WORKSHOP IDADE ESCOLAR OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA …spda.pt/workshop_idd_escolar.pdf · 2018. 2....

4
WWW.CONGRESSO.SPDA.PT 11/5/2018 14h30 - 17h30 WORKSHOP IDADE ESCOLAR OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA PHDA Estratégias a implementar na sala de aula

Transcript of WORKSHOP IDADE ESCOLAR OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA …spda.pt/workshop_idd_escolar.pdf · 2018. 2....

Page 1: WORKSHOP IDADE ESCOLAR OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA …spda.pt/workshop_idd_escolar.pdf · 2018. 2. 13. · 11/5/2018 14h30 - 17h30 WORKSHOP IDADE ESCOLAR OS DESAFIOS DO PROFESSOR

WWW.CONGRESSO.SPDA.PT

11/5/201814h30 - 17h30

WORKSHOP IDADE ESCOLAR

OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA PHDA Estratégias a implementar na sala de aula

Page 2: WORKSHOP IDADE ESCOLAR OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA …spda.pt/workshop_idd_escolar.pdf · 2018. 2. 13. · 11/5/2018 14h30 - 17h30 WORKSHOP IDADE ESCOLAR OS DESAFIOS DO PROFESSOR

WORKSHOP IDADE ESCOLAR

OS DESAFIOS DO PROFESSOR

NA PHDA

OBJETIVOSensibilizar para a identificação de sinais de alerta característicos da PHDA.

Disponibilizar informação sobre as práticas de atuação, com base na evidência, às quais poderão recorrer em cada momento.

RESUMOO impacto dos sintomas da PHDA na vida das crianças e dos adolescentes, assim como nas suas famílias e professores, tem vindo a motivar o aumento de investigação científica sobre as práticas que melhor se adequam e mais resultados produzem. Considera-se primordial para uma intervenção com sucesso junto da criança e do adolescente, uma abordagem abrangente, compreensiva e colaborativa, com tratamento multimodal focada na escola e na família.

Assim, propomos num primeiro momento deste workshop, uma abordagem Psicoedu-cativa com base nas mais recentes orientações para a prática na PHDA e nas medidas educativas apresentadas na Proposta de Alteração à Lei 3/2008, para conhecimento e análise de estratégias, promotoras de boas práticas no contexto de sala de aula. Num segundo momento, a apresentação e discussão de casos práticos, do dia a dia dos professores, abrirá espaço para a reflexão sobre as dificuldades reais que estes alunos apresentam e consequente análise e aplicação de estratégias que melhor se adequam. Por último, sendo a família a principal promotora de mudanças no comportamento e na educação das crianças e dos adolescentes com PHDA, serão disponibilizadas algumas estratégias, a serem sugeridas e/ou trabalhadas pelos professores junto das famílias, com o objetivo de promover a interação escola – família – escola.

ORGANIZAÇÃO• Mitos e factos na PHDA

• Intervenção Psicoeducativa na PHDA

• Dificuldades e Estratégias

• O que pode ser feito na escola?

• Abordagens de intervenção

• Apresentação casos práticos para reflexão em grande grupo.

• A relação Escola – Família – Escola

• O que pode ser feito em casa?

• Abordagens de intervenção

DESTINATÁRIOSProfessores, Psicólogos, Educadores de Infância, Terapeutas e Médicos (Pediatras, Neuropediatras, Pedopsiquiatras, MGF).

Page 3: WORKSHOP IDADE ESCOLAR OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA …spda.pt/workshop_idd_escolar.pdf · 2018. 2. 13. · 11/5/2018 14h30 - 17h30 WORKSHOP IDADE ESCOLAR OS DESAFIOS DO PROFESSOR

WORKSHOP IDADE ESCOLAR

OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA PHDA

FORMADORAS

Elisabete Pinto

Maria João Matos

Docente de Ensino Especial – áreas de intervenção: PEA e PHDA. Intervenção em contexto de sala de aula e em contexto de domicílio (treino parental).

