ARTES EJA 5 ª PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LÚCIA …França. A forma de dança em casal foi...

Post on 08-Aug-2020

4 views 0 download

Transcript of ARTES EJA 5 ª PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LÚCIA …França. A forma de dança em casal foi...

ARTES PROF.ª GABRIELA DACIO

PROF.ª LÚCIA SANTOS5ªEJA FASE

Unidade ICultura - A pluralidade na expressão humana

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 7Conteúdo

• Revisão e Avaliação

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

O Choro ou, como é mais conhecido, o Chorinho, é um estilo musical próprio da esfera urbana no Brasil. É um ritmo instrumental produzido no âmago das classes populares, que remonta aproximadamente há 130 anos.

Dia Nacional do Choro: 23 de Abril

REVISÃO 1

4

Ele é assim chamado por seu jeito lamentoso e choroso, embora seja caracterizado por uma musicalidade inquieta e eufórica, marcada pela habilidade excepcional dos instrumentistas na execução deste ritmo e também por seu poder de improvisação.Os músicos que executam este gênero foram batizados de chorões, enquanto os grupos musicais são intitulados regionais.

REVISÃO 1

5

O gênero surgiu provavelmente em meados de 1870, na cidade do Rio de Janeiro, e nesse início era considerado apenas uma forma abrasileirada dos músicos da época tocarem os ritmos estrangeiros, que eram populares naquele tempo, como os europeus xote, valsa e principalmente polca, além dos africanos, como o lundu.

REVISÃO 1

6

O flautista Joaquim Calado é considerado um dos criadores do choro, ou pelo menos um dos principais colaboradores para a fixação do gênero, quando incorporou ao solo de flauta, dois violões e um cavaquinho, que improvisavam livremente em torno da melodia, uma característica do choro moderno, que recebeu forte influência dos ritmos que no início eram somente interpretados, demorando algumas décadas para ser considerado um gênero musical.

REVISÃO 1

7

O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil e é considerado muito difícil de ser executado.

Alguns dos chorões mais conhecidos são: Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Pixinguinha.

REVISÃO 1

8

Choros mais famosos

REVISÃO 1

9

RockEstilo musical mais popular no mundo ocidental, o Rock ou Rock and Roll surgiu e se firmou no sul dos Estados Unidos durante a década de 50, tendo rapidamente se espalhado por todo o mundo.

REVISÃO 1

11

Embora, no início da história do Rock, o instrumento principal fosse o saxofone, hoje em dia os instrumentos musicais mais utilizados são a guitarra elétrica, o baixo, a bateria e o teclado.

REVISÃO 1

12

Década de 50O Rock surgiu na década de 50 através da mistura de três gêneros musicais: Blues, Country e Jazz. Assim, surgiu o Classic Rock, uma mistura de vários gêneros musicais. Nesse período do Classic Rock surgiu Elvis Presley, considerado por muitos como o “o rei do rock”.

REVISÃO 1

13

Elvis Presley cantando Heartbreak Hotel

REVISÃO 1

14

Década de 60Tal período foi o mais popular e prolífero do Rock. A combinação do movimento antiguerra e o crescimento do uso de drogas registrado na época originou o pensamento da década. Bandas famosíssimas como Beatles, Rolling Stones, The Doors e Pink Floyd surgiram. Foi neste período que surgiu o famoso lema: “Sexo, drogas e Rock’n’Roll.”

REVISÃO 1

15

Beatles e Rolling Stones

REVISÃO 1

16

Década de 70Nesta fase, a “agressividade” do Rock dos anos 60 havia se esfriado um pouco, proporcionando o retorno de um estilo mais direto e primitivo. Foi na década de 70 que surgiu o Punk rock, o conceito do “faça você mesmo” tomou conta do mundo inteiro através das bandas The Ramones, Iggy Pop & The Stooges e Sex Pistols. Além destes, outros lendários grupos musicais surgiram neste período: Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, KISS e Aerosmith, por exemplo.

