Download - Café Grão Espresso

Transcript
Page 1: Café Grão  Espresso

Café Grão Espresso

Grupo 08H

Marina ÉvoraGustavo MacedoMariana RosaGabriela Batista

Page 2: Café Grão  Espresso

Metodologia Estudo de caso em uma empresa que atua no setor

de produtos alimentícios; Nesse trabalho foram utilizados como principais

instrumentos de análise para obtenção de dados e pesquisa, a entrevista com os donos e funcionários da empresa, os dados expostos no site da empresa e informações obtidas de livros e artigos acerca do assunto.

Page 3: Café Grão  Espresso

O que é logística empresarial

Logística empresarial é um conceito relativamente novo, apesar de que todas as empresas sempre desenvolveram atividade de suprimento, transporte, estocagem, e distribuição de produtos.

A novidade se encontra no fato de que as empresas passaram a desenvolver atividades de forma intregada e coordenada.

Page 4: Café Grão  Espresso

O que é logística empresarial

Logística é entendida como a junção da administração de materiais com a distribuição física, assim reduzindo os custos. Planejar, implementar e controlar o fluxo e armazenamento eficiente e eficaz em termos de custos, dos bens, serviços e informações relacionadas, desde a origem até o consumidor, com objetivo de obedecer às exigências dos consumidores.

Page 5: Café Grão  Espresso

Mercado de café no Brasil

O mercado de café no País, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), registrou um crescimento de 5,81% entre maio de 2006 e abril de 2007, enquanto o consumo mundial cresceu apenas 1,5% ao ano, em média, segundo dados da Organização Mundial do Café (OMC).

O mercado brasileiro representa 14% da demanda mundial de café e 39% do consumo de toda a Europa, incluindo os 30 países do leste europeu.

O brasileiro está entre os povos que mais consomem café no mundo: 5,52kg de café em grão cru ou 4,41kg de café torrado, quase 73 litros por cidadão ao ano.

Os números estimulam o crescimento das franquias de café e atestam a viabilidade do negócio, apontando as lojas de café expresso como o empreendimento do futuro. O mercado de café expresso tem crescido apostando no requinte e na sofisticação.

Com foco nos cafés especiais, inclusive os orgânicos.

Page 6: Café Grão  Espresso

Café grão expresso Ao contrário do que alguns pensam

um espresso (ou café expresso) não leva esse nome porque é preparado ou consumido de forma rápida, com pressa

A expansão do Grão Espresso ocorreu em 1992, desde a inauguração da primeira loja, a Grão Espresso tem se empenhado em construir uma sólida estrutura de atendimento a franqueados, para que os franquiados possam levar ao consumidor final irresistíveis sabores, em um excelente ambiente, com o melhor serviço

Page 7: Café Grão  Espresso

O sistema de franquias da Grão Espresso é chancelado pela ABF com o Selo de Excelência de Franchising 2010.

O sistema de franquia define um suporte inicial de gestão de estoque que, o franqueado deve manter e saber identificar as características do público de sua região, para poder administrar o estoque com maior eficácia.

Apesar do suporte inicial prestado pelo franqueador, o franqueado deve se envolver nas operações e identificar as características da região de atuação e as necessidade do seu público-alvo. O planejamento, coordenação, direção e controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu consumo final.

Café grão expresso

Page 8: Café Grão  Espresso

Estoque

O estoque é necessário para que o processo de produção-venda da empresa opere com um número mínimo de preocupações e desníveis. Os estoques podem ser de: matéria-prima, produtos em fabricação e produtos acabados. O setor de controle de estoque acompanha e controla o nível de estoque e o investimento financeiro envolvido.

Page 9: Café Grão  Espresso

Estoque na empresa

O empresa possui um conjunto de fornecedores pre estabelecidos que fornecem os produtos com o melhor preço possível. Seu estoque é formado por produtos definidos pela marca e também por produtos previamente analisados. A empresa possui um estoque de segurança para garantir o andamento do processo produtivo caso ocorram aumento na demanda do item por parte do processo ou atraso no abastecimento futuro.

 

Page 10: Café Grão  Espresso

A estrutura de uma loja de café expresso

É importante considerar o perfil do cliente, a linha de produtos que será colocada à venda e os equipamentos a serem adquiridos.

Basta um balcão para atendimento dos pedidos e um salão para a colocação das mesas.

Os processos de uma loja de café expresso são divididos em: Serviço de recepção e atendimento ao cliente – é o processo no qual se

dá o primeiro contato com o cliente, o entendimento da sua necessidade e a entrega do produto desejado;

Serviço de preparação dos alimentos – é o momento de preparação dos alimentos que são elaborados na loja. Geralmente são de responsabilidade do cozinheiro, que atende em ambiente separado da loja,

Serviço administrativo – trata-se da gerência e controle das atividades produtivas da loja de café expresso. Geralmente é exercido pelo proprietário;

Page 11: Café Grão  Espresso

Cadeia de suprimentos A cadeia de suprimento é o

grupo de fornecedores que suprem as necessidades de uma empresa na criação e desenvolvimento dos seus produtos, no caso da franquia , os produtos básicos são enviados da Matriz e os demais são comprados em hipermercados locais.

Page 12: Café Grão  Espresso

Classificação ABC Classicamente uma

análise ABC consiste da separação dos itens de estoque em três grupos de acordo com o valor de demanda anual, em se tratando de produtos acabados, ou valor de consumo anual quando se tratarem de produtos em processo ou matérias-primas e insumos.

Page 13: Café Grão  Espresso

Classificação ABC

Page 14: Café Grão  Espresso

Conclusão

A utilização da logística na gestão dos estoques é indispensável para empresas que querem se manter no mercado competindo de igual para igual com seus concorrentes, pois a cada dia que passa, eles estão percebendo que existe uma necessidade de maior agilidade no atendimento aos clientes, de controles adequados para evitar gastos desnecessários ou desperdício e principalmente para obter informações em momentos oportunos.

Dessa forma a logística age integrando os setores de forma que com a comunicação e inter-relação as atividades organizacionais passem a ser mais eficientes e eficazes.