Download - Soberana Entre Os Mortos e Os Ancestrais Como Oiá Igbalé

Transcript
Page 1: Soberana Entre Os Mortos e Os Ancestrais Como Oiá Igbalé

Soberana entre os mortos e os ancestrais como Oiá Igbalé, a Iansã do oriki ìya-mesan-òrun3. É homenageada também como

“Alákòko, dona do òpákòko, tronco ou ramo da árvore akòko; tronco ritual que liga os 9 espaços do orun ao aiyé”. (Elbein; 1998:58).

Iansã também domina a magia, têm o poder de transformar-se em búfalo e elefante, conforme nos afirmam duas estórias.

No primeiro episódio Ogum estava a caçando quando avistou um búfalo, enquanto se preparava para abatê-lo, o búfalo transformou-se numa linda mulher. Sem perceber que estava sendo observada Oiá escondeu a pele do búfalo na mata e saiu para o mercado. Ogum enamorado de tal beleza pegou para si a pele e correu a pedir Iansã em casamento. Ela recusou e fugiu para o mato atrás de sua pele. Nada encontrando e desconfiada de Ogum ter escondido sua pele, aceitou o pedido de casamento, porém impôs uma condição: que ninguém soubesse sobre seu lado animal. Tempo depois, embriagado, Ogum contou a suas outras esposas o segredo de Oiá. Numa ausência de Ogum, suas concubinas tripudiaram Iansã com canções que aludiam ao seu lado animal e sobre o esconderijo da pele do búfalo. Oiá encontrando sua pele transformou-se novamente em búfalo fugindo de Ogum, matando as outras esposas dele e deixando seus chifres para que seus filhos os esfregassem quando em perigo, pois assim ela viria ajudá-los. (Verger; 1997:169)

No segundo caso Oiá para fugir do assédio de Odulecê, seu pai adotivo, fugiu de casa desesperada. Tal infortúnio trouxe a tona seus poderes:

“ e ela transformou-se em pedra, em madeira e em cacho de dendê. Mas seu pai continuava a perseguição.Desesperada, Oiá transforma-se num grande elefante branco, que atacou Odulecê...” (Prandi; 2001:302)

Iansã é guerreira e companheira, a mãe que não abandona seus filhos nos momentos de aflição, porém quando percebe-se lograda usa seus poderes de feiticeira para punir aqueles que causaram tais malefícios a si ou a seus filhos.

5.3 IYA OGBE: OBÁ

“Obà da sociedade E’léékò

Guardiã da esquerda

Anciã guardiã da sociedade E’léékò

Guardiã da esquerda

Ritual do mistério é entendido por Obà

Anciã guardiã da sociedade E’léékò

Guardiã da esquerda.”(Elbein; 1998: 118)

Page 2: Soberana Entre Os Mortos e Os Ancestrais Como Oiá Igbalé

Obá é a divindade do rio de mesmo nome, seu poder esta presente em todos os lugares onde o rio encontra o mar. Solitária e nada vaidosa é independente, revolucionária e contestadora. De natureza rancorosa, belicosa, irascível, como Oiá, é guerreira e derrotou quase todos os Orixás em lutas, menos Ogum que aconselhado pelos babalaôs fez uma oferenda em forma de pasta, como nos informa Prandi (2001:314):

“...e depositou o