da praia dos Sonhos, em Itanhaém, na madrugada de sábado (5). Segundo o Instituto Biopesca, responsável pelo monitoramento das praias da região, o animal pode ter morrido após encalhar devido a frente fria que atingiu as cidades da Baixada Santista nos últimos dias.

A equipe do Instituto, uma das entidades executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi acionada por populares durante a madru-gada, e logo providenciou o isolamento da área. O animal tinha quase quatro metros de comprimento e a necropsia ocorreu ainda em campo no início da manhã.

Foram coletados tecidos, órgãos e ossos da baleia que serão encaminhadas para exames laboratoriais para identifi-car a causa de morte. A carcaça foi recolhida pela Prefeitura Municipal de Itanhaém, que fez a destinação final do material. O Instituto alertas que ao encontrar animais marinhos mortos ou debilitados na praia, os banhistas devem entrar em contato pelos telefones 0800 642 4441 e (13) 99601-2570.

Segundo o Biopesca, o inverno é o período em que as jubartes migram para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz. Essa foi a primeira da espécie encon-trada sem vida pelo Instituto nesta temporada migratória. Em 2016, a primeira jubarte sem vida foi encontrada em junho pela instituição e esteve entre as nove baleias de diferentes espécies registradas naquele ano.

A VOZ • Opinião e Atitude - Ed. 42 - agosto de 2017. 5www.avozdolitoralsul.com.br

Cláudia Dib

Perfil: ChefFelipe Kolling

Chef Felipe Buscher Kolling é natural de São Paulo capital, filho de Leonardo Kolling do Rio Grande do Sul e Mônica Buscher Kolling de descendência Alemã. De família com forte traço europeu, Felipe se apaixonou pela cozinha vendo e acompanhando os pais na rotina da casa e nas atividades da família, uma vez que o Sr. Kolling trabalhou com diversos empreendimentos do setor alimentício. Felipe é um jovem empreendedor de 27

anos, formado em gastronomia pela Unisantos, Pós-Graduado em Gestão de Negócios Alimentícios. Foi criado em Itapecerica da Serra e frequentava Peruíbe na temporada e finais de semana, frequentando a Cidade a mais de dezessete anos, seus pais se mudaram para a Peruíbe em meados dos anos 2000 e posteriormente compraram o Bolinho de Bacalhau, mantendo a tradição da casa que tem mais de 26 anos.

Agradeço a Deus pelo apoio e parceria da minha mãe e de

nossa equipe, nossos colaboradores são muito dedicados!

‘‘• ping-pongNascido em: São Paulo/SP. / Algum apelido? Alemão.Maior qualidade: PersistênciaUm defeito: Sou 8 ou 80.Qual a sua ideia de felicidade? É a opinião própria, saber enxergar a felicidade.Pratica atividade física? Surf.

Um local de refúgio? Praia ou minha casa.Uma flor: Girassol.Animal de estimação: Cachorro.Uma lembrança de infância: Sítio do meu avô.O que te irrita? Falta de compromisso.O que você considera a sua maior conquista? A ca-

pacidade de enxergar a minha felicidade no dia-a-dia.Algum sonho de consumo não realizado? Fazer uma surf trip!O que toca no seu carro? Rock, Reggae...Uma viagem: PerúUma frase: O problema sem solução, está solucionado!

De onde vem esta paixão pela cozinha? Dos meus pais, ambos cozinham muito bem! Meu pai gostava muito de fazer cozidos, chur-rascos, buchada, rabada e eu desde garoto grudava nos dois e aprendi a cozinhar bem novo, fazia arroz e bolo no final de semana. Aos doze anos de idade eu ouvi meu pai falar que já havia uma Faculdade de Culinária, desde então eu criei o interesse, mais tarde já moran-do em Peruíbe, fui me formar em Santos, na Unisantos (Universidade Católica de Santos).

Aos 14 anos eu já trabalhava com o meu pai na confeitaria, lá nós fazíamos Strudel de maçã e Empanada Argentina, não parei mais!

