Download - e a construção do Complexo de Templos exclusivos para os ... · DeMolay, Filhas de Jó e Estrela do Oriente. O Templo exclusivo para a realização das Investiduras ao Grau 33º,

Transcript

Esta edição especial do informativo ASTRÉA NEWS tem, como objetivo principal, comunicar, ao Povo Maçônico, mais algumas realizações da profícua administração do Supremo Conselho, sob a direção do Soberano Grande Comendador, Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°,

em cumprimento ao Projeto de revitalização de sua sede.

Gradualmente, ao longo de sua administração, vem sendo entregue etapas de obras de reforma e construção de suas dependências, seguindo o calendário, anteriormente, previsto. Nesta etapa, foi inaugurado o pórtico de entrada, o novo muro no entorno da sede, a estátua do “Aprendiz” e as novas instalações da Biblioteca Maçônica “De Campos Ribeiro”, que, ora, reinicia suas atividades, reabrindo ao público maçônico.

Tais realizações vem transformando o Complexo Administrativo do Supremo Conselho em um dos mais belos e modernos do mundo, o que nos enche de orgulho de pertencer a esta egrégia instituição.

Em ato contínuo, nova etapa já se encontra em andamento, com a demolição dos templos antigos e a construção do Complexo de Templos exclusivos para os Graus Inefáveis, Capitulares, Filosóficos e Administrativos, além de um Templo exclusivo para Ordens Paramaçônicas.

Para frente e para o alto, caminhemos sempre!

Informativo Virtual Astréa News nº 26 - Edição Especial - Ano III - Out/13 - Pg 02

Informativo Virtual Astréa News nº 26 - Edição Especial - Ano III - Out/13 - Pg 03

O Supremo Conselho do Grau 33º do REAA da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, através das gestões 1998-03 / 2003-

08 / 2008-13 / 2013-18, sob a profícua administração Soberano Grande Comendador, o Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33º, não tem medido esforços para a modernização de sua sede, que ocupa uma área de mais de 13. 300 m², no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O fruto desse hercúleo trabalho tem se traduzido em um dos mais belos e modernos Complexos Administrativos dentre os Supremos Conselhos do Mundo, os quais fazem parte da Muito Respeitável Confederação Mundial dos Supremos Conselhos do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Desde o início de sua administração, o Soberano Grande Comendador tem envidado esforços para dignificar, ainda mais, as instalações da sede do Supremo Conselho, à altura de sua importância e de sua tradição de mais de 18 séculos, cuja história se confunde com a própria história de nossa pátria.

O projeto de revitalização das instalações se iniciou com a conclusão da construção do amplo Auditório Soberano Grande Comendador de Honra Venâncio Igrejas, com capacidade para cerca de 700 pessoas, tendo como particularidade, suas poltronas removíveis, possibilitando sua adequação para a realização dos mais variados eventos, em especial, a de Investiduras ao Grau 33º, quando a presença maciça dos Irmãos excedem a capacidade do Templo do Grau 33º, o que vem tornando-se comum com a adesão acentuada de Irmãos, dando continuidade aos estudos no Rito mais praticado no Brasil.

A imponência do prédio que comporta o Complexo Administrativo, com cerca de 2.000 m², destaca-se por sua arquitetura moderna, com amplas salas, atendendo às necessidades tecnológicas da atualidade, possibilitando a excelência do atendimento a quase uma centena de Regiões Litúrgicas, distribuídas por todo o território nacional. Ainda, junto a esse Complexo, destaca-se o Mall, entrada principal da sede, abrigando a Galeria de Bustos, em bronze, dos Soberanos Grandes Comendadores, nobres Irmãos que tiveram a honra de comandar os destinos do REAA no Brasil.

O projeto de revitalização, também, envolve a construção de um novo prédio exclusivo, que comportará os Templos para cada Alto Corpo, sendo um para os Graus Inefáveis (4-14); um para os Graus Capitulares (15-19); um para os Graus Filosóficos (19-30); um para os Graus Administrativos (31-32); além de um templo exclusivo para as Ordens Paramaçônicas, DeMolay, Filhas de Jó e Estrela do Oriente.

O Templo exclusivo para a realização das Investiduras ao Grau 33º, com mais de 500 m², foi entregue em dezembro de 2012. Uma bela obra com capacidade para mais de 200 lugares. Em sua área externa, as ruas foram pavimentada com bloquetes de cimento; em seu entorno, foi edificado um novo muro de alvenaria, metade em gradil, com mais de 300 metros, que cerca toda a área da sede. Internamente, recebeu um gramado, com projeto paisagístico e iluminação específica em tom âmbar, destacando, ainda mais, a beleza arquitetônica dos prédios.

