Web viewProfessora: Maria Isabel Pereiro . Concordância verbal . A ... Os alimentos...

9
Concordância verbal A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior. 2. Sujeito composto – em regra geral, o verbo vai para o plural. Ex.: Sua avareza e seu egoísmo fizeram com que todos o abandonassem. Se o sujeito vier depois do verbo, concorda com o núcleo mais próximo, ou vai para o plural. Ex.: “Ainda reinavam (ou reinava) a confusão e a tristeza” (Dinah S. de Queiroz). Se o sujeito vier composto por pronomes pessoais diferentes – o verbo concordará conforme a prioridade gramatical das pessoas. Ex.: Eu e você somos pessoas responsáveis. Atenção! Tu e ela estudais / estudam. A segunda forma é mais usada atualmente. 3. Expressões não só...mas também, tanto/quanto que relacionam sujeitos compostos permitem a concordância do verbo no singular ou no plural. Ex.: Tanto o rapaz quanto o amigo obtiveram/obteve nota máxima na redação do ENEM. 4. Sujeito composto ligado por ou: - indicando exclusão, ou sinonímia – o verbo fica no singular. Ex.: Maria ou Joana será representante. - indicando inclusão, ou antonímia – o verbo fica no plural. Ex.: O amor ou o ódio estão presentes. - indicando retificação – o verbo concorda com o núcleo mais próximo. COLÉGIO SÃO PAULO - TERESÓPOLIS CSP –Reforço Teresópolis, ______ de ___________________ de 2016. Aluno (a): __________________________ Nº: ____ Turma:________ Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Maria Isabel Pereiro

Transcript of Web viewProfessora: Maria Isabel Pereiro . Concordância verbal . A ... Os alimentos...

Page 1: Web viewProfessora: Maria Isabel Pereiro . Concordância verbal . A ... Os alimentos estão meio caros.d) Paguei caro aquelas coisas raras. 11)

Concordância verbal A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar  em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase.

1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior.

2. Sujeito composto – em regra geral, o verbo vai para o plural. Ex.: Sua avareza e seu egoísmo fizeram com que todos o abandonassem.Se o sujeito vier depois do verbo, concorda com o núcleo mais próximo, ou vai para o plural.Ex.: “Ainda reinavam (ou reinava) a confusão e a tristeza” (Dinah S. de Queiroz).Se o sujeito vier composto por pronomes pessoais diferentes – o verbo concordará conforme a prioridade gramatical das pessoas.Ex.: Eu e você somos pessoas responsáveis.Atenção! Tu e ela estudais / estudam. A segunda forma é mais usada atualmente.

3. Expressões não só...mas também, tanto/quanto que relacionam sujeitos compostos permitem a concordância do verbo no singular ou no plural.Ex.: Tanto o rapaz quanto o amigo obtiveram/obteve nota máxima na redação do ENEM.

4. Sujeito composto ligado por ou:- indicando exclusão, ou sinonímia – o verbo fica no singular.Ex.: Maria ou Joana será representante.- indicando inclusão, ou antonímia – o verbo fica  no plural.Ex.: O amor ou o ódio estão presentes.- indicando retificação – o verbo concorda com o núcleo mais próximo.Ex.: O aluno ou os alunos cuidarão da exposição.

5. Quando o sujeito é representado por expressões como a maioria de, a maior parte de e um nome no plural, o verbo concorda no singular (realçando o todo) ou no plural (destacando a ação dos indivíduos).Ex.: A maioria dos jovens quer as reformas. (ou) A maioria dos jovens querem as reformas.

COLÉGIO SÃO PAULO - TERESÓPOLIS CSP –Reforço Teresópolis, ______ de ___________________ de 2016. Aluno (a): __________________________ Nº: ____ Turma:________ Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Maria Isabel Pereiro

Page 2: Web viewProfessora: Maria Isabel Pereiro . Concordância verbal . A ... Os alimentos estão meio caros.d) Paguei caro aquelas coisas raras. 11)

6. Não sou daqueles que recusa / recusam as obrigações.Nesse caso, o referente do pronome relativo que é daqueles, a regra fundamental de concordância com o sujeito deverá levar o verbo para a 3ª pessoa do plural. Entretanto, também é aceito quando refletimos em uma concordância com um daqueles que.

7. Verbo ser + pronome pessoal + que – o verbo concorda com o pronome pessoal.Ex.: Sou eu que executo a obra. Seremos nós que executaremos a obra.Verbo ser + pronome pessoal + quem – o verbo  concorda com o pronome pessoal ou fica na 3ª pessoa do singular.Ex.: Sou eu quem inicio a leitura. Sou eu quem inicia a leitura.

