CEFET – Turismo 2010 Lara Martins 4ATUROrg. de Eventos I – Prof. ª Iomara.

Post on 07-Apr-2016

215 views 0 download

Transcript of CEFET – Turismo 2010 Lara Martins 4ATUROrg. de Eventos I – Prof. ª Iomara.

CEFET – Turismo 2010

Lara Martins 4ATUROrg. de Eventos I – Prof. ª Iomara

Na sua origem, a palavra Fórum designava o espaço central da cidade, lugar da mais importante atividade política, religiosa, social e comercial.A noção de um Fórum como espaço de intercâmbio mantém-se ainda hoje, embora ligada a novos contextos. Fala-se de Fórum não só para designar um espaço físico urbano, bem delimitado, mas, sobretudo para traduzir uma possibilidade de interação, discussão e troca.

Segue a relação de alguns exemplos desses novos contextos:•Fórum como centro comercial •Fórum como espaço de intercâmbio cultural•Fórum enquanto lugar de discussão, quer em espaços físicos, quer no alargado espaço virtual •Fórum – espaço de acesso à informação

Origem da palavra

Reunião que visa conseguir efetiva participação de um público numeroso, a fim de obter mais informações sobre determinado tema proposto. Permite aos interessados (técnicos e especialistas) debater com liberdade seus pontos de vista a respeito de temas em pauta, em busca de um consenso geral.

MATIAS, Marlene. Organização de eventos: procedimentos e técnicas / Marlene Matias. – 4. Ed. rev. e ampl. – Barueri, SP: Manole, 2007.

Conceito de Fórum segundo Marlene Matias

Histórico

Nas antigas cidades romanas, os forae era um espaço aberto rodeado de edifícios públicos, que serviam de local de reunião, podendo ter sido uma readaptação da ágora grega. O fórum era também local de mercado, de realização de cerimônias religiosas e dos mais importantes atos cívicos da cidade. Com base no texto da origem do fórum romano, referente ao edifício fórum, podemos atribuir algumas características deste para o fórum designado como evento. Assim, fórum sob o viés de eventos seria o espaço, a reunião aberta em que os participantes podem debater, discutir um assunto e através do diálogo estabelecer um conhecimento em comum e aceitável a todos.

O Fórum Internacional de Turismo do Iguaçu possibilita à estudantes, professores, pesquisadores e membros do trade a oportunidade de debater sobre os principais aspectos que envolvem o desenvolvimento da atividade turística, buscando contribuir para a consolidação dos programas de pós-graduação e dos grupos de pesquisa em turismo do país, assim como para o desenvolvimento da atividade turística de forma responsável e inovadora.

Fórum Internacional de Turismo do Iguaçu

O Evento tem por objetivo estimular a produção científica de qualidade por diversos ângulos e critérios, oportunizando e socializando o conhecimento por meio de debates, apresentações de trabalhos técnico-científicos e mini-cursos, procurando valorizar esta produção, o que permitiu ao Fórum ser um dos poucos eventos científicos nacionais com a certificação Qualis da Capes/MEC.No ano de 2010 o IV Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, tem como tema central "Responsabilidade e Inovação: Produtos Turísticos Complementares a Destinos Sede de Grandes Eventos”, e conta com palestrantes, debatedores e ministrantes de mini-cursos do Brasil, da Austrália, da Espanha, da França e da Itália.

Fórum Internacional de Turismo do Iguassu

Programação

16 A 17 DE  JUNHOCREDENCIAMENTO LOCAL: SECRETARIA DO IV FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUAÇU•17 DE JUNHOMINI-CURSOS - 09H AS  12HC1(sala)MINICURSO 01 "Turismo, Tecnologia e Inovação: o modelo Atlantic Synapse ®". (em espanhol)Ministrante: Prof. Msc. Stephane Bajulaz  (ESPANHA)Coordenadora: Profa. Msc. Luciane Neri (UFPR)                                        C2 MINICURSO 04                                                                                   "Innovación para la Sostenibilidad en la Gestión de Destinos Turísticos" (em espanhol)Ministrante:Prof. Dr. Juan Ignacio Pulido (ESPANHA)                                 Coordenadora: Profa Msc. Silvana do Rocio Souza(UFPR)

Rafain Palace Hotel & Convention Center

Programação

Apresentação de trabalhos – 14h às 17h                         E E1- Responsabilidade e inovação: planejamento, gestão e controle de destinos turísticos;E2 - Responsabilidade e inovação: planejamento, gestão e controle de empresas turísticas;E3 - Responsabilidade e inovação: ensino, pesquisa e extensão em turismo.

ABERTURA IV FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUAÇU MESA MESA REDONDA - 19H30 AS 21H30

EXPOCENTER IV Mesa Redonda – Produtos Turísticos Responsáveis

Participantes: Prof. Msc. Stephane Bajulaz - França, Prof. Dr. Gui Lohmann - Austrália, Katia Teresinha Silva - Brasil, Profa. Dra. Marta Irving - Brasil, Prof Dr. Roberto Bartholo - Brasil. Moderador: Prof. Dr. Jose Manoel Gandara – Brasil

18 DE JUNHO

MINI-CURSOS E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

AUDITÓRIO - EXPOCENTER IV Mesa Redonda – Produtos Turísticos Inovadores

Participantes: Prof. Dr. Juan Ignacio Pulido - Espanha, Prof. Dr. Marco Aurelio Avila - Brasil, Profa. Dra. Elizabeth Kyoko Wada - Brasil, Regina Cavalcanti - Brasil,Prof. Dr. Josep Ejarque - Itália, Moderador: Prof. Dr. Alexandre Augusto Biz – Brasil

ENCERRAMENTO IV FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUAÇU E PREMIAÇÃO DOS MELHORES TRABALHOS

Programação

Expocenter

•MATIAS, Marlene. Organização de eventos: procedimentos e técnicas / Marlene Matias. – 4. Ed. rev. e ampl. – Barueri, SP: Manole, 2007.•http://www.festivaldeturismodascataratas.com/forum-turismo.php•http://www.infopedia.pt/$forum-romano•http://www.prof2000.pt/users/hjco/forumweb/Pg000200.htm•http://www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/regionalizacao_turismo/estruturacao_segmentos/nautico.html

Bibliografia: