White Paper Sa Pi Ent Brasil Vf

8
FOLHA DE PAGAMENTOS BRASIL THE WHITE PAPER SAP ERP HUMAN CAPITAL MANAGEMENT: FOLHA DE PAGAMENTOS BRASIL

Transcript of White Paper Sa Pi Ent Brasil Vf

Page 1: White Paper Sa Pi Ent Brasil Vf

FOLHA DE PAGAMENTOS BRASIL THE WHITE PAPER

SAP ERP

HUMAN CAPITAL

MANAGEMENT:

FOLHA DE PAGAMENTOS

BRASIL

Page 2: White Paper Sa Pi Ent Brasil Vf

FOLHA DE PAGAMENTOS BRASIL WHITE PAPER

Confúcio

“ Se planejarmos para um ano, devemos

plantar cereais.

Se planejarmos para uma década, devemos

plantar árvores.

Se planejarmos para toda a vida, devemos

treinar e ensinar o Homem.”

2

Page 3: White Paper Sa Pi Ent Brasil Vf

FOLHA DE PAGAMENTOS BRASIL WHITE PAPER

A Gestão de Recursos Humanos é complexa, sensível e estratégica e requer das organizações muita atenção para prever/antever o que sua empresa e colaboradores precisam para desenvolver um bom trabalho. Mudança, inovação e geração de valor passam por pessoas preparadas e motivadas. As organizações têm que ter a consciência que gerir pessoas não é só cuidar de técnica, métodos e instrumentos racionais de trabalho e controle. É entender que a família dos colaboradores atua de forma direta e indireta na sua produtividade.

Deste modo, é missão da SAPiENT avaliar e apresentar as soluções mais adequadas à realidade da sua empresa. Ajudar a automatizar processos de Recursos Humanos para uma maior eficiência, permitindo assim que direcione todas as suas atenções para o seu ativo mais vital: o seu pessoal!

INTRODUÇÃO

3

Page 4: White Paper Sa Pi Ent Brasil Vf

FOLHA DE PAGAMENTOS BRASIL WHITE PAPER

QUAIS AS PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DESTE MÓDULO?

Planear, registar e avaliar os dados relativos aos colaboradores; Está totalmente integrado com os outros módulos do Sistema SAP R/3; Suporta as diferentes fases de administração de recursos humanos: Seleção e Recrutamento, Administração de Pessoal, Formação (treinamento), Planeamento de Carreira e Sucessão, Planeamento de Custos, Administração de Viagens e Negócios, Gestão de

Tempos, Folha de Pagamentos.

QUAIS AS COMPONENTES DESTE MÓDULO?

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

Responsável por manter os dados dos colaboradores, como registos da sua admissão, rescisão, férias, entre outros dados de pessoal relevantes para o funcionamento dos restantes módulos (folha de pagamento, gestão de tempos, entre outros).

FORMAÇÃO (TREINAMENTO)

Inclui três áreas principais: Recursos, Eventos e Participantes. Cinco menus dinâmicos: Participantes, Eventos, Informações (relatórios), Planeamento e Ferramentas. O acesso às funções é feito através de uma estrutura que permite o acesso às diferenças opções relevantes para o utilizador.

PLANEAMENTO DE CUSTOS

Dá suporte ao processo de tomada de decisões. Permite concretizar três objetivos principais: determinar o custo atual de pessoal, prever custos futuros e projetar custo

futuro baseado em alterações organizacionais antecipadas e/ou por mudanças de estrutura de pagamento. As comparações podem ser efetuadas tendo por base diferentes cenários, estes cenários contêm um conjunto de resultados de cálculos fruto de diferentes projeções.

GESTÃO DE TEMPOS

Flexibilidade no processo de levantamento, registo e avaliação de tempos. As faltas e as participações podem ser transferidas e usadas por outras aplicações. A Gestão de tempos utiliza o Calendário, com Modelos de Tempo e com Regras. Os seus resultados podem ser transferidos e tratados posteriormente na Folha de Pagamento.

FOLHA DE PAGAMENTOS

Trata-se do cálculo do pagamento dos colaboradores e inclui vários processos e algumas atividades subsequentes.

MÓDULO DE RECURSOS HUMANOS (HCM)

4

Page 5: White Paper Sa Pi Ent Brasil Vf

FOLHA DE PAGAMENTOS BRASIL WHITE PAPER

QUAIS AS PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES?

Integração automática com Módulo de Administração de Pessoal, Gestão de Tempos, Financeiro e Políticas de incentivos; Não envolve apenas o cálculo da remuneração, mas consiste na integração de uma variedade de processos: lei trabalhista, lei fiscal, contribuições legais, política de benefícios, lei civil, mapas para reporte legal, entre outros.

COMO FUNCIONA A FOLHA DE PAGAMENTOS?

O cálculo das folhas de pagamento é baseado num gerador do processamento da folha de pagamento internacional. Este gerador do processamento da folha de pagamento foi localizado para cada país permitindo assim considerar as bases administrativas e legais do país em questão. Este gerador do processamento da folha de pagamento tem uma estrutura modular dinâmica permitindo utilizar funções do customizing para modificar o procedimento do cálculo das folhas de pagamento para atender às necessidades específicas de cada cliente. De uma forma muito resumida, o programa da folha de pagamento é executado num momento específico para calcular a remuneração base de um empregado, bem como pagamentos especiais, remuneração de horas extras ou adicionais que devem ser efetuados durante determinado período de tempo. Permite executar todas as simulações de processamentos salariais (projeções futuras) que forem desejadas, bem como processar em modo real e integrar contabilisticamente os resultados do processamento. Adicionalmente, este Módulo permite extrair informação através de relatórios standard que auxiliam o utilizador na validação e análise dos dados residentes em sistema.

QUAIS AS PRINCIPAIS TEMÁTICAS DESTE MÓDULO?

PROCESSAMENTO OFF-CYCLE

Além da folha de pagamento regular, que realiza o cálculo da folha de pagamento em intervalos regulares estabelecidos, o processamento off-cycle permite realizar atividades específicas de cálculo da folha de pagamento off-

cycle para os empregados individualmente, em qualquer dia. Os motivos para processamento off-cycle diferenciam-se entre vários tipos de folhas de pagamento off-cycle e podem ser adaptados consoante a necessidade de cada cliente. No caso do Brasil, é frequentemente utilizado para pagamento do 13º salário, férias e rescisões.

CÁLCULO DE MÉDIAS

Um dos requisitos específicos do Brasil está relacionado com o pagamento de médias associadas às retribuições de férias e às rescisões. Este cálculo deverá ter em conta o período aquisitivo do colaborador.

FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS)

Permite executar o cálculo do montante relativo ao depósito no FGTS do empregado, bem como informações adicionais que devem constar nos relatórios legais Relação de Empregados em Meio Magnético (Remag) e da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social.

ADIANTAMENTO DE FÉRIAS

Para cada ano trabalhado na mesma Empresa, o colaborador ganha o direito de 30 dias de férias e recebe o total destes dias somado ao valor de 1/3 deste valor com base no salário vigente ao mês de pagamento; O colaborador pode negociar com o empregador e vender 10 dias dos 30 a que tem direito; Os valores pagos em adiantamento de férias são registados no cluster do empregado e usados posteriormente no cálculo das diferenças, em caso de aumento de salário; O sistema permite apurar a quantidade de dias a que o empregado tem direito durante o período aquisitivo estipulado (esta base é também usada no cálculo de provisões de férias); Execução (em modo real ou em simulação) de um pagamento especial (off-cycle): Cálculo do montante relativo aos dias de férias do

empregado antes do gozo das mesmas. Recálculo das férias já pagas em adiantamento.

FOLHA DE PAGAMENTOS

5

Page 6: White Paper Sa Pi Ent Brasil Vf

FOLHA DE PAGAMENTOS BRASIL WHITE PAPER

13.º SALÁRIO (NATAL)

Cálculo do 13.º salário a abonar ao colaborador (obrigação legal de pagar aos empregados que trabalharam, no mínimo, 15 dias em cada mês o equivalente a 2,5 dias de salário a título de 13º salário para cada mês trabalhado); O pagamento pode ser efetuado de duas formas: adiantamento do valor do 13º salário e pagar apenas a

diferença até 20 de dezembro ou pagar a totalidade nesta data;

O empregado pode requerer o adiantamento do 13º salário junto com o pagamento das férias;

O cálculo deste abono é automaticamente ajustado caso existam diferenças que possam surgir após o pagamento em dezembro, por exemplo caso ocorram alterações salariais retroativas.

