C LIMA X T EMPO Clima : sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado local. (Determinado...

Post on 16-Apr-2015

137 views 0 download

Transcript of C LIMA X T EMPO Clima : sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado local. (Determinado...

CLIMA X TEMPO Clima: sucessão habitual dos tipos de tempo

num determinado local. (Determinado por fatores específicos)

Tempo: conjunto de valores, que num dado momento e num certo lugar, caracterizam o estado atmosférico.

FATORES CLIMÁTICOS Latitude Altitude Massa de Ar Correntes Marinhas Continentalidade Maritimidade Vegetação Relevo

LATITUDE

A variação da temperatura em relação à latitude deve-se à forma esférica da Terra.No Equador, onde os raios solares incidem perpendicularmente, percorrendo uma distância menor, a insolação é maior, ocasionando temperatura mais altas.

ALTITUDE Quanto maior a altitude menor será a

temperatura. Isto porque o ar se torna rarefeito, ou seja, a concentração de gases e de umidade à medida que aumenta a altitude, é menor, o que vai reduzir a retenção de calor nas camadas mais elevadas da atmosfera.

MASSAS DE AR .

Apresentam características particulares da região em que se originaram, como temperatura e umidade, e se deslocam pela superfície terrestre por diferença de pressão. Ao se deslocarem perdem suas características originais, pela interação com outras massas.

CORRENTES MARÍTIMAS

As correntes marítimas são verdadeiros "rios" de água salgada dentro dos oceanos. Conforme a latitude em que se originam, elas podem ser de águas quentes ou de águas frias. São movimentadas pela ação dos ventos e pela rotação da Terra.

CONTINENTALIDADE

A proximidade de grandes quantidades de água exerce influencia na temperatura. A água demora a se aquecer, enquanto os continentes se aquecem rapidamente. Por outro lado, ao contrário dos continentes, a água demora irradiar a energia absorvida.

MARITIMIDADE A maritimidade - proximidade em relação ao mar -

ameniza as tendências da temperatura. Se o ar for quente, sua temperatura ficará mais baixa, e se for frio, a temperatura será mais elevada.

VEGETAÇÃO

Os diferentes tipos de cobertura vegetal, apresentam grande variação de densidade, o que influencia diretamente a absorção e irradiação do calor, além da umidade do ar. Nas florestas, as árvores impedem que os raios solares incidam diretamente sobre a superfície, diminuindo evidentemente a absorção do calor e também a temperatura.

RELEVO

O Relevo está intimamente ligado à altitude, pois o relevo influi na temperatura e na umidade, ao facilitar ou dificultar a circulação das massas de ar.

TIPOS DE CLIMA Polar Temperado Tropical Equatorial Subtropical Árido Semi-Árido

CLIMA POLAR O clima polar (ou clima glacial) ocorre nas costas

Eurasianas do Ártico, na Groenlândia, ao norte do Canadá, no Alasca e na Antártida.

As temperaturas médias são muito baixas e ficam em torno de -30 ºC. No verão chegam aos -10 ºC e no inverno podem alcançar os -50 ºC. São regiões de ventos intensos e que ficam cobertas de neve a maior parte do ano.

CLIMA TEMPERADO Uma região que possui um clima temperado

tem uma temperatura que varia regularmente ao longo do ano, com a média acima de 10º C, nos meses mais quentes e entre -3º e 18º C, nos meses frios. Possuem quatro estações bem definidas: um verão relativamente quente, um outono com temperaturas gradativamente mais baixas com o passar dos dias, um inverno frio, e uma primavera, com temperaturas gradativamente mais altas com o passar dos dias. Umidade depende da localização e condições geográficas de uma dada região.

CLIMA TROPICAL Os climas tropicais são caracterizados

por temperaturas elevadas - todos os meses do ano apresentam temperaturas médias de 18 °C ou superiores. Esses climas podem subdividir-se da seguinte maneira:

CLIMA EQUATORIAL O Clima equatorial é um tipo de clima

caracterizado pela alta média de temperatura e pela alta pluviosidade (ultrapassa 2000 mm de chuvas anuais).

Regiões que apresentam esse tipo de clima são cruzadas pela linha do Equador, e por isso, recebem o nome de "equatorial". Essas regiões apresentam uma floresta bem densa, a floresta equatorial, tendo como exemplo, a Amazônica, que é marcada por chuvas freqüentes durante todo o ano.

O clima é quente e muito úmido. Praticamente só tem uma estação, o verão.

CLIMA SUBTROPICAL O clima subtropical é característico das áreas

geográficas a sul do Trópico de Capricórnio e a norte do Trópico de Câncer, com temperaturas médias anuais nunca superiores a 20ºC e em que a temperatura mínima do mês mais frio nunca é menor que 0ºC.

Em áreas mais elevadas, o inverno é intenso, com nevascas esporádicas, e o verão é ameno. A precipitação é intensa, atingindo a média de até 2.000 mm/ano.

CLIMA ÁRIDO As principais características do clima desértico

são: baixo índice pluviométrico e a grande amplitude térmica. Ocorre tanto em áreas tropicais como em áreas temperadas.

Clima desértico também pode ser conhecido como clima árido.

CLIMA SEMI-ÁRIDO

Clima de transição, caracterizado por chuvas escassas e mal distribuídas ao longo do ano. Ocorre em regiões tropicais, onde a temperatura é elevada o ano inteiro.

Climas do Mundo