REVISÃO 1

17

Led Zeppelin e Black Sabbath

REVISÃO 1

18

Década de 80Foi marcada pelo peso, atitude e a comercialização. Na questão do peso, surgiu o Heavy Metal, representado por bandas como Iron Maiden e Judas Priest. Além disso, nos anos 80 surgiu o Alternative Rock, gênero musical criado pelas bandas undergrounds que não tinham apoio das grandes gravadoras e que passaram a lançar seus discos de forma independente.

REVISÃO 1

19

Iron Maiden

REVISÃO 1

20

O Rock no BrasilO primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa a fazer sucesso entre os jovens.

REVISÃO 1

21

Celly Campello cantando Banho de Lua

REVISÃO 1

22

Movimentos musicais: Bossa novaGênero musical brasileiro que ganhou o mundo no início da década de 60, a bossa nova completa 60 anos em 2018.

Bossa Nova é um movimento da música popular brasileira do final dos anos 50 lançado por João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e jovens cantores e compositores de classe média da zona sul carioca, derivado do samba e com influência do jazz.

REVISÃO 1

23

A palavra bossa apareceu pela primeira vez na década de 1930, em Coisas Nossas, samba do popular cantor Noel Rosa: O samba, a prontidão/e outras bossas,/são nossas coisas (…).

REVISÃO 1

24

João Gilberto

REVISÃO 1

25

A bossa nova iniciou-se para muitos críticos quando foi lançado, em Agosto de 1958, um compacto simples do violonista baiano João Gilberto (considerado o papa do movimento), contendo as canções Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Bim Bom (do próprio cantor).

REVISÃO 1

26

Maestro Zacarias

REVISÃO 1

27

O TropicalismoFoi um movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968.

REVISÃO 1

28

Diferentemente da Bossa Nova, que introduziu uma forma original de compor e interpretar, a Tropicália não pretendia sintetizar um estilo musical, mas sim instaurar uma nova atitude: sua intervenção na cena cultural do país foi, antes de tudo, crítica.Os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro.

REVISÃO 1

29

ALPHA - Professoras bailarinas

REVISÃO 2

30

Dança AfricanaA dança originou-se na África como parte essencial da vida nas aldeias. Ela acentua a unidade entre seus membros, por isso é quase sempre uma atividade grupal.

Todos os acontecimentos da vida africana são comemorados com dança, nascimento, morte, plantio ou colheita; ela é a parte mais importante das festas realizadas para agradecer aos deuses, uma colheita farta.

REVISÃO 2

31

As danças africanas variam muito de região para região, mas a maioria delas têm certas características em comum. Os participantes geralmente dançam em filas ou em círculos, raramente dançam sós ou em par.

REVISÃO 2

32

As danças chegam a apresentar algumas vezes até seis ritmos ao mesmo tempo e seus dançarinos podem usar máscaras ou enfeitar o corpo com tinta para tornar seus movimentos mais expressivos.

REVISÃO 2

33

Dança africana

REVISÃO 2

34

ArgentinaTangoO tango é uma dança que surgiu nos subúrbios de Buenos Aires e inicialmente acreditavam que ele estava ligado aos cabarés e bordéis, graças a sua sensualidade. Após o seu sucesso em países europeus, o tango passou a ser mais aceito pelas outras famílias. O ritmo era ditado pelo som de flautas, violões e violinos; aos poucos ele foi adquirindo o aspecto melancólico que ele tem ultimamente.

REVISÃO 2

35

Dança IndianaA dança na Índia está presente em muitas outras formas de arte, como poesia, escultura, arquitetura, música e teatro. Todas as formas de danças da Índia são estruturadas em nove emoções: felicidade, raiva, desgosto, medo, sofrimento, coragem, compaixão, desejo e serenidade. Os gestos das mãos são usados para exprimir estes sentimentos.

REVISÃO 2

36

Um dos símbolos mais antigos na dança da Índia é a figura de Nataraja, Shiva.

