Download - 25/04/2012

Transcript
Page 1: 25/04/2012

queda dos juros aquece Mercado iMobiliário

Redução desupersalários poderá servotada hoje

Vacinação encerrana sexta-feira

Moradores da Zona 7 querem posto de saúde dentro da UEM

Aluguelpressiona custos com habitaçãoem maio

Agronegócioimpulsionavendas no interior

O subsídio para vereador poderá ficar em torno de R$ 9 mil

A prefeitura já tem os recursos financeiros para construção

9

3

3

3

5

7

Redução de juros favoreceu principalmente a classe média que adquire imóveis acima de R$ 200 mil

www.hnews.com.brMaringá, quinta-feira, 24 de maio de 2012 - ano XII - 3375

hoje notíciashoje notícias

O imóvel que você procuraestá aqui!

Para imobiliaristas, vendas de imóveis em Maringá superam outras cidades do Paraná

Page 2: 25/04/2012

2 opiniãoquinta-FEiRa, 24.05.12

Av. XV de Novembro, 1245 Maringá - Paraná

CNPJ 00.783.707/0001-11www.hnews.com.br

Atendimento44 3025 9700Assinaturas

44 3025 9712

Classificados44 3025 9707

Fax44 3025 9713

CIRCULAÇÃOMaringá e Região (PR)

IMPRESSÃOGazeta do Povo S/A LondrinaEditor: Reginaldo Eloi

BrasíliaGrupo A3 Meio de Comunicação (61) 3201 0001 CLN 115 Bl. A, s/n Sl. 1704 – A. Sul CEP 71.805-520

REPRESENTANTES

CuritibaAtendimento Próprio (44) 9103 6271

Rio de JaneiroEssiê Publicidade e Comunicação S/C Ltda - Fone: (21) 2275 4141Av. Princesa Isabel, 323 sala 608CEP 22.011-901

São PauloEssiê Publicidade e Comunicação - S/C Ltda - Fone: (11) 3057 2547 - FAX / (11) 3887 0071 - Rua Abilio Soares, 227 8º. andar – conj. 81 - CEP 04.005-000

FÁBIO CAMPANA

Vale “conta suja”Numa votação relâmpago e sem estar na pauta original

de votações, a Câmara aprovou projeto que permite candida-tura aos políticos que receberam o registro eleitoral, mesmo quando tiverem contas eleitorais de anos anteriores reprovadas, ou seja, que tiveram a chamada “conta suja”. A proposta é um recado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que baixou resolução determinando que não será concedido registro eleitoral para os políticos que tiveram contas eleitorais rejeitadas em eleições de anos anteriores.

Vitória do PT A resolução prevê que políticos que tenham contas rejeitadas sejam barra-

dos nas eleições municipais de outubro desse ano. Liderados pelo PT, os partidos ingressaram com recurso junto ao TSE contra a resolução, mas ainda não houve decisão. Por isso, os partidos na Câmara decidiram se antecipar e aprovaram o projeto, que altera a lei eleitoral e foi apresentado em 1997.

Privatização A privatização de espaços públicos através de concessões de exploração será a

grande matéria de discussão na campanha eleitoral deste ano em Curitiba. É con-tundente a reação à licitação para concessão pública da Pedreira Paulo Leminski, da Ópera de Arame e do Parque Náutico.

Metade do tempo PPS e PMDB seguem em sua permanente indefinição sobre o lançamento

de candidatura própria. Ainda assim, já é possível calcular que o pré-candidato à reeleição Luciano Ducci, do PSB, terá mais de 50% do tempo de rádio e TV dis-ponível para apresentar suas propostas e projetos. Ducci já tem como certa a coli-gação com PSDB, DEM, PP, PSD e outros partidos com menor representação no Congresso Nacional, o que lhe dá a maior parte do tempo na mídia.

Ratinho Junior Os demais candidatos dividem

os 50% restantes. Ratinho Jr, do PSC, deverá ficar com aproximadamente 20% do tempo, se conseguir atrair PR e PCdoB. Fruet, do PDT, também terá aproximadamente 20% do tempo em coligação com PT e PV. Caso PMDB e PPS tenham candidatura própria, dividi-rão os 10% restantes do tempo do horário eleitoral.

Escravos A Câmara dos Deputados aprovou nes-

ta terça-feira (22), em segundo turno, pro-posta de emenda à Constituição que prevê

a expropriação, sem pagamento de indenização, de propriedades rurais e urbanas que explorem trabalho escravo. Pelo texto da chamada PEC do Trabalho Escravo, as terras expropriadas serão destinadas à reforma agrária e a programas de habitação popular.

À altura O circo nacional em que se tornaram as co-

missões parlamentares de inquérito ainda dá Ibo-pe. E atrai todo o tipo de público. Hoje visitaram o plenário as 25 candidatas a Miss Brasil Globo. As beldades desfilaram pela Câmara e pelo Senado. Torceram pescoços de assessores e fotografaram com políticos.

Na foto O senador Alvaro Dias e o deputado Abelardo

Lupion aproveitaram para sair no clique ao lado da representante paranaense, Ligiah Saporski. Para o organizador do concurso, Danilo D’Ávilla, tudo é festa. “Invadimos a CPI do Cachoeira. Foi um al-voroço. Acabamos com a CPI”, brincou.

Mini Depois do silêncio do bicheiro, o espetácu-

lo ficou restrito mesmo à saia mínima das meninas.

HORA HSecretário Geral Nacional do PHSO prefeito Roberto Pupin recebeu

nesta quarta-feira, em seu gabinete, a visita do secretário Geral Nacional do Partido Humanista da Solidariedade - PHS, Eduardo Machado, que esteve acompanhado da direção local do par-tido, coordenado pelo presidente mu-nicipal Maurílio Mangolin e pelo presi-dente estadual, Valter Viana.

GripeA Secretaria de Saúde orienta as

pessoas incluídas no público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Gri-pe que procurem uma Unidade Básica ou a Sala de Vacina até esta sexta-feira, 25 de maio, para garantir a imunização. Devem ser vacinados os idosos acima de 60 anos, gestantes, crianças com idade entre seis meses a menos de dois

anos e trabalhadores da saúde.

70% de vacinados Até terça-feira, 70% do públi-

co-alvo estava vacinado, com mé-dias ainda consideradas baixas en-tre idosos, crianças e gestantes. “Os profissionais de saúde já superaram a meta da campanha, porém os de-mais públicos que devem procurar uma Unidade Básica ou a Sala de Vacina ainda mantêm uma porcen-tagem baixa”, alerta o secretário An-tônio Carlos Nardi.

Gestantes A média mais baixa é das ges-

tantes, com apenas 52,11% do total imunizado até a terça-feira. Entre as crianças, o índice também está muito abaixo da meta, com 59,14% das pouco mais de 6,6 mil que de-vem ser vacinadas. Entre os idosos a média estava em 68,45% até a terça--feira, índice ainda baixo diante da meta mínima de 80% definida pelo Ministério da Saúde.

ProvoparA presidente do Provopar de Ma-

ringá, Bernadete Barros, entregou nesta quarta-feira oito computado-res para a entidade Encontro Frater-no Lins de Vasconcelos, que desde 2000 atende famílias carentes da re-gião do Jardim Guaiapó, com ajudas de roupas e cestas básicas e cursos gratuitos.

Máquinas As oito máquinas doadas

pelo Provopar foram viabiliza-das através de parceria com a Fundação Itaú Social e vão equi-par a escola de informática da entidade, que oferecerá cursos de aprendizagem profissional para os jovens da região assis-tida.

Gratificante Para a presidente do Provo-

par é sempre gratificante auxi-liar entidades que visam quali-

ficar seus assistidos para o mercado de trabalho. “A proposta da entidade Encontro Fraterno Lins de Vasconce-los vai ao encontro com o trabalho feito por nossa gestão à frente do Provopar, que não é apenas auxiliar com doações de roupas e alimentos os mais carentes, mas também dar condições para que tenham sua pró-pria renda. Parabéns pela iniciativa do laboratório de informática e agra-deço ao Itaú por nos doar os equipa-mentos”, diz Bernadete Barros.

Verdades e inverdades fazem parte do nosso dia a dia e, ao que parece, o estabelecimento de características únicas que possam nos identificar está se tornando cada vez mais difí-cil. Por exemplo, diante do mau hu-mor do chefe, somos compreensivos, pois ele, quem sabe, não está numa fase boa. Ao recebermos uma bronca do nosso superior lá no trabalho, fi-camos quietos, fingimos não ter sido conosco, deixamos passar.

Quando somos injustiçados pelo coordenador, falamos a ele com toda a educação e profissionalismo. Se formos incompreendidos na empresa em que estamos empregados, acaba-mos até desenvolvendo dores esto-macais diante das pressões que nos sobrecarregam.

Contudo, diante de qualquer desli-

ze de um vendedor, de um garçom ou de qualquer trabalhador que julgamos

inferior à nossa escala no mercado de trabalho, as coisas perdem totalmen-te essas características. Assim como uma máscara que cai e demonstra a face desnuda de quem se protegia atrás dela, mostramos, às vezes, dian-te de qualquer pessoa que esteja em situação de desvantagem em relação a nós, importantes aspectos do nosso jeito de ser.

Algumas vezes, nem parecemos

mais as mesmas pessoas, somos ou-sados e, cheio de razão e direitos, fa-lamos como se fôssemos os donos da verdade, sem nos atentar de que es-tamos, infelizmente, agindo de uma forma pela qual que não gostaríamos de ser tratados.

