Análise e Planejamento Financeiro

Post on 24-May-2015

6.102 views 26 download

description

Módulo 1/2

Transcript of Análise e Planejamento Financeiro

ANÁLISE E PLANEJAMENTO

FINANCEIRO

As empresas passam por muitas dificuldades tanto

em termos gerenciais quanto financeiros. Os

profissionais preparados para assessorar e prestar

informações são os administradores financeiros que podem ser pessoas que obteram o grau de Bacharel

em Ciências Contábeis e Administração de Empresas

Os problemas que os empresários enfrentam poderiam ser sanados com uma boa consultoria da sua parte e é para isso que você está

aqui.

Seja bem vindo!!!

Sou o Professor Haroldo Sacramento. Contador,

especialista em Contabilidade Financeira, Consultor e Instrutor do

Sebrae na área de Associativismo, Serviços

Financeiros e Contábeis e estou aqui para

assessorá-lo nesta sua nova empreitada.

Para ficar mais visível a tela,clique no ícone do lado

direito para a tela maximizar.Coloque seu nome

completo nos comentários e toda dúvida que você tiver é só postar

por meio dos comentários que responderei até o final do curso

Aproveite!!

O que é uma empresa?A definição empresarial mais fundamental é a de sua

missão, que começa hoje com as respostas para as seguintes questões:

“Quem são os nossos clientes? Qual é o valor queatribuem aos nossos bens e serviços? Quais sãoas outras ofertas concorrentes de valor que elesestão recebendo? Estamos retendo ou perdendo

clientes? O que podemos fazer?”

Nessa nova perspectiva,importam muitas outras considerações além

dos custos.

O que é Contabilidade?

É o processo de identificar, mensurar

e comunicar informações

econômicas para permitir julgamentos

e decisões fundamentais para

os usuários da informação.

CONTABILIDADE:

•OBJETO:

Patrimônio

•OBJETIVOS:

Produzir informações ao processo de tomada de decisões segundo seguintes características:

Compreensibilidade;Tempestividade;Confiabilidade;comparabilidade.

PROCESSO CONTÁBIL

1. COLETA DE DADOS;

2. REGISTRO DOS DADOS E PROCESSAMENTO;

3. PRODUÇÃO DE RELATÓRIOS FINANCEIROS;

4. COMUNICAÇÃO.

Fonte: Pereira, Fragoso, Ribeiro Filho (2004)

Contabilidade: objetivo

• Pessoal, é importante entender qual o objetivo de estudar Contabilidade então entenda o conceito abaixo:

“Fornecer aos administradores das empresas a informação que eles precisam para atingir seus objetivos, de modo eficaz e eficiente.”

Que pessoas utilizarão estas informações?

Bem, os usuários destas informações podem ser:

Investidores;Governo;Funcionários;Fornecedores;Comunidade;

Investidores:

As pessoas interessadas na aquisição de capitais

necessitam conhecer a empresa para poder

adquirir ações e participarem dos futuros resultados da empresa

objeto. Para isso precisam de informações

econômicas e financeiras e quem pode fornecer é a

Contabilidade.

Governo: O governo para conhecer a

empresa necessita das informações enviadas pela Contabilidade, dados como vendas , aquisição de patrimônio, gastos, dívidas são informadas por meio eletrônico à base de dados das receitas, municipal, estadual e federal.

Funcionários: Essa hora você deve está se perguntando:

Funcionário??? Para que os colaboradores precisam conhecer as informações contábeis da empresa? É aí que você pode estar enganado. Todos os funcionários têm interesse em saber se a empresa vem pagando os encargos sociais, se está em dia com a previdência social, e um dos maiores interesses: Como está a situação da empresa que eu venho me dedicando? Ela está bem no mercado? Ela vem obtendo lucros? Será possível uma participação de empregados nos lucros?Respostas a estas perguntas estão na contabilidade da empresa.