8. Nomes próprios locativos ou intitulativos – se precedidos de artigo plural, o verbo irá para o plural; não sendo assim, irá para o singular.Ex.: Os Estados Unidos reforçam as suas bases.Minas Gerais progride muito.

9. Pronome relativo antecedido da expressão “um dos”, “uma das” – verbo na 3ª pessoa do singular ou do plural. Ex.: Ela é uma das que mais impressiona (ou impressionam).Quando apresenta uma ideia de seletividade, fica obrigatoriamente no singular.Ex.: Aquela é uma das peças de Nelson Rodrigues que hoje se apresentará neste teatro.

10. Concordância do verbo ser: a) sujeito nome de coisa ou um dos pronomes nada, tudo, isso ou aquilo + verbo ser + PREDICATIVO no plural: verbo no singular ou no plural (mais comum).Ex.: "A pátria não é ninguém: são todos.” (Rui Barbosa)b) NAS ORAÇÕES INTERROGATIVAS iniciadas pelos pronomes quem, que, o que – verbo ser concorda com o nome ou pronome que vem depois.Ex.: Quem eram os culpados?c) 1º TERMO – SUJEITO = substantivo; 2º termo = pronome pessoal, o verbo concorda com o pronome pessoal.Ex: Os defensores somos nós.d) Nas expressões é muito, é pouco, é mais de, é tanto, é bastante + determinação de preço, medida ou quantidade: verbo no singular.Ex.: Dez reais é quase nada.e) Indicando hora, data ou distância – o verbo concorda  com o predicativo.Ex.: São três horas. Hoje são 15 de fevereiro.

11. PASSIVO – NA VOZ PASSIVA SINTÉTICA, com o pronome apassivador SE, o verbo   concorda com o sujeito paciente (que é um aparente objeto direto).Ex.: Escutavam-se vozes.INDETERMINADO – com o pronome indeterminador do sujeito, o verbo fica na 3ª pessoa do singular.Ex.: Precisa-se de operários.

Page 3: Web viewProfessora: Maria Isabel Pereiro . Concordância verbal . A ... Os alimentos estão meio caros.d) Paguei caro aquelas coisas raras. 11)

Concordância nominal As relações que as palavras estabelecem com o substantivo que as rege constitui o que em gramática se chama de sintagma nominal. Essa relação caracteriza os casos de concordância nominal.1. Concordância de gênero e número entre o núcleo nominal e os artigos que o precedem, os pronomes indefinidos variáveis, os demonstrativos, os possessivos, os numerais cardinais e os adjetivos.Ex.: Um luar claro e belíssimo.

2. Concordância do adjetivo com dois ou mais substantivosa) Substantivos do mesmo gênero, o adjetivo irá para o plural desse gênero ou concordará com o mais próximo (concordância atrativa).Ex.: Bondade e alegria raras ou rara.b) Substantivos de gêneros diferentes, o adjetivo irá para o masculino plural ou concordará com o mais próximo.Ex.: Atitude e caráter apropriados ou apropriado.c) Adjetivo anteposto aos substantivos, nos dois casos acima, a norma geral é que ele concorde com o substantivo mais próximo.Ex.: Mantenha desligadas as lâmpadas e os eletrodomésticos.d) Substantivos com sentido equivalente ou expressam gradação, o adjetivo concorda com o mais próximo.Ex.: Revelava pura alma e espírito.

CASOS PARTICULARES

1. POSSÍVELa) precedido de o mais,o menor, o melhor, o pior – singular; b) precedido de os mais, os menores, os melhores, os piores – plural.Ex.: Estampas o mais possível claras. / Estampas as mais claras possíveis.

2. ANEXO / INCLUSO – adjetivos, concordam com o substantivo a que se referem.Ex.: Envio-lhe anexos / inclusos os documentos.  (em anexo, junto a são invariáveis)

3. LESO (adjetivo = lesado, prejudicado) concorda com o substantivo com o qual forma uma composição.Ex.: Cometeu crime de lesa-pátria.

4. PREDICATIVOa) substantivo com sentido indeterminado (sem artigo) – adjetivo no masculino.Ex.: É proibido entrada; b) substantivo com sentido determinado (com artigo) – adjetivo concorda com o substantivo. Ex.: É necessária muita cautela.

5. MEIO – numeral = metade (variável)Ex.: Falou meias verdades.   Advérbio = parcialmente (variável).Ex.: Encontrava-se meio fatigada.

Page 4: Web viewProfessora: Maria Isabel Pereiro . Concordância verbal . A ... Os alimentos estão meio caros.d) Paguei caro aquelas coisas raras. 11)

6. MUITO, POUCO, BASTANTE, TANTO – PRONOMES – (variáveis).Ex.: Li bastantes livros. ADVÉRBIOS (invariáveis). Ex.: Estavam bastante felizes.

