Download - REGULAMENTO DA CHAMADA DE CASOS GESTÃO …mediadrawer.gvces.com.br/...casos...empresarial-de-capital-natural.pdf · 3. A iniciativa deve ... de elegibilidade acima propostos. Os

Transcript

REGULAMENTODACHAMADADECASOS

GESTÃOEMPRESARIALDECAPITALNATURAL CONTEXTO

Sabemoshojeque,diretaou indiretamente,qualquernegóciodependee impactanocapitalnatural,originandoampladiscussãodestetemaemdiferentesfórunsnosúltimosanos.Nestecontexto,diversasempresas têmevoluídonosentidodeavaliarsuadependênciadocapitalnatural, bem como implementar práticas, processos e produtos que, alémde proteger ougerarvalorparaaempresa,contribuemparaapreservaçãoerestauraçãodocapitalnaturaleparaobem-estardaspopulaçõesquedeledependem.

Com o intuito de reunir esses casos e desmistificar o assunto, a iniciativa empresarial“TendênciasemServiçosEcossistêmicos”(TeSE)eoProjeto“TEEBRegional-Local”(TEEBR-L)convidamempresascomatuaçãonoBrasilacompartilharemsuasexperiênciasrelacionadasàgestão do capital natural. Esta chamada conta com o apoio da Fundação Grupo Boticário(FGB).

OBJETIVOS

OsobjetivosdestaChamadadeCasossão:identificariniciativasdeinserçãodocapitalnaturalna gestão empresarial; evidenciar boas práticas empresariais; criar um rol de referênciassobre o desenvolvimento e implementação dessas iniciativas; promover a reflexão sobregestão empresarial de capital natural; inspirar empresas; e, portanto, contribuir para aconstruçãodeconhecimentosobreiniciativasnessecontexto.

AiniciativaTeSEeoProjetoTEEBR-LacreditamqueacompilaçãoeoreconhecimentodessescasoscontribuemparacriarreferênciaseimpulsionarotemanoBrasilenoexterior,alémderepresentaremexemplosconcretosdaimplementaçãodasMetasNacionaisdeBiodiversidadeedasMetasdeAichinoPaís.

QUEEXPERIÊNCIASBUSCAMOS?

Buscamosexperiênciasque representemsoluçõespráticasadesafioseoportunidades reaisrelacionadosàgestãoempresarialdecapitalnatural.Queremoscasosdemonstremgerarvalorparaaempresae,aomesmotempo, contribuirparaa conservaçãodosecossistemasedobem-estardaspopulaçõesquedeledependem.Sãoexemplos:

• Processosorganizacionais:métodoseprocessosdegestãodecapitalnaturaldeformaintegradaaoplanejamentoestratégicoetransversalàsáreasdonegócio,objetivandoreduzirriscosouimpactosregulatórios,financeiros,operacionais;

• Serviçose/ouprodutosnovosouadaptadosquecontribuamparamelhoresatuaçãodaempresa e resultados em termos de capital natural (desenvolvimento de novastecnologiasoumodelosdenegócio);

• Arranjos institucionais (governança local, parcerias público-privadas, parceria entreempresas) desenvolvidos ou aprimorados para contribuir para a gestão do capitalnatural;

• Ações a partir de uma avaliação de capital natural (valoração de serviçosecossistêmicos, iniciativas de pagamentos por serviços ambientais; ações derestauração)quecontribuamparaagestãodecapitalnatural;

Buscamosusoseaplicaçõesdosresultadosdaavaliaçãoe/ouvaloraçãodecapitalnaturale/ouserviçosecossistêmicosnagestãoempresarial,enãoapenasestudosrealizados.

PORQUEPARTICIPAR?

Oscasosselecionadosserãoreconhecidosdeduasformas:

• Descrição da experiência em uma edição especial da revista P22ON1, publicaçãoonlinedoFGVces,oupublicaçãoequivalentequedarávisibilidadeaoscasosdesucessoepoderá inspirarnovaspráticasempresariais, assimcomoampliar a repercussãodotemanasociedade;

• Osrepresentantesdoscasosserãoconvidadosparaapresentarocasonoeventodelançamento da publicação, contribuindo para a troca de experiências, desafios eaprendizados derivados da implementação dos casos. O evento aberto ao públicoacontecerá na FGV de São Paulo em outubro de 2018 e será uma oportunidade denetworkingecontatocomoutrosinteressadosepraticantesdotema.