Pare um pouco agora e tente refletir quais são os interesses dos Fornecedores e da Comunidade na obtenção das informações contábeis. Poste algum omentário sobre a importância da Contabilidade no contexto atual.

Fornecedores: ??????????????????????????????

Comunidade: ???????????????????????????????

Bem, os Fornecedores precisam fornecer algo para a

empresa. Este algo é o Estoque (Bem de venda da

empresa), para isso ele fornece um crédito e todo

crédito deve ser avaliado. A empresa tem condições de

pagá-lo? A empresa tem um patrimôniointeressante?Estas

informações devem ser obtidas na Contabilidade da

Empresa.

• A Comunidade, podemos exemplificar com o interesse na Contabilidade Pública. Conhecer os gastos governamentais, o que vem sendo feito com a receita dos impostos pagos, para onde estão indo os recursos. E porque não falar dos interesses na contabilidade empresarial? A comunidade quer conhecer a empresa que chegou na cidade e mudou todo o contexto econômico e social.

• Responda agora nos comentários.

Você, por que se interessa na Contabilidade das empresas?

PrincípiosVamos falar agora de Princípios Contábeis

Para atender aos seus usuários, esse tipo de contabilidade, também chamada de financeira, precisou padronizar- se ao redor de determinados princípios gerais amplamente conhecidos, que seriam as bases da preparação dos demonstrativos contábeis de qualquer empresa, de forma que qualquer investidor sempre pudesse adequadamente interpretá-los e compará-los.

Nilton Cano Martin (art.Da Contabilidade à Controladoria: A Evolução

Necessária)

Falando nisso…

Os princípios também são objetos do

Exame de Suficiência. Mas o

que é este exame? O próximo slide trata da obrigatoriedade

Com a aprovação da Lei n.º 12.249/10, que alterou alguns dispositivos do Decreto-Lei n.º 9.295/46, a Contabilidade entrou,  enfim, na era da modernização. A lei trouxe, além do reconhecimento da profissão perante a sociedade, a obrigatoriedade do Exame de Suficiência para o exercício da atividade contábil no Brasil. Antiga aspiração do Sistema CFC/CRCs, a reformulação da Lei de Regência e a obrigatoriedade do Exame de Suficiência são frutos de um processo de discussões que envolveram o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os 27 Regionais de Contabilidade (CRCs) e a participação direta dos contabilistas, por meio de audiências públicas. Finalmente a classe contábil brasileira foi contemplada com a vitória mais importante dos últimos tempos. A consequência imediata dessas mudanças será a formação de profissionais com uma base mais sólida. O esforço para o aprimoramento não termina, no entanto, com a aprovação no Exame de Suficiência. O Sistema Contábil Brasileiro está voltado para a necessidade da qualificação e tem desenvolvido um projeto de educação continuada dos mais avançados do País. O Exame de suficiência não se trata, apenas, de uma prova para medir conhecimentos e legitimar um registro profissional. Agora é dada a ele, a dimensão de sua importância. Trata-se de um instrumento fundamental para estimular a modernização das instituições de ensino e dos currículos dos cursos de Ciências Contábeis e de Técnico em Contabilidade. Pois, com o investimento na formação dos novos profissionais, o Conselho Federal de Contabilidade continuará avançando como categoria e se adequando às demandas em tempo de economia globalizada e revolução tecnológica.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade

Voltando aos princípios...Princípios de Contabilidade (Resol. CFC 750/93):

1. Entidade;2. Continuidade;3. Oportunidade;4. Registro pelo valor original;5. Atualização monetária;6. Competência;7. Prudência

• Nos próximos slides veremos um a um, leia com atenção as definições.

• Entidade

• A Contabilidade deve ter plena distinção e separação entre pessoa física e pessoa jurídica. Enfim, o patrimônio da empresa jamais se confunde com o dos seus sócios. A contabilidade da empresa registra somente os atos e os fatos ocorridos que se refiram ao patrimônio da empresa e não os relacionados com o patrimônio particular de seus sócios. Não se misturam transações de uma empresa com as de outra, mesmo que ambas sejam do mesmo grupo empresarial, é respeitada a individualidade.