Como foi seu início profissional? Depois de formado, eu trabalhei três anos no Sofitel Guarujá Jequitimar, o que enriqueceu meus conhecimentos de forma magnífica. Lá eu comecei como estagiário, depois ajudante de cozinha e cozinheiro 2, trabalhando ex-clusivamente no gastronômico Les Épices especificamente da cozinha francesa.

É um “mundo” impressionante… Sim com certeza, são 60 pessoas na cozinha… mais de 300 funcionários no hotel, eu demorei quase 15 dias para conhecer as cozinhas...(risos)

E como surgiu o restaurante Bolinho de Bacalhau? Na verdade a casa Bolinho de Ba-calhau já existia, o sucesso do bolinho foi o que deu nome a casa, do antigo proprietário ao meu pai, houve uma transformação. E mais tarde, depois do falecimento de meu pai, houve outra grande mudança, para a nossa administração, eu e minha mãe tocamos o restaurante, ou seja, ao longo do tempo fomos transformando e melhorando o cardápio.

Ser empresário no Brasil não é fácil. O que te faz ser um empreendedor? Realmente é um ramo muito desgastante e temos que aprender a enxergar as coisas, não relaxar ao

elogio e “ralar” do mesmo jeito para manter a qualidade durante a semana, garantir a sa-tisfação no dia a dia. Morar em Peruíbe ajuda muito, aqui não perdemos horas no trânsito, o segredo é manter um equilíbrio, trabalho e qualidade de vida.

Que conselho você daria para quem sonha em montar um restaurante? Primeiro buscar conhecimento, não pode se aventurar. Por exemplo, a pessoa sai de uma empresa, pega o fruto de um trabalho de vinte anos e arrisca, como se fosse a coisa mais normal do mundo. A pessoa deve conhecer as variáveis do ramo, saber comprar e lidar com as perdas, tem produto que depois de processado a perda vai de 30 a 40%, eu mesmo tinha muita expe-riência na cozinha mas fui me especializar em Gestão de Negócios em alimentação com foco em resultados pelo Senac. Não basta cozinhar bem, tem que saber administrar.

Como lidar com altas custas dos im-postos e a concorrência cada vez mais acirrada? São vários nichos de mercado, o ideal é que você “apele” a um nicho. Nós trabalhamos com uma gastronomia que tem

pouca na Cidade. Outra característica nossa é que Peruíbe sofre uma sazonalidade e nós já estamos acostumados a trabalhar na de-fensiva, o que é diferente de São Paulo, que se o comércio deixar de vender 20% em um dia isso pode significar a margem de lucro da casa. E o que vence a concorrência é a qua-lidade, aí voltamos à base do conhecimento, tem que buscar o conhecimento para fazer bem feito e trabalhar um preço justo.

Você participou da coordenação do 1º Festival Brasil Gastronômico da Cultura Caiçara. Qual foi o balanço deste evento? Eu preciso começar falando da Aregala e dos Cozinheiros Sem Fronteiras que são duas associações que me envolvi depois que fiz a pós-graduação. O prof. Celso dos Santos, presidente da Aregala Brasil, vice-presi-dente da Aregala Internacional e presidente da Cozinha Sem Fronteiras, foi um grande apoiador e incentivador para que o evento fosse realizado. A associação é muito ativa e com ela eu tive a oportunidade de ter contato com a Confederação Nacional do Turismo e o Sindicato dos Hoteleiros, e participar de

diversos eventos observando cada detalhe, amadurecendo a ideia de fazer algo em Peruíbe tanto para fortalecer a associação como fortalecer o mercado. Então eu fui o “link” disso tudo. Fui o mediador entre a Prefeitura e As-sociação para realizar um evento de grande porte, contamos com 27 apoiadores inclusive a asso-ciação e conseguimos valorizar a cultura caiçara que vai muito além do cação ao molho de camarão.

No wokshop par ticiparam de 150 a 200 pessoas, onde 15

chefes do meio dia as 20:30 horas puderam apresentar suas aulas sobre drinks, cachaças, vinhos e os preparos caiçaras tudo isso com chefs renomados. Fortalecendo o trabalho da Cozinha Sem Fronteiras, que fez o jantar beneficente onde arrecadaram R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais) que foram doados em produtos (cestas básicas, fraldas e medicamentos) para o Fundo Social de Solidariedade.