Informativo Virtual Astréa News nº 26 - Edição Especial - Ano III - Out/13 - Pg 04

O antigo prédio, com 560 m², que abrigava a antiga sede administrativa já está sendo projetado para preservar a história do Rito Escocês Antigo e Aceito no Brasil, com a futura criação do Museu do REAA, obra que deverá ter início após a conclusão do Complexo

de Templos dos Altos Graus, reunindo tradição e modernidade.

Com o Plano de Obras e Reformas em estágio adiantado, o Soberano Grande Comendador, sabiamente, dispensa especial atenção, também, para um Projeto Cultural, a fim de estimular o estudo e a pesquisa. Em um primeiro momento, criou o Informativo Virtual ASTRÉA NEWS, a fim de dinamizar a informação das atividades do Supremo Conselho, atualmente, em sua 26ª edição. A REVISTA ASTRÉA, voltando a sua formatação original,

passa dedicar especial atenção para a publicação de matérias de cunho doutrinário, com assuntos sobre o Rito Escocês Antigo e Aceito.

Cumprindo a rotina de entrega de obras e reformas, no dia 1º de outubro de 2013, o Soberano Grande Comendador inaugurou o novo pórtico de entrada do Supremo Conselho e o novo muro em alvenaria no entorno da sede, o qual possibilita que a imponência arquitetônica de sua sede possa ser contemplada, também, pelos transeuntes.

No mesmo dia, também, foi inaugurada a estátua, “O APRENDIZ – O Homem em Busca da Perfeição”, localizada na entrada principal da sede, ao lado dos mastros das bandeiras, personificando o constante trabalho maçônico de se autolapidar, o que se espera de um iniciado em nossos augustos mistérios, a fim de edificar a Grande Obra do Senhor dos Mundos, do Grande Arquiteto do Universo. A bela estátua foi uma gentil doação da Grande Loja Maçônica do Paraná, ofertada pelo seu Sereníssimo Grão-Mestre, o Poderoso Iraci da Silva Borges, 33º.

O Soberano Grande Comendador ressaltou sua inestimável amizade de longos anos com o Sereníssmo Grão-Mestre, agradecendo-o pela demonstração de carinho e pela excelente relação de amizade entre o Supremo Conselho e a Grande Loja do Paraná. Em suas palavras, o Sereníssimo Grão-Mestre, disse que a Grande Loja do Paraná doou, a cada Loja Símbólica jurisdicionada, uma estátua idêntica, tendo, agora, a honra de poder ofertar ao Supremo Conselho, tão expressivo monumento, representando a mais alta estima e consideração entre as egrégias instituições.

Em ato contínuo, o Soberano Grande Comendador inaugurou a fachada externa do Novo Templo do Grau 33°, com fixação da “Águia Bicéfala”, símbolo do Supremo Conselho.

No aspecto cultural, nessa mesma oportunidade, o Soberano Grande Comendador, por sua iniciativa, concretiza uma grande aspiração dos Irmãos estudiosos e pesquisadores com a reativação da Biblioteca Maçônica “De Campos Ribeiro”, em suas

novas e moderníssimas instalações, ocupando a parte frontal do Complexo Administrativo, ao lado da entrada principal, ambígua à Galeria de Bustos dos Soberanos Grandes Comendadores.

Enfatizando dar mais qualidade ao aprendizado nos Altos Graus, o Soberano Grande Comendador buscou dignificar as instalações da Biblioteca. Triplicou sua área, passando de 42 m² para 125 m². O local recebeu tratamento e controle climatizado e sistema de desumidificação, 24h/dia, a fim de se manter a longevidade do acervo. O assoalho, antes, em tábuas corridas foi, totalmente, substituído por porcelanato de alto padrão branco, o mesmo que fora utilizado no interior do novo Templo do Grau 33º. No espaço cultural, além da biblioteca, recebeu uma Videoteca com equipamentos de última geração, o que possibilitará a exibição de vídeos maçônicos educativos, a fim de facilitar a elucidação de assuntos antes pesquisados no acervo da biblioteca.

Também, recebeu uma ampla e confortável Sala de Leitura, com sofás e iluminação especial, além de mesas de reuniões para pesquisas em grupo e box reservados para pesquisas individuais, com Wi-Fi. Foram adquiridas novas estantes para o acervo, expositores de revistas e estantes específicas para o acervo de CD/DVD e fotografias. Foi criada a Oficina do Livro, com a aquisição de um scanner específico para

digitalização de livros e revistas, onde poderão ser digitalizadas, entre outras, obras raras, para facilitar o acesso ao público maçônico, sendo seus originais preservados, a fim de compor o acervo do Museu do Rito, que futuramente, será criado.

