AVISOS SÃO FOLHA DOMINICAL Dia Assunto - Atividade …paroquiaz.org/ficheiros/tblMenu40_318.pdf ·...

2
AVISOS Dia Assunto - Atividade 5 D.º Celebração batismal: 12h. Retoma-se a Eucaristia do meio-dia. Início da Semana Nacional da Educação Cristã. Ofertório para o Fundo de Ajuda aos Sacerdotes. Início do Sínodo dos Bispos (de 5 a 19). 8 4.ª Visita do Pároco aos doentes que o solicitarem. 9 5.ª Ultreia Diocesana. 11 S.º Início da Catequese para todos os grupos. Início da Escola de Acólitos: 13,30h. Dia diocesano da Pastoral Familiar. Dia dos Avós na catequese: 19.30h. 12 D.º Dia dos Avós: 10.30h. Procissão de Velas em Vilar: da Ribeira para a Capela: 21h Obras da igreja Caríssimos paroquianos: Como é do vosso conhecimento, a nossa igreja matriz estava com gravíssimos problemas de infiltração de águas pluviais através do telhado. Daí que o Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos teve de decidir, à pressa, a substituição do telhado, confiando, pela experiência adquirida, na compreensão e generosidade dos paroquianos. Por isso aqui estamos a clamar: Venham todos dar o seu contributo para saldar as contas. Cem mil euros para o telhado da igreja exige o esforço e a generosidade de todos. No próximo fim de semana vamos distribuir os envelopes com a mensagem de apelo e a respetiva ficha para cada família preencher em ordem a emitirmos o respetivo recibo para efeitos fiscais. Cartório Paroquial de Oliveira de Azeméis – R. P. Salgueiro - 82 - Tel.256682773 www.paroquiaz.org / E.mail: [email protected] SÃO MIGUEL DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS FOLHA DOMINICAL 27.º Domingo Comum Ano A 5 de Outubro 2014 N.º 980 A Vinha do Senhor A Vinha do Senhor é uma alegoria bíblica referente ao Povo de Deus não só do Antigo Testamento mas também do Novo, da sua Igreja. A vinha para dar frutos exige muitos cuidados da parte de todos os que estão comprometidos com ela. Esses cuidados são necessários para que possa dar frutos. Se os dá, é motivo de alegria e de acção de graças. Se há falhas, fica o vazio e torna-se necessário pedir contas da responsabilidade de todas as falhas. Não será destruída, mas os responsáveis devem ser substituídos. Na primeira leitura, a vinha abandonada, sem frutos, é o povo de Israel quando falhou na sua missão. O lamento do Senhor deve ter uma resposta (1.ª Leit.). Paulo enumera uma lista de virtudes humanas necessárias ao povo de Deus, para lhe dar garantias de segurança (2.ª Leit.). Aí está bem explicitada a vinha do Senhor. Há desvios, maus tratos. Substituam-se os cultivadores para que ela seja salva para o projeto de Deus. (Evang.º). Canta, Assembleia Entrada: Chegue até Vós, Senhor, a minha súplica; inclinai o Vosso ouvido ao meu clamor, inclinai o vosso ouvido ao meu clamor. Comunhão: Ditosos os que Te louvam sempre; ditosos aqueles de quem és a força, pois se decidem a ser peregrinos, ditosos aqueles de quem és a força. Final: Louvai ao Senhor, louvai! Cantai ao Senhor, cantai! Povos de toda a terra, Louvai, Cantai ao Senhor! (bis)

Transcript of AVISOS SÃO FOLHA DOMINICAL Dia Assunto - Atividade …paroquiaz.org/ficheiros/tblMenu40_318.pdf ·...

Page 1: AVISOS SÃO FOLHA DOMINICAL Dia Assunto - Atividade …paroquiaz.org/ficheiros/tblMenu40_318.pdf · Honrou-nos o convite, a alegria de participar em tão alegres Bodas de Ouro, e

AVISOS Dia Assunto - Atividade

5 D.º Celebração batismal: 12h. Retoma-se a Eucaristia do meio-dia. Início da Semana Nacional da Educação Cristã. Ofertório para o Fundo de Ajuda aos Sacerdotes. Início do Sínodo dos Bispos (de 5 a 19).

8 4.ª Visita do Pároco aos doentes que o solicitarem.

9 5.ª Ultreia Diocesana.

11 S.º Início da Catequese para todos os grupos. Início da Escola de Acólitos: 13,30h. Dia diocesano da Pastoral Familiar. Dia dos Avós na catequese: 19.30h.