QUEMPODEPARTICIPAR?Oscasospodemser inscritosporqualquerempresapública,privada,cooperativa, instituiçãocom fins lucrativos, que tenham concluído ou estejam desenvolvendo projetos/ações paragestãodecapitalnatural.

Nahipótesedeumprojeto ter sidodesenvolvidopormaisdeumaempresaouemparceriacomoutrotipodeorganização,elepoderáserinscritoporqualquerumadascoparticipantes,desdequeautorizadopelasdemais.

ASELEÇÃODOSCASOSApropostadeveapresentarumainiciativaquetenhaoobjetivodeserpartedasoluçãoparaumdesafioempresarialrelacionadoàgestãodocapitalnatural.

Serãoaceitasapenasiniciativasbaseadaseminformaçõesreais,quedemonstremindicadores(qualitativos e/ouquantitativos) e resultadospreliminaresou já alcançadospara a empresa,ecossistemaeoutrosatoresenvolvidos.

O relato do caso deve ser omais prático e aplicável possível, incluindo análises objetivas, edirecionadasàsoluçãodademandaidentificada.Asreferências,senecessárias,devemserdeacordocomasnormasdaABNT.Gráficos,infográficos,mapas,figurasefotossãodesejáveissecontribuíremparaoentendimentodaproposta.

1 http://www.p22on.com.br/

Critériosdeelegibilidade:

1. São elegíveis para participar da chamada pessoas jurídicas privadas ou públicasrepresentadasporrepresentantelegal,compoderesexpressosparaparticipareassumirem nome da instituição todas as obrigações e condições previstas no presentedocumento2;

2. Ainiciativadeveterrelaçãocomaatuaçãoempresarialecapitalnatural;

3. A iniciativa deve ter resultados mensuráveis (intermediários ou finais), que devem serdemonstradosnaapresentaçãodocaso;

4. Clarezanaapresentação,escritoemportuguêsdoBrasilecomlinguagemnãocientífica.

Critériosdeseleção:

Potencialdeperenidadedaprática

Será avaliado se a prática apresenta condições de continuidade e desenvolvimento, comprocessos consistentes de planejamento, implementação e monitoramento. É desejáveldemonstraraspectosrelacionadosàviabilidadefinanceiradainiciativa.

Replicabilidadeeperspectivasfuturas

Será avaliado o potencial de replicabilidade da iniciativa pela própria organização ou outrasorganizações.Érecomendáveldemonstrarapossibilidadedeganhosdeescala.

Materialidadeecontribuiçãoestratégicaparaosdesafiosempresariais

Será avaliado a contribuição direta ou indireta para avanços de práticas empresariais,considerando a integração na perspectiva estratégica dos negócios, áreas da empresaenvolvida e o reflexo em seus processos internos, bem como resultados, produtos e/ouserviços.

Relevânciaepotencialdecontribuiçãodainiciativa

Será avaliada a contribuição da iniciativa para manutenção, restauração e/ou aumento docapital natural e seus fluxos ecossistêmicos, além dos custos e benefícios para a populaçãolocaldependentedocapitalnatural,outrosatoresrelacionadoseasociedadeemgeral.

PROCESSODESELEÇÃO

Aseleçãodoscasosserá inicialmenterealizadapelaverificaçãodeatendimentoaoscritériosdeelegibilidadeacimapropostos.

Os casos qualificados serão avaliados e selecionados a partir dos critérios de seleçãoestabelecidos.EstaaçãoserárealizadaporumComitêdeAvaliaçãocompostoporespecialistas

2 A documentação de comprovação dos poderes do representante legal poderá ser requerida pelosproponentesdestachamada.

doCentrodeEstudosemSustentabilidadedaFGV(FGVCes),dasinstituiçõesquecompõemoProjetoTEEBR-L–GIZ,ConfederaçãoNacionaldaIndustria,MinistériodoMeioAmbiente;daFundaçãoGrupoBoticárioeoutrosconvidados.

