Bootcamp nº3 energia de portugal 2015 version 1.5

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Sessão nº3

17 de Novembro de 2015

Semana 3

16 a 20 de Novembro

2ª 3ª 4ª 5ª 6ª

10:00-11:00 Fontes de

Receitas

Validação das

Fontes de

Receitas

11:00-12:00

12:00-13:00

13:00-14:00

14:00-15:00 Startup Killer

Actividades e

Recursos Chave15:00-16:00

Lessons

Learned16:00-17:00

17:00-18:00 Orador

Convidado

18:00-19:00

19:00-20:00

10:00 Introdução

10:15 Fontes de Receita

11:00 Psicologia dos Preços

11:45 Coffee-break

12:00 Actividades Chave

13:15 Almoço

14:30 Startup Killer

15:00 Recursos Chave

15:30 Parceiros Chave

16:00 Perguntas e Respostas

16:30 Próximos Passos

Agenda

Introdução

4

Segmentos de

ClientesParceiros

Chave

Estrutura

de Custos

Fontes de

Receita

Canais

Relacionamento

com Clientes

Actividades

Chave

Recursos

Chave

Proposta

de Valor

5

Tela de Modelo de Negócio

6

Business Model Design Kit

Desenvolvimento de Clientes

8

Descobrir

Clientes

pesquisa

Validar

Clientes

Criar

Clientes

Crescer

Empresa

execução

Desenhar o Modelo

9

Definir Hipóteses

10

Os diferentes níveis

Desenho do Modelo

Estabelecer as Hipóteses

Testar as Hipóteses

12

Processo de Validação

1) Desenhar Modelo

2) Definir Hipóteses

3) Prioritizar Hipóteses

4) Testar Hipótese

5) Analisar Resultados

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Hipótese

• Acredito que [segmento de

mercado] irá [fazer esta acção

/ utilizar este solução] quando

[esta experiência] tiver [este

resultado].

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15

16

Quadro de Validação

(Quadro de Validação)

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Como Testar as Hipóteses?

• Entrevistas

• Sondagens através de email ou telefone

• Adwords

• Landing Page

• A/B Testing

• Protótipo

• Venda à consignação

• Venda porta-a-porta

• Plataformas de Crowdfunding

• Wizard of Oz

• Lojas Electrónicas

18Copyright Fábrica de Startups

Elevator Pitch

• [nome do produto ou serviço] ajuda o

[segmento de mercado] a resolver o

[problema] utilizando [a solução] que

é melhor do que [concorrentes]

porque [atributos distintivos].

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Fontes de Receita

20

Fontes de Receitas

• Quais os tipos de fontes de receitas?

• Quais os modelos de pricing?

• Quanto é que os clientes estão dispostos a pagar?

• Qual o contributo de cada fluxo para o rendimento total?

21

Business Model Design Kit

Venda

24

17.800 €

Transaction

25

1.230.000 €

Arrendamento de imóveis

(e aluguer de veículos)

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Licenciamento

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Assinatura

Copyright Fábrica de Startups 29

Assinatura

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Assinatura

$29 x 12 x 1000 = $358.000

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Comissão de intermediação

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Publicidade

Copyright Fábrica de Startups 33

Arrendamento mercantil ou Leasing

34

Venda de Horas

35

Comissão

36

Source:Homehunting.pt

Patrocínios

37

Participação no sucesso

38

Pagamento por volume utilizado

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Pre-Pagamento

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Freemium

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Freemium

Copyright Fábrica de Startups 42

Receitas Indirectas

• Receitas por referenciamento

• Receitas de afiliados

• Venda de dados

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Referral Revenues

Copyright Fábrica de Startups 44

Referral Revenues

45

Affiliate Revenue

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Affiliation Programs

(1 de 2)

Copyright Fábrica de Startups 48

https://affiliate-program.amazon.com/

Affiliation Programs

(2 de 2)

Copyright Fábrica de Startups 49

http://www.spreadshirt.com/

Selling Data

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Copyright Fábrica de Startups 51

55 Maneiras de Fazer Dinheiro

Discover Your Information Publishing

Possibilities

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Fonte: “55 Time-Tested Information Programs and Products”, John Eggen, Copyright Mission Possible

Exercício

• Definir três fontes de receita adicionais para o

vosso projecto.

