pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/4506989/Quadro... · Web viewO...

2
Quadro Queda do Império Romano 1) A QUEDA DO IMPERIO ROMANO DO OCIDENTE Vários fatores explicam a queda do Império Romano do Ocidente, dentre eles a crise econômica, militar, a corrupção interna, o fim das conquistas territoriais e a diminuição do número de escravos. Para tentar lidar melhor com a dificuldade de administrar o império, ele havia sido dividido em dois: Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente, em 395 d.C. Contudo, mesmo assim a junção de todos os fatores provocam o enfraquecimento das defesas das fronteiras, deixando-as livres para as migrações dos povos germânicos, em 476 d.C. OBS1: Os povos germânicos eram chamados de bárbaros pelos romanos por não falarem latim e não partilharem da cultura romana. Eram povos nômades, agricultores e pastores. Os povos germânicos haviam convivido de forma pacífica com os romanos durante mais de 3 séculos no chamado limes – a fronteira romana. Mas foram atacados pelos Hunos, um povo violento que veio das estepes asiáticas, e para fugir, entraram à força no Império Romano. Os germânicos também buscavam novas terras para cultivo e criação de gado e desejavam conquistar as riquezas do Império Romano. Observe o mapa das migrações: Consequências das migrações:

Transcript of pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/4506989/Quadro... · Web viewO...

Page 1: pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/4506989/Quadro... · Web viewO Império Romano que caiu é o Império Romano do Ocidente. O Império Romano do Oriente,

Quadro Queda do Império Romano

1) A QUEDA DO IMPERIO ROMANO DO OCIDENTE

Vários fatores explicam a queda do Império Romano do Ocidente, dentre eles a crise econômica, militar, a corrupção interna, o fim das conquistas territoriais e a diminuição do número de escravos. Para tentar lidar melhor com a dificuldade de administrar o império, ele havia sido dividido em dois: Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente, em 395 d.C. Contudo, mesmo assim a junção de todos os fatores provocam o enfraquecimento das defesas das fronteiras, deixando-as livres para as migrações dos povos germânicos, em 476 d.C.

OBS1: Os povos germânicos eram chamados de bárbaros pelos romanos por não falarem latim e não partilharem da cultura romana. Eram povos nômades, agricultores e pastores.

Os povos germânicos haviam convivido de forma pacífica com os romanos durante mais de 3 séculos no chamado limes – a fronteira romana. Mas foram atacados pelos Hunos, um povo violento que veio das estepes asiáticas, e para fugir, entraram à força no Império Romano. Os germânicos também buscavam novas terras para cultivo e criação de gado e desejavam conquistar as riquezas do Império Romano.

Observe o mapa das migrações:

Consequências das migrações:

Várias foram as consequências das migrações germânicas para a Europa como uma grande fuga das cidades para os campos, a destruição das cidades – que eram os locais de maior riqueza – um grande índice de mortalidade por doenças e guerras, insegurança e ruralização da economia.

As migrações germânicas ou também chamadas de “invasões bárbaras” marcam o fim da História Antiga e o início da Idade Média.

Page 2: pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/4506989/Quadro... · Web viewO Império Romano que caiu é o Império Romano do Ocidente. O Império Romano do Oriente,

OBS2: O Império Romano que caiu é o Império Romano do Ocidente. O Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla, resistiu às migrações e perdurou toda a Idade Média sob o nome de Império Bizantino.