Fechamos os olhos e não perdoa-mos, em hipótese alguma, o fato de o garçom ter demorado um pouco mais para nos atender, o fato de a vende-dora de sapatos não sorrir enquanto

nos atende, o fato de, por um acaso, a resposta de alguma atendente ter sido um pouco ríspida. São fatos, é verda-de, mas que não justificam nossa in-tolerância, uma vez que não somos assim com pessoas que ocupam graus mais elevados na escala social.

Caso estejamos agindo assim, do que reclamamos quando não somos compreendidos pelos nossos superio-res? Por que, então, nos queixamos de a vida e o nosso trabalho não para-rem para conseguirmos, pelo menos, secar as lágrimas causadas por uma dolorosa perda? Queremos, por um acaso, que a vida seja injusta a ponto de nos tratar bem quando nós trata-mos de modo ríspido e intolerante alguém que fere qualquer direito que julgamos ter?

Por que será que não consideramos a dor que causamos num atendente quando o denunaciamos ao seu su-

Compreenda para ser compreendido ArtigoPor: Erika de Souza Bueno

perior, quando aquilo que nos feriu significa tão pouco? Por que somos insensíveis a ponto de achar que o garçom não tem direito de estar num dia não muito bom quando, na verda-de, queremos ser compreendidos em nossas dores? Quem sabe seja porque gostamos mesmo é de ter nosso ego massageado, queremos ser tratados como reis e rainhas. Afinal, trabalha-mos duramente para isso.

Por isso, talvez, é que a vida tem sido tão dura para muitas pessoas, pois elas, muitas vezes, foram duras e insensíveis com tantas outras. É hora de quebrar esse círculo de dor, de romper com hábitos impensados, de considerar os outros como queremos ser considerados.

* Erika de Souza Bueno é Editora do Portal Planeta Educação

Page 3: 25/04/2012

3C idadeFoz do Iguaçu

Foz do Iguaçu tem nova cadeia e mais R$ 27 milhões para o sistema prisional. Os recursos foram anunciados pelo governador Beto Richa nes-ta sexta-feira, durante inauguração da cadeia pública Laudemir Neves, totalmente reformulada. O governo vai construir uma nova cadeia no município e criar 384 vagas na Penitenciária Estadual de Foz 1. quinta-FEiRa, 24.05.12

queda nos juros aquece mercado imobiliário de Maringá

A queda dos juros proporcionou uma procura por interessados em imóveis na faixa de R$ 200 mil a R$ 400 mil

O mercado de imóveis em Maringá vem passando por mudanças nos últimos anos. Só no novo centro estão sendo levantados mais de 15 prédios residenciais. A nova arquitetu-ra central de Maringá traz con-sigo novos investidores no seg-mento, mas não diminui ainda o valor do imóvel. O setor vol-tou a ficar aquecido, pois no começo do ano os juros de em-préstimo estavam altos e a pro-cura estava em baixa. “Agora que o governo baixou os juros as pessoas começaram a inves-tir novamente em imóveis em Maringá”, afirma Vagner Dias, corretor de imóveis da Tarobá Imóveis.

Ele explica também como pode ficar o mercado marin-gaense. “A tendência é que da-qui dois anos, vai haver uma queda dos valores de imóveis na cidade devido à demanda que vem se construindo e ao número de prédios que estão sendo levantados na cidade. Um bom exemplo é a região da Operária saída e a saída para Paiçandu, onde muitos donos de terrenos estão cons-truindo prédios”.

O setor que passou por

uma recessão no começo do ano voltou a aquecer, aponta Flavio Júnior de Paiva, pro-prietário da imobiliária Cida-de Verde Maringá. Para ele, a queda dos juros proporcio-nou uma procura por interes-sados em imóveis na faixa de etária de valor entre R$ 200 mil a R$ 400 mil, reflexo de classe média com maior po-der aquisitivo.

Paiva aponta, no entanto, que ainda não se consegue trabalhar com o Plano Minha Casa Minha Vida, devido ao baixo valor de empréstimo destinado ao município ao em torno de R$ 130 mil. “O minha casa minha vida não tem muita procura na cida-de devido ao valor baixo de empréstimo do governo que segura muito o mercado para classes menos favorecidas”.

O corretor de imóvel Vag-ner Dias explica que devido ao alto valor do terreno na cidade não compensa fazer o financiamento pelo plano, uma vez que as casa em Ma-ringá têm valor em torno de R$ 200 mil, em média. E as taxas de juros acima do pla-no são muitos altos. “Os ju-ros de empréstimos acima do valor do minha casa minha vida são acima de 8%, abaixa

ainda é praticado entre 4% e 4,5%, ainda devido ao fato de nem todos os bancos terem baixado as taxas. Ainda as-sim os empréstimos em sua maioria são feitos pelo Banco do Brasil e Caixa econômica Federal”.

Para o Flavio Junior, a ci-dade tem grande potencial de se tornar referencia nacional no setor imobiliário. Destaca a posição da cidade dentro do Estado dizendo que para quem procura dados esta-tísticos Maringá já superou Londrina há muito tempo. O fato apontado por ele tem re-

Mercado imobiliário aquecido na cidade

Redução de supersalários de vereadores poderá ser votada hoje

O presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos (CFO) da Câmara de Marin-gá, Carlos Eduardo Sabóia (PMN), admitiu que um novo projeto para a redução dos “supersalários” dos próprios vereadores poderá entrar em votação hoje.

A nova medida tem o va-lor do subsídio para vereador em torno de R$ 9 mil, valor superior à proposta rejeita-da semanas atrás, de R$ 8 mil. “Se aprovado, esse valor será um avanço, já que para o próximo ano os subsídios atualmente em vigor são de R$ 12 mil”, diz o presidente da CFO.

Zona 7 quer posto de saúde dentro da UEM

Moradores da zona7 de Maringá, região próxima a Universidade Estadual de Maringá (UEM), pedem que o posto de saúde seja logo construído. A prefeitura já tem os recursos financei-

De acordo com Sabóia, o presidente da Casa, vereador Mário Hossokawa (PMDB), já anunciou que o projeto entra-rá na pauta de hoje, seguindo trâmite normal. “O projeto poderá ter a primeira discus-são hoje, e a segunda na pró-xima terça-feira. Mário entra-rá de licença e quer resolver esse assunto enquanto estiver aqui”, diz Sabóia, referindo--se à licença de 15 dias, em que Hossokawa irá acompa-nhar o prefeito Silvio Barros (PP) em uma viagem oficial ao Japão.

Segundo Sabóia, o novo valor, em torno de R$ 9 mil, já é consenso entre os verea-dores. “O consenso entre os vereadores já existe. Muitos que votaram contra o salário de R$ 8 mil, não serão contra

o novo projeto”, diz o presi-dente da CFO. “Acredito que a Comissão (CFO) foi muito radical no antigo projeto. Se tivéssemos sugerido o valor entre R$9 mil e R$9,5 mil, o projeto já estaria aprovado”, acrescenta.

Entretanto, Sabóia pon-tua que ainda há riscos desse novo projeto não ser aprova-do. “Hoje a vereadora Marly Martins (PPL) e o vereador Zebrão (PP) não estarão pre-sentes. Só na hora saberemos se teremos os oito votos favo-ráveis”, ressalta.

A Câmara de Maringá deve tratar apenas dos subsí-dios dos vereadores. Os salá-rios do prefeito, vice e secre-tários poderão ser mantidos. Em 2013, o prefeito vai rece-ber R$ 25 mil; vice e secretá-

Maiara OrlandiniAgência CHN

Emir BezerraAgência CHN

Eloisa BarrosAgência CHN

lação com as vendas de imó-veis de alto valor na cidade e outros segmentos do mercado de vendas de propriedades. “Maringá pode se torna no futuro uma referência nacio-nal no mercado de venda de imóveis, atualmente só fica atrás de Curitiba, no Paraná. Vendemos uma média de 10 imóveis por mês, mas, depen-de muito. Caso seja um lote-amento esse número pode aumenta, em um mês pode-se vender mais de trinta casas”.

O gerente de vendas da In-gaville Imóveis, Antonio Barra-das, enfatiza que Maringá tem

atualmente um mercado muito aquecido e destaca como prin-cipal motivo o crescimento do município. Segundo ele, Ma-ringá tem uma grande deman-da de imóveis, porque merca-do da construção civil está em alta na cidade. “Maringá está em crescimento no setor de construção civil, esse fato tor-na o mercado extremamente aquecido”.

Segundo ele, os imóveis mais vendidos são terrenos para construção de casas ge-minadas no valor até R$ 100 mil a R$ 150 mil. No caso da classe média, os imóveis po-dem ter valores de até R$ 250 mil a 400 mil e depois disso os valores maiores e procura não é assim tão alta”.

A classe média ainda com-pra é segmento social que mais procura por imóveis na cidade, enfatiza o Flavio. A opinião dele é compartilha-da por Barradas que ressal-ta que atualmente existem muitos planos de financia-mento todos voltados para a construção de apartamentos com valores superiores a R$ 200 mil, deixando impossível para eles trabalharem com os planos de financiamento do governo federal dentro do município.

rios, R$ 12 mil.

Primeiro projeto da CFOO projeto discutido sema-

na passada previa que a partir de 2013, os vereadores pas-sariam a ganhar R$8 mil, se-cretários e vice-prefeito R$9,4 mil e o prefeito R$19 mil. Para a elaboração desse projeto, a CFO se reuniu com as enti-dades representativas de Ma-ringá, que concordaram com o estudo exposto pela Comis-são.

