Download - Apresentação challenges

Transcript
Page 1: Apresentação challenges

ANÁLISE AOS EFEITOS DA FORMAÇÃO A CURTO E A MÉDIO PRAZO SOBRE O SENTIDO DA EFICÁCIA NA UTILIZAÇÃO DAS TIC E SOBRE OS ÍNDICES DE UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS

Ana Paula SantosNeuza Pedro

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Page 2: Apresentação challenges

VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011 | VII International Conference on ICT in Education – Challenges 2011

As tecnologias digitais tornaram-se

parte integrante da nossa sociedade e

o seu domínio é hoje considerado vital

para qualquer cidadão no Século XXI

(GEPE,2008)

Page 3: Apresentação challenges

VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011 | VII International Conference on ICT in Education – Challenges 2011

Propósito

• Problemática do uso das tecnologias por parte dos professores em contexto de ensino e aprendizagem;

• Factores motivadores subjacentes ao uso das tecnologias pelos professores;

• O Modelo utilizado na formação contínua de professores, contribui ou não para o uso efectivo das TIC nas suas práticas profissionais.

Page 4: Apresentação challenges

VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011 | VII International Conference on ICT in Education – Challenges 2011

Modelo f@r

Porquê?Para quê?

Como?

Uso efectivoCompetênciaValor das TIC

SegurançaConfiança

Auto-estima

VISÃO

PRÁTICAATITUDESReflexão

Partilha

Supervisão

formação

reflexão acção

PILARES DA PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O USO DAS TIC: MODELO F@R (COSTA & VISEU, 2007)

TIC, MOODLE E NOVAS ÁREAS CURRICULARES (MOODLE, GOOGLE DOCS E GOOGLE SITES)

Page 5: Apresentação challenges

VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011 | VII International Conference on ICT in Education – Challenges 2011

Problema de investigação

• Que efeitos revela a implementação e envolvimento em acções de formação em TIC no sentido de competência (auto-eficácia) dos professores no domínio em causa e nos índices de utilização efectiva das tecnologias em sala de aula?

Page 6: Apresentação challenges

VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2011 | VII International Conference on ICT in Education – Challenges 2011

Questão

1

• Poderá a implementação de acções de formação em TIC exercer efeitos nos níveis de auto-eficácia docentes na utilização das tecnologias, bem como nos índices de utilização educativa das TIC evidenciados por parte dos mesmos?

Questão

2

• Será que os efeitos associados ao envolvimento em acções de formação no aumento dos níveis de utilização das TIC em contexto de aula, no sentido de eficácia e na utilização das mesmas tendem a permanecer ao longo do tempo, ou seja, a estender-se a médio prazo?

Questão

3

• Se os professores desenvolverem competências e se sentirem confiantes na utilização das tecnologias em contexto profissional, ou seja, se revelarem elevados sentidos de auto-eficácia na utilização das tecnologias tenderão a integrá-las nas várias dimensões do trabalho docente?

Page 7: Apresentação challenges

Participantes…

A amostra abrangeu um total de 50 professores, 25 professores na primeira fase de levantamento de dados e 25 professores na segunda fase. O grupo de participantes foi constituído essencialmente por professores do sexo feminino (38) do total de 50 professores.

Pré-escolar

1º Ciclo2º e 3º ciclo

Sem component

e lectiva

1 6 39 4

Metodologia quantitativa de análise de dados e para complementar o estudo, recorreu-se ainda à análise de conteúdo dos documentos referentes à avaliação da acção e autoavaliação dos participantes da acção.

Procedimentos…

Page 8: Apresentação challenges

Instrumentos…

O Questionário teve o objectivo de caracterizar os participantes e recolher informação relativa ao envolvimento dos professores em actividades de formação profissional, na área das tecnologias. Foi feito e distribuído utilizando as ferramentas do Google Docs.

Escala desenvolvida por Cassidy e Eachus

(2002)

Escala, desenvolvida por Bebell, Russell e O´Dwyer

(2004)

Page 9: Apresentação challenges

Resultados obtidos

• Revelaram-se diferenças estatisticamente significativas entre o valor médio registado no índice de auto-eficácia no 1º e 2º momento e ainda, entre o 1º e o 3ºmomento

Análise quantitativa de dados com recurso ao SPSS

Nível de utilização das tecnologias

Nível de auto-eficácia

Dimensões de utilização

das tecnologias pelos

professoresPreparação de actividades de ensino e aprendizagemUtilização profissional de e-mailDesenvolvimento de actividades instrucionaisAdaptação de recursosUtilização em sala de aula pelos alunosSuporte às produções dos alunosAvaliação

…entre o primeiro e o terceiro momento

As diferenças revelaram-se estatisticamente significativas, entre o valor médio registado nas dimensões…

Page 10: Apresentação challenges

Resultados:Confirmou-se que a promoção de elevadas percepções de auto-

eficácia na actuação com as tecnologias, poderá igualmente fazer-se acompanhar de maiores níveis de integração das TIC nas práticas profissionais docentes.

Atendendo às 7 dimensões de utilização das TIC por parte dos professores verificou-se que é nas actividades de preparação do trabalho a desenvolver com os alunos em sala de aula que as TIC surgem com maior preponderância.

Indo ao encontro de outros estudos já efectuados a formação contínua de professores apresenta-se de importância vital na preparação destes, e contribui, de facto para a criação de uma atitude positiva e favorável relativamente à sua capacidade de actuar de uma forma eficiente no domínio de utilização educativa das TIC.

Page 11: Apresentação challenges

Acções de formação (pelo modelo de trabalho assumido) e o próprio formador (pelo papel que desempenha) aparecem, como peça essencial para assegurar a apropriação efectiva dos saberes, competências e confiança, as quais, se revelam essenciais para a promoção da inovação.

O presente estudo alerta pois, para a necessidade de se estudar, os modos como a formação poderá actuar de forma a contribuir para níveis mais elevados de utilização das TIC nos domínios de uso destas pelos alunos em sala de aula e no suporte às suas produções e aprendizagens.

Necessidade de mais investigação no que respeita ao impacto a curto, médio e longo prazo da formação no sentido de eficácia e nos índices de utilização das tecnologias nas práticas profissionais docentes, de forma a identificar os mecanismos (modelos, orientações e princípios de formação, metodologias de trabalho, recursos e meios de suporte, periodicidade das acções, etc.) que permitam fazer perdurar no tempo os efeitos favoráveis no envolvimento em acções de formação.