Este evento pode dar um “Norte” para o Turismo Gastronômico da Cidade? Sim, com certeza. Na verdade já temos uma cultura gastronômica muito forte no Litoral em geral, e é também uma questão de divulgação, o primeiro passo já foi dado. Ou melhor, o décimo passo, pois a prefeitura está em seu 10º Festival Gastronômico, e este trabalho tem que continuar.

Nós trouxemos chefs de Ilha Bela que forta-leceu a culinária caiçara, temos contato cons-tante com chefs de Guarujá e Santos, para o próximo evento temos maiores pretensões. Em nossa região temos muitos produtores, temos banana, palmito pupunha, a feira de sábado é o nosso “ouro” onde você encontra ingredientes frescos, saudáveis e saborosos, o que falta é as pessoas valorizem o produtor local.

Quais os planos para o futuro? Para a distribuição de congelados nós estamos aprimorando alguns produtos para chegar ao padrão do bolinho de balhau antes da expansão física da fábrica. E no restaurante a ideia é trabalhar com os festivais específicos para cada época do ano, sempre trazendo alguma novidade.

Qual o segredo do sucesso? Equipe! Agradeço a Deus pelo apoio e parceria da minha mãe e de nossa equipe, nossos cola-boradores são muito dedicados!

Av. José Ferreira Franco,124 - Centro - Itariri/SPTel.: 13 3418-1452 13 3419-2486

Rua Joaquim Barbosa,Pedro de Toledo / SP

Edital de convocação de cinco Audiências Públicas sobre o EIA/RIMA do empreen-dimento “Projeto Verde Atlântico Energias”, de responsabilidade de Gastrading Co-mercializadora de Energias S/A. O Conselho Estadual do Meio Ambiente, convoca cinco audiências públicas sobre o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente - EIA/RIMA do empreendimento “Projeto Verde Atlân-tico Energias”, de responsabilidade de Gastrading Comercializadora de Energias S/A (Processo IMPACTO 015/2016). A primeira se realizará no dia 07-08-2017, às 17 horas, na Associação Comercial e Industrial de Cubatão, Rua Bahia, 171, Vila Paulista, Cubatão/SP. A segunda se realizará no dia 08-08-2017, às 17 horas, no Palácio das Artes, Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Boqueirão, Praia Gran-de/SP. A terceira se realizará no dia 09-08-2017, às 17 horas, na Câmara Munici-pal de Itanhaém, Rua João Mariano Ferreira, 229, Vila São Paulo, Itanhaém/SP. A quarta se realizará no dia 16-08-2017, às 17 horas, na Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Avenida São Paulo, 2146, Centro, Mongaguá/SP. A quinta se realizará no dia 17 de agosto, às 17 horas, no Auditório Afinidades, Avenida Padre Anchieta, 4.973, Balneário Três Marias, Peruí-be/SP. Informa que cópia do EIA/ RIMA estará à disposição dos interessados, para consulta, no período de 10 de julho a 17-08-2017, de segunda a sexta-feira (exceto feriado), nos seguintes locais e horários: CUBATÃO - CIESP - Cubatão, Praça Getúlio Vargas, 20, Vila Couto, Centro, Cubatão/SP, das 8h às 17h; PRAIA GRAN-DE - Associação Comercial, Rua Espírito Santo, 782, Boqueirão, Praia Grande/SP, das 8h às 17h; ITANHAÉM - Associação Comercial, Avenida Presidente Var-gas, 757, Centro, Itanhaém/SP, das 8h às 17h; MONGAGUÁ - Prefeitura Municipal de Mongaguá, Avenida Getúlio Vargas, 67 - Centro, Mongaguá/SP, das 8h30 às 16h30; PERUÍBE - Rodoviária de Peruíbe, Avenida 24 de dezembro, 650, Centro, Peruíbe/SP, das 8h às 17h; Faculdade de Peruíbe, Avenida Darcy Fonseca, 530, Bairro dos Prados, Peruíbe/SP, das 14h às 17h, do dia 10 a 31 de julho e, no mes-mo local, das 14h às 20h30, do dia 1º a 17 de agosto de 2.017; SANTOS - PRO-DESAN - Progresso e Desenvolvimento de Santos, Praça dos Expedicionários, 10, Gonzaga, Santos/SP, das 8h às 12h e das 14h às 18h; SÃO VICENTE - Associa-ção Comercial de São Vicente, Rua Jacob Emmerich, 1238, Parque Bitaru, São Vicente/SP, das 8h às 17h.Para quem dispõe de equipamento e programa compatíveis, cópia eletrônica pode ser encontrada no sítio da Cetesb: http:// licenciamentoambiental.cetesb.sp.gov.br/eia-rima. Ano 2016 - Processo IMPACTO 015.