Contudo, o projeto não foi aprovado. A proposta da CFO recebeu 7 votos contrários e 7 favoráveis. Para que a apro-vação ocorresse eram neces-sários no mínimo oito votos favoráveis.

Entre os sete que vota-ram contrários à redução

dos salários estão: Aparecido Regini “Zebrão” (PP), Heine Macieira (PP), Luiz do Posti-nho (PRP), Manoel Sobrinho (PCdoB), João Alves Correa, o “John” (PMDB), Paulo Soni (PSB) e Wellington Andrade (PRP).

Já os que se manifestaram favoravelmente à revogação foram estão os membros do CFO - Carlos Sabóia (PMN), Belino Bravin (PP) e Hum-berto Henrique (PT) - além de Márcia Socreppa (PSDB), Mário Verri (PT), Marly Mar-tin (PPL) e Flávio Vicente (PSDB).

O presidente da Câmara, Mário Hossokawa (PMDB), se absteve de resolver o im-passe e resolveu não votar mantendo a votação empa-tada.

ros para construção, porém aguarda a aprovação do Conselho Universitário da UEM.

O presidente da associa-ção da zona 7, Herculano Ferreira, diz que o projeto já está pronta há aproxima-damente 60 dias e seria pró-ximo a Vila Olímpica, mas que agora pretende-se fazer

dentro da UEM. “O proble-ma é que conselho da UEM não faz logo a votação para aprovar ou não o projeto. E a saúde não pode esperar.” Ele também diz que a zona 7 é um bairro que acaba ficando esquecido. “A zona 7 é um bairro grande e que apesar de ficar no centro é esque-cido.”

O secretário de obras de Maringá Laercio Barbão diz que foram apresentadas duas opções para o conselho da UEM. A de fazer um pos-to virado para a Rua Deme-trio Ribeiro e a outra de que ele seja próximo à Estação Meteorológica, mas que nem uma das duas propostas foi aprovada até agora. “A zona

7 é o único bairro sem uni-dade de saúde básica, nós já temos os recursos e a parce-ria com a UEM seria interes-sante para ambos os lados.” Ele também diz que estão buscando outro lugar caso a parceria não se realize.

O conselho da UEM não se pronunciou sobre o as-sunto.

Page 4: 25/04/2012

4 SaúdeGestantes

Uma pesquisa britânica concluiu que uma dieta balanceada seria mais eficiente do que atividades físicas para ajudar mulheres com so-brepeso a evitarem engordar excessivamente na gravidez. A pesquisa, publicada no British Medical Journal, analisou os resultados de 44 es-tudos, com dados sobre 7.000 mulheres.quinta-FEiRa, 24.05.12

Terapias alternativas: descubra qual é a mais indicada

Com tantos tratamentos por aí, a escolha do método mais exato acelera os resultados

Perder alguns quilinhos, fortificar a musculatura, me-lhorar os batimentos cardí-acos ou simplesmente des-cansar, com tantas terapias e procedimentos de relaxamen-tocontemporâneos por aí, a escolha da alternativa correta pode acelerar os resultados e proporcionar maiores benefí-cios ao corpo. Para saber qual é a solução mais exata para seus problemas, montamos uma seleção de tratamentos e terapias que prometem aca-bar com estresse, melhorar o condicionamento físico e tor-nar o seu dia a dia muito mais saudável e proveitoso.

• Ducha de ozônioO tratamento é realizado

em uma câmara desenvolvi-da pela Nasa, que funciona como uma sauna individual, com temperatura oscilando entre 38 e 45 graus Celsius a cada 5 minutos. Com o pa-ciente sentado e seu corpo envolvido pelo aparelho, libe-ra-se o gás ozônio aos poucos. O calor dilata os poros, fazen-do com que o gás penetre nas camadas profundas da pele até atingir a corrente sanguí-nea. Resultado: a oxigenação de todo o corpo é estimulada e ocorre aumento do metabo-lismo e liberação de toxinas pela urina e pelo suor.

Indicado para: Desintoxi-cação do corpo, relaxamento e acabar com o stress

• Passeio na piscina de seixosBaseado no princípio da

reflexoterapia, técnica chi-nesa que relaciona os pontos dos pés com órgãos, ossos, glândulas e músculos, o trata-mento consiste em caminha-da dentro de uma piscina rasa de chão de pedra. O resultado é uma massagem vigorosa na

planta dos pés, que, além de equilibrar a energia corporal.

Indicado para: combater problemas como cólica mens-trual, dores de coluna e enxa-queca

• HidrocaminhadaA grande novidade é a

Pista Aquática Ergométrica, uma piscina em formato de pista de corrida com água até a altura da cintura a 33 graus Celsius e com seis du-chas laterais. Os jatos criam uma correnteza que aumenta a resistência da água durante a caminhada, reforçando, as-sim, os benefícios do exercí-cio aeróbico.

Indicado Para: melhora do sistema cardiovascular, queima de gordura e fortale-cimento da musculatura, es-pecialmente a dos membros inferiores.

• GeoterapiaSegundo a medicina chi-

nesa, sentimentos como medo, ansiedade e tristeza e certos alimentos podem le-var a um acúmulo de umida-de em determinadas regiões do corpo, desequilibrando a energia vital e comprometen-do a saúde. Para prevenir e tratar o problema, os terapeu-tas aplicam argila vermelha, que absorve a umidade que se acumula principalmente no abdome, nas pernas e nas articulações.

Indicado Para: combater sentimentos ruins, estresse e cansaço

• GeobiologiaÉ uma técnica oriental que

utiliza pedras e cristais colo-ridos para reequilibrar a ener-gia corporal e, assim, prevenir e tratar problemas de saúde. As pedras são colocadas so-bre os chakras (principais

pontos de energia do corpo) comprometidos, fazendo com que recuperem a vibração e a frequência energética correta. As diferentes cores das pe-dras e dos cristais têm carac-terísticas próprias.

Indicado para: quem pre-tende relaxar e se livrar do estresse

• Alpha massagemO corpo fica sob os efei-

tos de um aparelho chamado Alpha Massagem: a máquina emite vibrações e regula a temperatura interna confor-me o objetivo do tratamento. Há dez programas diferentes. Durante a sessão, a pessoa ouve sons da natureza e usa óculos que emitem luz.

Indicado Para: Perda de peso, desintoxicação e relaxa-mento

• Técnica de AlexanderAlém de corrigir a postu-

ra, esse método alivia dores musculares e articulares e tem efeito antiestresse. Por meio de toques suaves, o te-

Acabar com estresse e tornar o seu dia a dia muito mais saudável, descubra qual a melhorterapia para você

Aromaterapia: como essências corretas podem trazer benefícios à sua vida

Manter um vaso com ro-sas ou lírios frescos perto da cama aumenta o relaxamento e o bem-estar. A substância, responsável pelo perfume, estimula o organismo a libe-rar endorfina, hormônio que produz sensações de prazer. “Não é à toa que o aroma das rosas está ligado ao amor e à alegria e o dos lírios à recep-tividade”, comenta a especia-lista em essências florais Ruth Toledo, de São Paulo. Os aro-mas percorrem um longo ca-minho no organismo. Passam pelo sistema nervoso central e pelo sistema límbico, que controla as emoções. Por isso são capazes de produzir sen-

sações de bem-estar.Os médicos do Colum-

bia Presbyterian Hospital, de Nova York, decidiram usar o olfato a favor de seus pa-cientes. Eles fizeram uma experiência com quem havia enfrentado uma cirurgia car-díaca. “Perfumamos o quarto com essência de coco”, relata Mehmet Oz, o cirurgião res-ponsável. “Eles ficaram mais relaxados, o que diminuiu o estresse pós-operatório e fa-cilitou o restabelecimento.” Para quem quer experimen-tar os benefícios da aroma-terapia, uma boa alternativa são os travesseiros recheados com ervas.A medida só não

é recomendável a quem tem alergia.

Conheça outros aromas e

seus efeitos:Canela: Além de servir

como estimulante, manten-do o usuário mais atento, o aroma da canela serve como excelente afrodisíaco, perfei-to para apimentar qualquer relacionamento. Conservar velas aromáticas ou óleos es-senciais pela casa deve man-ter o clima sempre em alta.

Alecrim: Para quem es-pera por energias positivas e coisas boas dentro de casa, a essência de alecrim é a alter-nativa mais do que indicada.

Perfeito para aumentar o bom humor das pessoas, a erva de perfume adocicado ain-da proporciona melhoras ao couro cabeludo.

Lavanda: Sabe aquele dia que você comeu demais, está indisposto e o sufoco não pas-sa? Óleos com essência de la-vanda são ótimas alternativas para melhorar o seu estado. Além de digestivo, o perfume melhora o bem-estar do indi-víduo. O cheiro de lavanda ainda melhora o sistema imu-nológico, fortificando as defe-sas do corpo.

Camomila: a vovó já dizia, nada melhor do que um chá de camomila para acalmar os

rapeuta alonga a coluna e as articulações e deixa os mús-culos relaxados. São realiza-dos também exercícios que simulam situações do dia-a--dia, como levantar de uma cadeira, subir as escadas e es-covar os dentes, para ensinar a postura correta.

