Atividades de pontuação

Post on 13-Feb-2017

23 views 0 download

Transcript of Atividades de pontuação

ATIVIDADES DE PONTUAÇÃO

Empregue a vírgula e o ponto e vírgula•Viu no fundo duma cova uma conspiração de cães à volta do cadáver dum homem alguns saltaram para o lado assim que ele apareceu mas logo retomaram a presa.

RESPOSTA

•Viu no fundo duma cova uma conspiração de cães à volta do cadáver dum homem; alguns saltaram para o lado assim que ele apareceu, mas logo retomaram a presa.

Leia o textoAmorim, pede pra sair

O fracasso das negociações comerciais de Doha ecoa a falência verbal que levou o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a entrar nas reuniões com o pé esquerdo e a sair delas com a autoridade destroçada por duas declarações de natureza intrinsecamente perversa.

("Veja", 06.08.2008)

Se fosse retirada a vírgula do título do texto, haveria alteração de sentido? Justifique a sua resposta.

•No texto a seguir, em cada um dos parênteses, você pode colocar ou não um sinal de pontuação. Quando decidir usar ponto, não é necessário corrigir, com letra maiúscula, a palavra seguinte.

• Habituada a alardear previsões catastróficas(__) nem sempre confirmadas(__) a Organização Mundial de Saúde(__) OMS(__) resolveu promover(__) um tardio acerto de contas(__) com as conquistas(__) forjadas no interminável duelo da humanidade(__) contra a morte(__) o relatório anual da entidade(__) divulgado neste mês(__) conclui o seguinte(__) "a população mundial(__) nunca teve uma perspectiva(__) de vida tão saudável(__) o século XXI não traz simplesmente a probabilidade de uma vida mais longa(__) mas também(__) uma qualidade de vida superior(__) com menos doenças(__)"

RESPOSTAS• Habituada a alardear previsões catastróficas, nem sempre confirmadas, a Organização Mundial de Saúde, OMS, resolveu promover um tardio acerto de contas com as conquistas forjadas no interminável duelo da humanidade contra a morte. O relatório anual da entidade, divulgado neste mês, conclui o seguinte: "a população mundial nunca teve uma perspectiva de vida tão saudável. O século XXI não traz simplesmente a probabilidade de uma vida mais longa, mas também uma qualidade de vida superior com menos doenças. "

Em relação ao trecho da sentença abaixo, pontue-o adequadamente:• É dentro dessa visão do Direito que entendo deva

Argentina R.M. ser absolvida não me parece socialmente justo retirar dessa jovem de 24 anos aluna do Curso de Ciências Biológicas da UFES a condição de primária pelos fatos que o processo relata mesmo simplesmente multada ela passa à condição de criminosa ou seja autora de um crime muitas portas lhe serão fechadas na vida por ter (sic) criminalmente condenada e esta consequência é desproporcional aos fatos narrados pelo processo se se quer fazer da sentença um silogismo se se quer fundar a jurisdição na lógica matemática a acusada deve ser condenada mas o juiz não é um aplicador mecânico da lei a letra mata o espírito vivifica disse o Apóstolo Paulo

RESPOSTAS• É dentro dessa visão do Direito que entendo deva

Argentina R.M. ser absolvida. Não me parece socialmente justo retirar dessa jovem de 24 anos, aluna do Curso de Ciências Biológicas da UFES, a condição de primária pelos fatos que o processo relata. Mesmo simplesmente multada, ela passa à condição de criminosa, ou seja, autora de um crime. Muitas portas lhe serão fechadas na vida, por ter (sic) criminalmente condenada, e esta consequência é desproporcional aos fatos narrados pelo processo. Se se quer fazer da sentença um silogismo, se se quer fundar a jurisdição na lógica matemática, a acusada deve ser condenada. Mas o juiz não é um aplicador mecânico da lei. “A letra mata: o espírito vivifica”, disse o Apóstolo Paulo.

Justifique o emprego das aspas no trecho abaixo:

•“A letra mata: o espírito vivifica”, disse o Apóstolo Paulo.

Justifique o emprego dos sinais de pontuação do trecho abaixo:

• (...) Não me parece que a vítima, o guarda de trânsito José G.D. Morais, apelidado o ´Guarda-Sorriso`, só possa ter reparação moral com o apenamento criminal da moça.A sentença anulada já proclamara o seu mérito e esta nova o reafirma. Era preciso que houvesse muitos guardas-sorriso, muitos homens-sorriso, muitas crianças-sorriso, para tornar menos agreste este mundo tão tenso, tão competitivo, tão cruel.