Tempo Disponível

10 Minutos

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Apresentações

55

Psicologia dos

Preços

56

Modelos de Pricing

• Cost Based Pricing – Pricing Baseado no Custo

• Value Based Pricing – Pricing baseado no Valor

• Competitive Pricing – Pricing competitivo

• Volume Pricing – Pricing de volume

• Portfolio Pricing – Pricing de carteira (Bundling)

• “Shaver” Price – Pricing “máquina de barbear”

• Feature Pricing – Pricing pelas características

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Abordagens Comuns

• Custo + Margem

• Centrado em aspectos economicos e internos, e não no cliente

• Usa um multiplicador: por exemplo 3 vezes mais do que o custo (de 2 a 5 vezes)

CostBased

• Determinado pela percepção de valor do cliente

• A solução acrescenta valor para além das outras alternativas

ValueBased

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Competitive Price

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Volume Price

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Portfolio Price

61

www.appsumo.com

“Shaver” Price

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Feature Pricing

Copyright Fábrica de Startups 63

Tácticas de Pricing

Source: http://www.nickkolenda.com/psychological-pricing-strategies/#pricing-s5-t15

Tactica 1: Reduzir o dígito da esquerda de um

Tactica 2: Usar o valor correcto de

“arredondamento”

Tactica 3: Escolher numeros com menos

sílabas

Tactica 4: Manter separado o valor do envio e

manuseamaneto

Discoveries

Tactica 5: Oferecer pagamentos em

prestações

70

Tactica 6: Referir o valor equivalente por dia

71

Tactica 7: Colocar o preço na zona de baixo à

esquerda

72

Tactica 8: Usar letra de tamanho menor

73

Tactica 9: Retirar o separador entre os

milhares e centenas quando possível

74

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Sessão nº3

17 de Novembro de 2015

Tactica 10: Usar linguagem “Congruente”

76

Tactica 11: Ser preciso com valores elevados

77

Tactic 12: Começar uma negociação com um

valor alto, preciso

78

Tactica 12: Começar uma negociação com

um valor alto, preciso

79

Tactica 13: Mostrar ao cliente um valor

comparativo superior

80

Tactica 14: Mostrar ao cliente um qualquer

valor alto

81

Tactica 15: Aumentar o preço do seu produto

anterior

82

Tactica 16: Distinguir visualmente quando

comparando com um valor mais alto

83

Tactica 17: Apresentar um produto isca

84

Tactica 17: Apresentar um produto isca

85

Tactica 17: Apresentar um produto isca

86

Exercício

• Definir o preço para cada uma das Fontes de

Receita do vosso projecto.

• Verificar a consistência com a Lista de Tácticas

de Pricing e fazer os ajustamentos necessários.

87

Exercício

15 Minutos

88

Apresentações

89

Coffe Break

15 Minutos

90

Actividades Chave

91

Actividades Chave

• Quais as actividades

críticas exigidas pelo

Modelo de Negócio?

• Como podem ser

optimizadas?

• Quais as que podem

ser automatizadas?

• Quais as que podem

ser subcontratadas?

92

Porque a maioria dos negócios não funciona e

o que fazer para resolver esse problema

Why Most Businesses Don’t

Work and What To Do About It

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Copyright Fábrica de Startups 94

Mito do Empreendedor

Copyright Fábrica de Startups 95

Empreendedor Gestor Técnico

10%

20%

70%

Mito do Empreendedor

Copyright Fábrica de Startups 96

Empreendedor Gestor Técnico

33%

33%

33%

Work ON it not IN it

“You have to build a system whereordinary people can produceextraordinary results”

Micheal Geber, The E-Myth, 1985

Copyright Fábrica de Startups 98

A máquina de criar valor

99

Cadeia de Valor

Copyright Fábrica de Startups 100

Actividadesde Suporte

ActividadesPrincipais

Sequencia no tempo

Cadeia de Valor

(Michael Porter)

Copyright Fábrica de Startups 101

Cadeia de Valor

Copyright Fábrica de Startups 102

Gestão Financeiras e Contabílistica

Gestão de Recursos Humanos

Infraestrutura

Sistemas Informáticos

De

sen

volv

ime

nto

de

Clie

nte

s

Mar

keti

ng

Ve

nd

as

Op

era

çõe

s

Sup

ort

e

Actividadesde Suporte

ActividadesPrincipais

Exercício

103Copyright Fábrica de Startups

Exercício

Definir a Cadeia de Valor associada ao modelo de

negócio de cada equipa.

104Copyright Fábrica de Startups

Cadeia de Valor

Copyright Fábrica de Startups 105

Actividadesde Suporte

ActividadesPrincipais

Tempo

10 Minutos

106Copyright Fábrica de Startups

Apresentações

107Copyright Fábrica de Startups

Legos

Copyright Fábrica de Startups 108

Star Wars Shuttle

Copyright Fábrica de Startups 109

Qual a equipa que irá construir a melhor

réplica do Star Wars Shuttle?

