Download - Nº 557 • DOMINGO,07 de junho de 2009 O Poder das Mídias Sociais · 2009-06-08 · para uso pessoal. A cada dia, cresce o número de empresas que usam ... etc. Em processos de

Transcript

ResponsabilidadeTécnica

Criação PublicitáriaApoio

Mais artigos e informações no site www.redegestao.com.br

N º 5 5 7 • D O M I N G O , 0 7 d e j u n h o d e 2 0 0 9

w w w . r e d e g e s t a o . c o m . b r

A N O S

Bruno Queiroz,diretor-executivo da

Cartello,empresa integrante da

Rede Gestão.

www.redegestao.com.br

A C O L U N A D A

O Poder das Mídias SociaisComo elas estão mudando o relacionamento das empresas com osseus clientes, consumidores e o mercado. Blogs, Twitter, Orkut, Facebook,YouTube, Flickr. As mídias sociaissão a bola da vez — e não apenaspara uso pessoal. A cada dia, cresceo número de empresas que usamesse tipo de veículo para seaproximar de seu cliente, gerarfidelidade, divulgar produtos eserviços. Alguns pontos importantespara a empresa que pretendecomeçar a trabalhar sua marca nasredes sociais.

(a) A transparência e ainteratividade são as marcasprincipais desses veículos. É precisoestar preparado para receberreclamações ou críticas e respondê-las com rapidez e objetividade.Empresas que não adotam oprincípio do diálogo e datransparência no relacionamentocom os clientes e com o mercadocertamente terão dificuldade emmanter suas mídias sociais.

(b) As redes sociais de sucessotêm sempre uma característica emcomum: prestam serviço eoferecem conteúdo a seusconsumidores. Os internautas nãoperdoam uma empresa que tentesimplesmente impor sua estratégiade marketing.

(c) Outro requisito é omonitoramento das redes. É precisoacompanhar de forma permanentea opinião dos usuários pararesponder com agilidade a críticase reclamações. Caso contrário,dependendo da gravidade, elaspodem ser replicadas com enormerapidez, causando prejuízos àempresa.

Como as empresas podemutilizar as mídias sociais:

1. Blogs – O blog atua comouma linha direta com o públicopara uma comunicação de mãodupla. Serve tanto para compartilharqualquer tipo de informação comopara ouvir sugestões e receberreclamações. Bem conduzido, podefuncionar como uma eficienteferramenta de fidelização do cliente.Um exemplo conhecido é o Blogda Ford (http://blog.ford.com), emque a empresa compartilha comos internautas informações emprimeira mão sobre lançamentos eprodutos. O vice-presidente da Fordjá utilizou o Blog para falardiretamente com os clientes emalgumas ocasiões.

2. Microblogs (Twitter) – Podeser usado pela empresa para realizarpromoções especiais e ofertas aosseguidores. Por sua objetividade,também é um canal eficiente paraanunciar novos produtos ou mesmoreverter boatos e informações falsasenvolvendo a empresa ou a marca.A Dell, por exemplo, utiliza oTwitter para comunicar ofertasrelâmpago aos seus clientes.

3. Sites de relacionamento(Orkut, Myspace, Facebook) – Asempresas devem ter suascomunidades oficiais nos principaissites de relacionamento. É um canalmuito eficiente para interagir comos clientes, divulgar produtos epromoções, rebater informaçõesdivulgadas em comunidades nãooficiais, responder reclamações e

críticas, etc. Em processos deseleção, os perfis dos usuáriospodem ser uma fonte deinformação importante sobre apersonalidade e os hábitos doscandidatos.

4. YouTube – A empresa podepostar vídeos institucionais, tutoriaisou de suporte técnico para facilitaro atendimento ao cliente. Mas oYouTube também pode ser umaferramenta muito eficiente para omarketing viral. Isso acontecequando a empresa produz umvídeo criativo ou curioso que cainas graças do internauta, gerandomilhares de acessos e aconsequente divulgação da marca.

5. Wikis – Os Wikis sãoespaços virtuais de conhecimentoutilizados para partilhardocumentos em hipertexto ousoftware colaborativo. O Wiki maisconhecido é a Wikipédia, masexistem vários outros aplicativos.É uma forma mais sutil derelacionamento com seu público-alvo, indicada principalmente paraempresas que lidam com produçãode conhecimento e de informações.A empresa pode, por exemplo,criar um verbete na Wikipédiaassociado ao seu negócio ou ramode conhecimento.

Para saber mais sobre autilização de mídias sociais porempresas e organizações, acessea Central de Relacionamento daCartello: www.cartello.com.br.

“Ou você falasobre o seunegócio ou

alguém vai falarno seu lugar.”

Claudio Torres,consultor em

marketing digital.DICA IMPORTANTESomente Salário não Basta Ainda há, no meio empresarial, a crençade que uma boa remuneração compensa tudo.Porém, trata-se de uma ilusão que se destrói acada dia. Isso porque muitos profissionais jádescobriram que nem mesmo um alto salárioé capaz de compensar um péssimo ambientede trabalho. Na verdade, somente salário nãobasta para reter talentos. Hoje, o profissionalestá mais preocupado com valores comoqualidade de vida, respeito, transparência ereconhecimento. Mesmo com umaremuneração menor, é mais compensadortrabalhar com o que se identifica e numambiente que favoreça seu crescimento e suaprodutividade. Um meio opressivo, deressentimentos, sem cuidados e regras claras é,cada vez mais, um cenário deixado para trás.Somente um bom salário não significa qualidadede vida. Profissionais ligados no futuro queremmuito mais: preferem outros climas e outrosares — mais férteis e estimulantes para o seupotencial.

Fonte: Minuto Ágilis(www.agilis.com.br)

ACONTECEU NA REDECartello Conquista ISO 9001

Especializada em soluções para a internet,a pernambucana Cartello (www.cartello.com.br),integrante da Rede Gestão, é a primeira empresado segmento no País a conquistar a certificaçãoISO 9001:2008. Com a ISO, a Cartello adquireum selo de qualidade reconhecidomundialmente, que atesta a padronização deseus processos de gestão e a qualidade dosprodutos, projetos e serviços, seguindo normase especificações de padrão internacional. Opróximo passo após a conquista da ISO, segundoBruno Queiroz, diretor da Empresa, é a buscada certificação MPS.br, que tem como foco aqualidade no processo de desenvolvimento desoftwares, como o Relazione, gerenciador dee-mail marketing da Cartello.

NA PONTA DA LÍNGUAVerifique se "o mesmo" Encontra-se Correto!

A frase acima refere-se a uma lei municipalafixada nos elevadores. Mas o emprego de omesmo substituindo pronome, apesar defrequente, constitui-se incorreção. Sugestão:usar o próprio nome ou o pronome. “Antes deentrar no elevador, verifique se ele está parado...”ou “Antes de entrar, verifique se o elevador estáparado...”.

Fonte: Palavra da Consultexto(www.consultexto.com.br)