educanilopolis.com.br · Web viewGabarito 1- Letra E: A globalização aumentou a universalização...

8
GEOGRAFIA 9º ANO (EF09GE05). Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização. ATIVIDADES Leia o artigo a seguir. O fenômeno da globalização e sua origem “(...). Quanto ao surgimento do mundo globalizado, encontramos diversas posições na literatura sobre a origem deste processo, não havendo uma posição uníssona sobre o tema. Dessa maneira, alguns doutrinadores se determinam no sentido de que a globalização é um fenômeno recente, que remonta da década de 70. Porém, outros entendem ser este fenômeno bem mais antigo, com origem no século XVI, quando se iniciam as grandes navegações pelo mundo. Para aqueles que consideram a globalização como um fenômeno do final do segundo milênio da Era Cristã, tal processo apenas se tornou possível diante do intenso avanço tecnológico da informática e das comunicações ocorrido após a Segunda Guerra Mundial. Para esses autores, a globalização, como entendida hoje, se dá apenas no período moderno, impulsionada pelo advento de novos meios tecnológicos, que tantas mudanças proporcionaram, assim se considera que a história do Ocidente Mediterrâneo e da Cristandade medieval é repleta de tentativas imperialistas com ambições “mundiais”, as quais estavam muito longe do que vislumbramos hoje como “globalização”. Contudo, não é uníssona na literatura a consideração do sistema globalizado como um fenômeno recente, encontrando-se autores que a visualizam desde muitos séculos passados. Dentre eles, está Fernand Braudel (1987), segundo o qual, uma economia fundada em acumulação de capital permeando todo o globo, existe, pelo menos, desde o século XVI, quando se iniciam as navegações pelo mundo, em busca de novos territórios e riquezas. Entretanto, na época em que o autor escreve suas considerações sobre o tema, a palavra globalização ainda não era empregada, utilizando-se do termo “economia-mundo” para se referir ao fenômeno global, palavra essa que provém do alemão Weltwirtschaft. Ante o exposto, denota-se que o fenômeno da globalização impôs uma mudança paradigmática quanto a nossa identidade, interferindo diretamente na concepção que temos de mundo e sociedade, sendo um tema extremamente relevante e atual, porém não há um consenso quanto a sua origem. (...)”. GIOVANETTI, Juliana. FILO, Apolo Antunes. O fenômeno da globalização e sua origem: Introdução. 12º Congresso de Pós-Graduação. UNIMEP. São Paulo, 2014. Fonte: http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/12mostra/8/337.pdf

Transcript of educanilopolis.com.br · Web viewGabarito 1- Letra E: A globalização aumentou a universalização...

Page 1: educanilopolis.com.br · Web viewGabarito 1- Letra E: A globalização aumentou a universalização ao acesso de meios de comunicação. 2- Letra C: Com a globalização, a tendência

GEOGRAFIA 9º ANO

(EF09GE05). Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.

ATIVIDADES

Leia o artigo a seguir.O fenômeno da globalização e sua origem

“(...). Quanto ao surgimento do mundo globalizado, encontramos diversas posições na literatura sobre a origem deste processo, não havendo uma posição uníssona sobre o tema. Dessa maneira, alguns doutrinadores se determinam no sentido de que a globalização é um fenômeno recente, que remonta da década de 70. Porém, outros entendem ser este fenômeno bem mais antigo, com origem no século XVI, quando se iniciam as grandes navegações pelo mundo. Para aqueles que consideram a globalização como um fenômeno do final do segundo milênio da Era Cristã, tal processo apenas se tornou possível diante do intenso avanço tecnológico da informática e das comunicações ocorrido após a Segunda Guerra Mundial. Para esses autores, a globalização, como entendida hoje, se dá apenas no período moderno, impulsionada pelo advento de novos meios tecnológicos, que tantas mudanças proporcionaram, assim se considera que a história do Ocidente Mediterrâneo e da Cristandade medieval é repleta de tentativas imperialistas com ambições “mundiais”, as quais estavam muito longe do que vislumbramos hoje como “globalização”. Contudo, não é uníssona na literatura a consideração do sistema globalizado como um fenômeno recente, encontrando-se autores que a visualizam desde muitos séculos passados. Dentre eles, está Fernand Braudel (1987), segundo o qual, uma economia fundada em acumulação de capital permeando todo o globo, existe, pelo menos, desde o século XVI, quando se iniciam as navegações pelo mundo, em busca de novos territórios e riquezas. Entretanto, na época em que o autor escreve suas considerações sobre o tema, a palavra globalização ainda não era empregada, utilizando-se do termo “economia-mundo” para se referir ao fenômeno global, palavra essa que provém do alemão Weltwirtschaft.