Convocação

CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

A VOZ • Opinião e Atitude - Ed. 42 - agosto de 2017. 7www.avozdolitoralsul.com.br

Baixada Juíza suspende prescrição de açõessobre acidente que matou Eduardo Campos

A juíza Alessandra Nuyens Aguiar Aranha, da 4ª Vara Federal de Santos, interrompeu o prazo de prescrição para ações judiciais sobre o acidente de avião que matou Eduar-do Campos (PSB), em agosto de 2014, pois prescreveriam

no dia 13 de agosto deste ano. A mãe, Ana Lucia Arraes de Alencar, e o irmão Antônio Campos, contestam o re-latório do Cenipa, que apontou falha humana e condições meteorológicas adversas como possíveis causas da queda.

Cotidiano•Utilidade Pública•Peruíbe / Educação

Use o código QR para ler a matéria completa.

ONG Amigas do Peito de Peruíbe está em novo endereço

Rua Prudente de Moraes, 331 - Jdm. Ribamar – Peruíbe/SPTelefone: 13 3455-7794 (Lado Praia – Rua do Extra do meio)

Secretaria de Educação promove curso de formação e aperfeiçoamento

Sob o tema “A Escola e o Currículo de Qualidade” a Secretaria Municipal de Educação promoveu dias 24 e 25 o seu VIII Ciclo de Estudos, envolvendo professores, coordenado-res, supervisores e equipe técnica da secretaria muni-cipal de ensino. Realizado no amplo ginásio da ETEC, apresentou palestras com renomados especialis-tas que mobilizaram as atenções e enriqueceram bastante o encontro sob a coordenação da Secretária de Educação e sua equipe.

Palestrantes renoma-dos estiveram participando do evento. O professor Celso Antunes, consultor de diversas revistas, for-

mado em geografia pela USP (Universidade de São Paulo), mestre em ciências humanas e especialista em inteligência e cognição, autor de centenas de livros sobre a educação, falou no primeiro dia de trabalho e entre outras coisas disse da importância de se reinventar a aula, de como ter a sensibilidade para o conteúdo e ser jo-vem, não um “professauro”. Espirituoso, jovial, embora com 79 anos, entusiasmou a todos com a sua forma de interagir com a plateia e promover demonstrações praticas com a participação das professoras.

No segundo e último dia do Ciclo, a professora Katia Stocco Smole, Mes-

tre e Doutora em Educação, na área de Ciências e Ma-temática pela FEUSP, Con-sultora de Matemática dos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio e pesquisa-dora do projeto Formação de Professores das séries iniciais FAPESP/IME USP, falou dos desafios do novo ensino médio, que a refor-ma curricular deve ser uma ideia permanente e ainda do desafio da equidade. Destacou que a Educação deve ser uma politica de Estado e não de Governo.

O prefeito Luiz Mauri-cio e a vereadora Luciana Castelan, que também é professora, prestigiaram a abertura dos dois módulos do evento.

A ONG Amigas do Peito de Peruíbeacolhe mulheres com Câncerde Mama. Faz doações depróteses removíveis,almofadas do coração,lenços, sutiãs eempréstimo de perucas.A ONG dispõe de uma equipemultidisciplinar com Psicólogo,Enfermeira, Assistente Social eFisioterapeuta. A entidade precisade doações de roupas, móveis e utensílios domésticos.Abra o seu coração e o seu guarda-roupas também!

