A linha do tempo histórico da colagem nos movimentos artísticos.

Post on 07-Apr-2016

222 views 5 download

Transcript of A linha do tempo histórico da colagem nos movimentos artísticos.

A linha do tempo histórico da colagem nos movimentos artísticos

CUBISMO

O cubismo se iniciou em 1907, em Paris, e propôs reformular o modo de representação dos objetos, que passaram a ser vistos sob vários ângulos, ao mesmo tempo, como se o artista se movimentasse em torno dele e captasse todas as suas faces de uma só vez. Para isto usou composições fundamentadas na estrutura do objeto representado, simplificando a sua natureza visual. O cubismo se iniciou em 1907, em Paris, e propôs reformular o modo de representação dos objetos, que passaram a ser vistos sob vários ângulos, ao mesmo tempo, como se o artista se movimentasse em torno dele e captasse todas as suas faces de uma só vez. Para isto usou composições fundamentadas na estrutura do objeto representado, simplificando a sua natureza visual. Ficou marcado pela fragmentação e justaposição das figuras usando de geometrismo. Procuravam construir algo, em vez de copiar a imagem vista.Os pintores que se destacaram neste movimento foram Picasso, Braque e Léger.

Cubismo e Collage

O copo e a fruteiraGeorges Braque

Copo e garrafa de SuzePablo Picasso

Outros cubistas que se encantaram com a arte da

colagem

Albert Gleizes

Louis Marcoussis

Juan Gris

Alexander Archipenko

Escultores que resolveram trabalhar

na dinâmica cubista da colagem

Alexander Archipenko

Henri Laurens

Pablo Gargallo

FUTURISMO

Iniciado em 1910, através do escritor italiano Felippo Marinetti, com um texto literário expondo as propostas do novo estilo. Este texto recebeu o título de Manifesto Futurista e a partir deste, passou a ser comum um texto literário acompanhar a definição das manifestações artísticas. Os futuristas condenavam a devoção aos antigos mestres e os elementos do passado: exaltavam apenas o momento presente. Glorificaram a máquina e as realizações da ciência moderna, através do dinamismo nas telas. Objetivaram a representação da realidade dinâmica dos objetos ou seres, pois pretendiam representar na tela a cinemática das formas, usando cores vivas e desenhos de formas livres que evocaram a idéia de movimento. Seus principais artistas foram Carlo Carrà, Umberto Boccioni, Giacomo Balla e Russolo.

Giacomo Balla

Umberto Boccioni

Giacomo Balla

Gino Severini

Luigi Russolo

Kazimir Malevitch

Relevos Pictóricos de Vladimir Tatlin

DADAISMO● Surgiu em 1915, em Zurique, e fez do deboche uma atitude

filosófica. O Dada foi um movimento anti-arte, onde a proposta não era a construção de algo e sim a negação de qualquer funcionalidade que a arte ou os objetos industriais pudessem ter. Seus idealizadores buscavam fugir do convencional, dando sentido ambíguo a tudo, satirizando a máquina e toda a sua produção. Demonstravam uma revolta cultural e intelectual contra a política e agrediam a moral burguesa. As produções do Dada receberam a denominação de “ready-made”, nas quais se destacou o artista Marcel Duchamp.

A colagem dos Dada

Francis Picabia

Kurt Schwitters

Kurt e a “pintura” MERZ

BAUHAUSEscola de arquitetura iniciada em 1919 em Weimar, na Alemanha.

Em 1925 foi transferida para Dessau e em 1932, para Berlim, encerrando suas atividades em 1933. Teve como idealizador e primeiro diretor o arquiteto Walter Gropius, sucedido posteriormente por Hames Meyer e finalmente por Mies Van der Rohe. Tinha como objetivos criar um centro de consulta para o artesanato e a indústria; sintetizar arte e artesanato; ser anti-acadêmica; formar projetistas que desse,m forma à produção industrial em série;propiciar um intercâmbio entre o professor e aluno; desenvolver uma arquitetura mais humana e social. A Bauhaus procurava liberar forças criativas inatas no aluno, ensinando-lhe a compreender os materiais e a natureza, fazendo-o reconhecer as leis fundamentais da figuratividade. Possuia atêlies de experimentação para todas as atividades, entre as quais a metalurgia, carpintaria, escultura em madeira, escultura em pedra, cerâmica, pintura mural, pintura de vidro, tecelagem, tipografia. Esta escola ficou conhecida por suas tendências funcionalistas, pois propunha unir forma e função.

SURREALISMO● O surrealismo propunha a liberação das imagens do inconsciente. O

desejo era atingir a liberdade total dos pensamentos, sem que estes passassem por uma ordenação lógica. O movimento trabalhou com imagens conhecidas, mas estas eram distorcidas de suas características originais. A idéia era apresentar nas telas as imagens presentes nos sonhos, ou seja, imagens vindas diretamente do inconsciente, sem nenhum tipo de censura prévia. Este movimento surgiu em 1924, em Paris, e tinha como proposta a aplicação da doutrina de |Freud na arte, juntar real e irreal, exclusão da lógica e da razão. O artista que atingiu estas propostas foi Salvador Dali.

Max Ernest

Juan Miró

JuanMiró

Quer saber mais? Acesse as páginas abaixo

• http://www.artecapital.net/criticas.php?critica=153• http://www.itaucultural.org.br/• www.marcelduchamp.net