X OFICINA - GESTAR II

8
10º ENCONTRO 10º ENCONTRO (UNIDADES 21 e 22 – TP6) (UNIDADES 21 e 22 – TP6) GESTAR II GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA LÍNGUA PORTUGUESA Raoux

Transcript of X OFICINA - GESTAR II

Page 1: X OFICINA - GESTAR II

10º ENCONTRO10º ENCONTRO(UNIDADES 21 e 22 – TP6) (UNIDADES 21 e 22 – TP6)

GESTAR IIGESTAR II

LÍNGUA PORTUGUESALÍNGUA PORTUGUESA

Raoux

Page 2: X OFICINA - GESTAR II

ATIVIDADE 1

Construa um texto argumentativo em que a tese implícita no provérbio seja comprovada.

Page 3: X OFICINA - GESTAR II

ATIVIDADE 2

Resolva a atividade indicada abaixo, identificando, primeiramente, o tipo de argumento predominante no texto que será analisado. Grupo 01 – atividade 06 Grupo 02 – atividade 08 Grupo 03 – atividade 09 Grupo 04 – atividade 11 Grupo 05 – atividade 12 Grupo 06 – atividade 13

Page 4: X OFICINA - GESTAR II

01. Analise o seguinte fragmento adaptado da carta de um leitor a uma revista de circulação nacional, para identificar alguns problemas de argumentação.

É impressionante ver a imprensa abrir espaço para aquilo que considero um exemplo de despreparo do brasileiro para conviver com suas próprias limitações.

Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre a história tem sido solidária com as dificuldades deste povo hospitaleiro, alegre, esperançoso. Por isso, todos os brasileiros têm no carnaval e na música popular seu maior orgulho.

Portanto, é necessário que os sonhos e os desejos de todos os brasileiros sejam objeto de mais respeito: lutamos por isso!

ATIVIDADE 3

Page 5: X OFICINA - GESTAR II

02. Que defeitos devem ser sanados na argumentação do seguinte texto, adaptado da revista VEJA, de 25 de fevereiro de 2004?

O tratamento das doenças crônicas exige uma dedicação muito grande dos doentes. Seus hábitos de vida têm de ser regrados. Além disso, grande parte dos pacientes tem de tomar remédio diariamente, várias vezes por dia em horários certos. Um dos principais trunfos dos programas de monitoramento é o vínculo que se cria entre os doentes e os monitores.

Um dos doentes tratados pelo sistema foi o jardineiro Péricles Souza, que está se recuperando de uma cirurgia no joelho, mas não pode ir para casa porque faz fisioterapia intensiva. O Hospital Nacional de Saúde desenvolveu a técnica para aplicar em idosos sedentários e outros países já têm procurado adotar os mesmos procedimentos.

Page 6: X OFICINA - GESTAR II

03. Analise a argumentação do texto adaptado da revista ISTOÉ, de 25/2/2004.

Durante muito tempo coexistiram duas interpretações para a relação entre saúde e exercícios. Alguns imaginavam que pessoas geneticamente privilegiadas seriam mais propensas à atividade física por apresentarem boa saúde.

Estudos atuais sugerem que as duas hipóteses estão associadas.

Page 7: X OFICINA - GESTAR II

04. Analise a argumentação do texto a seguir, que foi adaptado da revista ISTOÉ, de10/12/2003.

Armadilhas da belezaO desejo de ficar com o corpinho em forma para o

verão arrasta uma enorme quantidade de pessoas às clínicas de medicina estética. A vontade de tirar aquele pneuzinho ou amenizar a celulite é tamanha que a maioria das pessoas se esquece de perguntar os riscos e as contra-indicações dos tratamentos. Um dos mais procurados nesta época do ano – e também um dos mais perigosos – é o bronzeamento artificial. O método já foi inclusive condenado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia por ser um dos responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo aparecimento do câncer de pele.

Page 8: X OFICINA - GESTAR II

Pessoas com qualquer tipo de pele podem sofrer as conseqüências. Mas os que são claros, que têm casos de câncer de pele na família ou que apresentam lesões com chances de se tornar um tumor são mais suscetíveis.

Assim cuidar da pele por bronzeamento artificial tem atraído cada vez mais gente interessada em adquirir um tom de pele que vários dias de praia lhe proporcionam, sem a necessidade de se deslocar de seu local de trabalho. É a moderna tecnologia a serviço da ciência e da beleza do ser humano.