Download - AVISOS SÃO FOLHA DOMINICAL Dia Assunto - Atividade …paroquiaz.org/ficheiros/tblMenu40_318.pdf · Honrou-nos o convite, a alegria de participar em tão alegres Bodas de Ouro, e

Transcript
Page 1: AVISOS SÃO FOLHA DOMINICAL Dia Assunto - Atividade …paroquiaz.org/ficheiros/tblMenu40_318.pdf · Honrou-nos o convite, a alegria de participar em tão alegres Bodas de Ouro, e

AVISOS Dia Assunto - Atividade

5 D.º Celebração batismal: 12h. Retoma-se a Eucaristia do meio-dia. Início da Semana Nacional da Educação Cristã. Ofertório para o Fundo de Ajuda aos Sacerdotes. Início do Sínodo dos Bispos (de 5 a 19).

8 4.ª Visita do Pároco aos doentes que o solicitarem.

9 5.ª Ultreia Diocesana.

11 S.º Início da Catequese para todos os grupos. Início da Escola de Acólitos: 13,30h. Dia diocesano da Pastoral Familiar. Dia dos Avós na catequese: 19.30h.

12 D.º Dia dos Avós: 10.30h. Procissão de Velas em Vilar: da Ribeira para a Capela: 21h

Obras da igreja Caríssimos paroquianos: Como é do vosso conhecimento, a nossa igreja matriz estava

com gravíssimos problemas de infiltração de águas pluviais através do telhado. Daí que o Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos teve de decidir, à pressa, a substituição do telhado, confiando, pela experiência adquirida, na compreensão e generosidade dos paroquianos. Por isso aqui estamos a clamar:

Venham todos dar o seu contributo para saldar as contas. Cem mil euros para o telhado da igreja exige o esforço e a

generosidade de todos. No próximo fim de semana vamos distribuir os envelopes

com a mensagem de apelo e a respetiva ficha para cada família preencher em ordem a emitirmos o respetivo recibo para efeitos fiscais.

Cartório Paroquial de Oliveira de Azeméis – R. P. Salgueiro - 82 - Tel.256682773 www.paroquiaz.org / E.mail: [email protected]

SÃO

MIGUEL

DE OLIVEIRA

DE AZEMÉIS

FOLHA DOMINICAL

27.º Domingo Comum Ano A

5 de Outubro 2014

N.º 980

A Vinha do Senhor

A Vinha do Senhor é uma alegoria bíblica referente ao Povo de Deus não só do Antigo Testamento mas também do Novo, da sua Igreja. A vinha para dar frutos exige muitos cuidados da parte de todos os que estão comprometidos com ela. Esses cuidados são necessários para que possa dar frutos. Se os dá, é motivo de alegria e de acção de graças. Se há falhas, fica o vazio e torna-se necessário pedir contas da responsabilidade de todas as falhas. Não será destruída, mas os responsáveis devem ser substituídos.

• Na primeira leitura, a vinha abandonada, sem frutos, é o povo de Israel quando falhou na sua missão. O lamento do Senhor deve ter uma resposta (1.ª Leit.).

• Paulo enumera uma lista de virtudes humanas necessárias ao povo de Deus, para lhe dar garantias de segurança (2.ª Leit.).

• Aí está bem explicitada a vinha do Senhor. Há desvios, maus tratos. Substituam-se os cultivadores para que ela seja salva para o projeto de Deus. (Evang.º).

Canta, Assembleia Entrada: Chegue até Vós, Senhor, a minha súplica; inclinai o Vosso ouvido ao meu clamor, inclinai o vosso ouvido ao meu clamor. Comunhão: Ditosos os que Te louvam sempre; ditosos aqueles de quem és a força, pois se decidem a ser peregrinos, ditosos aqueles de quem és a força. Final: Louvai ao Senhor, louvai! Cantai ao Senhor, cantai! Povos de toda a terra, Louvai, Cantai ao Senhor! (bis)

Page 2: AVISOS SÃO FOLHA DOMINICAL Dia Assunto - Atividade …paroquiaz.org/ficheiros/tblMenu40_318.pdf · Honrou-nos o convite, a alegria de participar em tão alegres Bodas de Ouro, e

Proleite em Festa - No passado dia 26 a Proleite esteve em festa. Foi em Adães, na inauguração das novas instalações que esta grande Empresa de Oliveira de Azeméis celebrou o 50.º aniversário de atividade. Honrou-nos o convite, a alegria de participar em tão alegres Bodas de Ouro, e sentir a alegria das benemerências prestadas por esta empresa que honrou o seu líder desde a fundação, o Comendador M.A. Casimiro de Almeida.

Peregrinação dos Idosos a Fátima – Nos dias 23 e 24 de Setembro, passaram pelo Santuário de Fátima 52 irmãos idosos da nossa paróquia. Alguns deles já participaram num retiro de doentes. Esta atividade do Movimento da Mensagem de Fátima é um desdobramento do sector dos doentes.