Ante o exposto, denota-se que o fenômeno da globalização impôs uma mudança paradigmática quanto a nossa identidade, interferindo diretamente na concepção que temos de mundo e sociedade, sendo um tema extremamente relevante e atual, porém não há um consenso quanto a sua origem. (...)”.

GIOVANETTI, Juliana. FILO, Apolo Antunes. O fenômeno da globalização e sua origem: Introdução.12º Congresso de Pós-Graduação. UNIMEP. São Paulo, 2014.

Fonte: http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/12mostra/8/337.pdf

1- A Globalização é um dos temas mais abordados e debatidos dentro da Geografia nos dias de hoje. Abaixo, existe somente uma característica incorreta. Assinale essa alternativa.

a) O processo de globalização intensificou o ritmo os meios de produção, o que levou a uma tendência no uso de tecnologias sustentáveis.b) Muitos autores defendem que o início da globalização foi dado no período mercantilista, aproximadamente, no século XV, época das grandes navegações.c) Irrefutavelmente, com a globalização, o mercado de trabalho se transforma com criação de modalidades de emprego para países com mão de obra mais barata, serviços que não exigem alta qualificação.d) A partir da globalização, as comunicações têm sua aparência mais destacada na rede mundial de computadores, que permite um intenso fluxo de troca de ideias e informações.e) A globalização das comunicações diminuiu a universalização do acesso a meios de comunicação, mesmo com toda a inovação tecnológica – uma lógica do sistema capitalista.

Page 2: educanilopolis.com.br · Web viewGabarito 1- Letra E: A globalização aumentou a universalização ao acesso de meios de comunicação. 2- Letra C: Com a globalização, a tendência

2- Em 1937, os irmãos Dick e Mac Donald abrem uma barraca de cachorro-quente chamada Airdome em Arcádia, Califórnia. Durante 3 anos, já em 1940, os irmãos mudam a barraca para San Bernardino, também na Califórnia, onde eles abrem um restaurante McDonald´s na Rota 66. Em 1953, os irmãos Mc Donald começaram a criar franquias de seus restaurantes, abrindo a primeira franquia em Phoenix, no Arizona, quando começa a usar o estilo baseado nos arcos de ouro. A rede Mc Donald’s tornou-se um dos símbolos das principais mudanças ocorridas na alimentação em diversos países nos últimos cinquenta anos, o chamado fastfood. Sua história se confunde com a das relações econômicas internacionais. Hoje cerca de 50 milhões de pessoas comem diariamente em um Mc Donald’s, presente em mais de 120 países.

Leia as alternativas abaixo e assinale a que apresenta, respectivamente, a expansão dessa rede e sua causa histórica.

a) Semelhança dos hábitos alimentares; integração mundial dos mercados nacionais.b) Padronização do consumo; expansão de empresas transnacionais.c) Mundialização da cultura; extinção do local/global.d) Costumes peculiares; internalização tecnológica do setor agropecuário.e) Aumento do consumo de carne; desintegração da economia mundial.

3- Qual das alternativas abaixo descrevem os impactos negativos da globalização no mundo?

Millôr Fernandes. Retirado de: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.

a) Crescimento de ofertas de emprego com mão-de-obra qualificada.b) Aumento do crescimento populacional nos países subdesenvolvidos.c) Desenvolvimento econômico dos países industrializados desenvolvidos.d) Fenômeno da "inclusão social", somente nos países subdesenvolvidos.e) Mão-de-obra desqualificada, aumentando o desemprego e os fluxos migratórios externos.

Page 3: educanilopolis.com.br · Web viewGabarito 1- Letra E: A globalização aumentou a universalização ao acesso de meios de comunicação. 2- Letra C: Com a globalização, a tendência

4- Observe a figura abaixo.

A globalização é o processo pelo qual as economias e as sociedades de um lugar passam a participar e se tornar dependentes da economia e cultura internacionais. Essa interligação se dá por meio dos fluxos de pessoas, tecnologia, informações e capital.

