Download - DIREITOS HUMANOS

Transcript
Page 1: DIREITOS HUMANOS

DIREITOS HUMANOSOs Idosos

Aline Silva OliveiraAmanda Celina de Matos

Barbara Goulart RuasPatrícia Ferreira Alves

Rafaela Abreu AlvesWilson Reynaud Jr.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO (TIG)Período de jornalismo: 2

Prof. responsável: Adélia Barroso

Page 2: DIREITOS HUMANOS

Os Direitos dos Idosos

Elaborada como foco principal a questão de como a realidade doBrasil destoa e difere do estatuto que garante ao idoso o exercíciode seus direitos humanos, determinamos cinco fatores que serãoabordados ao longo de nossa apresentação, aonde iremosinicialmente apresentar o que o Estatuto do Idoso assegura analisaras reais vivências destas cláusulas e a partir de então elaborarformas de alcançar estas leis, mostrar as reais condições em queestas leis se encontram e como são vividas em nossa atualidade.Falar de direitos humanos envolve vários aspectos e váriosproblemas, um fator importante a ser estudado é a questão socialdos idosos.Com a necessidade de tentar entender a realidade dos idosos, seusdireitos e seu estatuto, analisaremos os itens que diz respeito àspolíticas públicas, socialização, núcleo familiar, e saúde do idoso.

Page 3: DIREITOS HUMANOS

Objetivo principal

Entender como as políticas públicas permitem que o descaso com a terceira idade seja presente em nossa sociedade .Analisar sobre os direitos humanos dos idosos, contextualizando como a sociedade contemporânea propõe sua inclusão social e garante a execução de seus direitos com base nas leis do estatuto do idoso.Abordar as necessidades do Idoso e quais as dificuldades para se ter uma vida digna que contemple bem-estar e exercício da cidadania.

Page 4: DIREITOS HUMANOS

Objetivos secundários

Entender como a Sociedade acolhe a terceira Idade .

Abordar as necessidades do Idoso e quais as dificuldades para se ter uma vida digna que contemple bem-estar e respeito do próximo.

Refletir sobre como se porta a terceira idade , quais são seus novos costumes, seus desejos, seus anseios e necessidades frente às limitações adquiridas com o avanço da idade. Como ficam a perspectiva de vida bem como sua participação social.

E por fim, gerar a reflexão do quão ambíguo é o descaso com o Idoso numa sociedade onde a terceira idade já ocupa um dos lugares de maior destaque no país

Page 5: DIREITOS HUMANOS

O Estatuto

Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foiaprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente darepública no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãoscom idade acima de 60 anos.

Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, lei de 1994que dava garantias à terceira idade, o estatuto institui penasseveras para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos daterceira idade.

Page 6: DIREITOS HUMANOS

O que ‘garante’ o Estatuto

• Saúde• Transporte Coletivo• Proteção contra a Violência e Abandono• Entidades de atendimento ao idoso• Lazer, Cultura e Esporte• Trabalho• Habitação

Page 7: DIREITOS HUMANOS

O Envelhecimento

Todos sabemos que, com o processo deenvelhecimento ocorrem mudanças fisiológicas,psicológicas e sociais que influenciam ocomportamento do idoso.

Há um declínio gradual das aptidões físicas, surgemalguns distúrbios orgânicos, o corpo sofremodificações, tais como: aparecimento de rugas,embranquecimento dos cabelos, diminuição dascapacidades auditiva e visual e lentidão no andar.

Page 8: DIREITOS HUMANOS

Valorização do Novo

“A discriminação aos velhos é o resultado dosvalores típicos de uma sociedade de consumo e demercantilização das relações sociais. O exageradoenaltecimento do jovem, do novo e do descartávelalém do descrédito sobre o saber adquirido com aexperiência da vida são as inevitáveisconseqüências desses valores”

(Marco Maciel – Ex Vice- Presidente da República)

Page 9: DIREITOS HUMANOS

Aumento demográfico

Segundo o último levantamento doInstituto Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE), hoje são mais de14,5 milhões de brasileiros commais de 60 anos. Daqui a 25 anos,esse número deve dobrar.

Serão cerca de 30 milhões de idososvivendo no Brasil, quase apopulação atual do Estado de SãoPaulo. O envelhecimento dapopulação brasileira em ritmoacelerado traz à tona a necessidadede revermos nossas políticas evalores em relação à terceira idade.

Page 10: DIREITOS HUMANOS

O Abandono

• De acordo com uma pesquisa do Departamento de Sociologia da UFP, comprovou-se que centenas de idosos são abandonados em asilos a cada ano.

• O estudo aponta que a trajetória até o asilo tem uma única causa: a rejeição. Essa rejeição tem várias motivações: a falta de tempo, as condições da vida moderna. Na verdade, existe uma série de coisas que podem servir como tentativa de justificativa. Mas o que acontece é um individualismo exacerbado, prejudicando quem não representa mais o paradigma de indivíduo proposto pela sociedade.

Page 11: DIREITOS HUMANOS

Fotos & fatos

O Abandono dói !

Asilo D. Terezinha no Barreiro. Oficinas criadas para entreter os Idosos moradores.

Page 12: DIREITOS HUMANOS

Fotos & fatos

Exercício Físico nesta idade éde fundamental importânciapara a qualidade de vida doIdoso.

O apoio e carinho familiar são imprescindíveispara uma velhice saudável e feliz.

Page 13: DIREITOS HUMANOS

Resultados

Monografia

Revista Eletrônica

Participação no Circuito Acadêmico

Page 14: DIREITOS HUMANOS

Referências

Sites

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estatuto_do_idoso

http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/idoso/estat_legal.html

http://www.serasaexperian.com.br/guiaidoso/18.htm

http://www.scielo.br/pdf/ape/v18n4/a11v18n4.pdf

http://cdi.mecon.gov.ar/biblio/docelec/MU2312.pdf

http://www.sempreativo.com/situacao-do-idoso-no-brasil/

Page 15: DIREITOS HUMANOS

OBRIGADO!GRUPO

Aline Silva OliveiraAmanda Celina de Matos

Barbara Goulart RuasPatrícia Ferreira Alves

Rafaela Abreu AlvesWilson Reynald Jr

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO (TIG)Período de jornalismo: 2

Prof. responsável: Adélia Barroso