Equipa A □

Equipa B □

Copyright Fábrica de Startups 110

www.methodus.com 111

www.methodus.com 113

Exemplo de Cadeia de Valor

114

Definição de Processo

115

Colecção de actividades

inter-relacionadas, iniciada em resposta a um evento e que produz o resultado esperado pelo cliente do processo.

Copyright Fábrica de Startups

(Stress Picture)

116

Sem Processos

Com Processos

117Copyright Fábrica de Startups

Exercício

Identificar os dez processos mais importantes para

a operacionalização do seu modelo de negócio.

118

Tempo

5 Minutos

119Copyright Fábrica de Startups

Apresentações

120Copyright Fábrica de Startups

Desenho de Processo

121Copyright Fábrica de Startups

Início ou Input AcçãoDecisãoSim / Não

Fim do processo/Ligação a outroprocesso

Fluxo do processo

Desenho de Processo

Copyright Fábrica de Startups 123

Diagrama de Processo

124Copyright Fábrica de Startups

125

Automatização

Copyright Fábrica de Startups 126

Exercício

127Copyright Fábrica de Startups

Exercício

• Desenhar um dos principais processos do

modelo de negócio de cada equipa.

128Copyright Fábrica de Startups

Formulário de Processo

Copyright Fábrica de Startups 129

Desenho de Processo

130Copyright Fábrica de Startups

Início ou Input AcçãoDecisãoSim / Não

Fim do processo/Ligação a outroprocesso

Fluxo do processo

Tempo

10 Minutos

131Copyright Fábrica de Startups

Apresentações

132Copyright Fábrica de Startups

Top 10 dos Processos

133Copyright Fábrica de Startups

Process Classification Framework

Fonte: APQC134

3.0 Market and Sell Products and Services

135

Top 10

1. Definir Plano Estratégico

2. Monitorizar Execução do Plano Estratégico

3. Realizar Campanhas de Marketing

4. Implementar “Sales Machine”

5. Realizar Operações

6. Apoiar Clientes

7. Avaliar Satisfação dos Clientes

8. Gerir Tesouraria

9. Recrutar Colaboradores

10.Avaliar Colaboradores

Copyright Fábrica de Startups 136

Startup Killer

139

Problema

Copyright Fábrica de Startups 140

Solução

Copyright Fábrica de Startups 141

Valor do Ciclo de Vida do Cliente

(Customer Lifetime Value)

• CLV = RMPC * (1 / taxa de atrito)

• Valor do Ciclo de Vida do Cliente é calculado

multiplicando a Receita Média por Cliente

(RMPC) pela duração média da relação da

empresa com os clientes. A duração da relação

é calculada dividindo 1 pela Taxa de Atrito

(Churn) durante o período.

Copyright Fábrica de Startups 142

Estimativa do Valor

• Exemplo em que o período é um ano:

• 1000 clientes novos (não incluindo utilizadores

grátis)

• 25.000 € de receitas.

• Isto significa que a receita média por clientes é

de 25.000 / 1000 = 25 €.

• Se a taxa de atrito for 20% então a duração

média é de 5 anos e o Valor do Ciclo de Vida do

Cliente é:

• CLV = 25 € * (1 / 0.2) = 125 €.

Copyright Fábrica de Startups 143

Exercício

144

Exercício

• Calcular o Valor do Ciclo de Vida do Cliente

associado ao modelo de negócio de cada

equipa.

Apresentações

Custo de Aquisição de Clientes

(Customer Acquisition Cost)

• CAC = Custos / Clientes

• Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é

calculado adicionando todos os custos

associado às actividades comerciais (salários,

marketing, hosting) durante um determinado

período de tempo e dividindo o resultado pelo

número de clientes adquiridos nesse mesmo

período de tempo.

Copyright Fábrica de Startups 148

Estimativa de Custos

• Exemplo em que o período é um ano:

• 1000 clientes novos (não incluindo utilizadores

grátis)

• 15.000 € custos de marketing e 30.000 € custos

em salários e benefícios.

• CAC = 45.000 € / 1000 = 45 €

Copyright Fábrica de Startups 149

Exemplo nº2

(Site na Internet)

Copyright Fábrica de Startups 150

http://www.forentrepreneurs.com/startup-killer/

Exemplo nº2

(Força de Vendas)

Copyright Fábrica de Startups 151

http://www.forentrepreneurs.com/startup-killer/

Exercício

152

Exercício

• Calcular o Custo de Aquisição de Clientes

associado ao modelo de negócio de cada

equipa.