A VOZ • Opinião e Atitude - Ed. 42 - agosto de 2017.8 www.avozdolitoralsul.com.br

Justiça Juiz flagrado dirigindo carro de Eike é condenado a prisão e perda de cargo

O juiz Marcelo Bretas, titular da 7ª. Vara Federal Criminal do Rio, condenou o juiz federal Flavio Roberto de Souza a sete anos de reclusão pelo crime de peculato em regime semiaberto e 70 dias de multa por ter se apropriado de dois carros e um piano do empresário

Eike Batista. Bretas também fixou um ano de detenção ao magistrado pelo crime de fraude processual. De acordo com a denúncia do MPF, o magistrado Flavio de Souza manteve a custódia ilegal de valores aprendidos ao longo da ação penal que tramitava contra Eike.

Cotidiano•Itariri

A reunião partidária do PRB (Partido Republicano Brasileiro) foi realizada no último dia 29, às 15h. na Colônia Japonesa de Pedro de Toledo/SP. Segundo a presidente do partido, Ana Maria Bichiarov, “o evento foi uma reunião onde pu-demos agregar os municí-pios do litoral sul e Vale do Ribeira que compõem esta região do Estado, vale frisar

que, a reunião foi muito frutífera com a presença de representantes partidários de Praia Grande, Peruibe, Itariri, Cajati, Miracatu e Re-gistro bem como de filiados e não filiados demonstran-do assim total democracia”.

Ana agradeceu publi-camente a presença do ilustre Deputado Estadual Wellington Moura e o Pre-sidente da Nacional do PRB

Sr. Sergio Fontellas.“Talvez não existam pa-

lavras suficientes e signifi-cativas que me permitam agradecer a todos os ci-dadãos com o devido me-recimento. Sua presença e seu apoio foram para nós (PRB/Pedro de Toledo) de valor inestimável. Apenas posso me expressar atra-vés da limitação de meras palavras, e com elas lhes

prestar esta humilde, mas sincera, homenagem”.

“Muito obrigada! Temos que olhar para o futuro, buscando cada vez mais melhorias para os cida-dãos. Com todo o carinho e de coração agradeçemos a todos que estiveram presentes neste evento.” Declararam Ana Maria Bi-chiarov, presidente e Cami-lo, vice-presidente.

O prefeito Dinamerico Gonçalves Peroni (PSDB) empossou na tarde de 01 de agosto de 2017, os no-vos membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. A solenidade foi no auditório da Prefeitura Municipal de Itariri e con-tou com a participação de representantes de diversos setores.

Após a nomenação, se-guiu a cerimônia de posse e logo em seguida, acon-teceu a votação para a escolha do Presidente, Vice-presidente, 1° Secretário e 2° Secretário.• A Diretoria - CMDCA: Paulo Rodrigues de Andrade (Presidente do CMDCA),

Prefeitura empossa novos Conselheiros Municipais

Gladys Marques de Farias Alfredo(Vice- presidente), Isabel Minanã Fraga(1° Se-cretário) e Kelly Jacob (2° Secretário).

Paulo Rodrigues de Andrade e Gladys Marques

PRB de Pedro de Toledo realiza reunião partidária

Presidente do PRB de Cajati, José Carlos, presidente da Nacional do PRB, Sergio Fontellas, presidente PRB de Peruíbe, Barros, vice-prefeito de Itariri, Sinval, deputado estadual, Wellington Moura (PRB), presidente do PRB de Pedro de Toledo, Ana Maria e vice-presidente Camilo, presidente PRB de Itariri, Tavico e vereador em Registro, Rafael Freitas.

Foto: Lelo

AEAPAssociação de Engenheiros e Arquitetos de Peruíbe

informaAEAP • Informativo - agosto de 2017. 9www.aeap.com.br

- Você sabia que:

Conforme a Norma de Fiscalização n° 8/2013 da CEEC (Câmara Especializada de Engenharia Civil) sobre a responsabilidade técnica e limites referentes aos pro-fissionais Técnicos de 2° Grau da área de Engenharia Civil, na modalidade Edificações, com atribuições do Decreto 90922/85, e em complemento a PL 0302/2008 do CONFEA, estes profissionais poderão:·.