Documentosadicionaisqueexpliquemedemonstrem resultadospodemser requeridospelaequipe avaliadora. Diante da recusa de apresentação dos mesmos, a proposta serádesclassificada.Ocontatocomosparticipantesparaobtençãodeinformaçõesadicionaisouavisitaemcamponãosignificamqueapropostaseráselecionada.

Anotificaçãodos casos selecionados sedarápor comunicaçãoviae-mail aoproponenteeadivulgaçãoamplaserápormeiode:

• Publicação em edição especial da revista P22ON3, publicaçãoonlinedo FGVces, oupublicaçãoequivalente.AediçãoespecialsobreGestãoEmpresarialdeCapitalNaturalficará disponível online, em português, e será gerada uma publicação em formatodigital (PDF) em português e inglês. A publicação será divulgada via mailingdirecionado a público amplo, redes sociais, páginas na internet, bem como pelaassessoria de imprensa das instituições realizadoras desta Chamada para jornalistasespecializados.

• Apresentaçãoedivulgaçãoemeventodelançamento,aserrealizadonacidadedeSãoPaulo -SP, e organizado pelas instituições realizadoras desta Chamada, comconvidadosrelevantes,paradivulgaçãoetrocadeexperiências.]

Cronogramaem2018

COMOENVIARSEUCASO

A inscrição é aberta, voluntária e gratuita. Inscreva o caso de sua organização até o dia15/06/18 no formulário disponível no link: https://form.jotformz.com/81124102675650 Dúvidasouproblemacomacesso,[email protected].

3 http://www.p22on.com.br/

CONDIÇÕESDEINSCRIÇÃOEOBSERVAÇÕESFINAIS

No ato de inscrição os participantes atestam que leram e compreenderam o presenteregulamento,aceitando-ointegralmente.

AparticipaçãonapresenteChamadadeCasosestávinculadaaoaceitedetodasascondiçõesepreenchimento dos critérios estabelecidos neste documento e seus anexos. A propostasubmetidaparaaChamadadeveserdetotalautoriadoparticipante.

Ao se inscrever, os participantes declaram automaticamente serem verídicas as afirmaçõescontidas no formulário quedescreve a iniciativa, sobpenade eliminaçãodaChamada, bemcomo autorizam a utilização de seu nome e a reprodução dos casos para a divulgação dosresultadosdaChamadadeCasosdeGestãoEmpresarialdeCapitalNatural,semônusparaosrealizadores,organizadoreseparceiros,resguardadososdireitosautoraisesigiloempresarial.Casoalgumainformaçãodeclaradanoformuláriosejaconfidencial,porfavorcomunicarnopróprioformulário.

O participante está ciente e concorda que todas as informações declaradas no formulário,salvoexceçõesdevidamentecomunicadas,poderãosercompartilhadasparafinsdeavaliaçãoe reconhecimento da proposta, sem que subsista exclusividade, sigilo ou ressarcimento dequalquer ordem ou natureza por parte do proponente e seus parceiros. A proponente nãoassumequalquerresponsabilidadepormanterconfidencialidadepelasinformaçõesrecebidasdosproponentesnomomentodainscrição.

Oparticipante,atravésdoseurepresentantelegal,assumetotaleexclusivaresponsabilidadepelaveracidadedasinformaçõesfornecidaseporresponderporeventuaisproblemasfuturoscausados em razão da submissão da Proposta e seus desdobramentos, não se limitando aqualquerreinvindicaçãoe/ouindenização,emdecorrênciadedanose/ouprejuízoscausados,direta ou indiretamente às organizações proponentes e apoiadoras desta Chamada, pelainobservânciaouinfraçãodedisposiçõeslegaisoudestedocumento.

Apropriedadeintelectualresultantedachamadapermanecerádetitularidadedoparticipante,que está ciente e atesta o seu uso irrestrito e gratuito pela Chamada, pelo que desde já,concede às organizações proponentes e apoiadoras desta Chamada, uma licença exclusiva,gratuita, por prazo indeterminado, limitada ao fim exclusivo de divulgar, armazenar, utilizarveiculação,publicação,exibiçãoe/oureproduçãodoseunome,marca,imagemeconteúdodaProposta,aqualquer tempo,de forma integralouparcial,emtodoequalquer tipodemídiaexistente e que venha ser criada, seja demassa ou dirigida, em qualquermeio e território,nacionaleinternacional,comafinalidadededivulgarestachamadaeoseuresultado.

