Web view7) (VUNESP) Vários atletas do continente americano foram convidados a participar de...

7
Fisiologia Humana – Sistema Respiratório 1) Os órgãos que compõem o sistema respiratório são, respectivamente: a) nariz, esôfago, traqueia, epiglote, brônquio, bronquíolo e alvéolo. b) nariz, epiglote, glote, faringe, laringe, traqueia, bronquíolo, brônquio, alvéolo. c) nariz, glote, laringe, traqueia, faringe, brônquio, bronquíolos e alvéolos. d) nariz, epiglote, glote, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos. 2) (PUC-RJ) A respiração é a troca de gases do organismo com o ambiente. Nela o ar entra e sai dos pulmões graças à contração do diafragma. Considere as seguintes etapas do processo respiratório no homem: I. Durante a inspiração, o diafragma se contrai e desce aumentando o volume da caixa torácica. II. Quando a pressão interna na caixa torácica diminui e se torna menor que a pressão do ar atmosférico, o ar penetra nos pulmões. III. Durante a expiração, o volume torácico aumenta, e a pressão interna se torna menor que a pressão do ar atmosférico. IV. Quando o diafragma relaxa, ele reduz o volume torácico e empurra o ar usado para fora dos pulmões. Assinale as opções corretas: a) I e II. b) II, III e IV. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) Todas 3) (VUNESP) Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que crianças filhas de mães fumantes têm, ao nascer, peso médio inferior ao de crianças filhas de mães não-fumantes. Sobre esse fato, um estudante fez as seguintes afirmações: I. O cigarro provoca maior concentração de monóxido de carbono (CO) no sangue e provoca constrição dos vasos sanguíneos da fumante. II. O CO se associa à hemoglobina formando a carboxiemoglobina, um composto quimicamente estável que favorece a ligação da hemoglobina ao oxigênio.

Transcript of Web view7) (VUNESP) Vários atletas do continente americano foram convidados a participar de...

Page 1: Web view7) (VUNESP) Vários atletas do continente americano foram convidados a participar de uma competição de ... Tanto a epiglote como as cordas vocais localizam-se na

Fisiologia Humana – Sistema Respiratório

1) Os órgãos que compõem o sistema respiratório são, respectivamente:a) nariz, esôfago, traqueia, epiglote, brônquio, bronquíolo e alvéolo. b) nariz, epiglote, glote, faringe, laringe, traqueia, bronquíolo, brônquio, alvéolo. c) nariz, glote, laringe, traqueia, faringe, brônquio, bronquíolos e alvéolos. d) nariz, epiglote, glote, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos.

2) (PUC-RJ) A respiração é a troca de gases do organismo com o ambiente. Nela o ar entra e sai dos pulmões graças à contração do diafragma. Considere as seguintes etapas do processo respiratório no homem: I. Durante a inspiração, o diafragma se contrai e desce aumentando o volume da caixa torácica. II. Quando a pressão interna na caixa torácica diminui e se torna menor que a pressão do ar atmosférico, o ar penetra nos pulmões. III. Durante a expiração, o volume torácico aumenta, e a pressão interna se torna menor que a pressão do ar atmosférico. IV. Quando o diafragma relaxa, ele reduz o volume torácico e empurra o ar usado para fora dos pulmões. Assinale as opções corretas:

a) I e II. b) II, III e IV. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) Todas

3) (VUNESP) Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que crianças filhas de mães fumantes têm, ao nascer, peso médio inferior ao de crianças filhas de mães não-fumantes. Sobre esse fato, um estudante fez as seguintes afirmações:

I. O cigarro provoca maior concentração de monóxido de carbono (CO) no sangue e provoca constrição dos vasos sanguíneos da fumante. II. O CO se associa à hemoglobina formando a carboxiemoglobina, um composto quimicamente estável que favorece a ligação da hemoglobina ao oxigênio. III. O oxigênio, ligado à hemoglobina, fica indisponível para as células e desse modo o sangue materno chega à placenta com taxas reduzidas de oxigênio. IV. A constrição dos vasos sanguíneos maternos diminui o aporte de sangue à placenta, e desse modo reduz-se a quantidade de oxigênio e nutrientes que chegam ao feto. V. Com menos oxigênio e menos nutrientes, o desenvolvimento do feto é mais lento, e a criança chegará ao final da gestação com peso abaixo do normal.

Sabendo-se que a afirmação I está correta, então podemos afirmar que:

a) a afirmação II também está correta, mas esta não tem por consequência o contido na afirmação III. b) as afirmações II e III também estão corretas, e ambas têm por consequência o contido na afirmação V. c) a afirmação III também está correta, mas esta não tem por consequência o contido na afirmação V. d) a afirmação IV também está correta e tem por consequência o contido na afirmação V. e) as afirmações II, III e IV estão corretas, e têm por consequência o contido na afirmação V.