O acervo, ainda, em fase de expansão, foi, totalmente, catalogado por uma empresa especializada em biblioteconomia. Quanto ao acervo, atualmente, o Supremo Conselho está na fase de aquisição de novos títulos, junto às editoras maçônicas, a fim de complementá-lo.

As divisórias internas são em vidro liso translúcidos, suas paredes brancas e piso branco, possibilitam, junto à iluminação interna, a claridade perfeita ao ambiente.

O usuário poderá dispor de um terminal de computador exclusivo para acessar o acervo, localizando pelo autor, título ou tema, facilitando a escolha do livro para suas pesquisas. O site

Informativo Virtual Astréa News nº 26 - Edição Especial - Ano III - Out/13 - Pg 05

do Supremo Conselho reservará um espaço com a listagem completa e atualizada do acervo, a fim de facilitar os usuários.

Quando da inauguração das novas instalações da Biblioteca Maçônica “De Campos Ribeiro”, em homenagem à memória de seu ilustre patrono, foi inugurado o espaço “Memorial De Campos Ribeiro”, onde se poderá ter acesso a biografia do nobre Irmão, sua foto, exemplares de suas Obras Literárias, teses de mestrado e doutorado em que o mesmo te sido citado, devido sua enorme contribuição à cultura.

O patrono, o saudoso e Poderoso Irmão José Sampaio de Campos Ribeiro, 33º, foi Membro Efetivo e Soberano Grande Inspetor Litúrgico para o estado do Pará e o, então, território do Amapá (1972-78). Sua obra, assim como detalhes de sua vida profana e maçônica poderão ser acessados em seu memorial, inclusive por vídeo.

O Supremo Conselho, na pessoa do Soberano Grande Comendador, teve o carinho de convidar os familiares do patrono da Biblioteca, que estiveram presentes representados por sua filha Mirtes De Campos Ribeiro, suas Sobrinhas Sandra Regina e Agnes.

A inauguração desse espaço cultural, ora aberto ao público maçônico, como imprescindível apoio ao estudo e à pesquisa, era uma antiga aspiração do Soberano Grande Comendador, a fim de exaltar a cultura e atender a explícita necessidade de um

local apropriado, onde nossos Irmãos pudessem realizar suas pesquisas. A Biblioteca estará aberta ao público maçônico, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (21) 3369-8000 ramal 224 Irmão Feitosa - Grande Bibliotecário, ou com o Irmão Ademir.

Ainda, complementando tal projeto cultural, estamos em via da criação da Biblioteca Virtual, o que possibilitará aos irmãos dos demais estados do Brasil, ter acesso a um acervo virtual, onde poderá baixar material de pesquisa para confecção de suas Peças de Arquitetura.

Estiveram presentes ao memorável evento a Alta Administração do Supremo Conselho composta pelos Poderosos Irmãos Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33º- Soberano Grande Comendador;

Jorge Luiz de Andrade Lins, 33º - Lugar Tenente Comendador; Francisco Antônio Gonçalves Dias, 33º - Grande Ministro de Estado, 33º; Adelman de Jesus França Pinheiro, 33º - Grande Secretário Geral do S.I.; Maurício Soares, 33º - Grande Tesoureiro; Carlos Antônio Deveza, 33º - Grande Secretário do Interior; Sérgio Antônio Medeiros Vieira, 33º - Grande Secretário

de Interior Adjunto; José Alves de Alencar, 33º - Grande Guarda dos Selos; Francisco Feitosa da Fonseca, 33º - Grande Bibliotecário, além do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná, Poderoso Irmão Iraci da Silva Borges, 33º, acompanhado do Poderoso Irmão Luiz Maçaneiro, 33° - Grande Secretário Adjunto para Ações Sociais da GLP.

Fechando o marcante evento, foi oferecido um ágape fraternal, reinando um clima de descontração e alegria, pela concretização de mais uma etapa de grandes e importantes realizações que, em muito, engrandecem nossa augusta Ordem e, em especial, destacam a profícua administração do Supremo Conselho do rito mais praticado no Brasil.

Informativo Virtual Astréa News nº 26 - Edição Especial - Ano III - Out/13 - Pg 06

Informativo Virtual Astréa News nº 26 - Edição Especial - Ano III - Out/13 - Pg 07