Download - História do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil

Transcript
Page 1: História do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil

História do Ensino de Línguas Estrangeiras

no Brasil

Page 2: História do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil

1500

Com a chegada dos colonizadores, a língua portuguesa começou a ser ensinada aos índios informalmente pelos jesuítas. Posteriormente, foi considerada a primeira Língua Estrangeira falada no Brasil.

Page 3: História do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil

1750

Com a expulsão dos jesuítas e a proibição do ensino e do uso do tupi, o português virou língua oficial. Os objetivos eram enfraquecer o poder da Igreja Católica e organizar a escola pra servir aos interesses do Estado.

Page 4: História do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil

1759

O alvará de 28 de julho determinou aulas de Gramática Latina e Grega, que continuaram como disciplinas dominantes na formação dos alunos e eram ministradas nos moldes jesuíticos.

Page 5: História do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil

1808

Durante o período colonial, a língua francesa era ministrada somente nas escolas militares. Com a chegada da família real, esse idioma e o inglês foram introduzidos oficialmente no currículo.

Page 6: História do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil

1889

Depois da Proclamação da República, as línguas inglesa e alemã passaram a ser opcionais nos currículos escolares. Somente no fim do século 19 elas se tornaram obrigatórias em algumas séries.

Page 7: História do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil

1942

Na Reforma Capanema, durante o Governo de Getúlio Vargas (1882-1954), latim, francês e inglês eram matérias presentes no antigo ginasial. Já no colegial, as duas primeiras continuavam, mas o espanhol substituiu o latim.

Page 8: História do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil

1945

Lançamento do Manual de Espanhol, de Idel Becker (1910-1994), que por muito tempo foi a única referência didática do ensino do idioma. Idel, argentino naturalizado brasileiro, tornou-se um dos pioneiros das pesquisas na área.

Page 9: História do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil

1961

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) retira a obrigatoriedade do ensino de línguas estrangeiras no colegial e deixa a cargo dos estados a opção pela inclusão nos currículos das últimas quatro séries do ginasial.

Page 10: História do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil

1976

Com a Resolução 58/76 do MEC, há um resgate parcial do ensino de línguas estrangeiras modernas nas escolas. É decretada a obrigatoriedade de ensino no colegial, não no ginasial.

Page 11: História do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil

1978

Evento realizado na UFSC foi pioneiro no Brasil, contrapondo-se as idéias estruturalistas do método audiolingual, disseminando a abordagem comunicativa.

Page 12: História do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil

1996

Nova LDB torna obrigatório o ensino de línguas a partir da 5a. série do Ensino Fundamental. No Ensino Médio, seria incluída uma língua estrangeira moderna, escolhida pela comunidade, e uma segunda língua estrangeira opcional.

Page 13: História do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil

1998

Publicação dos PCNs de 5a.a 8a. Séries listou objetivos do ensino de línguas estrangeiras, sugerindo uma abordagem sociointeracionista associada à transversalidade de temas.

Page 14: História do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil

2000

Nos PCNs do Ensino Médio, a língua estrangeira assume a função de veículo de acesso ao conhecimento para levar o aluno a comunicar-se de maneira adequada em diferentes situações.

Page 15: História do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil

2005

A Lei 11.161 instituiu a obrigatoriedade do ensino de espanhol. Conselhos Estaduais de Educação elaboram normas para que a medida seja implantada em 5 anos, de acordo com a peculiaridade de cada região.

Page 16: História do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil

2007

Foram desenvolvidas novas orientações ao Ensino Médio na publicação do PCN+, com sugestões de procedimentos pedagógicos adequados às transformações sociais e culturais do mundo contemporâneo.

Page 17: História do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil

FONTES

Revista Nova Escola, Agosto 2008. www.unb.br/il/let/helb/ História do Ensino

de Línguas no Brasil – Programa de pós-graduação em Lingüística Aplicada da UNB