Page 2: Web view7) (VUNESP) Vários atletas do continente americano foram convidados a participar de uma competição de ... Tanto a epiglote como as cordas vocais localizam-se na

4) (PUC-RIO) Os pulmões dos mamíferos não possuem capacidade de movimento próprio. Assim, necessitam da movimentação de um músculo específico denominado diafragma. Identifique o mecanismo através do qual ocorre a entrada e a saída de ar dos pulmões.a) Quando o músculo cardíaco se contrai, o volume da caixa torácica aumenta, provocando a expulsão de ar dos pulmões.b) Quando o diafragma se contrai, o volume da caixa torácica diminui, aumentando a pressão interna pulmonar e forçando a entrada de ar nos pulmões.c) Quando o diafragma se contrai, o volume da caixa torácica aumenta, diminuindo a pressão interna pulmonar e forçando a entrada do ar nos pulmões.d) Quando os músculos intercostais se contraem, o volume da caixa torácica aumenta, provocando a expulsão de ar dos pulmões.e) Quando o músculo peitoral se distende, o volume da caixa torácica diminui, promovendo a entrada do ar nos pulmões.

5) (UFF-RJ) Descreva o caminho que o ar atmosférico percorre no aparelho respiratório humano, citando seus segmentos anatômicos e explicando a diferença na composição do ar inspirado e expirado.

6) (FUVEST) Que relação existe entre respiração pulmonar e respiração celular?

7) (VUNESP) Vários atletas do continente americano foram convidados a participar de uma competição de atletismo na cidade do Rio de Janeiro. Assim que os atletas desembarcaram no Aeroporto Internacional, eram submetidos a vários testes e exames, um dos quais o hemograma. Um determinado atleta tendo perdido seu passaporte durante a viagem, alegou ser mexicano e que morava na Cidade do México.a) Qual o elemento figurado do sangue que, analisado através do hemograma deste atleta, possibilita acreditar na sua origem?b) Justifique sua resposta.

8) (UERJ) Responda as questões abaixo sobre a respiração humana.a) De que maneira o muco secretado pela nossa traqueia protege nosso aparelho respiratório?b) Qual a sequência de eventos que ocorre no nosso organismo durante a inspiração e expiração?c) A epiglote e as cordas vocais são importantes estruturas do aparelho respiratório. Onde se localizam? Qual a função de cada uma?d) Como o oxigênio e o gás carbônico são transportados através do sangue?

9) (VUNESP) Leia atentamente o texto a seguir:

"Respirar é uma ação automática. Nós respiramos enquanto estamos acordados ou dormindo sem que, para isso, tenhamos que fazer qualquer esforço consciente. Podemos variar o ritmo da respiração, como em geral acontece quando paramos para pensar sobre isso, e podemos conscientemente respirar mais profundamente". O que não podemos fazer é parar de respirar por mais de um minuto. Se a respiração é contida por muito tempo, nosso encéfalo assume o controle, enviando automaticamente impulsos nervosos ao diafragma e aos músculos intercostais, instruindo-os a se contraírem. O ritmo e a profundidade da respiração também são controlados quimicamente. Durante o esforço, os músculos aumentam a produção de gás carbônico, que começa a se acumular no sangue. O centro respiratório do bulbo detecta esse aumento e acelera o ritmo e a profundidade dos movimentos respiratórios de maneira a eliminar o excesso indesejável de gás carbônico através dos pulmões.

Responda:a) Por que respiramos diferentemente quando estamos dormindo e quando corremos?

Page 3: Web view7) (VUNESP) Vários atletas do continente americano foram convidados a participar de uma competição de ... Tanto a epiglote como as cordas vocais localizam-se na

b) Qual o principal mecanismo que nosso corpo usa para informar a necessidade de mudar o ritmo respiratório?

10) (FUVEST) O monóxido de carbono (CO) é absorvido nos pulmões e reage com a hemoglobina do sangue, com a qual forma um complexo (COHb) 210 vezes mais estável do que a oxihemoglobina (O2Hb). Qual o prejuízo imediato para as células decorrente da inalação de CO por uma pessoa? Explique.

11) (UNICAMP) Os fumantes causam maiores danos às suas vias e superfícies respiratórias ao introduzir nelas partículas de tabaco e substâncias como nicotina em concentrações maiores do que as existentes no ar. Essas substâncias inicialmente paralisam os cílios na traqueia e brônquios e posteriormente os destroem. Além disso, a nicotina provoca a liberação excessiva de adrenalina no sangue aumentando o risco de acidentes vasculares. a) A que tipo de tecido estão associados os cílios? b) Qual é a consequência da paralisação e destruição dos cílios das vias respiratórias? c) Explique como os efeitos fisiológicos da liberação da adrenalina podem aumentar os riscos de acidentes vasculares. d) Onde é produzida a adrenalina?