1. Assumir responsabilidade técnica e a execução de estruturas tais como sapatas de concreto armado, radier, sapata corrida de concreto armado, vigas bal-drames, pilares, vigas, lajes e alvenaria armada, desde que a área construída da edificação não ultrapasse aos 80 m2 e não constitua conjunto habitacional;

2. Assumir a responsabilidade técnica de edifi-cações assobradadas, até o limite de 80m2 de área construída total, desde que não constitua conjunto habitacional;

3. Regularizar edificação iniciada e não concluída que tenha área construída até 80m2 e que não constitua conjunto habitacional;

4. Assumir a responsabilidade técnica por reformas, desde que não ocorra interferência nas estruturas existentes;

5. Ampliar edificação existente, mesmo que esta tenha área construída superior aos 80 m2, DESDE que a ampliação não interfira na estrutura existente e a área ampliada seja de até no máximo 80m2.

6. Executar atividade de desenho técnico7. Se manifestar mediante laudo obre questões

referentes EXCLUSIVAMENTE à edificação de até 80m2, NÃO PODENDO EMITIR laudo judicial, conforme artigo 145 da Lei Federal n° 5.869/73;

8. Assumir a responsabilidade técnica por projetos complementares, hidráulica, elétrica, etc. e execução dos mesmos desde que a edificação não ultrapasse 80m2 e não constitua conjunto habitacional;

9. Fazer desdobro e unificação de lote, não podendo assumir a responsabilidade técnica de edificação ge-minada, quando a área construída for superior a 80m2, para posterior desdobro do lote;

E NÃO PODERÃO:1. Fazer desmembramento ou remembramento,

conforme Decisão Normativa n° 47/92 do CONFEA.2. Fazer levantamento topográfico, conforme Deci-

são Normativa n° 47/92 do CONFEA.

Junho acabou, mas não a época de festas. A AEAP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Peruíbe) realizou no dia 21/07, sua tradicional Festa Julina. Com o Arraiá muito animado a festa foi à moda caipira, no estilo tradicional, com chapéu de palha, música caipira e comida típica. A presidente Wanessa Matos agradece a todos os envolvidos na realização da festa, quefoi um sucesso e agradou a todos!

Festa “julina” na AEAP

Wanessa Matos, Jefferson Souza e Sinara Almeida

Natasha Kuchel, Cida Kuchel, Wanessa Matos e Mirna Valente Osmani dos Santos, Marinalva e amigos

× Thiago Lapa Louza, Renata Lapa, Isabela e Hillary Grosso

Carlos Tamagnini e Ivete Tamagnini

Paulo Cubo, o filho Christian e sua esposa Suely

José Ferreira, João Carlos Siqueira, José Fernando Louza, Carlos Tamagnini e Waner Valente Antonio Montano, Keely montano e amigos

Meria Marques, Wanessa Matos e Waldemar Marques

Mail Siqueira, Cida Kuchel, Wanessa Matos e Daniela Koyama

Sinara Almeida, Waner Valente e sua esposa Mirna

Wanessa Matos, Jeffeson Souzae Hillary Grosso

A VOZ • Opinião e Atitude - Ed. 42 - agosto de 2017.10 www.avozdolitoralsul.com.br

Imposto Receita devolverá quase R$ 42 milhões no3° lote do Imposto de Renda na Baixada e Vale

Os moradores da Baixada Santista e Vale do Ribeira vão receber cerca de R$ 42 milhões no terceiro lote do Imposto de Renda. A consulta começa hoje (8), a partir das 9 horas. Serão 30.168 mil contribuintes ressarcidos.

Ao total, serão devolvidos R$ 41.793.825,84, e o crédito bancário acontece no próximo dia 15. No site da Receita Federal é possível verificar o extrato da declaração enviada este ano, além de ter a possibilidade de chegar se há alguma irregularidade.