Diretora Técnica de Equipa Multidisciplinar.

Acompanhamento/consultoria a equipas educativas de crianças com PEA e PHDA, em escolas de ensino privado.

Membro da Comissão Pedagógica de Centro de Formação da Asso-ciação Nacional de Docentes de Educação Especial (CF-Pin-ANDEE)

Membro do grupo de Investigação da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (Pin-ANDEE).

Formadora de Professores pelo CCPFC - Formação Especializada.

Nos últimos 2 anos, tenho vindo a desenvolver pesquisa de literatura sobre o tema “transição para o 1º Ciclo EB, de crianças com PEA: A criança, a escola e a família.„

Avaliação psicológica e intervenção com crianças, adolescentes e famílias.

Pratica clínica na intervenção com crianças com alteração do desen-volvimento. Prática em contexto escolar com crianças com Pertur-bação do Espectro do Autismo e PHDA.

Intervenção psico-educacional em contexto domiciliário.

Supervisão clínica da equipa multidisciplinar de intervenção precoce.

Dinamização de grupos de desenvolvimento para treinos de com-petências sociais de crianças com alterações de desenvolvimento.

Realização de Workshops na área das perturbações do desenvolvi-mento infantil para educadores e professores 1º ciclo.

O MAIOR EVENTO SOBREPHDA EM PORTUGAL!

www.congresso.spda.pt www.spda.pt | [email protected]

Page 4: WORKSHOP IDADE ESCOLAR OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA …spda.pt/workshop_idd_escolar.pdf · 2018. 2. 13. · 11/5/2018 14h30 - 17h30 WORKSHOP IDADE ESCOLAR OS DESAFIOS DO PROFESSOR

INSCREVA-SE!

NORMAL

35€

ESPECIAL (Associados SPDA, Participante no Congresso)

30€

INSCRIÇÕES ON-LINE EM:WWW.CONGRESSO.SPDA.PT

FALE CONNOSCOE-MAIL

[email protected]

963 010 262

Inscrição de Associados com quotas regularizadas; Tranferência para o IBAN: PT50-0033-0000-45496130967-05; O pagamento terá de ser feito num período máximo de 48h após a inscrição, caso contrário a inscrição será anulada; A inscrição só será considerada válida após recepção do comprovativo de transferência - [email protected]; Em caso de desistência até ao dia 09/04/2018, o Secretariado retém, 25% do valor da inscrição. Após esta data não haverá lugar a qualquer devolução.; Data limite para pagamento de pré-inscrições a preço reduzido: 04/03/2018. Após, terá de ser feita a transferência do valor sem desconto.; Após dia 6/5/2018 as inscrições podem ser efectuadas no local e têm um acréscimo de 20% ao preço sem desconto.; Inscrições limitadas

INSCRIÇÕES LIMITADAS! MÁX. 30 PARTICIPANTES

PERGUNTAS FREQUENTAS

§ Sou participante no 1º Congresso Nacional de PHDA, estou inscrito no workshop? A inscrição no Workshop é autónoma do Congresso. Como participante no congresso tem acesso a um desconto de no valor da inscrição no workshop.

§ Não sou participante no 1º Congresso Nacional de PHDA, posso inscrever-me no workshop? Sim, a inscrição no Workshop é autónoma do Congresso.

§ Se participar no Workshop recebo um certificado? Sim, quem participar no workshop recebe um Certificado de Participação.

§ Como me posso inscrever? Neste website encontra um separador de “Inscrições”. Selecione “Workshop” e depois o workshop em que se pretende inscrever. Nesta página tem tambem todas as informações relativas a preços e condi-ções de pagamento.

§ Posso trocar de workshop? Desde que ainda existam vagas disponiveis no outro workshop pode trocar. Para tal basta enviar um email para o [email protected]

§ Se não houver nº minimo de inscritos? Tem duas hipóteses, ou troca para um workshop com vagas ou devolveremos o valor da inscrição.

LOCAL

Edifício Central da FCTUC - Pólo II