7. SÓ – adjetivo  = sozinho (variável).Ex.: Eles se sentiam sós. Palavra denotativa de exclusão (invariável). Ex.: Só os alunos compareceram à reunião (= somente).

8. PSEUDO, ALERTA, SALVO, EXCETO – são palavras invariáveis.Ex.: Ela é pseudo-administradora, por isso fiquemos sempre alerta.

9. QUITE = LIVRE – concorda com aquele a que se refere.Ex.: Estamos quites com a mensalidade.

10. OBRIGADO, MESMO, PRÓPRIO – concordam com o gênero e número da pessoa a que se referem.Ex.: Ela disse:- Muito obrigada, eu mesma cuidarei do assunto.

Exercícios

1) O adjetivo não está corretamente empregado na concordância em: a) Eis teu romance: fantástico enredo e personagens, mas estilo pobre e imaturo.b) No porto vimos com espanto as esquadras inglesas e soviéticas unidas.c) Precisa-se de moça e rapaz devidamente habilitados.d) Fiel aos deveres paternal e fraternal, ambos silenciavam.e) A flor e o fruto saboroso não existem.

2) Assinale a frase incorreta considerando que o adjetivo em função de predicativo deve concordar no plural: 

a) O caipira e sua mulher ficam desconfiados.b) Tenho o réu e seu comparsa como mentiroso.c) Lúcio e Vera caminhavam amuados, lado a lado.d) Tenho por mentirosos o réu e seu cúmplice.e) Julguei-os capacitados, o aluno e a aluna.

3) Quanto à concordância nominal, preencha as lacunas das frases:

(I) Era talvez meio-dia e .......................quando fora preso.(II) Decepção é ..............................para fortalecer o sentimento patriótico.(III) Apesar da superpopulação do alojamento, havia acomodações.............................para os homens.(IV) Os documentos dos candidatos seguiram............................ às fichas de inscrição.(V) As fisionomias dos homens eram as mais desoladas ................................naquele cortejo.a) meia - bom - bastantes - anexos - possíveisb) meio - bom - bastantes - anexo - possíveisc) meia - boa - bastante - anexo - possíveld) meio - boa - bastante - anexos - possívele) meia - bom - bastantes - anexo – possível

Page 5: Web viewProfessora: Maria Isabel Pereiro . Concordância verbal . A ... Os alimentos estão meio caros.d) Paguei caro aquelas coisas raras. 11)

4) Observando a concordância nominal nas frases:

(I) É necessário compreensão.(II) A compreensão é necessária.(III) Compreensão é necessário.(IV) Para quem a compreensão é necessário?

Verificamos que: a) apenas a I e a IV estão erradasb) apenas a II e a III estão erradasc) apenas a IV está erradad) apenas a II está certae) todas estão certas

5) Quanto ............................. interferências ................................ , melhor .............................a) menas, existirem, serãob) menas, existirem, serác) menas, existir, serád) menos, existir, serãoe) menos, existirem, será

6) Qual alternativa preenche as lacunas abaixo corretamente?

Segue _____ uma cópia do soneto composto pela ______ -poetisa, no qual a autora tenta imitar o grande Bilac, usando as ______ imagens.a) anexo, pseudo, mesmasb) anexa, pseuda, mesmasc) anexa, pseudo, mesmad) anexa, pseudo, mesmase) anexo, pseuda, mesmas

7)  Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

As delegações .......... que .......... participar dos jogos chegarão amanhã. a) latinas-americanas - vêem   b) latinas-americanas - vem        c) latino-americanas - vêm d) latinos-americanas - vêm                 e) latinos-americanas – vem

8) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto a seguir:

"Todas as amigas estavam _______________ ansiosas _______________ ler os jornais, pois foram informadas de que as críticas foram ______________ indulgentes ______________ rapaz, o qual, embora tivesse mais aptidão _______________ ciências exatas, demonstrava uma certa propensão _______________ arte." a) meio - para - bastante - para com o - para - para a b) muito - em - bastante - com o - nas - emc) bastante - por - meias - ao - a - àd) meias - para - muito - pelo - em - pore) bem - por - meio - para o - pelas – na

Page 6: Web viewProfessora: Maria Isabel Pereiro . Concordância verbal . A ... Os alimentos estão meio caros.d) Paguei caro aquelas coisas raras. 11)

9) I - Não te molestaram, portanto cale a boca.