OsparticipantesdaChamadaconcordamemestardisponíveisparao relacionamentocomamídia e canais de comunicação, em ceder sem custos entrevistas e reportagens queeventualmentesejamrequisitadas,comoobjetivodedivulgarapublicação.

Não há contrapartida financeira ou vínculo empregatício devido ao envio das propostas,qualquercustoouônusfinanceironecessárioàparticipaçãoficasobresponsabilidadeintegraldoproponente.

Caso qualquer inconformidade seja verificada, o participante será excluído da seleção, semprejuízodedemaisaçõescabíveis.

As disposições constantes neste documento poderão ser atualizadas ou modificadas aqualquer momento e mediante notificação via e-mail pelo Projeto TEEB R-L e/ou IniciativaTeSE.

EstaChamadatemcaráterexclusivamentecultural,científicoetecnológico,sedesenvolvendosem qualquer sorteio ou operação assemelhada, nem vinculação de seus participantes dequalquer bem e/ou utilização de qualquer serviço mediante pagamento, respaldado peloartigo30doDecretoLei70.951/72enostermosdaLeinº5.768/71.

Agradecemosdesdejáseuinteresseeparticipação!

EquipesdaTeSEedoProjetoTEEBR-Leorganizaçõesapoiadoras.

SOBREATESE

A TeSE é uma iniciativa empresarial do Centro de Estudos de Sustentabilidade (FGVces) daEscoladeAdministraçãodeEmpresasdaFundaçãoGetulioVargas(FGV-EAESP).OFGVcestemcomomissãoexpandir continuamenteas fronteirasdo conhecimento, contribuindoparaumdesenvolvimentosustentávelnoâmbitodaadministraçãopúblicaeempresarial.Tematuadona relação entre sustentabilidade, economia e finanças junto a empresas, governos esociedade civil, formulandoestratégias,metodologias, ferramentas de gestão e estudos queembasam a tomada de decisão organizacional e contribuem para as discussões de políticaspúblicas.

SOBREOTEEBR-L

OProjetoTEEBRegional-Local(TEEBR-L)éumarealizaçãodogovernobrasileiro,coordenadapelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a Confederação Nacional daIndústria (CNI)eoutrosparceiros.Oprojetoé financiadopeloMinistérioFederalAlemãodoAmbiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB) através daIniciativa Internacional para o Clima (IKI), e implementado pela Deutsche Gesellschaft fürInternationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. O projeto busca promover a integração dosserviços ecossistêmicos (SE) em políticas públicas e na atuação empresarial tendo, dentreoutrasações,odesenvolvimentodeabordagenseaconstruçãodemétodoseferramentasdeação. O projeto TEEB R – L está alinhado com a iniciativa internacional da Economia dosEcossistemasedaBiodiversidade(TEEBemsuasiglaeminglês)aodestacarosbenefíciosqueabiodiversidade e os serviços ecossistêmicos promovem para a sociedade, bem como oscrescentescustosadvindosdaperdaoudegradaçãodosmesmos.AlgunstrabalhosdoTEEBR-LemCapitalNaturaleServiçosEcossistêmicos:

SOBREAFUNDAÇÃOGRUPOBOTICÁRIO

AFundaçãoGrupoBoticáriodeProteçãoàNaturezaéumainstituiçãosemfinslucrativos,comsedeemCuritiba,Paraná,eatuaçãoemtodooBrasil.Criadaemsetembrode1990,temcomomissão promover e realizar ações para a conservação da natureza. A Fundação mantém 2Reservas Particulares do Patrimônio Natural, garantindo a proteção de 11.000 hectares deáreasnaturaise investeem iniciativase ferramentasquealiameconomiaeconservaçãotaiscomoPagamentoporServiçosAmbientais,investimentodeimpactoeaçõesdemobilizaçãoeengajamentodasociedade.