Segundo a resolução do CFC o artigo 4º prerroga que o princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. O parágrafo único diz que o PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico contábil

Continuidade

Tal princípio diz que a empresa deve ser avaliada e escriturada na suposição de que a entidade nunca será extinta. As Demonstrações Contábeis não podem ser desvinculadas dos períodos anteriores e subseqüentes, a vida da empresa é continuada going concern, até circunstância esclarecedora em contrário. Seus Ativos devem ser avaliados de acordo com a potencialidade que têm em gerar benefícios futuros para a empresa, na continuidade de suas operações, e não pelo valor que se poderia obter se fossem vendidos no estado em que se encontram.

Caso ocorra situação desfavorável a entidade poderá ser investigada pelo conselho de contabilidade, podendo conseqüentemente ser encerrada, terminando suas atividades empresariais.

• Obs.: No Brasil, as punições sobre erros e fraudes contábeis se concentram nos administradores e contadores (incluído aqui também os auditores externos). Os contadores, além das sanções profissionais previstas nas normas do CFC - Conselho Federal de Contabilidade, poderão se haver ainda com punições previstas nos Códigos Penal (Código Penal), Civil (Código Civil) e legislação tributária do Imposto de Renda. O Banco Central do Brasil é quem tem o poder de encerrar atividades das instituições financeiras que causem crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Oportunidade

Refere-se ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais. Devem ser feitas imediatamente e de forma integral, independentemente das causas que as originaram, contemplando os aspectos físicos e monetários. A integridade dos registros é de fundamental importância para a análise dos elementos patrimoniais, pois todos os fatos contábeis devem ser registrados, incluindo os das filiais, sucursais e demais dependências de uma mesma entidade. Caso seja tratado um fato futuro, o registro deve ser feito caso exista como provar o seu valor. São os casos de provisões como o de férias, 13º salário, contingências etc.

• Registro pelo Valor Original

• Determina que os registros contábeis sejam feitos no momento em que o fato ocorra (tempestividade) e pelo seu valor completo (integralidade). Portanto, este Princípio determina que o registro seja feito no momento da transferência de propriedade, através da emissão da Nota Fiscal (oportunidade), e pelo seu valor total (totalidade).

• Os elementos patrimoniais devem ser registrados pela contabilidade por seus valores originais, expressos em moeda corrente do país

• Assim, os registros da contabilidade são efetuados com embasamento no valor de aquisição do bem ou pelo custo de fabricação (vide contabilidade de custos), incluindo-se, ainda, todos os gastos que foram necessários para colocar o bem em condições de gerar benefícios presentes ou futuros para a empresa; caso ela efetue transações em moeda estrangeira, os valores correspondentes devem ser convertidos à moeda nacional. Exemplo: o contador Sr. Manoel deve registrar os fatos contábeis de encerramento da empresa X, na data de sua ocorrência, de maneira íntegra e tempestiva, para que seus usuários, com base nessas informações, também registrem esses fatos nas suas empresas em geral.

• === Atualização Monetária ===

• Princípio Revogado Pela Res. CFC 1.282/10

Refere-se ao ajuste dos valores dos componentes patrimoniais, devido à perda do poder aquisitivo num ambiente inflacionário. Portanto, a atualização monetária não representa uma avaliação e sim apenas um ajuste dos valores originais, mediante aplicação de indicadores oficiais, que reflitam a variação do poder aquisitivo da moeda. Serve também para homogeneizar as diversas contas das mais variadas espécies.

• No Brasil, com o advento do Plano Real (1994), que vetou a "correção monetária de balanços" houve a mudança da denominação do Princípio. A antiga era "Princípio da Correção Monetária". Também o art. 185 da Lei 6.404/76 já havia sido revogado pela Lei n.º 7.730/89.