Indicado Para: Relaxar, combater as dores nas costas e alongar os membros do corpo

• UnterwassermassagemEm uma banheira com

água a 37 graus Celsius, o tera-peuta utiliza uma mangueira com um jato forte e regulável para massagear todo o corpo do paciente. Os movimentos são minuciosamente contro-lados. A técnica estimula a circulação sanguínea e linfá-tica, prevenindo a formação de celulite, e é usada também para fortalecer a musculatura e aliviar a tensão muscular.

Indicado Para: perca de peso, melhora da circulação sanguínea e fortificação dos músculos

• Compressa de feno e de

ervas aromáticasCom o paciente deitado, o

terapeuta aplica duas toalhas secas diretamente sobre o ab-dome e, por cima, coloca um travesseiro de feno e outras ervas, úmido, à temperatura de 45 graus Celsius. As plan-tas liberam uma substância capaz de manter a compressa aquecida.

Indicado Para: Relaxa-mento, melhora da circulação sanguínea e do funcionamen-to do intestino

• Tanque de flutuaçãoUm grande tanque de fi-

bra de vidro - 2 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1,5 metro de profun-didade - importado do Japão tenta simular o Mar Morto. A água, à temperatura do cor-po, é misturada a 800 quilos de um sal especial, anulando a força da gravidade. Assim, o paciente flutua enquanto ouve músicas instrumentais.

Indicado Para: Relaxamen-to profundo, melhora do sono e da circulação sanguínea

nervos e as tensões. Em se tra-tando da essência o efeito é o mesmo. O doce aroma da ca-momila melhor o bem-estar, alivia o estress e deve garantir uma boa noite de sono para quem sofre de problemas como insônia.

Laranja: Vai receber os parentes no final de semana ou simplesmente quer ficar pronta para a badalação? Óle-os essenciais de laranja esti-mulam a criatividade, a força física e o desempenho das pessoas, perfeito para quem vai enfrentar uma maratona trabalhosa ou precisa do má-ximo de energia possível.

Gengibre: Desde os pri-

Page 5: 25/04/2012

5ImóveisSanta Helena

Richa anuncia abertura de dois cursos superiores em Santa Helena. Os cursos de Engenharia Ambiental e Informática iniciam as aulas em 2013 e preencherão uma lacuna aberta desde 2006, quando o campus da Unioeste no município foi fechado. Ainda no Oeste, o governador anunciou investimento de R$ 11,6 milhões em habitação e obras na área de energia. quinta-FEiRa, 24.05.12

aluguel residencial pressiona custos com habitação em maio

Os preços dos aluguéis subiram 0,63% em maio deste ano

As despesas com habitação su-biram 0,81% em maio, taxa maior do que a variação de 0,75% apu-rada em abril e, de acordo com dados do IPCA - 15 (Índice de Pre-ços ao Consumidor Amplo-15), as principais influências para a ace-leração vieram dos aluguéis e do condomínio.

Segundo o índice, divulgado nesta semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatís-tica), os preços dos aluguéis su-biram 0,63% em maio deste ano, ante 0,82% registrado no mês an-terior. Os gastos com condomínio, por sua vez, mostraram alta de 0,47% no período.

CidadesEm maio, Goiânia, Rio de Ja-

neiro e Curitiba foram as capitais que tiveram as maiores taxas de elevação dos preços de aluguel, de 1,05%, 0,88% e 0,98%, respectiva-mente. Por outro lado, as menores taxas foram vistas em Fortaleza e Belo Horizonte, de 0,25% e 0,18%, na mesma ordem.

Já a maior elevação do con-domínio foi vista em Goiânia, de 1,53%, seguida por Porto Alegre (1,38%) e Curitiba (1,25%).

Outros impactosA taxa de água e esgoto e mão

de obra para pequenos reparos também mostraram variações al-tas. No primeiro caso, o índice fi-cou em 1,16% em maio deste ano, com alta de 5,77% em Salvador.

No caso de mão de obra para pequenos reparos, o avanço foi de 1,51%, com alta de 2,86% no Rio de Janeiro. Preços dos alugueis em alta

Neuromarketing: conheça os truques para fazer o consumidor gastar mais

Você entra no supermer-cado disposto a procurar apenas os produtos da sua lista, mas sai de lá com o carrinho abarrotado de com-pras. Culpar-se pelo descon-trole nem sempre é justo. A responsabilidade pode ser do neuromarketing, uma técnica usada pelo comér-cio para fazer o consumidor gastar mais.

O neuromarketing é uma ciência que estuda as rea-ções do cérebro diante de determinados estímulos.

O tamanho do carrinho de compras, por exemplo, costuma estar diretamen-te ligado à quantidade de produtos levados para casa. Dez produtos parecem mui-ta coisa se estiverem dentro de um carrinho pequeno, mas, em um carrinho gran-de, a impressão é de que a quantidade é menor. O con-sumidor se sente estimula-do a comprar mais.

Grandes lojas e supermer-cados também costumam ser projetados de forma que os consumidores sejam for-çados a caminhar no sentido anti-horário. Andar nessa direção deixa o cliente mais à vontade, faz com que ele fique mais tempo na loja e gaste até 7% mais.

Essas são algumas das técnicas listadas pelo dina-marquês Martin Lindstrom em dois livros, “A Lógica do Consumo - Verdades e men-tiras sobre por que compra-mos” e “Brandwashed – Tru-ques que as empresas usam para manipular nossa mente e nos persuadir a comprar”.

“Hoje sabemos que certas áreas do cérebro são respon-sáveis por determinados ti-pos de reações físicas e emo-cionais”, diz Lindstrom em entrevista ao UOL.

Preço simplificado atraiatenção do consumidorA maneira como os preços

dos produtos são informados também tem influência na decisão do consumidor. “No caso dos preços, a simplifi-cação é a melhor maneira de atrair a atenção do consumi-dor”, diz o consultor Pedro Camargo, um dos pioneiros no estudo do neuromarketing no Brasil.

Uma forma de simplificar é tirar símbolos e letras do lado dos números. “Se você escreve R$ 39 ou 39 reais na placa de preço, o produto parecerá mais caro do que se escrever só 39”, diz Camar-go.

A psicanalista e consul-tora de educação financeira Márcia Tolotti cita outro tru-que relacionado aos preços: a criação do chamado “pre-ço de referência”.

Se a ideia de uma empre-sa é vender um produto que custa R$ 5, por exemplo, colocar no mercado outros dois itens da mesma cate-

goria, um custando menos e outro mais do que R$ 5, pode ser interessante.

Diante das três opções, o consumidor tende a descar-tar o produto mais caro, por causa do preço, e também o mais barato, porque ele pode estar associado a uma qualidade menor. O item de R$ 5 parecerá, assim, a escolha mais razoável. “No fim, o consumidor só estará fazendo o que estava plane-jado para ele fazer”, dia Már-cia Tolotti.

“Nem todo marketing é perverso”Em seus livros, Martin

Lindstrom chega a citar tá-ticas invasivas que seriam usadas pelos marqueteiros para influenciar crianças an-tes mesmo de elas nascerem.

“Mulheres grávidas e seus bebês são afetados pe-los estímulos aos quais são expostos durante a gravidez. Esses ‘sinais’ são absorvidos

pela corrente sanguínea e deixam a criança com ten-dência a preferir determina-dos sons e gostos”, diz Lin-dstrom.

Ele cita o exemplo de uma marca de cafés asiáti-ca que distribuiu, para mu-lheres grávidas, balas com o sabor da bebida. As crianças teriam começado a tomar café cedo e a preferir a mar-ca que fez a campanha. O próprio Lindstrom, porém, reconhece que ainda faltam evidências científicas mais fortes que comprovem esse impacto nos bebês.

“Nem todo marketing é perverso. Ele também pode ajudar as pessoas a tomar as decisões certas”, diz a psica-nalista Márcia Tolotti. “Mas é mais difícil evitar uma compra diante de um bom-bardeio de estratégias. Por isso o consumidor precisa analisar muito por que está fazendo aquela compra.”

Page 6: 25/04/2012

6 EsporteCopa do Mundo

O governo federal divulgou nesta quarta-feira um balanço surpreen-dente sobre o andamento das obras da Copa do Mundo de 2014: apenas 5% foram concluídas. O relatório oficial engloba obras de estádio, mobilidade urbana e infraestrutura, como portos, estradas e aeroportos. Os projetos terminados equivalem a apenas 1% dos investimentos previstos para a competição, de acordo com o balanço.quinta-FEiRa, 24.05.12

Henrique alerta o santos: ‘Não podemos cometer erros’

Precisando vencer o Vé-lez Sarsfield (Argentina) por dois gols de diferença, na partida desta quinta-feira, na Vila Belmiro, para chegar às semifinais da Copa Liberta-dores da América, o Santos tem consciência de que deve melhorar o futebol para este novo duelo entre as duas equipes.

O volante Henrique, por exemplo, alertou o Peixe de que será necessário uma pos-tura totalmente diferente em relação à derrota no jogo da última quinta, em Buenos Aires.

“Acho que temos de jogar como a gente vinha fazendo. Na Argentina, nós não joga-mos o que a gente sabe. Foi uma partida atípica, total-mente abaixo do esperado. Por isso, para reverter o pla-car, nós temos que jogar mui-to mais do que na semana passada. Não podemos come-ter os mesmos erros”, disse

Henrique, que vem exercen-do a função de lateral direito improvisado, com a contusão do uruguaio Fucile – em trata-mento de uma entorse no pé esquerdo.

