1ª Consulta Psicologia Ao Um Idoso

Post on 20-Feb-2016

215 views 3 download

description

A depressão constitui enfermidade mental freqüente no idoso, comprometendo intensamente sua qualidadede vida, sendo considerada fator de risco para processos demenciais. É uma condição que coloca em risco a vida,sobretudo daqueles que têm alguma doença crônico-degenerativa ou incapacitante, pois há uma influência recíprocana evolução clínica do paciente. As estratégias de tratamento mais utilizadas são psicoterapia, intervençãomedicamentosa e exercício físico. A atividade física, quando regular e bem planejada, contribui para a minimizaçãodo sofrimento psíquico do idoso deprimido, além de oferecer oportunidade de envolvimento psicossocial, elevaçãoda auto-estima, implementação das funções cognitivas, com saída do quadro depressivo e menores taxas de recaída.Uma das vantagens do exercício físico é o efeito positivo também na prevenção e tratamento de outros agravoscomuns nas pessoas idosas. Propõe-se que as administrações municipais organizem programas de atividade física,além da inclusão exercícios físicos nas programações dos Grupos de Terceira Idade

Transcript of 1ª Consulta Psicologia Ao Um Idoso

1ª Consulta psicologia ao um idoso

Você já se decidiu pelo tratamento? Que bom, siga em frente! Ainda não? Mas quer apenas conhecer a psicóloga e a sua forma de trabalho? Que bom também, já está no caminho!

Você agenda sua primeira consulta por telefone. Com dia e horário marcado você terá 50 minutos para expor suas necessidades, intenções, dificuldades, esclarecer suas dúvidas e também será orientado (a) sobre alguns aspectos do processo. É um tempo reservado para você no consultório.

Neste primeiro encontro você poderá usufruir o momento terapêutico sem o compromisso de fazer o tratamento futuro. Sua decisão será respeitada.Cada pessoa é um indivíduo único e será levada em conta a característica de personalidade no que se refere ao enquadre (abordagem a ser usada).

Tem medo?

Cada profissional tem sua maneira de trabalhar, cada um com suas particularidades. É importante você ficar à vontade, gostar, se sentir acolhido e entendido. A empatia é justamente isso, poder mostrar-se sem receio e sentir que pode ser aceito pelo que é.Nunca generalize, seja curioso e abra as portas para a oportunidade de conhecer a si mesmo e ao outro, siga a diante!

O que te impede?

 

Psicoterapia

Destaco alguns problemas de ordem emocional que podem ser trabalhados em consulta On-line ou no Consultório:

• Relacionados com a vida Amorosa e Afetiva. Situações ligadas às relações com namorado (a), parceiro (a), esposo (a), amigo (a), onde a parte afetiva está em conflito.

• Relacionados com o Corpo e a Imagem corporal. Situações onde sua auto-estima pode estar comprometida devido a inseguranças com o corpo, com a auto-imagem. Traumas vivenciados na infância que podem influenciar hoje sua forma de encarar o mundo e principalmente de se encarar.

• Relacionados com a Atividade Profissional. Dificuldades, conflitos que podem interferir em seu desempenho profissional. Dúvidas de como agir, de como lidar com pessoas, gestão, dinamismo. Indecisão sobre tomada de atitudes e escolha da carreira.

• Relacionados com a Sexualidade. Conflitos com seu próprio desejo. Conflitos com desejos do parceiro (a). Inseguranças, obsessões, dúvidas sobre a própria sexualidade.

• Problemas de Comportamento e Agressividade. Problemas no relacionamento interpessoal, auto- agressão, sentimentos de culpa, raiva, conflitos.

• Problemas com os Filhos e/ou com os Pais. Relacionamento conturbado, confiança, dependência, ausência, entre outros.

• Problemas com cônjuges ou parceiros (as). Separações, brigas, indiferença, falta de desejo, falta de compreensão, resistências, dúvidas e inseguranças.

• Estados de tristeza ou Ansiedade. Situações que ocasionam ou ocasionaram tristeza, ansiedade, falta de motivação e apatia. Descobertas das causas dos sentimentos que o aflige.

• Problemas com a integração nos Grupos Sociais. Dificuldade para se relacionar, para se envolver e relaxar. Dificuldade em confiar nas pessoas. Medo da rejeição. • Problemas relacionados com Doenças de Familiares próximos.