12) (UNICAMP) A FIFA, entidade que dirige o futebol mundial, proibiu inicialmente jogos de futebol em altitudes acima de 2500m e, posteriormente, acima de 3000m. Essa medida foi tomada em função de tontura, cansaço, enjoo e dificuldades respiratórias sentidas pelos jogadores provindos de locais de baixas altitudes, o que provoca menor rendimento esportivo dos atletas.

a) Observe o gráfico e explique o baixo rendimento dos jogadores de futebol em altitudes elevadas.b) No período de aclimatação dos jogadores visitantes às altas altitudes, ocorre aumento da frequência respiratória. Que estímulo, recebido pelo centro respiratório do sistema nervoso central, acarreta tal fenômeno e como ele foi gerado?

Page 4: Web view7) (VUNESP) Vários atletas do continente americano foram convidados a participar de uma competição de ... Tanto a epiglote como as cordas vocais localizam-se na

GABARITO – SISTEMA RESPIRATÓRIO

1) D2) D3) D4) C5) O ar penetra pelas fossas nasais, passa pela faringe, laringe, traqueias, chegando aos pulmões,

onde segue pelos brônquios e bronquíolos até chegar aos alvéolos, local em que ocorrem as trocas gasosas. A diferença entre o ar inspirado e expirado está na concentração de oxigênio e gás carbônico. No ar inspirado há maior quantidade de oxigênio e menor de gás carbônico. No ar expirado ocorre o contrário, há maior concentração de gás carbônico e menor de oxigênio.

6) Os pulmões são os órgãos respiratórios responsáveis pela hematose, transformação do sangue venoso em arterial. O oxigênio transportado às células, nelas penetra e atinge as mitocôndrias, onde ocorrerá a respiração celular, que leva a produção de energia.

7) a) Hemácia.b) Indivíduos provenientes de regiões de elevada altitude possuem um número maior de hemácias, para compensar a baixa pressão parcial do O2, nessas regiões onde o ar é rarefeito.

8) a) O muco retém partículas poluentes e agentes infecciosos que podem causar lesões no aparelho respiratóriob) Durante a inspiração ocorre a contração do diafragma (abaixamento) e elevação das costelas. Estes movimentos aumentam o volume da caixa torácica, a pressão do ar no interior dos pulmões diminui facilitando a entrada do ar. Na expiração ocorre o relaxamento do músculo diafragma e dos músculos intercostais, diminui o volume da caixa torácica que ao se contrair, expulsa o ar existente no interior dos pulmões.c) Tanto a epiglote como as cordas vocais localizam-se na laringe. A epiglote fecha a glote durante a deglutição evitando a entrada de alimento no canal respiratório. As cordas vocais estão ligadas com a fonação.d) Oxigênio é transportado principalmente associado à hemoglobina no interior dos glóbulos vermelhos (cerca de 97 %). Gás carbônico é transportado dissolvido no plasma (mais ou menos 10%), associado à hemoglobina (mais ou menos 20%) e dissolvido na forma de íon bicarbonato (cerca de 70%).

9) a) Quando estamos dormindo a atividade fisiológica é menor, logo, produz menos gás carbônico e o movimento respiratório é mais lento.b) Quando o nível de gás carbônico é alto no sangue, isso é captado por células quimiorreceptoras localizadas na aorta e nas carótidas. O bulbo recebe os estímulos e coordena o ritmo respiratório, estimulando os movimentos de inspiração e expiração, eliminando o gás carbônico a absorvendo mais oxigênio.

10) O CO combinado com a hemoglobina impede esta de transportar oxigênio para as células, causando sua morte por asfixia.

11) a) Tecido epitelial.b) Dificulta a eliminação do muco superficial, que contém impurezas inaladas.c) A adrenalina provoca vasoconstrição, aumentando a pressão arterial e, consequentemente, os riscos de acidentes vasculares (por exemplo, ruptura de vasos).d) A adrenalina é produzida na medula das glândulas suprarrenais (ou adrenais) e pelas terminações do sistema nervoso autônomo simpático.

Page 5: Web view7) (VUNESP) Vários atletas do continente americano foram convidados a participar de uma competição de ... Tanto a epiglote como as cordas vocais localizam-se na

12) a) Em altitudes elevadas, a baixa PO2 diminui o grau de saturação de O2 da hemoglobina, o que, por sua vez, diminui a eficiência na captação e distribuição do O2 no organismo e, consequentemente, afeta de forma negativa o metabolismo celular.b) O estímulo recebido pelo sistema nervoso é o aumento da acidez do sangue. Esse fenômeno é acarretado pela formação de ácido carbônico devido ao aumento da concentração de CO2 no sangue.