Mesmo destacando que

os santistas precisam jogar melhor dentro de casa, o po-livalente jogador espera que o time tenha calma durante os 90 minutos para cons-truir o resultado que precisa. Vale lembrar que, em caso de

Santos tem compromisso nesta quinta

Robinho tem contrato com o Milan até a Copa de 2014

Exame confirma lesão e Alex Silva para por seis meses

A suspeita de ruptura dos ligamentos cruzados do joelho esquerdo de Alex Silva foi confirmada. O za-gueiro, que passou por um exame de ressonância mag-

Milan confirma proposta por Robinho, mas diz que atacante não sai agora

O sonho do torcedor san-tista de ter Robinho de volta ao Peixe está mais distante. Nesta quarta-feira, o vice--presidente do Milan (ITA), Adriano Galliani, afirmou que o Rei do Drible não dei-xará o clube rossonero nes-sa janela de transferências.

O cartola italiano confir-mou que o atacante recebeu proposta de um clube bra-sileiro, mas disse que ele está nos planos do técnico Massimiliano Allegri para a temporada 2012/2013.

- Robinho tem proposta do Brasil, mas ele ficará no Milan e será um dos cinco atacantes do nosso elenco - disse ao site ESPN.

Na última terça-feira, o presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, confirmou ao LANCENET! que falou com Robinho so-

bre uma possível transferên-cia ao Peixe por empréstimo, mas admitiu que a concreti-zação do negócio é difícil.

O maior empecilho para a volta do atacante a Vila Belmiro é que o Milan, que tem contrato com ele até o meio de 2014, não acei-ta emprestá-lo, mas apenas vendê-lo. Como o Santos tem poucos recursos para investir, seria preciso viabi-lizar um parceiro ou investi-dor que arcasse com os cus-tos da transferência.

O ídolo alvinegro passa férias no Brasil e no último final de semana se encontrou com Neymar, em um condo-mínio de luxo no Guarujá. Ele foi convidado por Luis Alvaro para assistir o jogo entre San-tos e Vélez, nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, mas sua pre-sença é incerta.

nética na noite dessa terça--feira, não deve vestir mais a camisa do Cruzeiro, já que o retorno aos gramados está previsto entre seis e oito me-ses e o seu vínculo de em-préstimo com o clube minei-ro se encerra em dezembro deste ano.

O médico da Raposa, doutor Sérgio Freire Júnior, revelou que o atleta será submetido a uma cirurgia nos próximos dias.

– Fizemos o exame on-tem (terça-feira) e o resul-tado confirmou que houve rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho

esquerdo. Conforme a polí-tica do clube, vamos definir quando será a cirurgia – con-tou ao site oficial do Cruzei-ro.

Alex Silva fez apenas três partidas com a camisa ce-leste. O jogador chegou ao clube no início desta tem-porada, mas fez a sua estreia apenas no confronto diante do Atlético-PR, na primeira semana de maio. Ciente de que poderia perder o defen-sor para o restante da tem-porada, a diretoria estrelada já está se movimentando para buscar um novo atleta para a posição.

triunfo alvinegro por 1 a 0 diante dos argentinos, a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis.

“Vamos entrar com a mo-tivação sempre lá em cima, para a gente fazer valer a for-

ça da Vila, em busca do resul-tado. Vamos entrar querendo a vitória, lógico, mas preci-samos ter tranquilidade para não cairmos na ansiedade e no nervosismo. Temos que repetir o que vínhamos fazen-do no Campeonato Paulista”, comentou.

Já sobre o aspecto físico, Henrique vê a equipe descan-sada, após a folga dos titula-res diante do Bahia, no últi-mo domingo, na estreia do Brasileirão, e preparada para fazer uma grande exibição contra o Vélez.

“Foi proveitoso para todo mundo esse período sem jo-gar. Pudemos descansar para um compromisso tão impor-tante, no qual temos de rever-ter um placar adverso. Temos que fazer gols e não podemos tomar. Precisamos ter segu-rança na defesa e eficiência no ataque, para sairmos com a vaga às semifinais (da Liber-tadores)”, encerrou.

Alex Silva fez apenas três partidas pela Raposa

A saída de Hulk do Porto parece inevitável. Após ter conquistado praticamente todos os títulos com os Dra-gões (faltou apenas a Liga dos Campeões), o brasileiro pretende se firmar na Sele-ção Brasileira e conquistar o principal torneio europeu de clubes.

Para isso, segundo seu em-presário Teodoro Fonseca, ele precisa sair de Portugal:

- O Porto é um grande clu-be, tem uma grande estrutura e tem alto ranking na Europa. O problema é a liga portu-guesa. O Hulk já foi campeão de tudo no Porto, menos da Liga dos Campeões, conquis-tada pelo Chelsea. Ele tem o sonho de ser campeão da

Empresário: ‘Portugal ficou pequeno para o Hulk’

Champions e de se firmar na Seleção. Para isso, ele agora vai ter que dar um salto para um campeonato mais compe-titivo e admiramos muito a Premier League – comentou.

O interesse do Chelsea é conhecido pelo time de Hulk, mas ainda não houve proposta oficial dos Blues para o possível sucessor de Drogba:

- Proposta, não. Há o in-teresse, mas até agora não houve nada além disso. Vou começar a tratar disso na pró-xima semana. Há mais quatro clubes interessados na Ingla-terra, além do Chelsea - disse Fonseca, sem especificar os outros candidatos (entre eles estariam Manchester City e

Tottenham).Por fim, o que pode aca-

bar com qualquer negócio é o valor da multa rescisória de Hulk, que é de 100 milhões de euros (aproximadamente R$ 260 milhões). De acordo com Fonseca, porém, o que vai prevalecer é a vontade do atacante, que é sair do Porto.

- Claro que eles não abrem a mão fácil. A multa dele é de 100 milhões de euros, mas o que vai prevalecer é vontade do jogador. Isso são palavras de dirigentes do Porto. Agora é a vontade do jogador, e, cla-ro, da parte interessada. Claro que não é fácil, vai ter que ter uma negociação, mas o Porto não está dizendo que só ven-de por 100 milhões.

Page 7: 25/04/2012

7Agronegócioquinta-FEiRa, 24.05.12

agronegócio impulsiona vendas no interior

Varejo cresce mais nas cidades pequenas e médias do que nas capitais

O faturamento dos super-mercados nas cidades do in-terior do Brasil cresceu mais do que o registrado pelos nas capitais, de acordo com es-tudo da consultoria Nielsen. Asvendas nas cidades mé-dias e pequenas cresceram 13,3% no ano passado. Nas capitais, a expansão foi de 7,8%. “O avanço do agrone-gócio está entre as principais causas do aumento do poder de compra”, diz a analista de mercado da Nielsen, Mariana Andrade.

Com isso, as cidades maio-res vêm perdendo participa-ção no Índice de Potencial de Consumo (IPC), que passou de 35% para 33% entre 2010 e 2011. Na outra ponta, cida-

des interioranas abo-canham fatia maior do faturamento total do setor, com participação de 48%.

Na divisão por lo-calidades, o destaque nas vendas das cida-des do interior ficou com a Região Centro--Oeste, que apresen-tou expansão de 25%, seguida da região Su-deste, com 16,1% en-tre 2010 e 2011. “Há uma desconcentração do consumo nas capi-tais e um crescimento mais acelerado nas pequenas e médias ci-dades. Esse fenômeno já vinha ocorrendo, mas

Após dois anos de de-senvolvimento, Sucos Camp lança campanha com o objetivo de provar a naturalidade de seus produtos

É previsto crescimento de 14,3%, em comparação com 2011

As vendas do varejo em cidades médias e pequenas cresceu 13,3%

Frutas no conceito de suco de caixinha da marca

Empresa inova e molda fruta no formato de caixinha de suco

Uma empresa do setor de sucos resolveu provar que seus sucos são mes-mo naturais com uma ação criativa de propaganda. A Sucos Camp criou um filme publicitário, onde mostra o desenvolvimento dos frutos que compõem o portfólio da marca, como maracujá, laranja e goiaba, em uma caixinha como o suco é co-mercializado.

Ao longo de dois anos de pesquisa foram criados moldes específicos para o crescimento das frutas. Foram diversos testes até chegar ao molde final: uma

Confinamento no Mato Grosso deve chegar a 930 mil bovinos em 2012

Segundo o primeiro le-vantamento de intenção de confinamento realizado pelo Instituto Mato Gros-sense de Economia Agrope-cuária (IMEA), o estado de Mato Grossodeve confinar aproximadamente 930 mil cabeças bovinasem 2012. Em relação ao ano passado, a previsão representa um crescimento de 14,3% .

A pesquisa apontou que o Oeste do estado deve ser responsável por boa parte deste aumento, devido aos investimentos provenientes das indústrias frigoríficas. Além disso, o confinamen-to pode ser uma alternativa para a pressão de parte das pastagens que foram afeta-

das pela seca e por pragas.

De acordo com dados da Scot Consultoria, a referên-cia para o boi magro no Su-doeste do Mato Grosso está em R$ 1.050 por cabeça. Va-lor 1,9% menor na compara-ção com o último abril. E a movimentação no mercado de reposição ainda é lenta, principalmente para as cate-gorias mais jovens.

caixinha de acrílico seme-lhante a caixinha de suco. O recipiente, com entrada de ar e escoamento da água para o caso de chuva, per-mitiu o desenvolvimento da planta no formato dese-jado. O projeto teve acom-

panhamento semanal de um agrônomo.

Além do filme publicitá-rio, a ação ainda conta com exposição das frutas conge-ladas no formato dos moldes emsupermercados, feiras e hortifrutis.

no ano passado ficou mais evidente”, afirma Mariana.

