Download - 16ª aula condicionantes ao uso do solo

Transcript

25‐09‐2010

1

Condicionantes ao Uso do Solo

Limiar de Utilização

• Este conceito consiste no reconhecimento debarreiras como limitações ao crescimento oubarreiras como limitações ao crescimento oudescontinuidades ao desenvolvimento. BoleslawMalisz (1963) identificou 5 tipos de limiares :limitações fisiográficas, infra‐estruturais, deequipamentos, estruturais e funcionais.

25‐09‐2010

2

• Quando a dimensão de qualquer destes factores éultrapassada ou seja quando a população que éultrapassada, ou seja, quando a população que éservida por funções e serviços desempenhado porestes factores, cresce para além do limite dedesempenho funcional desses factores, é necessárioum aumento de capacidade funcional

correspondente a uma nova dimensão populacional.correspondente a uma nova dimensão populacional.

Tipo de Limitação Exemplo

Fisiográfica Extremo em zonas limitadas como zonas 

Exemplos de Limiares segundo Malisz

s og á ca t e o e o as tadas co o o aspantanosa ou muito declivosas

Infra‐estuturais Rede de estradas (alargamento, construção de novas estradas)

Equipamentos Escolas (construção de novas escolas)

Estruturais Estrutura urbana (construção de novosbairros e avenidas mais largas)

Funcionais Funções urbanas (aumento do númerode agências bancárias)

25‐09‐2010

3

Capacidade de carga 

Conceitos

Em gestão ambiental corresponde ao limiar deutilização continuada dos recursos naturais a partirda qual a utilização continuada dos recursos sujeita‐os a sérios riscos de degradação irreversível.

Capacidade de carga 

Conceitos

Do ponto de vista de planeamento e gestãocorresponde ao nível de actividade humana que umaregião pode suportar, assegurando uma experiênciaao utilizador o mais elevada possível, ou seja, a seráa capacidade de um sistema natural ou artificial aa capacidade de um sistema natural ou artificial aabsorver o crescimento da procura sem degradaçãosignificativa.

25‐09‐2010

4

Capacidade de carga 

Conceitos

Do ponto de vista biológico pode definir‐secapacidade de carga como a relação entre a base derecursos, a capacidade de assimilação e derecuperação do ambiente total e o potencial bióticodas espécies naturais em presençadas espécies naturais em presença.

Aptidão do território

Segundo M.R. Partidário (1999) A aptidão de umadada parcela do território para cada um e para odada parcela do território para cada um e para oconjunto de usos e funções considerados é a maior oumenor faculdade que a parcela apresenta, em funçãodas suas características biofísicas e do meio sócio‐económico, em que se integram, para produzir bensou prestar serviços de forma equilibrada e comou prestar serviços de forma equilibrada e comeficácia, sem deteriorara sua capacidade produtiva ouas suas características intrínsecas.

25‐09‐2010

5

Capacidade de UsoSegundo Cancela D’Abreu (1989) corresponde àquantificação dessa aptidão, algo que tem validade numdeterminado momento que depende também dasdeterminado momento que depende também dascondições biofísicas, sociais , económicas e culturaispresentes.

Condicionantes ao Uso do solo

Segundo Costa Lobo ( 1990) são acontecimentos ousimples factos que, à partida, têm um estatuto dep q ppermanência e que se sobrepõem à capacidadeoperativa de um plano ou projecto.

25‐09‐2010

6

Condicionantes ao Uso do solo

Numa perspectiva urbanística, por exemplo asp p p pservidões, por se tratar de condicionantes legalmenteestabelecidas;

ou quando representam situações de risco naturalque importa prevenir e salvaguardar e usos do soloi d id li i d l d dindevidos, ou limitar a usos do solo adequados.

Exemplos de Condicionantes ao Uso do Solo

Áreas protegidas Áreas protegidas; Domínio Publico Hídrico; Edifícios classificados (ex. Monumentos Nacionais) Albufeiras Nascentes Reserva Agrícola NacionalReserva Agrícola Nacional Reserva Ecológica Nacional

25‐09‐2010

7

25‐09‐2010

8

25‐09‐2010

9

25‐09‐2010

10

25‐09‐2010

11

Lobito

25‐09‐2010

12

25‐09‐2010

13

25‐09‐2010

14

25‐09‐2010

15