Tempo

10 Minutos

Apresentações

Ferramenta

Copyright Fábrica de Startups 156

http://http://www.panalysis.com/resources/customer-acquisition-cost#/calculator

Neste caso o valor resultante é: $13,33

(Website Development Costs / Expected life of website) + Monthly Promotion Costs + Monthly Maintenance Costs

New Customers

Recursos Chave

157

Recursos Chave

• Quais os recursos

críticos?

• Quais as

características dos

recursos críticos?

• Como obter os

recursos críticos?

• Como manter os

recursos críticos?

158

Organigrama

DG

Marketing & Vendas

Assistente de Marketing

Comercial

Operações

Processos Qualidade

F&C

Contabilidade Tesouraria

Copyright Fábrica de Startups 159

Descrição da Posição

Posição/Cargo

Principais Objectivos

Tarefas Estratégicas

Tarefas Tácticas

Normas

Copyright Fábrica de Startups 160

Exemplo de Descrição da Posição

Posição/Cargo Director Comercial

Principais Objectivos ___ K de Volume de Negócios, com uma margem mínima de ___%. Conquista de __ novos clientes. Taxa de Abandono (Churn) inferior a __ %.

Tarefas Estratégicas Identificação de Alvos. Planeamento de Actividades dos Colaboradores Subordinados. Criação de Planos de Acção ou Desenho de Processos de Negócio. Avaliação do Desempenho dos Colaboradores Subordinados.

Tarefas Tácticas Promoção da oferta nos mercados de actuação, Realização de Visitas Executivas, Participação em Eventos, Realização de Reuniões para Levantamento de Necessidades, Realização de Apresentações e Demonstrações, Elaboração de Propostas, Negociação e Contratação de Projectos.

Normas Utilização da metodologia da Methodus, denominada Methodus Sales Process (MSP)Registo de todos os suspeitos, contactos, oportunidades, propostas, contractos e projectos no MS-CRM

Copyright Fábrica de Startups 161

Exercício

162Copyright Fábrica de Startups

Exercício

• Definir o organigrama associado ao modelo de

negócio de cada equipa.

163Copyright Fábrica de Startups

Organigrama

Copyright Fábrica de Startups 164

Tempo

10 Minutos

165Copyright Fábrica de Startups

Apresentações

166

Parceiros Chave

167

Parceiros Chave

• Quem são os nossos parceiros e fornecedores críticos?

• Quais os recursos chave que estamos a adquirir a fornecedores ou parceiros?

• Que tipos de parcerias?

Tipos de Parcerias

• Alianças estratégicas entre empresas

complementares

• Cooperação entre empresas concorrentes

• Joint-ventures para desenvolver novos negócios

• Relações comprador-fornecedor para assegurar

fornecimentos estratégicos

Copyright Fábrica de Startups 169

Motivações

• Economias de escala

• Redução do risco e da incerteza

• Aquisição de recursos ou actividades

• Redução do custo de internacionalização

Copyright Fábrica de Startups 170

Exercício

171Copyright Fábrica de Startups

Exercício

• Definir os parceiros e tipos de parcerias

relacionados com o Modelo de Negócio de cada

equipa.

172Copyright Fábrica de Startups

Tempo

5 Minutos

173Copyright Fábrica de Startups

Apresentações

174Copyright Fábrica de Startups

Perguntas e

Respostas

175

Próximos Passos

176

Home Work

• Actualizar o Modelo de Negócios em função dos resultados dos testes

• Identificar ou actualizar as principais hipóteses

• Realizar entrevistas e sondagens

• Criar o Protótipo 2.0

• Preparar a apresentação “Lessons Learned”

• Actualizar o Quadro de Validação

178Copyright Fábrica de Startups

Material de Referência

• Summary of 'The Mom Test‘:http://www.slideshare.net/xamde/summary-of-the-mom-test

• Mom Test - Customer Development:http://www.slideshare.net/robfitz/mom-test-customer-development-30m

• BMC Channelshttps://www.udacity.com/course/viewer#!/c-ep245/l-48722304/m-48716274

• BMC Customer Relationships: https://www.udacity.com/course/viewer#!/c-ep245/l-48722304/m-48712363

• The Ultimate Guide to Minimum Viable Products http://scalemybusiness.com/the-ultimate-guide-to-minimum-viable-products/

• The Achilles Heel of Customer Development http://leanstack.com/customer-development-getting-started/

• 26 Resources to Help You Master Customer Development Interviewshttps://blog.kissmetrics.com/26-customer-development-resources/

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