A pesquisa também mostrou tratar-se de um crescimento de consu-mo qualitativo. Ou seja, os moradores das cida-des menores começam a optar por categorias de produtos mais sofistica-dos.

Destacam-se as ven-das de pratos semipron-tos, molhos especiais, sorvetes, queijos cremo-sos, geleias e cereais em barra. O estudo foi apre-sentado na última se-mana durante a Feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas).

O secretario de Comércio Interior da Argentina, Guil-lermo Moreno, comunicou nesta terça-feira (22/5) a re-abertura do mercado argen-tino para a carne suína bra-sileira. As empresas do setor informaram, porém, que a decisão ainda não teve efeito prático, já que nenhuma au-torização deimportação foi emitida.

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, confir-mou que recebeu o comuni-cado da liberação do embai-xador brasileiro em Buenos Aires, Enio Cordeiro. Por enquanto ainda não existem

Argentina libera compra de suínos do Brasildetalhes se haverá estabeleci-mento de cotas mensais para a carne suína, como vinha sendo negociado até pouco tempo por Mendes Ribeiro com oministro da Agricultura argentino, Noberto Yauhar.

A reabertura do merca-do argentino para os suínos brasileiros ainda é uma in-cógnita para as autoridades brasileiras e para a indústria local, que trabalha com 25% a menos de sua capacidade por falta de matéria-prima brasi-leira.

Moreno fez dois acordos para regular o mercado de carne suína: um interno e ou-

tro com o governo do Brasil. No primeiro, o setor privado argentino se comprometeu a reduzir suas compras do Brasil em 20%, o que abriria espaço para a importação mé-dia mensal de 2,8 mil tonela-das de carne e toucinho. Por esse acordo, fica proibida a importação de qualquer pro-duto terminado (frios e em-butidos).

O segundo acordo foi do próprio Moreno com o gover-no brasileiro, durante visita recente, ocasião em que afir-mou que reabriria o mercado de suínos como “gesto de boa vontade”. Em troca, Moreno

DeCisãO, pORém, AinDA nãO teVe efeitO pRátiCO, já que nenhumA AutORizAçãO De impORtAçãO

pediu a abertura brasileira para os cítricos, as uvas pas-sas e produtos farmacêuticos argentinos.

“Em nenhum momento, ele falou de volumes. Pelo que temos visto até agora, no caso da carne não chegaria ao desejado pelo Brasil, entre 3 a 3,5 mil toneladas. Mas está tudo tão nebuloso, que não se sabe ao certo o que ele vai permitir ou não”, reconheceu uma fonte diplomática brasi-leira.

A reabertura será certa, mas a fluidez do mercado vai depender do Brasil afrouxar nas represálias, conforme

uma fonte que acompanha as negociações. “Esperamos ago-ra que o Brasil também faça a sua parte para que o comércio se normalize, caso contrário, não poderemos importar nem um quilo de carne”, disse.

Uma das questões que le-vou o governo argentino a re-ver as barreiras foi a suspen-são pelo Brasil das licenças automáticas de importação de cerca de 40% dos produtos exportados para o mercado brasileiro. Entre os produtos agropecuários fazem parte da lista mercadorias farinha de trigo, queijos, maçãs e bata-tas.

Page 8: 25/04/2012

A

8 CIDADequinta-FEiRa, 24.05.12

Vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira em Maringá

A Secretaria de Saúde orienta as pessoas incluídas no público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Gripe que procurem uma Unidade Bási-ca ou a Sala de Vacina até esta sexta-feira, 25 de maio, para garantir a imunização. Devem ser vacinados os idosos acima

de 60 anos, gestantes, crianças com idade entre seis meses a menos de dois anos e trabalha-dores da saúde.

Até terça-feira, 70% do público-alvo estava vacinado, com médias ainda considera-das baixas entre idosos, crian-ças e gestantes. “Os profissio-

nais de saúde já superaram a meta da campanha, porém os demais públicos que devem procurar uma Unidade Básica ou a Sala de Vacina ainda man-têm uma porcentagem baixa”, alerta o secretário Antônio Car-los Nardi.

A média mais baixa é das

gestantes, com apenas 52,11% do total imunizado até a terça--feira. Entre as crianças, o índi-ce também está muito abaixo da meta, com 59,14% das pou-co mais de 6,6 mil que devem ser vacinadas. Entre os idosos a média estava em 68,45% até a terça-feira, índice ainda bai-xo diante da meta mínima de 80% definida pelo Ministério da Saúde.

Nardi lembra que a cam-panha iniciada em Maringá três dias antes, e com um plan-tão exclusivo durante todo o sábado, 5 de maio, já deveria ter alcançado a meta de 80%. “Foram 16 dias de vacinação e pouco mais da metade da meta atingida, restando muitas pes-soas para serem vacinadas em apenas três dias”, explica.

O secretário lembra que o prazo está acabando e o inver-no chegando, e as pessoas preci-sam se proteger o quanto antes. “É importante as pessoas procu-rarem um posto de atendimento para tomar a vacina nesta reta final da campanha. A detecção de anticorpos protetores se dá, em média, entre 2 a 3 semanas, após a vacinação”, lembra.

A vacina proporciona im-pacto direto na diminuição dos casos e gastos com medicamen-tos para tratamento de infecções secundárias, das internações hospitalares e da mortalidade. A vacina é segura e protege con-tra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul no

ano anterior, entre eles o da in-fluenza A (H1N1).

A vacina contra a gripe é a melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências. Entre os adultos saudáveis, a vacina pode prevenir entre 70% e 90% de casos de gripe. Entre ido-sos, reduz as doenças graves e complicações em até 60%, e as mortes em 80%. A vacinação pode reduzir ainda entre 32% e 45% as hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade.

As campanhas de vacina-ção realizadas pelo Ministério da Saúde têm tido reflexos, ao longo dos anos, na redução de casos e óbitos pelo vírus da gripe em todo o país. Em 2010, foram 148 mortes por conta de complicações. No ano passado, o Ministério da Saúde registrou 53 mortes, o que representa uma redução de 64%.

Os casos registrados tam-bém caíram de um ano para o outro. Em 2010, o Ministério da Saúde registrou 746 casos de pessoas infectadas pelo vírus na forma mais grave. Já no ano pas-sado, foram 598 pessoas, o que dá uma redução de 20%. As in-ternações por complicações da gripe também caíram 44% no ano passado. Em 2010, foram hospitalizadas 9.383 pessoas com febre, tosse, dispnéia – di-ficuldade em respirar, acom-panhada de mal-estar. No ano passado, foram 5.230 pessoas.

Page 9: 25/04/2012

A

9casa quinta-FEiRa, 24.05.12

Só com o Cartão Colombovocê parcela em até

12X semjuros*

Vitamina/A

Imagens meramente ilustrativas. Ofertas e condições válidas até 24/05/2012 ou enquanto durarem os estoques.

*Parcelamento em até 12x sem juros válido somente para pagamento com

Cartão Colombo, parcela mínima de R$ 30,00 (trinta reais). Sujeito à análise e

aprovação de crédito.

PRESENTE NOS PRINCIPAIS SHOPPINGS DA CIDADE.

www.camisariacolombo.com.br

Confi ra as nossas ofertastambém pelas redes sociais

colombo virtual @colombo_virtual

ou2 ternos por apenas

199,95Ref.:1002R$

Terno Oxford

cadaR$129,95

ou2 ternos por apenas

259,95Refs.: 1515/1717R$

Terno Fio TintoRisca de Giz

cadaR$199,95

ou3 peças por apenas

Refs.: 0901/0904/0913/0930/0315/1866/1867/1869

99,95R$

Camisa ou Polo

cadaR$39,95

como usar cores fortes na decoração

Grafite na paredeO painel em grafite na parede é a estrela deste

espaço de convívio familiar projetado por Andréa Hermes Silva e Tatiana Filomeno. A dica de An-dréa é iniciar a decoração escolhendo o grafite e, a partir de suas cores, selecionar os móveis, optan-do por cores neutras ou por peças chaves nos tons principais da arte. Por isso, nesse ambiente foram usadas a poltrona vermelha e o armário azul

Paredes neutras, móveis com corNa pintura, tons de branco e

gelo. Assim, a arquiteta Carina Fraeb pode brincar com as cores dos mó-veis. A raque em laca verde convi-ve harmoniosamente com o verme-lho das almofadas e as texturas das poltronas. Para acertar em espaços assim, a dica é fazer um quadro de cartolinas com amostras das cores e estampas e analisar ali se a combi-nação vai dar certo

Cores e texturasNeste ambiente, o arquiteto Fábio Galeazzo

brinca com cores e texturas. Os tijolos e madeira da parede têm cores neutras, mas dão texturas di-ferentes ao ambiente. Assim, ele pode ousar nos tons dos objetos, agradando o proprietário que ti-nha forte relação com a cultura indígena: as cores mais comuns na arte da plumaria foram distribuí-das pelo ambiente

Sem medo de errarSe bem pensada, uma composição com cores

ousadas cria um espaço contemporâneo arrojado. Neste ambiente, Carina Fraeb não teve medo e acertou. O roxo da parede e o vermelho das cadei-ras e lustre contrastam com o preto da bancada, as pastilhas de aço escovado e a madeira dos móveis. O segredo está na dosagem, sem exagerar em ne-nhuma das cores

Preto forteApesar de chamado de cor neutra, o preto em

grandes quantidades vira uma cor forte. Nesta sala com hidromassagem, dos profissionais João Au-mond e Luiza Carla Galitzki, a parede em cerâmica preta contrasta com a outra em laca brilhante azul turquesa, dando ao ambiente um tom moderno e ousado. Os tons de cinza foram usados para dar continuidade ao preto

Amarelo jovemPara o quarto de uma jovem, os arquitetos Helena

Bernardo e Felipe Aaraújo usaram o amarelo gema em uma das paredes e detalhes. Como as demais co-res estão neutras, não houve erro. Segundo os pro-fissionais, o amarelo ajuda a estimular a criatividade da moça

Laranja para todas as idadesA arquiteta Aclaene de Mello pensou esse

quarto para uma menina de quatro anos, mas que pudesse ser usado por ela até a adolescência. Por isso, optou pela cor laranja, que não é infantil nem adulta, como predominante. Ao lado de tons de salmão e branco, estão a parede revestida em te-cido listrado e os móveis em MDF com detalhes alaranjados

Arquitetos ensinam como combinar as cores nos ambientes sem exagerar no tom

Page 10: 25/04/2012

A

Donna SummerAconteceu nesta quarta-feira, 23, em Nashville (no

Tennesse, Estados Unidos), o funeral de Donna Summer (1948-2012). A cantora, que era considerada a rainha do disco, morreu na última quinta-feira, 17, aos 63 anos, víti-ma de câncer.