Sua dança engloba criação, preservação e destruição, ideias que estão embutidas no pensamento e no ritual hindu desde o começo da civilização; os indianos acreditam que a vida é essencialmente um balanço do bem e do mal, onde opostos são independentes, é a dança da vida.

REVISÃO 2

37

Danças indianas

REVISÃO 2

38

Danças Latinas Samba: o samba faz parte integrante da cultura brasileira – é a música e dança do povo. Existem muitas versões diferentes do Samba: cada uma com o seu ritmo, andamento e tom, que resultam em muitas danças diferentes.

REVISÃO 2

39

Rumba: no decurso da história, a Rumba tem desempenhado muitos papéis; começou como dança de fertilidade, tendo as versões posteriores humanizado esta tendência. A maior parte da coreografia usada na Rumba atual mantém a história secular das tentativas da mulher para atrair o homem, servindo-se dos seus encantos.

REVISÃO 2

40

Durante uma Rumba bem coreografada existe sempre um elemento de provocação e fuga. Os princípios que lhe servem de base são espantosamente simples, mas representam um grau de dificuldade que leva muitos anos a aperfeiçoar. O ritmo da Rumba baseia-se em quatro tempos em cada compasso, dos quais o quarto é o mais forte.

REVISÃO 2

41

Merengue: essa é uma dança que surgiu na República Dominicana e também criou raízes em países como Porto Rico, Haiti, Venezuela e Colômbia. Utiliza instrumentos musicais como os saxofones, acordeão, trompete e teclado.

REVISÃO 2

42

Praticada por casais, a dança conta com passos rápidos e simples. Ou seja, um dos pés marca o tempo da dança e o outro segue a coreografia. Já os membros superiores não se movimentam muito, deixando o ritmo apenas para as pernas e os pés.

REVISÃO 2

43

Chá-chá-chá: é uma dança que surgiu em Cuba, durante os anos 50 e pode ser dançada em pares ou por qualquer pessoa. É um tipo de dança de salão dinâmica e divertida. Conta com três passos rápidos, chamados de chassé, e outros dois mais lentos.

REVISÃO 2

44

Quando os dançarinos executavam os passos mais rápidos, o som ouvido era parecido com chá, chá, chá, por isso o nome dessa dança. O casal não precisa ficar tão próximo durante a execução e a mulher coloca a mão sobre o ombro do seu parceiro enquanto ele realiza o mesmo procedimento. O pé deve permanecer sempre em contato com o chão e o peso da pessoa vai sendo direcionado para cada um deles.

REVISÃO 2

45

Paso - doble: o Paso doble é uma dança típica espanhola como uma marcha. Também corresponde a uma dança popular de casais. Sua música é bem reconhecida globalmente por comumente sendo jogado nas entradas dos toureiros nas touradas.

REVISÃO 2

46

Dança de salão: conceito e estilos; Características de dança de diferentes países.A dança de salão tem origem nos bailes das cortes reais europeias, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França. A forma de dança em casal foi levada pelos colonizadores para as diversas regiões das américas, onde deu origem às muitas variedades à medida que se mesclava às formas populares locais: tango na Argentina, o maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil, a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos como a salsa, o bolero, a rumba etc.

REVISÃO 2

47

EgitoDança do VentreA dança do ventre já era praticada por civilizações antigas e, no Antigo Egito, sacerdotisas dançavam em rituais religiosos. Primeiramente, ela ocorria somente nos templos, mas depois passou a ser comum em festividades e eventos públicos.

REVISÃO 2

48

ColômbiaZumbaO Zumba é uma dança criada na Colômbia pelo coreógrafo Beto Pérez, durante os anos 90, e trata-se de uma reunião de vários estilos, tais como samba, salsa, mambo e merengue. É bastante praticada em academias e uma dança que conquistou pessoas no mundo todo.

REVISÃO 2

49

Zumba clássica e de academia

REVISÃO 2

50