Programa: 1.º dia 3.ªfeira: Acolhimento, Almoço, Filme, Reflexão no salão de N.ª Senhora das Dores, Sacramento da Reconciliação, Eucaristia na Capela dos Santos Anjos, Jantar, Rosário e Procissão de Velas. 2.º dia 4.ª feira - Oração da manhã com Exposição do Santíssimo, Pequeno almoço, Visita à Igreja da Santíssima Trindade, Rosário na Capelinha, Eucaristia na Capelinha, Almoço e despedida. Todos estes irmãos são Mensageiros de Nossa Senhora, procuram ser fiéis nos tempos de oração, aos compromissos apostólicos e oferecem a sua oração e sacrifício pelo Movimento da Mensagem de Fátima. Olinda Bodas

Encontro Vicarial dos Catequistas - O dia 20 de Setembro foi para os catequistas da Vigararia de O. de Azeméis / S. João da Madeira, um privilegiado encontro com o Senhor. Foi na freguesia de Ul, sob a orientação do Padre Ricardo, assessor da Catequese e o Sr. Bispo, João Lavrador, ainda com a presença de alguns párocos; como Padre Albino e Padre Manuel, que um número muito próximo das duas centenas de catequistas, se reuniram e puderam viver momentos de grande intimidade com Deus. Desde a partilha de uma dança no adro da igreja, onde o Padre Ricardo, com a sua jovem postura, nos orientou com uma simpática coreografia, aos momentos de interioridade que tão sublime melodia musical o grupo coral de Ul nos proporcionou. Uma caminhada contemplativa pelo parque Molinológico, foi magnífica, para escutarmos 5 momentos das memoráveis palavras do Papa Francisco no seu discurso aos catequistas. O dia não acabou por aqui: seguiu-se um almoço partilhado e dentro de cada um, trouxemos o significado de uma missão que queremos testemunhar. Aos catequistas que não puderam estar presentes, fica este nosso testemunho: “Permaneçamos com Cristo – permanecer em Cristo –, procuremos cada vez mais ser um só com Ele; sigamo-Lo, imitemo-lo no seu movimento de amor, no seu sair ao encontro do homem; e saiamos, abramos as portas, tenhamos a audácia de traçar estradas novas para o anúncio do Evangelho.”- Discurso do Papa Francisco aos catequistas vindos a Roma em Peregrinação por ocasião do Ano da Fé e do Congresso Internacional de Catequese! Que assim seja . P’Catequese Emília Morais

LEITURA I Is 5, 1-7 Leitura do Livro de Isaías Vou cantar, em nome do meu amigo, um cântico de amor à sua vinha. 0 meu amigo possuía uma vinha numa fértil colina. Lavrou-a e limpou-a das pedras, plantou-a de cepas escolhidas. No meio dela ergueu uma torre e escavou um lagar. Esperava que viesse a dar uvas, mas ela só produziu agraços. E agora, habitantes de Jerusalém, e vós, homens de Judá, sede juízes entre mim e a minha vinha: Que mais podia fazer à minha vinha que não tivesse feito? E quando eu esperava que viesse a dar uvas, apenas produziu agraços. Agora vos direi o que vou fazer à minha vinha: vou tirar-lhe a vedação e será devastada; vou demolir-lhe o muro e será espezinhada. Farei dela um terreno deserto: não voltará a ser podada nem cavada, e nela crescerão silvas e espinheiros; e hei-de mandar às nuvens que sobre ela não deixem cair chuva. A vinha do Senhor do Universo é a casa de Israel e os homens de Judá são a plantação escolhida. Ele esperava retidão e só há sangue derramado; esperava justiça e só há gritos de horror. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 79 (80), 9.12.13-14.15-16.19-20 (R. Is 5, 7a) Refrão: A vinha do Senhor é a casa de Israel.

Arrancastes uma videira do Egipto, expulsastes as nações para a transplantar. Estendia até ao mar as suas vergônteas e até ao rio os seus rebentos.

Porque Lhe destruístes a vedação, de modo que a vindime quem quer que passe pelo caminho? Devastou-a o javali da selva e serviu de pasto aos animais do campo.

Deus dos Exércitos, vinde de novo, olhai dos céus e vede, visitai esta vinha. Protegei a cepa que a vossa mão direita plantou, o rebento que fortalecestes para Vós.

Não mais nos apartaremos de Vós: fazei-nos viver e invocaremos o vosso nome. Senhor Deus dos Exércitos, fazei-nos voltar, iluminai o vosso rosto e seremos salvos.

LEITURA II Filip 4, 6-9 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Filipenses Irmãos: Não vos inquieteis com coisa alguma. Mas, em todas as circunstâncias, apresentai os vossos pedidos diante de Deus, com orações, súplicas e acções de graças. E a paz de Deus, que está acima de toda a inteligência, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao resto, irmãos, tudo o que é verdadeiro e nobre, tudo o que é justo e puro, tudo o que é amável e de boa reputação, tudo o que é virtude e digno de louvor é o que deveis ter no pensamento. O que aprendestes, recebestes e vistes em mim é o que deveis praticar. E o Deus da paz estará convosco. Palavra do Senhor.

EVANGELHO Mt 21, 33-43 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: «Ouvi outra parábola: Havia um proprietário que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar e levantou uma torre; depois, arrendou-a a uns vinhateiros e partiu para longe. Quando chegou a época das colheitas, mandou os seus servos aos vinhateiros para receber os frutos. Os vinhateiros, porém, lançando mão dos servos, espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram-no. Tornou ele a mandar outros servos, em maior número que os primeiros. E eles trataram-nos do mesmo modo. Por fim, mandou-lhes o seu próprio filho, dizendo: 'Respeitarão o meu filho'. Mas os vinhateiros, ao verem o filho, disseram entre si: 'Este é o herdeiro; matemo-lo e ficaremos com a sua herança'. E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e mataram-no. Quando vier o dono da vinha, que fará àqueles vinhateiros?» Eles responderam: «Mandará matar sem piedade esses malvados, e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entreguem os frutos a seu tempo». Disse-lhes Jesus: «Nunca lestes na Escritura: 'A pedra que os construtores rejeitaram tomou-se a pedra angular; tudo isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos'? Por isso vos digo: Ser-vos-á tirado o reino de Deus e dado a um povo que produza os seus frutos. Quem cair sobre esta pedra ficará despedaçado e aquele sobre quem ela cair será esmagado». Palavra da salvação.