II - Foi encontrado há seis anos atrás.III - Vimos, agora, trazer-lhe nosso apoio.IV - Os homens de bem, nada reclamaram.V - Permitiu-se a alguns luxos.Quanto à correção gramatical das frases anteriores, afirma-se que:

a) todas estão corretas, com exceção da III. b) todas estão incorretas, com exceção da III. c) todas estão corretas, com exceção da II. d) todas estão incorretas, com exceção da V. e) todas estão corretas, com exceção da V. 10) Indique a frase sem concordância nominal:a) Já é meio-dia e meia.b) Bastante alunos estranham este plural.c) Os alimentos estão meio caros.d) Paguei caro aquelas coisas raras.11) Ocorre erro de concordância nominal na alternativa:

a) No livro de registros faltava a folha duzentos.b) É necessária segurança para se viver bem.c) A janela estava meio aberta.d) Eu e você estamos quites.

12) Nas frases abaixo, faça a concordância com as palavras entre parênteses.

a-  Escolheu ____________ hora e momento para ir ao shopping.. (péssimo)b- Ela comprou ____________ revistas e livros na loja. (novo)c- O garoto ganhou _____________ quadros e livros. (moderno)d- Respondia com gesto e expressão ______________. (irônico)e- Ela Possuía simplicidade e franqueza _____________. (raro)f- Considerou ___________ a sentença e o argumento. (decisivo)g- A garota comeu carne e banana ___________ . (maduro)h- Trouxeram carne de porco e lombo ___________. (assado)i- _____________ o colégio e a faculdade. (estava fechado)j- _____________ a garota e o garoto. (parecia calmo)

13) Complete convenientemente com as palavras entre parênteses:

a- Muito ____________, disse a mulher. (obrigado)b- Os alunos ____________ leram suas redações. (mesmo)c- ___________ ao processo estão as cópias dos relatórios. (anexos)d- Os vigias mantinham-se ____________. (alerta)e- Ela ___________ desconfiada. (meio)

14) Complete convenientemente com as palavras entre parênteses:

Page 7: Web viewProfessora: Maria Isabel Pereiro . Concordância verbal . A ... Os alimentos estão meio caros.d) Paguei caro aquelas coisas raras. 11)

a- Essa bebuda é __________. (bom)b- Pimenta é __________ para tempero. (bom)c- A entrada é _________. (proibido)d- Entrada é __________. (proibido)e- É meio-dia e __________. (meio)

15)Escolha a concordância nominal correta:

a) Enfrento problemas os mais difíceis [possível / possíveis].b) Visitamos os mais belos museus [possível / possíveis].c) Nós [mesmo / mesmos] edificaremos a casa.d) Eles são [mesmos / mesmo] responsáveis.e) Ela [mesma / mesmo] agradeceu.

f) Bebida alcoólica não é [permitida / permitido].

16) Na ordem, preenchem corretamente as lacunas:

1. Justiça entre os homens é ...

2. É ... a entrada de pessoas estranhas.

3. A água gelada sempre é ...

a) necessário, proibida, gostosa.

b) necessária, proibida, gostoso.

c) necessário, proibida, gostoso.

d) necessária, proibido, gostoso.

e) necessário, proibido, gostosa.

17)  "tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria

mesmo era escrever em português."Das frases abaixo, a que contraria a norma culta quanto à concordâncianominal é:a) Tornou-se clara para o leitor minha posição sobre o assunto.b) Deixei claros para o leitor meus pontos de vista sobre o assunto.c) Ficou clara para o leitor minha posição e meus argumentos sobre oassunto.d) Ficaram claras para o leitor minha posição e argumentação sobre oassunto.e) Quero tornar claros para o leitor serem estes meus argumentos sobre oassunto.

Gabarito1) D   2) B   3) A   4) C  5) E  6) D  7) C   8) A   9) B   10) A   11) B  12) a- péssima                          

Page 8: Web viewProfessora: Maria Isabel Pereiro . Concordância verbal . A ... Os alimentos estão meio caros.d) Paguei caro aquelas coisas raras. 11)

b- novas  c- modernos  d- irônicos / irônica   e- raras / rara  f- decisivos / decisiva   g- madura   h- assado     i- Estava fechado / Estavam fechados   j- Pareciam calmos / Parecia calma  13) a- obrigada  b- mesmos   c- Anexas   d- alerta   e- meio   14) a- boa      b- bom    c- proibida     d- proibido   e- meia   15) Enfrento problemas os mais difíceis possíveis. 16) Visitamos os mais belos museus possíveis.  17) Nós mesmos edificaremos a casa.  18) Eles são mesmo (de fato) responsáveis.  19) Ela mesma agradeceu.  20) Bebida alcoólica não é permitido.   21) E   22) A   23) C   24) E    25) C   26) B   27) B  28) D   29) D   30) C