Download - Leituras: 26º Domingo do Tempo Comum - Ano A

Transcript

QUEM É QUEM NA JUSTIÇA DO REINO?

LECIONÁRIO DOMINICAL – ANO A – 26° DOMINGO DO TEMPO COMUM – TEXTOS BÍBLICOS: BÍBLIA J. F. DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA (*)

cf. LECIONÁRIO em : CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html) - DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/indexAgraf.html

1ª Leitura: Comunidade de pessoas responsáveis

“27 ... convertendo-se o perverso da perversidade que cometeu ... conservará ele a sua alma em vida”

Leitura da Profecia de Ezequiel (Ez 18,25-28)

[Assim diz o SENHOR:] 25 ... [Vós] dizeis: O caminho do Senhor não é direito. Ouvi, agora, ó casa de Israel: Não é o meu caminho direito? Não são os vossos caminhos tortuosos? 26 Desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniqüidade, morrerá por causa dela; na iniqüidade que cometeu, morrerá. 27 Mas, convertendo-se o perverso da perversidade que cometeu e praticando o que é reto e justo, conservará ele a sua alma em vida. 28 Pois se considera e se converte de todas as transgressões que cometeu, certamente, viverá; não será morto.

Salmo responsorial: Salmo 25, 4-5,6-7,8-9 (R./6a)

R. “6a Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias...”

4 Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. 5 Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia. R. 6 Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade. 7 Não te lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões. Lembra-te de mim, segundo a tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó SENHOR. R. 8 Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores. 9 Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho. R.

2º Leitura: Tenham as mesmas disposições de vida que havia em Jesus

“5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”

Leitura da Carta de Paulo aos Filipenses (Fp 2,1-11)

[Irmãos:] 1 Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, 2 completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. 3 Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. 4 Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. 5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Aclamação ao Evangelho (Jo 10,27)

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”

Evangelho: Quem é contra a justiça do Reino?

30b “... Mas este... arrependido, foi...

31b vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus.”

Leitura do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 21,28-32)

[Naquele tempo, disse Jesus aos sacerdotes e anciãos do povo:] 28 ... que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. 29 Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi. 30 Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi. 31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus. 32 Porque João veio a vós outros no caminho da justiça, e não acreditastes nele; ao passo que publicanos e meretrizes creram. Vós, porém, mesmo vendo isto, não vos arrependestes, afinal, para acreditardes nele.

Oração do dia (Livro de Oração Comum – LOC, pg. 133, Próprio 21)

Ó Deus, cuja onipotência se revela principalmente em misericórdia e compaixão; concede-nos a plenitude da tua graça, para que, esforçando-nos para alcançar as tuas promessas, sejamos feitos participantes do teu tesouro celestial; Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Benção (Livro de Oração Comum – LOC, pg. 104): E, agora, a Bênção de nosso Senhor permaneça com todo o seu povo, em todas as línguas e países! O Senhor conceda misericórdia a todos os que o procuram! O Senhor console a todos os que sofrem e choram! O Senhor apresse a sua vinda e nos dê a plenitude de sua paz! Amém.