10 Variedadesquinta-FEiRa, 24.05.12

uM MéTodo PerigosoDirigido pelo cultuado David Cronenberg, o longa é uma mostra de como a relação entre Carl Jung (Michael Fassbender) e Sigmund Freud (Viggo Morten-sen) faz nascer a psicanálise. Aborda a intensa e polêmica relação da dupla com a paciente Sabina Spielrein (Keira Knightley). O filme foi exibido em primeira mão no Festival de Veneza de 2011 e conquistou uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante para Mortensen.

cinemasSHOPPING MARINGÁ PARK - Avenida São Paulo, 120

American Pie: O Reencontro (Legendado)

22:00

Battileship - Batalha dos Mares (Lgendado)

13:35 • 16:20 • 19:05 • 21:50

Os Vingadores (Dublado)

14:10 • 16:55

Os Vingadores 3D (Dublado)

13:30 • 16:15 • 19:00

Os Vingadores 3D (Legendado)

19:30 • 21:45 • 22:15

Piratas Pirados 3D (Dublado)

13:40 • 15:35 • 17:30

Planno de Fuga (Legendado)

14:30 • 17:00 • 19:20 • 21:40

Um Método Perigoso (Legendado)

19:40

Internacional NacionalPor aí...Demi MooreDemi Moore (49), que deu um tempo em sua car-reira no cinema desde que começou um tratamen-to em uma clínica de reabilitação no início deste ano, voltará às telonas e, até, já escolheu seu pró-ximo papel: a mãe da personagem de Elizabeth Olsen (23) no filme Very Good Girls. Ela e Eliza-beth vão interpretar as melhores amigas que fa-zem um pacto para perder a virgindade durante o primeiro verão após o ensino médio

Selena GomezO jovem Gareth Crosskey (21), que trabalha em uma rede de fast-food na Inglaterra, foi preso após invadir a conta no Facebook da atriz e cantora Se-lena Gomez (19), namorada de Justin Bieber (18). Ele deverá ficar 12 meses na prisão após entrar na página pessoal da artista em janeiro de 2011.Quando entrava na conta de Selena, o jovem pos-tava declarações ofensivas e negativas sobre o re-lacionamento dela com o astro teen, além de ler as mensagens pessoais do casal.

Jhon TravoltaJohn Travolta (58) divulgou um comunicado oficial em que lamenta a morte de Robin Gibb (1949-2012). A relação de amizade entre o ator e o cantor, que faleceu no último domingo, 20, em uma clínica de Londres (Inglaterra), começou em 1977. Na época, Robin e seus irmãos, Barry (65) e Maurice (1949-2003), foram os responsáveis pela trilha sonora de Saturday Night Fever, filme que impulsionou a carreira de Travolta e fez dele um astro mundial.

XuxaXuxa Meneghel (49) comemorou a repercussão de sua entrevista no quadro O Que Vi da Vida, do Fantástico, onde revelou ter sofrido abuso sexual durante a infância e parte de sua adolescência. De acordo com nota publicada em seu site oficial, a Secretaria dos Direitos Humanos informou que, após a entrevista, o Disque 100, canal de denún-cias contra a violência, recebeu mais de 220 mil ligações, até esta terça-feira, 22.

Roberto Justus Roberto Justus (57) vai fazer um show com con-vidados especiais na próxima terça-feira, 29, para arrecadar fundos para a construção da Casa da Mulher, centro de prevenção e combate ao cân-cer de mama idealizado por Valéria Baraccat Gyy, fundadora do Instituto Arte de Viver Bem (IAVB).As apresentadoras Ana Hickmann (31) e Ticiane Pinheiro (36) serão mestres de cerimônia do even-to.

Antonia FontanelleAntonia Fontenelle (39) não é mais rainha de ba-teria da Mocidade Independente de Padre Miguel. Amigos próximos da atriz garantem que a decisão foi de Antonia e que ela deve explicar tudo para a imprensa sábado durante o Fashion Rio.O motivo principal teria sido o conflito entre a mulher de negócios captando patrocínios para Se-questrados, seu novo filme, e a rainha sambando em trajes mínimos e sendo bombardeada por ‘ini-migos’ nos veículos de comunicação.

A

AA

A

Page 11: 25/04/2012

A

11VariedadesPedro Leonardo

Após cirurgia bem-sucedida para a reconstrução da cabeça do fêmur, Pedro Leonardo (24) deve dei-xar a UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no final da tarde desta quarta-feira, 23. quinta-FEiRa, 24.05.12

Page 12: 25/04/2012

QUINTA-FEIRA, 24-05-12

Page 13: 25/04/2012

13CLASSIFICADOS/PUBLICIDADE LEGAL quinta-FEiRa, 24.05.12

CONTRATA PARA INÍCIO IMEDIATO

MANOBRISTA REQUISITOS:

Experiência na função comprovada em carteira de trabalho; Carteira de habilitação categoria D ou E; Residir em Maringá ou Sarandi, Iguatemi e Paiçandu; Disponibilidade de horários.

OFERECEMOS: Salário compatível com a função; Cesta Básica; Transporte Gratuito; Possibilidade de crescimento/profissionalização como motorista

profissional.

Interessados comparecer na garagem da empresa sita à Avenida Monteiro Lobato, nº 473, Zona 08, entre os dias 24/05/2012 a 31/05/2012, das 7:30 às 10:00 e das 13:00 às 17:00, munidos de carteira de trabalho e documentos pessoais.

RECURSOS HUMANOS

EMPRESA DE GRANDE PORTE CONTRATA PSICÓLOGO (A) - REQUISITOS: - Graduação em Psicologia e Registro no CRP; - Experiência em Recrutamento, Seleção e Treinamentos; - Conhecimentos em Informática; - Residir em Maringá ou Sarandi; Interessados enviar currículo, com pretensão salarial, para o e-mail: [email protected] até 24/05/2012 (quinta-feira).

Page 14: 25/04/2012

14 classificadosquinta-FEiRa, 24.05.12

Page 15: 25/04/2012

15classificados/publicidade legal quinta-FEiRa, 24.05.12

PUBLICIDADE LEGAL

AVISO DE RESCISÃO ANTECIPADA DE CONTRATO DE LOCAÇÃO

06.01 - VIII – “Além das multas, encargos e penalidades, este instrumento terá rescisão automática em caso da ocorrência de qualquer uma dessas situações: a loja permanecer fechada por 15 dias consecutivos ou mais, o desrespeito ao ramo de atividade descrito neste instrumento, a comprovada venda de produto oriundo de contrabando e/ou descaminho e/ou produto pirateado, a não substituição de fiadores, se e quando solicitado, o não pagamento de 03 alugueres consecutivos ou alternados durante a vigência desse contrato”

07.21 - 07.21 – “Depois de efetivada a devida locação no objeto fora locado, o mesmo não poderá permanecer fechado por mais de 15 (quinze) dias, sob pena de perda do direito;”