PROVISÕES

Permite calcular as provisões de Férias e 13º salário, bem como outras que o cliente identifique como necessárias; O  cálculo  das  provisões  “distribuir”  durante  o  ano  os  custos  evitando  “picos  de  custos”  em  determinadas  alturas  do  ano.

RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

Execução de um processamento especial que realiza: Geração da rubrica salarial correspondente ao aviso

prévio; Geração da rubrica salarial para FGTS; Geração da rubrica salarial para a multa de rescisão

antecipada de empregado admitido com contrato de trabalho por tempo determinado (artigo 479 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT);

Cálculo da indemnização devida ao empregado na rescisão contratual;

Recálculo de pagamento já efetuado.

DESCONTOS OBRIGATÓRIOS E FACULTATIVOS

Permite o cálculo de contribuições não obrigatórias, contribuições sindicais e o cálculo dos descontos obrigatórios (relacionado com o INSS e IRF).

RETROATIVIDADE

Os registros de dados mestre e alterações de valores de rubricas salariais nem sempre são efetuados na data efetiva (mês da ocorrência). Nestas situações, o sistema identifica que os registos são referentes a períodos anteriores ao mês de processamento e processa os vencimentos com retrocálculo, de forma a nele espelhar as alterações efetuadas a nível de cadastro dos colaboradores. Para além das alterações de dados mestre efetuadas pelos utilizadores, o sistema também deteta automaticamente valores variáveis de tempos. Estes valores processados são considerados no período de processamento atual apesar de fazerem referência a meses anteriores.

REPORTS LEGAIS

Este componente permite a extração dos relatórios exigidos pela legislação trabalhista brasileira, como por exemplo: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

(CAGED) Declaração de Imposto de Renda na Fonte (DIRF) Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do

Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP)

Relação dos Salários de Contribuição ao INSS

Estes relatórios permitem uma análise dos dados da folha de pagamento e asseguram a perfeita concordância com as regulamentações governamentais pertinentes à área; Outros relatórios estão disponíveis para propósitos administrativos, como por exemplo, a Ficha de Registo do Empregado e a Emissão do Aviso de Férias.

FOLHA DE PAGAMENTOS

6

Page 7: White Paper Sa Pi Ent Brasil Vf

FOLHA DE PAGAMENTOS BRASIL WHITE PAPER

CASO DE SUCESSO

PRINCIPAIS DESAFIOS

Garantir o sucesso da implementação da localização do Brasil; Cumprir essa tarefa num curto espaço de tempo (folha de pagamentos em SAP desde Fevereiro 2012).

PONTOS-CHAVE DA IMPLEMENTAÇÃO

Total disponibilidade e empenho dos consultores; Grande capacidade de team work e cooperação entre equipa Somague e SAPiENT.

PORQUÊ A SAPIENT?

Know how do sector de atividade (experiência em clientes como Mota-Engil e Edifer);

Conhecimento no módulo SAP HCM (mais de 12 anos de experiência) com Equipa certificada;

Senioridade da equipa (média de consultores com 9 anos de experiência);

Participação em projetos internacionais (Angola, Espanha, Brasil, Cabo Verde, Irlanda, África do Sul, ONU).

Dados da Empresa

Nome: Somague Brasil (Grupo Somague) Projeto: Implementação SAP HCM Brasil

(localização) Sector de Atividade: Construção, Ambiente e

Imobiliário Serviços: Projetos de construção civil e obras

públicas Colaboradores: 4400 (Grupo Somague) Web Site: www.somague.com.br

FOLHA DE PAGAMENTOS

7

7

Page 8: White Paper Sa Pi Ent Brasil Vf

FOLHA DE PAGAMENTOS BRASIL WHITE PAPER

Se pretende informação adicional ou qualquer esclarecimento, não hesite em contactar-nos:

SAPiENT, Consultoria em Sistemas de Informação, Lda.

Morada: Pólo Tecnológico de Lisboa, Lote I Estrada do Paço do Lumiar, 44

1600-546 Lisboa Telefones: +351 96 607 85 11 (Jorge Fonte – Partner)

+351 96 103 67 44 (Vítor Sousa – Partner) +351 96 919 22 57 (Pedro Lancastre – Business Director) Emails: [email protected] (Partner)

[email protected] (Partner) [email protected] (Business Director) Website: www.sapient.pt

CONTACTE-NOS

8