Dentre as assertivas abaixo relacionadas a esse processo de globalização, assinale a incorreta.

a) Com os avanços tecnológicos, os fluxos se tornaram muito mais intensos e rápidos de produtos, pessoas e informações, além da adesão ao capitalismo de algumas nações. b) Aumento da desigualdade em diferentes regiões do mundo, mas outros países se favorecem das facilidades do comércio e do fluxo de capitais.c) Alguns países que possuíam um setor industrial voltado para o mercado interno, se desindustrializaram, pois se viram numa concorrência desleal com os produtos estrangeiros.d) Aumento da migração de trabalhadores em todo o mundo; enquanto nos países desenvolvidos a mão-de-obra se tornou mais cara levando essas empresas à instalação em países com menos cobranças legislativas.e) A industrialização se difunde, e qualquer país pode-se filiar na cadeia global produtiva, com a dominação de recursos naturais necessários ao estabelecimento dos processos produtivos atuais.

5- Observe os mapas do metrô das cidades de Londres e do Rio de Janeiro.

Metrô de Londres

Page 4: educanilopolis.com.br · Web viewGabarito 1- Letra E: A globalização aumentou a universalização ao acesso de meios de comunicação. 2- Letra C: Com a globalização, a tendência

Metrô do Rio de Janeiro

Com a evolução da globalização, houve uma contínua evolução nos meios de transporte havendo uma dinâmica de transformações cada vez mais aceleradas. Os sistemas de metrô são de extrema importância para a mobilidade das pessoas. Observe os dois exemplos dos sistemas de metrô das cidades de Londres e do Rio de Janeiro. O metrô de Londres é o mais antigo do mundo (1863), já projetado para aliviar o trânsito da época (muitas carroças). Atualmente conta com 11 linhas e 287 estações, atendendo praticamente todas as regiões da cidade. Transporta aproximadamente 1,4 bilhão de passageiros por ano. Já o metrô do Rio de Janeiro conta com 51 estações divididas em 3 linhas, que infelizmente ainda não atende suficientemente bem a população, pois os vagões estão sempre lotados. Por ano, embarcam cera de 280 milhões de passageiros.

No Brasil, a falta de mobilidade urbana é um problema recorrente nas grandes metrópoles do país, vem se tornando uma questão com soluções cada vez mais difíceis. Assinale a assertiva incorreta para essas causas. a) Precarização dos sistemas públicos de transporte urbano.b) Excesso de ciclovias e faixas exclusivas de ônibus nos grandes centros urbanos.c) Crescimento desordenado das grandes cidades brasileiras.d) Políticas urbanas e sociais para o uso do sustentável de automóvel.e) Falta de investimentos públicos em políticas de mobilidade.

Gabarito

1- Letra E: A globalização aumentou a universalização ao acesso de meios de comunicação. 2- Letra C: Com a globalização, a tendência de se expandir um único tipo de cultura aumenta. O exemplo da rede Mc Donald’s demonstra isso no setor alimentício, podendo excluir a cultura e valores locais e tradicionais.3- Letra E: Por um lado, se aumenta a demanda por mão de obra qualificada e excluem-se os "não qualificados", ampliam-se as desigualdades regionais, o que aumenta os fluxos migratórios da periferia para o centro.4- Letra C: A industrialização não se propagou ainda por todo o mundo. Esta foi de forma desigual; a primeira da Inglaterra foi ao século XVIII e no Brasil, aconteceu no século XX. A globalização se soma a esses países por conta das inovações tecnológicas, mercado consumidor, capitais, etc. Não necessariamente precisa estar no topo aquele que domina os recursos naturais, pois muitos desses são explorados nas regiões mais pobres e de maiores conflitos no mundo por empresas multinacionais, que pagam bem pouco para a obtenção desses. Muitos críticos consideram a globalização uma nova forma de colonialismo dos ricos.5- Letra B: Dentre os fatores que contribuem para o inchaço das cidades e dificuldade em termos de mobilidade, citam-se o grande crescimento urbano ao longo da segunda metade do século XX, a oferta ruim de serviços públicos de transporte e a ausência de políticas de mobilidade. O excesso de ciclovias e faixas exclusivas não é algo muito difundido no Brasil e também não se configura como um obstáculo à mobilidade urbana.