Cotidiano

Tradicionalmente a festa religiosa ocorre todos os anos no mês de julho, sen-do dia 26 o dia consagrado a sua devoção, havendo Procissão e Celebração da Missa em Louvor. O dia muito bonito e tempo bom, favoreceu a Romaria dos Cavaleiros que partiu

do bairro das Três Barras com destino a Matriz de Sant’Ana, onde encontra-ram com os fiéis que os aguardavam. Na sequência houve a tradicional procis-são pelas ruas da cidade.• Fé - Para os católicos, “Sant’Ana recebe um culto especial entre os Santos,

pois colaborou com o pla-no de Deus ao educar sua Filha, na obra do Espírito Santo, para fazer frutificar os dons maravilhosos pos-tos por Ele na alma da futura Mãe do Senhor” Em 1913 a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo de-viam ser celebrados juntos,

Celebração em Louvor à Sant’Ana, Padroeira de Pedro de Toledo

•Tradição

no dia 26 de julho. Nesta data se celebra, também, o Dia dos Avós.

Foto: Arquivo Pessoal Foto: Silvio Batista

•CubatãoAs equipes de emer-

gência da Refinaria Pre-sidente Bernardes de Cubatão (PRBC) foram mobilizadas, na noite do dia 7, devido a inter-rupção no fornecimento interno de energia no local. O Corpo de Bom-beiros foi acionado por moradores próximos à refinaria sobre a queda de energia e o aumento da queima de gases, mas não registrou necessida-de de intervenção.

Uma equipe da Cetesb foi até o local para verificar eventual emissão de odor, ruído ou vibração nos fla-res (torres de queima de material gasoso). Nenhum prejuízo ao meio ambiente ou a população foi regis-trado. Com a queda de energia houve uma para-da na termelétrica e em alguns setores, e desvio do fluxo gasoso para as tochas, aumentando o volume da queima.

A Petrobras reforçou, por meio de nota, que não houve impacto à segurança das pessoas ou meio ambiente.

A VOZ • Opinião e Atitude - Ed. 42 - agosto de 2017. 11www.avozdolitoralsul.com.br

Cultura Mostra de cinema em SP quer discutir ambiente escolar e movimento de ocupação

Chamada de Escola: Cidade Aberta, a mostra apresen-ta 17 filmes de diversos países, que trazem a escola como tema. A ideia é aprofundar a discussão sobre o processo de ocupação das escolas, movimento que começou na

cidade de Diadema, na Grande São Paulo, em 2015, e que foi se espalhando pelo país. O festival, que começou nessa quinta-feira (3), vai até o dia 16 de agosto na Caixa Belas Artes, na região da Avenida Paulista.

Variedades

•Peixe na folha de BananeiraIngredientes: 1 peixe inteiro (sem escamas e sem vísceras); Ervas frescas (de sua preferência: tomilho, alecrim, coentro, etc); 1 colher de sopa de azeite extra-virgem; Sal (a gosto)Folhas de bananeira; 2 limões siciliano e barbante.Acenda a churrasqueira da mesma maneira que voce faz com o churrasco. Enquanto o fogo estiver formando a brasa, prepare o peixe.

Esta receita é uma das especialidades do “marujo” Ribamar de Guarujá/SP

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 10

HRMONOTEISMO

RUARAMAPARENCIAICSEDANN

ASIFIASCOEAATASMSNAMAQ

U

COBREIRAEVINAT

ASPIDESXRSADDARIOAANAGIT

R

RADDENTEJEREMIAS

Casamen-to

"No (?)",aviso

luminosodo estúdio

Artigodefinidofeminino

O povo que ergueu

MachuPichu

Assim, emespanhol

Malogro;fracasso

Produtorecente

nomercado

Jesus te(?), frasede evan-gelismo

ArleteSalles,atriz

braisleira

Sufixo de"quinina"

"A (?)",conto deEça deQueirós

A maioriareligiosado Irã e

do Iraque

Triste, eminglês

Rei doscaldeus(Dn 9:1)

AngelinaJolie,

atriz de "A Troca"

Estruturaafetada

pela cárie

Radiano(abrev.)