JUIZO DE DIREITO DA PRIMEIRA VARA CÍVEL COMARCA DE MARINGA – ESTADO PARANA. EDITAL DE CITAÇÃO DE MAURINO CARIS PESSOA – Com prazo de 20 (vinte) dias. Pelo presente edital expedido nos autos sob n º 2302/2009 de ação de depósito, movida por BV FINANCEIRA S/A contra MAURINO CARIS PESSOA, fica CITADO o devedor Maurino Caris Pessoa, atualmente em lugar ignorado para que no prazo de 05 (cinco) dias, proceda a entrega do veiculo espécie PAS, tipo automóvel da marca VW, modelo PARATI GTI 16V 2.0 MI, ano de fabricação 1998, MODELO 1998, combustível gasolina, de cor verde, Chassi nº 9BWZZZ374WT015489, placa MUI-2001, depositando em Juízo, ou consignando o seu equivalente em dinheiro R$ 12.948,54 (Doze mil novecentos e quarenta e oito reais e cinqüenta e quatro centavos), ou ainda como conteste a presente ação, sob pena de não o fazendo, presumirem-se aceitos,como verdadeiros os fatos alegados pelo autor, tudo no termo e de acordo com o despacho e com a minuta a seguir transcrita: Deferida a liminar de busca e apreensão, o mando restou negativo. Ante a não localização do réu, e por estar previsto no Decreto Lei nº 911/69, houve a conversão da ação em ação de depósito. Com a conversão da ação o pedido passa a ser a determinação de depósito do veiculo em favor da instituição financeira, quando da citação do réu ou em não sendo realizado o referido depósito do bem, deve ser paga a quantia equivalente ao valor do débito. E para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado. DESPACHO: Trata-se de ação de busca e apreensão onde não foi encontrado o bem alienado fiduciariamente de modo que a teor do art. 4º da LAF CONVERTO a presente ação de busca e apreensão em ação de depósito e determino a citação da parte requerida, para que no prazo de 5 dias entregar o bem alienado ou o seu equivalente em dinheiro, ou ainda contestar a ação. A citação deverá ser instruída com cópia da petição inicial da busca e apreensão e do pedido de conversão. Não obstante a conversão fica desde já deferido o desentranhamento do mandado de busca e apreensão no caso de eventual localização do veiculo. Após resposta, ou decurso do tempo sem manifestação do réu, int. o autor para manifestação. Em 13/05/2010. (a) Mario Seto Takeguma – Juiz de Direito. Nada mais. Maringá 04 de julho de 2011. Eu (a)Arlete M.F.Furlan. (bel. Waldemar Furlan) Escrivão, digitei e subscrevi. (a) Mario Seto Takeguma. Juiz de Direito.

SÚMULA DE EMISSÃO DE LICENÇA PRÉVIA A empresa abaixo, torna público que recebeu do IAP, Licença Prévia para o empreendimento a seguir especificado: EMPRESA: Central – Incorporadora e Empreendimentos Imobiliários Ltda CNPJ/MF nº 07.966.980/0001-20 ATIVIDADE: Incorporação e venda de imóveis próprios ENDEREÇO: Rua Aristides Bonifácio, 1675 – Jardim São Pedro MUNICÍPIO: Marialva / PR VALIDADE: 07/05/2013 EMPREENDIMENTO: Loteamento Urbano denominado Jardim América

PREFEITURA DE LUPIONÓPOLIS CNPJ 75.845.511/0001-03

I TERMO ADITIVO DE PRAZO AO EXTRATO DE CONTRATO Contrato nº 60/2011 – convite nº 05/2011 Contratante: Prefeitura Municipal de Lupionópolis Contratado: MATTOS ADVOGADOS ASSOCIADOS Objeto: Prestação de Serviços para identificar, quantificar e recuperar Créditos Tributários. Data da prorrogação: 23/11/2012 Data da assinatura do aditivo: 23 de maio de 2012

Page 16: 25/04/2012

AA

16 imóveisquinta-FEiRa, 24.05.12

apartamento com um dormitório teve maior índice de venda

em seguida, vêm os apartamentos com 3 dormitórios com índice de 7%.

No mês de abril, os apar-tamentos com um dormi-tório obtiveram o maior ín-dice Venda de Usado Sobre Oferta (9,3%), seguido pelas casas de madeira ou mista (6,7%), de acordo com pes-quisa realizada pelo Institu-to Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mer-cado Imobiliário e Condo-

minal (Inpespar), ligado ao Secovi-PR.

Em seguida, vêm os apar-tamentos com 3 dormitórios com índice de 7%. Assim, o índice Venda de Usados Sobre Oferta (VUSO) para os imóveis residenciais teve um pequeno aumento se comparado ao mês de mar-ço. Neste período, o VUSO

Apartamentos menores lideram vendas

foi de 4,7%, e este ano, fe-chou o mesmo período com 5,0%.

Já para os imóveis co-merciais usados o VUSO fi-cou em 6,9%, mais de dois pontos percentuais a mais que em março deste mesmo ano (4,3%). E para os terre-nos, o aumento foi de dois pontos percentuais, de 3,7%

em março de 2012, para 5,8% para abril.

Para se concretizar a venda, desde a angariação do imóvel, no caso dos re-sidenciais usados, a média foi de 92 dias. O imóvel com menor tempo entre angaria-ção e venda foi a Residência de Alvenaria com 2 dormi-tórios, que teve média de 50 dias.

E a maior parte dos pa-gamentos da compra desses imóveis no período de janei-ro a abril de 2012, foi feita à vista (50,8%). O financia-mento corresponde à 49,2% dos pagamentos.

Índice de Locação de

imóveis reduz em relação a 2011

Quando o assunto é alu-guel, o índice de Locação So-bre Oferta (LSO) para os imó-veis residenciais fechou com 16,61%, sendo a média do LSO Residencial dos últimos

(*valor dos direitos) ZONA 05 – 01 SUÍTE + 02 QTOS. CONST. 102m² TER. 150m².COND. PRÓX. AO HOSP. PARANÁ E AO HORTO FLORESTAL, COM BOA VALORIZAÇÃO. ACEITA CARRO NA NEGOCIAÇÃO.

3 q u a r t o s d e m a i s d e -p e n d . 7 8 m ² c o n s t . ; 1 5 0 m ² t e r r . P r o g r a m a M . C . M . V b a i r r o c o m a s f a l t o

t e r r e n o p l a n o e m á r e a n o b r e d a c i d a d e p r o x . H o s p . P a r -a n á m e d i n d o 5 3 6 m ² o u 1 6 x 3 3 . 5 p o d e s e r f i n a n c i a d o , a c e i t a p r o p o s t a á v i s t a .

1 s u í t e , 2 q u a r t o s d e m a i s d e p e n d . A c e i t a f i n a n c i a m e n -t o l i n d a r e s i d ê n c i a , 1 0 0 m ² d e c o n s t . e 2 2 4 m ² d e t e r r . m a r q u e s u a v i s i t a

3 quar tos demais depend. ex-ce len te acabamento 78m² de cons t . e 150m² de te r r. Prox . Hosp. Paraná, OPORTUNIDADE f inanc iave l

1 su í te 3 quar tos demais de-pend. 175m² de cons t . e 360m² de te r r. ace i ta imóve l menor va lo r como par te pagamento p rox . po l i c ia federa l

2 SUÍTES + 1 QTO. CONST. 259m², TER. 432m², PISCINA 31m². PRO-JETO MODERNO EM BAIRRO COM VALORIZAÇÃO CONSTANTE. MARQUE SUA VISITA. FINANCIA

T E R . 3 6 0 m ² e x c e l e n t e t e r r e n o p l a n o p a r t e a l t a d o b a i r r o p o d e s e r c o n s t . C a s a s g e m i n a d a s .A C E I T A P R O P O S T A .

m e i o t e r r . e m r u a c o m -e r c i a l m e d i n d o 8 . 2 5 x 2 5 c o m t o t a l d e 2 0 7 m ² n a s p r o x . d o C a t u a i , a c e i t a p r o p o s t a á v i s t a

m e i o t e r r . e m r u a c o m -e r c i a l m e d i n d o 8 . 2 5 x 2 5 c o m t o t a l d e 2 0 7 m ² n a s p r o x . d o C a t u a i , a c e i t a p r o p o s t a á v i s t a

3 q u a r t o s d e m a i s d e p e n d . 7 0 m ² c o n s t . e 1 5 0 m ² t e r r . P r o g r a m a M . C . M . V b a i r -r o c o m a s f a l t o r e a l i z e o s o n h o d a c a s a p r ó p r i a

CHÁCARA; possui 4.005 m² de terreno 45x89 toda mura-da, com poço artesiano á 500 mtrs da cidade. Aceita apto em Maringá.

próximo ao aeroporto são 3 lotes de 21.000m² OPORTUNIDADE lotes com valor diferenciado fa-cilita pagamento.

s ã o 1 0 a l q u e i r e s p r ó x i m o a o S ã o D o m i n g o s e P o r c o n o Ta x o , e x c e l e n t e i n v e s t i m e n t o , ó t i m a t o p o g r a f i a O P O RT U N I D A D E ,

ViLLAGe miRAnte BiAnChini R$ 60.000,00*

jD. Atami - R$ 120.000,00 jD pássAROs- R$ 68.000.00 jD pássAROs- R$ 68.000.00 jD sAntAnA - sARAnDi R$ 113.000,00

jD CAsteLO - sARAnDi R$ 120.000.00

jD iGuAçu - R$ 260.000.00 DOutOR CAmARGO – pR R$250.000.00 áReA inDustRiAL sitiO – GLeBA pAiçAnDu - R$1.250.000.00

jD tÓquiO - R$ 220.000.00 jD ALziRA - R$ 160.000.00 jD sãO siLVestReR$ 245.000.00 jD. pARAÍsO - R$800.000,00

12 meses de 19,62%. Em abril de 2012, os imó-

veis com maior índice de LSO foram as Residências de Ma-deira ou Mista (28,6%), Casas de Alvenaria com 2 dormi-tórios (24%) e Apartamento com 2 dormitórios (20,2%).

Em relação aos imóveis comerciais, no mesmo perí-odo, foi registrado o índice LSO de 10,71%, um aumen-to de quase um ponto percen-tual se comparado ao mês an-terior, em que foi de 9,76%. A média do LSO Comercial dos últimos 12 meses também cresceu aproximadamente um ponto percentual, fechan-do em 12,23% e de maio de 2010 a abril de 2011 foi de 11,07%.

Uma boa notícia para as imobiliárias é que o índice de inadimplência também dimi-nuiu neste mês. Fechou em 2,4%, redução de três pontos percentuais comparada à úl-tima pesquisa feita.