12 D.º Dia dos Avós: 10.30h. Procissão de Velas em Vilar: da Ribeira para a Capela: 21h

Obras da igreja Caríssimos paroquianos: Como é do vosso conhecimento, a nossa igreja matriz estava

com gravíssimos problemas de infiltração de águas pluviais através do telhado. Daí que o Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos teve de decidir, à pressa, a substituição do telhado, confiando, pela experiência adquirida, na compreensão e generosidade dos paroquianos. Por isso aqui estamos a clamar:

Venham todos dar o seu contributo para saldar as contas. Cem mil euros para o telhado da igreja exige o esforço e a

generosidade de todos. No próximo fim de semana vamos distribuir os envelopes

com a mensagem de apelo e a respetiva ficha para cada família preencher em ordem a emitirmos o respetivo recibo para efeitos fiscais.

Cartório Paroquial de Oliveira de Azeméis – R. P. Salgueiro - 82 - Tel.256682773 www.paroquiaz.org / E.mail: [email protected]

SÃO

MIGUEL

DE OLIVEIRA

DE AZEMÉIS

FOLHA DOMINICAL

27.º Domingo Comum Ano A

5 de Outubro 2014

N.º 980

A Vinha do Senhor

A Vinha do Senhor é uma alegoria bíblica referente ao Povo de Deus não só do Antigo Testamento mas também do Novo, da sua Igreja. A vinha para dar frutos exige muitos cuidados da parte de todos os que estão comprometidos com ela. Esses cuidados são necessários para que possa dar frutos. Se os dá, é motivo de alegria e de acção de graças. Se há falhas, fica o vazio e torna-se necessário pedir contas da responsabilidade de todas as falhas. Não será destruída, mas os responsáveis devem ser substituídos.

• Na primeira leitura, a vinha abandonada, sem frutos, é o povo de Israel quando falhou na sua missão. O lamento do Senhor deve ter uma resposta (1.ª Leit.).

• Paulo enumera uma lista de virtudes humanas necessárias ao povo de Deus, para lhe dar garantias de segurança (2.ª Leit.).

• Aí está bem explicitada a vinha do Senhor. Há desvios, maus tratos. Substituam-se os cultivadores para que ela seja salva para o projeto de Deus. (Evang.º).

Canta, Assembleia Entrada: Chegue até Vós, Senhor, a minha súplica; inclinai o Vosso ouvido ao meu clamor, inclinai o vosso ouvido ao meu clamor. Comunhão: Ditosos os que Te louvam sempre; ditosos aqueles de quem és a força, pois se decidem a ser peregrinos, ditosos aqueles de quem és a força. Final: Louvai ao Senhor, louvai! Cantai ao Senhor, cantai! Povos de toda a terra, Louvai, Cantai ao Senhor! (bis)

Page 2: AVISOS SÃO FOLHA DOMINICAL Dia Assunto - Atividade …paroquiaz.org/ficheiros/tblMenu40_318.pdf · Honrou-nos o convite, a alegria de participar em tão alegres Bodas de Ouro, e

Proleite em Festa - No passado dia 26 a Proleite esteve em festa. Foi em Adães, na inauguração das novas instalações que esta grande Empresa de Oliveira de Azeméis celebrou o 50.º aniversário de atividade. Honrou-nos o convite, a alegria de participar em tão alegres Bodas de Ouro, e sentir a alegria das benemerências prestadas por esta empresa que honrou o seu líder desde a fundação, o Comendador M.A. Casimiro de Almeida.

Peregrinação dos Idosos a Fátima – Nos dias 23 e 24 de Setembro, passaram pelo Santuário de Fátima 52 irmãos idosos da nossa paróquia. Alguns deles já participaram num retiro de doentes. Esta atividade do Movimento da Mensagem de Fátima é um desdobramento do sector dos doentes.

Programa: 1.º dia 3.ªfeira: Acolhimento, Almoço, Filme, Reflexão no salão de N.ª Senhora das Dores, Sacramento da Reconciliação, Eucaristia na Capela dos Santos Anjos, Jantar, Rosário e Procissão de Velas. 2.º dia 4.ª feira - Oração da manhã com Exposição do Santíssimo, Pequeno almoço, Visita à Igreja da Santíssima Trindade, Rosário na Capelinha, Eucaristia na Capelinha, Almoço e despedida. Todos estes irmãos são Mensageiros de Nossa Senhora, procuram ser fiéis nos tempos de oração, aos compromissos apostólicos e oferecem a sua oração e sacrifício pelo Movimento da Mensagem de Fátima. Olinda Bodas