• Com fundamento no art. 5º da Lei de Introdução ao Código Civil, que invoco expressamente (art. 381, inciso IV, do Código de Processo Penal), lei, como é sabido, extensível a todas as esferas do Direito - dispositivo que permite ao juiz realizar amplamente a interpretação teológica de todo e qualquer preceito legal - ABSOLVO Argentina R.M. da imputação que lhe foi feita“.

(HERKENHOFF, João Baptista. Introdução ao Direito: abertura para o mundo do direito, síntese de princípios fundamentais. Rio de Janeiro, Thex, 2006, p. 355-356)

FRUSTRAÇÃO: A HORA DA VERDADE

(...) Os imigrantes que vieram para o Brasil (sujeitos a condições subumanas, abaixo da linha da pobreza) se tornaram empresários prósperos e, melhor, ensinaram seus filhos a crescerem ainda mais. Transformaram a cultura do sul do país e de São Paulo.

Eles venceram o desafio interior. Venceram a voz que falava: desista, não tem jeito, você não é nem será nunca ninguém... Encontraram uma voz maior que dizia: acredite, vá adiante, não pare agora...

A primeira — e mais importante — vitória é sobre a atitude negativa. A atitude negativa destrói a autodisciplina. E quando a disciplina se vai, os alvos também se vão. A chave do sucesso está na capacidade de resistir à frustração maciça.

AYLMER, Roberto. Escolhas. RJ: Proclama Editora. 2001.

•1. Justifique o emprego dos parênteses no trecho destacado.

•2. Justifique o emprego dos dois pontos e das reticências nos trechos destacados.

•3. Justifique o emprego dos travessões no trecho destacado.

Leia o texto seguinte:Levantamento inédito com dados da

Receita revela quantos são, quanto ganham e no que trabalham OS RICOS BRASILEIROS QUE PAGAM IMPOSTOS. (...)

Entre os nove que ganham mais de 10 milhões por ano, há cinco empresários, dois empregados do setor privado, um que vive de rendas. O outro, QUEM DIRIA, é servidor público. ("Veja", 12/7/2000.)

a) A ausência de vírgula no trecho em destaque, no primeiro parágrafo, afeta o sentido? Justifique.

b) Por que o emprego da vírgula é obrigatório no trecho em destaque, no segundo parágrafo? O que esse trecho permite inferir?

RESPOSTA a) Sim, pois com a ausência de vírgula faz-se a seguinte leitura: "são todos os ricos brasileiros e todos eles pagam impostos". Com a presença da vírgula, tem-se que somente dos ricos brasileiros que pagam impostos".

b) No trecho "quem diria" é obrigatório o uso da vírgula, pois funciona como uma intromissão do jornalista; uma expressão de surpresa diante de fato inusitado.

(Fuvest) I. Desespero meu: leitura obrigatória de livro indicado...II. Uma surpresa: tão bom, aquele livro!III. Nenhum aborrecimento na leitura.

a) Respeitando a sequência em que estão apresentadas as três frases acima, articule-as num único período. Empregue os verbos e os nexos oracionais necessários à clareza, à coesão e à coerência desse período.

RESPOSTA

a) Desespero meu: leitura obrigatória de livro, no entanto foi uma surpresa, pois era muito bom aquele livro, cuja leitura não causou nenhum aborrecimento.

b) Transcreva o período abaixo, virgulando-o adequadamente:

A obrigação de ler um livro como toda obrigação indispõe-nos contra a tarefa imposta mas pode ocorrer se encontrarmos prazer nessa leitura que o peso da obrigação desapareça.

RESPOSTA

b) A obrigação de ler um livro, como toda obrigação, indispõe-nos contra a tarefa imposta, mas pode ocorrer, se encontrarmos prazer nessa leitura, que o peso da obrigação desapareça.

(Fuvest)

Gosto e preciso de tiMas quero logo explicarNão gosto porque precisoPreciso sim, por gostar.

Mário Lago< www.encantosepaixoes.com.br>

Sem alterar o sentido do texto de Mário Lago, transcreva-o em prosa, em um único período, utilizando os sinais de pontuação adequados.

RESPOSTA

Gosto e preciso de ti, mas quero logo explicar: não gosto porque preciso; preciso sim, por gostar.