• Mas apesar da falta de base legal, hoje em dia no Brasil existe uma tensão no meio contábil, entre os órgãos reguladores (CFC e CVM) e a classe, por causa da resolução que admite a correção monetária apenas se a inflação passar de um determinado patamar: se a inflação superar 100% (em 3 anos) haveria a atualização. Na verdade, essa resolução atende ao padrão internacional. Sucede entretanto, que mesmo uma inflação baixa vai distorcer o real valor do patrimônio em poucos anos.

• A posição é antiga da classe contábil brasileira, mas é contestada ao não observar o padrão internacional. Porém, no âmbito da Contabilidade gerencial e na análise de balanços em moeda constante, essa informação poderá continuar a ser processada e fornecida aos gestores internos, que podem decidir por comunicar seus resultados ao mercado, se a acharem relevantes.

• Competência• "As despesas e receitas devem ser contabilizadas como

tais, no momento de sua ocorrência, independentemente de seu pagamento ou recebimento". Este princípio está ligado ao registro de todas as receitas e despesas de acordo com o fato gerador, no período de competência, independente de terem sido recebidas as receitas ou pagas as despesas. Assim, é fácil observar que o princípio da competência não está relacionado com recebimentos ou pagamentos, mas com o reconhecimento das receitas auferidas e das despesas incorridas em determinado período.

• A receita é considerada realizada:

– no momento em que há a transferência do bem ou serviço para terceiros, efetuando estes o pagamento ou assumindo o compromisso firme de fazê-lo no futuro (exemplo: venda a prazo);

– quando ocorrer a extinção de uma exigibilidade sem o desaparecimento concomitante de um bem ou direito (exemplo: perdão de dívidas ou de juros devidos);

– pelo aumento natural dos bens ou direitos (exemplo: juros de aplicações financeiras);

– no recebimento efetivo de doações e subvenções.

• A despesa é considerada incorrida quando:

 – ocorrer o consumo de um bem ou direito (exemplo:

desgaste de máquinas);

– ocorrer o surgimento de uma obrigação (exigibilidade) sem o correspondente aumento dos bens ou direitos (exemplo: contingências trabalhistas);

– deixar de existir o correspondente valor do bem ou direito pela sua transferência de propriedade para um terceiro (exemplo: a baixa de mercadorias do estoque quando da efetivação da venda).

• Prudência• O princípio da prudência especifica que ante duas

alternativas, igualmente válidas, para a quantificação da variação patrimonial, será adotado o menor valor para os bens ou direitos e o maior valor para as obrigações ou exigibilidades. Assim, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos outros princípios fundamentais de contabilidade será escolhido a opção que diminui ou aumentar menos valor do Patrimônio Líquido.

Baseia-se na premissa de "nunca antecipar Lucros e sempre prever possíveis Prejuízos.

Nos próximos slides você terá exercícios para

resolver, escolha dois e

poste as respostas.

Bancos Conta Movimento R$ 1.150,00Capital Social R$ 3.850,00Custo com Mercadorias Vendidas R$ 650,00

Despesas com Aluguéis R$ 1.600,00Despesas com Salários R$ 1.620,00Duplicatas a Pagar R$ 3.000,00Duplicatas a Receber R$ 2.500,00Imóveis em Uso R$ 2.350,00

Impostos a Pagar R$ 2.450,00Reservas R$ 1.120,00Máquinas e Equipamentos R$ 2.000,00Mercadorias para Revenda R$ 1.100,00Receitas de Aplicações Financeiras R$ 2.450,00

Receitas de Vendas R$ 2.000,00Títulos a Receber R$ 1.900,00

1) Determinada empresa apresentou, em 31.12.2009, os saldos das contas abaixo relacionadas.

