Download - Definição de Trunk Port

Transcript
Page 1: Definição de Trunk Port

Definição de Trunk Port (Porta tronco) em VLANs.Da mesma forma que as VLANs, existem várias definições técnicas para trunk port (portas tronco), porém o objetivo deste post é fazer o leitor entender como ela funciona e pra quê ela serve, e em outros posts mostrarei como configura-las em alguns tipos de Switch.

Como vimos no post : Conceitos de VLAN, nos podemos pegar um Switch e dividi-lo logicamente porém, quando temos apenas um Switch é fácil  porém a não ser em uma aplicação muito específica você nunca usará VLANs se você possui apenas um Switch.

Bom então já que temos mais de um Switch e dentro deles varias VLANs, como faremos para interliga-los.

A principio temos 2 formas: Usando Trunk Port e não usando Trunk port.

Se não usarmos porta troco, necessitaremos de um meio físico de interligação para cada VLAN de cada Switch, ex:

Porém suponhamos que estes seiches estejam interligados por uma fibra óptica pois estão a 600 metros de distancia um do outro. Passar uma nova fibra óptica até seria meio complicado, sem contar o custo, ai que entra a segunda maneira de interliga-los, usando as Portas Tronco, nada mais são do que portas no Switch que nao pertencem a nenhuma VLAN especifica  e sim a várias, e ela que vai transmitir os dados entre um equipamento e outro.

Cada pacote que sair de um Switch será setado pelo próprio equipamento com um VID, que nada mais é do que o numero da VLAN que aquele pacote pertence, e que será direcionado a respectiva VLAN do Switch de destino, e vice-versa.

As portas tronco também sao utilizadas nos firewalls e roteadores, para poder fazer o roteamento dos pacotes entre as VLANs.

Vários sistemas operacionais e placas de rede suportam trabalhar com portas tronco para atender as solicitações vindas de diversas VLANs.

 Em outros posts mostrarei como configura-las em alguns tipos de Switch.

Page 2: Definição de Trunk Port