Encontro Vicarial dos Catequistas - O dia 20 de Setembro foi para os catequistas da Vigararia de O. de Azeméis / S. João da Madeira, um privilegiado encontro com o Senhor. Foi na freguesia de Ul, sob a orientação do Padre Ricardo, assessor da Catequese e o Sr. Bispo, João Lavrador, ainda com a presença de alguns párocos; como Padre Albino e Padre Manuel, que um número muito próximo das duas centenas de catequistas, se reuniram e puderam viver momentos de grande intimidade com Deus. Desde a partilha de uma dança no adro da igreja, onde o Padre Ricardo, com a sua jovem postura, nos orientou com uma simpática coreografia, aos momentos de interioridade que tão sublime melodia musical o grupo coral de Ul nos proporcionou. Uma caminhada contemplativa pelo parque Molinológico, foi magnífica, para escutarmos 5 momentos das memoráveis palavras do Papa Francisco no seu discurso aos catequistas. O dia não acabou por aqui: seguiu-se um almoço partilhado e dentro de cada um, trouxemos o significado de uma missão que queremos testemunhar. Aos catequistas que não puderam estar presentes, fica este nosso testemunho: “Permaneçamos com Cristo – permanecer em Cristo –, procuremos cada vez mais ser um só com Ele; sigamo-Lo, imitemo-lo no seu movimento de amor, no seu sair ao encontro do homem; e saiamos, abramos as portas, tenhamos a audácia de traçar estradas novas para o anúncio do Evangelho.”- Discurso do Papa Francisco aos catequistas vindos a Roma em Peregrinação por ocasião do Ano da Fé e do Congresso Internacional de Catequese! Que assim seja . P’Catequese Emília Morais

LEITURA I Is 5, 1-7 Leitura do Livro de Isaías Vou cantar, em nome do meu amigo, um cântico de amor à sua vinha. 0 meu amigo possuía uma vinha numa fértil colina. Lavrou-a e limpou-a das pedras, plantou-a de cepas escolhidas. No meio dela ergueu uma torre e escavou um lagar. Esperava que viesse a dar uvas, mas ela só produziu agraços. E agora, habitantes de Jerusalém, e vós, homens de Judá, sede juízes entre mim e a minha vinha: Que mais podia fazer à minha vinha que não tivesse feito? E quando eu esperava que viesse a dar uvas, apenas produziu agraços. Agora vos direi o que vou fazer à minha vinha: vou tirar-lhe a vedação e será devastada; vou demolir-lhe o muro e será espezinhada. Farei dela um terreno deserto: não voltará a ser podada nem cavada, e nela crescerão silvas e espinheiros; e hei-de mandar às nuvens que sobre ela não deixem cair chuva. A vinha do Senhor do Universo é a casa de Israel e os homens de Judá são a plantação escolhida. Ele esperava retidão e só há sangue derramado; esperava justiça e só há gritos de horror. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 79 (80), 9.12.13-14.15-16.19-20 (R. Is 5, 7a) Refrão: A vinha do Senhor é a casa de Israel.

Arrancastes uma videira do Egipto, expulsastes as nações para a transplantar. Estendia até ao mar as suas vergônteas e até ao rio os seus rebentos.

Porque Lhe destruístes a vedação, de modo que a vindime quem quer que passe pelo caminho? Devastou-a o javali da selva e serviu de pasto aos animais do campo.

Deus dos Exércitos, vinde de novo, olhai dos céus e vede, visitai esta vinha. Protegei a cepa que a vossa mão direita plantou, o rebento que fortalecestes para Vós.

Não mais nos apartaremos de Vós: fazei-nos viver e invocaremos o vosso nome. Senhor Deus dos Exércitos, fazei-nos voltar, iluminai o vosso rosto e seremos salvos.

LEITURA II Filip 4, 6-9 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Filipenses Irmãos: Não vos inquieteis com coisa alguma. Mas, em todas as circunstâncias, apresentai os vossos pedidos diante de Deus, com orações, súplicas e acções de graças. E a paz de Deus, que está acima de toda a inteligência, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao resto, irmãos, tudo o que é verdadeiro e nobre, tudo o que é justo e puro, tudo o que é amável e de boa reputação, tudo o que é virtude e digno de louvor é o que deveis ter no pensamento. O que aprendestes, recebestes e vistes em mim é o que deveis praticar. E o Deus da paz estará convosco. Palavra do Senhor.

EVANGELHO Mt 21, 33-43 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: «Ouvi outra parábola: Havia um proprietário que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar e levantou uma torre; depois, arrendou-a a uns vinhateiros e partiu para longe. Quando chegou a época das colheitas, mandou os seus servos aos vinhateiros para receber os frutos. Os vinhateiros, porém, lançando mão dos servos, espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram-no. Tornou ele a mandar outros servos, em maior número que os primeiros. E eles trataram-nos do mesmo modo. Por fim, mandou-lhes o seu próprio filho, dizendo: 'Respeitarão o meu filho'. Mas os vinhateiros, ao verem o filho, disseram entre si: 'Este é o herdeiro; matemo-lo e ficaremos com a sua herança'. E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e mataram-no. Quando vier o dono da vinha, que fará àqueles vinhateiros?» Eles responderam: «Mandará matar sem piedade esses malvados, e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entreguem os frutos a seu tempo». Disse-lhes Jesus: «Nunca lestes na Escritura: 'A pedra que os construtores rejeitaram tomou-se a pedra angular; tudo isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos'? Por isso vos digo: Ser-vos-á tirado o reino de Deus e dado a um povo que produza os seus frutos. Quem cair sobre esta pedra ficará despedaçado e aquele sobre quem ela cair será esmagado». Palavra da salvação.