Após a elaboração da Demonstração do Resultado do Exercício e do Balanço Patrimonial, a empresa encontrará um:

A) Ativo Circulante no valor de R$ 7.300,00B) Lucro Líquido no valor de R$ 1.230.00C) Patrimônio Líquido no valor de R$ 5.550,00D) Passivo Circulante no valor de R$ 4.800,00

ATIVO

Ativo Circulante R$ 5.000,00

Caixa R$ 1.500,00

Bancos Conta Movimento R$ 2.000,00

Duplicatas a Receber R$ 1.500,00

Ativo Não Circulante R$ 5.000,00

Veículos R$ 5.000,00

Ativo Total R$ 10.000,00

PASSIVO

Passivo Circulante R$ 6.700,00

Fornecedores R$ 2.700,00

Empréstimos a Pagar R$ 4.000,00

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Capital Social R$ 3.300,00

Passivo Total R$ 10.000,00

2) Analise o Balanço Patrimonial abaixo:

A) 33,00% e 67,00%B) 49,25% e 203,03%

C) 106,06% e 52,24%

D) 197,00% e 67,00%

Os percentuais de Capital Próprio e de Terceiros são, respectivamente:

3)Determinada empresa possuía, em sua carteira de clientes, três duplicatas a receber – Cliente A: R$ 15.000,00; Cliente B: R$ 20.000,00; Cliente C: R$ 25.000,00. O saldo da Conta Duplicatas a Receber é de R$ 60.000,00. No dia 02 de janeiro de 2009, todas as duplicatas foram descontadas junto a um banco. Após o lançamento contábil do desconto das duplicatas junto ao banco, os saldos das contas Duplicatas a Receber e Duplicatas Descontadas ficaram assim representados, respectivamente:

A)Credor em R$ 60.000,00 e devedor em R$ 60.000,00B)Devedor em R$ 60.000,00 e credor em R$ 60.000,00C) Devedor em R$ 60.000,00 e saldo zeroD)Saldo zero e credor em R$ 60.000,00

4)No mês de setembro de 2009, uma empresa comprou a prazo material de expediente, no valor de R$ 30.000,00. Os pagamentos das faturas ocorreram em 30 de outubro, 30 de novembro e 30 dezembro de 2009. O material utilizado em dezembro de 2009 totalizou R$ 10.000,00. O valor a ser apropriado como Despesas será de:

A) R$ 30.000,00, em setembro de 2009B) R$ 10.000,00, em outubro de 2009C) R$ 20.000,00, em novembro de 2009D) R$ 10.000,00, em dezembro de 2009

Hoje o contador precisa ter um diferencial competitivo: ele deve conhecer a fundo a empresa que assessora. Seus pontos fracos, fortes. Deve ser o profissional que faz a

assessoria fiscal, óbveo, haja vista que as declarações e

impostos se não geradas nas datas corretas incorreram em prejuizos financeiros .

• Mas deve ser mais que isso, deve ser o

profissional que fornece as

informações fiscais e também as

informações gerenciais. O que você como vem

fazendo para que isso aconteça?

Para ser um profissional que agrega valor à empresa (um profissional completo) você deverá conhecer diversos tipos de abordagens:

• Fiscal : Qual é a situação fiscal?

• Legal: O que é exigido por lei? Há alguma regulamentação específica para este setor?

• Ético: O que é correto? Esta é uma apresentação justa?

• Econômico: Que efeito exercerá este procedimento contábil sobre a economia? Que efeito exercerá este procedimento contábil sobre os acionistas? O procedimento permite a divulgação completa dos fatos? Que efeito exercerá sobre outros grupos de interesse?

• Comportamental : Por que a administração deseja fazer esta escolha?

• Estrutural : Há alguma regra específica relativamente a esta situação? O que estão fazendo os outros que operam neste setor?

Alexandre Assaf Neto A CONTABILIDADE TRADICIONAL E A CONTABILIDADE BASEADA EM VALOR

• No próximo módulo vocês estudarão as Demonstrações Contábeis e o Planejamento Financeiro. Até lá!!!