Ouviu deDeus: "An-tes que eu te formasseno ventrete conheci, e antes que saísses damadre te santifiquei;às nações te dei por

profeta" (Jr 1:5)

Sua capi-tal é AcraImposto

rural

"Pois, que diz a Escritura? CreuAbraão a Deus, e isso lhe foi

imputado como justiça"Embalagens do café exportado

Dirigi pa-ra baixo

(?)-Margret,atriz

"Contudo o rei dos a-monitas não deu ouvi-dos à (?) que Jefté lhe

enviou" (Jz 11:28)

Empreitada

Critério usado porDeus para designaros trabalhadores dotemplo

Mulherque

exerceserviçosna igreja

"Aguçaramas línguas

como aserpente;peçonha

de (?) estádebaixodos seuslábios"

(Sl 140:3)

Antigoprogramade bate-papo nainternet

"Nãojulgueispela (?)

mas julgaisegundo oreto juízo"(Jo 7:24)

Doutrinareligiosabásica doJudaísmo

I Tessalo-nicenses

5:17

3/así — sad. 5/dario. 7/áspides. 8/mensagem.

Preparo:Tempere o peixe com sal e azeite a seu gosto. Por dentro e por fora. Coloque as ervas de sua preferência, dentro do peixe. Se quiser, use camarão miúdo (para molho) com alecrim ou orégano. Amarre com o barbante todo o peixe, para evitar que a barriga abra e caia os temperos.Enrole o peixe na folha de bananeira e leve-o à churras-queira. Deixe assando por uns 10 minutos, virando o lado na metade do tempo. Certifique-se que as brasas estejam com chamas baixas, mas com um bom calor. Após esse período, retire a folha de alumínio e deixe grelhando por mais uns 10 minutos. A folha de bananeira muda de cor sob o calor da chama; passando de verde vivo para um marrom esfumaçado.

A VOZ • Opinião e Atitude - Ed. 42 - agosto de 2017.12 www.avozdolitoralsul.com.br

Indústria Setor automotivo começaa se recuperar em relação a 2017

Segundo especialistas, faturamento no 1º trimestre teve aumento de 5,7%. A venda de veículos novos no Brasil subiu 1,9% em julho, em relação ao mesmo período do ano anterior, informou a federação das concessionárias, Fenabrave. Foram emplacados 184.838 carros,

comerciais leves, caminhões e ônibus no mês passado. As vendas de janeiro a julho somam 1,2 milhão de unidades contra 1,16 milhão nos primeiros 7 meses de 2016. O semestre anterior tinha sido o primeiro com crescimento nas vendas desde 2013.

Cotidiano

Dados divulgados pela Fena-brave (Federação Nacional da Dis-tribuição de Veículos Atumotores) confirmaram que a Chevrolet foi a marca que mais vendeu carros no Brasil em 2016. Depois de 13 anos no topo da lista, a Fiat foi desbancada pela montadora norte-americana e ficou na 2° co-locação. A marca italiana era a líder de mercado desde 2003, ano em que tomou o 1º lugar exatamente da Gerenal Motors. Já a Ford não figura nem entre as 5 primeiras.

Um dos principais motivos que fez a Chevrolet virar líder foi o Onix, modelo zero quilômetro que mais vendeu no país pelo 2°ano consecutivo. Em 2016, foram 153.372 vendas do hatch compacto, o que representa 44% do total da marca, que emplacou 345.874 unidades no ano. Já a Fiat fechou o ano com 304.980 unidades emplacadas, e o Palio como líder da marca com 63.996 vendas. O terceiro lugar ficou com a Volkswagen, totalizando 228.456 veículos e tendo o Gol como líder, com 57.390 unidades.

Se compararmos esses dados com os de 2015, as três marcas viram suas vendas caírem; a soma do trio representava 50% das ven-das no país nos últimos 10 anos. Além da crise econômica, essa queda também deve ao fato da ascensão de outras marcas, como, principalmente, Hyundai e Toyota.

•Automóveis

Chevrolet é o mais emplacado do Brasil no acumulado de janeiro a julho de 2017, segundo dados da Fenabrave.

Onix mantém a liderança em vendas no Brasil

Veja as participações de mercado das 10 marcas que mais venderam carros em 2016:1) Chevrolet ............. 17,41%2) Fiat .............15,35%3) Volkswagen ........... 11,5%4) Hyundai .......... 10%5) Toyota ..................... 9,1%6) Ford ............... 9,1%7) Renault .................... 7,6%8) Honda ............ 6,2%9) Nissan ..................... 3,1%10) Jeep ................ 3%

• Ranking