2 flv pensar o desenho fundamentos da linguagem visual

Post on 18-Jun-2015

157 views 1 download

Transcript of 2 flv pensar o desenho fundamentos da linguagem visual

Arte é a manifestação Arte é a manifestação

da identidade do ser humano.da identidade do ser humano.

5 Vocábulos5 Vocábulos

Linha Superfície Volume LuzLinha Superfície Volume Luz Cor Cor

Arte é uma forma de ordenação que se dá Arte é uma forma de ordenação que se dá

com os elementos visuais, no espaço : com os elementos visuais, no espaço :

linha, superfície, volume, luz e cor.linha, superfície, volume, luz e cor.

John Constable

HENRY MOORE

Tudo é espaço. O Tudo é espaço. O aprendizado dá-se aprendizado dá-se pela percepção e pela percepção e relações espaciais relações espaciais que formam a obra que formam a obra de arte. Os de arte. Os elementos visuais elementos visuais ocupam o espaço: ocupam o espaço: interno, externo, interno, externo, aberto, fechado, aberto, fechado,

vazio, cheio.vazio, cheio.

A linha surge do deslocamento do ponto no espaço. A A linha surge do deslocamento do ponto no espaço. A direção diferencia o horizontal do vertical.direção diferencia o horizontal do vertical.O que interessa para a leitura visual é como a linha se O que interessa para a leitura visual é como a linha se

comporta no espaço.comporta no espaço.

ANA MARIA TAVARES

HORIZONTALHORIZONTALlinha do repouso, linha do repouso, imobilidade, imobilidade, morte, calma, morte, calma, posição deitada, posição deitada, ausência de ausência de movimento.movimento.VERTICALVERTICALtende a tende a instabilidade, instabilidade, estática tendendo estática tendendo ao movimento.ao movimento.

Mondrian

Por divergirem de horizontais e verticais são dinâmicas Por divergirem de horizontais e verticais são dinâmicas potencialmente instáveis e maior movimento visual.potencialmente instáveis e maior movimento visual.Às vezes as linhas funcionam como setas dizendo: siga Às vezes as linhas funcionam como setas dizendo: siga nesta direção ou siga naquelanesta direção ou siga naquela.

KANDINSKY

Uma propriedade especial da linha é poder formar Uma propriedade especial da linha é poder formar

um plano.um plano.

No plano o espaço é bidimensional ou seja tem No plano o espaço é bidimensional ou seja tem

duas dimensões: altura e largura. duas dimensões: altura e largura.

ANTONIO MAIA - SERIGRAFIA

EDUARDO SUED - SERIGRAFIA

Na superposição os planos são sobrepostos visualizando Na superposição os planos são sobrepostos visualizando

a noção de profundidade. Na figura Na noção de profundidade. Na figura Noo 02 A, o retângulo é 02 A, o retângulo é

transparente, de modo que podemos perceber através transparente, de modo que podemos perceber através

dele o segundo. Na figura Ndele o segundo. Na figura Noo 02 B, um plano opaco 02 B, um plano opaco

encobre parcialmente o outro.encobre parcialmente o outro.

No 02 A No 02B

Na figura NNa figura Noo 03 A nos dois planos observamos as 03 A nos dois planos observamos as dimensões de altura e largura.dimensões de altura e largura.

Na figura NNa figura Noo 03 B junto com horizontais e verticais as 03 B junto com horizontais e verticais as diagonais introduzem a dimensão da profundidade.diagonais introduzem a dimensão da profundidade.

No 03 A No 03 B

A cada espaço A cada espaço sólido externo sólido externo sentimos sentimos corresponder um corresponder um espaço equivalente espaço equivalente interno, nos interno, nos espaços abertos, em espaços abertos, em vãos, cavidades, vãos, cavidades, buracos.buracos.

AndreaPozzo

Contraste formal entre claro e escuroContraste formal entre claro e escuro

Na linguagem visual, a luz não deve ser confundida com a Na linguagem visual, a luz não deve ser confundida com a representação do fenômeno natural luz. Nas pinturas representação do fenômeno natural luz. Nas pinturas renascentistas, por exemplo, a maioria das imagens renascentistas, por exemplo, a maioria das imagens mostra a claridade difusa da luz no pleno dia; mas o mostra a claridade difusa da luz no pleno dia; mas o elemento visual que é elaborado formalmente nesses elemento visual que é elaborado formalmente nesses quadros é o volume. quadros é o volume.

Caravaggio

Cores PrimáriasCores PrimáriasSão as primeiras cores que São as primeiras cores que misturadas formam outras misturadas formam outras corescores

Cores secundáriasCores secundáriasMistura de duas cores Mistura de duas cores primáriasprimárias

Cores terciáriasCores terciárias

Mescla de uma secundária Mescla de uma secundária com uma primáriacom uma primária

Cores neutrasCores neutras

Cores na escala de branco / Cores na escala de branco / cinza / preto.cinza / preto.

PicassoCores friasCores frias

Azul / Verde / VioletaAzul / Verde / Violeta

Os verdes, violáceos, Os verdes, violáceos, carmins e uma infinidade de carmins e uma infinidade de tons poderão ser tons poderão ser classificados como cores classificados como cores frias ou como cores frias ou como cores quentes, dependendo da quentes, dependendo da percentagem de azuis, percentagem de azuis, vermelhos e amarelos de vermelhos e amarelos de suas composições.suas composições.

Cor Fria – Tonalidade – Saturação

Cor Quente – Edgar Degas

Cores quentes Cores quentes

Amarelo – Vermelho - Amarelo – Vermelho - LaranjaLaranja

Em 1861 o químico Michel Chevreul concluiu que o Em 1861 o químico Michel Chevreul concluiu que o máximo de contraste poderia ser obtido pelo máximo de contraste poderia ser obtido pelo posicionamento de algumas cores lado a lado. Ele definiu posicionamento de algumas cores lado a lado. Ele definiu a complementar de um matiz como sendo a cor de uma a complementar de um matiz como sendo a cor de uma porção do espectro que ele absorve – por exemplo, o porção do espectro que ele absorve – por exemplo, o vermelho é o que mais absorve o verde. Em termos de vermelho é o que mais absorve o verde. Em termos de pintura, esses pares complementares são amarelo / pintura, esses pares complementares são amarelo / violeta, azul / laranja e vermelho / verde.violeta, azul / laranja e vermelho / verde.

Cor Complementar – Enst Kirchner

TonalidadeTonalidade

ou tom é o grau de luz / ou tom é o grau de luz / luminosidade (claro) ou luminosidade (claro) ou de sombra / de sombra / escurecimento (escuro) escurecimento (escuro) na cor.na cor.

SaturaçãoSaturação

É a intensidade alterada É a intensidade alterada pela mistura de uma cor pela mistura de uma cor mais o branco ou uma mais o branco ou uma cor mais o preto.cor mais o preto.

Círculo de Cores - Johannes Itten - Bauhaus

INEC